[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Eeeee galera do PAP que rala pra caramba.
Tem muita gente que tem preconceito com eles. Inclusive dentro da própria Claro, mas são guerreiros.
Porque meu caro não é mole trabalhar dia todo batendo de porta em porta. Ouvindo monte de não. Gente sem noção.
Mas no inicio você vai ver muitos. Vão bater muito na sua porta. vão deixar panfleto a rodo. Depois sossega um pouco.
Aqui na minha cidade tem Claro desde 2014 e mesmo assim de vez em quando passam esses vendedores por aqui.
Segunda de manhã mesmo eles passaram aqui em casa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora aprenderam a olhar para o poste da casa para ver se tem fibra da Claro para não incomodar mais hehe.
Por aqui os caras são meio enrolados nesse ponto.
Entregam panfleto e oferecem os serviços mesmo em casas como a minha, que tem o coaxial entrando na fachada da casa bem à vista.
Acho que deve ser pelo fato que tem mais de uma operadora vendendo internet, TV e fixo pelo coaxial por aqui.
 
Uma curiosidade, qual VPN a sua empresa está fornecendo para o home office?
O aplicativo cliente é o FortiClient https://www.fortinet.com/support/product-downloads
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O pessoal @KILLME obrigado pela resposta, mas depois que a claro mudou o plano para "fibra/hibrido" isso por que estava agendado para dia 23/08 , o meu ping no Valorant ficou um lixo de 18ms aumentou para 26ms , isso porque resetei o modem e tive que deixar ele desligado a madrugada toda pra conexão ficar estável .
Vou fazer mais testes , tentar pegar outro ip wan por exemplo , por enquanto estou sofrendo muitos ataques meu mikrotik abriu o bico duas vezes chegou a 97% de CPU Load .
Ou pode ser apenas doidera da minha cabeça de conspiração ou minha burrice e configurei errado o mikrotik , mas até 2 dias atrás estava funcionamento sem problemas .

ips.png
 
Última edição:
O pessoal @KILLME obrigado pela resposta, mas depois que a claro mudou o plano para "fibra/hibrido" isso por que estava agendado para dia 23/08 , o meu ping no Valorant ficou um lixo de 18ms aumentou para 26ms , isso porque resetei o modem e tive que deixar ele desligado a madrugada toda pra conexão ficar estável .
Não entendi essa mudança de "plano fibra/híbrido". Você fala de HFC e FTTH? Se já era HFC antes, então continua HFC. Se era FTTH, então continua FTTH. Essas duas siglas são a sigla da tecnologia usada.

Acerca dos ataques ao seu Mikrotik, você está com aquelas portas de serviços como SSH abertas? Falo daquelas que já vem pré-configuradas no mikotik.
 
O aplicativo cliente é o FortiClient https://www.fortinet.com/support/product-downloads
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O pessoal @KILLME obrigado pela resposta, mas depois que a claro mudou o plano para "fibra/hibrido" isso por que estava agendado para dia 23/08 , o meu ping no Valorant ficou um lixo de 18ms aumentou para 26ms , isso porque resetei o modem e tive que deixar ele desligado a madrugada toda pra conexão ficar estável .
Vou fazer mais testes , tentar pegar outro ip wan por exemplo , por enquanto estou sofrendo muitos ataques meu mikrotik abriu o bico duas vezes chegou a 97% de CPU Load .
Ou pode ser apenas doidera da minha cabeça de conspiração ou minha burrice e configurei errado o mikrotik , mas até 2 dias atrás estava funcionamento sem problemas .

ips.png
Recomendo fazer as boas práticas de firewall rules no mikrotik, afim de evitar esse tipo de problema amigo.
 
Cara, não to querendo chamar ninguém de mentiroso ou chorão, mas se tu tirou esses R$1,40 do mesmo lugar que tu tirou os outros 80 reais (não vou nem falar pra não baixar o nível) tá tudo errado. Não sei qual foi a última vez que tu pegou a conta de energia pra olhar, mas tá precisando dar uma olhada melhor.

Só pra não falar que to dizendo coisa errada, só olhar no ranking da ANEEL (https://www.aneel.gov.br/relatorio-ranking-tarifas)
O teu estado quase nem aparece lá no top do ranking.

Cada desculpa esfarrada... Eu hein.
Sobre consumo, vale frisar que peças antigas gastam mais que as novas SIM. Por exemplo, vão lá ver o quanto uma geladeira inverter e uma nova, idem pra ar-condicionado (e hoje tem até máquina de lavar assim). O problema é o custo ainda elevado de algumas e talvez o reparo se fora de garantia fique mais caro (sim, peças de inverter não são ainda baratas). Mas é loucura se vc vai comprar um deles novo não pegar inverter.

E a mesma coisa vale pra informática. Meu monitor antigo W2452V (de 2010) gastava mais que o novo que pedi, um 4K (XV280K). O manual desse primeiro fala em 80W (consumo típico), e menos ou igual a 1W em modo suspenso. Já o 4K diz isso: 31W típico, 0.5W suspenso e 0.35W desligado. Então parece que se economizou 2x mais energia e ainda se ganhou mais tela. E óbvio que um monitor é uma das (se não for A) peça mais gastadora.

Idem pro CPU (i7 4770 vs. um i5 recente). Se eu não estiver enganado meu i7 (de 2013) gasta 84W e um i5 11400 (de 2021) 65W. Esse é o TDP dos dois. "A potência de design térmico (TDP) representa o consumo médio de energia, em watts, dissipada pelo processador quando o mesmo funciona em uma Frequência de base com todos os núcleos ativos de acordo com uma carga de trabalho de alta complexidade definida pela Intel".

Então se o objetivo for economizar energia a primeira coisa que alguém precisa pesquisar é se no decorrer dos anos isso foi melhorado. E vale pra tudo, até pra TV. A minha se não me engano é de 42 polegadas, mas 1080p. Parece que gasta 165W, mas já existe TV de 50 (e 4K) que consome 150W.

A gente acredita que tudo gasta pouca energia porque não pensamos a longo prazo e nem somamos todos os utensílios da nossa casa. Mas esse é um pensamento equivocado.

Sobre torrent, dadas as inúmeras desvantagens eu sempre que posso optar por "cyberlockers" faço isso, inclusive pra servir arquivos pros outros, participo de uma comunidade em que às vezes contribuo assim, então não cabe aqui o argumento de que sou "vampiro" porque só uso tracker público e depois caio fora.

Não gosto da ideia de ser forçado a pagar VPN pra proteger meu IP e nem de ficar semeando sempre (gastando a banda larga da minha operadora) porque não quero pagar seedbox (conexão dedicada que é 1000 x mais rápida que a internet dos meros mortais), ainda mais pra construir ratio em comunidade privada de torrent, pra evitar ser banido dela.

Ainda que eu conseguisse entrar em uma privada (e aqui vale lembrar que 99% das pessoas NÃO CONSEGUEM, são clubinhos fechados), não teria espaço de armazenamento suficiente pra baixar tanta coisa e nem tempo pra ver. A maioria do que eu baixo eu vejo e apago, e o que quero manter eu tiro do SSD pra sobrar espaço, jogo em alguma conta do Google Drive e quando quero vou lá e baixo de volta.

Não dá pra eu deixar tudo no disco rígido e ficar semeando, se a ideia é fazer isso é melhor contratar uma seedbox. Encerrando esse assunto, fica aqui minha ressalva a toda operadora que imponha franquia, porque com avanço da tecnologia mais e mais dados serão trafegados (logo os limites atuais se tornarão obsoletos, e na maioria dos casos já são, a menos que vc só use pra ver videozinho do Youtube, Netflix e ler email), e se a CLARO e outras não tem grana suficiente pra aumentar a capacidade da própria rede, então arrumem outros meios de não prejudicar quem usa o serviço.

Um desses meios seria oferecer mais planos de internet, a velocidades MENORES (e mensalidades reduzidas também, óbvio). Pois quem tem link mais lento não consegue baixar tanto.

Mas não, o que eles fazem é extinguir esses planos e só promover os ultravelozes.

Esse é o erro.

Além disso poderiam personalizar também a quantidade de upload contratado. Quem quisesse digamos 100/100 pagaria mais que 100/50 ou 100/20.

Quem precisasse de torrent (mais conexões simultâneas) X, quem menos Y.

Ainda que a diferença fosse de 20, 30 reais de um pra outro isso ajudaria a criar um perfil personalizado de cada pessoa, a exemplo de se pagar mais pra contratar IP fixo (o que todos tem direito é ao dinâmico, quem precisar do fixo precisa escolher outro plano).
 
Última edição:
Sobre consumo, vale frisar que peças antigas gastam mais que as novas SIM. Por exemplo, vão lá ver o quanto uma geladeira inverter e uma nova, idem pra ar-condicionado (e hoje tem até máquina de lavar assim). O problema é o custo ainda elevado de algumas e talvez o reparo se fora de garantia fique mais caro (sim, peças de inverter não são ainda baratas). Mas é loucura se vc vai comprar um deles novo não pegar inverter.

E a mesma coisa vale pra informática. Meu monitor antigo W2452V (de 2010) gastava mais que o novo que pedi, um 4K (XV280K). O manual desse primeiro fala em 80W (consumo típico), e menos ou igual a 1W em modo suspenso. Já o 4K diz isso: 31W típico, 0.5W suspenso e 0.35W desligado. Então parece que se economizou 2x mais energia e ainda se ganhou mais tela. E óbvio que um monitor é uma das (se não for A) peça mais gastadora.

Idem pro CPU (i7 4770 vs. um i5 recente). Se eu não estiver enganado meu i7 (de 2013) gasta 84W e um i5 11400 (de 2021) 65W. Esse é o TDP dos dois. "A potência de design térmico (TDP) representa o consumo médio de energia, em watts, dissipada pelo processador quando o mesmo funciona em uma Frequência de base com todos os núcleos ativos de acordo com uma carga de trabalho de alta complexidade definida pela Intel".

Então se o objetivo for economizar energia a primeira coisa que alguém precisa pesquisar é se no decorrer dos anos isso foi melhorado. E vale pra tudo, até pra TV. A minha se não me engano é de 42 polegadas, mas 1080p. Parece que gasta 165W, mas já existe TV de 50 (e 4K) que consome 150W.

A gente acredita que tudo gasta pouca energia porque não pensamos a longo prazo e nem somamos todos os utensílios da nossa casa. Mas esse é um pensamento equivocado.

Sobre torrent, dadas as inúmeras desvantagens eu sempre que posso optar por "cyberlockers" faço isso, inclusive pra servir arquivos pros outros, participo de uma comunidade em que às vezes contribuo assim, então não cabe aqui o argumento de que sou "vampiro" porque só uso tracker público e depois caio fora.

Não gosto da ideia de ser forçado a pagar VPN pra proteger meu IP e nem de ficar semeando sempre (gastando a banda larga da minha operadora) porque não quero pagar seedbox (conexão dedicada que é 1000 x mais rápida que a internet dos meros mortais), ainda mais pra construir ratio em comunidade privada de torrent, pra evitar ser banido dela.

Ainda que eu conseguisse entrar em uma privada (e aqui vale lembrar que 99% das pessoas NÃO CONSEGUEM, são clubinhos fechados), não teria espaço de armazenamento suficiente pra baixar tanta coisa e nem tempo pra ver. A maioria do que eu baixo eu vejo e apago, e o que quero manter eu tiro do SSD pra sobrar espaço, jogo em alguma conta do Google Drive e quando quero vou lá e baixo de volta.

Não dá pra eu deixar tudo no disco rígido e ficar semeando, se a ideia é fazer isso é melhor contratar uma seedbox. Encerrando esse assunto, fica aqui minha ressalva a toda operadora que imponha franquia, porque com avanço da tecnologia mais e mais dados serão trafegados (logo os limites atuais se tornarão obsoletos, e na maioria dos casos já são, a menos que vc só use pra ver videozinho do Youtube, Netflix e ler email), e se a CLARO e outras não tem grana suficiente pra aumentar a capacidade da própria rede, então arrumem outros meios de não prejudicar quem usa o serviço.

Um desses meios seria oferecer mais planos de internet, a velocidades MENORES (e mensalidades reduzidas também, óbvio). Pois quem tem link mais lento não consegue baixar tanto.

Mas não, o que eles fazem é extinguir esses planos e só promover os ultravelozes.

Esse é o erro.

Além disso poderiam personalizar também a quantidade de upload contratado. Quem quisesse digamos 100/100 pagaria mais que 100/50 ou 100/20.

Quem precisasse de torrent (mais conexões simultâneas) X, quem menos Y.

Ainda que a diferença fosse de 20, 30 reais de um pra outro isso ajudaria a criar um perfil personalizado de cada pessoa, a exemplo de se pagar mais pra contratar IP fixo (até onde sei o valor que se paga é pelo dinâmico, quem precisar do fixo precisa escolher outro plano).
Nem sempre o mais novo vai consumir menos. Eu tinha um Ryzen 5 com uma RTX2060 e uma placa B450 simples, com 2x8GB de RAM e meu wattímetro digital mostrava 190~210W de pico de consumo na tomada. Já o kit atual Ryzen 5900X e VGA 3080 Ti gasta 715W na tomada em pico. Concordo com a questão do inverter em A/C, geladeira, máquina de lavar, etc... mas tecnologia em geral quanto mais entrega, mais requer.
 
Nem sempre o mais novo vai consumir menos. Eu tinha um Ryzen 5 com uma RTX2060 e uma placa B450 simples, com 2x8GB de RAM e meu wattímetro digital mostrava 190~210W de pico de consumo na tomada. Já o kit atual Ryzen 5900X e VGA 3080 Ti gasta 715W na tomada em pico. Concordo com a questão do inverter em A/C, geladeira, máquina de lavar, etc... mas tecnologia em geral quanto mais entrega, mais requer.

Mas ai tu colocou peças high end, ou seja mais potentes = consumo maior.

Tu partiu de um setup mid end para um high end, mesmo sendo peças atuais.
 
Não entendi essa mudança de "plano fibra/híbrido". Você fala de HFC e FTTH? Se já era HFC antes, então continua HFC. Se era FTTH, então continua FTTH. Essas duas siglas são a sigla da tecnologia usada.

Acerca dos ataques ao seu Mikrotik, você está com aquelas portas de serviços como SSH abertas? Falo daquelas que já vem pré-configuradas no mikotik.
Então no primeiro post eu expliquei que a Claro ofertou o plano fibra mas eu acho que fui engando , eu já tinha um plano cable contratado , e ao solicitar a alteração de plano tudo piorou . Mas assim no começo do post eu li e re-li e pelo que entendi a claro não tem plano 100% fibra pois a entrega sempre será na casa a cable . O Mcaffe eu instalei e funcionou muito bem .

 
Então no primeiro post eu expliquei que a Claro ofertou o plano fibra mas eu acho que fui engando , eu já tinha um plano cable contratado , e ao solicitar a alteração de plano tudo piorou . Mas assim no começo do post eu li e re-li e pelo que entendi a claro não tem plano 100% fibra pois a entrega sempre será na casa a cable . O Mcaffe eu instalei e funcionou muito bem .

Na verdade a Claro trabalhar com as duas tecnologias hoje: HFC (Coaxial com Fibra) e FTTH (Fibra ponto a ponto). A questão é que ela só está instalando FTTH onde ela não atua, ou seja, nas "praças novas" como o pessoal costuma chamar.

Onde já tinha Claro, continua e continuará sendo HFC até sabe-se lá quando. O teu problema aí pode ser nível de sinal ou talvez tenha mudado o teu IP e com isso mudado a rota.
 
Mas ai tu colocou peças high end, ou seja mais potentes = consumo maior.

Tu partiu de um setup mid end para um high end, mesmo sendo peças atuais.
Sim, claro. Mas postei só pra mostrar que nem TUDO que é mais moderno, vai gastar menos, sabe? Só pra ilustrar mesmo.
 
Recomendo fazer as boas práticas de firewall rules no mikrotik, afim de evitar esse tipo de problema amigo.
então até que estava estudando um pouco sobre as boas práticas , mas tudo "picotado" no forum da mikrotik e no youtube , eu fiz os bloqueios e o consumo de cpu nunca tinha chego aos 97% , já tenho 6 meses o router e de uso doméstico para estudo mesmo, vou continuar monitorando aqui . Eu uso uma bomba aqui o mercusys só porque tem o 5g wifi "balato" , não tem bloqueio de wps o UPnp não desativa mesmo com a opção OFF . Mas por enquanto nenhum nudes vazado kkk
 
:son:

pior é se roubar credenciais de redes sociais, daí é o apocalipse.
pior mesmo quando invadem os servidores das empresas ditas "seguras" , onde pegaram minha senha da microsoft (eu tenho email @msn) e logo em seguida do dropbox , agora não posso usar mais essa senha e demorei um tempo pra fazer e decorar kkk

Realmente o problema de todos meus males, estava no ip que a claro liberou , eu deixei em dhcp o modem e pegou uma rota descente , mas a oferta de FIBRA tudo mentira por isso entrei aqui nesse grupo e deixar registrado ! eu já tinha o plano 240MB e Ofereceram 250MB fibra eu moro em condomínio todo cable sem estrutura pra fibra kkk .

ips.png
 
Recebi oferta via sms aqui da 500MB por R$139. Consegui mudar da 240/20 pra ela, todavia achava que o up seria só 40MB, mas ta chegando 500/120 aqui.
Então é FTTH, não DOCSIS.
 
Hoje eu tive uma experiência muito satisfatória com a Claro . O meu pai foi fazer uma manutenção no telhado e acabou rompendo o cabo. As 11h da manhã fiz a solicitação pelo aplicativo pedindo o reparo. Incrivelmente as 14h10 o técnico chegou no local.
Conversei com ele, questionei vários detalhes técnicos. Ele mediu os níveis TX e RX na minha frente.
Ai no final ele perguntou : VOCE JA TRABALHOU NA CLARO?

kkkkkkkkkkk
 
Recebi oferta via sms aqui da 500MB por R$139. Consegui mudar da 240/20 pra ela, todavia achava que o up seria só 40MB, mas ta chegando 500/120 aqui.
Se for verdade já é alguma coisa.. resta saber se tem estabilidade por conta de todos os problemas que o ofdma 3.1 tem apresentado em vários países.. com REMOTE-PHY na rede dá pra subir bastante o up em muitos locais sem grandes mexidas na rede externa.

Pelo menos a debandada dos clientes continua grande nas cidades HFC para provedores de FTTH.
 


Deu um pouco menos porque estou com a rede em uso aqui, mas pelo oque percebi, está bem estável.

Ps. Logo depois que ativou a oferta dos 500 o up tava batendo 40, depois que foi pra 120 (Não sei se é bug lá ou realmente é a nova velocidade, se for ta top de mais)

@Thominex
Não é FTTH não.
surpreendente esse Up de 120mbps... será que teremos no HFC?
 
FTTH ta com 50% de upload em relação a velocidade de download.

se fosse ia ser 250Mb de up.
Mas a Claro não entrega 120Mbps de upload via DOCSIS em canto nenhum na face da terra.

Ah não ser que o @Bemsafadaum seja sortudo.
 
Última edição:
Mas a Claro não entrega 120Mbps de upload via DOCSIS em canto nenhum na face da terra.

Ah não ser que o @Bemsafadaum seja sortudo.
Pode ser.

Pouco tempo atras tive que acionar eles na Anatel por um problema (tem relato aqui no tópico), me colocaram em uma blacklist que dos 250MB só chegava 120. Porem depois de resolvido, a velocidade tava normal, chegando o contratado.

Se continuar esses 120 de up ta show, 20MB já me atendia com folga.
 
É simples assim mudar perfil de clientes individuais ou o node precisa de um preparo especial pra aguentar esse UP todo?
120 Mb/s de upload só com boa alocação de 1 ou mais canais OFDMA. Pode ser sorte que reformaram ( atualizaram ) o node e estão usando o cara como cobaia. Isso lembra um pouco os updates de upload do antigo plano de 120Mb/s ( 4->6->10 Mb/s ), mas claro que a proporção agora foi bem maior.
Não tinha um provedor no exterior que entregava 100Mb/s no DOCSIS 3.1 ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo