[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Parece que o hacker tinha link da Tim (1GB) e já recebeu a cartinha avisando dos limites de trafego e que a serviço será cancelado. Agora vai ficar sem internet, se tivesse na Claro ao menos teria 30MB garantido...
É como eu digo, quem tem Tim não tem nada, mas quem tem Claro tem ao menos 30MB, entendestes? :bem:
Até ser cancelado desfrutou de uma excelente fibra realmente rápida e com alto upload, é melhor ser cancelado do que ficar com 30 mega :clo:
 
A função da Ouvidoria hoje é meramente decorativa.
Se não houvesse legislação no Brasil que exigisse a existência das ouvidorias, as empresas sequer mantinham esse tipo de atendimento.
O atendimento forçado e de má qualidade deixa isso bem claro.
Os caras só faltam falar "cala tua boca e paga a conta, pois tu só serve pra isso".


Os protocolos da Claro/NET mudam com o passar do tempo, mas ate uns 2 ou 3 anos atras ate o atendimento presencial (quando voce vai na loja da Claro da sua cidade reclamar) tinha mais autonomia para resolver problemas (como erro de Fatura) do que a Ouvidoria de Primeira Instancia -- que é essa que voce entra em contato atraves dos canais de atendimento. Essa Ouvidoria é beeem fraca, para os interesses do assinante. Como eu disse, ha uns 3 anos eles nao tinham nivel de acesso ao Sistema da NET sequer para fazer uma alteracao definitiva na Fatura, eles ate podiam consertar erros, mas o erro se repetia na fatura seguinte. So o atendimento presencial ou a Ouvidoria de 2a. Instancia tinham nivel de acesso para resolver em definitivo.

A unica Ouvidoria que resolve mesmo é a Ouvidoria de 2a. Instancia (eu que chamo assim), que normalmente so entra em cena quando a reclamacao vem da Anatel e Consumidor.gov. Normalmente o assinante nao tem acesso direto a esse nivel da Ouvidoria.

.
 
Última edição:
Esse Receive Power significa o que?


Tô a 2 dias pelo menos com essa velocidade
Mas o pique de ano novo não me deixou nem reiniciar o modem ainda (preguiça mesmo, não tô usando a rede).
 
ti falo que problema não é da claro, com provedor na roça aqui a funimation tb não funciona direito.
nem em BH com claro tb funciona.
Na Claro aqui de Brasília tá funcionando tranquilo, mesma coisa para a Oi.
A Claro na casa dos 40ms e a Oi na casa dos 30ms
 
Sinto que a Claro está cagando para o atendimento ao cliente. Tanto nos meios normais como Resolva Aqui sendo Ouvidoria.
Como citaram aqui, tem a Ouvidoria por uma simples obrigação.
Mas no final atendem como Ouvidoria mesmo, resolvendo os problemas corretamente, somente quem faz reclamação na Anatel ou Consumidor.gov.br.
 
Os protocolos da Claro/NET mudam com o passar do tempo, mas ate uns 2 ou 3 anos atras ate o atendimento presencial (quando voce vai na loja da Claro da sua cidade reclamar) tinha mais autonomia para resolver problemas (como erro de Fatura) do que a Ouvidoria de Primeira Instancia -- que é essa que voce entra em contato atraves dos canais de atendimento. Essa Ouvidoria é beeem fraca, para os interesses do assinante. Como eu disse, ha uns 3 anos eles nao tinham nivel de acesso ao Sistema da NET sequer para fazer uma alteracao definitiva na Fatura, eles ate podiam consertar erros, mas o erro se repetia na fatura seguinte. So o atendimento presencial ou a Ouvidoria de 2a. Instancia tinham nivel de acesso para resolver em definitivo.

A unica Ouvidoria que resolve mesmo é a Ouvidoria de 2a. Instancia (eu que chamo assim), que normalmente so entra em cena quando a reclamacao vem da Anatel e Consumidor.gov. Normalmente o assinante nao tem acesso direto a esse nivel da Ouvidoria.

.
Já percebi a mesma coisa que você. Concordo em tudo.
Como proporcionalmente o público que vai nos órgãos do consumidor é muito menor do que essa ouvidoria de primeira instância atende, eles acabam tacando o "foda-se" e não tem interesse em dar um atendimento melhor, já que as antas do nível 1 já "resolvem", por assim dizer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse Receive Power significa o que?


Tô a 2 dias pelo menos com essa velocidade
Mas o pique de ano novo não me deixou nem reiniciar o modem ainda (preguiça mesmo, não tô usando a rede).

Receive power diz a respeito da qualidade que teu sinal de upload chega no CMTS da Claro lá no datacenter.
No teu caso tá excelente. Só teu TX que tá no limite (por isso a cor amarela).
Pelo teu upload, tu foi migrado para o plano de 350 Mb.
 
Última edição:
Até ser cancelado desfrutou de uma excelente fibra realmente rápida e com alto upload, é melhor ser cancelado do que ficar com 30 mega

O cliente entrou faceiro quando teve o link contratado e saiu cancelado com o selo de "picareta", mas tá certo! O que valeu foi os dias "torando" feliz!?

Esse é o Brasil que eu quero! ;)

A unica Ouvidoria que resolve mesmo é a Ouvidoria de 2a. Instancia (eu que chamo assim), que normalmente so entra em cena quando a reclamacao vem da Anatel e Consumidor.gov. Normalmente o assinante nao tem acesso direto a esse nivel da Ouvidoria..

A segunda instância da ouvidoria da Claro que conheço é o Setor de Análises Críticas (caixão e vela preta), quando o cliente tem algumas queixas encerradas como não resolvidas na plataforma da Anatel por exemplo, ele cai no nível 2 da ouvidoria. É por esse motivo que tem situações específicas reportadas no fórum em que indico ao membro insistir na Anatel/consumidor.gov, encerrando a queixa como não resolvida e abrindo outra. Em paralelo pode buscar o Procon.

São a minoria absoluta das queixas, mas são casos de difícil tratamento ou muito demorados, exemplos:

- Problemas técnicos recorrentes por mais de 1 mês;
- Perfil restrito de velocidade (toradores de banda conhecidos como heavy users).
 
Última edição:
Já percebi a mesma coisa que você. Concordo em tudo.
Como proporcionalmente o público que vai nos órgãos do consumidor é muito menor do que essa ouvidoria de primeira instância atende, eles acabam tacando o "foda-se" e não tem interesse em dar um atendimento melhor, já que as antas do nível 1 já "resolvem", por assim dizer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Receive power diz a respeito da qualidade que teu sinal de upload chega no CMTS da Claro lá no datacenter.
No teu caso tá excelente. Só teu TX que tá no limite (por isso a cor amarela).
Pelo teu upload, tu foi migrado para o plano de 350 Mb.
Tenho 500/35, assinei na BF por 99 (pagava 105 por 240). Vou reiniciar aqui agora e já edito esse post.

Segue, depois de fazer o Estou com Lentidão no App Claro Residencial:





Um dia chega os 700 aqui, hehehe!
 
Última edição:
Tenho 500/35, assinei na BF por 99 (pagava 105 por 240). Vou reiniciar aqui agora e já edito esse post.

Segue, depois de fazer o Estou com Lentidão no App Claro Residencial:





Um dia chega os 700 aqui, hehehe!

Aqui já foi 700 Mb direto desde a instalação. Não chegou nem a ser 500/35.
12544288151.png

Ativaram mais 2 canais de download por aqui. Agora a banda de download bate em qualquer horário.
Continua sem OFDMA ativo por aqui.
 
O cliente entrou faceiro quando teve o link contratado e saiu cancelado com o selo de "picareta", mas tá certo! O que valeu foi os dias "torando" feliz!?
É uma questão de ponto de vista, durante o inicio desses cortes na tim no ano passado eu andei forçando bastante os downloads e até queria ser cortado pois eu iria processar eles pela sacanagem e não cortaram mesmo abusando da rede como fiz, não sei se foi pelo meu plano ser antigo já que fui dos primeiros na tijuca a ter fibra da tim tanto que eu tinha uma promo onde o meu plano dos primeiros era 150/150 e quando pedi uma promo de 300/180 acabou virando 300/300 que ninguem tinha, mas como na promoção dizia ser o dobro dos megas contestei isso no consumidor.gov e foi aplicado 300/300 na minha conexão

Meses depois no pico da pandemia nessa epóca tinham 3 tvs 4k rolando netflix, youtube e globoplay a rodo (4 adultos direto em casa durante a pandemia, 2 em home ofice), 3 pcs na rede e por dois meses passei propositalmente de 4TB pois fiz mais downloads que o comum e não fui cortado, embora a tim tenha sacaneado alguns, comigo não aconteceu e abusei bastante dos downloads nessa epoca

Então não é uma regra, acontece realmente com alguns, não com outros
 
Aqui já foi 700 Mb direto desde a instalação. Não chegou nem a ser 500/35.
12544288151.png

Ativaram mais 2 canais de download por aqui. Agora a banda de download bate em qualquer horário.
Continua sem OFDMA ativo por aqui.
Interessante, você pegou 50Mb/s sem ativar o OFDMA... isso me anima muito, talvez seja uma luz no fim do túnel pq aqui não passa de ~37Mb/s nunca e a situação no modem é essa:

Sem-t-tulo.jpg
 
Meses depois no pico da pandemia nessa epóca tinham 3 tvs 4k rolando netflix, youtube e globoplay a rodo (4 adultos direto em casa durante a pandemia, 2 em home ofice), 3 pcs na rede e por dois meses passei propositalmente de 4TB pois fiz mais downloads que o comum e não fui cortado.

Em relação ao pessoal que recebeu a carta da Tim e que eu pude acompanhar no fórum, dos casos que recordo todos tinham perfil heavy user muito pesado, exemplo 6TB, 9TB, 10TB etc Eu não lembro de ter visto usuários que puxaram 3.5TB e foram desligados, não estou duvidando, mas se 2TB fosse um marcador cumprido a risca acredito que veríamos bem mais gente fazendo barulho por aí. Na Claro também não é uma regra.
 
Última edição:
Boa noite galera,

Estava na casa da minha tia em Vespasiano/MG e vi um CTO na rua, não me pareceu ser de uma das operadoras locais. Seria esse um CTO da Claro? 🤔

MXW3ER1.jpg


Vlw!
 
Boa noite galera,

Estava na casa da minha tia em Vespasiano/MG e vi um CTO na rua, não me pareceu ser de uma das operadoras locais. Seria esse um CTO da Claro? 🤔

MXW3ER1.jpg


Vlw!
sim, claro ftth ae nessa cto.

inclusive rede precom que estão usando por ae.
 
Em relação ao pessoal que recebeu a carta da Tim e que eu pude acompanhar no fórum, dos casos que recordo todos tinham perfil heavy user muito pesado, exemplo 6TB, 9TB, 10TB etc Eu não lembro de ter visto usuários que puxaram 3.5TB e foram desligados, não estou duvidando, mas se 2TB fosse um marcador cumprido a risca acredito que veríamos bem mais gente fazendo barulho por aí. Na Claro também não é uma regra.
Eu andei percebendo esse padrão também.
É como a Claro. Fala-se dos 4 TB, mas eu mesmo já passei alguns meses um pouco desse valor e não fui capado pra 30 Mb.
Se bem que em 2020, quando todo mundo aqui de casa tava de home office, veio um supervisor da Claro aqui e conversou comigo sobre o uso da internet.
Falei que a casa era bem grande e que moravam 10 pessoas aqui (contando comigo). Também disse que por conta disso, tinha muita coisa ligada na rede interna da casa.
Ele entrou, olhou da porta e viu que realmente tinha muita gente aqui.
Perguntei se ele queria vistoriar a minha instalação. Ele respondeu que não ia precisar, pediu desculpas pelo incômodo e foi embora.
Depois disso nunca mais veio ninguém aqui.
 
É como a Claro. Fala-se dos 4 TB, mas eu mesmo já passei alguns meses um pouco desse valor e não fui capado pra 30 Mb.
Se bem que em 2020, quando todo mundo aqui de casa tava de home office, veio um supervisor da Claro aqui e conversou comigo sobre o uso da internet.
Falei que a casa era bem grande e que moravam 10 pessoas aqui (contando comigo). Também disse que por conta disso, tinha muita coisa ligada na rede interna da casa.
Ele entrou, olhou da porta e viu que realmente tinha muita gente aqui.
Perguntei se ele queria vistoriar a minha instalação. Ele respondeu que não ia precisar, pediu desculpas pelo incômodo e foi embora.
Depois disso nunca mais veio ninguém aqui.


Ou seja, desconfiaram de voce e foram ao local verificar...

Se nada mudou, a Claro so cortava a velocidade (ou ate cancelava o cliente) somente quando ha suspeita de revenda do sinal para terceiros em outros enderecos (Gatonet de internet). Ainda que possivel, nao é normal um unico assinante consumir mais de 4 TB por mes.

.
 
Ou seja, desconfiaram de voce e foram ao local verificar...

Se nada mudou, a Claro so cortava a velocidade (ou ate cancelava o cliente) somente quando ha suspeita de revenda do sinal para terceiros em outros enderecos (Gatonet de internet). Ainda que possivel, nao é normal um unico assinante consumir mais de 4 TB por mes.

.
Acho que é verificado o número de conexões simultâneas.
(O que sinaliza revenda ou toradores de torresmo)
 
Acho que é verificado o número de conexões simultâneas.
(O que sinaliza revenda ou toradores de torresmo)

É muito difícil ultrapassar um certo volume de trafego mensal apenas usando outras aplicações, quaisquer que sejam, inclusive streaming 4K. Tem o registro de usuários que demandaram pouco mais de 4TB e foram inclusos em perfil restrito e temos o exemplo de outros que ultrapassaram muito esse valor e não foram, Seria imprudente "demonizar" quem puxou mais de 4TB alegando que ultrapassaram o número de conexões com Torrent, do outro lado, aqueles que demandaram um volume muito superior não o fizeram? O cara que puxou 4TB usou Torrent e o outro que puxou mais de 10TB não? Não se enquadra 10TB de trafego mensal como perfil residencial em lugar nenhum do mundo!

Eu posso aceitar a tese de que existe um sistema implementado de acordo com o estado de cada node na rede, um determinado padrão de uso que pode deflagrar alguma restrição em determinados nodes, posso também pensar que clientes com ticket maior (combos mais caros) sejam poupados. Eu nunca vi a Claro punindo heavy users muito pesados de banda, aqueles que já puxaram bem mais que 4TB.
 
Última edição:
Eu nunca vi a Claro punindo heavy users muito pesados de banda, aqueles que já puxaram bem mais que 4TB.


Aqui mesmo no forum ja apareceram usuarios no passado recente (depois da proibicao de diminuicao de velocidade pela Anatel) alegando que tiveram a velocidade "capada" por absurdo excesso de uso (e pelo menos 1 deles ate foi merecido, pois revendia sinal WiFi a terceiros -- inclusive ele tinha mais de uma assinatura e foi capado em todas).

E eu imagino que voce deve saber que, em um passado mais distante (uma par de anos antes da Anatel proibir a pratica), a NET era uma das operadoras que "capava" os clientes que consumiam demais, certo?... Nessa epoca choviam reports do povo na internet, inclusive aqui no forum. Eu mesmo fui um dos contemplados, pelo menos 2 vezes (e em minha casa so moram 2 pessoas)... Certa vez eu perdi um HDD que continha varias series de tv (ou series, ou filmes, ou ambos, mas era um dos meus HDDs onde eu armazeno conteudo de video). Pois bem, comprei outro HDD e repus tudo o tinha perdido e sem backup. Nesse mes, eu baixei mais de 1 TB da Usenet -- isso numa epoca onde a media do consumo mensal girava em torno dos 200/300 GB, o que ja estava acima do valor estabelecido em contrato. E a NET capou minha conexao. A unica forma de resolver era trocando o modem, aí voltava ao normal (a forma deles "caparem" a velocidade incluía de alguma forma a identificacao do modem, meramente trocar o IP externo ou fazer o roteador simular um Mac Address diferente nao funcionava -- para ser franco, no inicio ate funcionava, mas depois eles conseguiram impedir essa malandragem).

Anos depois, a Net trocou todos os equipamentos de rua (incluindo o cabeamento), ampliou absurdamente a capacidade de sua rede, implementou uma versao nova do Docsis (acho que foi o Docsis 3.0) e desde entao, com a rede ociosa, ela parou de "capar" quem consumia alem da cota prevista em contrato. Isso foi antes da resolucao da Anatel. Algum tempo depois (um a dois anos depois), a Anatel proibiu a pratica, mas a Claro nao era mais uma operadora que praticava isso -- unica excecao quando havia indicios de má fé do assinante, revendendo sinal.


.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo