[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Sim kkkk

E o pior é que, clicando no link, dá pra ver no vídeo que upei tb como que a rede se comporta (isso pq tá no Wi-Fi 6 do OnePlus 8)

E pagando a bagatela de R$ 99,99...

Tá bom demais kk
Se está assim no WI-FI, imagina no cabo Ethernet. :mr2: Eu peguei essa promoção relâmpago também.
Aqui no meu WI-FI 5 no Galaxy S21 FE 5G chega perto dos 700 e o UP bem próximo dos 90.

Galaxy_S21_FE_5G.jpg
 
Última edição:
bora testar a metrica ipv4 na placa de rede?

- vai em propriedades placa de rede / propriedades ipv4 / avançado / desmarque métrica automática e digita 2

- ok todo mundo e reinicia a maquina e testa e nos fale se paliativo te ajudou , tmj 👍

Essa métrica serve para o stack de TCP/IP priorizar as rotas, e não deveria ter impacto nessa situação (veja detalhes de como isso funciona aqui). Só por via das dúvidas segui tua dica, e como esperado não fez diferença. De qquer maneira obrigado.
 
Essa métrica serve para o stack de TCP/IP priorizar as rotas, e não deveria ter impacto nessa situação (veja detalhes de como isso funciona aqui). Só por via das dúvidas segui tua dica, e como esperado não fez diferença. De qquer maneira obrigado.

Você tá com Windows 10 e eu com Windows 11, o que tem em comum é o WSL habilitado?

Abri o Windows Sandbox e deu o mesmo resultado do Windows original.
 
Algo bizarro aqui. Upload no Windows 10 (browser e CLI) quase 100Mbps mais lento que no Linux (testes via Ethernet cabo, 1Gbps).

O mais interessante é que no mesmo PC Windows, rodando o speedtest CLI no WSL2 do próprio Windows (Ubuntu 22.04LTS) o problema não acontece (mesma placa de rede, mesma conexão, rodando Ubuntu dentro do memso Windows via WSL2).

No MacOS e em outro Linux o problema não acontece (~350Mbps tanto na CLI quanto no Browser). Testei em dois PCs com Windows 10 e o problema se repete.

Windows, speedtest CLI, CMD.EXE (274Mbps upload):
Código:
C:\>speedtest

   Speedtest by Ookla

      Server: Claro net vírtua - Porto Alegre (id: 14143)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:     1.96 ms   (jitter: 0.06ms, low: 1.92ms, high: 2.13ms)
    Download:   707.50 Mbps (data used: 320.5 MB)
                  1.95 ms   (jitter: 0.40ms, low: 1.03ms, high: 3.76ms)
      Upload:   274.93 Mbps (data used: 379.6 MB)
                  1.91 ms   (jitter: 2.72ms, low: 0.72ms, high: 206.28ms)
 Packet Loss:     0.0%
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/b5e5fa7f-6792-4d3b-aa96-f024aa6b7e3e
b5e5fa7f-6792-4d3b-aa96-f024aa6b7e3e.png
Fiz o teste mas a tela some, não para e não me dá a URL.
Acontece algo parecido no meu, todos os testes internacionais e via browser pelo speedtest ficam com upload capado, pelo cli e wsl2 vão de boa. No linux desktop funciona normalmente. Fiquei até de formatar para ver se resolvia.
Boa.
aqui oscila bastante o Upload. Não fico travado num valor fixo, mas dificilmente fica cravado 350Mb. Varia geralmente entre 200~300Mb durante o dia. Perto de 350Mb só costumo pegar de madrugada, tipo agora 02:00 :

14936286378.png


Fiz o speedtest pelo browser mesmo (Edge). Pelo CMD deu ainda menos:

C:\speedtest>speedtest

Speedtest by Ookla

Server: Claro net vírtua - Curitiba (id: 21939)
ISP: Claro NET
Idle Latency: 0.98 ms (jitter: 0.02ms, low: 0.96ms, high: 1.00ms)
Download: 712.21 Mbps (data used: 347.9 MB)
1.01 ms (jitter: 0.18ms, low: 0.65ms, high: 1.42ms)
Upload: 226.22 Mbps (data used: 244.6 MB)
1.02 ms (jitter: 0.57ms, low: 0.70ms, high: 10.89ms)
Packet Loss: 0.0%
Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/f38418ed-2677-422e-b111-0011944344b5
O meu ficou assim (tive que dar uma pausa pelo teclado). Só não consigo a URL pq aqui no meu a tela some. Esses valores são reais? Esse da PredialNet vai quase a 900. É isso mesmo?

Speedtest by Ookla

Server: PredialNet Telecom - Niter├│i (id: 50524)
ISP: Predlink Rede de Telecomuniccoes Ltda
Idle Latency: 2.40 ms (jitter: 0.65ms, low: 1.85ms, high: 3.19ms)
Download: 883.06 Mbps (data used: 601.3 MB)
10.58 ms (jitter: 15.90ms, low: 3.31ms, high: 315.83ms)
Upload: 830.49 Mbps (data used: 531.4 MB)
88.96 ms (jitter: 19.35ms, low: 5.78ms, high: 173.21ms)
 
Última edição:
Fiz o teste mas a tela some, não para e me dá a URL.

Boa.

O meu ficou assim. Só não consigo a URL pq aqui no meu a tela some. Esses valores são reais? Esse da PredialNet vai quase a 900. É isso mesmo?

Speedtest by Ookla

Server: PredialNet Telecom - Niter├│i (id: 50524)
ISP: Predlink Rede de Telecomuniccoes Ltda
Idle Latency: 2.40 ms (jitter: 0.65ms, low: 1.85ms, high: 3.19ms)
Download: 883.06 Mbps (data used: 601.3 MB)
10.58 ms (jitter: 15.90ms, low: 3.31ms, high: 315.83ms)
Upload: 830.49 Mbps (data used: 531.4 MB)
88.96 ms (jitter: 19.35ms, low: 5.78ms, high: 173.21ms)
Sim, no meu bate com os outros speedtests da ookla (via browser e app do windows).

O seu fica com a tela preta e fecha pq provavelmente vc está tentando executar ele clicando duas vezes em cima do executável. Tem que abrir um prompt do cmd dentro da pasta onde o executável está e aí sim executar o comando speedtest (só escrever speedtest ou speedtest.exe e ele vai fazer um teste com o servidor que tiver o menor ping.

Pra quem não entendeu, coloca a pasta com nome speedtest (que contem o speedtest.exe e speedtest.md) dentro do diretório raiz (geralmente C:\) que é onde o CMD costuma abrir. Quando abrir o CMD, provavelmente vai está lá de inicio "C:\Users\Seu nome>". Aí vc da o comando "cd\speedtest" (C:\Users\Seu nome>cd\speedtest) e ele vai pra pasta do speedtest, onde está o speedtest.exe. Pronto!

Aí vc digita speedtest ("C:\speedtest>speedtest") e ele executa o teste rapido com o server mais próximo que encontrar. Se quiser especificar outro servidor, vc pode colocar o comando "C:\speedtest>speedtest --servers" que ele listará os 10 servers mais próximos que encontrar. Pra testar com algum desses servers vc usa o comando "C:\speedtest>speedtest --server-id=******" e no lugar dos ***** colocasse um dos servers id listados no comando anterior. Não lembro agora como faz pra conseguir os servers ID de outros servidores além desses.


Experimente com outros servers, aqui as vezes o da própria Claro o upload fica pior que em outros.
 
Sim, no meu bate com os outros speedtests da ookla (via browser e app do windows).

O seu fica com a tela preta e fecha pq provavelmente vc está tentando executar ele clicando duas vezes em cima do executável.
Eu tenho 2 links ISP e aquele teste que fiz é de um provedor de bairro. Contratei 500 MEGA na ocasião que a CLARO não me aprovou. Só consegui contratar no CPF da minha esposa uns 45 dias depois que a Anatel não conseguiu resolver o meu caso.
Essa forma de verificar a velocidade você diria que é mais aproximado do que realmente chega no roteador da operadora? Fiquei surpreso com o resultado; ficou próximo dos 900, bem superior aos resultados no Browser.
 
Eu tenho 2 links ISP e aquele teste que fiz é de um provedor de bairro. Contratei 500 MEGA na ocasião que a CLARO não me aprovou. Só consegui contratar no CPF da minha esposa uns 45 dias depois que a Anatel não conseguiu resolver o meu caso.
Essa forma de verificar a velocidade você diria que é mais aproximado do que realmente chega no roteador da operadora? Fiquei surpreso com o resultado; ficou próximo dos 900, bem superior aos resultados no Browser.
Algumas pessoas clamam que o speedtest feito por linha de comando é mais preciso que o feito pelo browser. Pessoalmente, nunca notei diferenças significativas entre ambos, então no meu caso em particular diria que tanto faz um ou outro. Não sei dizer exatamente o pq dos browsers apresentarem resultados inferiores as vezes.

Eu na verdade não sou muito pilhado com isso. Os 500Mb que temos já são até demais, e ainda recebemos 700Mb desse "bônus" que Claro tem dado a uns 2 anos... então em questão de velocidade estou bem satisfeito. Hoje me preocupo mais com a qualidade desses 500Mb (estabilidade, latência, etc).
 
Você tá com Windows 10 e eu com Windows 11, o que tem em comum é o WSL habilitado?

Abri o Windows Sandbox e deu o mesmo resultado do Windows original.

Num dos Windows 10 não tenho WSL e apresenta o mesmo comportamento (já tive no passado WSL, mas removi o mesmo faz algum tempo, não sei dizer se ficou alguma coisa que a desinstalação do WSL pudesse ter deixado para trás).

Aliás, acredito que encontrei uma explicação que faz algum sentido. Achei uma pessoa que teve o mesmo problema e fez uma investigação detalhada (ver aqui).

Basicamente parece estar relacionado com a forma que o Windows 10 (não) lida com cancelamento de retransmissão de pacotes recebidos fora de ordem. O problema parece estar relacionado com a stack de TCP/IP do Windows 10 que não consegue processar retransmissões espúrias que são tratadas via notificações "DSACK" como por exemplo:
CUBIC MAY implement an algorithm to detect spurious retransmissions, such as DSACK [RFC3708], Forward RTO-Recovery [RFC5682] or Eifel [RFC3522]. Once a spurious congestion event is detected, CUBIC SHOULD restore the original values of above mentioned variables as follows if the current cwnd is lower than _prior_cwnd_. Restoring to the original values ensures that CUBIC's performance is similar to what it would be if there were no spurious losses.

The current Windows implementation of CUBIC is not undoing the reductions in the congestion window caused by spurious retransmissions - perhaps all of your other systems either do this or use a different congestion control mechanism. Unless the out-of-order delivery is caused by a device under your control (unlikely), then there is not much that you can do about this.

Aparentemente tem algum roteador na minha rota da Claro que está gerando essas retransmissões espúrias que estão impactando o upload do Windows 10. Isso explicaria porque na Vivo Fibra não acontece, e também porque esse problema não acontece com outros OSs (que aparentemente estão lidando corretamente com essa situação).

Ou seja, você não deve ter esse problema no Windows 10 pois possivelmente na tua rota não deve ter roteador gerando DSACK/FWD RTO. Apenas uma hipótese minha, mas que explica o que estou experimentando.

De qquer maneira, não vou me incomodar com isso. O upload que realmente preciso é num NAS da Synology que faz upload/backup para o Google Drive, e como o Synology roda Linux essa limitação de upload não afeta o mesmo. Em médio prazo vou atualizar os dois PCs que tenho com Windows 10 para Windows 11...
 
Última edição:
Algumas pessoas clamam que o speedtest feito por linha de comando é mais preciso que o feito pelo browser. Pessoalmente, nunca notei diferenças significativas entre ambos, então no meu caso em particular diria que tanto faz um ou outro. Não sei dizer exatamente o pq dos browsers apresentarem resultados inferiores as vezes.

Eu na verdade não sou muito pilhado com isso. Os 500Mb que temos já são até demais, e ainda recebemos 700Mb desse "bônus" que Claro tem dado a uns 2 anos... então em questão de velocidade estou bem satisfeito. Hoje me preocupo mais com a qualidade desses 500Mb (estabilidade, latência, etc).
@paulo_cwb a diferença no meu teste passou dos 200. No Browser fica entre 680 a 710 e na linha de comando chegou perto dos 900.
Eu também não sou pilhado mas gosto de periodicamente fazer o teste. Hoje a noite eu devo fazer o teste com a CLARO usando um notebook, pq o desktop não está perto do modem da operadora para usar o cabo Ethernet.
Eu concordo que a nossa preocupação deva ser mais focada na estabilidade. Eu trabalhei na casa do meu sogro no mês de maio e o teste foi usar VPN da empresa para acesso remoto e posso dizer que não registrei nenhuma queda nas 8hs de trabalho ininterrupta. A banda larga da Claro segura bem e foi um excelente teste para eu decidir em contratar.
 
@paulo_cwb a diferença no meu teste passou dos 200. No Browser fica entre 680 a 710 e na linha de comando chegou perto dos 900.
Eu também não sou pilhado mas gosto de periodicamente fazer o teste. Hoje a noite eu devo fazer o teste com a CLARO usando um notebook, pq o desktop não está perto do modem da operadora para usar o cabo Ethernet.
Eu concordo que a nossa preocupação deva ser mais focada na estabilidade. Eu trabalhei na casa do meu sogro no mês de maio e o teste foi usar VPN da empresa para acesso remoto e posso dizer que não registrei nenhuma queda nas 8hs de trabalho ininterrupta. A banda larga da Claro segura bem e foi um excelente teste para eu decidir em contratar.
A do seu sogro é fibra ou coaxial?
 
Salve pessoal, tenho plano da claro e aqui bate mais ou menos 500 de download e 35 de upload, aqui a fibra nao chega ate o modem, chega ate o poste e dps vem coaxial ate o modem...
fazendo alguns testes de bufferbloat nota-se que a qualidade do sinal que chega ate meu pc é ruim, muito jitter, perda de pacotes, delay etc, um meio de melhorar isso seria pelo QoS, controle de banda, porem meu modem aparentemente nao possui QoS e nem algum sistema de controle de banda, aqui o modem é o Technicolor tc3102, existe algum meio de fazer controle de banda nesse modem?

segue um teste do bufferbloat

cu9A2Sj.png
 
A do seu sogro é fibra ou coaxial?
Coaxial. Ele paga 350 MEGA mas a placa de rede dele é a fast 10/100. Eu descobri esses dias quando senti uma lentidão no desktop dele, em especial no upload. De todo modo, a VPN se sustentou bem, sem quedas. Sinal que a CLARO onde ele mora, a rede não é tão degradada.
 
Salve pessoal, tenho plano da claro e aqui bate mais ou menos 500 de download e 35 de upload, aqui a fibra nao chega ate o modem, chega ate o poste e dps vem coaxial ate o modem...
fazendo alguns testes de bufferbloat nota-se que a qualidade do sinal que chega ate meu pc é ruim, muito jitter, perda de pacotes, delay etc, um meio de melhorar isso seria pelo QoS, controle de banda, porem meu modem aparentemente nao possui QoS e nem algum sistema de controle de banda, aqui o modem é o Technicolor tc3102, existe algum meio de fazer controle de banda nesse modem?

segue um teste do bufferbloat

cu9A2Sj.png
Quando tinha sagemcom ficava entre B e A... no CBN ficava igual ao teu ( olha que o cbn entrega mesmo quando a rede é suja )
 
alguem com problema em abrir aplicativos na wifi da claro?
To com uma de 350mb fibra aqui, no desktop funciona tudo normal e no celular alguns apps nao abrem: Ifood, Bancos, Twitter os videos nao carregam... ai se ligo os dados móveis carrega tudo normal.

Ja tentei:
  • Ativar desativar o Ipv6
  • por o DNS do google
  • Mudar o canal da Wifi
  • Desabilitar a rede unica

Alguma dica?
 
alguem com problema em abrir aplicativos na wifi da claro?
To com uma de 350mb fibra aqui, no desktop funciona tudo normal e no celular alguns apps nao abrem: Ifood, Bancos, Twitter os videos nao carregam... ai se ligo os dados móveis carrega tudo normal.

Ja tentei:
  • Ativar desativar o Ipv6
  • por o DNS do google
  • Mudar o canal da Wifi
  • Desabilitar a rede unica

Alguma dica?
vai na pagina do modem, segurança e desabilita ipv4 e ipv6 reinicia .

Se esse paliativo nao resolver vai nas configuraçoes wi-fi do seu celular troque DHCP por estatico, colocando nos campos os ips

depois nos fale, pra continuarmos ajudar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

aqui ta pessimo, pelos videos que andei vendo fazendo o controle de banda da uma boa melhorada mas esse modem porco da claro parece que nao tem qos
modem capado fica difícil mostre como esta RF ai (pelo site niveis.virtua e melhor)
 
Última edição:
Salve pessoal, tenho plano da claro e aqui bate mais ou menos 500 de download e 35 de upload, aqui a fibra nao chega ate o modem, chega ate o poste e dps vem coaxial ate o modem...
fazendo alguns testes de bufferbloat nota-se que a qualidade do sinal que chega ate meu pc é ruim, muito jitter, perda de pacotes, delay etc, um meio de melhorar isso seria pelo QoS, controle de banda, porem meu modem aparentemente nao possui QoS e nem algum sistema de controle de banda, aqui o modem é o Technicolor tc3102, existe algum meio de fazer controle de banda nesse modem?

segue um teste do bufferbloat

cu9A2Sj.png
mesmo modem aqui
 
Sim, no meu bate com os outros speedtests da ookla (via browser e app do windows).

O seu fica com a tela preta e fecha pq provavelmente vc está tentando executar ele clicando duas vezes em cima do executável. Tem que abrir um prompt do cmd dentro da pasta onde o executável está e aí sim executar o comando speedtest (só escrever speedtest ou speedtest.exe e ele vai fazer um teste com o servidor que tiver o menor ping.

Pra quem não entendeu, coloca a pasta com nome speedtest (que contem o speedtest.exe e speedtest.md) dentro do diretório raiz (geralmente C:\) que é onde o CMD costuma abrir. Quando abrir o CMD, provavelmente vai está lá de inicio "C:\Users\Seu nome>". Aí vc da o comando "cd\speedtest" (C:\Users\Seu nome>cd\speedtest) e ele vai pra pasta do speedtest, onde está o speedtest.exe. Pronto!

Aí vc digita speedtest ("C:\speedtest>speedtest") e ele executa o teste rapido com o server mais próximo que encontrar. Se quiser especificar outro servidor, vc pode colocar o comando "C:\speedtest>speedtest --servers" que ele listará os 10 servers mais próximos que encontrar. Pra testar com algum desses servers vc usa o comando "C:\speedtest>speedtest --server-id=******" e no lugar dos ***** colocasse um dos servers id listados no comando anterior. Não lembro agora como faz pra conseguir os servers ID de outros servidores além desses.


Experimente com outros servers, aqui as vezes o da própria Claro o upload fica pior que em outros.
@paulo_cwb deu certo, veja:

Plano 500 MEGA

Server: PredialNet Telecom - Niter├│i (id: 50524)
ISP: Predlink Rede de Telecomuniccoes Ltda
fb730b68-f75f-41cb-971e-635643752e01.png

Server: Claro net vírtua - Rio de Janeiro (id: 14612)
ISP: Predlink Rede de Telecomuniccoes Ltda
8b1f12e1-0b7d-4cdf-8c29-688963e9f055.png
 
Última edição:
@paulo_cwb deu certo, veja:

Plano 500 MEGA

Server: PredialNet Telecom - Niter├│i (id: 50524)
fb730b68-f75f-41cb-971e-635643752e01.png

Server: Claro net vírtua - Rio de Janeiro (id: 14612)
8b1f12e1-0b7d-4cdf-8c29-688963e9f055.png
É dessa predialnet o serviço? caramba... praticamente compre 1 e leve 2 :notbad:

muito bom
 
uma info aleatoria, especifica pro cmts que estou conectado:

foi notar agora no openwrt, tempo de leasing do ipv4, ipv6 e ipv6 PD que a claro configurou aqui no cmts é de 3H.

em tese, 3H de modem desligado, mais um tempo pro dhcp server limpar a lista de ips delegados ou ele distribuir o mesmo ip pra outro cliente, vc pega numero novo aqui.
a real, ip não muda, hj msm desliguei a energia aqui do AP as 9H da manha e religuei agora as 19H(tava fazendo uma reforma no qdc) e meus ips não mudaram :limo:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo