[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Sobre a duplicidade de assinatura, quando a Claro começou a implementar essa bosta de cgnat meu modem foi de base e o que era um IP válido entrou em CGNAT com a troca do equipamento, depois de um choro aqui e acolá na ouvidoria eles removeram o cgnat porém no processo cagaram completamente o endereço de instalação, na época eu morava no AP 704 e ficou como se fosse no 401.

Ou seja, se eu quisesse outra instalação no meu iriam fazer, enquanto o 401 não iria conseguir assinar nada da Claro. As tentativas de resolver foram inúmeras mas nunca foi resolvido, ficou assim até o fim da assinatura.
 
Fico pensando quem mora em apartamento mesmo, tem vizinho grudado ao lado, na frente, do outro lado, em baixo, em cima.
Se bem que dai não precisa muito de 2.4, deixa mais pra dispositivos inteligentes.
Mas mesmo em 5ghz deve dar uma saturada, essa minha vizinha mesmo esses dias colocou o 5ghz dela no mesmo canal que o meu, embora sinal fraco, da certa interferência.
Sempre vai existir interferência... não existe espectro suficiente para alocar muitas redes com pouca interferência... não há milagres
 
A cidade minha é GPON né vcs sabem e o soundbox já tá disponível na minha cidade pois vi a disponibilidade e aparece no meu cep e tbm aparece na vitrine de produtos
fiz a ligação e dia 27 vai vim talvez kkkkkk
Bom pelo menos se n vim já sei que os técnicos podem buscar pra mim iqual o kaon 449
Solicitei esse SoundBox, o som não é aquelas coisas, som opaco e sem definicao, e achei a imagem dos canais muito ruim, to pensando em cancelar
 
Se eu tivesse uma empresa de fibra de bairro, ia dar um jeito de vender 28 fibras, ninguém quer ficar sem internet hoje. Não sei qual o medo das grandes fazerem isso.
Muito simples: sem ter um meio de comprovação da separação das casas (que seria os registros de energia e água), a chance de ter um "gato" é enorme.

Portanto, sim, as empresas estão corretíssimas em não vender do jeito que você disse.
Ninguém quer ficar sem internet, portanto, precisam morar em locais que possibilitem isso. Ficar sem vender para esse cliente é melhor do que mandar as 28 fibras sendo 24 sendo usadas para algum serviço fora do contrato.
 
Muito simples: sem ter um meio de comprovação da separação das casas (que seria os registros de energia e água), a chance de ter um "gato" é enorme.

Portanto, sim, as empresas estão corretíssimas em não vender do jeito que você disse.
Ninguém quer ficar sem internet, portanto, precisam morar em locais que possibilitem isso. Ficar sem vender para esse cliente é melhor do que mandar as 28 fibras sendo 24 sendo usadas para algum serviço fora do contrato.
Isso fora que com certeza deve se tratar de imóvel irregular que desrespeita as leis de uso e ocupação do solo.
 
Muito simples: sem ter um meio de comprovação da separação das casas (que seria os registros de energia e água), a chance de ter um "gato" é enorme.

Portanto, sim, as empresas estão corretíssimas em não vender do jeito que você disse.
Ninguém quer ficar sem internet, portanto, precisam morar em locais que possibilitem isso. Ficar sem vender para esse cliente é melhor do que mandar as 28 fibras sendo 24 sendo usadas para algum serviço fora do contrato.
Eu não ia conseguir morar assim então, imagina compartilhar Internet com 28 casas, a conexão cagada que deve ser.
 
Sobre a duplicidade de assinatura, quando a Claro começou a implementar essa bosta de cgnat meu modem foi de base e o que era um IP válido entrou em CGNAT com a troca do equipamento, depois de um choro aqui e acolá na ouvidoria eles removeram o cgnat porém no processo cagaram completamente o endereço de instalação, na época eu morava no AP 704 e ficou como se fosse no 401.

Ou seja, se eu quisesse outra instalação no meu iriam fazer, enquanto o 401 não iria conseguir assinar nada da Claro. As tentativas de resolver foram inúmeras mas nunca foi resolvido, ficou assim até o fim da assinatura.
Isso já aconteceu comigo, só que eles fizeram duas assinaturas, aí depois de tanto reclamar e nada resolverem esperei a claro vir com "promoção" eu falei que só ia aceitar a proposta quando arrumassem o problema do endereço, aí no outro dia já estava arrumando kkakakaka
 
Isso fora que com certeza deve se tratar de imóvel irregular que desrespeita as leis de uso e ocupação do solo.
Leis: O que são? De onde vem? Do que se alimentam? Não vai descobrir aqui!
Quando vizinho deixa canal fixo, ajuda que você vê uma vez e todo dia tá igual. Duro quando fica automático. Roteador é burro pra escolher canal automático, sempre vai escolher o que causa mais interferência em você.
Eu deixava automático no começo :bem:
Só comecei a configurar depois que precisei colocar um segundo AP pra cobrir o segundo andar da casa e vi que ia dar caca feia pra eu resolver depois, melhor resolver agora enquanto minha sanidade permite
Mas pior que nessa brilhante configuração que a Claro aplica no firmware avacalhado customizado, tem muita opção que você perde, eu não lembro se era 80 ou 160 MHz no 5GHz que sumia ou não dava pra escolher manualmente... Aí a pessoa acaba largando no automático mesmo e a vizinhança que lute pra acertar a wifi :haha:
 
No seu lugar, eu teria primeiro feito contato com a Claro e tentado "resolver" a situação. Mas, somente pra ter um protocolo, digamos, para demonstração de boa-fé de sua parte. Daí pra frente e, com todo o dossiê que você diz ter, partido diretamente pro Juizado de Pequenas Causas. Nada de Ouvidoria, Consumidor, Procon, nada disso. Com esse tipo de arbitrariedade, se lida assim, onde dói mais, no bolso.

Outro ponto que teria feito diferente, é quanto ao pagamento das mensalidades. Eu as teria pago, de modo a manter o que firmei contratualmente, em dia. Já que, de qualquer modo, estes valores seriam retornados e acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Obviamente, se julgado procedente sua apelação. O que no seu caso, me parece ser.

Quanto ao segundo modem, podem ser várias coisas. Mas, eu apostaria em algumas:

1. A Claro te sacaneando por ter "causado" tanta dor de cabeça e deixando esse modem que foi trocado ativo e contabilizando lá em alguma central

2. O técnico não deu baixa ao retirar e está utilizando em sua residência e/ou "emprestou" para conhecidos utilizarem

3. O técnico foi especificamente instruído a fazer isto acima pela Claro, pra te sacanear ainda mais

O que, independentemente de ser a verdade, você possuindo provas de que o tal aparelho foi trocado/removido e entregue ao responsável pela coleta, já pode ser também arrolado ao processo no Pequenas Causas. Aquí, neste ponto sobre a entrega ao responsável pela coleta. Quando cancelei meu contrato com a Claro em 2021, no dia da coleta tirei foto do rosto, do crachá e da entrega sendo feita em mãos. Exagero? Pode ser. Mas, depois do "bonde" de R$ 500 que a Claro me deu em 2014 alegando não devolução de equipamento quando mudei de endereço, nunca mais arrisco acreditar na boa-fé de qualquer empresa que seja. Sem nada pra provar a coleta, tive que arcar com o prejuízo.

E, não se trata de percepção cansada. Você está totalmente dentro de seus direitos. Dará trabalho e será cansativo? Com toda certeza. Mas, com esses tipos de empresas, é assim mesmo. O negócio é, como eu disse acima, mexer onde incomoda mais, no bolso.

Te desejo boa sorte.
Jesus.
Sendo sincero, não sei, eu já vi eles instalarem dois equipamentos num mesmo endereço então sei que é possível, mas se esse aparelho está ativo e não está na sua casa/residência, acho que é bem razoável assumir que instalaram em outro lugar. Uma coisa que já relataram, é que se pegar um aparelho/Modem (validado no sistema da Claro) e reinstalar na "mesma rede", ele continua se conectando mesmo estando em endereço físico diferente. Essa troca pros 750 MB foi feita recente? Porque realmente, o padrão era trocar o modem por um compatível com wifi 6, agora... Ativar um plano "novo" de 750 MB sem dar baixa no anterior de 500 e ainda por cima com alguém usando é muito estranho.
Essa questão de duplicidade de instalação eu já vi acontecer, mas não na Claro. Sobre toda essa treta da questão do resgate de aparelho e a multa, eu só não consegui entender porque eles estão cobrando a multa do aparelho, se você mantém as linhas ativas, o aparelho deveria estar atrelado na linha principal do combo. Feito assim, não haveria cobrança de multa. Entendo o stress que você estava passando com a Claro, mas deixar de pagar as faturas só aumenta o problema. Você poderia ir pagando as faturas normais do plano, mantendo ele ativo, enquanto brigava com a operadora para resolver os problemas, que pelo que entendi são muitos. Fizeram uma verdadeira lambança aí.
E te digo, por experiências com a Claro, ela é uma operadora difícil de lidar nesses casos, ela bate o pé, tem coragem de enfrentar até a Anatel.
Se eles decidirem que você está errado no final, só processando mesmo.
Não se preocupa com textão.

Sou cri cri com esse tipo de coisa (minha formação é em Direito).

Sempre tiro print do app da claro para saber o técnico vem. Tiro foto do modem (com etiqueta e tudo) e cabos antes dele vir.

Falo pro meu marido ficar em cima do técnico e guardo os protocolos datas e hora, inclusive da visita técnica.

Ainda sim tive problemas como já relatei aqui.

Infelizmente tem que tentar resolver primeiro com a Claro, passando pelas instâncias da operadora. Depois reclamar no consumidor ou Anatel. Sempre guardando provas e documentos.

Se nada der certo, aí sim seria na Justiça. Ir direto ao judiciário não resolve (seria mero aborrecimento:bem:)

Se for pra justiça tem que trazer um conjunto robusto de provas.

Gravei a tela do meu celular enquanto consultava o meu histórico de faturas no app Minha Claro Residencial. Caso tenham curiosidade, assistam e percebam a confusão! A decisão de interromper os pagamentos foi pensada, e não aleatória. E a razão pela qual fiz isso foi na intenção de evitar que uma confusão ainda maior se formasse, de modo que eu perdesse totalmente o controle. Eu não queria tornar pior algo já não prestava. Qualquer um que observar os lançamentos nas minhas faturas verá que a própria Claro parece não saber o que faz. Tudo isso começou quando a Claro foi condenada, em ação movida por mim, a devolver, na forma de crédito, os valores pagos ao longo de 18 meses por um serviço porcamente prestado. Embora algumas faturas constem como pagas, elas não estão. O que ocorre é que o valor do crédito que a Claro me deve sobrepõe o valor do meu débito, por isso algumas acabam se pagando... Sobre as etapas, não estou queimando nenhuma. Meus movimentos têm sido friamente calculados, digamos... Heheh... Estou passando por todo o processo, no âmbito administrativo, e assim o farei na esfera judicial, também. Fiz a comunicação sobre o modem e sobre tantas outras dificuldades enfrentadas. Todos os protocolos estão registrados e já até programei o celular para gravar automaticamente as ligações do número do qual normalmente fazem contato. Eles não perdem por esperar. Em tempo, uma atendente da ouvidoria me ligou na parte da tarde e disse ter cancelado a multa. Ela ficou de me ligar amanhã (pois já estava encerrando o expediente) para discutir as outras demandas. Segundo ela, o que registra o tráfego nos dois equipamentos é o cabo, e não o modem, propriamente!!! Hahahahah! Eu ri, claro, e falei, educadamente, que ela não tinha a menor ideia do que estava dizendo! Enfim... Amanhã, caso haja esse retorno, venho aqui contar para vocês. A multa, de fato, já foi removida. Aguardemos os próximos capítulos.
 
Última edição:
annoyed-woman-reporter-with-breaking-news-logo-xs2ddra49yvbd8me.gif

Não é la uma noticia muito boa massssssssssssss

afinando a consulta na api da claro, olha o que eu encontrei de cidade usando rede neutra da VTAL:


inclusive já ta la no site esses dados.
 
Se eu tivesse uma empresa de fibra de bairro, ia dar um jeito de vender 28 fibras, ninguém quer ficar sem internet hoje. Não sei qual o medo das grandes fazerem isso.
Aqui em casa são duas residências no mesmo endereço, porém são dois medidores de energia . Um para cada casa. Meu irmão solicitou a instalação primeiro. Após alguns meses eu solicitei e ai tive que incluir um complemento "Casa 2" no cadastro para liberaram a segunda instalação no mesmo endereço e quando o técnico veio fazer a instalação, ele tirou foto dos medidores de energia e enviou para o supervisor dele para provar que realmente existia duas instalações elétricas no endereço para que a instalação fosse liberada pelo supervisor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

annoyed-woman-reporter-with-breaking-news-logo-xs2ddra49yvbd8me.gif

Não é la uma noticia muito boa massssssssssssss

afinando a consulta na api da claro, olha o que eu encontrei de cidade usando rede neutra da VTAL:


inclusive já ta la no site esses dados.
Em Jundiaí-SP, a existe rede neutra da Vtal mas a Claro preferiu seguir em frente com a sobreposição GPON sobre a rede HFC.
 
Em Jundiaí-SP, a existe rede neutra da Vtal mas a Claro preferiu seguir em frente com a sobreposição GPON sobre a rede HFC.
Sabia decisão da Claro.

Rede neutra é lindo no papel, mas na prática é muito pior que a rede própria da claro

Basta olhar os assinantes da vtal aqui no fórum, tem uma taxa de insatisfação acima da média, especialmente das limitações impostas pela vtal (ont capada), bem como o ping

No caso específico da claro, a rede neutra é vantagem em locais que a Claro nao tenha nenhuma cobertura, pois seria um lucro praticamente sem necessidade de investimentos.

Aonde já existe rede própria, migrar do HFC para rede neutra significaria reduzir o lucro atual, o que não se mostra viável no caso da claro.

Como é sabido por todos, não existe operadora perfeita, mas em geral, os clientes da claro fibra (em rede propria) estão satisfeitos, e há bem menos queixas que a vtal.

Logo, do ponto de vista de nós, consumidores, é melhor a Claro expandir rede própria do que usar rede neutra.
 
Leis: O que são? De onde vem? Do que se alimentam? Não vai descobrir aqui!

Eu deixava automático no começo :bem:
Só comecei a configurar depois que precisei colocar um segundo AP pra cobrir o segundo andar da casa e vi que ia dar caca feia pra eu resolver depois, melhor resolver agora enquanto minha sanidade permite
Mas pior que nessa brilhante configuração que a Claro aplica no firmware avacalhado customizado, tem muita opção que você perde, eu não lembro se era 80 ou 160 MHz no 5GHz que sumia ou não dava pra escolher manualmente... Aí a pessoa acaba largando no automático mesmo e a vizinhança que lute pra acertar a wifi :haha:
kkkk exato. Se deixar tudo no automático um dia vai estar no canal 1 em 40mhz, outro no 7, 11... O vizinho não sabe o que faz.
 
não é,o tenda é o AC8, possui portas giga.
Vieram, trocaram o router para um sagemcom. Agora tá funcionando, porém os 32mts de cabo que passei por cima da casa deve estar com alguma zica, pois ele só pega 100Mbs, enquanto outros cabos menores direto no router atingem os 500Mbs contratados. Me ferrei.
agora ta começando com 181 e mesmo assim não consigo abrir as portas, acho que o procedimento não foi feito...

é, tá pegando um ip lá de são paulo
 
Última edição:
Gravei a tela do meu celular enquanto consultava o meu histórico de faturas no app Minha Claro Residencial. Caso tenham curiosidade, assistam e percebam a confusão! A decisão de interromper os pagamentos foi pensada, e não aleatória. E a razão pela qual fiz isso foi na intenção de evitar que uma confusão ainda maior se formasse, de modo que eu perdesse totalmente o controle. Eu não queria tornar pior algo já não prestava. Qualquer um que observar os lançamentos nas minhas faturas verá que a própria Claro parece não saber o que faz. Tudo isso começou quando a Claro foi condenada, em ação movida por mim, a devolver, na forma de crédito, os valores pagos ao longo de 18 meses por um serviço porcamente prestado. Embora algumas faturas constem como pagas, elas não estão. O que ocorre é que o valor do crédito que a Claro me deve sobrepõe o valor do meu débito, por isso algumas acabam se pagando... Sobre as etapas, não estou queimando nenhuma. Meus movimentos têm sido friamente calculados, digamos... Heheh... Estou passando por todo o processo, no âmbito administrativo, e assim o farei na esfera judicial, também. Fiz a comunicação sobre o modem e sobre tantas outras dificuldades enfrentadas. Todos os protocolos estão registrados e já até programei o celular para gravar automaticamente as ligações do número do qual normalmente fazem contato. Eles não perdem por esperar. Em tempo, uma atendente da ouvidoria me ligou na parte da tarde e disse ter cancelado a multa. Ela ficou de me ligar amanhã (pois já estava encerrando o expediente) para discutir as outras demandas. Segundo ela, o que registra o tráfego nos dois equipamentos é o cabo, e não o modem, propriamente!!! Hahahahah! Eu ri, claro, e falei, educadamente, que ela não tinha a menor ideia do que estava dizendo! Enfim... Amanhã, caso haja esse retorno, venho aqui contar para vocês. A multa, de fato, já foi removida. Aguardemos os próximos capítulos.
Parece quem faz essa bagunça ai e um BOT nao um ser geneticamente humano, Escuro so faz merda na contabilidade
 
Parece quem faz essa bagunça ai e um BOT nao um ser geneticamente humano, Escuro so faz merda na contabilidade
Já fiquei com 3 contratos ativos em um pedido de mudança de endereço, 2 deles no mesmo endereço.
A cada atendimento o ser geneticamente humano do outro lado da linha fazia uma trapalhada diferente, e no fim a solução definitiva foi cancelar tudo.
 
Sabia decisão da Claro.

Rede neutra é lindo no papel, mas na prática é muito pior que a rede própria da claro

Basta olhar os assinantes da vtal aqui no fórum, tem uma taxa de insatisfação acima da média, especialmente das limitações impostas pela vtal (ont capada), bem como o ping

No caso específico da claro, a rede neutra é vantagem em locais que a Claro nao tenha nenhuma cobertura, pois seria um lucro praticamente sem necessidade de investimentos.

Aonde já existe rede própria, migrar do HFC para rede neutra significaria reduzir o lucro atual, o que não se mostra viável no caso da claro.

Como é sabido por todos, não existe operadora perfeita, mas em geral, os clientes da claro fibra (em rede propria) estão satisfeitos, e há bem menos queixas que a vtal.

Logo, do ponto de vista de nós, consumidores, é melhor a Claro expandir rede própria do que usar rede neutra.
Não acho que as reclamações sejam só por ser rede neutra.
Se fosse a Fibrasil no lugar da Vtal não sei se teria tanta gente reclamando.
 
annoyed-woman-reporter-with-breaking-news-logo-xs2ddra49yvbd8me.gif

Não é la uma noticia muito boa massssssssssssss

afinando a consulta na api da claro, olha o que eu encontrei de cidade usando rede neutra da VTAL:


inclusive já ta la no site esses dados.
Se bem que pelas últimas notícias que li, a Claro não tá curtindo muito os projetos com a Vtal. E isso é uma notícia boa, ela viu que esse negócio de rede neutra é furada. Melhor passar a própria fibra.
Aqui em casa são duas residências no mesmo endereço, porém são dois medidores de energia . Um para cada casa. Meu irmão solicitou a instalação primeiro. Após alguns meses eu solicitei e ai tive que incluir um complemento "Casa 2" no cadastro para liberaram a segunda instalação no mesmo endereço e quando o técnico veio fazer a instalação, ele tirou foto dos medidores de energia e enviou para o supervisor dele para provar que realmente existia duas instalações elétricas no endereço para que a instalação fosse liberada pelo supervisor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Em Jundiaí-SP, a existe rede neutra da Vtal mas a Claro preferiu seguir em frente com a sobreposição GPON sobre a rede HFC.
É, todas as operadoras tem esse medo aí, mas eu consegui ter 2 Live TIM no mesmo endereço na época do metálico. Mas cancelei a segunda com 1 mês de uso.
Sobre a Vtal e sobre a Claro, acho que não vai dar bom essa parceria e eu acho bom. A Claro pelo que entendi, na fibra é tipo a Vivo, boas rotas e também permite bridge. Eu sigo um canal chamado Detonando Geek que o apresentador, Gottikozy reclamava pra caramba da Claro HFC, aí foi pra Vivo Fibra, ficou 1 ano aí agora tá com a Claro só que na fibra, ele fez um vídeo comparando as duas e diz que a Claro Fibra está muito superior em todos os quesitos.

E hoje eu vi a Claro trabalhando aqui na esquina, um carro da empresa Procisa, sempre que tem carros da Claro aqui é dessa empresa. A que instalou a Claro HFC no meu outro endereço acho que é Carlson, algo assim.
 
Se eu tivesse uma empresa de fibra de bairro, ia dar um jeito de vender 28 fibras, ninguém quer ficar sem internet hoje. Não sei qual o medo das grandes fazerem isso.
Tudo exige planejamemto e estudos não è só liberar a fibra e tals. O medo das grandes è aumentar o número de reclamações e problemas crônicos na rede.
 
Não acho que as reclamações sejam só por ser rede neutra.
Se fosse a Fibrasil no lugar da Vtal não sei se teria tanta gente reclamando.
Cara, depois de tanto defender aqui e agora com duas conexões, uma Vtal e outra da Vivo, eu tenho que admitir, que no quesito rotas, a Vtal apanha demais da Vivo, já não sei contra a Claro HFC ou Fibra. Eu tô trabalhando em um relatório de testes aqui, quando tiver pronto eu posto, mas eu já adianto que a Vtal perdeu feio. Até pra servidor dela mesma.
Mas eu acho que a Vtal que assumiu o que era da Oi faz pouco tempo, deve ter uma mentalidade de arrumar isso aí pro futuro e deixar parelho com as concorrentes. Não dá pra culpar o novo dono de uma empresa que precisa de organização, não é culpa dele o que ele comprou e como achou. Mas ele será culpado se o tempo passar e não melhorar os problemas.
Quem assinar empresas fechadas com a FiBrasil vai encontrar as rotas da Vivo, então acredito que não teriam do que reclamar.
 
Pois é... Aqueles lançamentos são corriqueiros em minhas faturas e, por conta deles, acaba que eu não consigo entender, propriamente, pelo que estou sendo cobrado. Povo ruim de serviço, viu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Parece quem faz essa bagunça ai e um BOT nao um ser geneticamente humano, Escuro so faz merda na contabilidade
Acaba que, no final das contas, foi a própria operadora a responsável por ter que conceder descontos etc. Se trabalhasse corretamente desde o início, situações como essas não aconteceriam. Você teve de cancelar todos os seus contratos e algo aparentemente simples tornou-se burocrático Aposto que conseguiu um desconto ou benefício - o que, sem dúvida, seria mais do que justo. De onde você é, a propósito?!
 
Última edição:
passou pela ouvidoria?
Em algum momento sim. Eu poderia ter resolvido mantendo o contrato novo, mas na época eu queria manter o telefone e não dava pra migrar de um contrato para o outro, então a solução da ouvidoria foi reativar o contrato antigo.
Só que eu tive que aguardar ele ficar ativo pra depois ligar de novo, e o novo atendente já estava passando outro procedimento. Aí eu já tava cansado de ter gasto mais de 5h pendurado no telefone e cancelei tudo.
Acho que o "meu erro" foi ter tentado resolver pelo telefone, talvez seria melhor ter aberto a reclamação na Anatel desde o início.
 
Não acho que as reclamações sejam só por ser rede neutra.
Se fosse a Fibrasil no lugar da Vtal não sei se teria tanta gente reclamando.
Sim, o principal problema é a vtal. Fibrasil é a fibra da própria vivo, entao nao difere muito do que a vivo faz nas outras cidades. Ademais, acho improvável que a NET passe um dia usar fibrasil. American tower talvez.

@Vanísio concordo plenamente

O problema não é ser Rede Neutra, mais sim a qualidade da Rede Neutra.
A grande questão é que a principal rede neutra é a Vtal, que todos sabemos ser de qualidade mais duvidosa que uma tv de tubo da CCE. Apesar disso, é a que tem maior rede. Então quando se fala em rede neutra, a mais conhecida é a vtal

As outras duas redes neutras que eu lembro que existem são a da fibrasil (que é da vivo), a american tower (acho que só em Minas Gerais) e a rede neutra da tim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo