[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Cara, comum não é, pois tenho a internet via coaxial há quase 10 anos e nunca tive um problema parecido com o seu. Por ser rede nova e fibra era pra ser até mais estável.
E não acho que isso tem a ver com crimpagem de cabo, pois ou você estaria completamente sem sinal, ou com sinal, mas limitado a 100 Mbps. Esses são os problemas que podem ocorrer com crimpagem mal feita.
Recomendo você abrir uma visita técnica pra resolver isso, pois pode ser algum problema na instalação ou mesmo na ONT que a Claro instalou.
No app Minha Claro Residencial é possível abrir visita técnica clicando no ícone Suporte, depois selecionando a opção Suporte Técnico.

Vou tentar algumas coisas mas vou acabar marcando uma visita técnica mesmo, valeu.
Como está o sinal da fibra na ONT da Claro (acessando ela pelo navegador)?
Nos passe os níveis dos sinais da sua ONT ai
RX e TX

Pelo Local Host ta assim, é isso aqui mesmo? Ou tenho que iniciar algum teste lá dentro?

4xnkUxV.png
 
Mais entendidos da infra da Claro, dúvidas sobre a quantidade de portas da operadora. Já é conhecido o modelo de CTO deles, inclusive já postado aqui no tópico pelo @KILLME nessa imagem:
IMG-1357.jpg

Queria saber quantas portas a Claro usa nesse modelo aí, que parece que virou o padrão dela.
No site da fabricante tem 2 imagens dela aberta, uma de 16 portas e uma de 8.

1:8
9GgSaQp.png


1:16
Y9jlk2a.png

Porque tô vendo eles colocando no máximo 2 dessas por rua no bairro, diferente da Vivo e da Oi que é uma de 8 portas poste sim, poste não.
Se for a de 16, faz sentido ter 2, porque 32 clientes por rua já é uma expectativa alta, considerando que tem concorrentes no mesmo lugar e ninguém vai ficar com 100% deles. Mas se for de 8, 16 clientes já é uma expectativa baixa pra uma rua e pode acabar as portas rápido. A Claro tem muito nome e muita gente gosta e vai trocar de outra só por isso.
 
Caí de paraquedas aqui procurando sobre um problema que to tendo com a Claro Fibra.

Me mudei em Abril e só tinha Claro disponível então contratei 500mb. Até então era fibra até a rua e subia o coaxial no prédio. O download era tranquilo, sempre no máximo a velocidade. Aí recentemente instalaram fibra no prédio e o técnico veio trocar o modem e passar a fibra até aqui.

Melhorou bem o upload e até piorou um pouco o download, mas agora to tendo um problema absurdo de oscilação quando to fazendo download de alguma coisa. A velocidade começa a subir bem rápido, bate por volta de 75MB/s e vai caindo devagar até 0MB/s, aí mantém alguns segundos em 0 e repete isso. Ta impossível baixar as coisas aqui e não sei como resolver.

Alguém sabe me dizer se é problema comum da Claro? Ou se alguém teve isso sabe como preciso fazer pra resolver? Pensei se pode ser até crimpagem mal feita dos cabos de rede aqui, não sei, não to conseguindo achar nada sobre ainda.
Eu percebi agora que pode ser o SSD isso na verdade kkkk. Pelo que to testando aqui notei que o download aparentemente corta pra que o SSD consiga escrever os arquivos, possivelmente porque ele não consegue acompanhar a velocidade do download (não sei nem se faz sentido isso na real). Testei no SSD secundário e manteve o download por uns 6 minutos até acontecer de cair pra 0MB/s e voltar. To suspeitando que seja isso pq só cai a velocidade do download e não afeta nada na conexão.

Vou continuar fazendo mais testes.
 
Mais entendidos da infra da Claro, dúvidas sobre a quantidade de portas da operadora. Já é conhecido o modelo de CTO deles, inclusive já postado aqui no tópico pelo @KILLME nessa imagem:
IMG-1357.jpg

Queria saber quantas portas a Claro usa nesse modelo aí, que parece que virou o padrão dela.
No site da fabricante tem 2 imagens dela aberta, uma de 16 portas e uma de 8.

1:8
9GgSaQp.png


1:16
Y9jlk2a.png

Porque tô vendo eles colocando no máximo 2 dessas por rua no bairro, diferente da Vivo e da Oi que é uma de 8 portas poste sim, poste não.
Se for a de 16, faz sentido ter 2, porque 32 clientes por rua já é uma expectativa alta, considerando que tem concorrentes no mesmo lugar e ninguém vai ficar com 100% deles. Mas se for de 8, 16 clientes já é uma expectativa baixa pra uma rua e pode acabar as portas rápido. A Claro tem muito nome e muita gente gosta e vai trocar de outra só por isso.

Só verificar a quantidade de etiquetas coladas, 1 etiqueta amarela = 8 portas, 2 etiquetas = 16 portas. Essa fechada da foto tem 16 portas.
 
Só verificar a quantidade de etiquetas coladas, 1 etiqueta amarela = 8 portas, 2 etiquetas = 16 portas. Essa fechada da foto tem 16 portas.
Valeu, vou reparar nas que estão colocando aqui no bairro a quantidade de etiquetas.
 
Como você conseguiu resolver esse caso da limitação? deu canseira neles?
Já estou quase desistindo e indo pra concorrente.
Não sou o capa da gaita, mas pelo que relatam aqui no tópico, o cliente que teve a velocidade cortada só consegue sair dessa trava dos 30mb se fizer várias reclamações sucessivas, normalmente por mais de um canal de atendimento (ouvidoria, ANATEL, Consumidor gov), com avaliações ruins até resolver, e idealmente sempre pedindo isenção de fatura.

Em dado ponto, eles enviam um técnico, que vai tirar foto do local para mostrar que não tem revenda de sinal, e a partir daí que se resolve. Mas pode demorar algumas semanas, ou até uns 3 meses.

Salvo engano, uma forma mais simples que o pessoal fazia (mas que não sei se ainda funciona) era transferir o contrato para outra pessoa, que aí saia do corte. Mas não sei se o risco de corte permanecia.

Salvo engano, planos PME tem menor chances de serem cortados (e podem ser assinados com CPF)
 
Não sou o capa da gaita, mas pelo que relatam aqui no tópico, o cliente que teve a velocidade cortada só consegue sair dessa trava dos 30mb se fizer várias reclamações sucessivas, normalmente por mais de um canal de atendimento (ouvidoria, ANATEL, Consumidor gov), com avaliações ruins até resolver, e idealmente sempre pedindo isenção de fatura.

Em dado ponto, eles enviam um técnico, que vai tirar foto do local para mostrar que não tem revenda de sinal, e a partir daí que se resolve. Mas pode demorar algumas semanas, ou até uns 3 meses.

Salvo engano, uma forma mais simples que o pessoal fazia (mas que não sei se ainda funciona) era transferir o contrato para outra pessoa, que aí saia do corte. Mas não sei se o risco de corte permanecia.

Salvo engano, planos PME tem menor chances de serem cortados (e podem ser assinados com CPF)
Isso mesmo.
A "vantagem" é que depois que me tiraram da lista dos indesejáveis o contador de franquia parou de medir.
 
Como você conseguiu resolver esse caso da limitação? deu canseira neles?
Já estou quase desistindo e indo pra concorrente.

Qual consumo gerou a restrição? Você consegue ver no aplicativo Minha Claro ou pelo site Minha Claro se estiver mostrando. Vai abrindo queixa nos canais da Anatel e consumidor.gov e conforme o prazo se aproxima do fim fecha como não resolvido dando a nota mais baixa possível enquanto não solucionar. O capa da gaita entrou no Procon também. Tem muitas cidades que o Procon permite abrir queixa online.
 
Última edição:
Agora fiquei intrigado, as ruas já liberadas aqui do bairro aparecem como "Claro Net Virtua" e não "Claro Fibra" na montagem de planos. Mas não estou enganado, porque as CTO's instaladas são aquelas do Claro Fibra. Deve ser só coisa do site mesmo ou a Claro usa a nomenclatura "Claro Net Virtua" também para a fibra na fatura, app e Speedtest?
 
Agora fiquei intrigado, as ruas já liberadas aqui do bairro aparecem como "Claro Net Virtua" e não "Claro Fibra" na montagem de planos. Mas não estou enganado, porque as CTO's instaladas são aquelas do Claro Fibra. Deve ser só coisa do site mesmo ou a Claro usa a nomenclatura "Claro Net Virtua" também para a fibra na fatura, app e Speedtest?
Na hora de selecionar o plano, clica no i branco e verifica o upload. Mas sim, onde é FIBRA, está marcado como Claro Fibra nos banners do site.
hGSFlIB.png

gKPPn9G.png

O que acontece é que após eles colocarem as CTOs, demora um tempo pra liberarem a venda. Quanto tempo? Depende. Aqui pelo menos, como onde instalaram fibra não tinha cobertura de HFC antes, divulgaram e ligaram pra oferecer, mesmo onde ainda é HFC:bem:
Mas do dia que eu fui ver/tirar foto até começarem a liberar a venda deve ter levado pelo menos 1 mês. Era uma região até grande, então não duvido que eles só liberaram a venda depois que terminaram tudo e verificaram que estava dentro dos parâmetros.
 
Qual consumo gerou a restrição? Você consegue ver no aplicativo Minha Claro ou pelo site Minha Claro se estiver mostrando. Vai abrindo queixa nos canais da Anatel e consumidor.gov e conforme o prazo se aproxima do fim fecha como não resolvido dando a nota mais baixa possível enquanto não solucionar. O capa da gaita entrou no Procon também. Tem muitas cidades que o Procon permite abrir queixa online.
De acordo com o aplicativo , em setembro o consumo ultrapassou dos 4 TB (deve ser por isso que ocasionou a redução), porém nos meses anteriores o consumo foram abaixo de 2 TB.
Tenho uma reclamação já em aberto na Anatel e a atendente da ouvidoria tem me ligado pra dar um suporte e parece que está tentando resolver o caso.
Se nada for feito, vou abrir queixa no procon e aguardar o fim dessa novela.
Foda que nunca tive problemas com a claro (sou cliente de muitos anos), pena estar me dando essa dor de cabeça. :rub3:
 
Na hora de selecionar o plano, clica no i branco e verifica o upload. Mas sim, onde é FIBRA, está marcado como Claro Fibra nos banners do site.
hGSFlIB.png

gKPPn9G.png

O que acontece é que após eles colocarem as CTOs, demora um tempo pra liberarem a venda. Quanto tempo? Depende. Aqui pelo menos, como onde instalaram fibra não tinha cobertura de HFC antes, divulgaram e ligaram pra oferecer, mesmo onde ainda é HFC:bem:
Mas do dia que eu fui ver/tirar foto até começarem a liberar a venda deve ter levado pelo menos 1 mês. Era uma região até grande, então não duvido que eles só liberaram a venda depois que terminaram tudo e verificaram que estava dentro dos parâmetros.
Aparece assim:
doaEHeU.png

VCjbup3.png

Deve ser porque ainda tá nessa fase que implementou mas vai ficar em testes até liberar as vendas. Aí o site deve atualizar.
E essa franquia de consumo aí do plano de 500 Mega, se passar dos 2TB eles metem a redução pra 30 Mega igual já aconteceu aqui ou tá de boa? Se bem que até hoje não alcancei essa marca, mas fico perto.
Interessei em pedir um ponto ultra também pra um equipamento que só funciona melhor cabeado, numa área que mesmo com o mesh tá chegando pouca internet, vai sair mais barato do que comprar mais um Deco.
 
Aparece assim:
doaEHeU.png

VCjbup3.png

Deve ser porque ainda tá nessa fase que implementou mas vai ficar em testes até liberar as vendas. Aí o site deve atualizar.
E essa franquia de consumo aí do plano de 500 Mega, se passar dos 2TB eles metem a redução pra 30 Mega igual já aconteceu aqui ou tá de boa? Se bem que até hoje não alcancei essa marca, mas fico perto.
Interessei em pedir um ponto ultra também pra um equipamento que só funciona melhor cabeado, numa área que mesmo com o mesh tá chegando pouca internet, vai sair mais barato do que comprar mais um Deco.
Na rede de fibra nunca ouvi falar de algo do tipo. Aqui já passei de 4TB e nunca tive problema.
 
Aparece assim:
doaEHeU.png

VCjbup3.png

Deve ser porque ainda tá nessa fase que implementou mas vai ficar em testes até liberar as vendas. Aí o site deve atualizar.
E essa franquia de consumo aí do plano de 500 Mega, se passar dos 2TB eles metem a redução pra 30 Mega igual já aconteceu aqui ou tá de boa? Se bem que até hoje não alcancei essa marca, mas fico perto.
Interessei em pedir um ponto ultra também pra um equipamento que só funciona melhor cabeado, numa área que mesmo com o mesh tá chegando pouca internet, vai sair mais barato do que comprar mais um Deco.
Manda foto dessas CTOs instaladas por aí.

Apesar da Claro ser a mais famosa a usar essas da DPR, ela não é a única.
 
Manda foto dessas CTOs instaladas por aí.

Apesar da Claro ser a mais famosa a usar essas da DPR, ela não é a única.
Beleza, assim que eu passar perto eu tiro.
Acredito que em SP só a Claro usa esse modelo da DPR.
Além do que quem tá fazendo a infra da Claro aqui na região é uma empresa chamada Procisa.
Passei de carro agora a pouco perto de onde já tem CTO, se tivesse visto a mensagem antes, já tinha tirado.
E o @KILLME Havia falado sobre a quantidade de selos indicando a quantidade de portas, infelizmente é 1 só por CTO. Ou seja, 8 portas.
 
Preciso liberar algumas portas no modem mas aparentemente estou em NAT.
Alguma forma de contornar essa situação?
Por NAT você quer dizer CGNAT?

Se sim, solicite no SAC da claro/net a saída do cgnat, eles enviam um técnico ou por vezes ligam antes de enviar o técnico e retiram o CGNAT. Com isto vc passaria a receber um IPv4 valido.
 
Por NAT você quer dizer CGNAT?

Se sim, solicite no SAC da claro/net a saída do cgnat, eles enviam um técnico ou por vezes ligam antes de enviar o técnico e retiram o CGNAT. Com isto vc passaria a receber um IPv4 valido.
Exato. CGNAT
Vou ligar. Tem algum setor ou número especifico? Se eu falar CGNAT pra central de atendimento aposto que vão ficar sem entender e capaz de cobrarem a visita e dizer que a internet está funcionando normal
 
Preciso liberar algumas portas no modem mas aparentemente estou em NAT.
Alguma forma de contornar essa situação?
Para qual finalidade vc precisa abrir essas portas? Pergunto isso pois se puder usar IPv6 o mesmo não tem CGNAT. Senão, se precisar IPv4, então é o que o @YO! falou acima.
 
Pessoal uma curiosidade.
Fiz um tracert para o IP do modem/ONT que fica aqui na portaria.
O caminho (logicamente) foi super curto apenas 3 saltos.
Eu queria saber qual é o nome que se da a este IP do 2o salto.
É node, servidor de borda, armario?
Todo tracert que eu faço, o segundo salto sempre será este IP (201.37.174.1).
R4cUbFd.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gordurinha no HFC chegando no upload.
HFC 500/35
R$ 99,00
b4f61ac7-4725-44d2-9adb-bd5a92780f5e.png
Sensacional esse overhead no seu upload!
Mas o que mata o HFC é o ping.
Seu ping ta batendo 34ms e a distancia do servidor esta em 300km a 350km.

Olha o meu resultado, Claro Fibra POA (600/300)
Eu estou um pouco mais distante geograficamente deste servidor e o meu ping e jitter ficaram abaixo do seu resultado.
15409306425.png

Tracert para o IP do servidor (189.4.66.138)
6563207b0747f1fc3d6c74694f1e5f89.png
 
Última edição:
Agora fiquei intrigado, as ruas já liberadas aqui do bairro aparecem como "Claro Net Virtua" e não "Claro Fibra" na montagem de planos. Mas não estou enganado, porque as CTO's instaladas são aquelas do Claro Fibra. Deve ser só coisa do site mesmo ou a Claro usa a nomenclatura "Claro Net Virtua" também para a fibra na fatura, app e Speedtest?
Aqui no condomínio, a passagem da fibra já passam de 4 meses e todas as ligações que fiz pelo 10621 os atendentes negaram que havia viabilidade mesmo estando indicando no site na montagem dos planos a FIBRA presente. Lembro que dentro desse período eu havia solicitado a saída do CGNAT e o técnico que foi no meu AP ligou pra central e confirmou que não havia viabilidade. Eu saí do CGNAT mas não consegui a troca de tecnologia.
 
Pessoal uma curiosidade.
Fiz um tracert para o IP do modem/ONT que fica aqui na portaria.
O caminho (logicamente) foi super curto apenas 3 saltos.
Eu queria saber qual é o nome que se da a este IP do 2o salto.
É node, servidor de borda, armario?
Todo tracert que eu faço, o segundo salto sempre será este IP (201.37.174.1).
R4cUbFd.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sensacional esse overhead no seu upload!
Mas o que mata o HFC é o ping.
Seu ping ta batendo 34ms e a distancia do servidor esta em 300km a 350km.

Olha o meu resultado, Claro Fibra POA (600/300)
Eu estou um pouco mais distante geograficamente deste servidor e o meu ping e jitter ficaram abaixo do seu resultado.
15409306425.png

Tracert para o IP do servidor (189.4.66.138)
6563207b0747f1fc3d6c74694f1e5f89.png
não tem nome certo, na verdade nunca teve em nem um tipo de tecnologia, esse segundo salto na real sempre foi(em qual quer operadora), o equipamento gateway que ti atende.
ele pode ser um dslan, cmts, olt, roteador l3 dedicado etc.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo