[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
saiu a versão V2802RH_V1.1.7_230911_S693 para a VSOL.
parece que corrigiu o b.o da velocidade da porta lan 2, que é a 2.5g.
pedi para o suporte me enviar a firmware.
assim que tiver posto aqui.
Você já conseguiu obter essa firmware?

Você já conseguiu obter essa firmware?
Não, não é a primeira vez que postam nesse fórum uma versão nova e quando falo com o suporte no Skype eles me dizem que essa versão ainda não está disponível...
Temos que aguardar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Será que este pessoal do Triple Oxygen não conseguiria verificar o porquê da porta 2.5Gb capar o upload a medida que a latência sobe?
:naza:

O que seria este modo SFU?
Falei sobre esse erro com o grupo, eles não estavam cientes do mesmo porque não tinha conexão pra verificar sempre foi abaixo dos 1gb, ele comentou que assim que conseguirmos a 1.1.7 pra enviar pra ele, pois ele vai refazer a nova build custom com base nessa nova versão.

Última edição:
@KILLME grave lá mais um post de sucesso

Finalmente graças a ajuda do Triple Oxygen consegui subir o Vsol na Vtal/Oi, sendo que a OLT aqui na minha região é Huawei (Only?).

Provedor: Flix Fibra (Vtal/Oi)
ONT Original: HG8145V5-V2
OLT: Huawei
ONU Utilizada: VSOL V2802RH

Configurações realizadas:
Firmware modificado Triple Oxygen para rodar em modo SFU o Vsol (em breve ele coloca no site)

Código:
flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 1
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
restart

Configurações opcionais, onde elas não são obrigatórias para fazer o Vsol funcionar:

Código:
cfgmib set OUI 00259e
cfgmib set OMCI_VENDOR_PRODUCT_CODE 0x313
cfgmib set SW_VERSION V3R017C00S100
cfgmib set OMCI_SW_VER1 V3R017C00S100
cfgmib set OMCI_SW_VER2 V3R017C00S100
flash set HW_MODEL_NAME HG8010H
flash set HW_HWVER 2B2.A
flash set HW_VENDOR_SPECINFO 48575443
flash set HW_PRODUCT_CLASS HG8010H
flash set GPON_ONU_MODEL HG8010H

Configuração no painel Web: Setup->WAN

Modo Route:
Default Route Selection: Specified
Channel Mode: IPoE
Enable NAPT: ✓
VLAN: Enable
VLAN ID(1-4095): 210
VLAN Cos(0-7): 0
IP Protocol: Ipv4/Ipv6
Application Mode: INTERNET
WAN IP Settings
Type: DHCP
DHCPv6 Mode: Enable
Request DHCPv6 Address: ✓
Request DHCPv6 PD: ✓
LAN : ✓LAN1 ✓LAN2

Modo Bridge:
Default Route Selection: Specified
Channel Mode: Bridge
VLAN: Enable
VLAN ID(1-4095): 210
VLAN Cos(0-7): 0
Application Mode: INTERNET
LAN : ✓LAN1 ✓LAN2

mhftsow.png
Caramba aí sim!! Você poderia me enviar essa firmware que utilizou? Aqui na região Nokia não consigo pegar o IP… quando pega é só o 10.60.x.x…

Engraçado que no seu caso você não alterou o HW Version e nem o SWVersion, aqui na ALCL só retorna os dados do omcicli mib get 84/131/171 se estes valores estiverem certos.

Pessoal, tem algum benefício em performance eu substituir o Mitrastar por uma ONU avulsa (ex XZ000-G7)?

Coloque mais um pra banca ai.
VSOL V2802RH

image.png

só alterando o SLID na aba GPON e subiu a fibra aqui pra mim.
Vivo Fibra 1 autenticado com sucesso :D

detalhe: na aba de vlan não precisei colocar a virgula pra salvar, só coloquei 10 e foi normal.

um detalhe a mais para complementar.
na hora de configurar não precisa desligar o LAN ACL Switch para ativar o Telnet.
segue print da configuração correta.

image.png
Olá Amigo.
No V2802RH onde incluimos este SLID da GPON que obtive na configuração original do meu modem VIVO Askey? Fico na dúvida de quais campos devo alterar no GPON Settings e no OMCI Information, porque as únicas informações que eu consegui identificar no meu modem Askey para replicar são o Serial Number do GPON, a VLAN, regiao 1 e o SLID (que não sei onde incluir). Obrigado pela ajuda!!

Olá Amigo.
No V2802RH onde incluimos este SLID da GPON que obtive na configuração original do meu modem VIVO Askey? Fico na dúvida de quais campos devo alterar no GPON Settings e no OMCI Information, porque as únicas informações que eu consegui identificar no meu modem Askey para replicar são o Serial Number do GPON, a VLAN, regiao 1 e o SLID (que não sei onde incluir). Obrigado pela ajuda!!
O meu é vivo 1
Alterei somente o PLOAM Password
E já sincronizar na hora.

Edit: você pega esse dado no 192.168.15.1/instalador

Recebi a ONU CPRO X-1000 hoje. Liguei só para dar uma olhada, não vou conseguir testar hoje.

Mas as primeiras impressões não são muito boas. O firmware é bem tosco (abaixo), quase igual ao da D-Link DPN-101G (que não funcionou com a Claro). Parece que tanto a CPRO quanto a D-Link pegaram o firmware de referência da Realtek e fizeram poucas modificações. O firmware da VSOL pelo menos na aparência parece bem mais desenvolvido.

Se der amanhã configuro e testo.

E esse site aí mesmo

Como falei, o changelog traduzido para o BR fica meio estranho, mas parece que corrigiu algo relacionado a velocidade da lan2 conforme o post

Além de pagar para se cadastrar no site (1 Yuan = R$ 0,67) tem que "pagar" pelo download. São 3 arquivos .RAR, sendo que cada download custa "3 moedas" do site, então um total de "9 moedas". Não sei quanto custa a compra de cada uma dessas moedas...

Última edição:
Recebi a ONU CPRO X-1000 hoje. Liguei só para dar uma olhada, não vou conseguir testar hoje.

Mas as primeiras impressões não são muito boas. O firmware é bem tosco (abaixo), quase igual ao da D-Link DPN-101G (que não funcionou com a Claro). Parece que tanto a CPRO quanto a D-Link pegaram o firmware de referência da Realtek e fizeram poucas modificações. O firmware da VSOL pelo menos na aparência parece bem mais desenvolvido.

Além de pagar para se cadastrar no site (1 Yuan = R$ 0,67) tem que "pagar" pelo download. São 3 arquivos .RAR, sendo que cada download custa "3 moedas" do site, então um total de "9 moedas". Não sei quanto custa a compra de cada uma dessas moedas...

Layout dela é parecido com a ODI SFP.

@KILLME, se quiser pode incluir meu caso na tabela da primeira página.
ONT substituída foi a Nokia G-1425G-A pela Intelbras R1 seguindo basicamente o post do @pirate32 (obrigado) e outros para deixar em bridge.
O post dele foi esse: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1076514800
Como router tenho um minipc CWWK i3-1215u com 6 portas de 2,5G rodando OpenWrt e ficou perfeito.
Alguns perrengues que passei foram o cabo serial ter vindo com defeito, então tive que arrumar outro e dar um jeito de fixar os fios nos pinos da serial porque não estava querendo soldar.
No final deu tudo certo, mas achei que o chip RTL9601D estava muito quente e colei nele um dissipador que sobrou de uma RPi4.
O comando omcicli mib get 84 retornou a vlan 1709 e o omcicli mib get 131 saiu "OltG".

Agora estou pensando em colocar duas VSOL V2802RH na Obvious e Vivo 2 (acompanhando a saga dos corajosos rsrsrs).
Obrigado a todos pela ajuda.

https://www.chinadsl.net/thread-175362-1-1.html tem esse também.
acho que fica mais em conta sei la.

Onde você conseguiu?
Faz uma coisa ai. Volta o firmware antigo e salva o conteúdo do comando "cfgmib all" e depois atualiza de novo o firmware e salva novamente o resultado do comando e compara os arquivos para ver se tem alguma diferença apenas nas configurações.

Eu tava na versão 1.1.4 ou 1.1.5 se não me engano, opções diferentes que entraram:

Código:
<V N="LANGUAGE_SELECTION" V="0x0"/>

<V N="NETLOG_ENABLE" V="0x0"/>

<V N="init_powerled" V="0x0"/>
<V N="FIRMWARE_BUILD_STR" V=""/>
<V N="DNS_LOCK_ENABLE" V="0x0"/>
<V N="UART_DISABLE" V="0x0"/>
<V N="BC_LIMIT_RATE_ENABLE" V="0x0"/>
<V N="MAX_WANNUM" V="0x3"/>
<V N="UP_BC_LIMIT_RATE" V="0x64"/>
<V N="DOWN_BC_LIMIT_RATE" V="0x23"/>
<V N="UPGRADE_SFU_MODE" V="0x0"/>
<V N="LAN_LIMIT_MAXNUM" V="0x0"/>
<V N="SUPPORT_04P4_FLAG" V="0x1"/>
<V N="SUPPORT_04P4_PERS" V=""/>
<V N="NXP_PONMAC" V="000000000000"/>
<V N="TK_QUEUE_CFG" V="000000000000000000000000000000000000000000000000000000000                                                                                                                                                                                                                                             00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000"/>
<V N="HW_IPHOST_WAN_DISABLE" V="0x0"/>

Tudo dentro de <chain N="ATM_VC_TBL"> foi removido

<V N="NAME" V=""/>
<V N="ACCLSTNAME" V=""/>
<V N="FILTERTYPE" V="0x0"/>
<V N="DIRECTION" V="0x0"/>
<V N="DEFAULTACT" V="0x0"/>
<V N="REJECTTYPE" V="0x0"/>
<V N="FLAGS" V="0x0"/>
<V N="FWINST" V="0x0"/>
<V N="RULEINST" V="0x0"/>

<V N="vlan_4a" V="0x0"/>
<V N="vlan_4b" V="0x0"/>
<V N="rg_vlan4_entryID" V="0x0"/>

<chain N="DNS_LOCK_POOL">
<V N="DNS" V="0.0.0.0"/>
</chain>
<chain N="DNS_LOCK_POOL_IPV6">
<V N="DNSV6" V=""/>
</chain>

Sobre a ONU CPRO X-1000, configurei e está funcionando com Claro Fibra (estou usando nesse momento para responder a mensagem).

Parâmetros que usei para configuração abaixo:

Código:
1. Telnet veio habilitado por default

2. Telnet para 192.168.1.1, usuário/senha admin/admin (mesmo interface web)

3. Comandos executados via Telnet (informações clonadas da HGU HuaweiHG8245W5-6T-V2):
    flash set GPON_SN HWTC********
    flash set OMCI_OLT_MODE 1
    flash set OMCC_VER 128
    flash set HW_HWVER 1D8D
    flash set OMCI_SW_VER1 V5R020C00S448
    flash set OMCI_SW_VER2 V5R020C00S448
    flash set GPON_ONU_MODEL HG8245W5-6T-V2

4. Configurações via Web (http://192.168.1.1)
    4a) Admin -> GPON Settings:
        - Verifiquei Serial Number configurado via Telnet
    4b) Admin -> OMCIInfo:
        - Verifiquei dados que foram atualizados via Telnet
        - Alterei "CWMP Product Class" para HG8245W5-6T-V2
    4c) Admin -> Loop Detection:
        - Desabilitei: Loop Detection Enable [ ]
    4d) WAN -> PON WAN:
        - Configurei modo bridge, filtro de VLAN na ONU:
            [✓] Enable VLAN
            VLAN ID: 11
            802.1p_Mark: 0
            Channel Mode: Bridged
            Admin Status: [✓] Enable
            Connection Type: INTERNET
            Port Mapping: [✓] LAN_1
    4e) Admin -> Reboot -> Commit and Reboot

Última edição:
Sobre a ONU CPRO X-1000, configurei e está funcionando com Claro Fibra (estou usando nesse momento para responder a mensagem).

Parâmetros que usei para configuração abaixo:

Código:
1. Telnet veio habilitado por default

2. Telnet para 192.168.1.1, usuário/senha admin/admin (mesmo interface web)

3. Comandos executados via Telnet (informações cloanadas da HGU HuaweiHG8245W5-6T-V2):
    flash set GPON_SN HWTC********
    flash set OMCI_OLT_MODE 1
    flash set OMCC_VER 128
    flash set HW_HWVER 1D8D
    flash set OMCI_SW_VER1 V5R020C00S448
    flash set OMCI_SW_VER2 V5R020C00S448
    flash set GPON_ONU_MODEL HG8245W5-6T-V2

4. Configurações via Web (http://192.168.1.1)
    4a) Admin -> GPON Settings:
        - Verifiquei Serial Number configurado via Telnet
    4b) Admin -> OMCIInfo:
        - Verifiquei dados que foram atualizados via Telnet
        - Alterei "CWMP Product Class" para HG8245W5-6T-V2
    4c) Admin -> Loop Detection:
        - Desabilitei: Loop Detection Enable [ ]
    4d) WAN -> PON WAN:
        - Configurei modo bridge, filtro de VLAN na ONU:
            [✓] Enable VLAN
            VLAN ID: 11
            802.1p_Mark: 0
            Channel Mode: Bridged
            Admin Status: [✓] Enable
            Connection Type: INTERNET
            Port Mapping: [✓] LAN_1
    4e) Admin -> Reboot -> Commit and Reboot
Ela responde a VLAN do comando omcicli mib get 84 pelo telnet? Se sim, capaz de ser mais viável que a ONU da intelbras

Users who are viewing this thread

Voltar