[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Eu achei que era coaxial como sempre foi, eu nem conhecia esse modelo híbrido. Antes eu tinha pacote mix HD e quando eles instalaram aqui, mudaram pra top 4k mas funcionava tudo por coaxial, não sei porque mudaram pra híbrido. O decoder que eles colocaram aqui é o S4KCW3
Aqui em casa são 3 pontos 4K e todos são o mesmo modelo que o seu, com Alexa e tal... Todos são via Coaxial e WiFi para os serviços On Demand, mas a não conexão no WiFi não impede de ver os canais lineares, todos funcionam com ou sem internet. Deve ter algum erro cadastral nesse teu Ponto 4K, sugiro solicitar visita técnica.
 
De uns dias para cá senti uma leve melhoria na latência das conexões HFC da Claro

Segue testes:





Não sei se também está acontecendo com os demais... o primeiro salto costumava dar acima de 8 ms.

Notei isso também.
Deve ser apenas uma firmware mais otimizada que o fabricante do CMTS que a Claro utiliza liberou.
Isso tem pouco impacto, pois no fim das contas as rotas utilizadas é que fazem a diferença.
 
Eu estou enfrentando problemas com a Claro no HFC desde dezembro, n tve jeito, caindo td dia e só dar uma pesquisada no tópico q vai ver td minha saga, tentei de td e cheguei no meu limite, estou cancelando nos próximos dias, testei brisanet, n gostei, agora estou testando Oi Fibra, a priori está me atendendo, só n gostei das limitações na ONT, queria colocar em bridge mas n rola. Provável q siga as informações lá do tópico de mudança de aparelho da operadora e tire a ONT ZTE deles.
 
Essa Claro é um lixo heim, plano 300 mega empresas, tem horas que o desempenho fica assim:


Rota internacional


Já meu TIM 70 Mega VDSL não me deixa na mão, sempre atinge a velocidade contratada, e o ping internacional mto melhor, conexão mais estável.
Pra um vsdl, tá top!

@

Enquanto isso, a sobreposição em João Pessoa segue de rosca e andando pra trás.
 
Pra um vsdl, tá top!

@

Enquanto isso, a sobreposição em João Pessoa segue de rosca e andando pra trás.
Onde é que ja tem sobreposição? Até agora não vi nenhuma caixa.
 
As 3 cidades aqui do litoral norte de SP ficaram sem internet da Claro (fibra e 4g) por 12h.

jfgdPbQ.jpeg
 
A Claro fibrou está semana a minha região. No começo achei que era aumento de anel das torres de celular, mas após lançarem a fibra veio uma outra equipe e colocou várias CEO,s azuis de 144 fibras.

Lançaram ontem a fibra na minha rua, o pessoal disse que é o plano de expansão do ftth, só em o cara usar esse termo já imaginei que era fato mesmo, disse que em seguida vem o pessoal colocando as CTOs aéreas, na cordoalha.

Eu não tinha visto, mas a claro tem colocado "etiquetas" com aviso aos ladrões...

"Atenção, este cabo é de fibra óptica, sem valor comercial"
 
A Claro fibrou está semana a minha região. No começo achei que era aumento de anel das torres de celular, mas após lançarem a fibra veio uma outra equipe e colocou várias CEO,s azuis de 144 fibras.

Lançaram ontem a fibra na minha rua, o pessoal disse que é o plano de expansão do ftth, só em o cara usar esse termo já imaginei que era fato mesmo, disse que em seguida vem o pessoal colocando as CTOs aéreas, na cordoalha.

Eu não tinha visto, mas a claro tem colocado "etiquetas" com aviso aos ladrões...

"Atenção, este cabo é de fibra óptica, sem valor comercial"
boa... HFC morrendo aos poucos
 
boa... HFC morrendo aos poucos

Sim. Eu não nego, achei que ocorreria sim uma transição, mas que por tudo o que temos no Brasil que morreria mais devagar.

Que bom que me enganei 🙌
 
Não olhei não. Farei isso qdo acontecer de novo. Hj não caiu, ficou estável a manhã toda, mas, pra variar o IPv6 tá morto.
Na minha mãe também é bem sofrivel o Ipv6, quando funciona é só no aparelhos conectados diretamente ao roteador da Claro, eu tenho 6 aparelhos em access point e em nenhum o ipv6 funciona. Aplicativos de streaming no android precisam do ipv6 para funcionar.
 
Na minha mãe também é bem sofrivel o Ipv6, quando funciona é só no aparelhos conectados diretamente ao roteador da Claro, eu tenho 6 aparelhos em access point e em nenhum o ipv6 funciona. Aplicativos de streaming no android precisam do ipv6 para funcionar.
Aqui tava funcionando de boa, aparelhos conectados no meu roteador a parte iam todos de boa já tinha um bom tempo sem problema, agora q voltou a fazer gracinha.
 
Onde é que ja tem sobreposição? Até agora não vi nenhuma caixa.
Região leste tem umas caixinhas, uma aqui outra acolá. Na Epitácio Pessoa você vê, na Ruy Carneiro, Brisamar, mas são muito poucas caixas.

Só tem a fibra conectada nelas e só.
 
A Claro fibrou está semana a minha região. No começo achei que era aumento de anel das torres de celular, mas após lançarem a fibra veio uma outra equipe e colocou várias CEO,s azuis de 144 fibras.

Lançaram ontem a fibra na minha rua, o pessoal disse que é o plano de expansão do ftth, só em o cara usar esse termo já imaginei que era fato mesmo, disse que em seguida vem o pessoal colocando as CTOs aéreas, na cordoalha.

Eu não tinha visto, mas a claro tem colocado "etiquetas" com aviso aos ladrões...

"Atenção, este cabo é de fibra óptica, sem valor comercial"
@Mosqueteirors você é de Porto Alegre? Qual a sua região?
 
Sim. Eu não nego, achei que ocorreria sim uma transição, mas que por tudo o que temos no Brasil que morreria mais devagar.

Que bom que me enganei 🙌
@KILLME aqui peguei pra conversar com um técnico que faz lançamento da fibra ele me informou que o plano é migrar tudo para fibra, aliás vemos muitos carros da terceirizada a serviço Claro lançando fibra, e justamente onde já tem o coaxial, acho que o plano é esse mesmo migrar tudo pra fibra pois se fossem manter uma rede híbrida eles acho que lançaria a fibra onde n tem coaxial.
 
Opa, boa tarde p vcs, tudo bem?
Vim aqui dar meu relato, que deve ser parecido com o de muitos, mas ainda acho interessante compartilhar:

Tenho pacote de internet de 200GB da CLARO, tendo sido contratado ainda na época da NET. Moro em Curitiba, não muito longe da região central; a conexão na minha rede não é de fibra ótica, mas apesar de tudo, os problemas que tenho tido ocorrem fora da minha rede doméstica.

Desde o início da pandemia, tenho tido problemas praticamente todo dia, sem exceção. O mais expressivo é a perda de pacote, que acaba ferrando a minha experiência em jogos como League of Legends, que precisa de uma grande precisão na rede. A perda de pacote q eu tenho tido nos últimos meses (q eu me lembre, desde de novembro do ano passado) é PERMANENTE durante boa parte do dia, diminuindo de madrugada, provavelmente por conta da diminuição do tráfego.

Também se tornou rotina a internet cair: já passei 4 dias seguidos sem internet por conta de problemas no cabeamento da região (a minha rua ficou 4 dias, mas o bairro ficou pelo menos 1 mês com instabilidade no sinal), isso há poucos meses. Teve outra ocasião que parece ser comum a essa operadora em específico, em que passei 3 dias sem internet, pois fora aberto um chamado técnico no meu condomínio e o residente não atendeu o profissional quando ele chegou na portaria - deste modo, o querido empregado da CLARO, gentilmente, desligou a internet do condomínio POR TODO O FINAL DE SEMANA, sendo que ela foi ligada somente na segunda-feira (aconteceu situação IDÊNTICA com um familiar meu, em outra região da cidade, mas com a mesma operadora).

Além disso, a internet tem apresentado "micro-quedas" regularmente, em que o sinal de internet cai por menos de um minuto. Estava tendo isso quase todo dia, sendo que quando ocorria, normalmente era seguida de diversas micro-quedas no decorrer do dia.

Detalhe que citei o jogo ali apenas por que é aonde sinto a falta de precisão na rede. O resto dos problemas de instabilidade são até mais relevantes para mim, pois tenho trabalhado remotamente e a cada micro-queda, tenho que refazer a conexão no Any Desk. Já tive que rotear a internet do meu celular em diversas ocasiões, para entregar prazos.

Estou há alguns meses tentando soluções, mas realmente parece que não há muito a ser feito. Já tentei de quase tudo o que posso fazer localmente e nem programas como "ExitLag" conseguiram arrumar a minha rota. Das opções, a única que não achei interessante fazer era mudar c um VPN, o meu endereço para São Paulo, pois sei que aumentaria a minha latência, que tb seria um problema.

Segue teste c o servidor do League of Legends:
|------------------------------------------------------------------------------------------|
| WinMTR statistics |
| Host - % | Sent | Recv | Best | Avrg | Wrst | Last |
|------------------------------------------------|------|------|------|------|------|------|
| 192.168.1.1 - 0 | 1387 | 1387 | 0 | 0 | 1 | 0 |
| 192.168.0.1 - 0 | 1387 | 1387 | 0 | 0 | 6 | 0 |
| 10.18.0.1 - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 9 | 46 | 8 |
| bd0408c1.virtua.com.br - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 9 | 34 | 10 |
| bd040074.virtua.com.br - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 10 | 40 | 9 |
| 200.227.108.5 - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 10 | 42 | 9 |
| 200.230.25.161 - 0 | 1387 | 1387 | 16 | 21 | 51 | 19 |
| ebt-B10-tcore01.ctamc.embratel.net.br - 0 | 1387 | 1387 | 16 | 21 | 44 | 23 |
| ebt-B4101-core01.spomb.embratel.net.br - 4 | 1215 | 1170 | 15 | 18 | 50 | 17 |
| ebt-B111-agg04.spo.embratel.net.br - 0 | 1387 | 1387 | 15 | 18 | 55 | 23 |

Adicionalmente, escrevi esse Reddit há poucos dias, tentando resolver o problema. Lá eu comprovo que a perda de pacotes ocorre exatamente no mesmo endereço (linha 9 - ebt-B4101-core01.spomb.embratel.net.br) para qualquer servidor q eu faço o tracert (desde que esteja em SP), como por exemplo o da google (8.8.8.8). O IP em questão pertence a CLARO:
 
Opa, boa tarde p vcs, tudo bem?
Vim aqui dar meu relato, que deve ser parecido com o de muitos, mas ainda acho interessante compartilhar:

Tenho pacote de internet de 200GB da CLARO, tendo sido contratado ainda na época da NET. Moro em Curitiba, não muito longe da região central; a conexão na minha rede não é de fibra ótica, mas apesar de tudo, os problemas que tenho tido ocorrem fora da minha rede doméstica.

Desde o início da pandemia, tenho tido problemas praticamente todo dia, sem exceção. O mais expressivo é a perda de pacote, que acaba ferrando a minha experiência em jogos como League of Legends, que precisa de uma grande precisão na rede. A perda de pacote q eu tenho tido nos últimos meses (q eu me lembre, desde de novembro do ano passado) é PERMANENTE durante boa parte do dia, diminuindo de madrugada, provavelmente por conta da diminuição do tráfego.

Também se tornou rotina a internet cair: já passei 4 dias seguidos sem internet por conta de problemas no cabeamento da região (a minha rua ficou 4 dias, mas o bairro ficou pelo menos 1 mês com instabilidade no sinal), isso há poucos meses. Teve outra ocasião que parece ser comum a essa operadora em específico, em que passei 3 dias sem internet, pois fora aberto um chamado técnico no meu condomínio e o residente não atendeu o profissional quando ele chegou na portaria - deste modo, o querido empregado da CLARO, gentilmente, desligou a internet do condomínio POR TODO O FINAL DE SEMANA, sendo que ela foi ligada somente na segunda-feira (aconteceu situação IDÊNTICA com um familiar meu, em outra região da cidade, mas com a mesma operadora).

Além disso, a internet tem apresentado "micro-quedas" regularmente, em que o sinal de internet cai por menos de um minuto. Estava tendo isso quase todo dia, sendo que quando ocorria, normalmente era seguida de diversas micro-quedas no decorrer do dia.

Detalhe que citei o jogo ali apenas por que é aonde sinto a falta de precisão na rede. O resto dos problemas de instabilidade são até mais relevantes para mim, pois tenho trabalhado remotamente e a cada micro-queda, tenho que refazer a conexão no Any Desk. Já tive que rotear a internet do meu celular em diversas ocasiões, para entregar prazos.

Estou há alguns meses tentando soluções, mas realmente parece que não há muito a ser feito. Já tentei de quase tudo o que posso fazer localmente e nem programas como "ExitLag" conseguiram arrumar a minha rota. Das opções, a única que não achei interessante fazer era mudar c um VPN, o meu endereço para São Paulo, pois sei que aumentaria a minha latência, que tb seria um problema.

Segue teste c o servidor do League of Legends:
|------------------------------------------------------------------------------------------|
| WinMTR statistics |
| Host - % | Sent | Recv | Best | Avrg | Wrst | Last |
|------------------------------------------------|------|------|------|------|------|------|
| 192.168.1.1 - 0 | 1387 | 1387 | 0 | 0 | 1 | 0 |
| 192.168.0.1 - 0 | 1387 | 1387 | 0 | 0 | 6 | 0 |
| 10.18.0.1 - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 9 | 46 | 8 |
| bd0408c1.virtua.com.br - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 9 | 34 | 10 |
| bd040074.virtua.com.br - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 10 | 40 | 9 |
| 200.227.108.5 - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 10 | 42 | 9 |
| 200.230.25.161 - 0 | 1387 | 1387 | 16 | 21 | 51 | 19 |
| ebt-B10-tcore01.ctamc.embratel.net.br - 0 | 1387 | 1387 | 16 | 21 | 44 | 23 |
| ebt-B4101-core01.spomb.embratel.net.br - 4 | 1215 | 1170 | 15 | 18 | 50 | 17 |
| ebt-B111-agg04.spo.embratel.net.br - 0 | 1387 | 1387 | 15 | 18 | 55 | 23 |

Adicionalmente, escrevi esse Reddit há poucos dias, tentando resolver o problema. Lá eu comprovo que a perda de pacotes ocorre exatamente no mesmo endereço (linha 9 - ebt-B4101-core01.spomb.embratel.net.br) para qualquer servidor q eu faço o tracert (desde que esteja em SP), como por exemplo o da google (8.8.8.8). O IP em questão pertence a CLARO:

Já verificou se vc está em CGNAT? (Verifica se o ip da operadora começa com 100.xxx.xxx....) Se for o caso, abre um chamado técnico para fazer o rollback e o técnico te dar um IP válido. Já vai resolver metade dos teus problemas.
 
Desculpe a ignorância, mas vc está falando do endereço externo? Se for, começa em 179.xxx.xx.xx, e ele é diferente do interno da minha rede.
Siiim. Mas vc tem que ver isso no emta (se tiver em modo router) ou no roteador (se o emta estiver em bridge). Geralmente fazendo o rollback já acaba com estas desconexões. Ah... verifique os sinais em niveis.virtua.com.br. o código da cidade são os 3 primeiros números do contrato e o endereço Mac é o Mac do emta
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Siiim. Mas vc tem que ver isso no emta (se tiver em modo router) ou no roteador (se o emta estiver em bridge). Geralmente fazendo o rollback já acaba com estas desconexões. Ah... verifique os sinais em niveis.virtua.com.br. o código da cidade são os 3 primeiros números do contrato e o endereço Mac é o Mac do emta
Todos os níveis tem que estar no verde
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Exemplo de níveis ideais
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ceac86253e49.jpg
 
Última edição:
Opa, boa tarde p vcs, tudo bem?
Vim aqui dar meu relato, que deve ser parecido com o de muitos, mas ainda acho interessante compartilhar:

Tenho pacote de internet de 200GB da CLARO, tendo sido contratado ainda na época da NET. Moro em Curitiba, não muito longe da região central; a conexão na minha rede não é de fibra ótica, mas apesar de tudo, os problemas que tenho tido ocorrem fora da minha rede doméstica.

Desde o início da pandemia, tenho tido problemas praticamente todo dia, sem exceção. O mais expressivo é a perda de pacote, que acaba ferrando a minha experiência em jogos como League of Legends, que precisa de uma grande precisão na rede. A perda de pacote q eu tenho tido nos últimos meses (q eu me lembre, desde de novembro do ano passado) é PERMANENTE durante boa parte do dia, diminuindo de madrugada, provavelmente por conta da diminuição do tráfego.

Também se tornou rotina a internet cair: já passei 4 dias seguidos sem internet por conta de problemas no cabeamento da região (a minha rua ficou 4 dias, mas o bairro ficou pelo menos 1 mês com instabilidade no sinal), isso há poucos meses. Teve outra ocasião que parece ser comum a essa operadora em específico, em que passei 3 dias sem internet, pois fora aberto um chamado técnico no meu condomínio e o residente não atendeu o profissional quando ele chegou na portaria - deste modo, o querido empregado da CLARO, gentilmente, desligou a internet do condomínio POR TODO O FINAL DE SEMANA, sendo que ela foi ligada somente na segunda-feira (aconteceu situação IDÊNTICA com um familiar meu, em outra região da cidade, mas com a mesma operadora).

Além disso, a internet tem apresentado "micro-quedas" regularmente, em que o sinal de internet cai por menos de um minuto. Estava tendo isso quase todo dia, sendo que quando ocorria, normalmente era seguida de diversas micro-quedas no decorrer do dia.

Detalhe que citei o jogo ali apenas por que é aonde sinto a falta de precisão na rede. O resto dos problemas de instabilidade são até mais relevantes para mim, pois tenho trabalhado remotamente e a cada micro-queda, tenho que refazer a conexão no Any Desk. Já tive que rotear a internet do meu celular em diversas ocasiões, para entregar prazos.

Estou há alguns meses tentando soluções, mas realmente parece que não há muito a ser feito. Já tentei de quase tudo o que posso fazer localmente e nem programas como "ExitLag" conseguiram arrumar a minha rota. Das opções, a única que não achei interessante fazer era mudar c um VPN, o meu endereço para São Paulo, pois sei que aumentaria a minha latência, que tb seria um problema.

Segue teste c o servidor do League of Legends:
|------------------------------------------------------------------------------------------|
| WinMTR statistics |
| Host - % | Sent | Recv | Best | Avrg | Wrst | Last |
|------------------------------------------------|------|------|------|------|------|------|
| 192.168.1.1 - 0 | 1387 | 1387 | 0 | 0 | 1 | 0 |
| 192.168.0.1 - 0 | 1387 | 1387 | 0 | 0 | 6 | 0 |
| 10.18.0.1 - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 9 | 46 | 8 |
| bd0408c1.virtua.com.br - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 9 | 34 | 10 |
| bd040074.virtua.com.br - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 10 | 40 | 9 |
| 200.227.108.5 - 0 | 1387 | 1387 | 7 | 10 | 42 | 9 |
| 200.230.25.161 - 0 | 1387 | 1387 | 16 | 21 | 51 | 19 |
| ebt-B10-tcore01.ctamc.embratel.net.br - 0 | 1387 | 1387 | 16 | 21 | 44 | 23 |
| ebt-B4101-core01.spomb.embratel.net.br - 4 | 1215 | 1170 | 15 | 18 | 50 | 17 |
| ebt-B111-agg04.spo.embratel.net.br - 0 | 1387 | 1387 | 15 | 18 | 55 | 23 |

Adicionalmente, escrevi esse Reddit há poucos dias, tentando resolver o problema. Lá eu comprovo que a perda de pacotes ocorre exatamente no mesmo endereço (linha 9 - ebt-B4101-core01.spomb.embratel.net.br) para qualquer servidor q eu faço o tracert (desde que esteja em SP), como por exemplo o da google (8.8.8.8). O IP em questão pertence a CLARO:

Praticamente os mesmos problemas que tenho aqui no bairro uberaba. Quedas não são tão comuns assim (ocorre de ficar algumas horas sem internet em média 1 vezes a cada 2 meses). Mas tenho problemas de picos na latência. É praticamente diário, sendo que começa +/- perto das 11:00~12:00 e vai até o inicio da madrugada. Fins de semana são piores. Pra 99% das pessoas não faz diferença, mas pra quem joga é tenebroso. Talvez quem faz vídeo chamada seja ruim tb.
A ultima vez que lembro da internet funcionando "lisinha" foi lá na época em que era NET ainda. Quando a Claro assumiu de vez e começou a ofertar velocidades acima de 100MB de maneira mais popular, começou a ficar ferrado as latências.
 
Praticamente os mesmos problemas que tenho aqui no bairro uberaba. Quedas não são tão comuns assim (ocorre de ficar algumas horas sem internet em média 1 vezes a cada 2 meses). Mas tenho problemas de picos na latência. É praticamente diário, sendo que começa +/- perto das 11:00~12:00 e vai até o inicio da madrugada. Fins de semana são piores. Pra 99% das pessoas não faz diferença, mas pra quem joga é tenebroso. Talvez quem faz vídeo chamada seja ruim tb.
A ultima vez que lembro da internet funcionando "lisinha" foi lá na época em que era NET ainda. Quando a Claro assumiu de vez e começou a ofertar velocidades acima de 100MB de maneira mais popular, começou a ficar ferrado as latências.
moro no cajuru, exatamente na divisa c Uberaba kkkkk

Estou verificando essa questão que o colega ali em cima respondeu. Se não resolver, vou acabar trocando de operadora mesmo. A CLARO é provavelmente uma das piores empresas que existem no Brasil, tanto em questão de qualidade de serviços, como de suporte. Não ligaria em ter esses problemas, se ao menos eu tivesse aonde reclamar. Mas depois do aplicativo, tudo se resume a chamar um técnico na sua casa, ao qual vc ainda vai ter que pagar pelo serviço.

Nesse caso em questão, como o problema parece estar na estrutura da própria CLARO, estou bem desanimado com a possibilidade de qualquer solução aqui na minha rede. Só não troquei ainda, pois não sei qual operadora seria melhor.

E sim, TODOS os problemas começaram quando a NET deixou de ser NET.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo