[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

kkkk Já estou comprometido! :)

Aliás, para GPON não existe mais o "armário" que vc mencionou anteriormente (tradicional na telefonia POTS e xDSL). Tem a OLT (que fica em alguma sala do provedor num rack), de ontem saem "um monte" de fibras (uma para cada porta da OLT) que vão para os postes.

Cada uma dessas fibras tem uma primeira divisão geralmente de 1:8 nas CTOs que ficam penduradas nos postes ("chuveirinho"). Cada uma dessas fibras pode ser dividira novamente em mais outras 8 fibras numa segunda CTO (em condomínimos fica dentro do armário dos prédios). Aí dessa segunda divisão sai a fibra que vai direto para o equipamento da tua casa (HGU que é o "modem com roteador" ou ONU/OLT que é apenas o "modem" sem roteador).

Três coisas para notar:
  1. Cada fibra que sai de cada porta da OLT no provedor é geralmente compartilhada por 64 assinantes (primeira divisão 1:8 e depois segunda divisão 1:8). Mas tem operadoras que podem "pendurar" 128 usuários em cada porta da OLT (primeira divisão 1:8 e segunda divisão 1:16). O pessoal aqui pode compartilhar mais detalhes sobre a prática de cada operadora.
  2. Na teoria o caminho da OLT até a tua casa pode ter até 20Km, mas geralmente os provedores usam distâncias bem menores que essas.
  3. Todo o caminho entre a OLT (equipamento no rack do provedor) até a ONT/HGU na tua casa é passivo (não precisa de energia). Como geralmente os provedores colocam suas OLTs ligadas numa UPS (aka "No Break"), se vc colocar uma UPS na tua casa vai ter internet mesmo sem energia elétrica.

Editado: abaixo a imagem de uma OLT Huawei (topo do rack) que achei na internet.

Tu não sossega mesmo ne @_dsouza_
Blza, pode se casar com minha noiva.
 
Última edição:
Opa pessoal, mudei hj de 500mb pra 750mb nessa black fraude, eu tava com um HG8245W5-6T, no Plano diz q tinha direito a um wifi 6, então entre no chat da claro e pedi hj de manhã e vieram trocar agora A tarde por um kaon pg2449 rapidão, é bom ele? Como faço pra deixar a firm original da kaon ou só fica esse da claro? Meu huawei tava na original. Tenho um roteador ax3 pro q tava ligado no huawei, ainda eh preferível deixar em bridge e o ax3 comandando a rede Ou o kaon ja serve de boa? Perguntei logo te de vez pra economizar kkk
 
"Bugado" é o firmware da Claro, acho que se fosse o firmware do fabricante não acontecia tantos problemas.
sim sim
isso q eu quis dizer.
Esse firmware ai que a claro flashou ta zuado demais.
E ate a claro atualizar isso... 150mil anos
Parando para pensar, o que a Claro ganha forçando esses firmwares além de:

- Configurações bugadas
- Chamados desnecessários
- Ocultar recursos do modem
- Custos de manter uma equipe trabalhando neles

Para mim não faz sentido algum. A Oi, por exemplo, não tem firmwares customizados nos modens deles e são bastante personalizaveis.
:pensa:
 
Parando para pensar, o que a Claro ganha forçando esses firmwares além de:

- Configurações bugadas
- Chamados desnecessários
- Ocultar recursos do modem
- Custos de manter uma equipe trabalhando neles

Para mim não faz sentido algum. A Oi, por exemplo, não tem firmwares customizados nos modens deles e são bastante personalizaveis.
:pensa:

Controle, a Claro decide o que você pode mexer. Tiram a alteração de DNS e outras coisinhas.
 
Controle, a Claro decide o que você pode mexer. Tiram a alteração de DNS e outras coisinhas.
Maior besteira por parte deles. Se o cliente desconfigurar o terminal é só cobrar a visita técnica(ou se a central for esperta, fazer um reset nele).

A alteração de DNS pelo menos no Fast 3895 foi preservada. Mas poderia ter muito mais opções liberadas,
 
Meu TX está estourado em 55.5, ainda não causou problemas sérios mas se continuar assim em breve vai me causar problemas.

Tambem estava recebendo 24 canais 3.0 agora está chegando 16, nada que altere a velocidade na ponta, mas houve alteração.

Ver anexo 135686
Mesma coisa aqui na zona sul de POA. passou de 24 qam + 1 ofdm para 16 qam + 1 ofdm.
O tx está oscilando de 46 até 53dbm.
Quando o tx está alto, não passa de 15 Mb/s.
 
Kaon pg2449
IMG-3462.jpg

IMG-3461.jpg

IMG-3460.jpg
 
Pessoal o modem aqui de casa (technicolor tc3102 - claro 500mb) só vai até o canal 128 na 5g... aparecem os demais canais (132, 149, 165), mas não consigo selecioná-los (estão cinza). Sabem como habilitar?
 
Mesma coisa aqui na zona sul de POA. passou de 24 qam + 1 ofdm para 16 qam + 1 ofdm.
O tx está oscilando de 46 até 53dbm.
Quando o tx está alto, não passa de 15 Mb/s.

Mesma coisa aqui na cavalhada, zona Sul, esse fim de semana passou para 16 qam+1 ofdm.

Baixei o TX colocando um divisor....não melhorou muito mas caiu 3 dBmV e estabilizou. Sobre a velocidade não posso reclamar, raramente pega menos de 700....no upload sempre acima de 130 mega.

IMG_20231128_075709.jpg
 
Parando para pensar, o que a Claro ganha forçando esses firmwares além de:

- Configurações bugadas
- Chamados desnecessários
- Ocultar recursos do modem
- Custos de manter uma equipe trabalhando neles

Para mim não faz sentido algum. A Oi, por exemplo, não tem firmwares customizados nos modens deles e são bastante personalizaveis.
:pensa:
Essa Oi aí do ADSL/VDSL não existe mais.
A realidade hoje é a Oi Fibra, que bloqueia modo bridge e diversas outras funções dos equipamentos que eles instalam.
 
Esse é bom, seria melhor se fosse o Kaon pg2447 que tem na TIM, vem com porta 2.5GbE.
Todos os que a Claro usa na fibra tem USB? Isso me interessa muito.
 
Para mim não faz sentido algum. A Oi, por exemplo, não tem firmwares customizados nos modens deles e são bastante personalizaveis.

Nem bridge a OI permite nos firmwares. Você não faz "absolutamente nada" nos equipamentos da Oi.


Parando para pensar, o que a Claro ganha forçando esses firmwares além de:

- Configurações bugadas
- Chamados desnecessários
- Ocultar recursos do modem
- Custos de manter uma equipe trabalhando neles

A Claro trabalha com várias fabricantes, uma das vantagens da padronização de firmware é facilitar o treinamento das equipes de campo já que existe um modelo de "software" único adotado em massa em uma dezena de equipamentos diferentes, a operadora corta a necessidade de treinar os técnicos em relação a firmwares diferentes de 6 ou 7 fabricantes adotadas e de retreiná-los conforme o firmware é redesenhado ou novas fabricantes são homologadas. Cada empresa adota um firmware de fábrica com suas peculiaridades e a Claro utiliza equipamentos de várias: Arris, Sagemcom, Huawei, Kaon, Humax, ZTE, Hitron etc

Tem também o fator controle como o colega do comentário anterior citou e outras razões.


Maior besteira por parte deles. Se o cliente desconfigurar o terminal é só cobrar a visita técnica(ou se a central for esperta, fazer um reset nele).

:que:
 
Última edição:
Pessoal, a título de informação: consegui sair do CGNAT. Foi meio chato, a primeira atendente do 10621 não entendia porcaria nenhuma e agendou visita técnica. Logo depois (1h), uma outra atendente me ligou e conseguiu resolver. Eles usam o termo "NAT IPv4", nem sabem o que é CGNAT. É recomendável insistir na questão das câmeras de vigilância que não são acessíveis fora de casa (mentira, porque hoje são tudo cloud e dá para acessar sim mesmo com CGNAT :haha:).

Tudo certo agora, modem com IPv4 público.
 
Depois que A Claro instala a fibra no condominio quanto tempo demora para constar no sistema disponibilidade ?
infelizmente não existe prazo.
é totalmente arbitrário quando sera liberado para utilizar essa rede por parte da claro.
 
infelizmente não existe prazo.
é totalmente arbitrário quando sera liberado para utilizar essa rede por parte da claro.
Eu achei estranho que eles so instalou a fibra em uma torre sera que vai puxar para outras quando clientes solicitar ?

O que foi estranho é que Claro instalou em um dia e Tim no outro kkkk.

Quase deu briga kkk.

Agora estou com tres empresas Claro , Tim e Vivo .
 
Depois que A Claro instala a fibra no condominio quanto tempo demora para constar no sistema disponibilidade ?
Partindo do pressupostos que já esteja tudo certo (ou seja, as caixas instaladas e o cabo que vem da rua ligado nas caixa), normalmente não demora mais que uma semana, mas não é uma regra, pode demorar mais tempo ou não...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu achei estranho que eles so instalou a fibra em uma torre sera que vai puxar para outras quando clientes solicitar ?

O que foi estranho é que Claro instalou em um dia e Tim no outro kkkk.

Quase deu briga kkk.

Agora estou com tres empresas Claro , Tim e Vivo .
Se instalou em uma torre, somente esta torre terá disponibilidade. Se o projeto foi feito corretamente, eles voltarão em outro momento para puxar para a outra torre, mas pode demorar. Agora, se foi finalizado, para fazer a Claro ir nas outras torres para fazer a adequação, aí sim é difícil e demorado
 
Pessoal o modem aqui de casa (technicolor tc3102 - claro 500mb) só vai até o canal 128 na 5g... aparecem os demais canais (132, 149, 165), mas não consigo selecioná-los (estão cinza). Sabem como habilitar?
alguem?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo