Opa, boa tarde p vcs, tudo bem?
Vim aqui dar meu relato, que deve ser parecido com o de muitos, mas ainda acho interessante compartilhar:
Tenho pacote de internet de 200GB da CLARO, tendo sido contratado ainda na época da NET. Moro em Curitiba, não muito longe da região central; a conexão na minha rede não é de fibra ótica, mas apesar de tudo, os problemas que tenho tido ocorrem fora da minha rede doméstica.
Desde o início da pandemia, tenho tido problemas praticamente todo dia, sem exceção. O mais expressivo é a perda de pacote, que acaba ferrando a minha experiência em jogos como League of Legends, que precisa de uma grande precisão na rede. A perda de pacote q eu tenho tido nos últimos meses (q eu me lembre, desde de novembro do ano passado) é PERMANENTE durante boa parte do dia, diminuindo de madrugada, provavelmente por conta da diminuição do tráfego.
Também se tornou rotina a internet cair: já passei 4 dias seguidos sem internet por conta de problemas no cabeamento da região (a minha rua ficou 4 dias, mas o bairro ficou pelo menos 1 mês com instabilidade no sinal), isso há poucos meses. Teve outra ocasião que parece ser comum a essa operadora em específico, em que passei 3 dias sem internet, pois fora aberto um chamado técnico no meu condomínio e o residente não atendeu o profissional quando ele chegou na portaria - deste modo, o querido empregado da CLARO, gentilmente, desligou a internet do condomínio POR TODO O FINAL DE SEMANA, sendo que ela foi ligada somente na segunda-feira (aconteceu situação IDÊNTICA com um familiar meu, em outra região da cidade, mas com a mesma operadora).
Além disso, a internet tem apresentado "micro-quedas" regularmente, em que o sinal de internet cai por menos de um minuto. Estava tendo isso quase todo dia, sendo que quando ocorria, normalmente era seguida de diversas micro-quedas no decorrer do dia.
Detalhe que citei o jogo ali apenas por que é aonde sinto a falta de precisão na rede. O resto dos problemas de instabilidade são até mais relevantes para mim, pois tenho trabalhado remotamente e a cada micro-queda, tenho que refazer a conexão no Any Desk. Já tive que rotear a internet do meu celular em diversas ocasiões, para entregar prazos.
Estou há alguns meses tentando soluções, mas realmente parece que não há muito a ser feito. Já tentei de quase tudo o que posso fazer localmente e nem programas como "ExitLag" conseguiram arrumar a minha rota. Das opções, a única que não achei interessante fazer era mudar c um VPN, o meu endereço para São Paulo, pois sei que aumentaria a minha latência, que tb seria um problema.
Segue teste c o servidor do League of Legends:
|------------------------------------------------------------------------------------------|
| WinMTR statistics |
| Host - % | Sent | Recv | Best | Avrg | Wrst | Last |
|------------------------------------------------|------|------|------|------|------|------|
| 192.168.1.1 - 0 | 1387 | 1387 | 0 | 0 | 1 | 0 |
| 192.168.0.1 - 0 | 1387 | 1387 | 0 | 0 | 6 | 0 |
| 10.18.0.1 - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 9 | 46 | 8 |
| bd0408c1.virtua.com.br - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 9 | 34 | 10 |
| bd040074.virtua.com.br - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 10 | 40 | 9 |
| 200.227.108.5 - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 10 | 42 | 9 |
| 200.230.25.161 - 0 | 1387 | 1387 | 16 | 21 | 51 | 19 |
| ebt-B10-tcore01.ctamc.embratel.net.br - 0 | 1387 | 1387 | 16 | 21 | 44 | 23 |
| ebt-B4101-core01.spomb.embratel.net.br - 4 | 1215 | 1170 | 15 | 18 | 50 | 17 |
| ebt-B111-agg04.spo.embratel.net.br - 0 | 1387 | 1387 | 15 | 18 | 55 | 23 |
Adicionalmente, escrevi esse Reddit há poucos dias, tentando resolver o problema. Lá eu comprovo que a perda de pacotes ocorre exatamente no mesmo endereço (linha 9 - ebt-B4101-core01.spomb.embratel.net.br) para qualquer servidor q eu faço o tracert (desde que esteja em SP), como por exemplo o da google (8.8.8.8). O IP em questão pertence a CLARO: