[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Paulo, de qual bairro você é? Também sou de Curitiba e aguardo essa sobreposição.
Uberaba.
Ainda não obtive resposta da Claro. Mandei msg pelo numero de whats e só falei com um robo burro, que mesmo pedindo pra falar com um atendente, só me redirecionou para o site. No site, mandei msg e não me retornaram. Resta agora ligar lá e tentar falar com alguém.

Ontem eu sai de casa e novamente, na minha rua não notei nenhum cto retangular na cordalha. Na rua paralela seguinte (cep 81570-170) vi o que parecia ser alguns desses ctos retangulares iguais aos que postam aqui, mas não notei nenhuma etiqueta amarela no meio delas. Curiosamente, no site da Claro, o meu endereço mostra nos planos upload sendo 50% do download, já no CEP onde vi esses ctos retangulares, mostra disponível upload de 10% do down :apelo:

Enfim, vou ligar lá depois pra me informar melhor.
 
Pessoal com 1 gbps HFC, qual a velocidade de upload que vocês estão pegando?
100-105mbps tanto no plano de 1Gbps quanto no plano de 750Mbps.
 
a melhor forma é vc configurar o equipamento da claro em bridge e configurar seu roteador para gerenciar sua rede.
Então, esse era meu pensamento inicial, eu penso em: desativar o dhcp da claro, ativar o bridge no modem claro e ativar o dhcp do AX3, ligar o cabo do modem (LAN0 para o roteador (WAN), essa questão do passtrought ipv6 vou ver se tem nele no AX3, então seria só isso né, nao precisa configurar PPPoe no AX3 nem nada disso né?
 
Esse paulopamom é uma piada de mal gosto.
Olhas as besteiras que ele solta no tópico
Somar velocidades no Wifi? Tá de sacanagem, parece os técnicos da Unifique usando 2 notebooks pra medir a velocidade de 2Gb
E só ignorar e rir :limo:
 
Então, esse era meu pensamento inicial, eu penso em: desativar o dhcp da claro, ativar o bridge no modem claro e ativar o dhcp do AX3, ligar o cabo do modem (LAN0 para o roteador (WAN), essa questão do passtrought ipv6 vou ver se tem nele no AX3, então seria só isso né, nao precisa configurar PPPoe no AX3 nem nada disso né?
Claro não usa PPPoE, então não precisa configurar nada relacionado a PPPoE.
 

É só um achismo meu, mas talvez por ter a maior participação, isso se reflita nesse número da Claro. Maior = mais problemas + reclamações + insatisfação.

Mas é só ponto de vista, pois tem a Algar em 4 lugar. Onde trabalho, temos 2 links fibra da Algar (que eram antiga Vogel), e de 15 em 15 dias temos que acionar o suporte, pois tem 1 dos links caídos, entre outros problemas (fecham o chamado sem responder, demora atendimento...).

Já a anos na Claro, o que mais posso reclamar é do upload do HFC (que melhorou recentemente). A disponibilidade aqui é constante, quando tenho problema é 1 ou 2 vezes no ano (conexão caindo, modem louco...), mas conseguem resolver rapidamente. Quando eu tinha a Oi, também raramente me dava dor de cabeça.

Estou dando o meu relato da minha realidade pessoal/profissional. Pode ser que em outras localidades a realidade é diferente. Já me falaram que na região de Uberlândia (terra da Algar) o serviço é muito bom.
 
o que mais posso reclamar é do upload do HFC (que melhorou recentemente).
Mas aí a Claro decidiu reduzir o upload gradativamente no HFC em cidades aleatórias no Brasil rsrs, sinceramente não entendo, e não tenho conhecimento técnico para compreender o seguinte: Por que a Claro, mesmo adotando o DOCSIS 3.1 que dá uma boa folga no upload, permanece com essa política?
 
Esse paulopamom é uma piada de mal gosto.
Olhas as besteiras que ele solta no tópico
Somar velocidades no Wifi? Tá de sacanagem, parece os técnicos da Unifique usando 2 notebooks pra medir a velocidade de 2Gb


Os roteadores Wifi6 podem transferir 1600mb/s ~ 2400mb/s pelo Wifi 5Ghz.

Mas o seu receptor Wifi, do seu aparelho pode não chegar a receber toda essa velocidade.

Mas se o seu roteador pode transmitir 1600mb/s e vc tem 3 aparelhos que podem receber 500mb/s cada um, logo se vc somar 500 + 500 +500 vai dar 1500mb/s

é uma coisa tão simples, que qualquer ser que entende um pouco de logica matemática entenderia.

O cara não vai alcançar 1Gb/s com um UNICO aparelho Wifi, mas se ele estiver usando dispositivos, vai poder chegar nessa velocidade.


É muito bizarro certos usuários se sentirem ofendidos porque eu expliquei algo ou falei algo novo que eles nunca ouviram falar. Parece um bloqueio mental para aprender novas coisas.

FtZY4a1XwAAXDTR
 
Uberaba.
Ainda não obtive resposta da Claro. Mandei msg pelo numero de whats e só falei com um robo burro, que mesmo pedindo pra falar com um atendente, só me redirecionou para o site. No site, mandei msg e não me retornaram. Resta agora ligar lá e tentar falar com alguém.

Ontem eu sai de casa e novamente, na minha rua não notei nenhum cto retangular na cordalha. Na rua paralela seguinte (cep 81570-170) vi o que parecia ser alguns desses ctos retangulares iguais aos que postam aqui, mas não notei nenhuma etiqueta amarela no meio delas. Curiosamente, no site da Claro, o meu endereço mostra nos planos upload sendo 50% do download, já no CEP onde vi esses ctos retangulares, mostra disponível upload de 10% do down :apelo:

Enfim, vou ligar lá depois pra me informar melhor.

Em vários lugares neste bairro tem FTTH, acabei de consultar alguns ceps.
 
Então, esse era meu pensamento inicial, eu penso em: desativar o dhcp da claro, ativar o bridge no modem claro e ativar o dhcp do AX3, ligar o cabo do modem (LAN0 para o roteador (WAN), essa questão do passtrought ipv6 vou ver se tem nele no AX3, então seria só isso né, nao precisa configurar PPPoe no AX3 nem nada disso né?

fera usa o DHCP no modem da Claro, vai te dar menos dor de cabeça...

É meio loteria, alguns conseguem usar sem problemas, outros ficam meses com bugs estranhos na rede.
 
Os roteadores Wifi6 podem transferir 1600mb/s ~ 2400mb/s pelo Wifi 5Ghz.

Mas o seu receptor Wifi, do seu aparelho pode não chegar a receber toda essa velocidade.

Mas se o seu roteador pode transmitir 1600mb/s e vc tem 3 aparelhos que podem receber 500mb/s cada um, logo se vc somar 500 + 500 +500 vai dar 1500mb/s

é uma coisa tão simples, que qualquer ser que entende um pouco de logica matemática entenderia.

O cara não vai alcançar 1Gb/s com um UNICO aparelho Wifi, mas se ele estiver usando dispositivos, vai poder chegar nessa velocidade.


É muito bizarro certos usuários se sentirem ofendidos porque eu expliquei algo ou falei algo novo que eles nunca ouviram falar. Parece um bloqueio mental para aprender novas coisas.

FtZY4a1XwAAXDTR
Mano... se vc não sabe aprenda com os mais velhos antes de falar besteira. O ax3 pro chega sozinho a 2.4Gb no Wi-Fi 6. Tenho 3 na minha casa e é assim. O meu link é de 350Mbps mas o link local chega sim a 2.4Gbps.
 
Mas aí a Claro decidiu reduzir o upload gradativamente no HFC em cidades aleatórias no Brasil rsrs, sinceramente não entendo, e não tenho conhecimento técnico para compreender o seguinte: Por que a Claro, mesmo adotando o DOCSIS 3.1 que dá uma boa folga no upload, permanece com essa política?
Porque uma boa parte do espectro da rede é ocupado pela TV, então pra Claro oferecer o máximo de upload que o DOCSIS 3.1 pode oferecer ela precisa primeiro migrar o serviço de TV pra IP por completo, pra poder fazer a limpeza do espectro e liberar o restante pro serviço de Internet.

Me corrijam se eu estiver errado.
 
Mano... se vc não sabe aprenda com os mais velhos antes de falar besteira. O ax3 pro chega sozinho a 2.4Gb no Wi-Fi 6. Tenho 3 na minha casa e é assim. O meu link é de 350Mbps mas o link local chega sim a 2.4Gbps.


Sim, mas eu disse exatamente isso.

O AX3 Pro entrega ate 2,4Gb/s... Mas a sua TV ou celular ou notebook tem um link de recepção. Não são todos os aparelhos que recebem 2,4Gb/s entendeu ??

por isso que é muito provavel que a maioria dos aparelhos não vão chegar a 1gb/s como o carinha ali atrás queria.

Normalmente os celulares se conectam entre 400mb ~ 800mb/s dependendo da distancia.
 
Então, esse era meu pensamento inicial, eu penso em: desativar o dhcp da claro, ativar o bridge no modem claro e ativar o dhcp do AX3, ligar o cabo do modem (LAN0 para o roteador (WAN), essa questão do passtrought ipv6 vou ver se tem nele no AX3, então seria só isso né, nao precisa configurar PPPoe no AX3 nem nada disso né?
Dica: antes de tudo desative as redes de 2.4 e 5Ghz. Depois coloque o modem da claro em bridge. No router ax3 pro vc coloca a entrada de internet como DHCP (a Claro trabalha por IPoe) e na opção de ipv6 coloca DHCP6. Ele vai pegar o endereço público e repassar via wifi e portas de rede.
 
O Link de recepção do Wifi não é um valor fixo.

Não é pq o seu roteador AX oferece 2,4Gb/s que todos os aparelhos conectados a ele vão estar conectados a exatos 2,4Gb/s...
Não sei se ficou claro...

Mas dificilmente alguem consegue atingir 1gb/s com um celular, tendo internet fibra de 1gb/s
 
Porque uma boa parte do espectro da rede é ocupado pela TV, então pra Claro oferecer o máximo de upload que o DOCSIS 3.1 pode oferecer ela precisa primeiro migrar o serviço de TV pra IP por completo, pra poder fazer a limpeza do espectro e liberar o restante pro serviço de Internet.

Me corrijam se eu estiver errado.
Errado vc não está. Para passar para o próximo passo (Docsis 4.x) a Claro terá que mitigar todas as frequências possíveis no cabo, eliminando a TV por hfc e passando os serviços de tv para ip
 
Então, esse era meu pensamento inicial, eu penso em: desativar o dhcp da claro, ativar o bridge no modem claro e ativar o dhcp do AX3, ligar o cabo do modem (LAN0 para o roteador (WAN), essa questão do passtrought ipv6 vou ver se tem nele no AX3, então seria só isso né, nao precisa configurar PPPoe no AX3 nem nada disso né?
Na claro não precisa configurar o PPPoe seu raciocínio esta certo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uberaba.
Ainda não obtive resposta da Claro. Mandei msg pelo numero de whats e só falei com um robo burro, que mesmo pedindo pra falar com um atendente, só me redirecionou para o site. No site, mandei msg e não me retornaram. Resta agora ligar lá e tentar falar com alguém.

Ontem eu sai de casa e novamente, na minha rua não notei nenhum cto retangular na cordalha. Na rua paralela seguinte (cep 81570-170) vi o que parecia ser alguns desses ctos retangulares iguais aos que postam aqui, mas não notei nenhuma etiqueta amarela no meio delas. Curiosamente, no site da Claro, o meu endereço mostra nos planos upload sendo 50% do download, já no CEP onde vi esses ctos retangulares, mostra disponível upload de 10% do down :apelo:

Enfim, vou ligar lá depois pra me informar melhor.
se no site está apresentando disponivel o plano com fibra no seu cep , faça a solicitação, se for negado reclama na ouvidoria e se não resolver
consumidor.gov.br
 
Instalaram esses dias, aqui na rua, uma dessas da Claro. Será que vem sobreposição por aqui?

claro-poste.jpg
ta com cara de sim.

tenta tirar foto da etiqueta colada na CEO pra ter uma ideia melhor do que se trata.
 
Errado vc não está. Para passar para o próximo passo (Docsis 4.x) a Claro terá que mitigar todas as frequências possíveis no cabo, eliminando a TV por hfc e passando os serviços de tv para ip
Ok então a Claro não irá adotar o Docsis 4.x, seguindo a lógica, pois acho muito difícil ela conseguir converter toda a base de TV HFC antes de terminar a sobreposição da fibra, não parece compensar a adoção desse protocolo, com os investimentos em equipamentos próprios. Não acredito que ela iria avançar tanto no "Comcasteamento" da rede a essa altura da sobreposição no Brasil.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inclusive a TV HFC é a única coisa que me mantém na Claro, pois o delay é menor que na própria TV digital aberta.
 
Ok então a Claro não irá adotar o Docsis 4.x, seguindo a lógica, pois acho muito difícil ela conseguir converter toda a base de TV HFC antes de terminar a sobreposição da fibra, não parece compensar a adoção desse protocolo, com os investimentos em equipamentos próprios. Não acredito que ela iria avançar tanto no "Comcasteamento" da rede a essa altura da sobreposição no Brasil.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Inclusive a TV HFC é a única coisa que me mantém na Claro, pois o delay é menor que na própria TV digital aberta.
A realidade no Brasil é outra. Até porque se passar toda rede para fibra as chances de furtos de cabo são menores e a Claro gastaria muito menos energia elétrica, já que a fibra não necessita de tantos ativos
 
A realidade no Brasil é outra. Até porque se passar toda rede para fibra as chances de furtos de cabo são menores e a Claro gastaria muito menos energia elétrica, já que a fibra não necessita de tantos ativos
Se um dia a fibra chegar ao meu endereço, ou se eu me mudar para uma cidade FTTH, Vsol + Wifi 7 irão cantar, só vou precisar ir para o Py buscar o roteador, já que o amor acabou com o Aliexpress.
 
Também é importante ficar de olho na TIM e Oi, que figuraram abaixo da média nacional.

Vale destacar que a Oi também figura abaixo da média nacional de qualidade de funcionamento.

Ihhhhhhhh rapazzz... vai ter gente metendo o pé na porta da redação exigindo explicações e retratação!! :coolface:

Os roteadores Wifi6 podem transferir 1600mb/s ~ 2400mb/s pelo Wifi 5Ghz.

Mas o seu receptor Wifi, do seu aparelho pode não chegar a receber toda essa velocidade.

Mas se o seu roteador pode transmitir 1600mb/s e vc tem 3 aparelhos que podem receber 500mb/s cada um, logo se vc somar 500 + 500 +500 vai dar 1500mb/s

é uma coisa tão simples, que qualquer ser que entende um pouco de logica matemática entenderia.

O cara não vai alcançar 1Gb/s com um UNICO aparelho Wifi, mas se ele estiver usando dispositivos, vai poder chegar nessa velocidade.


É muito bizarro certos usuários se sentirem ofendidos porque eu expliquei algo ou falei algo novo que eles nunca ouviram falar. Parece um bloqueio mental para aprender novas coisas.

FtZY4a1XwAAXDTR
Não é ficar odendido não, é que tu é chato pra c@r**ho mesmo. Parece até lavadeira na beira do rio puta da vida porque perdeu o sabão.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo