[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Rapaz, eu estou tão satisfeito com o que estou recebendo que nem sei se vai valer mesmo a pena migrar pra FIBRA neste momento, só se viessem com aquele valor de R$ 44,90 por 12 meses do colega.
Muda pra não perder vaga na porta.

Bem, depois de muita tentativa e erro meu OpenWrt está em modo bridge (IPv4 e IPv6) com o Huawei HG8245W5-6T-V2 (que aliás, mesmo sendo original da Huawei, que firmware bem ruim esse, horrível....)

Na minha migração de HFC para Fibra, assinei o pacote Fibra 500/250.

Porém, acredito que habilitaram 700/350. Só raras vezes chega 700Mbps. Na maioria das vezes fica abaixo de 600Mbps o download, e algumas vezes abaixo dos 500Mbps (o upload sempre chega em 350Mbps).

Tô achando que a região onde moro está sobrecarregada, aí quem assina 500 já leva 700 por padrão para não reclamar (pois algumas vezes fica abaixo dos 500 e com frequência fica acima dos 500...):
84fe9a32-5b78-478d-bd80-27cdc462afd0.png

f7418df5-9025-4893-a83e-5f6b86dac0d1.png
Esses relatos só me dão suporte para eu me manter no HFC que foi instalado recentemente (500 MEGA), nem fatura eu recebi ainda. Além do @Sobralll que migrou de 750 pra 1GB e só decepção. Amigo @jacias eu agradeço mas no momento vou ficar quieto aqui.
Estou recebendo quase o dobro do UP contratado, não jogo ONLINE, só uso mesmo para VPN (Home Office), Streaming, acessar bancos, sites e-commerce, etc...

14927171179.png

Última edição:
Esses relatos só me dão suporte para eu me manter no HFC que foi instalado recentemente (500 MEGA), nem fatura eu recebi ainda. Além do @Sobralll que migrou de 750 pra 1GB e só decepção. Amigo @jacias eu agradeço mas no momento vou ficar quieto aqui.
Estou recebendo quase o dobro do UP contratado, não jogo ONLINE, só uso mesmo para VPN (Home Office), Streaming, acessar bancos, sites e-commerce, etc...

14927171179.png
Um conselho sincero: migre o quanto antes. Eu migrei do claro HFC para claro FTTH, e não me arrependo, o ping melhorou, o download também, praticamente não tive quedas.

14927171179.png
concordo com @YO! Mude quanto é tempo, fibra é outro mundo melhor outra galaxia, Coaxial e de outra dimensao do imperio romano

Fora que no HFC metem divisor e instalam mais clientes, no GPON lotou a CDOI/CDOE sabe lá quando vai ter porta de novo.
Já mostraram em foto, situacao do HFC com fio saindo do tap, em seguida um divisor daqueles que usa internamente, depois outro divisor, e todas as saídas do tap praticamente assim hehehe

Inclusive é isto que faz o HFC saturar, pq os técnicos sabem que não pode fazer isto, mas fazem mesmo assim

Isso fora que a internet do @SpeedRace.Claude está saturada, pq o upload só esta batendo 85 mb, passar pra fibra ajudaria.

Já mostraram em foto, situacao do HFC com fio saindo do tap, em seguida um divisor daqueles que usa internamente, depois outro divisor, e todas as saídas do tap praticamente assim hehehe

Inclusive é isto que faz o HFC saturar, pq os técnicos sabem que não pode fazer isto, mas fazem mesmo assim

Isso fora que a internet do @SpeedRace.Claude está saturada, pq o upload só esta batendo 85 mb, passar pra fibra ajudaria.
Mas no contrato de 500 MEGA HFC é de:
VELOCIDADE DE UPLOADATÉ 50 Mbps
e estou recebendo na média 70 de UP.

14927171179.png
Migra logo antes que seja tarde....

concordo com @YO! Mude quanto é tempo, fibra é outro mundo melhor outra galaxia, Coaxial e de outra dimensao do imperio romano
OK, vou ver se vou poder migrar. Olhando no vitrine, lá continua com o virtua. Como eu havia dito, no condomínio onde moro, tem duas entradas e a CLARO só colocou a FIBRA somente num dos endereços. Estou vendo aqui com a Administração se eles ainda se encontram aqui para eu conversar com eles.

Mas no contrato de 500 MEGA HFC é de:
VELOCIDADE DE UPLOADATÉ 50 Mbps
e estou recebendo na média 70 de UP.
a real é que em contrato ta OK, mas o perfil de velocidade que a claro esta entregando nesse plano é de 700 a 740Mb download dependendo da cidade, e 100Mb de upload.

migra pra fibra, não da mole, lotou CTO, como a experiência com rede ftth com a claro é nova, não é um tipo de rede que da pra ficar fazendo gambiarra de dividir sinal pra pendurar cliente novo, tem que passar estrutura nova.
ninguem sabe se a claro, pq ainda não rolou, de a estrutura lotar e se a claro simplemente vai negar migração e não passar a rede nova pra expandir.

Fora que no HFC metem divisor e instalam mais clientes, no GPON lotou a CDOI/CDOE sabe lá quando vai ter porta de novo.
Eu vi onde passam os cabos de banda larga, tem um divisor onde está ligado o cabo coaxial do meu apartamento.
O meu plano atual é um combo multi com 📺, ☎️ e BL no HFC.
Pelas explicações e experiência dos colegas, a configuração ficaria assim:
4K Claro TV+ (HFC)
BL 500 MEGA e FIXO (FIBRA)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a real é que em contrato ta OK, mas o perfil de velocidade que a claro esta entregando nesse plano é de 700 a 740Mb download dependendo da cidade, e 100Mb de upload.

migra pra fibra, não da mole, lotou CTO, como a experiência com rede ftth com a claro é nova, não é um tipo de rede que da pra ficar fazendo gambiarra de dividir sinal pra pendurar cliente novo, tem que passar estrutura nova.
ninguem sabe se a claro, pq ainda não rolou, de a estrutura lotar e se a claro simplemente vai negar migração e não passar a rede nova pra expandir.
@dudu1505 dá uma olhada aí no teu MAPA, pq acabei de fazer uma pesquisa e ainda não apareceu a FIBRA no CEP 21220-301 nº 6360. Já no site da CLARO já tem FIBRA.
NOTA: Pena que no contrato, que na CLARO é uma bagunça, está assim: CEP 21220-290 nº 6360. Como irei pedir a migração se o endereço ZOADO que a própria claro fez não tem a FIBRA. Se eu ligar pro televendas, será que consigo? E o modem para FIBRA de 500 MEGA é um tão bom quanto o KAON CG3000 que tenho aqui?

Última edição:
Eu vi onde passam os cabos de banda larga, tem um divisor onde está ligado o cabo coaxial do meu apartamento.
4K Claro TV+ (HFC)

@dudu1505 dá uma olhada aí no teu MAPA, pq acabei de fazer uma pesquisa e ainda não apareceu a FIBRA no CEP 21220-301 nº 6360. Já no site da CLARO já tem FIBRA.
NOTA: Pena que no contrato, que na CLARO é uma bagunça, está assim: CEP 21220-290 nº 6360. Como irei pedir a migração se o endereço ZOADO que a própria claro fez não tem a FIBRA. Se eu ligar pro televendas, será que consigo? E o modem para FIBRA de 500 MEGA é um tão bom quanto o KAON CG3000 que tenho aqui?
não tem muito o que fazer com o mapa, ele consulta na api de cep da claro, nessa api eles ainda não atualizaram os dados.

e ti falar, liga no 10621 suporte não televendas, televendas não vai ti ajudar em nada nesse caso, e explica la pra ver se o atendente faz o pedido de mudança de tecnologia, se não resolver com o protocolo anotado desse atendimento liga no 0800 da ouvidoria pq la eles dão um jeito de ti migrar.

e os modens da rede FTTH praticamente todos são bons.

4K Claro TV+ (HFC)

Pelo que eu entendi, o seu endereco tem 2 ceps? Tenta fazer o pedido com o outro cep

Eles devem ter se precipitado em colocar como disponível, porque agora eu não vejo mais a FIBRA, voltou para o VIRTUA.

Pessoal, estou com problema de rota para um serviço hospedado em São Paulo e já faz MESES. Sou cliente da Claro NET. Alguma dica?
:fire:
bK8Q2tM.png

As soluções por ordem de "facilidade" são:

1. VPN
2. Assinar outro provedor
3. Enviar esses prints no consumidor.gov.br e torcer para dar certo.

Se tua conexão HFC for estável, é uma opção. No meu caso HFC era muito ruim (o cabo da Claro/Net que chega no meu prédio por tubulação subterrânea tem mais de 20 anos e está entupida, não passa mais nada por esse caminho), com frequência não chegava metade do download contratado, e o upload caia com frequência para menos de 10Mbps. Isso com a fibra não acontece, pelo menos no meu caso não tem nem como comparar HFC com Fibra (Fibra é muito superior), sem contar o upload que para mim é muito importante (tenho backup online de meu NAS no Google Drive).

Tenho Vivo Fibra 600, estou testando a Claro Fibra, no mês que vem cancelo um dos dois (provavelmente vou cancelar a Vivo Fibra pelos motivos que postei lá no tópico da Vivo).

net800mb.png

Esse teste fiz deixando o modem da net em brigde e usei meu Huawei AX2 Wifi 6. Velocidade ai quase nos 900MB e upload quase nos 500MB está ótimo. Com modem da NET a velocidade fica 724MB/350MB nessa faixa. Meu plano é 500MB

14927171179.png
olha o serviço pode degradar com o tempo, além do monte de passiveis que existe na rede.
uma simples queda de conexão ou lentidão no horário de pico pode ser uma dor de cabeça e stress total pq as vezes a solução pode demorar meses
ou simplesmente não ter solução a curto prazo. E voce pode conseguir abaixar mais a fatura do seu plano, pq geralmente oferecem uma promoção.

net800mb.png

Esse teste fiz deixando o modem da net em brigde e usei meu Huawei AX2 Wifi 6. Velocidade ai quase nos 900MB e upload quase nos 500MB está ótimo. Com modem da NET a velocidade fica 724MB/350MB nessa faixa. Meu plano é 500MB
Aqui ficou assim depois que a Claro migrou meu plano de 500Mb para 600Mb. Veja se não alteraram o seu também.

Aqui ficou assim depois que a Claro migrou meu plano de 500Mb para 600Mb. Veja se não alteraram o seu também.

Fui olhar agora e realmente migraram para 600MB mesmo, até hoje a tarde ainda estava nos 500MB e no modem da NET batendo ai 724MB +/-, ai resolvi querer usar meu X2 por ter já uma rede AX(mesmo estava parado) foi onde que bateu esses 857MB, mas pelo jeito foi por causa da mudança para os 600MB.

Claro ativou rede neutra na v.tal na cidade da minha mae Cornelio Procopio. Me ligaram 1" com uma gravacao que a oi serie ""descontinuada"", "aperte 9" para aderir a portabilidade, eu como curioso apertei isso era 09:30.
As 14:10 me liga uma mulher para confirmar os dados, falei eu nao pedi nada e nao aceito portabilidade alguma, estou "satisfeito" com a oi fibra.
Eu achava que era algum terminal meu que ainda esta no cobre.
Telemarkting bem direto, a oi faliu kkkkkk
Eu fico puto com esse tipo de abordagem.
Conheço gente que ficou com 2 serviços de internet em casa por causa dessa pilantragem aí, sem poder cancelar o outro serviço por estar no meio da fidelidade.
Tudo porque um fdp qualquer inventa mentira pra bater meta de venda.

Já tentei, não funcionou.

Obrigado. Consegui de outro jeito mais simples "de primeira" (não precisa esperar o DHCP vencer e nem entrar o IP público manualmente):

1) Desconectar o cabo WAN do roteador OpenWrt do modem da Claro (não deixar nenhum cabo ethernet conectado no modem da Claro)
2) Conectar via Wifi no modem da Claro
3) No modem da Claro, deletar manualmente alocações prévias de DHCP do roteador caso existirem
4) No modem da Claro, configurar WAN para modo bridge
5) Reconectar o cabo WAN do roteador OpenWrt no modem da Claro

Após o passo 5 meu roteador OpenWrt pegou o IPv4 público da Claro (sem necessidade de alterar MAC address e nada mais).

Durante esse teste estava com o IPv6 desabilitado no OpenWrt. Vou reabilitar e testar.

Também nesse processo acima o Wifi do modem da Claro precisa estar ativo. Vou investigar se consigo repetir com o Wifi desligado e o laptop ligado direto via Ethernet no modem da Claro.
Você estava em CGNAT? @_dsouza_

Você estava em CGNAT? @_dsouza_
Não estava em CGNAT. Tinha HFC desde 2016, fiquei 1 ano em CGNAT e em 2017 saí do CGNAT. Na migração do HFC para Fibra agora felizmente continuei fora do CGNAT.

Se bem que para meu uso já teria solução se estivesse em CGNAT - em resumo, acesso minha rede de fora de casa via servidor Wireguard ni OpenWrt, e já consegui configurar o mesmo via IPv6. Ou seja, se estivesse em CGNAT, continuaria conseguindo acessar minha rede via IPv6 (que sempre é público).

net800mb.png

É difícil acreditar que seu plano é de 500 MEGA. SHOW DE BOLA!

Users who are viewing this thread

Voltar