[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Nas ONU básica de provedor será que fica quente assim também?

Eu usei pouco tempo a HGU do provedor (Huawei HG8245W5-6T-V2), mas tenho uma cópia aqui que estava em 45°C (e acho que é mais ou menos o valor da VSOL).

Apesar da imagem abaixo indicar +85°C como limite superior, em outras fontes que pesquisei o normal máximo de operação é 70°C (apenas as versões industriais suportam 85°C).

Última edição:
Pessoal alguém pode me ajudar por favor?

tentei configurar a Vsol aqui, instalei o firmware custom do trypleoxygen, mudei os dados porém quando liguei a fibra na vsol ela ficou reiniciando sem parar e não conseguia acessar a GUI p/ prosseguir.

Alguém sabe porque acontece isso??
Isso acontecia quando mudava o ELAN_MAC_ADDR na versão oficial, em teoria no custou não deveria reiniciar(aqui não reinicia). Olha o backup que vocês fez e bate todos os valores, vê se não alterou algo que não deveria.

Ah… pra ela parar de reiniciar você tem que desconectar a fibra da VSol.

Isso acontecia quando mudava o ELAN_MAC_ADDR na versão oficial, em teoria no custou não deveria reiniciar(aqui não reinicia). Olha o backup que vocês fez e bate todos os valores, vê se não alterou algo que não deveria.

Ah… pra ela parar de reiniciar você tem que desconectar a fibra da VSol.
a unica coisa que alterei com telnet foi o Serial, n alterei o mac nem nada, o restante tudo configurado pela GUI.

eu troquei o mode de huawei p/ ZTE e aí parou de reiniciar, liguei o cabo, consegui subir as vlan que retornaram 1107 mas mesmo alterando não consegui conexão com a internet.

Edit: mesmo setando mode huawei parou de reiniciar e fico status O5 sem conexao com internet

Edit2: reparei que to pegando um IP 10.14.52.XX, acredito que o mesmo problema q outro usuário aqui estava tendo
seguem os prints

Última edição:
a unica coisa que alterei com telnet foi o Serial, n alterei o mac nem nada, o restante tudo configurado pela GUI.

eu troquei o mode de huawei p/ ZTE e aí parou de reiniciar, liguei o cabo, consegui subir as vlan que retornaram 1107 mas mesmo alterando não consegui conexão com a internet.

Edit: mesmo setando mode huawei parou de reiniciar e fico status O5 sem conexao com internet

Edit2: reparei que to pegando um IP 10.14.52.XX, acredito que o mesmo problema q outro usuário aqui estava tendo
seguem os prints
Eu mesmo que estou com esse problema, mas no meu caso é na Vtal.

Boa tarde pessoal, ultimamente tenho visto muita gente ir pelo caminho de troca do equipamento do ISP por um VSOL ou similar.
Esse agora é o mais recomendado por aqui? E quanto ao stick xpon + conversor de midia, alguém ainda recomenda? Saberiam me indicar um bom kit (2.5gbps)?

Boa tarde pessoal, ultimamente tenho visto muita gente ir pelo caminho de troca do equipamento do ISP por um VSOL ou similar.
Esse agora é o mais recomendado por aqui? E quanto ao stick xpon + conversor de midia, alguém ainda recomenda? Saberiam me indicar um bom kit (2.5gbps)?
Se já tem um switch ou router com porta sfp pode até pegar o stick. Mas mesmo assim é mais caro que a VSol.
Aí soma mais o conversor de mídia se não tiver porta sfp.

Eu mesmo que estou com esse problema, mas no meu caso é na Vtal.
aqui tb é Oi/Vtal
Isso pode estar acontecendo por dois motivos, alterar a opção EMAC/VS_KEY no firmware original, ou alguma configuração errada que pode estar causando um crash no sistema.

Seria bom dar um reset de fabrica pra ver se resolve.

No meu caso, trocando o GPON por um ZX000-G7 (da TP-LINK) troquei VIVO e TIMLIVE pra ter uma certa melhora no 'rendimento' e estabilidade da conexão. O GPON foi em torno de 100 reais, mas no meu caso como era rede própria da TIM e VIVO 1, só precisei trocar GPON SN e na vivo também SLID.
No meu caso que não irei partir pra 1Gbps tão cedo (não é necessidade nem prioridade) esse setup tá ótimo! Equipamento se paga em 10 meses mais ou menos, então tá ótimo!

Isso pode estar acontecendo por dois motivos, alterar a opção EMAC/VS_KEY no firmware original, ou alguma configuração errada que pode estar causando um crash no sistema.

Seria bom dar um reset de fabrica pra ver se resolve.
eu fiz o reset mas as configurações escritas por meio de flash set permaneceram. vc saberia me dizer quais os valores padrão que vão no OUI e no HW_SERIAL_NO?

eu fiz o reset mas as configurações escritas por meio de flash set permaneceram. vc saberia me dizer quais os valores padrão que vão no OUI e no HW_SERIAL_NO?
No OUI são os 6 primeiros dígitos do Mac Address
No HW_SERIAL_NO é o Mac Address…

Dependendo do que alterou ele não muda no reset, a maneira mais fácil é pegar o backup que você fez e comparar com o que está diferente.

Os valores default que eu tenho salvo aqui são esses:
Código:
flash set HW_PRODUCT_CLASS XPON+1GE+2.5GE
cfgmib set OUI 111111
cfgmib set SW_VERSION V1.0.0
flash set HW_VENDOR_SPECINFO 52544b00
flash set GPON_SN GPON00CAD69C
flash set GPON_ONU_MODEL V802
cfgmib set GPON_PLOAM_PASSWD "
cfgmib set DUAL_MGMT_MODE 1
cfgmib set OMCI_VENDOR_PRODUCT_CODE 0
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_SW_VER1 V1.1.3
cfgmib set OMCI_SW_VER2 V1.1.3
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 0
flash set HW_HWVER V1.1
flash set PON_VENDOR_ID MANU
cfgmib set LOID "
cfgmib set LOID_PASSWD "
cfgmib set LOID_OLD "
cfgmib set LOID_PASSWD_OLD "
flash set HW_MODEL_NAME XPON+1GE+2.5GE

Quanto ao HW_SERIAL_NO, ele faz parte dos comandos ELAN_MAC_ADDR e VS_KEY, meus valores default são estes:
Código:
flash set ELAN_MAC_ADDR 1cef03cad69c
flash set HW_SERIAL_NO 1CEF03CAD69C
flash set VS_KEY 1D6D2FB52612E01303612E39F3A1B45CD3C5EF0CD60EB89AAB5000866AA6EFAC1362C93C2186EE55E12E0CA88228D055AF93CDCF321AD64629B8EDB8666A6572BF0BD42F91689A52EFC20B7147D6546A8ECABF397895DD6B9A51068A14501E42

Se você quiser mudar o MAC dele, usando o firmware do Triple use apenas o comando "flash set ELAN_MAC_ADDR" o resto deixe como está.

Os valores default que eu tenho salvo aqui são esses:
Código:
flash set HW_PRODUCT_CLASS XPON+1GE+2.5GE
cfgmib set OUI 111111
cfgmib set SW_VERSION V1.0.0
flash set HW_VENDOR_SPECINFO 52544b00
flash set GPON_SN GPON00CAD69C
flash set GPON_ONU_MODEL V802
cfgmib set GPON_PLOAM_PASSWD "
cfgmib set DUAL_MGMT_MODE 1
cfgmib set OMCI_VENDOR_PRODUCT_CODE 0
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_SW_VER1 V1.1.3
cfgmib set OMCI_SW_VER2 V1.1.3
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 0
flash set HW_HWVER V1.1
flash set PON_VENDOR_ID MANU
cfgmib set LOID "
cfgmib set LOID_PASSWD "
cfgmib set LOID_OLD "
cfgmib set LOID_PASSWD_OLD "
flash set HW_MODEL_NAME XPON+1GE+2.5GE

Quanto ao HW_SERIAL_NO, ele faz parte dos comandos ELAN_MAC_ADDR e VS_KEY, meus valores default são estes:
Código:
flash set ELAN_MAC_ADDR 1cef03cad69c
flash set HW_SERIAL_NO 1CEF03CAD69C
flash set VS_KEY 1D6D2FB52612E01303612E39F3A1B45CD3C5EF0CD60EB89AAB5000866AA6EFAC1362C93C2186EE55E12E0CA88228D055AF93CDCF321AD64629B8EDB8666A6572BF0BD42F91689A52EFC20B7147D6546A8ECABF397895DD6B9A51068A14501E42

Se você quiser mudar o MAC dele, usando o firmware do Triple use apenas o comando "flash set ELAN_MAC_ADDR" o resto deixe como está.
dei uma conferida e está tudo ok. bateu com o seu backup.

Tentei mais uma vez agora à noite tentar conectar mas a VSOL está com um comportamento muito estranho. Fiz a configuração do trypleoxygen, usando os valores do site, não consigo retorno nas vlans.

colocando os valores da minha ONT, eu tenho o problema da vsol ficar reiniciando sem parar depois que coloco a fibra, mas depois de uns 5 minutos ela pega no tranco e consigo acessar o painel GUI.

lá consta status O5, e usando o comando omcicli mib get 84 retorna a vlan no valor 1107.

Testei esse valor de vlan, depois de 5 min reiniciando ela estabiliza porém sem conexão com a internet, retornando um ip de 10.52.XX.XX

Não modifiquei o ELAN_MAC_ADDR e fiz testes com LOID e LOID_PASSWD em branco, usando o PLOAM_PASSWD os 10 dígitos do serial, porém, sem sucesso.

O jeito é esperar o trypleoxygen lançar essa firmware nova e com isso quem sabe dar bom.

Estou quase abandonando a Oi e migrando p/ uma internet de bairro aqui chamada SAT Telecom, talvez tenho mais sucesso com esse outro provedor.

Última edição:
Boa noite, adquiri um udm-pro para minha rede/cameras..
Como ele tem porta sfp+, gostaria de saber qual stick gpon devo comprar para substituir o modem da vivo e usar a fibra ligada direto no udm-pro.
Alguem já configurou? Pode dar uma orientada?
Grato!

Última edição:
Boa noite, adquiri um udm-pro para minha rede/cameras..
Como ele tem ports SPF+, gostaria de saber qual stick gpon devo comprar para substituir o modem da vivo e usar a fibra ligada direto no udm-pro.
Alguem já configurou? Pode dar uma orientada?
Grato!
ODI DFP-34X-2C2 é o SFP mais usado por aqui, dá uma olhada na tabela do primeiro post, tem gente usando esse stick com vivo 1 e 2

Pessoal consegui fazer, com toda a ajuda recebida aqui, muito obrigado a todos em especial ao @KILLME e ao site do tripleoxygen

Segue o relato:

Meu Cenário, Provedor BOI com ONT/MODEM Nokia g-240-c

OBS 1.: Utilizar o Stick direto no Mikrotik (MK) não é a melhor abordagem inicial, pois o MK só ativa o Stick se conectar a fibra, depois de me ligar nisso peguei um conversor GBIC para facilitar meus testes

OBS 2 .: Por algum motivo que desconheço, quando o STICK se conecta com sucesso no provedor eu perco o acesso via porta 80 (http), e só consigo me logar no STICK via telnet (23), a porta 22 também está aberta mais não testei

Depois de configurar o STICK com os dados (segue imagem), foi necessário conectar ao stick via telnet e rodar o comando omcicli mib get 84, para pegar o VID da VLAN

troquei a VLAN de 210 para 1961, ativei o DHCP na porta que estava ligada o conversor e pegou IP

bom dia, qual mode vc usou? Huawei ou ZTE??

não achei nada aqui, alguém conseguiu trocar modem/roteador do provedor desktop?

quero assinar e vi relatos que modem/roteador é bloqueado.

@KILLME grave lá mais um post de sucesso

Finalmente graças a ajuda do Triple Oxygen consegui subir o Vsol na Vtal/Oi, sendo que a OLT aqui na minha região é Huawei (Only?).

Provedor: Flix Fibra (Vtal/Oi)
ONT Original: HG8145V5-V2
OLT: Huawei
ONU Utilizada: VSOL V2802RH

Configurações realizadas:
Firmware modificado Triple Oxygen para rodar em modo SFU o Vsol (em breve ele coloca no site)

Código:
flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 1
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
restart

Configurações opcionais, onde elas não são obrigatórias para fazer o Vsol funcionar:

Código:
cfgmib set OUI 00259e
cfgmib set OMCI_VENDOR_PRODUCT_CODE 0x313
cfgmib set SW_VERSION V3R017C00S100
cfgmib set OMCI_SW_VER1 V3R017C00S100
cfgmib set OMCI_SW_VER2 V3R017C00S100
flash set HW_MODEL_NAME HG8010H
flash set HW_HWVER 2B2.A
flash set HW_VENDOR_SPECINFO 48575443
flash set HW_PRODUCT_CLASS HG8010H
flash set GPON_ONU_MODEL HG8010H

Configuração no painel Web: Setup->WAN

Modo Route:
Default Route Selection: Specified
Channel Mode: IPoE
Enable NAPT: ✓
VLAN: Enable
VLAN ID(1-4095): 210
VLAN Cos(0-7): 0
IP Protocol: Ipv4/Ipv6
Application Mode: INTERNET
WAN IP Settings
Type: DHCP
DHCPv6 Mode: Enable
Request DHCPv6 Address: ✓
Request DHCPv6 PD: ✓
LAN : ✓LAN1 ✓LAN2

Modo Bridge:
Default Route Selection: Specified
Channel Mode: Bridge
VLAN: Enable
VLAN ID(1-4095): 210
VLAN Cos(0-7): 0
Application Mode: INTERNET
LAN : ✓LAN1 ✓LAN2

mhftsow.png
vc poderia compartilhar esse firmware ou o Trypleoxygen n liberou?

ODI DFP-34X-2C2 é o SFP mais usado por aqui, dá uma olhada na tabela do primeiro post, tem gente usando esse stick com vivo 1 e 2
Obrigado,
eu li bastante esse topico durante a madrugada e já sei o que tenho que fazer.
Já comprei o Stick Xpon o que passaram nesse tópico do ali express.

Accesei o modem Mitrastar 2741-N2. da vivo por outro site que possui todas informações que preciso
Agora minha unica duvida por enquanto é saber se eu preciso do adaptador APC e se sim qual opcao.
Meu conector do modem e esse da imagem abaixo:

Whats-App-Image-2023-09-19-at-12-56-22.jpg

Obrigado

Última edição:
A Bios tech atualizou a foto do Vsol para o modelo preto
eSFpo9w.png

Guys! Triple Oxygen acabou de liberar a firmware baseada na v1.1.7.

Só não sei se é a mesma que o @FelipeSS esta usando.
Na versão 1.9.4 que ele acabou de postar acredito que esteja baseado no meu problema.

Inclusive você que não gosta do catpcha na tela de login (como eu), só basta executar o comando "flash set VALIDATE_CODE_SWITCH 0"

Guys! Triple Oxygen acabou de liberar a firmware baseada na v1.1.7.

Só não sei se é a mesma que o @FelipeSS esta usando.
Eu olhei aqui o changelog e fiquei curioso o que seria este MIBs/MEs que citaram:
Código:
1.9.4

Habilita MIBs/MEs proprietários da Huawei. Útil para regiões com OLTs Huawei que exigem estas extensões. Certifique-se de emular um aparelho Huawei neste caso. Não impacta caso a OLT que atenda seu link não seja desta marca.

A Bios tech atualizou a foto do Vsol para o modelo preto
eSFpo9w.png

Na versão 1.9.4 que ele acabou de postar acredito que esteja baseado no meu problema.

Inclusive você que não gosta do catpcha na tela de login (como eu), só basta executar o comando "flash set VALIDATE_CODE_SWITCH 0"
Excelente dica para desativar o captcha.
:joia:

A propósito, vocês que utilizam a VSOL, costuma acontecer dela ficar inacessível depois de um tempo? Só consigo acessá-la novamente se conectar o PC diretamente nela e configurar o IP manualmente.

Fiz o teste com a nova firmware do O3, 1.9.4, e configurei de acordo com o guia para ONT Nokia.

Dessa vez a Vsol n ficou reiniciando e deu status O5 porém sem conectar na internet.

rodei os comandos omcicli mib get 84 e 171 e este foi o resultado:

AP#omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

VlanTagFilterData

=================================

EntityID: 0xe102

FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 1107

FwdOp: 0x10

NumOfEntries: 1

EntityID: 0xe103

EntityID: 0xe10b

AP#omcicli mib get 171

ExtVlanTagOperCfgData

EntityId: 0xe01

AssociationType: 10

ReceivedFrameVlanTagOperTableMaxSize: 0

InputTPID: 0x8100

OutputTPID: 0x8100

DsMode: 0

ReceivedFrameVlanTaggingOperTable

INDEX 0

Filter Outer : PRI 8,VID 220, TPID 5

Filter Inner : PRI 8,VID 4096, TPID 0, EthType 0x00

Treatment Outer : PRI 15,VID 0, TPID 0, RemoveTags 1

Treatment Inner : PRI 9,VID 1107, TPID 3

INDEX 1

Filter Outer : PRI 15,VID 4096, TPID 0

Filter Inner : PRI 8,VID 220, TPID 5, EthType 0x00

Treatment Inner : PRI 8,VID 1107, TPID 2

INDEX 2

Filter Outer : PRI 8,VID 210, TPID 5

Filter Inner : PRI 8,VID 4096, TPID 0, EthType 0x00

Treatment Inner : PRI 9,VID 1107, TPID 3

INDEX 3

Filter Inner : PRI 8,VID 210, TPID 5, EthType 0x00

Treatment Inner : PRI 8,VID 1107, TPID 2

INDEX 4

Filter Inner : PRI 15,VID 0, TPID 5, EthType 0x00

Treatment Outer : PRI 15,VID 0, TPID 0, RemoveTags 3

Treatment Inner : PRI 15,VID 0, TPID 2

INDEX 5

Filter Outer : PRI 14,VID 4096, TPID 5

Filter Inner : PRI 14,VID 4096, TPID 0, EthType 0x00

Treatment Inner : PRI 15,VID 4096, TPID 3

INDEX 6

Filter Inner : PRI 14,VID 4096, TPID 5, EthType 0x00

Treatment Inner : PRI 15,VID 4096, TPID 2

AssociatedMePoint: 0x601

DscpToPbitMapping:

0x000000

0x249249

0x492492

0x6db6db

0x924924

0xb6db6d

0xdb6db6

0xffffff

Parsed DscpToPbitMapping:

dscp: 0 => pbit: 0

dscp: 1 => pbit: 0

dscp: 2 => pbit: 0

dscp: 3 => pbit: 0

dscp: 4 => pbit: 0

dscp: 5 => pbit: 0

dscp: 6 => pbit: 0

dscp: 7 => pbit: 0

dscp: 8 => pbit: 1

dscp: 9 => pbit: 1

dscp: 10 => pbit: 1

dscp: 11 => pbit: 1

dscp: 12 => pbit: 1

dscp: 13 => pbit: 1

dscp: 14 => pbit: 1

dscp: 15 => pbit: 1

dscp: 16 => pbit: 2

dscp: 17 => pbit: 2

dscp: 18 => pbit: 2

dscp: 19 => pbit: 2

dscp: 20 => pbit: 2

dscp: 21 => pbit: 2

dscp: 22 => pbit: 2

dscp: 23 => pbit: 2

dscp: 24 => pbit: 3

dscp: 25 => pbit: 3

dscp: 26 => pbit: 3

dscp: 27 => pbit: 3

dscp: 28 => pbit: 3

dscp: 29 => pbit: 3

dscp: 30 => pbit: 3

dscp: 31 => pbit: 3

dscp: 32 => pbit: 4

dscp: 33 => pbit: 4

dscp: 34 => pbit: 4

dscp: 35 => pbit: 4

dscp: 36 => pbit: 4

dscp: 37 => pbit: 4

dscp: 38 => pbit: 4

dscp: 39 => pbit: 4

dscp: 40 => pbit: 5

dscp: 41 => pbit: 5

dscp: 42 => pbit: 5

dscp: 43 => pbit: 5

dscp: 44 => pbit: 5

dscp: 45 => pbit: 5

dscp: 46 => pbit: 5

dscp: 47 => pbit: 5

dscp: 48 => pbit: 6

dscp: 49 => pbit: 6

dscp: 50 => pbit: 6

dscp: 51 => pbit: 6

dscp: 52 => pbit: 6

dscp: 53 => pbit: 6

dscp: 54 => pbit: 6

dscp: 55 => pbit: 6

dscp: 56 => pbit: 7

dscp: 57 => pbit: 7

dscp: 58 => pbit: 7

dscp: 59 => pbit: 7

dscp: 60 => pbit: 7

dscp: 61 => pbit: 7

dscp: 62 => pbit: 7

dscp: 63 => pbit: 7

testei com a Vlan 1107 porém sem conexao com a internet, mas já nao fica pegando IP esquisito tipo 10.52.24.234, e tá pegando um ip 192.168.1.XX

quais outras vlans poderia testar? nao sei identificar.

Última edição:
Obrigado,
eu li bastante esse topico durante a madrugada e já sei o que tenho que fazer.
Já comprei o Stick Xpon o que passaram nesse tópico do ali express.

Accesei o modem Mitrastar 2741-N2. da vivo por outro site que possui todas informações que preciso

Agora minha unica duvida por enquanto é saber se eu preciso do adaptador APC e se sim qual opcao.
Meu conector do modem e esse da imagem abaixo:

Whats-App-Image-2023-09-19-at-12-56-22.jpg

Obrigado
Segundo o que vi no link do Stick, ele usa conector UPC, sendo assim recomendo a compra de um adaptador:

No seu caso tem que ser o que entra APC e sai UPC.

Users who are viewing this thread

• M2A
Voltar