• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

cabo drop da rua esta direto no CBN?
Não. O cabo drop, quando chega aqui em casa, passa por um tap daqueles que tem uma saída atenuada e a outra não. A saída atenuada vai para um ponto de TV que está sem uso no momento. A outra saída segue para a sala, onde tem outro tap, com uma saída para o modem e a outra para um ponto de TV 4K. Só tenho que ver quem está com a saída atenuada, se é a TV ou o modem.

o tap que me refiro é este: 👇

s-l1600.jpg




Tenho três pontos de TV, mas temporariamente estou só com uma TV em casa. No caso, o 3º ponto que vai para o outro quarto está desconectado. Se ele estivesse conectado, entraria mais um divisor Holland na equação, atenuando mais um pouco o sinal.

61StKMrGdmS._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg


Os níveis estão muito altos?
 
Não. O cabo drop, quando chega aqui em casa, passa por um tap daqueles que tem uma saída atenuada e a outra não. A saída atenuada vai para um ponto de TV que está sem uso no momento. A outra saída segue para a sala, onde tem outro tap, com uma saída para o modem e a outra para um ponto de TV 4K. Só tenho que ver quem está com a saída atenuada, se é a TV ou o modem.

o tap que me refiro é este: 👇

s-l1600.jpg




Tenho três pontos de TV, mas temporariamente estou só com uma TV em casa. No caso, o 3º ponto que vai para o outro quarto está desconectado. Se ele estivesse conectado, entraria mais um divisor Holland na equação, atenuando mais um pouco o sinal.

61StKMrGdmS._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg


Os níveis estão muito altos?
Teus sinais estão normais.
Só seria problema se estivesse algo em laranja ou vermelho no site de níveis.
 
Não. O cabo drop, quando chega aqui em casa, passa por um tap daqueles que tem uma saída atenuada e a outra não. A saída atenuada vai para um ponto de TV que está sem uso no momento. A outra saída segue para a sala, onde tem outro tap, com uma saída para o modem e a outra para um ponto de TV 4K. Só tenho que ver quem está com a saída atenuada, se é a TV ou o modem.

o tap que me refiro é este: 👇

s-l1600.jpg




Tenho três pontos de TV, mas temporariamente estou só com uma TV em casa. No caso, o 3º ponto que vai para o outro quarto está desconectado. Se ele estivesse conectado, entraria mais um divisor Holland na equação, atenuando mais um pouco o sinal.

61StKMrGdmS._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg


Os níveis estão muito altos?
os níveis estao na 'porta do gol' onde CBN fica sensível te dando essas dores de cabeça: quedas intermitentes, navegação surreal, wi-fi sem força no equilíbrio entre dispositivos Ethernet e no que voce usa 2.4ghz ou 5ghz... faz o que @Vanísio te orientou

conheço esse bichinho que odeia rede fora dos parâmetros, tive ele ano passado que entregava a rede degradada e faz funcionamento intermitente , usava um paliativo caso a tv ficasse quadriculando 👇

5128fS9t3kL._AC_UF894,1000_QL80_.jpg



seu sinal pode melhorar nao deixando atenuar um desses taps ...


resolvi aqui em casa com OSSSSS tecnicossssss trocando pelo sagemcom 3895 e equipe externa pra rua toda... uso ele so pra telefone kkkk, fui pra fibra
 
Última edição:
Pergunta a titulo de curiosidade...
Fiz um tracert claro fibra poa/RS para claro hfc RJ/RJ

No salto 4, aquele nome "pae.embratel", eu acredito que pae seja "Porto Alegre"
No salto 6 e 7 ctamr e ctamc seja "Curitiba".
Nos outros saltos e facil de identificar "spomb" e "rjoen" é São Paulo e Rio de Janeiro.
Alguem ai sabe o significado dessas nomenclaturas?

P.S. Ping de 35ms POA - RJ é um pouco alto não acham? Levando em consideraçao que o transito nao saiu da rede da Claro.

jTbQZSE.png
 
Pergunta a titulo de curiosidade...
Fiz um tracert claro fibra poa/RS para claro hfc RJ/RJ

No salto 4, aquele nome "pae.embratel", eu acredito que pae seja "Porto Alegre"
No salto 6 e 7 ctamr e ctamc seja "Curitiba".
Nos outros saltos e facil de identificar "spomb" e "rjoen" é São Paulo e Rio de Janeiro.
Alguem ai sabe o significado dessas nomenclaturas?

P.S. Ping de 35ms POA - RJ é um pouco alto não acham? Levando em consideraçao que o transito nao saiu da rede da Claro.

jTbQZSE.png
3 letras é nome da cidade, e quando tem mais duas é um datacenter especifico da embratel naquela cidade.
ate 2014 erra isso aqui:
1rDq3N5.jpg


só lembro que
spolp = bairro da lapa
spomb = bairro moema
 
3 letras é nome da cidade, e quando tem mais duas é um datacenter especifico da embratel naquela cidade.
ate 2014 erra isso aqui:
1rDq3N5.jpg


só lembro que
spolp = bairro da lapa
spomb = bairro moema
Interessante que as rotas BLM - BSA devem existir aqui desde o tempo primitivo que a Embratel só operava nos órgãos governamentais, enquanto a BOi, vulgo Vtalascado não kk
 
Aqui quando está em época de chuvas ou com ventos muito fortes da umas quedas rápidas e volta.
aqui na minha região não lembro de tanto tempo sem serviço, mesmo caindo poste ou pegando fogo em fiação por furto de cabos (muito comum em Porto Alegre de acontecer roubo de cabos). Mas, isso deve variar de região para região....
 
E começamos bem o dia hoje:
2023-10-09-10-28-36-Home-Minha-Claro-Residencial-Mozilla-Firefox.png


:pepe2:
 
Mais de 6 anos com o cabo em Niterói e nunca teve quedas tão longas como as dos últimos dias, sempre depois de chuvas fortes. Quinta à noite, só voltou 12h depois (um técnico disse que cabos romperam). Ontem à noite, só voltou há pouco, quase 20h depois. A minha fidelidade está no fim, mas acho que não tem alternativas no meu endereço. Se continuar assim...
O agravante foram as quedas das árvores, e não foram poucas. Mora em que lugar de Niterói?
 
Pessoal que manja mais dos funcionamentos da Claro, ou trabalham na área jurídica, preciso de uma idéia aqui.

Pela segunda vez minha Tia teve sua TV torrada por raios através da Claro. Na primeira vez no início deste ano, um raio estourou o decoder que por tabela detonou a porta HDMI da TV. Malandramente, o técnico que veio substituir o decoder trocou o aparelho, disse que "a tv tinha defeito" e meteu sebo nas canelas... afobada, não quis perder tempo e levou ao conserto, foi substituída a placa principal.

E agora neste sábado, depois do festival de raios pavoroso que teve aqui, novamente "cozinhou" o decoder e matou a TV. Ou seja, segunda vez em questão de meses. Eu achei uma sacanagem da grossa, a instalação dela sequer tem aqueles "bujõeszinhos" de proteção, sequer o técnico que foi lá da outra vez teve a decência de ver isso.

Resumindo, tem como jogar essa bomba em cima da Claro? Pagarem o conserto, ressarcirem o valor de uma TV caso o serviço autorizado condene a TV... o que dá para fazer neste caso? Eu alertei ela de que não chamasse a Claro por enquanto que eu ia pesquisar de como proceder, não dá para ficar na várzea dessa vez. Foi mais de 600 de conserto da outra vez, desembolsar isso novamente de conta própria por imundície na instalação é brincadeira.
 
Pessoal que manja mais dos funcionamentos da Claro, ou trabalham na área jurídica, preciso de uma idéia aqui.

Pela segunda vez minha Tia teve sua TV torrada por raios através da Claro. Na primeira vez no início deste ano, um raio estourou o decoder que por tabela detonou a porta HDMI da TV. Malandramente, o técnico que veio substituir o decoder trocou o aparelho, disse que "a tv tinha defeito" e meteu sebo nas canelas... afobada, não quis perder tempo e levou ao conserto, foi substituída a placa principal.

E agora neste sábado, depois do festival de raios pavoroso que teve aqui, novamente "cozinhou" o decoder e matou a TV. Ou seja, segunda vez em questão de meses. Eu achei uma sacanagem da grossa, a instalação dela sequer tem aqueles "bujõeszinhos" de proteção, sequer o técnico que foi lá da outra vez teve a decência de ver isso.

Resumindo, tem como jogar essa bomba em cima da Claro? Pagarem o conserto, ressarcirem o valor de uma TV caso o serviço autorizado condene a TV... o que dá para fazer neste caso? Eu alertei ela de que não chamasse a Claro por enquanto que eu ia pesquisar de como proceder, não dá para ficar na várzea dessa vez. Foi mais de 600 de conserto da outra vez, desembolsar isso novamente de conta própria por imundície na instalação é brincadeira.
a instalação esta com os dps?

no em cada aparelho(decoder e modem) tem que ser instalado um isolador elétrico desse:
sg-11134201-22100-daupdannppivc8


e no cabo drop tem que ter um outro dps tb, um desses três:
f70447122ff5741066543d5663055f14

D_NQ_NP_626911-MLB42697162869_072020-O.webp

img_site_clamper_solucoes_interna_telecom_pirc.png


esse ultimo dps, fica exatamente apos a entrada do cablo drop preto na edificação, aonde é "convertido" para o rg-6 branco padrão.
e depende da região qual desses 3 eles usam, aqui em bh é mais utilizado o 2º, mas já apareceu aqui no forum o uso desses 3 modelos.
se não tiver um desses ae, a instalação do coaxial não esta com proteção devida contra surtos elétricos.

no mais, essa questão ae de cobrar da claro, acho que tu vai ter que entrar com um processo de pequenas causas.
mas vai ter que ter relatório técnico e etc comprovando que foi dano vindo do coaxial da claro.
 
Pessoal que manja mais dos funcionamentos da Claro, ou trabalham na área jurídica, preciso de uma idéia aqui.

Pela segunda vez minha Tia teve sua TV torrada por raios através da Claro. Na primeira vez no início deste ano, um raio estourou o decoder que por tabela detonou a porta HDMI da TV. Malandramente, o técnico que veio substituir o decoder trocou o aparelho, disse que "a tv tinha defeito" e meteu sebo nas canelas... afobada, não quis perder tempo e levou ao conserto, foi substituída a placa principal.

E agora neste sábado, depois do festival de raios pavoroso que teve aqui, novamente "cozinhou" o decoder e matou a TV. Ou seja, segunda vez em questão de meses. Eu achei uma sacanagem da grossa, a instalação dela sequer tem aqueles "bujõeszinhos" de proteção, sequer o técnico que foi lá da outra vez teve a decência de ver isso.

Resumindo, tem como jogar essa bomba em cima da Claro? Pagarem o conserto, ressarcirem o valor de uma TV caso o serviço autorizado condene a TV... o que dá para fazer neste caso? Eu alertei ela de que não chamasse a Claro por enquanto que eu ia pesquisar de como proceder, não dá para ficar na várzea dessa vez. Foi mais de 600 de conserto da outra vez, desembolsar isso novamente de conta própria por imundície na instalação é brincadeira.
Já aconteceu parecido com meu avô, mas foi com a empresa energia (elektro se não me engano), juntou todas as provas/custos e mandou pro advogado, demorou um tempo pra sair o processo mas conseguiu o custo do reparo + danos morais. Acredito q se tu tiver provas q a claro foi a culpada da queima dos aparelhos da pra ganhar (laudo técnico, foto da saída do cabo dela queimado/preto, provas com outros vizinhos).
 
a instalação esta com os dps?

no em cada aparelho(decoder e modem) tem que ser instalado um isolador elétrico desse:
sg-11134201-22100-daupdannppivc8


e no cabo drop tem que ter um outro dps tb, um desses três:
f70447122ff5741066543d5663055f14

D_NQ_NP_626911-MLB42697162869_072020-O.webp

img_site_clamper_solucoes_interna_telecom_pirc.png


esse ultimo dps, fica exatamente apos a entrada do cablo drop preto na edificação, aonde é "convertido" para o rg-6 branco padrão.
e depende da região qual desses 3 eles usam, aqui em bh é mais utilizado o 2º, mas já apareceu aqui no forum o uso desses 3 modelos.
se não tiver um desses ae, a instalação do coaxial não esta com proteção devida contra surtos elétricos.

no mais, essa questão ae de cobrar da claro, acho que tu vai ter que entrar com um processo de pequenas causas.
mas vai ter que ter relatório técnico e etc comprovando que foi dano vindo do coaxial da claro.
Não tem isolador de nada, meu caro. Sai direto do TAP do poste através daquele drop grosso, que muda para o RG-6 branco através de uma emenda de coaxial e só, é uma instalação antiga. A emenda é essa comum aqui:

emenda-coaxial-1.jpg


Aqui em casa tem esse da sua última imagem, o DPS para o RG-6. Mas eu nem nisso confio, pois ao menor sinal de vento mudando eu já desconecto TUDO, desligo tudo, e olha que até aterramento para os equipamentos eu tenho.
Pelo visto o jeito então vai ser ela levar no posto autorizado para laudar, e meter processo em cima. Bicho, que merda...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já aconteceu parecido com meu avô, mas foi com a empresa energia (elektro se não me engano), juntou todas as provas/custos e mandou pro advogado, demorou um tempo pra sair o processo mas conseguiu o custo do reparo + danos morais. Acredito q se tu tiver provas q a claro foi a culpada da queima dos aparelhos da pra ganhar (laudo técnico, foto da saída do cabo dela queimado/preto, provas com outros vizinhos).
É, pelo jeito vai ser esse caminho mesmo. O foda é conter a pessoa de não fazer besteira, do tipo "ah mas vai demorar, vai dar dor de cabeça, deixa pra lá"... não dá, uma coisa é um acidente e outra é troço instalado de maneira porca que poderia talvez ter sido evitado.
 
Última edição:
Não tem isolador de nada, meu caro. Sai direto do TAP do poste através daquele drop grosso, que muda para o RG-6 branco através de uma emenda de coaxial e só, é uma instalação antiga. A emenda é essa comum aqui:

emenda-coaxial-1.jpg


Aqui em casa tem esse da sua última imagem, o DPS para o RG-6. Mas eu nem nisso confio, pois ao menor sinal de vento mudando eu já desconecto TUDO, desligo tudo, e olha que até aterramento para os equipamentos eu tenho.
Pelo visto o jeito então vai ser ela levar no posto autorizado para laudar, e meter processo em cima. Bicho, que merda...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


É, pelo jeito vai ser esse caminho mesmo. O foda é conter a pessoa de não fazer besteira, do tipo "ah mas vai demorar, vai dar dor de cabeça, deixa pra lá"... não dá, uma coisa é um acidente e outra é troço instalado de maneira porca que poderia talvez ter sido evitado.

cara tem que colocar esses equipamentos na instalação, sem eles, adianta de nada ficar mandando concertar aparelho.
vai sempre estar queimando decoder, modem, tv, pc, roteador e etc que estiverem ligados em entre si via cabo coaxial, hdmi e ethernet.

não sei como vai proceder, mas ou tu faz a claro colocar esses protetores na instalação ou compra por fora e coloca por conta(da nem 50 reais esses protetores, problema é subir em telhado se for o caso pra ligar o DPS que é o principal).

de mais, só desejo boa sorte com a juntada de provas e metida de processo pra cima da claro, pq infelizmente não a outra forma.
 
Pessoal que manja mais dos funcionamentos da Claro, ou trabalham na área jurídica, preciso de uma idéia aqui.

Pela segunda vez minha Tia teve sua TV torrada por raios através da Claro. Na primeira vez no início deste ano, um raio estourou o decoder que por tabela detonou a porta HDMI da TV. Malandramente, o técnico que veio substituir o decoder trocou o aparelho, disse que "a tv tinha defeito" e meteu sebo nas canelas... afobada, não quis perder tempo e levou ao conserto, foi substituída a placa principal.

E agora neste sábado, depois do festival de raios pavoroso que teve aqui, novamente "cozinhou" o decoder e matou a TV. Ou seja, segunda vez em questão de meses. Eu achei uma sacanagem da grossa, a instalação dela sequer tem aqueles "bujõeszinhos" de proteção, sequer o técnico que foi lá da outra vez teve a decência de ver isso.

Resumindo, tem como jogar essa bomba em cima da Claro? Pagarem o conserto, ressarcirem o valor de uma TV caso o serviço autorizado condene a TV... o que dá para fazer neste caso? Eu alertei ela de que não chamasse a Claro por enquanto que eu ia pesquisar de como proceder, não dá para ficar na várzea dessa vez. Foi mais de 600 de conserto da outra vez, desembolsar isso novamente de conta própria por imundície na instalação é brincadeira.
tive esse problema em fevereiro desse ano, queimou tv, uma porta ethernet do modem + pc do meu pai ( raio ate saiu pelo mouse nas maos dele ) , decorder ... por incrível que pareça pedi reparo e mostrei o estrago todo pro técnico, tive que ate pegar tv da minha irmã pra ele configurar novo decorder que estou ate hoje, falei com supervisor da minha regiao e tecnico concordando ai vem a canseira:

colocar tv pra consertar , pedir laudo e advogado, processo demorado!

foi entao que todos aqui em casa e fora os amigos daqui do fórum me aconselharam ir pra outra que tem fibra, fiquei com novo sagemcom direto da fabrica pra telefone (a rede continuava pior depois do raio, hoje sinal eles conseguiram colocar no parâmetros corretos desde o NODE mas to bem com a outra)...

deu barulho de raios , todos aqui em casa sem eu estar presente destarracha o cabo coaxial e ponto. Faça que a galera te aconselhou torcendo por ti 🙌
 
tive esse problema em fevereiro desse ano, queimou tv, uma porta ethernet do modem + pc do meu pai ( raio ate saiu pelo mouse nas maos dele ) , decorder ... por incrível que pareça pedi reparo e mostrei o estrago todo pro técnico, tive que ate pegar tv da minha irmã pra ele configurar novo decorder que estou ate hoje, falei com supervisor da minha regiao e tecnico concordando ai vem a canseira:

colocar tv pra consertar , pedir laudo e advogado, processo demorado!

foi entao que todos aqui em casa e fora os amigos daqui do fórum me aconselharam ir pra outra que tem fibra, fiquei com novo sagemcom direto da fabrica pra telefone (a rede continuava pior depois do raio, hoje sinal eles conseguiram colocar no parâmetros corretos desde o NODE mas to bem com a outra)...

deu barulho de raios , todos aqui em casa sem eu estar presente destarracha o cabo coaxial e ponto. Faça que a galera te aconselhou torcendo por ti 🙌

Telefones antigos de par trançado eram perigosos também em termos de raios. Ao contrário da crença popular, é muito mais seguro usar um telefone fixo sem fio durante uma tempestade do que um aparelho fixo ligado direto no cabeamento de telefone.

Acredito que a infraestrutura de cabo da Claro/Net seja menos perigosa do que os pares trançados dos telefones de antigamente, mas ainda assim é bastante possível que os mesmos propagem um raio, como foi teu caso. Na rede elétrica é menos perigoso em função dos aterramentos dos postes e do neutro, e nas instalações mais recentes o terceiro fio para terra ajuda bastante nesses casos.

De qquer maneira de fato uma conexão com fibra representa um perigo bem menor. Apesar dos cabos drop terem 3 fios metálicos para tração e proteção da fibra, os mesmos não possuem nenhuma conexão elétrica, então a chance de um raio propagar num drop de fibra é praticamente nula.
 
Telefones antigos de par trançado eram perigosos também em termos de raios. Ao contrário da crença popular, é muito mais seguro usar um telefone fixo sem fio durante uma tempestade do que um aparelho fixo ligado direto no cabeamento de telefone.

Acredito que a infraestrutura de cabo da Claro/Net seja menos perigosa do que os pares trançados dos telefones de antigamente, mas ainda assim é bastante possível que os mesmos propagem um raio, como foi teu caso. Na rede elétrica é menos perigoso em função dos aterramentos dos postes e do neutro, e nas instalações mais recentes o terceiro fio para terra ajuda bastante nesses casos.

De qquer maneira de fato uma conexão com fibra representa um perigo bem menor. Apesar dos cabos drop terem 3 fios metálicos para tração e proteção da fibra, os mesmos não possuem nenhuma conexão elétrica, então a chance de um raio propagar um um drop de fibra é praticamente nula.
todos os tecnicos da ESCURO aqui falam que tem DPS na rede externa... ate verifiquei. Esse raio caiu ao lado da minha casa uns 50 a 80 metros, partiu uma arvore e queimou tudo da vizinha, foi clarão surreal
 
Na minha região DPS é lenda. Na minha casa o técnico só colocou porque foi fazer uma manutenção aqui e tomou choque (fraco, mas tomou) quando foi manipular o cabo.
Aí rapidinho ele colocou um aqui, mas somente no decoder em que ele tomou o choque (tenho mais 4 pontos de conexões em casa, então ele deveria ter colocado nestas tambem, mas nao colocou). Ele me justificou que a propria empresa não fornece mais para eles, então quem tem isso e divisores de valores "não padrão deles" é porque é um técnico antigo que tem guardado no seu armário.
Fiz o que a galera recomenda, fui ver se havia instalado e para surpresa de zero pessoas tinha uma emenda apenas. Então eu comprei um monte de DPS e fiz a proteção só da minha parte no DG.... Sorte que aqui a minha volta tem muito SPDA instalado nos edifícios, então dá uma boa protegida.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal que manja mais dos funcionamentos da Claro, ou trabalham na área jurídica, preciso de uma idéia aqui.

Pela segunda vez minha Tia teve sua TV torrada por raios através da Claro. Na primeira vez no início deste ano, um raio estourou o decoder que por tabela detonou a porta HDMI da TV. Malandramente, o técnico que veio substituir o decoder trocou o aparelho, disse que "a tv tinha defeito" e meteu sebo nas canelas... afobada, não quis perder tempo e levou ao conserto, foi substituída a placa principal.

E agora neste sábado, depois do festival de raios pavoroso que teve aqui, novamente "cozinhou" o decoder e matou a TV. Ou seja, segunda vez em questão de meses. Eu achei uma sacanagem da grossa, a instalação dela sequer tem aqueles "bujõeszinhos" de proteção, sequer o técnico que foi lá da outra vez teve a decência de ver isso.

Resumindo, tem como jogar essa bomba em cima da Claro? Pagarem o conserto, ressarcirem o valor de uma TV caso o serviço autorizado condene a TV... o que dá para fazer neste caso? Eu alertei ela de que não chamasse a Claro por enquanto que eu ia pesquisar de como proceder, não dá para ficar na várzea dessa vez. Foi mais de 600 de conserto da outra vez, desembolsar isso novamente de conta própria por imundície na instalação é brincadeira.
é possivel acionar judicialmente, mas vale a mesma regra das concessionárias de energia, tem que ter um laudo técnico assinado por um engenheiro.... Sem o laudo tu pode até entrar com o processo de reparação dos danos, mas não prospera.
 
Telefones antigos de par trançado eram perigosos também em termos de raios. Ao contrário da crença popular, é muito mais seguro usar um telefone fixo sem fio durante uma tempestade do que um aparelho fixo ligado direto no cabeamento de telefone.

Acredito que a infraestrutura de cabo da Claro/Net seja menos perigosa do que os pares trançados dos telefones de antigamente, mas ainda assim é bastante possível que os mesmos propagem um raio, como foi teu caso. Na rede elétrica é menos perigoso em função dos aterramentos dos postes e do neutro, e nas instalações mais recentes o terceiro fio para terra ajuda bastante nesses casos.

De qquer maneira de fato uma conexão com fibra representa um perigo bem menor. Apesar dos cabos drop terem 3 fios metálicos para tração e proteção da fibra, os mesmos não possuem nenhuma conexão elétrica, então a chance de um raio propagar num drop de fibra é praticamente nula.
pior que cair raio na fibra tb é perigoso, não é nula a propagação de um raio no cabo de fibra. é tão perigoso quanto em qual quer tipo de cabo que tem filamento metálico interno.

acontece que raio tem la dezenas de milhares de voltes, mesmo aquele araminho do drop não estando ligado a nada, ele consegue conduzir um raio, e o pior de tudo por conta dessa voltagem, pouco importa se tem alguma coisa ligada ou não no arame, a eletricidade literalmente pelo efeito capilar(parada relacionada a alta voltagem) propaga literalmente no AR meio que fazendo um circulo ao redor do condutor, o que tiver dentro desse raio é xau e bença vai tomar descarga por indução elétrica.

ate msm na fibra o correto é na entrada da edificação desses cabos drop, ter uma emenda(seja qual for, pode ate ser usando caixa pto que a vivo e claro usavam nas primeiras instalações de fibra), e trocar a fibra nessa emenda pra dentro de casa ser só a revestida de kevlar e polímero plástico.

e o pior, esses arames de sustentação da fibra tem que ser aterrados tb, mas quem diz que fazem aterramento disso :limo:
minha fibra la na roça msm to fodido se cair um raio nela, é cabo drop direto padrão instalação the thereza com o arame de sustentação ate na onu :limo:
e a vontade de arrumar esse bo é 0, to literalmente na roleta russa com essa porra.
 
Última edição:
Fala galera boa noite.

Bairro Capão Novo em Capão da Canoa, já possui HFC começou hoje o pessoal efetuar o lançamento dos cabos de fibra para logo começar a oferecer fibra na região. Esse bairro fica uns 4km do meu. Será que logo chega aqui ? 😂 Torcemos que sim né kkkk
 
Para quem anda com problemas no serviços facebook, instagram... , reclame porque é com a operadora. Foi difícil fazer eles entenderem o problema, mas finalmente estão solucionando.
Sa7KFRu.png
Deve ser problema com os CDNs que ficam nos datacenters da Claro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo