[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Pois é. OFDMA é usado somente em Docis 3.1?

Vizinha aqui de casa é 3.0, sinal dela continua de boa quando o meu cai. Os cabos vem do mesmo poste.

Ontem caiu 18h10 conforme post anterior e por volta das 00:00 de novo. Voltou rápido até, mas é chato.

Tão chato quanto, são os modems que não acusam queda. Isso é irritante demais.
Aqui, agora tá rolando quedas todos os dias por volta das 06h15min. E, como já relatei antes, aos sábados em 2 horários, sempre as 14h e as 16h. Em ambos casos, coisa rápida, em cerca de 5min volta ao nornal.
Mas é, extremamente, irritante.
HFC 240/20 =》Modem ARRIS TG1692a =》SP/ZL
Se ainda isso significasse que estão com planos de fibrar o CEP, até aguentaria feliz. Mas, tenho quase 100% de certeza que não se trata disso.
:mas:
 
Última edição:
Aqui, agora tá rolando quedas todos os dias por volta das 06h15min. E, como já relatei antes, aos sábados em 2 horários, sempre as 14h e as 16h. Em ambos casos, coisa rápida, em cerca de 5min volta ao nornal.
Mas é, extremamente, irritante.
HFC 240/20 =》Modem ARRIS TG1692a =》SP/ZL
Se ainda isso significasse que estão com planos de fibrar o CEP, até aguentaria feliz. Mas, tenho quase 100% de certeza que não se trata disso.
:mas:

Creio que aí seja um problema diferente, e vale reclamar. Quando eu tinha 240 com esse Arris, aqui era filé. Demorou um pouco, na real. Antes qualquer chuva u vento mais forte derrubava a conexão nos planos antigos.

Começa a registrar na Anatel e Consumidor.

Se quer uma true experiência de queda, mude para 500 MB. :coolface:
 
Parece que o ofdm/ofdma vai ser uma pedra no sapato pra Claro resolver...
Tecnicamente não deveria ser, só se a equipe de toupeiras da Claro não está sabendo lidar com modulações tão altas.
 
Creio que aí seja um problema diferente, e vale reclamar. Quando eu tinha 240 com esse Arris, aqui era filé. Demorou um pouco, na real. Antes qualquer chuva u vento mais forte derrubava a conexão nos planos antigos.

Começa a registrar na Anatel e Consumidor.

Se quer uma true experiência de queda, mude para 500 MB. :coolface:
:rip:

Estranho ou coincidentemente, não sei qual se encaixa melhor, essas quedas começaram logo depois que eles liberaram o plano de 500/35 aqui no CEP.
 
Bom dia pessoal! alguém poderia me dar um help?
Sabem me dizer se terei que pagar multa se eu cancelar meu contrato na Claro NET?
Eu possuía o plano de 240MB (contrato criado no dia 24/08/2020), daí eu efetuei o upgrade pro plano de 500MB no dia 30/04/2021...
OBS: possuo somente internet nesse contrato.
Pois consegui entrar em contato com o supervisor regional da Infra da Vivo Fibra pra eles cabearem aqui no prédio, pois o rapaz conseguiu o "aval" da minha síndica e irá cabear aqui na próxima segunda-feira ás 9h e daí não queria ficar com dois provedores...
Alguém já passou por algo parecido? quanto eles cobrariam de multa nesses casos? Teria como não ter que pagar a multa?
O simples upgrade não deveria renovar a fidelidade. Ela normalmente é renovada apenas em casos especiais onde são oferecidas ofertas em troca da renovação (e devem informar isso).
No seu caso entendo que a fidelidade termina em 24/08/2021, que daria um ano do inicio do contrato.
 
eae pessoal como tá esses sinais? tem algo q indique problema e justifique mais de 10% das tentativas de acesso darem unreachable?

01.png


Aqui no RJ eles estão assim usando ....... tu ......... tu .....tu ...... tu......
desespero fazer metas, call center já foi epoca
O problema é q estão aplicando no telemarketing as tecnicas tradicionais de spam. Qd acrescentaram 1 dígito no número de celular, o motivo num era pq muita gente tava usando, é pq ia faltar pro telemarketing. Eles precisam de muitos números pq se cada empresa tiver só uns poucos e sequenciais a gente consegue bloquear.

A tecnica de spam é divulgar a marca deles pra uma quantidade enorme de pessoas a um custo baixíssimo, e assim mesmo q uma porcentagem muito baixa contrate, eles ainda conseguem ter lucro. E daí vem os problemas da gente atender e estar mudo, colocarem ligação e depois desligar, vendedor desligar na nossa cara assim q precebe q num vai ter venda, evitarem ao máximo apresentar a marca da empresa pra q num consigamos registrar reclamação, etc.

Então é isso.

Quando migrei de 240 pra 500 cai nesse beta tester aí.

Com o tanto de reclamação, e espero que usem canais como Anatel, Consumidor, mídias e afins, espero que chegue a versão 1.0 logo, pois tá complicado.

Aqui as quedas estão menores nessa última semana. Bem menores do que o proporcional a junho, por exemplo, mas vou continuar registrando reclamações até resolverem de vez.
Como eu disse, eles contratam uma empresa pra ir de cidade em cidade instalando, empresa q tem pessoal qualificado mas é cara e pressionam pra fazer o serviço ASAP. E depois contratam outra empresa, com pessoal noob, pra dar manutenção, esses num conseguem arrumar e mesmo assim ficam fechando reclamação como solucionado.
 
O simples upgrade não deveria renovar a fidelidade. Ela normalmente é renovada apenas em casos especiais onde são oferecidas ofertas em troca da renovação (e devem informar isso).
No seu caso entendo que a fidelidade termina em 24/08/2021, que daria um ano do inicio do contrato.
Isso, na teoria. Na prática, eles alegam que a mudança de plano quando feita em decorrência do valor ofertado nos meios de comunicação serem menores e/ou promocionais e, portanto, mais baixos do que o atual pago pelo cliente, esta fidelidade é renovada como necessidade de manutenção do valor ofertado pelo período mínimo de 12 mêses.
É errado, sim. Uma vez que segundo resolução da ANATEL, o direito ao benefício é tanto para novos clientes como também para clientes da base e sem que se gere necessidades e/ou condições extras para tal. Mas enfim, como todos sabemos, no Brasil sempre se faz pelo errado primeiro e somente depois pelo certo quando forçados a fazê-lo.
 
Última edição:
Bom dia pessoal! alguém poderia me dar um help?
Sabem me dizer se terei que pagar multa se eu cancelar meu contrato na Claro NET?
Eu possuía o plano de 240MB (contrato criado no dia 24/08/2020), daí eu efetuei o upgrade pro plano de 500MB no dia 30/04/2021...
OBS: possuo somente internet nesse contrato.
Pois consegui entrar em contato com o supervisor regional da Infra da Vivo Fibra pra eles cabearem aqui no prédio, pois o rapaz conseguiu o "aval" da minha síndica e irá cabear aqui na próxima segunda-feira ás 9h e daí não queria ficar com dois provedores...
Alguém já passou por algo parecido? quanto eles cobrariam de multa nesses casos? Teria como não ter que pagar a multa?
Vai ter q pagar multa sim, pois a fidelidade é justamente pra desestimular a gente a trocar de ISP qd um melhor chega.

Aconteceu comigo qd a MERD me enganou vendendo FTTH e entregando HFC: eu num keria cancelar o contrato da GVT e num consegui q a MERD me compensasse pela propaganda enganosa e nem aceitei cancelar a contratação.

Oq eu fiz foi ficar com os 2 e comprar router com suporte a multi-homing.

Isso é, se ao fazer upgrade o vendedor te disse q ia ter fidelidade. Se ele num disse, num pode ter. Em face da constante má fé dessa empresa canalha, eu simplesmente cancelaria sem falar nada de multa. Se cobrarem, falo q num tem fidelidade. Se disserem q tem, peço a gravação da venda dizendo q tinha. Eles tem todas as gravações, mas nem com ordem judicial eles entregam. Só tenha certeza q no momento da venda do upgrade o vendedor num falou mesmo de multa, pq se tiver falado é bem capaz deles divulgarem a gravação da venda até no utube pra te cobrarem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso, na teoria. Na prática, eles alegam que a mudança de plano quando feita em decorrência do valor ofertado nos meios de comunicação serem menores e/ou promocionais e, portanto, mais baixos do que o atual pago pelo cliente, esta fidelidade é renovada como necessidade de manutenção do valor ofertado pelo período mínimo de 12 mêses.
É errado, sim. Uma vez que conforme que exisfe uma resolução da ANATEL que confere o direito ao benefício tanto para novos clientes cono também para clientes da base. Mas enfim, como todos sabemos, no Brasil senpre se faz pelo errado e somebte depois pelo certo quando forçados a fazê-lo.
Q o atendente vai fazer de tudo pra impedir o cancelamento e pra cobrar multa, isso é certo. Mas o CDC é claro em q a oferta deve ter informações claras e completas. Ou seja, mesmo q na contratação original tenha tido fidelidade, isso num faz o upgrade renovar automaticamente essa fidelidade. Pra ela ser renovada, é preciso q o vendedor informe e ele aceite.
 
Q o atendente vai fazer de tudo pra impedir o cancelamento e pra cobrar multa, isso é certo. Mas o CDC é claro em q a oferta deve ter informações claras e completas. Ou seja, mesmo q na contratação original tenha tido fidelidade, isso num faz o upgrade renovar automaticamente essa fidelidade. Pra ela ser renovada, é preciso q o vendedor informe e ele aceite.
Isso ai, conforme comentei eles só podem renovar a fidelidade se for informado. Se ninguém falou nada eles podem tentar cobrar mesmo assim, mas bastaria entrar com uma reclamação no consumidor.gov, por exemplo, e derrubar a exigência.
 
Vai ter q pagar multa sim, pois a fidelidade é justamente pra desestimular a gente a trocar de ISP qd um melhor chega.

Aconteceu comigo qd a MERD me enganou vendendo FTTH e entregando HFC: eu num keria cancelar o contrato da GVT e num consegui q a MERD me compensasse pela propaganda enganosa e nem aceitei cancelar a contratação.

Oq eu fiz foi ficar com os 2 e comprar router com suporte a multi-homing.

Isso é, se ao fazer upgrade o vendedor te disse q ia ter fidelidade. Se ele num disse, num pode ter. Em face da constante má fé dessa empresa canalha, eu simplesmente cancelaria sem falar nada de multa. Se cobrarem, falo q num tem fidelidade. Se disserem q tem, peço a gravação da venda dizendo q tinha. Eles tem todas as gravações, mas nem com ordem judicial eles entregam. Só tenha certeza q no momento da venda do upgrade o vendedor num falou mesmo de multa, pq se tiver falado é bem capaz deles divulgarem a gravação da venda até no utube pra te cobrarem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Q o atendente vai fazer de tudo pra impedir o cancelamento e pra cobrar multa, isso é certo. Mas o CDC é claro em q a oferta deve ter informações claras e completas. Ou seja, mesmo q na contratação original tenha tido fidelidade, isso num faz o upgrade renovar automaticamente essa fidelidade. Pra ela ser renovada, é preciso q o vendedor informe e ele aceite.
Concordo e entendo como certo. Mas, infelizmente, em 95% dos casos isso somente acontece via legal pós inclusão de CDC, ANATEL e etc. Por boa vontade da operadora, eu, nunca ví acontecer.
 
eae pessoal como tá esses sinais? tem algo q indique problema e justifique mais de 10% das tentativas de acesso darem unreachable?

01.png



O problema é q estão aplicando no telemarketing as tecnicas tradicionais de spam. Qd acrescentaram 1 dígito no número de celular, o motivo num era pq muita gente tava usando, é pq ia faltar pro telemarketing. Eles precisam de muitos números pq se cada empresa tiver só uns poucos e sequenciais a gente consegue bloquear.

A tecnica de spam é divulgar a marca deles pra uma quantidade enorme de pessoas a um custo baixíssimo, e assim mesmo q uma porcentagem muito baixa contrate, eles ainda conseguem ter lucro. E daí vem os problemas da gente atender e estar mudo, colocarem ligação e depois desligar, vendedor desligar na nossa cara assim q precebe q num vai ter venda, evitarem ao máximo apresentar a marca da empresa pra q num consigamos registrar reclamação, etc.


Como eu disse, eles contratam uma empresa pra ir de cidade em cidade instalando, empresa q tem pessoal qualificado mas é cara e pressionam pra fazer o serviço ASAP. E depois contratam outra empresa, com pessoal noob, pra dar manutenção, esses num conseguem arrumar e mesmo assim ficam fechando reclamação como solucionado.

Até onde sei, os níveis parecem normais, apesar desse RX aí em 12, "no limite".
 
Oq eu fiz foi ficar com os 2 e comprar router com suporte a multi-homing.
Rapaz, eu sempre quis fazer isso, mas os switchs com multi-wan barato que encontrei eram tudo 100mbps, os gigabits já eram beeeem mais caros.... Mas eu nunca fui a fundo estudar como isso funciona, fico perdidaço em imaginar como o switch escolhe a melhor ISP pra usar, ou como soma os links...
 
O simples upgrade não deveria renovar a fidelidade. Ela normalmente é renovada apenas em casos especiais onde são oferecidas ofertas em troca da renovação (e devem informar isso).
No seu caso entendo que a fidelidade termina em 24/08/2021, que daria um ano do inicio do contrato.

Isso, na teoria. Na prática, eles alegam que a mudança de plano quando feita em decorrência do valor ofertado nos meios de comunicação serem menores e/ou promocionais e, portanto, mais baixos do que o atual pago pelo cliente, esta fidelidade é renovada como necessidade de manutenção do valor ofertado pelo período mínimo de 12 mêses.
É errado, sim. Uma vez que segundo resolução da ANATEL, o direito ao benefício é tanto para novos clientes como também para clientes da base e sem que se gere necessidades e/ou condições extras para tal. Mas enfim, como todos sabemos, no Brasil sempre se faz pelo errado primeiro e somente depois pelo certo quando forçados a fazê-lo.

Vai ter q pagar multa sim, pois a fidelidade é justamente pra desestimular a gente a trocar de ISP qd um melhor chega.

Aconteceu comigo qd a MERD me enganou vendendo FTTH e entregando HFC: eu num keria cancelar o contrato da GVT e num consegui q a MERD me compensasse pela propaganda enganosa e nem aceitei cancelar a contratação.

Oq eu fiz foi ficar com os 2 e comprar router com suporte a multi-homing.

Isso é, se ao fazer upgrade o vendedor te disse q ia ter fidelidade. Se ele num disse, num pode ter. Em face da constante má fé dessa empresa canalha, eu simplesmente cancelaria sem falar nada de multa. Se cobrarem, falo q num tem fidelidade. Se disserem q tem, peço a gravação da venda dizendo q tinha. Eles tem todas as gravações, mas nem com ordem judicial eles entregam. Só tenha certeza q no momento da venda do upgrade o vendedor num falou mesmo de multa, pq se tiver falado é bem capaz deles divulgarem a gravação da venda até no utube pra te cobrarem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Q o atendente vai fazer de tudo pra impedir o cancelamento e pra cobrar multa, isso é certo. Mas o CDC é claro em q a oferta deve ter informações claras e completas. Ou seja, mesmo q na contratação original tenha tido fidelidade, isso num faz o upgrade renovar automaticamente essa fidelidade. Pra ela ser renovada, é preciso q o vendedor informe e ele aceite.

Isso ai, conforme comentei eles só podem renovar a fidelidade se for informado. Se ninguém falou nada eles podem tentar cobrar mesmo assim, mas bastaria entrar com uma reclamação no consumidor.gov, por exemplo, e derrubar a exigência.

Concordo e entendo como certo. Mas, infelizmente, em 95% dos casos isso somente acontece via legal pós inclusão de CDC, ANATEL e etc. Por boa vontade da operadora, eu, nunca ví acontecer.

Caracas! entendi rapeizes...

Muito obrigado pela informação... só vou confirmar com eles se realmente se aplica algo relacionado a multa, pois como uso muito VPN, PPTP e NAS para acesso externo e o upload ser bem baixo, ela não serviria bem para mim, ainda mais chegando a Vivo Fibra, pois vi que eles não estão aplicando CGNAT e entregam IPV4 e V6 válidos.

Inclusive jogo bastante Warzone e quando estou em casa, além dos losses aleatórios durante a gameplay, o server br fica cerca de 55 km de mim e o ping fica entre 19ms a 35 ms sendo que na Vivo fica na casa dos 3 ms a 11 ms 😒😒
 
Caracas! entendi rapeizes...

Muito obrigado pela informação... só vou confirmar com eles se realmente se aplica algo relacionado a multa, pois como uso muito VPN, PPTP e NAS para acesso externo e o upload ser bem baixo, ela não serviria bem para mim, ainda mais chegando a Vivo Fibra, pois vi que eles não estão aplicando CGNAT e entregam IPV4 e V6 válidos.

Inclusive jogo bastante Warzone e quando estou em casa, além dos losses aleatórios durante a gameplay, o server br fica cerca de 55 km de mim e o ping fica entre 19ms a 35 ms sendo que na Vivo fica na casa dos 3 ms a 11 ms 😒😒
Sabe qual o IP do server do Warzone?
 
vou ti falar, canais ofdm e ofdma só vão ficar redondos depois de fazerem uma limpeza no node que vc esta conectado, no escritório aqui subi o plano pra 300Mb e colocaram docsis 3.1 la, ta com os 2 canais e ta tudo OK, mas tb ano passado inteiro não liberaram os planos pra contratar e seguraram ate o final a venda deles la no endereço, e teve umas 30 pra 40 manutenções de madrugada na rede do ano passado pro inicio desse ano.

e mesmo as duas modulações sendo mais robustas, se colocaram esses canais na beirada do espectro disponível no coaxial vai da muita interferência.
e ti falar, tão fazendo exatamente isso, colocando essas 2 modulações na beirada.

Mas quando o canais 3.1 caem/da pau/perde sincronismo/tem infererencia/morre, pq q a conexao cai ja que os canais 3.0 aparentemente ainda estao funcionais? (vide post https://forum.adrenaline.com.br/thr...o-net-hfc-fibra-optica.570254/post-1075605152)

Seria limitacao de hardware ou software do CMTS/Modem? Ou "bug"/algo que parece nao ter explicacao.
 
Mas quando o canais 3.1 caem/da pau/perde sincronismo/tem infererencia/morre, pq q a conexao cai ja que os canais 3.0 aparentemente ainda estao funcionais? (vide post https://forum.adrenaline.com.br/thr...o-net-hfc-fibra-optica.570254/post-1075605152)

Seria limitacao de hardware ou software do CMTS/Modem? Ou "bug"/algo que parece nao ter explicacao.
Podem ser vários fatores. O canal OFDM/OFDMA pode ser o lockado em DS e US, e ruído neles pode ocasionar queda e levar os outros em bonding também.

Pode ser também a questão de implantar OFDMA no início do espectro US, que por si só já é um trecho ruidoso.

Geralmente essas quedas tem mais relação com US pois o tráfego ascendente é mais suscetível a problemas de tráfego. Tanto que nos Modems em que se tem log de eventos, sempre que esses problemas ocorrem com o usuário, é reportado t3-timeout algumas vezes e depois t4-timeout e aí perde sincronia.
 
Mas quando o canais 3.1 caem/da pau/perde sincronismo/tem infererencia/morre, pq q a conexao cai ja que os canais 3.0 aparentemente ainda estao funcionais? (vide post https://forum.adrenaline.com.br/thr...o-net-hfc-fibra-optica.570254/post-1075605152)

Seria limitacao de hardware ou software do CMTS/Modem? Ou "bug"/algo que parece nao ter explicacao.
é como o @Hemerson Silva falou, se o canal ofdm ou ofdma foi o principal, se der problema com eles, o modem perde sincronismo de todos os canais.

no 3.0 tb rola isso, se o canal principal sincado der problema, não importa se a outros, o modem vai perder o sinal e rebotar.

que acontece com o docsis, o canal principal é o de controle entre o modem e cmts, os demais só transmitem dados pra subir a capacidade máxima da conexão, não transmitem nada de controle na rede entre o modem e o cmts.

a exemplo CMTS 1, modem 1 e modem 2.

modem 1 pegou canal ID 1 downstream como principal
modem 2 pegou canal ID 2 downstream como principal
os 2 modens pegaram tanto o canal 1 e 2 em bounding, mas com a diferença entre os principais.

no caso se o canal ID 1 cair, o modem 1 vai perder sinal e o modem 2 não vai perder sinal.
o modem 1 vai rebootar, e o modem 2 continua funcionando sem a capacidade extra que o canal 1 oferecia.

o mesmo rola se o canal ID 2 cair.

pro cmts tanto faz tanto fez, se canal cair ele só vai remanejar os modens pros canais que estão ativos ainda.

problema que ta rolando com o ofdm e ofdma é justamente estarem nas pontas do espectro disponível no coaxial, e são as pontas que mais sofrem de problemas de interferência.
que rola é, os modens 3.1 estão sincando esses canais como principais, e ta dando essa dor de cabeça com esse pessoal por isso.

pra resolver só tem 3 opções:
1) fazer a limpeza no HFC(no node em especifico) identificando a causa da interferência e sanar ela(trabalhoso e o que tem que ser feito[provavelmente é isso que rolou aqui na minha area em BH, seguraram os planos e manutenção de madrugada direto])
2) mudar a frequência dentro do espectro no coaxial(difícil de fazerem isso, downstream tem problema de legado da tv qam e upstream é falta de espectro msm)
3) desligar os canais 3.1(impossível de rolar, pq vai dar problema com a venda de todos os planos de 300Mb pra cima, e ainda pode rolar problema de gargalo em locais com muitos clientes[mesmo de planos mais baixos])
 
Última edição:
Uma coisa é certa: O uso de canais OFDM e/ou OFDMA NÃO CAUSA PROBLEMAS. O que causa problemas SÃO REDES SUCATEADAS.

Aqui colocaram um modem 3.1 em out/2020 e na época não tinha OFDM ainda, foi ter só em dezembro passado. Mas como a rede da Claro está ÓTIMA aqui no bairro, NUNCA tive quedas de sinal, seja de internet, televisão, telefone, nada. Quando digo NUNCA é NUNCA mesmo.

A última vez que vi um modem piscando sem sinal foi o dia que perdi a paciência com a Vivo (antiga GVT) depois de 10 quedas numa tarde e liguei pro 10621 e portei minha internet/fixo e TV (tinha Sky, maior furada) tudo pra NET (na época a Claro não aparecia "tanto", isso em meados de 2015).

Já falei aqui e repito: o pessoal tem problema e GENERALIZA ideia X ou Y... agora estão pondo a culpa nos modems 3.1... isso é besteira, são lugares onde a rede não está OK, simples assim. Minha região antes em PoA tinha uma rede da NET exemplar, por sorte aqui no novo endereço a qualidade é a mesma. Todos os serviços funcionam perfeitamente, não me incomodo com nada.

Esse post é apenas para tentar fazer o pessoal a não generalizar algo com base numa experiência própria, isolada. Tem muita gente com problema? Lógico que tem. Por que a Claro é provavelmente a líder hoje nesses serviços. A maioria dos usuários sem problemas não vem aqui postar, só os que tem. A Vivo tem seus calos, a Oi, etc todas tem seu ponto fraco. No meu ver, o ponto fraco da Claro é áreas e/ou bairros espalhados pelo país com REDE RUIM. E vocês, no direito de consumidores do serviço, CABE À VOCÊS COBRAR MANUTENÇÃO DA REDE, ISENÇÃO DE COBRANÇA, etc até o serviço funcionar 100%. Pois quando se tem uma rede com ativos e passivos FUNCIONANDO, o HFC é MUITO versátil e tem um potencial muito grande à ser explorado.

Desculpem o texto grande.
 
Mas a "culpa" posta nos modems 3.1 não são neles, mas sim na rede. Em todos os posts a gente fala que a rede tem problemas e cada vez mais ficou claro que a Claro (lol) não tá sabendo gerenciar a tecnologia.

Talvez para ilustrar melhor: para meu CEP, até meados do ano passado eles não tinham nem previsão dos 500 MB aqui. Eu sempre entrava no site de tempos em tempos para atualizar meu pacote, já que eles nunca foram pró ativos nisso.

Nesse meio tempo, não passaram cabos novos na região; mas passaram a ofertar os planos.

Devem ter feito a rede do jeito "OK" e agora, com os planos rolando, estão vendo as reclamações.

Ps.: de fato, no começo, achei que parte do problema poderia ser no modem. Foi aí que pedi a troca do CBN pelo Arris. Mas não é, já que o comportamento é exatamente igual. Ainda assim foi ao menos uma troca válida.

Edit: um dos supervisores que veio aqui até disse que no final do ano a rua vai receber 1 GB.
 
Bom dia pessoal! alguém poderia me dar um help?
Sabem me dizer se terei que pagar multa se eu cancelar meu contrato na Claro NET?
Eu possuía o plano de 240MB (contrato criado no dia 24/08/2020), daí eu efetuei o upgrade pro plano de 500MB no dia 30/04/2021...
OBS: possuo somente internet nesse contrato.
Pois consegui entrar em contato com o supervisor regional da Infra da Vivo Fibra pra eles cabearem aqui no prédio, pois o rapaz conseguiu o "aval" da minha síndica e irá cabear aqui na próxima segunda-feira ás 9h e daí não queria ficar com dois provedores...
Alguém já passou por algo parecido? quanto eles cobrariam de multa nesses casos? Teria como não ter que pagar a multa?
você pode verificar se for informado para vc alguma multa de fidelidade referente a migração do serviço
pode tratar melhor com o site do consumidor.gov.br, se vc não foi avisado da renovação o site vai permitir o cancelamento sem multa.
Ou pode transferir o endereço para um local que não tem cobertura do serviço e ai o contrato é cancelado por falta de viabilidade técnica.
 
Mas a "culpa" posta nos modems 3.1 não são neles, mas sim na rede. Em todos os posts a gente fala que a rede tem problemas e cada vez mais ficou claro que a Claro (lol) não tá sabendo gerenciar a tecnologia.

Talvez para ilustrar melhor: para meu CEP, até meados do ano passado eles não tinham nem previsão dos 500 MB aqui. Eu sempre entrava no site de tempos em tempos para atualizar meu pacote, já que eles nunca foram pró ativos nisso.

Nesse meio tempo, não passaram cabos novos na região; mas passaram a ofertar os planos.

Devem ter feito a rede do jeito "OK" e agora, com os planos rolando, estão vendo as reclamações.

Ps.: de fato, no começo, achei que parte do problema poderia ser no modem. Foi aí que pedi a troca do CBN pelo Arris. Mas não é, já que o comportamento é exatamente igual. Ainda assim foi ao menos uma troca válida.

Edit: um dos supervisores que veio aqui até disse que no final do ano a rua vai receber 1 GB.
Sim, o pessoal estava pondo a culpa no modem 3.1, mas no teu post acima você já disse o que eu quis dizer ao pessoal: é a REDE, não o modem. Você está correto na colocação. Só acrescentou ao meu post. Tá certinho,é problema externo até pq os modems 3.1 tem se saído muito bem em quase todos os casos, salvo raras excessões.

Ainda com relação ao seu post: será que é verdade 1Gbps até o fim do ano? Saberia quanto de upload? Porque aqui em Santa Maria foi aparecer 500Mb só no dia 29/4 deste ano, quando a Claro liberou pra todos... até esse dia o máximo aqui era meus antigos 240Mb... que nunca me incomodaram e eu já usava modem 3.1 (Humax HGJ310). Só que eu quis um gostinho a mais e pedi 600Mb logo kkkkk tá uma maravilha. Estável 100% assim como era 240Mb,tanto com o atual HGJ310 como o falecido TG1692A que um raio vitimou ele kkkk
 
Parece não, vai ser. Ainda bem que to caindo fora da Claro.
Por essas e outras que deviam ir logo para GPON e XGSPON
e ainda falam docsis 4.0 e nem implantaram o 3.1 com estabilidade e em todas as praças
o melhor é fazer a empresa perder os clientes para mudar alguma coisa.
Querer defender a claro, so porque funciona bem em 1 lugar é pura insanidade e acaba atrapalhando a escolha dos clientes e dor de cabeça
 
Sim, o pessoal estava pondo a culpa no modem 3.1, mas no teu post acima você já disse o que eu quis dizer ao pessoal: é a REDE, não o modem. Você está correto na colocação. Só acrescentou ao meu post. Tá certinho,é problema externo até pq os modems 3.1 tem se saído muito bem em quase todos os casos, salvo raras excessões.

Ainda com relação ao seu post: será que é verdade 1Gbps até o fim do ano? Saberia quanto de upload? Porque aqui em Santa Maria foi aparecer 500Mb só no dia 29/4 deste ano, quando a Claro liberou pra todos... até esse dia o máximo aqui era meus antigos 240Mb... que nunca me incomodaram e eu já usava modem 3.1 (Humax HGJ310). Só que eu quis um gostinho a mais e pedi 600Mb logo kkkkk tá uma maravilha. Estável 100% assim como era 240Mb,tanto com o atual HGJ310 como o falecido TG1692A que um raio vitimou ele kkkk

Então...

Tô nessa dúvida. Capaz de ofertaram 1 Gbps de download com 50 Mbps de upload. :limo:

Já vi comentários não lembro onde e quando de que teríamos sim essa velocidade em breve.

Minha esperança na real é que normalizem as coisas por aqui. Não sei precisar exatamente quando os 500 mb passaram a ser comercializados no meu CEP, mas é recente.

Bem verdade que nesse meio período melhorou um pouco sim. Em junho as quedas eram todos os dias. Em julho passaram a ser em períodos maiores entre elas. Espero que em agosto se tornem quinzenais, em setembro mensais e daí por diante huahushs
 
Mas a "culpa" posta nos modems 3.1 não são neles, mas sim na rede. Em todos os posts a gente fala que a rede tem problemas e cada vez mais ficou claro que a Claro (lol) não tá sabendo gerenciar a tecnologia.

Talvez para ilustrar melhor: para meu CEP, até meados do ano passado eles não tinham nem previsão dos 500 MB aqui. Eu sempre entrava no site de tempos em tempos para atualizar meu pacote, já que eles nunca foram pró ativos nisso.

Nesse meio tempo, não passaram cabos novos na região; mas passaram a ofertar os planos.

Devem ter feito a rede do jeito "OK" e agora, com os planos rolando, estão vendo as reclamações.

Ps.: de fato, no começo, achei que parte do problema poderia ser no modem. Foi aí que pedi a troca do CBN pelo Arris. Mas não é, já que o comportamento é exatamente igual. Ainda assim foi ao menos uma troca válida.

Edit: um dos supervisores que veio aqui até disse que no final do ano a rua vai receber 1 GB.
É bom também notar que isso aí é pontual, é que parece que está acontecendo no Brasil todo mas é devido a alguns usuários repercutirem mais do que o devido rsrs
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo