Cara, comum não é, pois tenho a internet via coaxial há quase 10 anos e nunca tive um problema parecido com o seu. Por ser rede nova e fibra era pra ser até mais estável.
E não acho que isso tem a ver com crimpagem de cabo, pois ou você estaria completamente sem sinal, ou com sinal, mas limitado a 100 Mbps. Esses são os problemas que podem ocorrer com crimpagem mal feita.
Recomendo você abrir uma visita técnica pra resolver isso, pois pode ser algum problema na instalação ou mesmo na ONT que a Claro instalou.
No app Minha Claro Residencial é possível abrir visita técnica clicando no ícone Suporte, depois selecionando a opção Suporte Técnico.
Vou tentar algumas coisas mas vou acabar marcando uma visita técnica mesmo, valeu.
Como está o sinal da fibra na ONT da Claro (acessando ela pelo navegador)?
Nos passe os níveis dos sinais da sua ONT ai
RX e TX
Pelo Local Host ta assim, é isso aqui mesmo? Ou tenho que iniciar algum teste lá dentro?
![4xnkUxV.png](https://i.imgur.com/4xnkUxV.png)