[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

@Ralves58 no meu modem vejo essa info por alguns segundos antes dele ser sincronizado:

Channel1:
Channel ID: 5
Upstream Frequency: 27000000 Hz
Modulation: 64 QAM
Bit Rate: 15360 kBits/sec
Power Level: 40.0 dBmV
Channel2:
Channel ID: 2
Upstream Frequency: 32000000 Hz
Modulation: 64 QAM
Bit Rate: 15360 kBits/sec
Power Level: 41.2 dBmV
Channel3:
Channel ID: 1
Upstream Frequency: 37000000 Hz
Modulation: 64 QAM
Bit Rate: 15360 kBits/sec
Power Level: 41.5 dBmV
Channel4:
Channel ID: 6
Upstream Frequency: 22000000 Hz
Modulation: 64 QAM
Bit Rate: 15360 kBits/sec
Power Level: 40.2 dBmV

Isso quer dizer que a NET pode fornecer para cá 15 Mbps de upload por canal?
 
@Ralves58 no meu modem vejo essa info por alguns segundos antes dele ser sincronizado:

Channel1:
Channel ID: 5
Upstream Frequency: 27000000 Hz
Modulation: 64 QAM
Bit Rate: 15360 kBits/sec
Power Level: 40.0 dBmV
Channel2:
Channel ID: 2
Upstream Frequency: 32000000 Hz
Modulation: 64 QAM
Bit Rate: 15360 kBits/sec
Power Level: 41.2 dBmV
Channel3:
Channel ID: 1
Upstream Frequency: 37000000 Hz
Modulation: 64 QAM
Bit Rate: 15360 kBits/sec
Power Level: 41.5 dBmV
Channel4:
Channel ID: 6
Upstream Frequency: 22000000 Hz
Modulation: 64 QAM
Bit Rate: 15360 kBits/sec
Power Level: 40.2 dBmV

Isso quer dizer que a NET pode fornecer para cá 15 Mbps de upload por canal?
olha eu chuto que esse é o limite teórico que é possível para cada canal, pois como pode ver ambos os 3 são iguais (se fosse o que ela fornece por canal, na minha opinião, os valores teriam variação).
 
olha eu chuto que esse é o limite teórico que é possível para cada canal, pois como pode ver ambos os 3 são iguais (se fosse o que ela fornece por canal, na minha opinião, os valores teriam variação).
Parece que é isso mesmo, o máximo teórico que também varia de acordo com a frequência:

X2Stuad.png


ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter34/04-DOCSIS-Evolution.pdf
 
Atualmente na cidade onde moro possuo apenas 4 MB da Vivo. Mas até em dezembro estou de mudança para outro local e pelo que pesquisei no site da vivo, a velocidade máxima para região é de 4MB. Como não aguento mais essa merreca e pagando caro, resolvi dar uma olhada na NET, já que as velocidades são extremamente maiores pelo mesmo preço que pago hoje pelos 4 MB. A dúvida é a seguinte: existe alguma forma de saber qual a distância do armário mais próximo da minha residência?
 
Temos o segundo caso registrado de congestionamento no backbone da Embratel, no RS também:
http://diariodesantamaria.clicrbs.c...acote-de-internet-em-santa-maria-4904955.html
Fico me perguntando o porquê da NET dar como resposta "o sinal está sendo normalizado" ao invés de falar de uma vez que o problema é congestionamento no link. Se eu tivesse um problema do tipo aqui em casa, com certeza ficaria mais tranquilo ao menos sabendo o porque da lentidão da minha internet e tentaria compreender da melhor maneira possível a situação, agora dar uma resposta desse tipo é pedir pra chover reclamação no PROCON.
 
Temos o segundo caso registrado de congestionamento no backbone da Embratel, no RS também:
http://diariodesantamaria.clicrbs.c...acote-de-internet-em-santa-maria-4904955.html
Fico me perguntando o porquê da NET dar como resposta "o sinal está sendo normalizado" ao invés de falar de uma vez que o problema é congestionamento no link. Se eu tivesse um problema do tipo aqui em casa, com certeza ficaria mais tranquilo ao menos sabendo o porque da lentidão da minha internet e tentaria compreender da melhor maneira possível a situação, agora dar uma resposta desse tipo é pedir pra chover reclamação no PROCON.

O interior do RS sofre cm congestionamento e uma infra defasada.
E é melhor mentir para o assinante do que falar a verdade e ter que dar desconto por algo que não entrega.

Uma coisa simples de resolver, mas que daria um problemão, analisa o quanto a rede aguenta e adequa a base de assinantes a essa realidade, ou seja, todo mundo com velocidades reduzidas, pode ser no no máximo 30megas, 60, visto que nem todos assinam planos top, e também, sem vendas até a melhora da rede.
 
acabei de ficar quase 2 horas sem internet aqui. estava navegando normalmente quando a internet caiu, o modem (Humax "L2") parecia q tinha reiniciado sozinho, e não tava conseguindo sincronizar, ficava 1 canal de download varrendo todas as frequências e nada acontecia.

agora voltou e mudou a configuração dos canais aqui: passou de 6 para 8 canais de download, mas continua 1 canal de upload só e a velocidade continua 60/3.

é a primeira vez que realmente cai o sinal aqui por mais do q uns 5 minutos (já havia caído umas 4x, bem rápido, nos 5 meses que eu tenho NET, sem modificação alguma nas configurações).
 
A NET não tem uma necessidade tão grande de aumento pq usa os links da Embratel como backbone, a Embratel tem capacidades astronômicas nos links, algo em torno de 10TBPS expansíveis para 120TBPS.

Ilusão sua. MUITOS usuários principalmente do sul do país vivem reclamando da saturação do Backbone da Embratel naquela região.
A grande questão é, não há operadora EXCELENTE no Brasil. Todas as operadoras oferecem um serviço mediocre, com o mínimo exigido por lei ou no limite de sua capacidade.
Apesar do Backbone da Embratel ser o mais robusto, ainda carece de investimentos. As rotas da GVT em sua maioria, são melhores que as da NET/CLARO/EMBRATEL, e olha que maior parte do backbone deles é alugado.

Diga-me ao menos duas cidades com problemas de congestionamento em links da Embratel.
Salvo UMA exceção em todo o Sul: Pelotas.

Não eram vocês (@bombassaro) que estão reclamando do congestionamento da Backbone do sul que vieram falar que não estava congestionado... E eu estava "errado"? Segundo vocês não era só pelotas?

Eu disse há umas 2 ou 3 semanas esse problema no backbone da embratel... E os mesmos users que criticaram antes agora admitem o congestionamento.

afff
 
Não eram vocês (@bombassaro) que estão reclamando do congestionamento da Backbone do sul que vieram falar que não estava congestionado... E eu estava "errado"? Segundo vocês não era só pelotas?

Eu disse há umas 2 ou 3 semanas esse problema no backbone da embratel... E os mesmos users que criticaram antes agora admitem o congestionamento.

afff

Moro em blumenau - SC e instalei 30 Mega a +/- 45 dias. Bom nos primeiros dias estava muito bom, depois veio a enchente aqui na cidade(não sei se tem relação com a internet)mas depois disso nos últimos 30 dias e internet está bem instável a velocidade oscila muito, outro dia tive que voltar a usar gerenciado de downloads coisa que ja tinha abandonado em 2011. Em download nacionais e em torrents eu consigo facilmente os 30mega, agora links internacionais ta bem ruim.

Nem liguei pra reclamar pq nos medidores de velocidade ta sempre acima de 22mega.
 
Outro backbone congestionado é o internacional FORTAL-FLORIDA.

Americas II - 80 Gbps (BRASIL-FLORIDA)
ATLANTIS-2 - 60 Gbps (BRASIL-EUROPA)

Com as velocidades vendidas atualmente pela NET/CLARO, a Embratel tinha que preocupar em fortalecer este backbone.
O backbone internacional tá uma merd@!

Detalhe... Só o SAM 1 da Telefônica tem capacidade de 1,92 Tbps. (INTERLIGA TODA AMERICA)
 
Outro backbone congestionado é o internacional FORTAL-FLORIDA.

Americas II - 80 Gbps (BRASIL-FLORIDA)
ATLANTIS-2 - 60 Gbps (BRASIL-EUROPA)

Com as velocidades vendidas atualmente pela NET/CLARO, a Embratel tinha que preocupar em fortalecer este backbone.
O backbone internacional tá uma merd@!

Detalhe... Só o SAM 1 da Telefônica tem capacidade de 1,92 Tbps. (INTERLIGA TODA AMERICA)
onde você consegue informações sobre backbones "nacionais" e internacionais??! além de suas características.
Moro em blumenau - SC e instalei 30 Mega a +/- 45 dias. Bom nos primeiros dias estava muito bom, depois veio a enchente aqui na cidade(não sei se tem relação com a internet)mas depois disso nos últimos 30 dias e internet está bem instável a velocidade oscila muito, outro dia tive que voltar a usar gerenciado de downloads coisa que já tinha abandonado em 2011. Em download nacionais e em torrents eu consigo facilmente os 30mega, agora links internacionais ta bem ruim.

Nem liguei pra reclamar pq nos medidores de velocidade ta sempre acima de 22mega.
se em link nacional e você estando no cabo não chega a 30Mbps eu ligaria fácil, claro faria medidas mais apuradas e precisas, além de manter um histórico para comprovar o problema. aqui vai links para velocidades nacionais bem longe do meu estado, sou de londrina/pr e os testes estão sendo feitos para o nordeste


 
Última edição:
Outro backbone congestionado é o internacional FORTAL-FLORIDA.

Americas II - 80 Gbps (BRASIL-FLORIDA)
ATLANTIS-2 - 60 Gbps (BRASIL-EUROPA)

Com as velocidades vendidas atualmente pela NET/CLARO, a Embratel tinha que preocupar em fortalecer este backbone.
O backbone internacional tá uma merd@!

Detalhe... Só o SAM 1 da Telefônica tem capacidade de 1,92 Tbps. (INTERLIGA TODA AMERICA)
Informação da década passada, essa informação era na época que era 2,5Gbps por Lambda, hoje em dia se consegue 100Gbps, considerando que são 8 lambdas e 4 pares, capacidade de 3,2Tbps, mas claro é compartilhado com várias operadoras e não sei se está essa capacidade toda nele.

E quem tem que se preocupar com capacidade é a GVT/Vivo, com esse SAM1 saturadíssimo, rotas horríveis para os EUA.

Imagina quando migrarem os clientes GVT pra esse cabo como que não vai ficar?
Recentemente venderam capacidade dele para Internexa, isso só mostra que a VIVO não está nem aí pra seus clientes.

E o novo cabo da América Móvil, o AMX-1, que engloba a NET, tem capacidade de mais de 30Tbps.
 
Obrigado! Aqui em POA tem esse tal de CDN, só que do Virtua. O que é o CDN na verdade? Penso que deve ser o cache que a operadora tem de alguns vídeos desses serviços correto?
Sim, é isso. Antigamente eu me conectava sempre ao CDN de Miami e as vezes demorava quase 1 minuto para ficar em 1080p. Agora com CDN de BSB e FOR eu consigo 1080p quase que instantaneamente.
 
seu link esta errado no final, o certo é .asp não .aspsai, por favor corrija
Informação da década passada, essa informação era na época que era 2,5Gbps por Lambda, hoje em dia se consegue 100Gbps, considerando que são 8 lambdas e 4 pares, capacidade de 3,2Tbps, mas claro é compartilhado com várias operadoras e não sei se está essa capacidade toda nele.

E quem tem que se preocupar com capacidade é a GVT/Vivo, com esse SAM1 saturadíssimo, rotas horríveis para os EUA.

Imagina quando migrarem os clientes GVT pra esse cabo como que não vai ficar?
Recentemente venderam capacidade dele para Internexa, isso só mostra que a VIVO não está nem aí pra seus clientes.

E o novo cabo da América Móvil, o AMX-1, que engloba a NET, tem capacidade de mais de 30Tbps.


@unegro acho que deveriamos perguntar para o site mesmo, via email ou outra forma, para confirmarem essa informação, de ambos os lados claro, só para ter certeza mesmo. @xitzmejunior Teria alguma fonte dessa informação??!
 
seu link esta errado no final, o certo é .asp não .aspsai, por favor corrija



@unegro acho que deveriamos perguntar para o site mesmo, via email ou outra forma, para confirmarem essa informação, de ambos os lados claro, só para ter certeza mesmo. @xitzmejunior Teria alguma fonte dessa informação??!
Seria interessante alguém perguntar... mas acho difícil cederem informações e tem que ter ideia que a TIM, Level3 estão nele também e não sabemos os acordos ao certo.
Apenas presumi, pois essa informação do site é bem antiga... Veja um exemplo de tecnologia atual:
http://www.telesintese.com.br/tecno...aumenta-o-alcance-da-transmissao-em-100-gbps/

O do SAM-1? Veja: http://www.telesintese.com.br/inter...terligar-brasil-america-sul-e-estados-unidos/
SAM-1 teria capacidade de 19,2Tbps se for utilizado em sua capacidade máxima a 100Gbps, mas como é compartilhado com vários países da América do Sul, a capacidade deve ficar dividida entre os países... Se alguém tiver mais infos, poste.


Utilizando a infra-estrutura do Atlantis 2, a Embratel implantou ainda, para seu uso exclusivo, dois pares adicionais de fibras óticas com capacidade de 40 Gbps, entre Fortaleza e Rio de Janeiro.

Se fizermos o mesmo cálculo considerando a hipótese de já estar a 100Gbps o comprimento de onda, teremos 1,6Tbps entre Fortaleza e RJ.
 
Acredito que para a situação ficar mais duradoura é com a maior utilização do CDN, acredito que facilmente o Youtube, Facebook e Netflix juntos correspondem a maior parte do trafego de dados, com os CDN ou mesmo instalação de data centers aqui isso melhoraria muito as rotas internacionais, pois tiraria muito desse trafego no cabo submarinos. O problema é que esses CDN são instalados na rede do ISP e muitos como a Vivo se recusam à isso. É um dilema e fica nessa briga entre ISP e os grandes sites. Deveriam abrir a inclusão de CDN nos IX do Brasil, pois esses estão com uma boa capilaridade, assim esses CDN ficariam a cargos dos devidos "sites" e poderiam ser utilizados por "todos" conectados aos IX (http://ix.br/localidades/atuais). O trafego brasileiro está crescendo em ritmo exponencial, nos IX de 2014 para 2015 saiu de 600gb para 1,2tb e olhe que no IX não é "a internet" mas mostra o quanto a demanda aumentou, principalmente no IX-SP que hoje concentra cerca de 80% da demanda. A NET pelo menos implantou CDN do Youtube e Netflix, não sei como funciona o Facebook, acredito que tem um CDN fora da NET com a Akamai, mas a Vivo é triste, principalmente o Netflix com 50mb/25mb carrega no máximo 1mb, acho que querem um dinheiro do Netflix pra implantar os CDN na rede, resolvi o netflix com um túnel ipv6 com a Sixxs, agora caiu no CDN da Algar que é excelente.

Enfim, bom mesmo seria uma politica para trazer esses serviços para solo brasileiro, dá uma tristeza pensar que parece que ninguém do governo quer isso. Tem um fundo que tem BILHÕES (Funtel) só fazendo caixa para essa turma vermelha que prometeu internet banda larga para todos (sic) de 20 mb eu acho, em Roraima, onde o vento faz a curva o máximo que meu tio consegue é 2mb pela Oi, triste, mas o Brasil é continental mas o governo não ajuda com politicas pautadas com a integração nacional, enquanto em SP tem internet até de 200mb para o usuário domestico alguns lugares nem internet tem. Fiz intercambio para EUA é fiquei chocado em morar uma cidade pequena no interior do Alabama, estado do sul, região "pobre" dos EUA, e tinha gás encanado e tv a cabo e internet, isso pq lá as casas são bemmm mais espalhadas que aqui no Brasil. Vai entender.....aqui a NET não se dá o trabalho de puxa 15 mts de fio que acha ruim. O fato é que cabo coaxial é o melhor custo beneficio para Brasil assim como para os EUA, a NET tem essa vantagem mas C@%A na execução e na expansão, há sem dúvida uma "máfia" das grandes empresas de telecomunicação no Brasil, elas loteiam o país e o consumidor é o bobo da corte. Em Palmas tem a querida GVT à alguns anos, porém devido à um acordo com a antiga Brasil Telecom ela só fez uma rede capenga de telefone fixo por rádio para cumprir as regras da Anatel das concessões enquanto a BrT ficou de boa na lagoa com seu método inadequado de grandes centrais telefônicas o que limita em muito a velocidade de internet por DSL, o mesmo se aplica na maioria das regiões da Oi, só nas cidades com maior concorrência é que eles utilizam as centrais armários.

Fazem 4 meses que conheço a NET achei a melhor dos serviços de internet que já utilizei, só tive 2 problemas com ela, um foi no início com o modem Arris que não aceitava bridge e uma alteração da rede na madrugada para aumento para 2 canais de upload. Conheço a Oi a Vivo Fibra e internet a cabo de Fortaleza chamada Multiplay, a Oi peca pela velocidade, a Vivo pela ausência de CDN e a Multiplay oscilava muito a velocidade. Na NET não ocorre nada disso, a velocidade é boa (60mb), tem CDN dos serviço mais comuns, não oscila a velocidade. Sei que tem problema em algumas regiões, mas não é a toa que a Comcast, maior operadora dos EUA utiliza cabo, é muito mais robusto e tem um alcance e facilidade de instalação incomparável. Só queria que expandissem mais rápido a rede, são muito burocráticos e "burros" em alguns aspectos, acho que agora com a restruturação do grupo talvez isso melhore, vamos ver.
 
Não eram vocês (@bombassaro) que estão reclamando do congestionamento da Backbone do sul que vieram falar que não estava congestionado... E eu estava "errado"? Segundo vocês não era só pelotas?

Eu disse há umas 2 ou 3 semanas esse problema no backbone da embratel... E os mesmos users que criticaram antes agora admitem o congestionamento.

afff
Segundo caso amigo, nem por causa disso deixa de ser o de maior capacidade do país. Outra coisa, em momento nenhum eu reclamei de congestionamento, só noticiei o fato que vi, pois lembro que estava discutindo essa questão com um membro do fórum (você no caso). Falei que não existia casos registrados ainda de congestionamento em backbone deles EXCETO Pelotas, agora temos mais um caso.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo