[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Uma hipótese plausível é que entrem duas fibras no condomínio, possivelmente proveniente de ctos diferentes, especialmente caso em algum momento tenha sido feito "alivio" (ampliação de portas)

Aqui no predio que eu resido, uma fibra vem do nap optico que tem na frente do prédio, e a outra vem do nap optico da rua do lado, a 200m do prédio.
aqui passa duas fibras, mas cada um tem sua caixa diferente.

A menos que haja alguma peculiaridade na instalação do condomínio
É o que eu disse, pode ser que entrem duas fibras no predio dele
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

aqui passa duas fibras, mas cada um tem sua caixa diferente.
Então, pode ser que as fibras venham de locais diferentes, e só uma caiu, afetando só os que estão conectados nela

os caras cancelaram a visita tecnica e colocaram no app que está rolando instabilidade geral na minha regiao (mentira) e disse que está com falha em algum equipamento ou rede deles.
vai normalizar até sábado as 13:30 sendo que já tinha solicitado visita técnica até as 10:30.
bom agora eu acho que devem estar mexendo já, eu acho.

os caras cancelaram a visita tecnica e colocaram no app que está rolando instabilidade geral na minha regiao (mentira) e disse que está com falha em algum equipamento ou rede deles.
vai normalizar até sábado as 13:30 sendo que já tinha solicitado visita técnica até as 10:30.
bom agora eu acho que devem estar mexendo já, eu acho.
Eu considero essa mensagem no app/telefone como um "bom sinal" e se ela está aparecendo é porque está afetando mais pontos fora do seu condomínio.

Passei por algo similar na sexta passada onde boa parte do PR e SC ficou sem conexão por horas a fio mas o buraco era grande e bem mais embaixo.

Na ocasião solicitei visita técnica e após um tempinho o status no app ficou assim:

1688147338012.png

Felizmente voltou ao normal na terça (até postei aqui no tópico) pois caso precisasse de visita mesmo a agenda mais próxima era hoje, literalmente.

Se entre trancos e barrancos vc está conseguindo trabalhar pela rede móvel o negócio é seguir o baile, aqui o negócio foi tão crítico que ela não deu conta de todo mundo pendurado e porque também foi afetada pois parte dos elementos são compartilhados.

Eu considero essa mensagem no app/telefone como um "bom sinal" e se ela está aparecendo é porque está afetando mais pontos fora do seu condomínio.

Passei por algo similar na sexta passada onde boa parte do PR e SC ficou sem conexão por horas a fio mas o buraco era grande e bem mais embaixo.

Na ocasião solicitei visita técnica e após um tempinho o status no app ficou assim:

Ver anexo 135330
Felizmente voltou ao normal na terça (até postei aqui no tópico) pois caso precisasse de visita mesmo a agenda mais próxima era hoje, literalmente.

Se entre trancos e barrancos vc está conseguindo trabalhar pela rede móvel o negócio é seguir o baile, aqui o negócio foi tão crítico que ela não deu conta de todo mundo pendurado e porque também foi afetada pois parte dos elementos são compartilhados.
exatamente essa mensagem está pra mim.
porra saiu na sexta e voltou terça feira?
pqp se for desse jeito só terça pra mim.
eu estou usando a internet do celular mas mesmo assim o lazer de casa é tudo pela internet, a tv box entre outras coisas.

exatamente essa mensagem está pra mim.
porra saiu na sexta e voltou terça feira?
pqp se for desse jeito só terça pra mim.
eu estou usando a internet do celular mas mesmo assim o lazer de casa é tudo pela internet, a tv box entre outras coisas.
Não me fiz entender, a indisponibilidade total foi de sexta (16h) até o sábado (+/- 6h), mas voltou degradado (gargalo) e normalizou na terça.

Fui fazer Login 192.168.15.1 - e agora estão pedindo senha, antes entrava direto. não mudei nada para entrar com senha, o de vcs tbm entrava direto antes ?

Fui fazer Login 192.168.15.1 - e agora estão pedindo senha, antes entrava direto. não mudei nada para entrar com senha, o de vcs tbm entrava direto antes ?
Aqui não entra nem com a senha. Tem que colocar /padrão no fim e usar o user support. Uso Mitra e com admin não entra mais. Aí sim coloco a senha do selo e vai.

aqui é Mitra, aqui pelo login comum sem ser support agora esta pedindo senha, um saco isso. ai admin e senha da etiqueta pra ficar vendo status das coisas...

O meu sempre pediu senha pra entrar em qualquer opção de configuração.

pra configurar sim, pede a senha, agora para verificar status, antes não pedia, podia entrar normalmente, agora até pra verificar status tem que colocar admin e senha.
Ah, o meu já tá há uns belos meses assim, acho que desde o ano passado.

deve ser este o motivo que estão colocando senha até para o status do modem, uma breve pesquisa no google vc consegue acessar um Router/Modem da Vivo e bisbilhotar -

Já tinham comentado aqui que por padrão parecia ter algumas portas abertas direto pro modem mesmo. Aqui não passei por isso pq já fui colocando meu roteador próprio na dmz.

Qual endereço NTP vc usava anteriormente?

Esse reclame já rolou algumas vezes no passado (lembro do @vorlon e do @Paulao. se queixando, entre outros), pessoalmente nunca tive problemas.

Aqui tenho esses endereços configurados no roteador há bastante tempo:

Ver anexo 135324

No meu Windows:

Ver anexo 135323

No meu NAS:

Ver anexo 135325
Ver anexo 135326

Consultando o endereço 'pool.ntp.br' retorna o seguinte:
Código:
:~# host pool.ntp.br

pool.ntp.br has address 200.160.7.197
pool.ntp.br has address 200.192.232.8
pool.ntp.br has address 200.20.186.76
pool.ntp.br has address 200.186.125.195
pool.ntp.br has address 200.160.7.186
pool.ntp.br has address 200.160.0.8
pool.ntp.br has address 200.189.40.8
pool.ntp.br has address 201.49.148.135
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::186
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12f8:b:1::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::197
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12f8:9:1::8

Agora consultando 'a.st1.ntp.br':
Código:
~# host a.st1.ntp.br

a.st1.ntp.br has address 200.160.7.186
a.st1.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::186

Note que o mesmo IP aparece na consulta de ambos então teoricamente não deveria fazer diferença usar um ou outro, mas presumo que estivesse usando algum diferente até então.

Usa o HGU da Vivo? Mora em qual região?
Eu estava usando o NTP padrão mesmo que vem no Windows. Nunca tinha mexido nisso. time.windows.com. Agora mudei pro a.st1.ntp.br e está tudo ok.

alguem alguma vez foi no site da vivo e foi olhar o e-mail e o cadastro estava tudo diferente? com dados totalmente diferentes do correto?
aconteceu isso comigo hoje kkk

Sim, aconteceu isso comigo 1.5 anos atrás, quando tinha apenas telefone fixo (par metálico). Fiquei assustado, pois parece que foi proposital. Fui numa loja da Vivo e fiz corrigirem tudo. Depois disso, 1 ano atrás, migrei para fibra e até agora tudo certo. Porém fiquei muito desconfiado...

Vocês estão sabendo do problema do ISP da Vivo bloqueando (quase) todos os NTPs de sincronização de Data/Hora? Estava com esse problema desde o final do ano passado aqui no meu Windows. Finalmente consegui arrumar ao trocar o servidor padrão de sincronização para a.st1.ntp.br. Meu relógio estava 1 minuto adiantado. Como eu sou programador, estava com problema de autenticação com alguns servidores que usavam token jwt (eles já chegavam expirados). Peguei a dica aqui dessa thread no Reddit:

Aqui uso OpenWrt (bridge modem Vivo), que sincroniza com *.ntp.br sem problems. No OpenWrt ativei o *servidor* NTP e no windows e outros dispositivos coloco o IP do meu roteador como servidor NTP (rede interna), nunca mais tive problemas.

Aliás, já reportei anteriormente, dependendo do IP que a conexão PPPoE pega (pelo menos aqui onde moro), tem sites específicos que não conectam. Apenas como exemplo de coisas que não funcionam na Vivo Fibra dependendo do IP: atualização do firmware do OpenWrt, builds do OpenWrt, atualizações do Linux (especificamente alguns mirrors usados pelo Armbian/DietPI), atualizações do brew no MacOS, atualizações da CLI do speedtest, atualizações NTP do Windows, alguns servidores de jogos de celular não funcionam (ex: King.com) e por aí vai. Eu tenho até um "checklist" das coisas acima que preciso verificar. De 10 em 10 dias (quando o IP do PPPoE troca), rodo esse check-list e fico conectando/reconectando o PPPoE até pegar um IP que tudo funcione.

Fora isso acima que acho meio chato, não tenho nenhum outro problema com a Vivo Fibra. Porém agora a Claro colocou fibra no prédio onde moro, e atualizei minha conexão de backup (Claro HFC) para Claro Fibra.

Estou testando a Claro Fibra. Já posso afirmar que os problemas acima não acontecem com a Claro. Vou ficar com as duas fibras por 1 ou 2 meses, e estou avaliando a Claro Fibra. Daqui a 2 meses vou cancelar uma delas.

Última edição:
Vc lembrou de fazer o port forward no firewall do seu roteador, né?
Sim.

Meu modem da vivo é um MitraStar, mas o procedimento dentro do painel da Vivo pelo que entendo, é o mesmo, pois é padrão, correto?

Fiz o DMZ, direcionando para o meu modem AX6000 da Xiaomi, e dentro das configurações dele, fiz o redirecionamento da porta 6000 para testar e não funcionou. Pelo menos no site que fiz a verificação (https://www.yougetsignal.com/tools/open-ports/), ainda demonstrou como fechada.

Será que tem não tem algum bug derrepente no painel desse meu MicroStar que não ta conseguindo fazer o que realmente é precido.

Sim, aconteceu isso comigo 1.5 anos atrás, quando tinha apenas telefone fixo (par metálico). Fiquei assustado, pois parece que foi proposital. Fui numa loja da Vivo e fiz corrigirem tudo. Depois disso, 1 ano atrás, migrei para fibra e até agora tudo certo. Porém fiquei muito desconfiado...

Aqui uso OpenWrt (bridge modem Vivo), que sincroniza com *.ntp.br sem problems. No OpenWrt ativei o *servidor* NTP e no windows e outros dispositivos coloco o IP do meu roteador como servidor NTP (rede interna), nunca mais tive problemas.

Aliás, já reportei anteriormente, dependendo do IP que a conexão PPPoE pega (pelo menos aqui onde moro), tem sites específicos que não conectam. Apenas como exemplo de coisas que não funcionam na Vivo Fibra dependendo do IP: atualização do firmware do OpenWrt, builds do OpenWrt, atualizações do Linux (especificamente alguns mirrors usados pelo Armbian/DietPI), atualizações do brew no MacOS, atualizações da CLI do speedtest, atualizações NTP do Windows, alguns servidores de jogos de celular não funcionam (ex: King.com) e por aí vai. Eu tenho até um "checklist" das coisas acima que preciso verificar. De 10 em 10 dias (quando o IP do PPPoE troca), rodo esse check-list e fico conectando/reconectando o PPPoE até pegar um IP que tudo funcione.

Fora isso acima que acho meio chato, não tenho nenhum outro problema com a Vivo Fibra. Porém agora a Claro colocou fibra no prédio onde moro, e atualizei minha conexão de backup (Claro HFC) para Claro Fibra.

Estou testando a Claro Fibra. Já posso afirmar que os problemas acima não acontecem com a Claro. Vou ficar com as duas fibras por 1 ou 2 meses, e estou avaliando a Claro Fibra. Daqui a 2 meses vou cancelar uma delas.
Fiz isso aqui, também tenho Openwrt. Mas substituí os servidores do Openwrt para os do ntp.br.

Fiz o DMZ, direcionando para o meu modem AX6000 da Xiaomi, e dentro das configurações dele, fiz o redirecionamento da porta 6000 para testar e não funcionou. Pelo menos no site que fiz a verificação (https://www.yougetsignal.com/tools/open-ports/), ainda demonstrou como fechada.
Vc tem algum serviço rodando na porta 6000, e o firewall da máquina pra onde a porta está sendo redirecionada está aberto?

aqui é Mitra, aqui pelo login comum sem ser support agora esta pedindo senha, um saco isso. ai admin e senha da etiqueta pra ficar vendo status das coisas...
então, aqui no Mitra o user admin não loga mais, nem com a senha do selo. Só funciona o user support.

Users who are viewing this thread

Voltar