[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Sempre que tiver desconto, é porque tem fidelidade.

Posso afirmar que não é assim porque comigo não foi.
Eu tinha 10 megas, quando eu mudei pra 15 eles me deram desconto só por 6 meses e quando esses 6 meses acabaram eu cancelei e não tinha nenhuma fidelidade. Foi depois desse cancelamento que eles ficaram ligando pra eu continuar sendo cliente e me deram outro desconto. Esse foi de 5 meses fazendo upgrade para 60 megas.
Meu plano era pedir outro desconto depois desses 5 meses ou realmente cancelar, agora apareceu essa brincadeira de ter fidelidade.
 
NET arrebentou com meu CISCO DPC3928S.
Atualizou o firmware pra um TECNICOLOR e agora a internet está extremamennte lenta.
Agora so em bridge :bua:
 
NET arrebentou com meu CISCO DPC3928S.
Atualizou o firmware pra um TECNICOLOR e agora a internet está extremamennte lenta.
Agora so em bridge :bua:

O meu sempre foi esse modem, com esse firmware! É inutilizável sem ser em bridge, e agora até em bridge estou com problemas, olhe minhas mensagens na pagina anterior...:thatfeel:
 
@DRMelo @baloneto se o esquema esta tão complicado assim, pq não vcs não ligam pra net e pedem a troca do equipamento?
 
@DRMelo @baloneto se o esquema esta tão complicado assim, pq não vcs não ligam pra net e pedem a troca do equipamento?
Se a NET chegar aqui e estiver tudo funcionando, ou se simplesmente ele tirar da tomada e voltar a funcionar, eles largam o mesmo aparelho e cobram a visita. Sem falar que é um saco agendar visita, ficar esperando essas terceirizadas que eles mandam aparecer. E provavelmente ele viriam com um aparelho pior do que ja tem. O jeito é a gente mesmo colocar em bridge e resolver.

No caso do meu aparelho, to achando que eles mandaram algum sinal e resetou as configs que fiz, preciso testar se mesmo em bridge vai continuar com esses problemas, se for o caso, ai sim preciso pedir para trocar.
 
Hoje recebi um terceiro supervisor da NET por sinal gente boa e que confirmou com o DataCenter que a minha rede regional está saturada em 85%, disse que os problemas só vão se resolver adicionando mais CMTS na regional (e enquanto isso minha reclamação segue aberta).
Hoje junto com o supervisor, veio o técnico da LiveTIM fazer a instalação e por curiosidade fiz alguns testes tanto na NET quanto na LiveTIM (mtr, ping, tracecert, teste de velocidade e etc)

Segue os albuns com os resultados:






Pontos que chamam atenção e reforça a ideia de saturação são os primeiros laços da rede com o Worst de até 4000ms (o que beira o absurdo) e o mais curioso é a rota zoada para a CLARO e o péssimo resultado do speedtest usando o servidor CLARO... É um tanto absurdo a rede da tim ter uma latência menor e mais velocidade de banda na rede da CLARO do que a própria NET e pior é por onde a rota passa (indo para o exterior, como assim?!)

Não estou fazendo propaganda e nem dizendo que a LiveTIM é melhor até porque anteriormente tive problemas com a LiveTIM na chuva (o que me fez cancelar o serviço) e resolvi dar uma segunda chance a ela, já que a rede da NET na minha regional está péssima por conta do saturamento... Vamos ver o desenrolar da história... Lembrando que esse tipo de teste é válido para a minha região, não significa que sempre será assim já que tanto a NET e a LiveTIM variam de um bairro para outro...
 
Legal esses resultados compartilhados! Realmente to achando que tem algo muito estranho com a rede da NET!

Ressetei meu modem Cisco DPC3925 aqui. Desconectei todos os aparelhos. Deixei apenas ele ligado a um computador, via cabo, em modo router mesmo, como ele viria da NET numa instalação inicial.

Resultados bizarros: (Assino 60Mb - não vou postar foto pela trabalheira)

Speedtest em vários hots da minha região + Claro Rio + NET S/A São Paulo:
Download - Entre 2Mb e 9.5Mb.
Upload - Entre 2Mb e 3Mb
Pings entre 30ms e 250ms.

Speedtest no servidor Speedtest de São Paulo:
Download - 63.6Mb
Upload - 6.3Mb
Ping: 19ms

Fast (Netflix): 61Mb

Simet PPT Sao Paulo:
Download - 63.3Mb
Upload - 6.3Mb
Ping: 28ms

NPERF servidor Santa Catarina:
Download - 63.2Mb
Upload - 6.1Mb
Ping: 46ms

Download no site Ubuntu. com (ISO mais recente): 1Mb/s
Dowload no site Microsoft. com (Ferramenta aleatória): 4Mb/s

MTR continua igual, perdendo pacotes no primeiro laço, igual relatado pelo @t1ago , perdendo 4% dos pacotes e com médias de 135ms e worst de mais de 4000ms...

O que será que a NET está aprontando?? (Lembrando, comecei a ter problemas quarta feira).
Porque alguns servidores específicos pegam em full speed, mas a maioria não pega, e os dowloads e carregamento de pagina em geral, ficam lentos e com tempo de resposta alto??

Chamei o técnico para vir hoje a noite em casa. Sugestões de marcas de modem? Meu medo é que não seja o modem e sim a rede da NET, ou que o cara chegue aqui e funcione tudo perfeito...
 
MTR continua igual, perdendo pacotes no primeiro laço, igual relatado pelo @t1ago , perdendo 4% dos pacotes e com médias de 135ms e worst de mais de 4000ms...
Worst anormal nos laços internos da infra NET indica que seja problemas na NET...

Aproveitando a visita do técnico peça para ele verificar o cabeamento da sua casa e as pontas de conexão (todas desde do seu modem até a TAP da rua), é legal também consultar o níveis de sinais no site da NET.

Caso ele faça isso tudo e ainda continua com Worst alto (acima de 80ms já é alto), peça um supervisor ao local e relate o problema de latência da infra NET para que faça contato no DataCenter e verificar saturação da Rede NET (tem que contar com a boa vontade de um supervisor, a maioria virá com o discurso que só garante a velocidade no PTT e ignorando a latência absurda da rede NET).

Segue um resultado de MTR na Rede NET para usar como base ou parâmetro (rede normal sem saturação ou outro problema)

Teste de um amigo da NET 30MB em Teresópolis - Rio de Janeiro
ZpsCvYY.jpg


Sobre o modem, gosto muito do meu Humax HGB10R-02 .

Boa sorte!
 
Última edição:
O aumento dos canais de UP aqui na minha região já virou novela, ontem a tarde o supervisor técnico me ligou e disse que já estava ok, que estavam liberando 4 canais de UP. Chegando em casa nada de alteração, e enquanto não fizerem isso não há como upar para 240 mega, não ligo para essa velocidade de download, mas me ajudaria muito o upload de 20 mega em casa, pois faço Backups em nuvem de arquivos acima de 25gigas.

Está marcado para terça o tecnico vir aqui testar no amplificador do prédio, mas para isso o node tem que ter liberado 4 canais. To sentindo cheiro de enrolação ai.
 
@DRMelo @baloneto se o esquema esta tão complicado assim, pq não vcs não ligam pra net e pedem a troca do equipamento?
To pensando nisso. Eles atualizaram o firmware e meu modem que era ipv4 only virou dual stack.
Eles estão ativando IPV6 na minha região (ou pelo menos pra modens iguais ao meu).
No modem, não tem como desativar o IPV6. Tive que colocar em bridge e desativar no meu router.
Vou dar um tempo pra NET (uns 3 dias) arrumar a rede. Se não resolver, meu modem vai pro microondas :coolface:

Pior que eu já tinha usado o IPV6 quando o modem era IPV4 only deixando ele em bridge e a rede funcionada perfeitamente.
Download e UP está ok. Bate os 120/10 Mbps contratados. Mas a navegação na internet está lennnta. Paginas não carregam direito e demoram pra abrir.
 
O aumento dos canais de UP aqui na minha região já virou novela, ontem a tarde o supervisor técnico me ligou e disse que já estava ok, que estavam liberando 4 canais de UP. Chegando em casa nada de alteração, e enquanto não fizerem isso não há como upar para 240 mega, não ligo para essa velocidade de download, mas me ajudaria muito o upload de 20 mega em casa, pois faço Backups em nuvem de arquivos acima de 25gigas.

Está marcado para terça o tecnico vir aqui testar no amplificador do prédio, mas para isso o node tem que ter liberado 4 canais. To sentindo cheiro de enrolação ai.
Pior é aqui que pedi 4 canais pra up (atualmente tenho 3, minha velocidade é 240mb) e dizem não ser necessário... Vergonha alheia...
 
Pior é aqui que pediu 4 canais pra up (atualmente tenho 3, minha velocidade é 240mb) e dizem não ser necessário... Vergonha alheia...

O pior é que não é mesmo... Aqui tenho só 3 canais de up e 240Mb, funciona normalmente sem gargalo a qualquer hora do dia, Centro de Campinas.
 
Galeris, aqui em Brasília a GVT era a melhor banda larga melhor até 2015, após isso a net passou, eu contratei uma net em 2015 de 20mb já em 2017 decidi fazer um upgrade para tentar diminuir o ping e aumentar o upload.
Coloquei o meu número na internet para a net me contatar e a gente negociar um plano, foi negociado um plano de 60mb de download 6mb de upload TUDO EM FIBRA ÓTICA na cidade, na rua, na minha casa e entrando no meu modem... ficou 200 reais por mês, eu aceitei apenas porque fibra ótica em brasília é difícil de conseguir... e uma vez instalado eu poderia renegociar o preço...
No dia da instalação o técnico veio, instalou o modem e era de cabo coaxial =( e afirmou que a NET não instala modem de fibra ótica pq a fibra só chega até o armário e do armário para o poste e para as casas é tudo coaxial...
Mas eu contratei uma espécie de " ponto dedicado de fibra ótica" foi tudo bem explicado na ligação que seria fibra na rua e na minha casa... o atendente até mesmo falou que o meu telefone seria de fibra ótica... e agora quais os meus direitos? uma redução drástica no preço? " 60/70%" ou obrigar eles a instalar fibra ótica só para mim assim como os prédios corporativos com certeza fazem?
 
Galeris, aqui em Brasília a GVT era a melhor banda larga melhor até 2015, após isso a net passou, eu contratei uma net em 2015 de 20mb já em 2017 decidi fazer um upgrade para tentar diminuir o ping e aumentar o upload.
Coloquei o meu número na internet para a net me contatar e a gente negociar um plano, foi negociado um plano de 60mb de download 6mb de upload TUDO EM FIBRA ÓTICA na cidade, na rua, na minha casa e entrando no meu modem... ficou 200 reais por mês, eu aceitei apenas porque fibra ótica em brasília é difícil de conseguir... e uma vez instalado eu poderia renegociar o preço...
No dia da instalação o técnico veio, instalou o modem e era de cabo coaxial =( e afirmou que a NET não instala modem de fibra ótica pq a fibra só chega até o armário e do armário para o poste e para as casas é tudo coaxial...
Mas eu contratei uma espécie de " ponto dedicado de fibra ótica" foi tudo bem explicado na ligação que seria fibra na rua e na minha casa... o atendente até mesmo falou que o meu telefone seria de fibra ótica... e agora quais os meus direitos? uma redução drástica no preço? " 60/70%" ou obrigar eles a instalar fibra ótica só para mim assim como os prédios corporativos com certeza fazem?



Papo furado do atendente... O único plano que a NET oferece, totalmente na fibra (FTTH), é o de 500Mbps.

E este, só está disponível para alguns pontos de São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Alguém sabe como conseguir desconto na NET? Atualmente pagamos algo perto de 130 por NET 15MB + Tv básico.
Tentei ligar várias vezes mas não consegui nada... A outra opção é a lentox, que nem cogito.
 
O pior é que não é mesmo... Aqui tenho só 3 canais de up e 240Mb, funciona normalmente sem gargalo a qualquer hora do dia, Centro de Campinas.

Funciona sim. Se tiver 2 canais e pelo menos 1 estiver em 5120 Ksym/sec já funciona, o problema é que a NET tem colocado 2 canais normalmente em 2560 Ksym/sec, o que dá 13.5 mega útil por canal, acaba não suportando.

Aqui está assim:

CM Upstream Channel Info
Channel Lock Status US Channel Type Channel ID Symbol Rate Frequency Power
1 ATDMA 2 2560 Ksym/sec 38000000 Hz 46.3 dBmV
2 ATDMA 1 2560 Ksym/sec 31000000 Hz 44.8 dBmV

No teste do técnico quando colocaram 240 mega para testar o up não passou de 14 mega, isso em uma terça as 15hrs, então estão para colocar 4 canais aqui, provavelmente 4 em 2560 Ksym/sec mas já seria mais que suficiente para atender a demanda.
 
Galeris, aqui em Brasília a GVT era a melhor banda larga melhor até 2015, após isso a net passou, eu contratei uma net em 2015 de 20mb já em 2017 decidi fazer um upgrade para tentar diminuir o ping e aumentar o upload.
Coloquei o meu número na internet para a net me contatar e a gente negociar um plano, foi negociado um plano de 60mb de download 6mb de upload TUDO EM FIBRA ÓTICA na cidade, na rua, na minha casa e entrando no meu modem... ficou 200 reais por mês, eu aceitei apenas porque fibra ótica em brasília é difícil de conseguir... e uma vez instalado eu poderia renegociar o preço...
No dia da instalação o técnico veio, instalou o modem e era de cabo coaxial =( e afirmou que a NET não instala modem de fibra ótica pq a fibra só chega até o armário e do armário para o poste e para as casas é tudo coaxial...
Mas eu contratei uma espécie de " ponto dedicado de fibra ótica" foi tudo bem explicado na ligação que seria fibra na rua e na minha casa... o atendente até mesmo falou que o meu telefone seria de fibra ótica... e agora quais os meus direitos? uma redução drástica no preço? " 60/70%" ou obrigar eles a instalar fibra ótica só para mim assim como os prédios corporativos com certeza fazem?

Os planos empresariais da NET também são em cabo coaxial.

A verdade é que o atendente simplesmente passou uma informação inverídica. A NET não trabalha com FTTH (a não ser no plano de 500 Mb, mas que só tem em São Paulo e com disponibilidade limitadíssima).

Embora eu ache que as pessoas se importem mais com o meio de acesso do que o que é realmente necessário (porque o relevante mesmo é que eles entreguem a velocidade contratada dentro dos parâmetros de desempenho que estão previstos na resolução 574 da Anatel), e por mais que eu não seja contrário à menção de fibra dentro do conceito FTTX, eu acho que a coisa muda de figura quando você promete explicitamente um FTTH e acaba usando um FTTN, FTTC ou HFC, mesmo quando essas outras tecnologias são capazes de entregar de uma internet de excelente desempenho. Ao meu ver (mas note que eu não sou especialista em matéria jurídica), cabe reclamação com base no artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor:

Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços:

Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.

§ 1º Incorrerá nas mesmas penas quem patrocinar a oferta.

§ 2º Se o crime é culposo;

Pena Detenção de um a seis meses ou multa.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8078.htm#art66
 
´Sobre os IP's, conseguir da faixa 201.xx para a 189.xx, fui fazendo o modem solicitar ip1s durante um tempo, mudando de bridge para router...router para bridge, até que finalmente trocou e pegou ip da faixa 189.

lDxFCI5.jpg
 
Embora eu ache que as pessoas se importem mais com o meio de acesso do que o que é realmente necessário (porque o relevante mesmo é que eles entreguem a velocidade contratada dentro dos parâmetros de desempenho que estão previstos na resolução 574 da Anatel),

Ainda bem que meu provedor não entrega 80% (na média) da velocidade da banda contratada, ou 40% (no instantâneo) da banda contratada, ou mesmo ping de 80ms para o PTT.
Entrega o contratado sempre e ping de 15ms pro PTT. Empresa que tem como referência esses parâmetros da Anatel simplismente fali, como a oi, sincronizando vários clientes com 80% da velocidade contratada.
 
Galeris, aqui em Brasília a GVT era a melhor banda larga melhor até 2015, após isso a net passou, eu contratei uma net em 2015 de 20mb já em 2017 decidi fazer um upgrade para tentar diminuir o ping e aumentar o upload.
Coloquei o meu número na internet para a net me contatar e a gente negociar um plano, foi negociado um plano de 60mb de download 6mb de upload TUDO EM FIBRA ÓTICA na cidade, na rua, na minha casa e entrando no meu modem... ficou 200 reais por mês, eu aceitei apenas porque fibra ótica em brasília é difícil de conseguir... e uma vez instalado eu poderia renegociar o preço...
No dia da instalação o técnico veio, instalou o modem e era de cabo coaxial =( e afirmou que a NET não instala modem de fibra ótica pq a fibra só chega até o armário e do armário para o poste e para as casas é tudo coaxial...
Mas eu contratei uma espécie de " ponto dedicado de fibra ótica" foi tudo bem explicado na ligação que seria fibra na rua e na minha casa... o atendente até mesmo falou que o meu telefone seria de fibra ótica... e agora quais os meus direitos? uma redução drástica no preço? " 60/70%" ou obrigar eles a instalar fibra ótica só para mim assim como os prédios corporativos com certeza fazem?
Como já disseram, a NET não instala fibra até a casa do cliente. Só plano de 500Mbps e só em São Paulo capital.
Ping não depende se é fibra ou coaxial. Depende de rotas.
Você pode ser fibra até seu modem e seu ping ser gigante. E velocidade também não influe. Ping de uma conexão de 5Mbps vai ser o mesmo que uma de 240Mbps.
Pela minha experiência aqui em Brasília, o ping da NET pra mim sempre foi ruim no geral.
Se sua prioridade é ping (latência) talvez a VIVO seja melhor.
 
Worst anormal nos laços internos da infra NET indica que seja problemas na NET...

Aproveitando a visita do técnico peça para ele verificar o cabeamento da sua casa e as pontas de conexão (todas desde do seu modem até a TAP da rua), é legal também consultar o níveis de sinais no site da NET.

Caso ele faça isso tudo e ainda continua com Worst alto (acima de 80ms já é alto), peça um supervisor ao local e relate o problema de latência da infra NET para que faça contato no DataCenter e verificar saturação da Rede NET (tem que contar com a boa vontade de um supervisor, a maioria virá com o discurso que só garante a velocidade no PTT e ignorando a latência absurda da rede NET).

Segue um resultado de MTR na Rede NET para usar como base ou parâmetro (rede normal sem saturação ou outro problema)

Teste de um amigo da NET 30MB em Teresópolis - Rio de Janeiro
ZpsCvYY.jpg


Sobre o modem, gosto muito do meu Humax HGB10R-02 .

Boa sorte!
Nossa, olha que maravilha esse MTR.

Trocaram meu modem por um Humax HG100R-L4. 8 canais de down e 4 de up (mas só 3 ativos). Continua tudo exatamente a mesma coisa. Os "tecnicos" não tem nem como conversar, eles não sabem nem o que é um traceroute.

O que percebi, é que ele se NEGOU a fazer um teste no speedtest, fez no Fast! Eu mesmo ja havia constatado que no Fast a velocidade aparecia normal... ta muito estranho isso tudo! Será que a net está fazendo algum tipo de traffic shapping?

Você mostrou seus resultados, muito estranho aquele primeiro nó da rota, no servidor virtua, estar com um ping tão alto. Aqui segue assim! Só a perda de pacote que diminuiu um pouco.
 
´Sobre os IP's, conseguir da faixa 201.xx para a 189.xx, fui fazendo o modem solicitar ip1s durante um tempo, mudando de bridge para router...router para bridge, até que finalmente trocou e pegou ip da faixa 189.

lDxFCI5.jpg

Fiz o tracert para o 201 e o 189, e é mais um caso em que muda o PoP da Embratel de downstream do tráfego.

201.21.21.x - "vai" pelo PoP de Porto Alegre:

Código:
  4  9 ms  9 ms  10 ms  embratel-T0-1-0-2-uacc02.cas.embratel.net.br [200.245.31.17]
  5  39 ms  38 ms  38 ms  ebt-H0-4-0-0-tcore01.cas.embratel.net.br [200.244.212.61]
  6  34 ms  30 ms  30 ms  ebt-B10-tcore02.cas.embratel.net.br [200.230.162.62]
  7  38 ms  38 ms  38 ms  ebt-B1192-tcore01.ctamc.embratel.net.br [200.244.211.237]
  8  39 ms  38 ms  38 ms  ebt-B10-tcore01.ctamr.embratel.net.br [200.230.231.74]
  9  34 ms  34 ms  34 ms  ebt-B1421-tcore01.paemf.embratel.net.br [200.230.252.229]
 10  35 ms  33 ms  33 ms  ebt-H0-5-0-0-uacc02.pae.embratel.net.br [200.244.214.170]
 11  30 ms  30 ms  31 ms  claro-T0-4-0-0-uacc02.pae.embratel.net.br [189.86.182.2]
 12  *  *  *  Esgotado o tempo limite do pedido.

189.63.146.x - "vai" pelo PoP de Curitiba:

Código:
  4  11 ms  10 ms  11 ms  embratel-T0-6-0-0-tacc01.cas.embratel.net.br [200.167.43.61]
  5  22 ms  23 ms  26 ms  ebt-T0-13-0-5-tcore02.cas.embratel.net.br [200.230.231.202]
  6  24 ms  30 ms  22 ms  ebt-B10-tcore01.cas.embratel.net.br [200.230.162.61]
  7  34 ms  29 ms  23 ms  ebt-B1191-tcore01.ctamr.embratel.net.br [200.244.214.25]
  8  29 ms  22 ms  23 ms  ebt-B10-tcore01.ctamc.embratel.net.br [200.230.231.73]
  9  32 ms  22 ms  19 ms  ebt-H0-5-0-0-uacc01.ctamr.embratel.net.br [200.244.212.182]
 10  33 ms  33 ms  33 ms  netservicos-T0-1-0-3-uacc01.ctamr.embratel.net.br [189.86.58.70]
 11  *  *  *  Esgotado o tempo limite do pedido.
 
Fiz o tracert para o 201 e o 189, e é mais um caso em que muda o PoP da Embratel de downstream do tráfego.

201.21.21.x - "vai" pelo PoP de Porto Alegre:

Código:
  4  9 ms  9 ms  10 ms  embratel-T0-1-0-2-uacc02.cas.embratel.net.br [200.245.31.17]
  5  39 ms  38 ms  38 ms  ebt-H0-4-0-0-tcore01.cas.embratel.net.br [200.244.212.61]
  6  34 ms  30 ms  30 ms  ebt-B10-tcore02.cas.embratel.net.br [200.230.162.62]
  7  38 ms  38 ms  38 ms  ebt-B1192-tcore01.ctamc.embratel.net.br [200.244.211.237]
  8  39 ms  38 ms  38 ms  ebt-B10-tcore01.ctamr.embratel.net.br [200.230.231.74]
  9  34 ms  34 ms  34 ms  ebt-B1421-tcore01.paemf.embratel.net.br [200.230.252.229]
10  35 ms  33 ms  33 ms  ebt-H0-5-0-0-uacc02.pae.embratel.net.br [200.244.214.170]
11  30 ms  30 ms  31 ms  claro-T0-4-0-0-uacc02.pae.embratel.net.br [189.86.182.2]
12  *  *  *  Esgotado o tempo limite do pedido.

189.63.146.x - "vai" pelo PoP de Curitiba:

Código:
  4  11 ms  10 ms  11 ms  embratel-T0-6-0-0-tacc01.cas.embratel.net.br [200.167.43.61]
  5  22 ms  23 ms  26 ms  ebt-T0-13-0-5-tcore02.cas.embratel.net.br [200.230.231.202]
  6  24 ms  30 ms  22 ms  ebt-B10-tcore01.cas.embratel.net.br [200.230.162.61]
  7  34 ms  29 ms  23 ms  ebt-B1191-tcore01.ctamr.embratel.net.br [200.244.214.25]
  8  29 ms  22 ms  23 ms  ebt-B10-tcore01.ctamc.embratel.net.br [200.230.231.73]
  9  32 ms  22 ms  19 ms  ebt-H0-5-0-0-uacc01.ctamr.embratel.net.br [200.244.212.182]
10  33 ms  33 ms  33 ms  netservicos-T0-1-0-3-uacc01.ctamr.embratel.net.br [189.86.58.70]
11  *  *  *  Esgotado o tempo limite do pedido.


Pois é, é um pouco estranho isso, não entendo o motivo, pensei em capacidade no POP, mas não teria nexo principalmente por se tratar do POP.
 
Nossa, olha que maravilha esse MTR.

Trocaram meu modem por um Humax HG100R-L4. 8 canais de down e 4 de up (mas só 3 ativos). Continua tudo exatamente a mesma coisa. Os "tecnicos" não tem nem como conversar, eles não sabem nem o que é um traceroute.

O que percebi, é que ele se NEGOU a fazer um teste no speedtest, fez no Fast! Eu mesmo ja havia constatado que no Fast a velocidade aparecia normal... ta muito estranho isso tudo! Será que a net está fazendo algum tipo de traffic shapping?

Você mostrou seus resultados, muito estranho aquele primeiro nó da rota, no servidor virtua, estar com um ping tão alto. Aqui segue assim! Só a perda de pacote que diminuiu um pouco.
Deixa o mtr rodando 10 minutos para claro.com.br e faça o teste do speed test para a claro e ponha as duas telas aqui (do speed test e do mtr para a claro.com.br).
 
Deixa o mtr rodando 10 minutos para claro.com.br e faça o teste do speed test para a claro e ponha as duas telas aqui (do speed test e do mtr para a claro.com.br).
Obrigado pela ajuda, olha ai:



O modem ta default apos o resset. Ja tentei colocar em Bridge, ou IPv4 only, não muda.
 

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