No seu lugar, eu teria primeiro feito contato com a Claro e tentado "resolver" a situação. Mas, somente pra ter um protocolo, digamos, para demonstração de boa-fé de sua parte. Daí pra frente e, com todo o dossiê que você diz ter, partido diretamente pro Juizado de Pequenas Causas. Nada de Ouvidoria, Consumidor, Procon, nada disso. Com esse tipo de arbitrariedade, se lida assim, onde dói mais, no bolso.
Outro ponto que teria feito diferente, é quanto ao pagamento das mensalidades. Eu as teria pago, de modo a manter o que firmei contratualmente, em dia. Já que, de qualquer modo, estes valores seriam retornados e acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Obviamente, se julgado procedente sua apelação. O que no seu caso, me parece ser.
Quanto ao segundo modem, podem ser várias coisas. Mas, eu apostaria em algumas:
1. A Claro te sacaneando por ter "causado" tanta dor de cabeça e deixando esse modem que foi trocado ativo e contabilizando lá em alguma central
2. O técnico não deu baixa ao retirar e está utilizando em sua residência e/ou "emprestou" para conhecidos utilizarem
3. O técnico foi especificamente instruído a fazer isto acima pela Claro, pra te sacanear ainda mais
O que, independentemente de ser a verdade, você possuindo provas de que o tal aparelho foi trocado/removido e entregue ao responsável pela coleta, já pode ser também arrolado ao processo no Pequenas Causas. Aquí, neste ponto sobre a entrega ao responsável pela coleta. Quando cancelei meu contrato com a Claro em 2021, no dia da coleta tirei foto do rosto, do crachá e da entrega sendo feita em mãos. Exagero? Pode ser. Mas, depois do "bonde" de R$ 500 que a Claro me deu em 2014 alegando não devolução de equipamento quando mudei de endereço, nunca mais arrisco acreditar na boa-fé de qualquer empresa que seja. Sem nada pra provar a coleta, tive que arcar com o prejuízo.
E, não se trata de percepção cansada. Você está totalmente dentro de seus direitos. Dará trabalho e será cansativo? Com toda certeza. Mas, com esses tipos de empresas, é assim mesmo. O negócio é, como eu disse acima, mexer onde incomoda mais, no bolso.
Te desejo boa sorte.