• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Bom dia
Eu não consegui acompanhar a situação desde o início, então fiquei meio perdido.
Esse problema está acontecendo só na claro fibra?
Eu também gostaria de saber mais sobre esse bug.
Testei a Vsol nos dois provedores que estão na minha assinatura, em nenhum dos dois eu consegui replicar o bug do upload em altas latências.
 
Isso é o cgnat, a Oi não usa isso. O que aparece pra mim é o ip 10.60.x.x que é algum ip interno deles, nesse ip não tem qualquer conexão com a internet, nada funciona. A VSol coloquei em IPOE para testar se pega ip publico... Mas não foi o caso, na vlan 1384 ele só pega esse ip interno.
Não sei até onde vai a maldade da operadora rsrs... Se você não tiver com tudo clonado direitinho vai saber se o sistema tá te disponibilizando uma VLAN fake. Já vi de tudo nessa vida em redes, não me espantaria.
 
Pior que testei link aggregation, 400 Mbps de upload, usando uma porta só 680 Mbps. :fuu: :pepe:

Perguntei pro pessoal da Halny qual era o chipset da porta 2.5GbE deles e eles falaram MaxLinear.
Mas o que você testou foi link aggregation ou load balance? O primeiro, me corrija se eu estiver errado, ambos os dispositivos precisam suportar o recurso para que as duas portas funcionem como uma, não?

Tem disponível no Alibaba também:

Informações mais completas desta ONT:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu também gostaria de saber mais sobre esse bug.
Testei a Vsol nos dois provedores que estão na minha assinatura, em nenhum dos dois eu consegui replicar o bug do upload em altas latências.
Talvez você não tenha este problema devido a sua conexão não ser de mais 1Gb no download.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia
Eu não consegui acompanhar a situação desde o início, então fiquei meio perdido.
Esse problema está acontecendo só na claro fibra?
Pelo que eu e o @KILLME vimos, está afetando o plano de 1Gb. Estando conectado a porta 2.5Gb, quanto mais alta for a latência para o host de destino, mais baixa a velocidade de upload.
Ninguém testou se a Odi sofre o mesmo problema?
O @KILLME confirmou que sim.
 
Última edição:
Mas o que você testou foi link aggregation ou load balance? O primeiro, me corrija se eu estiver errado, ambos os dispositivos precisam suportar o recurso para que as duas portas funcionem como uma, não?

Foi load balance, testei na ONT da Huawei e na própria VSOL com o pfsense.
 
entao, li em um site chines esse tipo de correção.
mas teremos que testar pra saber se realmente é verdade.
Qual site?
A questão que fica é como a VSOL lançou o produto com um grande diferencial que é a porta 2.5Gb com um bug desses.
:pepe2:
Estou na torcida que a atualização resolva o bug. Seu post me deu esperanças.
:joia:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo que sei, no Alibaba só consegue comprar por lote. Posso estar enganado se mudaram recentemente
Dentre os produtos anunciados no link que passei, neste aqui é citado que a quantidade mínima para se comprar é uma peça. Pelo menos foi o que eu entendi:
2023-09-15-21-05-24-Factory-Direct-Latest-Zc-512g-Gpon-Ont-Hot-selling-Zikun-Onu-1-2-5ge-1ge-1voip-C.png


Nesta página também citam que para ter logomarca personalizada na ONT é necessário um lote mínimo de 500pçs.
 
Última edição:
Chegou minhas Onu´s , peguei duas v-sol v2802rh , mandaram dá preta, logo mais chega a terceira para configurar a claro gpon na casa da mãe.

Imagem-do-Whats-App-de-2023-09-15-s-21-42-59.jpg


com o primeiro provedor (onitel), sucesso clonei tudo com a firmeware custom 1.9.2 , tudo certo subiu os 1000/1000 , este tenho IP Fixo, agora até passando dos 940 da barreira de antes.

15255181935.png



no segundo provedor o caso complicou, não sei o que fizeram usam uma intelbras R1, cara de tudo até mudar o mac da v-sol eu fiz, clonei tudo. e ela não sobe rede.
eles não usam vlan então não seria isso, serial ta igual , versão igual todo mais igual.. mesmo assim só sobe no intelbras R1.

este provedor (fixtel) já me colocou em cgnat e sem opção de retirada ou pagar pelo ip fixo. já é o mesmo valor do primeiro com o ip fixo, e com metade do upload. Ligo no suporte e dizem que não podem me passar informação alguma e não é para usar outra ONU.

Esqueci alguma alteração?
GPON Vendor ID: ITBS
Número de Série: ITBS8Bxxxxxx
Modelo: R1
Versão de HW: PONR1_v2.0
LOID: admin
Senha LOID: admin
Senha PLOAM: 123456789
flash set GPON_SN ITBS8Bxxxxxx
flash set ELAN_MAC_ADDR D877xxxxxx
versão do software: V1.3
 
Última edição:
Chegou minhas Onu´s , peguei duas v-sol v2802rh , mandaram dá preta, logo mais chega a terceira para configurar a claro gpon na casa da mãe.

com o primeiro provedor (onitel), sucesso clonei tudo com a firmeware custom 1.9.2 , tudo certo subiu os 1000/1000 , este tenho IP Fixo, agora até passando dos 940 da barreira de antes.

15255181935.png



no segundo provedor o caso complicou, não sei o que fizeram usam uma intelbras R1, cara de tudo até mudar o mac da v-sol eu fiz, clonei tudo. e ela não sobe rede.
eles não usam vlan então não seria isso, serial ta igual , versão igual todo mais igual.. mesmo assim só sobe no intelbras R1.

este provedor (fixtel) já me colocou em cgnat e sem opção de retirada ou pagar pelo ip fixo. já é o mesmo valor do primeiro com o ip fixo, e com metade do upload. Ligo no suporte e dizem que não podem me passar informação alguma e não é para usar outra ONU.

Esqueci alguma alteração?
GPON Vendor ID: ITBS
Número de Série: ITBS8Bxxxxxx
Modelo: R1
Versão de HW: PONR1_v2.0
LOID: admin
Senha LOID: admin
Senha PLOAM: 123456789
flash set GPON_SN ITBS8Bxxxxxx
flash set ELAN_MAC_ADDR D877xxxxxx
versão do software: V1.3
Por favor, testa via Speedtest CLI no servidor 11515 e poste o resultado tanto conectado na porta 2.5Gb quanto na porta de 1Gb.
E meus parabéns pelo sucesso no primeiro provedor. Agora com relação ao segundo, o problema não poderia ser a OLT que ele utiliza que seria incompatível com a VSOL?
Chegou a checar qual é o modelo da OLT via telnet?
 
entao, li em um site chines esse tipo de correção.
mas teremos que testar pra saber se realmente é verdade.
@FabianoSR

Eu sei que existe um site chinês que tem um post único para a V2802rh, único problema que para ver os anexos e outras precisa pagar. O valor é irrisório de 1 yen (acho que é essa moeda), eu ia pagar pra ter acesso e tals, mas precisa pagar pelo app do alipay que só funciona com cartão chinês ou usar o WeChat. Mas ambos precisam ter conta lá na china e o WeChat pra ativar, precisa verificar o número com outro número que já tenha conta nele ...

https://www.right.com.cn/forum/thread-8298193-1-1.html

Esse é o site que eu estava comentando, se alguém tiver WeChat e quiser criar conta lá haha
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

saiu a versão V2802RH_V1.1.7_230911_S693 para a VSOL.
parece que corrigiu o b.o da velocidade da porta lan 2, que é a 2.5g.
pedi para o suporte me enviar a firmware.
assim que tiver posto aqui.
Como que tu sabe que corrigiu o bug? Eles fizeram change log?
 
Por favor, testa via Speedtest CLI no servidor 11515 e poste o resultado tanto conectado na porta 2.5Gb quanto na porta de 1Gb.
E meus parabéns pelo sucesso no primeiro provedor. Agora com relação ao segundo, o problema não poderia ser a OLT que ele utiliza que seria incompatível com a VSOL?
Chegou a checar qual é o modelo da OLT via telnet?

qual comando utilizo para isso @FabianoSR ?


Porta 2.5GB:
ac3a1344-f72c-4cc5-9734-8bc2e06f34d2.png

Captura-de-tela-2023-09-15-215519.png


Porta 1GB:


3f8ca0a6-0a10-418b-9ccb-54a5cbe2b003.png
Captura-de-tela-2023-09-15-215519.png
 
qual comando utilizo para isso @FabianoSR ?


Porta 2.5GB:
ac3a1344-f72c-4cc5-9734-8bc2e06f34d2.png

Captura-de-tela-2023-09-15-215519.png


Porta 1GB:
Eita. O bug na porta 2.5Gb deve ser só com as OLTs da Claro mesmo....
EDIT: Agora que vi o resultado em 1Gb. O upload dobrou de valor, sendo assim você também está tendo problema com queda da velocidade de upload na porta 2.5Gb porém bem menos do que eu. Aqui cai para cerca de 40Mb.
Este comando:
omcicli mib get 131

Ele vai retornar um código Hex que você precisa converter para ASCII para ver o modelo da OLT.

@KILLME , você chegou a testar mudar este parâmetro ai?
2023-09-15-22-31-11-RTL960x-Docs-FLASH-GETSET-INFO-md-at-main-Anime4000-RTL960x-Git-Hub-Mozilla.png

Aqui eu vi que a VSOL usa o valor 5:
2023-09-15-22-33-37-192-168-1-1-Pu-TTY.png


EDIT: Pelo que li se setar o valor errado a porta 2.5Gb pode deixar de funcionar e somente via UART para consertar. Então é melhor nem mexer.
 
Última edição:
@FabianoSR

Eu sei que existe um site chinês que tem um post único para a V2802rh, único problema que para ver os anexos e outras precisa pagar. O valor é irrisório de 1 yen (acho que é essa moeda), eu ia pagar pra ter acesso e tals, mas precisa pagar pelo app do alipay que só funciona com cartão chinês ou usar o WeChat. Mas ambos precisam ter conta lá na china e o WeChat pra ativar, precisa verificar o número com outro número que já tenha conta nele ...

https://www.right.com.cn/forum/thread-8298193-1-1.html

Esse é o site que eu estava comentando, se alguém tiver WeChat e quiser criar conta lá haha
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Como que tu sabe que corrigiu o bug? Eles fizeram change log?
E esse site aí mesmo


Como falei, o changelog traduzido para o BR fica meio estranho, mas parece que corrigiu algo relacionado a velocidade da lan2 conforme o post
 
@KILLME grave lá mais um post de sucesso

Finalmente graças a ajuda do Triple Oxygen consegui subir o Vsol na Vtal/Oi, sendo que a OLT aqui na minha região é Huawei (Only?).

Provedor: Flix Fibra (Vtal/Oi)
ONT Original: HG8145V5-V2
OLT: Huawei
ONU Utilizada: VSOL V2802RH

Configurações realizadas:
Firmware modificado Triple Oxygen para rodar em modo SFU o Vsol (em breve ele coloca no site)

Código:
flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 1
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
restart

Configurações opcionais, onde elas não são obrigatórias para fazer o Vsol funcionar:

Código:
cfgmib set OUI 00259e
cfgmib set OMCI_VENDOR_PRODUCT_CODE 0x313
cfgmib set SW_VERSION V3R017C00S100
cfgmib set OMCI_SW_VER1 V3R017C00S100
cfgmib set OMCI_SW_VER2 V3R017C00S100
flash set HW_MODEL_NAME HG8010H
flash set HW_HWVER 2B2.A
flash set HW_VENDOR_SPECINFO 48575443
flash set HW_PRODUCT_CLASS HG8010H
flash set GPON_ONU_MODEL HG8010H


Configuração no painel Web: Setup->WAN

Modo Route:
Default Route Selection: Specified
Channel Mode: IPoE
Enable NAPT: ✓
VLAN: Enable
VLAN ID(1-4095): 210
VLAN Cos(0-7): 0
IP Protocol: Ipv4/Ipv6
Application Mode: INTERNET
WAN IP Settings
Type: DHCP
DHCPv6 Mode: Enable
Request DHCPv6 Address: ✓
Request DHCPv6 PD: ✓
LAN : ✓LAN1 ✓LAN2

Modo Bridge:
Default Route Selection: Specified
Channel Mode: Bridge
VLAN: Enable
VLAN ID(1-4095): 210
VLAN Cos(0-7): 0
Application Mode: INTERNET
LAN : ✓LAN1 ✓LAN2

mhftsow.png
 
@KILLME grave lá mais um post de sucesso

Finalmente graças a ajuda do Triple Oxygen consegui subir o Vsol na Vtal/Oi, sendo que a OLT aqui na minha região é Huawei (Only?).

Provedor: Flix Fibra (Vtal/Oi)
ONT Original: HG8145V5-V2
OLT: Huawei
ONU Utilizada: VSOL V2802RH

Configurações realizadas:
Firmware modificado Triple Oxygen para rodar em modo SFU o Vsol (em breve ele coloca no site)

Código:
flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 1
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
restart

Configurações opcionais, onde elas não são obrigatórias para fazer o Vsol funcionar:

Código:
cfgmib set OUI 00259e
cfgmib set OMCI_VENDOR_PRODUCT_CODE 0x313
cfgmib set SW_VERSION V3R017C00S100
cfgmib set OMCI_SW_VER1 V3R017C00S100
cfgmib set OMCI_SW_VER2 V3R017C00S100
flash set HW_MODEL_NAME HG8010H
flash set HW_HWVER 2B2.A
flash set HW_VENDOR_SPECINFO 48575443
flash set HW_PRODUCT_CLASS HG8010H
flash set GPON_ONU_MODEL HG8010H


Configuração no painel Web: Setup->WAN

Modo Route:
Default Route Selection: Specified
Channel Mode: IPoE
Enable NAPT: ✓
VLAN: Enable
VLAN ID(1-4095): 210
VLAN Cos(0-7): 0
IP Protocol: Ipv4/Ipv6
Application Mode: INTERNET
WAN IP Settings
Type: DHCP
DHCPv6 Mode: Enable
Request DHCPv6 Address: ✓
Request DHCPv6 PD: ✓
LAN : ✓LAN1 ✓LAN2

Modo Bridge:
Default Route Selection: Specified
Channel Mode: Bridge
VLAN: Enable
VLAN ID(1-4095): 210
VLAN Cos(0-7): 0
Application Mode: INTERNET
LAN : ✓LAN1 ✓LAN2

mhftsow.png
Será que este pessoal do Triple Oxygen não conseguiria verificar o porquê da porta 2.5Gb capar o upload a medida que a latência sobe?
:naza:

O que seria este modo SFU?
 
Será que este pessoal do Triple Oxygen não conseguiria verificar o porquê da porta 2.5Gb capar o upload a medida que a latência sobe?
:naza:
Já mandei essa questão pra ele, porém seria bom ver esse tal firmware V2802RH_V1.1.7_230911_S693 pra ver se já foi corrigido realmente esse problema.

Ah e não se preocupem, não é a Claro boicotando :limo:

1Gb
c36d43dd-4024-422a-b32b-d6ca6d21910b.png


2,5Gb
cc6c0df8-c3d7-4c66-b883-c4dd1654e7e6.png



O que seria este modo SFU?
SFU é o tipo da ONT, o outro modo é o HGU que é o padrão utilizado no Vsol, porém esse dai não trabalha com o ME373 que é usado pela ONT Huawei.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Chegou minhas Onu´s , peguei duas v-sol v2802rh , mandaram dá preta, logo mais chega a terceira para configurar a claro gpon na casa da mãe.

Imagem-do-Whats-App-de-2023-09-15-s-21-42-59.jpg
Legal todo mundo está comprando o modelo preto do Vsol, tô quase pegando um spray com tinta preta e indo pintar meu Vsol :bem:
 
Última edição:
Já mandei essa questão pra ele, porém seria bom ver esse tal firmware V2802RH_V1.1.7_230911_S693 pra ver se já foi corrigido realmente esse problema.

Ah e não se preocupem, não é a Claro boicotando :limo:

1Gb
c36d43dd-4024-422a-b32b-d6ca6d21910b.png


2,5Gb
cc6c0df8-c3d7-4c66-b883-c4dd1654e7e6.png




SFU é o tipo da ONT, o outro modo é o HGU que é o padrão utilizado no Vsol, porém esse dai não trabalha com o ME373 que é usado pela ONT Huawei.
E o que este ME373 faz? E isso é necessário somente nas OLTs Huawei utilizadas pela VTAL? Aqui no GPON da Claro também Huawei.
 
E o que este ME373 faz? E isso é necessário somente nas OLTs Huawei utilizadas pela VTAL? Aqui no GPON da Claro também Huawei.
A diferença é que aqui a BOi configurou a OLT para funcionar apenas para ONTs Huawei, esses ME373 serve pra fazer comunicação da descrição da ONT, coisa que não é preciso se a OLT for configurada pra autenticar outros modelos sem ser Huawei, a claro num usa só ONTs Huawei né?
 
A diferença é que aqui a BOi configurou a OLT para funcionar apenas para ONTs Huawei, esses ME373 serve pra fazer comunicação da descrição da ONT, coisa que não é preciso se a OLT for configurada pra autenticar outros modelos sem ser Huawei, a claro num usa só ONTs Huawei né?
Exato, a Claro usa outras marcas como a Humax por exemplo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo