[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Screenshot-20220922-012937-Samsung-Internet.jpg
[/url][/IMG]
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Essas fotos que mandei eram advindas de uma só Erb, em outra Erb do bairro a sobreposição sai do rooftop com a nomenclatura "TJCAC"

Para celular não aparece a opção pelo jeito.
 
Modem reiniciou e

13706793195.png



Claramente meu bairro tem up saturado, nunca bate a velocidade máxima.
Download tá beleza, estão assistindo hbo em hdr na tv enquanto fazia os testes.

se for igual ao upgrade na velocidade de download, aqui em BH vai levar uns 3 meses ou mais pra aparecer
e1c4074a-c22f-46b6-b59f-51fe0327c5d5.png

electroboom-mehdi.gif
 
Uma "consultora" da Claro ligou ainda agora aqui para casa, oferecendo de "melhorar" meu plano (...)


Isso é empresa terceirizada, muitas vezes aplicando golpes (te vendem uma coisa, quando voce vai conferir com a Claro, é outra).

A Claro mesmo NÃO liga para voce para vender plano.


.
Eu também tenho acompanhado desde que os relatos de aumento e uploa começaram. (...)
Ligo na central de atendimento, os atendentes não sabem de nada. Parece uma piada de mal gosto

Atendentes nao tem como saber de algo que sequer é oficial, como esse aumento de upload. Perda de tempo procurar por eles.


.
 
Última edição:
No escritório possuo plano empresas de 600/35, infelizmente não ocorreu upgrade de velocidade.

Um detalhe interessante é que no plano de 1gb para empresas o upload é de 300mbs (Hfc) conforme consta no site, será que esse upload de 100 pode chegar 300mbs?


Se o upload é 300 Mbps, é fibra GPON.
Se a rede é HFC, o upload não é 300 Mbps.

Se o upload do HFC pode chegar em 300 Mbps? Ate poderia, mas para isso ser possivel a Net teria que instalar muito mais nodes na rede, para manter poucos usuarios por node. Entao, na prática, enquanto o Docsis for versao 3.1 nao vai existir upload comercial de 300 Mbps no HFC. So quando for Docsis 4.

.
 
Não sei o real motivo, acredito que seja canais de Up sobrecarregados, mas ta aí:

Bairro de Campo Grande - Rio de Janeiro (HFC). O engraçado é que o servidor escolhido foi o da Claro de Niterói, wtf!?

67eae8ff-aafc-4c71-a657-9a37095671d3.png


Hoje fiz umas adequações na minha rede interna visando melhorar o RX e o SNR UP que estavam estourados devido a um divisor ruim.... Acho que consegui uma melhora significativa visto que o RX estava na faixa de 9~10 e o SNR UP, durante a noite, caia para valores abaixo de 25. Ainda bem que não necessitei de visita técnica!

Niveis.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei o real motivo, acredito que seja canais de Up sobrecarregados, mas ta aí:

Bairro de Campo Grande - Rio de Janeiro (HFC). O engraçado é que o servidor escolhido foi o da Claro de Niterói, wtf!?

67eae8ff-aafc-4c71-a657-9a37095671d3.png


Hoje fiz umas adequações na minha rede interna visando melhorar o RX e o SNR UP que estavam estourados devido a um divisor ruim.... Acho que consegui uma melhora significativa visto que o RX estava na faixa de 9~10 e o SNR UP, durante a noite, caia para valores abaixo de 25. Ainda bem que não necessitei de visita técnica!

Niveis.png

Ahh esqueci de mencionar que o upload anda oscilando bastante ainda, tem servidores que o up chega a 75Mbps e tem servidor que bate cravado 50Mbps. Talvez estejam adequando ainda...
 
Última edição:
Sairia muito mais caro para a Claro realizar um upgrade para Docsis 4.0, do que substituir toda a rede para FTTH

Esse tipo de estudo financeiro eu nunca vi em lugar algum (concluindo que é mais barato migrar toda a rede para GPON FTTH do que fazer upgrade para Docsis 4). Nem mesmo como um comentario na imprensa. Ate porque parte dos equipamentos Docsis 4 ainda sao prototipos, nao possuem um preço definido para venda.

SE isso se provar verdade (que migrar toda a rede de HFC para fibra sai mais barato), entao eu concordo que faz menos sentido migrar para Docsis 4. 👍

.
 
Não sei o real motivo, acredito que seja canais de Up sobrecarregados, mas ta aí:

Bairro de Campo Grande - Rio de Janeiro (HFC). O engraçado é que o servidor escolhido foi o da Claro de Niterói, wtf!?

67eae8ff-aafc-4c71-a657-9a37095671d3.png


Hoje fiz umas adequações na minha rede interna visando melhorar o RX e o SNR UP que estavam estourados devido a um divisor ruim.... Acho que consegui uma melhora significativa visto que o RX estava na faixa de 9~10 e o SNR UP, durante a noite, caia para valores abaixo de 25. Ainda bem que não necessitei de visita técnica!

Niveis.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Ahh esqueci de mencionar que o upload anda oscilando bastante ainda, tem servidores que o up chega a 75Mbps e tem servidor que bate cravado 50Mbps. Talvez estejam adequando ainda...
quando começou esse upload acima de 50 mega, sou de Padre Miguel
 
Correto. Lugares onde a Net herdou redes de outras operadoras, como a Vivax, sao mesmo problematicos, quando nada em parte da rede.




Acho que todos concordam com isso... A Net vai ter que mudar para FTTH mais cedo ou mais tarde. A discordancia so existe quanto ao tempo que vai demorar para essa substituicao acontecer. Alguns acham que é coisa de 2 anos no maximo, outros acham que vai demorar muito mais para isso começar a acontecer, e que primeiro vai ter Docsis 4.




Acho ate estranho essa sua informacao... Aqui no Rio quem era analogico foi obrigado sim a mudar para o digital, porque a Net precisava dos canais usados pelo sistema analogico para a digitalizacao da TV e o upgrade de Docsis (ambos). E em breve, aparentemente, a Net do Rio vai obrigar quem tem decoder digital SD a passar para decoder HD ou 4K, porque aos poucos ela está repetindo na faixa dos canais com numeracao maior que 700, os canais que ficam na faixa SD (canais com numeracao <500). Seria o primeiro passo para eliminar do line-up os canais SD na faixa <500, e assim acabar com a duplicacao de canais SD e o mesmo canal em HD.

Sua informacao soa estranha porque eu acho dificil manter na rede herdada da Vivax a tv analogica (com muitos canais), e ainda oferecer na mesma rede a tv digital + telefone fixo + Virtua de 500~700 Mega...




Pelo menos aqui no Rio, nao precisa trocar a rede inteira... Muitos equipamentos instalados ja sao compativeis com 1800 Mhz, outros continuam como estao (a tv, por exemplo, opera abaixo de 750 Mhz), etc. O ponto a considerar realmente é "o que fica mais caro de implementar".

.
Docsis 4 não vai nem nascer na claro. Sendo que não existe apenas protótipo
Antes irão passar toda rede para 3.1 e depois direto para FTTH. Não tem pq a empresa insistir nisso
 
Aqui no bairro do Méier (RJ) o upload subiu também, a primeira foto o teste foi realizado no servidor da Claro no RJ e a segunda foi pelo da Oi no RJ:



 
Alguém sabe qual é o upload do plano de 350mb? No site da claro só informa o upload no de 250, 500 e 1gb.
 
Alguém sabe qual é o upload do plano de 350mb? No site da claro só informa o upload no de 250, 500 e 1gb.
teoricamente é pra ser 35MB (10% da velocidade de download). Porém, se olhar as postagens dos últimos dias, tem gente recebendo velocidades de Upload novas também.
 
Acho ate estranho essa sua informacao... Aqui no Rio quem era analogico foi obrigado sim a mudar para o digital, porque a Net precisava dos canais usados pelo sistema analogico para a digitalizacao da TV e o upgrade de Docsis (ambos). E em breve, aparentemente, a Net do Rio vai obrigar quem tem decoder digital SD a passar para decoder HD ou 4K, porque aos poucos ela está repetindo na faixa dos canais com numeracao maior que 700, os canais que ficam na faixa SD (canais com numeracao <500). Seria o primeiro passo para eliminar do line-up os canais SD na faixa <500, e assim acabar com a duplicacao de canais SD e o mesmo canal em HD.

Sua informacao soa estranha porque eu acho dificil manter na rede herdada da Vivax a tv analogica (com muitos canais), e ainda oferecer na mesma rede a tv digital + telefone fixo + Virtua de 500~700 Mega...
No caso específico de santos, a Net já atuava aqui em santos quando comprou a vivax em 2008, inclusive antes disto ambas eram concorrentes, de forma que existem 2 redes coaxiais, uma da antiga vivax com os assinantes do analogico, e a outra da net, de uso normal.

Pelo menos aqui no Rio, nao precisa trocar a rede inteira... Muitos equipamentos instalados ja sao compativeis com 1800 Mhz, outros continuam como estao (a tv, por exemplo, opera abaixo de 750 Mhz), etc. O ponto a considerar realmente é "o que fica mais caro de implementar".

.
Nunca tive a informação que os equipamentos são compatíveis com 1800mhz. Mesmo assim, creio que o cabeamento deve ser, na melhor das hipóteses, 1000mhz. E a troca de cabeamento é bastante cara. Não tenho tanta noção de valores, mas se quebrar um node em dois é mais caro que implantar o FTTH, com certeza a troca de cabeamento HFC será mais cara.

Acrescento ainda que o Docsis 4 atinge velocidades tão altas em laboratório, aonde os testes sao realizados por pesquisadores, com bastante cuidado e paciência. No mundo real, aonde as redes vão ser manipuladas por técnicos com pouca experiência, com pressa devido aos prazos apertados, e reparadas por técnicos com menos experiência ainda, além de sofrer interferencia de equipamentos/divisores antigos/defeituosos, duvido muito que atinja tais velocidades.

Por fim, nunca li nada dizendo que a Net considera a possibilidade de implantar docsis 4.0 na rede, ao contrário da sobreposição com fibra.
 
Esse tipo de estudo financeiro eu nunca vi em lugar algum (concluindo que é mais barato migrar toda a rede para GPON FTTH do que fazer upgrade para Docsis 4). Nem mesmo como um comentario na imprensa. Ate porque parte dos equipamentos Docsis 4 ainda sao prototipos, nao possuem um preço definido para venda.

SE isso se provar verdade (que migrar toda a rede de HFC para fibra sai mais barato), entao eu concordo que faz menos sentido migrar para Docsis 4. 👍

.
O próprio presidente da claro já falo que è mais barato investir em FTTH do que cable. Com certeza absoluta sem achismo ja foi feito um estudo financeiro sobre isso por parte deles e Inclusive essa declaração do manda chuva postado aqui no fórum.
 
Se o upload é 300 Mbps, é fibra GPON.
Se a rede é HFC, o upload não é 300 Mbps.

Se o upload do HFC pode chegar em 300 Mbps? Ate poderia, mas para isso ser possivel a Net teria que instalar muito mais nodes na rede, para manter poucos usuarios por node. Entao, na prática, enquanto o Docsis for versao 3.1 nao vai existir upload comercial de 300 Mbps no HFC. So quando for Docsis 4.

.
Exato, acabei me confundindo com essa velocidade de UP. Grato pela explanação.
 
Filho, você é uma pessoa patética...

Está DISTORCENDO, INVENTANDO E ATACANDO UMA PESSOA A NIVEL PESSOAL com frases inventadas e mentirosas meramente para provocar discurso de ódio... Eu nem mesmo sei por qual motivo, ja que esse aqui deveria ser apenas um papo de tecnologia...

Nao preciso me explicar para gente como voce, mas em respeito aos demais, meu edificio foi adequado pela Engenharia da Vivo e possui oferta normal do Vivo Fibra. Apenas nenhum morador quis assinar. Convido qualquer um que seja morador do Rio de Janeiro a visitar pessoalmente meu predio no momento que quiser, e conferir a caixa de distribuicao de telefonia (podemos marcar isso em private).

Mais uma vez: pessoa PATÉTICA! Voce nada acrescenta com esse tipo de comportamento.


.

Eu vou mas só se tiver lanche....

:fire:


Só sei que a Claro veio ver se dava para colocar FTTH aqui em Novembro do ano passado e viu que dava, mas aí chegou a Oi primeiro e entupiu de vez o duto. Quando o cara da Claro vier aqui executar o projeto tá ferrado! Vai ter que tirar o coaxial da TVA, o RJ45 da internet via rádio de 1994 e por aí vai...

 
Última edição:
Eu vou mas só se tiver lanche....

:fire:


Só sei que a Claro veio ver se dava para colocar FTTH aqui em Novembro do ano passado e viu que dava, mas aí chegou a Oi primeiro e entupiu de vez o duto. Quando o cara da Claro vier aqui executar o projeto tá ferrado! Vai ter que tirar o coaxial da TVA, o RJ45 da internet via rádio de 1994 e por aí vai...

o mais estranho e num predio ter SKY, DTH, no meu predio em Londrina, era proibido ter TV aberta do predio e DTH de qualquer marca kkk, e era um bruto de um armario, ja tinha na epoca GVT cobre, Sercomtel Cobre, NET HFC, mas espaco tinha de monte.
 
quando começou esse upload acima de 50 mega, sou de Padre Miguel


Pode ser falta de atencao minha, mas ainda nao vi ninguem do Rio de Janeiro (Capital) reportar "upload novo" no HFC... Mas nao é apenas aqui, outras capitais importantes tambem parecem nao ter ainda, como Belo Horizonte e outras.

[Editado]: Acabo de ler 2 pessoas do Rio indicando aumento de velocidade, mas só que eles reportam 70 Mbps (10% de 700 Mbps), enquanto outros lugares estavam reportando 100 Mbps... Pelo jeito a Claro está testando ainda e os valores definitivos nao sao os mesmos para todas as cidades... Outras pessoas fora do Rio tambem estao reportando 70 Mega ao inves de 100... 😕

.
 
Última edição:
Modem reiniciou e

13706793195.png



Claramente meu bairro tem up saturado, nunca bate a velocidade máxima.
Download tá beleza, estão assistindo hbo em hdr na tv enquanto fazia os testes.

Fique feliz com 83Mbps de upload. Up saturado é onde estou... :mad: (repare no ping de 337ms durante o upload, completamente saturada a rede por aqui...)



 
Última edição:
o mais estranho e num predio ter SKY, DTH, no meu predio em Londrina, era proibido ter TV aberta do predio e DTH de qualquer marca kkk, e era um bruto de um armario, ja tinha na epoca GVT cobre, Sercomtel Cobre, NET HFC, mas espaco tinha de monte.
Estranho é um prédio proibir o morador de contratar um serviço para sua própria residência, a culpa principal disso é do síndico! Até 2017 eu vivi a minha vida toda em prédio (atualmente é casa) e em todos que morei existiam tanto tv via cabo quanto via DTH. Quando eu era criança lembro que meu pai era assinante da Sky (morando em prédio) e dividia os pontos com o sítio que ele tinha e a casa dos meus avós. Atualmente a maior dificuldade que se está tendo nos prédios mais antigos aqui do RJ é para fazer a adequação predial para instalar a fibra. No prédio que minha família tem apartamento (em Ipanema) até o início do ano passado só tinha a opção de contratar a internet da Claro, pois a Oi não tinha passado fibra no prédio e a rede de cobre da antiga velox foi desativada (só existia Claro ou Oi em Ipanema para internet). Chegamos a contratar a Oi Fibra para lá, pois no site dizia que tinha viabilidade, porém o técnico chegou e viu que nem fibra tinha no prédio :bem:. Quando foi em março de 2021 a Vivo fibra chegou a Ipanema e já saiu instalando em todos os prédios (tinha espaço ainda no armário do prédio)... Desesperada com a chegada da fibra da Vivo, a Oi finalmente resolveu instalar a fibra no condomínio, porém como a Vivo ocupou todo o espaço que tinha de sobra, eles tiveram muito mais trabalho para conseguir fazer. Tiveram que remover toda a sua estrutura de cobre e a extinta rede da TVA para conseguir fazer toda a adequação em seus 21 andares de prédio! Resumindo: O condomínio possui como opções para internet a Claro (HFC), Vivo (Fibra) e Oi (Fibra) e, para TV por assinatura tem Claro(HFC), Claro(DTH), Sky(DTH), Oi TV(Fibra) e Vivo TV (Fibra). Ter tantas opções de contratação de serviços não seria possível tendo um síndico que tem medo de evolução.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo