[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Problema de rota pra servidor do Netflix no Br? DNS? O que pode ser então? Lentidão só pro Netflix... Isso acontece desde de sempre...

Pode ser várias coisas, até mesmo traffic shaping. Mas não se identifica traffic shaping só tem teste no speedtest.net e fast.com.
Você está enfrentando lentidão no Netflix? Qualidade não fica boa?
 
Não faria o mínimo sentido a NET fazer TS no Netflix, pois praticamente todas as cidades que a NET opera tem CDN do Netflix dentro da rede da NET.
O que pode estar acontecendo é o CDN da sua cidade estar com algum problema técnico.
 
Última edição:
eu costumo ir escalando nos órgãos de proteção até conseguir "ser justo".

atendimento (da própria empresa) > ouvidoria (da própria empresa) > reclameaqui (que joga de novo pra ouvidoria da empresa...) > anatel/procon > justiça.

sempre consegui resolver antes de ir na justiça, então nunca fui na justiça.

mas você diz bloqueio/limitação proposital? pq eu só acho a internet brasileira "meio ruim" mesmo. tanto é que usando alguns dos provedores locais (de fibra), dá pra se notar uma melhora considerável no carregamento de páginas (pq o ping e o jitter são mais bem controlados), mas continua não sendo nenhuma maravilha, pois quase tudo que acessamos está nos EUA (que bota pelo menos uns 100ms de ping na conexão, no sul/sudeste/centro oeste, pelo menos). e ping/jitter são o que mais mata a conexão.

antigamente pensava assim tambem, em 2004 parei de pensar dessa maneira.

A net está ofertando 120mbps para alguns clientes a um preço especial de R$79,90 desde 2013, o valor por 1mbps está custando uma media de "seis centavos" " R$0,6 " enquanto para clientes normais ela cobra 1mbps por no minimo R$6, o que é muito injusto.

Sim a operadora NET Embratel e Claro são as que mais fazem Traffic Shaping proposital, a embratel é quem controla o que os clientes da NET vão receber, se são rotas de alta qualidade ou de baixa, ela propositalmente adiciona a de pior qualidade para aquele cliente que está na lista negra da operadora ou mora em uma cidade considerada pobre, aquele que costuma ligar e reclamar, não efetua pagamento em dia, aciona anatel, justiça, procon, reclameaqui, consumidor.org.
Uma maneira de perceber a diferença é acessar a internet com o mesmo computador em diferentes links/internets da cidade.
O que notei na NET é que ao mudar seu plano para o de maior velocidade as paginas abrem mais rapido, tudo flui de maneira que deveria em uma internet rapida, e quando você volta para o plano normal, você nota claramente a brutal diferença.

Na GVT, BrT, isso nunca ocorreu de mudar a velocidade e ter maior prioridade, na NET eles devem fazer isso para economizar e possivelmente, dizer que ao assinar o plano mais rapido você vai ter tudo mais rapido, o que é uma mentira criada pela NET.

Com quem falar que estou sofrendo Traffic Shaping? Central 10621 nem vai saber do que se trata...

Teste pelo Speedtest:
4ikkzl.png


Teste pelo Fast! (para os servidores do Netflix):
68sbhv.png

Em mensagens anteriores postei informações de como você pode saber se está com TS, pela imagem pode ser que sua cidade não tenha cache do netflix ou está com algum erro.
 
antigamente pensava assim tambem, em 2004 parei de pensar dessa maneira.

A net está ofertando 120mbps para alguns clientes a um preço especial de R$79,90 desde 2013, o valor por 1mbps está custando uma media de "seis centavos" " R$0,6 " enquanto para clientes normais ela cobra 1mbps por no minimo R$6, o que é muito injusto.

Sim a operadora NET Embratel e Claro são as que mais fazem Traffic Shaping proposital, a embratel é quem controla o que os clientes da NET vão receber, se são rotas de alta qualidade ou de baixa, ela propositalmente adiciona a de pior qualidade para aquele cliente que está na lista negra da operadora ou mora em uma cidade considerada pobre, aquele que costuma ligar e reclamar, não efetua pagamento em dia, aciona anatel, justiça, procon, reclameaqui, consumidor.org.
Uma maneira de perceber a diferença é acessar a internet com o mesmo computador em diferentes links/internets da cidade.
O que notei na NET é que ao mudar seu plano para o de maior velocidade as paginas abrem mais rapido, tudo flui de maneira que deveria em uma internet rapida, e quando você volta para o plano normal, você nota claramente a brutal diferença.

Na GVT, BrT, isso nunca ocorreu de mudar a velocidade e ter maior prioridade, na NET eles devem fazer isso para economizar e possivelmente, dizer que ao assinar o plano mais rapido você vai ter tudo mais rapido, o que é uma mentira criada pela NET.



Em mensagens anteriores postei informações de como você pode saber se está com TS, pela imagem pode ser que sua cidade não tenha cache do netflix ou está com algum erro.

Eu moro no Rio de Janeiro... Não é possível que a NET seja tola ao ponto de não ter CDN aqui, uma de suas maiores operações.

Obrigado pela resposta, vou voltar algumas páginas pra rever.
 
Não faria o mínimo sentido a NET fazer TS no Netflix, pois praticamente todas as cidades que a NET opera tem CDN do Netflix dentro da rede da NET.
O que pode estar acontecendo é o CDN da sua cidade estar com algum problema técnico.

Se esse for o caso, como procedo? Contato a NET ou a Netflix? Obrigado pela ajuda.
 
Pode ser várias coisas, até mesmo traffic shaping. Mas não se identifica traffic shaping só tem teste no speedtest.net e fast.com.
Você está enfrentando lentidão no Netflix? Qualidade não fica boa?

Olá, sim... Percebo que demora um tempo razoável para atingir qualidades de resolução melhores. Isso mesmo pelo cabo. Incomoda um pouco, mas dá pra aguentar... Só fico intrigado de um teste bater 126mb, e bate isso em boa parte de servidores do Speedtest que aguentam download nesse velocidade de conexão... E o outro chegar a 22mb, servidor da Netflix, que "transmite" conteúdo 4K... No mínimo curioso, não?
 
Falo de TS, pq já sofri em relação ao Youtube.. Em testes de velocidade chegava ao contratado, mas em certos períodos, em especial entre 18:00 as 1:00h, vídeos não carregavam acima de 360p. Na época fiz todos os testes: níveis de sinais perfeitos, visitas técnicas, troca de modem, mas não resolveu... Só consegui a solução depois de algumas ligações (encher o saco) pra ouvidoria.
 
Última edição:
Cuidado para nao confundirem TRAFFIC SHAPING com CONGESTIONAMENTO! E sim, rua rota pode estar congestionada para endereço X e pode estar normal no endereço Y. O mesmo vale para Traffic Shaping.
 
Eu moro no Rio de Janeiro... Não é possível que a NET seja tola ao ponto de não ter CDN aqui, uma de suas maiores operações.

Obrigado pela resposta, vou voltar algumas páginas pra rever.
 


Se esse for o caso, como procedo? Contato a NET ou a Netflix? Obrigado pela ajuda.
 


Olá, sim... Percebo que demora um tempo razoável para atingir qualidades de resolução melhores. Isso mesmo pelo cabo. Incomoda um pouco, mas dá pra aguentar... Só fico intrigado de um teste bater 126mb, e bate isso em boa parte de servidores do Speedtest que aguentam download nesse velocidade de conexão... E o outro chegar a 22mb, servidor da Netflix, que "transmite" conteúdo 4K... No mínimo curioso, não?
 
Falo de TS, pq já sofri em relação ao Youtube.. Em testes de velocidade chegava ao contratado, mas em certos períodos, em especial entre 18:00 as 1:00h, vídeos não carregavam acima de 360p. Na época fiz todos os testes: níveis de sinais perfeitos, visitas técnicas, troca de modem, mas não resolveu... Só consegui a solução depois de algumas ligações (encher o saco) pra ouvidoria.
A primeira coisa a fazer é saber qual CDN você está usando.
Reproduza algum vídeo no Netflix usando um navegador e aperte as teclas ctrl+alt+shift+S.
Nela vai aparecer várias informações, dentre elas o nome do CDN.
Os CDNs da NET são identificados com "ClaroBR" no nome, que é a razão social da NET.
 
Liguei na NET para saber sobre os preços e me passaram o seguinte:
15MB R$79,90
30MB R$99,90
60MB R$129,90

Pedi um "desconto" pois sou assinante da tv a cabo faz tempo mas me disseram que somente novos clientes tem desconto :( Perguntei sobre tempo de fidelidade e ela me disse que não existe e que posso cancelar a qualquer momento sem pagar multa :eek: Alguém sabe me confirmar se isso é verdade ?
 
Pessoal, desculpem minha ignorância!
Realmente não estou sofrendo com TS pela NET em relação ao Netflix... A coisa é "um pouco menos" pior... Segue o Trace Rote e o ping pro site:

Ping:
CxyoaGvWIAIlBUw.jpg:large


Trace Route:
CxyUDKNXcAAhD3Z.jpg:large
 
Liguei na NET para saber sobre os preços e me passaram o seguinte:
15MB R$79,90
30MB R$99,90
60MB R$129,90

Pedi um "desconto" pois sou assinante da tv a cabo faz tempo mas me disseram que somente novos clientes tem desconto :( Perguntei sobre tempo de fidelidade e ela me disse que não existe e que posso cancelar a qualquer momento sem pagar multa :eek: Alguém sabe me confirmar se isso é verdade ?
Improvável tu pagar multa por cancelamento somente da internet. Usa-se a mesma infra-estrutura (digo, mesmo tipo de cabeamento, só teriam que colocar um modem aí).
Sobre desconto, você só consegue se você ligar para o setor de cancelamento alegando mais ou menos o seguinte:

" Boa tarde. Olha, vou ser muito sincero contigo, eu não gostaria de cancelar o serviço que eu tenho de TV com vocês.... Ocorre que uma outra operadora está me oferecendo TV e Internet por pouca coisa a mais do que eu tenho hoje só em TV com vocês. Como eu gosto muito da TV de vocês, eu queria saber se haveria alguma possibilidade de eu colocar a internet no meu combo por um preço compatível. Afinal, sou cliente de vocês há bastante tempo e não gostaria de ter mais outra empresa passando cabos etc aqui dentro de casa... "

Bom, geralmente isso funciona em 95% dos casos. Os outros 5% são fatores como: 1) Contrato ainda fidelizado e 2) Mal humor do atendente.
Sobre o 1º caso, eu ficaria batendo na tecla que iria cancelar então, já que não tinha outra opção.
Sobre o 2º caso, é desligar ou dizer que vai pensar mais um pouco.

Hoje em dia os preços não estão mais tão caros na internet brasileira... A questão por muitas vezes é a qualidade do serviço ( o que não tenho a reclamar da NET, ao menos em minha região) e a questão da necessidade de venda "casada" de produtos e serviços.
Clientes deveriam ser " agraciados " com certas vantagens sobretudo em "aniversários" de contrato. Ou seja, um cliente antigo deveria ter algum tipo de privilégio por continuar tanto tempo na empresa... Mas isso é papo para outro momento.

Boa sorte.
 
Pessoal, desculpem minha ignorância!
Realmente não estou sofrendo com TS pela NET em relação ao Netflix... A coisa é "um pouco menos" pior... Segue o Trace Rote e o ping pro site:

Ping:
CxyoaGvWIAIlBUw.jpg:large


Trace Route:
CxyUDKNXcAAhD3Z.jpg:large
Gabriel, na verdade o que acontece é que provavelmente o administrador que gerencia este domínio do Netflix bloqueou requisições de pacotes ICMP, e com o bloqueio o servidor não responde a requisições de ping e de trace route, que foi o que você fez nos testes acima.
Isto é feito como medida de segurança, para garantir que o domínio não sofra facilmente ataques de alguém mal intencionado.
Testei aqui usando o Virtua e uma conexão da Vivo e o resultado foi igual ao seu em ambos os testes.
Vale também te lembrar que os streamings que você assiste no Netflix não são obrigatoriamente originados nestes IPs acima.
Por isso que te dei instruções na postagem anterior para descobrir qual CDN te atende, para assim descobrir de onde vem teu problema.
 
Alguém tem esse thomson DWG874B ? alguem tem tido problema com ele ?

Hoje o tecnico trocou o humax que tava aqui em casa, tinha pedido o cisco mas ele trouxe esse. testei aqui e deu uma melhorada relativa em relação ao humax, mas a interface do firmware dele é bem porca
 
Meus pais mudaram o plano NET da casa deles. Conseguiram um desconto mas a internet veio com CGNAT.
Pro uso deles não faz diferença alguma. Testei vários torrents e conseguia fazer uploads e download sem problemas algum. Pensei que seria MUITO pior, principalmente pelos comentários que li na internet sobre o CGNAT, como é ruim ser leigo em certas coisas... Enfim, tudo certo por aqui.
 
Alguém tem esse thomson DWG874B ? alguem tem tido problema com ele ?

Hoje o tecnico trocou o humax que tava aqui em casa, tinha pedido o cisco mas ele trouxe esse. testei aqui e deu uma melhorada relativa em relação ao humax, mas a interface do firmware dele é bem porca
A única coisa que acho bem instável nele é o WiFi, mas nada que um bom roteador não resolva.
 
Alguém tem esse thomson DWG874B ? alguem tem tido problema com ele ?

Hoje o tecnico trocou o humax que tava aqui em casa, tinha pedido o cisco mas ele trouxe esse. testei aqui e deu uma melhorada relativa em relação ao humax, mas a interface do firmware dele é bem porca

Tenho esse modem deve fazer uns 3 anos já!
Desde o primeiro dia o coloquei em bridge e uso obviamente um roteador depois dele.
Nunca me deu problemas, super estável.. e detalhe, fica escondido através do rack.. onde a ventilação não é das melhores.
 
12H com o modem novo, 3 quedas de internet seguidas, modem simplismente perde conexão com a internet.


Pensando seriamente em colocar 50MB da vivo na casa do meu irmão e puxar um cabo aqui pra casa, acho que passo menos raiva que isso. Ou acabar fazendo uma reclamação formal no consumidor.gov.br de novo.
 
12H com o modem novo, 3 quedas de internet seguidas, modem simplismente perde conexão com a internet.


Pensando seriamente em colocar 50MB da vivo na casa do meu irmão e puxar um cabo aqui pra casa, acho que passo menos raiva que isso. Ou acabar fazendo uma reclamação formal no consumidor.gov.br de novo.
Como estão teus sinais?
Vá em niveis.virtua.com.br e posta aqui pra gente dar uma olhada.
 
Como
estão teus sinais?
Vá em niveis.virtua.com.br e posta aqui pra gente dar uma olhada.

brLHGbE.jpg


Agora tá melhor, cai a internet e leva a TV junto ...

Antes meu RTT no Overwatch ficava oscilando muito, de 40~50 normal pra mais de 100, que era quando me dava problema e eu perdia uns frames. Agora resolveu isso com o modem novo, mas agora fica desconectando toda hora, isso quando não cai a internet geral.

Edit.

Na ultima hora foram 5 quedas, Internet e TV junto.

Nos ultimos dois testes estavam

MZFH0M6.jpg

vUF5JF2.jpg


E piorando....

Ps. Acabei abrindo uma reclamação no consumidor.gov.br
 
Última edição:
brLHGbE.jpg


Agora tá melhor, cai a internet e leva a TV junto ...

Antes meu RTT no Overwatch ficava oscilando muito, de 40~50 normal pra mais de 100, que era quando me dava problema e eu perdia uns frames. Agora resolveu isso com o modem novo, mas agora fica desconectando toda hora, isso quando não cai a internet geral.

Edit.

Na ultima hora foram 5 quedas, Internet e TV junto.

Nos ultimos dois testes estavam

MZFH0M6.jpg

vUF5JF2.jpg


E piorando....

Ps. Acabei abrindo uma reclamação no consumidor.gov.br
Aí está a causa do problema de quedas de conexão: o SNR UP está muito baixo.
E é justamente ele que mantém o sinal estável, pois sem retorno da rede os equipamentos perdem o sincronismo.
O problema no seu caso é na rede de rua. Trocar modem não vai adiantar em nada.
Espero que você tenha adicionado esses prints de sinal à sua reclamação.
 
Aí está a causa do problema de quedas de conexão: o SNR UP está muito baixo.
E é justamente ele que mantém o sinal estável, pois sem retorno da rede os equipamentos perdem o sincronismo.
O problema no seu caso é na rede de rua. Trocar modem não vai adiantar em nada.
Espero que você tenha adicionado esses prints de sinal à sua reclamação.

Eu nunca tinha visto esse site que você passou. Obrigado. Quando eu começei a fazer os testes com ele que dai eu descobri o problema. A troca do aparelho era por uma série de motivos mas no final só piorou. Fiz a reclamação e adicionei um série de prints de testes e tal (inclusive esses) e agora to esperando a NET entrar em contato.
 
Foi desativado remotamente depois da terceira ligação no call center. Eles próprios desativaram.
Aqui na última ligação consegui que marcassem visita técnica. Logo depois uma técnica me ligou, fez todos os procedimentos porém voltou no outro dia a rede #NET-WIFI.
Vou tentar ANATEL e RECLAMEAQUI. Obrigado.
 
pessoal me tirem uma duvida por favor, sempre usei GVT e nunca tive problemas com o wifi, uso NET desde o começo do ano e meu wifi é muito irregular, o gerente da NET mora no meu prédio, e ele me falou que como são muitos apartamentos, os modens ~que eles fornecem por trabalharem na frequência de 2.4ghz (acho que é isso) sofrem muita interferência de outros equipamentos ate mesmo telefone sem fio etc.. oq ele me recomendou para melhorar de vez o wifi (a net no computador nunca cai, não tenho oq reclamar só o wifi mesmo) seria comprar um modem que trabalhe em 5ghz visto que ele sofreria menos interferencia. procede isso?
 
pessoal me tirem uma duvida por favor, sempre usei GVT e nunca tive problemas com o wifi, uso NET desde o começo do ano e meu wifi é muito irregular, o gerente da NET mora no meu prédio, e ele me falou que como são muitos apartamentos, os modens que eles fornecem por trabalharem na frequência de 2.4ghz (acho que é isso) sofrem muita interferência de outros equipamentos ate mesmo telefone sem fio etc.. oq ele me recomendou para melhorar de vez o wifi (a net no computador nunca cai, não tenho oq reclamar só o wifi mesmo) seria comprar um modem que trabalhe em 5ghz visto que ele sofreria menos interferencia. procede isso?
Com certeza.
Em 5 GHz reduz muito a interferência.
Porém, devo te avisar que o sinal em 5 Ghz tem alcance menor, mas como você mora em apartamento pode ser que não seja um problema para você.
Quanto à usar GVT e não ter problema, isso não é problema da operadora, e sim da tecnologia WiFi em 2,4 Ghz.
Meu modem da GVT, dependendo do canal que eu usasse no WiFI, sofria interferência da rede do vizinho e ficava bem ruim.
 
Última edição:
Hoje a net da rede externa mexeu na rede da minha rua e agora ta totalmente diferente o sinais em casa, antes a frequencia era 633 até 687 agora é de 444 até 486 e agora tem dois canais de upload ativos, sera que vai ter algo de novo na net?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo