[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Fala galera, deixa eu perguntar pra vocês, eu tenho uma Vivo 200MB, chega a velocidade certinha, mas os milisegundos "ms" são sempre de 50 pra frente, as vezes da 20 e poucos...
Será válido ligar lá pra verificar, pq sinceramente, dá uma sensação de internet lerda demora como se fosse uns segundinhos, e carrega de uma vez...Usei uma hoje que dava 2 ms, tudo de acordo com o Speed Test, super ligeiro a internet, daí lembrei pq sou implicado com a Vivo...

Obs: ambos no Wifi
Vc pode abrir chamado na vivo, mas sinceramente isso tem cara de problema de rota. É interessante fazer um tracert pra ter certeza. Se realmente for problema de rota, creio que uma visita tecnica não irá ajudar. Infelizmente cidades de interior ou mais afastadas costumam ter problemas de rotas em operadoras grandes.

Vc pode abrir chamado na vivo, mas sinceramente isso tem cara de problema de rota. É interessante fazer um tracert pra ter certeza. Se realmente for problema de rota, creio que uma visita tecnica não irá ajudar. Infelizmente cidades de interior ou mais afastadas costumam ter problemas de rotas em operadoras grandes.
Pior que aqui é capital e moro no centro...Aqui nas primeiras quadras que teve Vivo tem um servidor que é muito bom, ping baixíssimo, mas ele não aparece mais, acho que lotou, sei lá...Mas blz, vou ver se falo com a central, pra ver se eles arrumam de lá, abrir chamado pro cara vir e voltarsem resolver, me dá uma preguiça disso kkkkjj

Última edição:
Fala galera, deixa eu perguntar pra vocês, eu tenho uma Vivo 200MB, chega a velocidade certinha, mas os milisegundos "ms" são sempre de 50 pra frente, as vezes da 20 e poucos...
Será válido ligar lá pra verificar, pq sinceramente, dá uma sensação de internet lerda demora como se fosse uns segundinhos, e carrega de uma vez...Usei uma hoje que dava 2 ms, tudo de acordo com o Speed Test, super ligeiro a internet, daí lembrei pq sou implicado com a Vivo...

Obs: ambos no Wifi
É isso aí mesmo. Eu sempre tive esse problema aqui, moro no interior de SC e minha rota vai para o PR para depois ir para SP,RJ, o que melhorava as vezes era usar um outro ip, principalmente quando jogava warzone, mas desencanei e meti o f....., não fico mais me apegando a esse tipo de coisa, só me desgastava e não me trazia nada de bom.

É isso aí mesmo. Eu sempre tive esse problema aqui, moro no interior de SC e minha rota vai para o PR para depois ir para SP,RJ, o que melhorava as vezes era usar um outro ip, principalmente quando jogava warzone, mas desencanei e meti o f....., não fico mais me apegando a esse tipo de coisa, só me desgastava e não me trazia nada de bom.
Eu só não troco pq pago 80 reais, aqui qualquer uma é 100 acredito ser valor padrão pra todas...Senão eu trocava mesmo, concorrência é o que não falta

geralmente isso ai é servidor direto do concorrente,
se for regional é exatamente isso, fica com velocidade maxima e com ping de 1, 2 ou 3ms ai vai ver o server é direto deles
ai fica facil ping baixo.
O problema é que as vezes as grandes operadoras jogam para outro local para depois mandar para o destino final, normalmente muito distante, por exemplo, vai fazer um tracert pra mesma cidade e manda pra sp primeiro (apenas um exemplo ilustrativo). Os ppps as vezes não fazem isto.

O problema é que as vezes as grandes operadoras jogam para outro local para depois mandar para o destino final, normalmente muito distante, por exemplo, vai fazer um tracert pra mesma cidade e manda pra sp primeiro (apenas um exemplo ilustrativo). Os ppps as vezes não fazem isto.
huuuum, entendo
pena que os regionais colocam cgnat quase sempre.

É só desligar o modo bridge e deixar ele como servidor DHCP mesmo (com um único cliente que seria o seu roteador, é até bom configurar um IP estático pra ele).

Sobre o DMZ, meu modem é o Askey, e a config é em "Configurações > Rede local > DMZ", só habilitar e colocar o IP do seu roteador.
Fiz esse procedimento e depois no roteador coloquei a porta 6000 por exemplo, e ao fazer a consulta via web se ela está aberta ou não, mostra que ela permanece fechada.
Será que o meu modem da Vivo não está com algum problema que possa a não vir funcionar esse detalhe do Bridge, do DMZ... ?

Eu vi que no acesso /padrão do modem, na conexão para Internet, existe uma opção NAT, que tem 3 opções, sendo elas: Nenhum, Só Eu e Full.

Fiz esse procedimento e depois no roteador coloquei a porta 6000 por exemplo, e ao fazer a consulta via web se ela está aberta ou não, mostra que ela permanece fechada.
Será que o meu modem da Vivo não está com algum problema que possa a não vir funcionar esse detalhe do Bridge, do DMZ... ?

Eu vi que no acesso /padrão do modem, na conexão para Internet, existe uma opção NAT, que tem 3 opções, sendo elas: Nenhum, Só Eu e Full.
Vc lembrou de fazer o port forward no firewall do seu roteador, né?

Pra quem não conhece ou não conhecia o aparelho para conectar
a vivo fibra em PABX analógico.. estou compartilhando aqui de um amigo de Curitiba o equipamento foi fornecido pela vivo.
depois de muito tempo esperando agora ele pode cancelar as linhas telefonicas que são da antiga gvt par metalico.. e conseguir
usar os numeros voip com o mesmo pabx e os mesmo numeros pois foi feito portabilidade também.
segue:

Última edição:
Vocês estão sabendo do problema do ISP da Vivo bloqueando (quase) todos os NTPs de sincronização de Data/Hora? Estava com esse problema desde o final do ano passado aqui no meu Windows. Finalmente consegui arrumar ao trocar o servidor padrão de sincronização para a.st1.ntp.br. Meu relógio estava 1 minuto adiantado. Como eu sou programador, estava com problema de autenticação com alguns servidores que usavam token jwt (eles já chegavam expirados). Peguei a dica aqui dessa thread no Reddit:

vivo caiu aqui pra mim,
sem sincronização gpon mesmo com o hgu resetado.
moro em condomínio e o vizinho está normal e a portaria que usa vivo também.
Sertãozinho - SP

Vocês estão sabendo do problema do ISP da Vivo bloqueando (quase) todos os NTPs de sincronização de Data/Hora? Estava com esse problema desde o final do ano passado aqui no meu Windows. Finalmente consegui arrumar ao trocar o servidor padrão de sincronização para a.st1.ntp.br. Meu relógio estava 1 minuto adiantado. Como eu sou programador, estava com problema de autenticação com alguns servidores que usavam token jwt (eles já chegavam expirados). Peguei a dica aqui dessa thread no Reddit:

Qual endereço NTP vc usava anteriormente?

Esse reclame já rolou algumas vezes no passado (lembro do @vorlon e do @Paulao. se queixando, entre outros), pessoalmente nunca tive problemas.

Aqui tenho esses endereços configurados no roteador há bastante tempo:

1688137685409.png

No meu Windows:

1688137382462.png

No meu NAS:

1688137951206.png

1688138002877.png

Consultando o endereço 'pool.ntp.br' retorna o seguinte:
Código:
:~# host pool.ntp.br

pool.ntp.br has address 200.160.7.197
pool.ntp.br has address 200.192.232.8
pool.ntp.br has address 200.20.186.76
pool.ntp.br has address 200.186.125.195
pool.ntp.br has address 200.160.7.186
pool.ntp.br has address 200.160.0.8
pool.ntp.br has address 200.189.40.8
pool.ntp.br has address 201.49.148.135
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::186
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12f8:b:1::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff::8
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::197
pool.ntp.br has IPv6 address 2001:12f8:9:1::8

Agora consultando 'a.st1.ntp.br':
Código:
~# host a.st1.ntp.br

a.st1.ntp.br has address 200.160.7.186
a.st1.ntp.br has IPv6 address 2001:12ff:0:7::186

Note que o mesmo IP aparece na consulta de ambos então teoricamente não deveria fazer diferença usar um ou outro, mas presumo que estivesse usando algum diferente até então.

Usa o HGU da Vivo? Mora em qual região?

vivo caiu aqui pra mim,
sem sincronização gpon mesmo com o hgu resetado.
moro em condomínio e o vizinho está normal e a portaria que usa vivo também.
Sertãozinho - SP
Condomínio de apartamentos ou casas? O CTO que te atende fica dentro ou fora?

Se nos vizinhos está ok isso basicamente quer dizer que seu drop foi desconectada por algo ou alguém, abre chamado.

Condomínio de apartamentos ou casas? O CTO que te atende fica dentro ou fora?

Sem sinal basicamente quer dizer que sua fibra foi desconectada por algo ou alguém, abre chamado.
Condomínio de apartamento. Fica aqui no corredor e lá em baixo a caixa, mas todos são fechados com chave.
Somente algumas pessoas perderam o sinal, não todas.

Será que isso não é problema de DNS?

Nunca tive esse problema aqui também.

Condomínio de apartamento. Fica aqui no corredor e lá em baixo a caixa, mas todos são fechados com chave.
Neste caso não seria novidade se algum técnico desconectasse um cliente ativo para conectar um novo.

Pode ser. Mas não veio ninguém da vivo hoje aqui pelo menos dentro do meu condomínio verifiquei isso com o porteiro
Bem, acho que neste caso só um técnico para identificar mas é estranho ter afetado alguns clientes (no plural), a hipótese que levantei anteriormente foi achando que só vc estava sem conexão mas acabei respondendo rápido demais e só me atentei para esse detalhe depois.

A menos que haja alguma peculiaridade na instalação do condomínio se fosse algo massivo afetaria todos os clientes que estivessem pendurados na mesma CTO (ou na OLT/agregador em casos mais críticos).

Bem, acho que neste caso só um técnico para identificar mas é estranho ter afetado alguns clientes (no plural), a hipótese que levantei anteriormente foi achando que só vc estava sem conexão mas acabei respondendo rápido demais e só me atentei para esse detalhe depois.

A menos que haja alguma peculiaridade na instalação do condomínio se fosse algo massivo afetaria todos os clientes que estivessem pendurados na mesma CTO (ou na OLT/agregador em casos mais críticos).
E foda. Porque hoje é fechamento de mês e eu uso a Internet, estou usando do celular, mas não é a mesma coisa do que usar a Internet de casa mesmo.
Só podem vir amanhã das 8:30 às 10 hoje não tem horário.

Uma hipótese plausível é que entrem duas fibras no condomínio, possivelmente proveniente de ctos diferentes, especialmente caso em algum momento tenha sido feito "alivio" (ampliação de portas)

Aqui no predio que eu resido, uma fibra vem do nap optico que tem na frente do prédio, e a outra vem do nap optico da rua do lado, a 200m do prédio.

Users who are viewing this thread

• Voltar