[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Faz sentido em areas onde a fibra nao é economicamente viavel, como zonas rurais e areas distantes de centros urbanos. Nos EUA, as conexoes FWA crescem extraordinariamente rapido.
.

Mas se não é economicamente viável fibra, FWA também não. Você não vai instalar uma ERB para 2 fazendas.
As operadoras brasileiras expandiram somente com parceira e automatização das fazendas.
Acho que só StarLink realmente se justifica.

E acho que logo logo eles vão começar a competir com operadoras de celular diretamente. Quem não tiver avançado com fibra devido a velocidade e estabilidade vai começar a dançar.
 
Última edição:
Faz sentido em areas onde a fibra nao é economicamente viavel, como zonas rurais e areas distantes de centros urbanos. Nos EUA, as conexoes FWA crescem extraordinariamente rapido.
.
Sim, mas o contexto dos EUA é diferente. Aqui toda cidade pequena tem um monte de PPP com fibra. Lá nos eua, muitas cidades tem monopólio de uma operadora só (ex: comcast), de forma legalizada...
 
Sim, mas o contexto dos EUA é diferente. Aqui toda cidade pequena tem um monte de PPP com fibra. Lá nos eua, muitas cidades tem monopólio de uma operadora só (ex: comcast), de forma legalizada...
Amigo meu, por exemplo, não tinha cobertura de fibra na casa no interior que ele passa o final de semana.
Pagou a expansão de rede pro provedor da região, e teve internet via fibra instalada na casa dele.
Embora tenha pago por esse custo inicial, a longo prazo acaba compensando.
No FWA tu paga caro pelo plano, caro pelo modem 5G, e ainda tem que usar com medo da franquia acabar antes do fim do mês.
 
@jacias, essas promoções da Claro é uma piada, kkk
WYCifO0.png
 
Última edição:
Amigos, uma pergunta aos universitários:
Sempre que eu traço a rota para algum site (veja abaixo) aparece um equipamento em 10.19.192.1. Vocês sabem o que pode ser este equipamento?
A minha configuração atual é internet HFC>modem Kaon CG3000 (em bridge)>roteador TP-LINK.

Rastreando a rota para www.google.com.br [142.250.219.163]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.68.1
2 11 ms 10 ms 11 ms 10.19.192.1
3 16 ms 13 ms 13 ms 201.6.72.5
4 13 ms 14 ms 12 ms c90640c6.virtua.com.br [201.6.64.198]
5 12 ms 13 ms 12 ms 142.250.175.238
6 12 ms 13 ms 11 ms 142.251.69.135
7 12 ms 12 ms 12 ms 142.251.76.103
8 13 ms 11 ms 18 ms gru06s63-in-f3.1e100.net [142.250.219.163]

Rastreamento concluído.

Seria o IP do modem (mesmo em bridge) ?
Detalhe, não estou em um CGNAT, porque o IP que eu pego aqui é válido.
 
Amigos, uma pergunta aos universitários:
Sempre que eu traço a rota para algum site (veja abaixo) aparece um equipamento em 10.19.192.1. Vocês sabem o que pode ser este equipamento?
A minha configuração atual é internet HFC>modem Kaon CG3000 (em bridge)>roteador TP-LINK.

Rastreando a rota para www.google.com.br [142.250.219.163]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.68.1
2 11 ms 10 ms 11 ms 10.19.192.1
3 16 ms 13 ms 13 ms 201.6.72.5
4 13 ms 14 ms 12 ms c90640c6.virtua.com.br [201.6.64.198]
5 12 ms 13 ms 12 ms 142.250.175.238
6 12 ms 13 ms 11 ms 142.251.69.135
7 12 ms 12 ms 12 ms 142.251.76.103
8 13 ms 11 ms 18 ms gru06s63-in-f3.1e100.net [142.250.219.163]

Rastreamento concluído.

Seria o IP do modem (mesmo em bridge) ?
Detalhe, não estou em um CGNAT, porque o IP que eu pego aqui é válido.
o 2º salta na rede HFC é referente ao cmts que esta ti atendendo.

não importa muito se estão utilizando ip valido ou um privado(o que esta na print) nesse salto, não altera em nada na sua conexão.
 
@jacias, essas promoções da Claro é uma piada, kkk

tylTMb5.png
Como apareceu essa oferta? Tentei aqui com meu CEP e aparece 500 Mega+Globoplay Fibra+ por 139,90. É um bug ou oferta de lançamento?
Achei muito vantajoso esse desconto aí e o valor mensal.
Só achei zoado meterem a Globoplay em todos os planos agora.
 
Como apareceu essa oferta? Tentei aqui com meu CEP e aparece 500 Mega+Globoplay Fibra+ por 139,90. É um bug ou oferta de lançamento?
Achei muito vantajoso esse desconto aí e o valor mensal.
Só achei zoado meterem a Globoplay em todos os planos agora.
Eu tenho essa promoção contratada.
Usei o link abaixo:
 
Eu tenho essa promoção contratada.
Usei o link abaixo:

Testei e realmente aparece essa oferta. Entendi foi nada kkk.
Mas já salvei nos favoritos.
 
@jacias, essas promoções da Claro é uma piada, kkk

tylTMb5.png
Não vi nenhuma piada... O preço de 500mb fora de oferta é mais de 100 reais, aí estão ofertando 6 meses por 49,90 e depois 99,90. Mesmo 99,90 é considerado oferta... então não é piada, é uma oferta verdadeira, já que os seis primeiros meses tem desconto.

Outra coisa, aconselho vc a editar a foto. O que vc apagou não adiantou muito, dá pra ler quase tudo, inclusive nomes, e ainda por cima o cep do seu endereço aparece na foto...
 
Não vi nenhuma piada... O preço de 500mb fora de oferta é mais de 100 reais, aí estão ofertando 6 meses por 49,90 e depois 99,90. Mesmo 99,90 é considerado oferta... então não é piada, é uma oferta verdadeira, já que os seis primeiros meses tem desconto.

Outra coisa, aconselho vc a editar a foto. O que vc apagou não adiantou muito, dá pra ler quase tudo, inclusive nomes, e ainda por cima o cep do seu endereço aparece na foto...
Aqui em Fortaleza o preço de tabela de 500 Mb é de R$ 119,90.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

"Racionalização" = Formação de cartel.
É isso que ele quer, na verdade.
Melhor coisa que a Anatel fez foi liberar o mercado de banda larga para os PPPs.
Sem isso, era ADSL de 10 Mb e DOCSIS 2.0 de 20 Mb por 200 reais.
 
@Vanísio o cara da Claro fez foi mandar recadinho para as outras, olha, vamos combinar todo mundo de subir o preço juntas?
Mas ele não pensou na competição com as pequenas de bairro? Se o preço subir, as grandes perdem terreno pra elas.
Uma coisa que eu vejo as pequenas fazendo e as grandes parecem ter vergonha de fazer, é que amarram placas nos fios divulgando o nome da empresa e os planos e preços.
As grandes simplesmente chegam e mandam os consultores na porta, mas só isso não basta. Deveriam colocar plaquinha também, o nome delas chama muito mais atenção.
 
Aqui em Fortaleza o preço de tabela de 500 Mb é de R$ 119,90.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


"Racionalização" = Formação de cartel.
É isso que ele quer, na verdade.
Melhor coisa que a Anatel fez foi liberar o mercado de banda larga para os PPPs.
Sem isso, era ADSL de 10 Mb e DOCSIS 2.0 de 20 Mb por 200 reais.
Concordo totalmente com vc, eles querem cartel, eles se incomodam com os PPPs que fornecem preço bom, no interior tem muito PPP que oferta Internet por 100 reais sem limite de velocidade. A vivo também era outra que queria subir preço...
 
Pessoal, outra pergunta técnica:
O que seria melhor, do ponto de vista qualidade de conexão (algo como redução de jitter e menor latência) utilizar o Kaon CG3000 (rede HFC) como router puro ou o sistema que uso atualmente que é o CG3000 como bridge conectado a um roteador tp-link (deco 3 unidades como mesh). Do ponto de vista WiFi me parece que o uso com o Deco realmente seria melhor, mas pensando apenas como rede cabeada (ethernet), qual configuração seria melhor?
 
Última edição:
Aqui em Fortaleza o preço de tabela de 500 Mb é de R$ 119,90.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


"Racionalização" = Formação de cartel.
É isso que ele quer, na verdade.
Melhor coisa que a Anatel fez foi liberar o mercado de banda larga para os PPPs.
Sem isso, era ADSL de 10 Mb e DOCSIS 2.0 de 20 Mb por 200 reais.
verdade esses vampiros estao preocupados não perder a boquinha

Fibra versus cabo​

O quadro ocorre em momento de priorização de novos investimentos na tecnologia de fibra óptica, em detrimento do cabo (HFC). Ainda que notando velocidades satisfatórias que podem ser entregues por esta última, o diretor de marketing da tele reconheceu que uma discussão sobre o desligamento da rede de cabo é natural no futuro. Hoje a companhia já está encerrando vendas de HFC nas localidades onde chega com fibra.

“No longo prazo é natural pensar em desligar HFC e ficar com fibra, mas a dosagem dessa migração é o foco da discussão. Não estamos com faca no pescoço para fazer esse movimento”, afirma Nahoum. Segundo o executivo, as duas tecnologias possuem níveis de satisfação similares entre clientes, ajudando no registro de um churn (evasão) de assinantes em nível “historicamente baixo” na operadora.
 
Última edição:
Responderam minha reclamação no consumidor apesar de supostamente o atendimento ser o mesmo da Ouvidoria a solução foi muito melhor.
Tiraram a multa indevida do móvel que estavam me cobrando e como cala a boca também ajustaram o valor do plano fixo de 750 mega por 99,90 e na quinta-feira vão trocar meu modem TCG2232 por um de acordo com as especificações do plano ( Wi-Fi-6 etc).
Fiquei satisfeito com o atendimento e principalmente com o valor ofertado pelos 750mega e quanto ao modem não fará muita diferença porque eu já tenho roteador com a função.

Eu queria tirar uma dúvida se eles trocarem o modem eu tenho que pedir pro técnico o rollback do CGNAT ou continua a mesma coisa?
 
Última edição:
É possível que você caia em CGNAT na troca do modem porque muda o mac. Verifica se caiu no CGNAT ou não antes do técnico sair.

Se tiver caido ai você pede pra ele
Se isso acontecer por causa da troca de endereço MAC, seria uma cagada e grande do datacenter que atende a região dele, pois o CGNAT está atrelado ao contrato do cliente, não à qualquer característica técnica da instalação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fibra versus cabo​

O quadro ocorre em momento de priorização de novos investimentos na tecnologia de fibra óptica, em detrimento do cabo (HFC). Ainda que notando velocidades satisfatórias que podem ser entregues por esta última, o diretor de marketing da tele reconheceu que uma discussão sobre o desligamento da rede de cabo é natural no futuro. Hoje a companhia já está encerrando vendas de HFC nas localidades onde chega com fibra.

“No longo prazo é natural pensar em desligar HFC e ficar com fibra, mas a dosagem dessa migração é o foco da discussão. Não estamos com faca no pescoço para fazer esse movimento”, afirma Nahoum. Segundo o executivo, as duas tecnologias possuem níveis de satisfação similares entre clientes, ajudando no registro de um churn (evasão) de assinantes em nível “historicamente baixo” na operadora.
No fim das contas, é o que volta e meia eu e outros colegas falamos por aqui: em regiões onde a Claro tem baixos índices de reclamações, poucas visitas técnicas recorrentes e pouco trabalho constante da equipe de externa, o coaxial continua por enquanto.
Em locais problemáticos, com alta taxa de cancelamentos e de visitas técnicas, prioriza-se a sobreposição.
 
Última edição:
Aqui em Fortaleza o preço de tabela de 500 Mb é de R$ 119,90.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


"Racionalização" = Formação de cartel.
É isso que ele quer, na verdade.
Melhor coisa que a Anatel fez foi liberar o mercado de banda larga para os PPPs.
Sem isso, era ADSL de 10 Mb e DOCSIS 2.0 de 20 Mb por 200 reais.

O pior é que neste mesmo ano o presidente da Claro deu declarações que iria praticamente acabar com os PPP's utilizando uma politica de preço agressiva.
 
Aqui foi a mesma coisa @PS_GAMERBR, liguei várias vezes e nada de liberarem. Só mesmo depois do meu último atendimento, pedi ao técnico que fosse até o local da instalação da FIBRA no meu andar. Ele tirou fotos e mandou para o supervisor dele. No meu caso, será uma troca de tecnologia, pq tenho BL via HFC e a visita está marcada para hoje (07/11).
:yeah:
Depois que A Claro instala a fibra no condominio quanto tempo demora para constar no sistema disponibilidade ?
O prazo é incerto, depende de cada lugar.
infelizmente não existe prazo.
é totalmente arbitrário quando sera liberado para utilizar essa rede por parte da claro.
:oremos:
Partindo do pressupostos que já esteja tudo certo (ou seja, as caixas instaladas e o cabo que vem da rua ligado nas caixa), normalmente não demora mais que uma semana, mas não é uma regra, pode demorar mais tempo ou não...
É isso mesmo, não há uma regra.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo