[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Tô vendo aqui no site da Claro e posso migrar meu plano de 240 MB para 500 MB. No site, para meu CEP, diz que a cobertura agora é por fibra...

Estou pagando R$ 196 por 240 MB + Fone fixo (em casa usamos eventualmente; e é baratinho, R$ 20,00 mensais apenas) e, indo para 500 MB mantendo o fone, pagaria R$ 204,00.

Acho que chegou a hora do upgrade de novo hehe.

Eles precisam trocar o equipamento? Atualmente é um arris tg1692 usado em bridge para um Archer C7

edit: q pergunta... se for fibra, logico que precisa :haha:

atualmente aqui é coaxial

Tava vendo e esse Arris parece ser limitado a ~250 MB, então vão trocar de modem amanhã. Para eu ficar esperto, existe algum que eu deva fugir?

Já faz alguns dias que não consigo acessar alguns aplicativos no smartphone com esse DNS do Virtua. Preciso executar o aplicativo Intra para apontar o DNS para o servidor do Google. Ao questionar com a operadora a falha do DNS, a mesma diz que o problema não é com ela.

A solução então vai ser passar esse modem para bridge, ligar o roteador na ponta e alterar todo o DNS, assim não preciso rodar app em segundo plano no Android para mudar o DNS.

Já faz alguns dias que não consigo acessar alguns aplicativos no smartphone com esse DNS do Virtua. Preciso executar o aplicativo Intra para apontar o DNS para o servidor do Google. Ao questionar com a operadora a falha do DNS, a mesma diz que o problema não é com ela.

A solução então vai ser passar esse modem para bridge, ligar o roteador na ponta e alterar todo o DNS, assim não preciso rodar app em segundo plano no Android para mudar o DNS.
Pode alterar o DNS para o do Google, por exemplo, no modem da NET mesmo. Tinha feito isso no meu Arris.

Pode alterar o DNS para o do Google, por exemplo, no modem da NET mesmo. Tinha feito isso no meu Arris.
Fiz isso no Arris porém não surtiu efeito. Alguns aplicativos como Spotify, Santander não carrega as informações. Não sei se pode ser conflito também pelo fato do smartphone está recebendo o DNS do IPv6. Como estou recebendo IPv4 válido, estou quase matando o IPv6 e esse DNS do Virtua.

Fiz isso no Arris porém não surtiu efeito. Alguns aplicativos como Spotify, Santander não carrega as informações. Não sei se pode ser conflito também pelo fato do smartphone está recebendo o DNS do IPv6. Como estou recebendo IPv4 válido, estou quase matando o IPv6 e esse DNS do Virtua.
Desabilita o IPv6 para ver se funciona.

É o melhor cenário, passar para bridge e alterar as configurações. Se tiver roteador, deixa na ponta ditando as regras, melhor que deixar para o modem da ISP ditar as regras.

Aqui uso um Humax HGJ 310 em modo bridge com um D-Link Exo AX 5400 como router. No D-Link utilizo o DNS primário da CloudFlare 1.1.1.1 e o secundário da Open DNS (Cisco) 208.67.222.222. Eu também tenho a Nord VPN, nada de ISP/provedor especulando meu tráfego, entre 70 e 80% de todo trafego com criptografia AES de 256 bits.

Última edição:
Aqui uso um Humax HGJ 310 em modo bridge com um D-Link Exo AX 5400 como router. No D-Link utilizo o DNS primário da CloudFlare 1.1.1.1 e o secundário da Open DNS (Cisco) 208.67.222.222. Eu também tenho a Nord VPN, nada de provedor especulando meu tráfego, entre 70 e 80% de todo trafego com criptografia AES de 256 bits. Aqui não tem essa de cair na black list da operadora e o data center analisar o tipo de trafego que eu demandei nos últimos meses.
Segundo o técnico, é analisado apenas o volume.

Segundo o técnico, é analisado apenas o volume.

Você sabe por que? Marco Civil da Internet.

CAPÍTULO II
DOS DIREITOS E GARANTIAS DOS USUÁRIOS

Art. 7º O acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania, e ao usuário são assegurados os seguintes direitos:

I - inviolabilidade da intimidade e da vida privada, sua proteção e indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

II - inviolabilidade e sigilo do fluxo de suas comunicações pela internet, salvo por ordem judicial, na forma da lei;

III - inviolabilidade e sigilo de suas comunicações privadas armazenadas, salvo por ordem judicial;

Um dia eu ainda vou te passar no PV uma carta resposta que a Claro encaminhou para o meu cunhado na tentativa de intimidá-lo em um caso semelhante ao seu, aí vc pode tirar a conclusão se o data center analisa o tipo de trafego ou não ... Salvo se for para vender suas preferências, não há motivo para uma operadora de grande porte bisbilhotar o trafego de um cliente em meio a outros milhares, e se esse cliente chamar muito a atenção? E se ele demanda um volume de trafego que o coloca em uma posição bem seleta na base de assinantes? O que será que esse cara anda baixando? De todo jeito a operadora não pode e não deveria dar a entender que analisou o perfil de trafego do usuário. Mas no mundo real....

Última edição:
Você sabe por que? Marco Civil da Internet.

CAPÍTULO II
DOS DIREITOS E GARANTIAS DOS USUÁRIOS

Art. 7º O acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania, e ao usuário são assegurados os seguintes direitos:

I - inviolabilidade da intimidade e da vida privada, sua proteção e indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

II - inviolabilidade e sigilo do fluxo de suas comunicações pela internet, salvo por ordem judicial, na forma da lei;

III - inviolabilidade e sigilo de suas comunicações privadas armazenadas, salvo por ordem judicial;

Um dia eu ainda vou te passar no PV uma carta resposta que a Claro encaminhou para o meu cunhado na tentativa de intimidá-lo em um caso semelhante ao seu Aí você vai tirar a conclusão se o data center analisa o tipo de trafego ou não ... Salvo se for para vender suas preferências, não há motivo para uma operadora de grande porte bisbilhotar o trafego de um cliente em meio a outros milhares, e se esse cliente chamar muito a atenção? E se ele demanda um volume de trafego que o coloca em uma posição bem seleta na base de assinantes? O que será que esse cara anda baixando?
Com certeza olham, mas não colocam isso por escrito pois sabem que seria um processo fácil de indenização para o cliente.
DNS é mais fácil ainda, só olhar os domínios.
A VPN diz que não guarda logs, será?
Infelizmente não temos pra onde correr.

Aqui uso um Humax HGJ 310 em modo bridge com um D-Link Exo AX 5400 como router. No D-Link utilizo o DNS primário da CloudFlare 1.1.1.1 e o secundário da Open DNS (Cisco) 208.67.222.222. Eu também tenho a Nord VPN, nada de ISP/provedor especulando meu tráfego, entre 70 e 80% de todo trafego com criptografia AES de 256 bits.
E a velocidade da VPN?

Boa noite, como você fez para configurar ele em bridge e o router conectar a internet?

Precisou clonar Mac ou só configurou ele em bridge e desativou o wifi?

Eu cheguei a configurar em bridge mas ao conectar no roteador não liberou a internet..

A VPN diz que não guarda logs, será?

Depende da VPN, a Nord VPN por exemplo tem sede no Panamá, país que não possui regulamentação sobre retenção de dados. O mesmo ocorre com a Express VPN que possui sede nas Ilhas Virgens Britânicas.

E a velocidade da VPN?

A maioria dos usuários que já tiveram contato com VPN relatam redução na largura de banda, o objetivo de boa parte das VPN do mercado é promover o anonimato e não garantir a você velocidade de acesso, há contudo VPN's que são caras e que vão te entregar muita largura de banda. Esse tipo de VPN tem foco em velocidade de acesso e te cobra por isso. Se você quer manter a velocidade da conexão com VPN não adianta pagar R$100 ou 200 reais na VPN da Kaspersky, da Bit Defender ou da Norton Security

A licença anual da Nord VPN com desconto sai em média R$300
A licença de 15 meses da Express VPN custa R$500
A licença bianual da CyberGhost custa em média R$470

Um amigo que tem provedor executou testes com a Surf Shark obtendo picos em alguns servidores de 750MB/s.

OBS: Eu não mandei ninguém usar ou adquirir uma VPN, apenas disse o que faço e respondi as perguntas.

Última edição:
Boa noite, como você fez para configurar ele em bridge e o router conectar a internet?

Eu cheguei a configurar em bridge mas ao conectar no roteador não liberou a internet..
Não precisa clonar o MAC. Só colocar o router para receber IP dinâmico, desligar o wi-fi do modem antes de mudar para bridge.

Depende da VPN, a Nord VPN por exemplo tem sede no Panamá, país que não possui regulamentação sobre retenção de dados. O mesmo ocorre com a Express VPN que possui sede nas Ilhas Virgens Britânicas.

A maioria dos usuários que já tiveram contato com VPN relatam redução na largura de banda, o objetivo de boa parte das VPN do mercado é promover o anonimato e não garantir a você velocidade de acesso, há contudo VPN's que são caras e que vão te entregar muita largura de banda. Esse tipo de VPN tem foco em velocidade de acesso e te cobra por isso. Se você quer manter a velocidade da conexão com VPN não adianta pagar R$100 ou 200 reais na VPN da Kaspersky, da Bit Defender ou da Norton Security

A licença anual da Nord VPN com desconto sai em média R$300
A licença de 15 meses da Express VPN custa R$500
A licença bianual da CyberGhost custa em média R$470

Um amigo que tem provedor executou testes com a Surf Shark obtendo picos em alguns servidores de 750MB/s.

OBS: Eu não mandei ninguém usar ou adquirir uma VPN, apenas disse o que faço e respondi as perguntas.
Peguei 2 anos de NordVPN aqui, paguei uns 450,00 (não lembro exatamente) e tô usando em conjunto com Kaspersky Total Security 2021, acho que ficou legal. Uso só um Humax HGJ310 como roteador e uso DNS da própria Claro. Na sua opinião seria interessante eu deixar o Humax em bridge e colocar roteador com a VPN e DNS diferente? Se sim poderia me dar dicas de roteador e DNS que você usa aí? Estou usando só o Humax pra tudo, e não sei se com a NordVPN + Kaspersky Total Security 2021 tá tranquilo. Ah outra coisa, como vc faz pra acessar aqui o fórum com o NordVPN? Aqui tenho que desativar sempre pra não dar IP banido.

Já usei a ExpressVPN gostei da proposta. Porém parei de usar, e desfiz do plano mensal. A VPN resolve problemas relacionado a rotas ?

Já usei a ExpressVPN gostei da proposta. Porém parei de usar, e desfiz do plano mensal. A VPN resolve problemas relacionado a rotas ?
Se ela tiver servidor no br, sim, mas ai vale mais a pena pagar um exit lag q sai mais barato ou fazer um servidor vpn na AWS q sai ainda mais barato.

Nunca precisei clonar MAC de nenhum roteador da Net, na interface personalizada do modem da Claro vá em Menu>Rede>configurações básicas. Nessa etapa basta rolar a página até o fim e setar em bridge já que estará em router, não faça isso antes de configurar o seu roteador que será o principal, no D-link que tenho eu seto conexão DHCP (endereço IP dinâmico) e finalizo os demais ajustes, nada demais!

Na sua opinião seria interessante eu deixar o Humax em bridge e colocar roteador com a VPN e DNS diferente?

Eu não vejo necessidade de adquirir outro roteador se o Humax já te atende bem, com ou sem o Humax como router principal a operadora não tem como identificar a origem do seu trafego enquanto a VPN estiver ativada. O Humax HGJ310 é um modelo bem honesto, entrega ótima performance no wi-fi 2.4GHz e é decente no 5GHz.

como vc faz pra acessar aqui o fórum com o NordVPN? Aqui tenho que desativar sempre pra não dar IP banido.

Em muitos servidores da Nord VPN tive IP banido aqui no fórum, eu simplesmente desativo a VPN quando quero entrar aqui.

Nunca precisei clonar MAC de nenhum roteador da Net, na interface personalizada do modem da Claro vá em Menu>Rede>configurações básicas. Nessa etapa basta rolar a página até o fim e setar em bridge já que estará em router, não faça isso antes de configurar o seu roteador que será o principal, no D-link que tenho eu seto conexão DHCP (endereço IP dinâmico) e finalizo os demais ajustes, nada demais!

Eu não vejo necessidade de adquirir outro roteador se o Humax já te atende bem, com ou sem o Humax como router principal a operadora não tem como identificar a origem do seu trafego enquanto a VPN estiver ativada. O Humax HGJ310 é um modelo bem honesto, entrega ótima performance no wi-fi 2.4GHz e é decente no 5GHz.

Em muitos servidores da Nord VPN tive IP banido aqui no fórum, eu simplesmente desativo a VPN quando quero entrar aqui.
Sinal do HGJ310 é realmente um espetáculo. O 2.4GHz pega longe pra caramba, mas o que mais me espantou foi o 5GHz pegar lá do outro lado da casa, com sinal forte.

Tive já uns 15 modem de operadora desde 2001 e esse modem tem um dos melhores (se não o melhor) sinal WiFi e maior estabilidade por cabo de rede que já tive.

Faz uns 7 meses já que tenho este Humax, logo que colocaram ele pra mim lá em PoA ainda, vendi o antigo roteador TPLink que tinha, o Humax espancou o TPLink em sinal/estabilidade.

Há 1 semana, conexão super instável e abaixo dos 500 Mbps contratados...
sinal-CLARO-insta.png
sinal-CLARO-insta.png

...páginas carregando com sofrência braba
:(:mad:

Agenda visita técnica se não fez ainda.

Users who are viewing this thread

• Voltar