[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Sabe dizer por que antigamente o programa de torrent pedia pra liberar porta no modem e agora usa uma qualquer, aleatória?

Eu lembro que antigamente era necessário entrar no modem da operadora e liberar o número da porta escolhida pra usar no aplicativo, tanto pra TCP como UDP. Não precisa mais disso?
Abre e fecha automaticamente pelo UpNp
 
Vi gente falando que heavy user torrent só em tracker privado e discordo disso aí. Já deixei perma seedando packs (cada um variando entre 300-800GB) de uns animes populares do Nyaa (tracker público) e durante 24h por dia pega a velocidade máxima de upload (pode deixar mais de meses lá e a velocidade de upload nunca dropa).

E quanto ao pessoal que fala que torrent é só pirataria, também discordo. Aqui em casa atualmente tenho assinatura de Netflix, Amazon Prime, Disney+, HBOMax, além de Spotify premium pra música e o DirecTV GO pra TV também. Mesmo assim tem coisas que são impossíveis encontrar ao menos licenciadas no Brasil ou no catálogo dos grandes serviços de stream.

Eu consumo bastante conteúdo asiático (filmes e séries tailandeses, taiwaneses, coreanos, japoneses, etc.) e também indiano (os filmes de Bollywood) e o Netflix dá um baile em qualquer outro serviço de streaming grande (por isso nunca vou abrir mão do Netflix) nesse tipo de conteúdo, mas mesmo assim tem alguns conteúdos que nunca nem saíram do país de origem que a única forma de achar é via torrent. Alguns desses conteúdos nem mesmo pra comprar existe mais.

Quem consome torrent de muito filme americano (dos grandes estúdios) é que tem que ter medo, que é aqui que os caras vão ta olhando.

E pra ser um heavy user nem precisa usar torrent. Aqui eu costumo fazer backups de canais de YouTube inteiros e de VODs de streams também. Só nisso consigo passar fácil de 5TB/mês. Muitos desses salvo uma cópia na nuvem, ou seja, pelo menos vai duplicar esse tráfego aí. Lembrando que nada disso não passa nem perto de ser conteúdo protegido por copyright.

É um uso absurdo pra um usuário médio? Sim. É um uso ilegal? De forma alguma. Eu pagaria a mais pra usar dessa forma? Com certeza, desde que o ISP fornecesse uma qualidade condizente com o preço.
 
Vi gente falando que heavy user torrent só em tracker privado e discordo disso aí. Já deixei perma seedando packs (cada um variando entre 300-800GB) de uns animes populares do Nyaa (tracker público) e durante 24h por dia pega a velocidade máxima de upload (pode deixar mais de meses lá e a velocidade de upload nunca dropa).

E quanto ao pessoal que fala que torrent é só pirataria, também discordo. Aqui em casa atualmente tenho assinatura de Netflix, Amazon Prime, Disney+, HBOMax, além de Spotify premium pra música e o DirecTV GO pra TV também. Mesmo assim tem coisas que são impossíveis encontrar ao menos licenciadas no Brasil ou no catálogo dos grandes serviços de stream.

Eu consumo bastante conteúdo asiático (filmes e séries tailandeses, taiwaneses, coreanos, japoneses, etc.) e também indiano (os filmes de Bollywood) e o Netflix dá um baile em qualquer outro serviço de streaming grande (por isso nunca vou abrir mão do Netflix) nesse tipo de conteúdo, mas mesmo assim tem alguns conteúdos que nunca nem saíram do país de origem que a única forma de achar é via torrent. Alguns desses conteúdos nem mesmo pra comprar existe mais.

Quem consome torrent de muito filme americano (dos grandes estúdios) é que tem que ter medo, que é aqui que os caras vão ta olhando.

E pra ser um heavy user nem precisa usar torrent. Aqui eu costumo fazer backups de canais de YouTube inteiros e de VODs de streams também. Só nisso consigo passar fácil de 5TB/mês. Muitos desses salvo uma cópia na nuvem, ou seja, pelo menos vai duplicar esse tráfego aí. Lembrando que nada disso não passa nem perto de ser conteúdo protegido por copyright.

É um uso absurdo pra um usuário médio? Sim. É um uso ilegal? De forma alguma. Eu pagaria a mais pra usar dessa forma? Com certeza, desde que o ISP fornecesse uma qualidade condizente com o preço.
Eu também pensei a mesma coisa que você quando li isso do tracker privado, justamente porque já vi casos como esse que você citou. Sempre achei esse discurso de que tracker privado é rápido e tracker público lento muito genérico, pois há casos e casos.
Ainda nessa discussão sobre consumo mensal, o Directv Go ainda tem um agravante: por ser um serviço de canais lineares, o consumo é estável e constante.
No fim do mês num instante dá um monte de GB de consumo se você assistir muito e usar as 2 telas que o serviço dá direito na mesma internet.
 
nao adianta tentar explicar esse assunto, existem varios perfis e um perfil nao entende o perfil do outro.
o que vale é que a propaganda é "tudo junto e conectado".
Entao eu posso conectar tudo ao mesmo tempo e se nao conseguir a operadora deve mudar seu marketing para ser condizente com a capacidade do serviço que consegue oferecer e parar de tentar enganar as pessoas.

faz assim:
"temos uma rede pronta para as redes sociais"
"fibra para whatsapp ILIMITAAAADOOOO"
"5G para turbinar seu instagram"
"streaming 4K em até duas TVs, ao meeeeesmo tempo, acredita? isso é futuro"
"jogue o que quiser online, mas use mídia física para instalar o jogo, ok? "
 
Última edição:
Vi gente falando que heavy user torrent só em tracker privado e discordo disso aí.
Torrent é a tecnologia (P2P). Hoje até as grandes empresas usam. Mas sempre tem imbecis como a Apple pra banir da loja de aplicativos deles, se fosse assim não teríamos também facas de cozinha ou celulares que filmam, o que tem a ver uma coisa com a outra?

Sobre esses usos que vc citou eu não conhecia, mas realmente deixar semeando, é algo que não faço.

E não tem nada a ver com franquia, pois na VIVO não tem. Eu não faço por 2 motivos:

1) Tracker público não exige isso, logo se vc baixar e cair fora não toma BAN do servidor. E não há ratio neles. Isso é exigência de tracker privado pra evitar os "vampiros" e a comunidade morrer.

2) O pessoal que vai baixar de mim não vai pagar minha energia elétrica de deixar o PC ligado direto semeando.

E 3) eu prefiro mesmo baixar de sites de armazenamento. O problema é que esses sites de propósito reduzem a velocidade se vc for usuário gratuito. Outra coisa que também não faço é pagar mensalidade deles.

Mas se a velocidade do tracker público cair do meu máximo de 70 pra 30, 20, 10 MB/s ou até 5 não tem problema pra mim, somente torrents mais visados e recentes é que vc pega rapidinho, eu não fico nessa neura de querer baixar em 1, 2 minutos. Contanto que venha eu espero até dias se necessário. Quem tenta baixar torrents mais antigos, menos semeados e mais obscuros sempre vai ter dificuldade, independente da internet ser bem veloz.

Eu prefiro NÃO USAR torrent porque se não passar por VPN seu IP sempre fica dando sopa e aqui no Brasil isso já começou a ser um problema, e lá fora é SEMPRE. O uso de site tipo Megaupload evitaria, e não obriga ninguém a semear nada.

Outro motivo pra eu não viver usando torrent é que nem se eu tivesse conta em tracker privado teria muita utilidade pra mim, pois eu precisaria gastar $$$$$ com armazenamento. E infelizmente SSD é caro pra caralho. HD é o inverso mas eu não confio mais nessa tecnologia nem se minha vida estiver em jogo.

Quando eu baixo o que eu quero consumo e apago, e se for algo que eu queira manter envio pro Google Drive. Até meu armazenamento do Drive é de graça, não pago. Querendo de volta é só baixar da minha conta. Por todos esses motivos eu estou mais pra "medium-user" que "heavy-user".

Vai chegar um ponto que o cara não tem vai ter mais onde colocar tudo que baixou e nem vai poder usufruir por falta de tempo.

Eu sou contra dedicar sua internet pra semear tanto. Se fosse pra adquirir uma seedbox e fazer isso, vá lá, mas tem quem queira que 1 único link (= 1 assinante) consuma o mesmo que 1000, aí fica difícil.

De qualquer forma essas mudanças no contrato da TIM e essa sacanagem da CLARO de capar a velocidade já demonstram que essas operadoras fazem o que querem, vejam que no caso da TIM era 17 e derrubaram pra 2 TB, como se com o tempo a demanda não crescesse mais e mais, tem que ser muito burro pra expulsar da rede por esse motivo. Eu tenho certeza que fazem isso porque não investiram o suficiente. Mas se a operadora resolvesse vender links mais lentos aí seria engolida pelos concorrentes.

Bastava cobrar um pouco mais pelo consumo, mas na casa dos TB se adicionar algum custo R$, e não GB.
 
Vi gente falando que heavy user torrent só em tracker privado e discordo disso aí. Já deixei perma seedando packs (cada um variando entre 300-800GB) de uns animes populares do Nyaa (tracker público) e durante 24h por dia pega a velocidade máxima de upload (pode deixar mais de meses lá e a velocidade de upload nunca dropa).

Heavy user de Torrent não é somente em tracker privado!

E pra ser um heavy user nem precisa usar torrent. Aqui eu costumo fazer backups de canais de YouTube inteiros e de VODs de streams também. Só nisso consigo passar fácil de 5TB/mês.

Os comentários foram em relação a trafego de "ultra heavy user". Foi citado trafego de 17TB como exemplo. Eu não aprovo a operadora aplicar sanções contra quem baixou 4TB, 5TB, 6TB enquanto outros baixam 10 vezes mais sem serem importunados, é no mínimo questionável não achas?

Directv Go ainda tem um agravante: por ser um serviço de canais lineares, o consumo é estável e constante.
No fim do mês num instante dá um monte de GB de consumo se você assistir muito e usar as 2 telas que o serviço dá direito na mesma internet.

O Direct Go usa codificação HEVC (H265), o consumo por hora é baixo, para ter um montante de gigas expressivo você teria que deixá-lo ligado 24 horas por dia durante 30 dias consecutivos. Faça o teste de 30 dias e monitore o trafego demandado. O Direct Go não é o vilão, a Netflix em 4K também não! O que foi dito foi direcionado com alguma clareza em um contexto específico.

Os 17TB a 30TB não são streaming 4K, client de jogos, Youtube. O problema é de quem baixa, paga suas contas e do provedor, mas apontar nessa direção é forçar a barra.
 
Última edição:
Eu tenho conta em vários trackers privados desde 2002, TL acho que foi o primeiro. Sempre que baixo algo, deixo upar pelo menos 60% do que baixei, e o resto pago uns $5 de seedbox 2x/ano e dou uma upada a 100MB/s por um mês nos principais sites e de boa. Baixo muita coisa mesmo, o que vejo já tô baixando, e com esse plano da Claro de 600Mb nossa tá muito bom ver 78~79MB/s. Tenho jogos comprados no Steam, Origin, Epic, etc e os recentes passam de 100GB fácil e sempre to baixando/desinstalando, etc. Não faço upload pra drive virtual, só para outros usuários da comunidade mesmo. Tenho arquivos de 2006 aqui nos HDs (3x WD Gold 18TB) e até hoje vejo gente baixando conteúdo daquela época, tenho todos os troféus que os trackers dão para quem apoia a comunidade e tal, upo demais com os 35Mb/s e seedbox 2x/ano. Basta pra ter 6~7TB de diferença de upload pra download. Meu consumo mensal fica em torno de 5~7TB/mês, às vezes um pouco mais, raramente menos. Tô sempre baixando, enviando, seguro o qbittorrent pra assistir um twitch a 1080p@60 e vai de boas o link de 600/35. Pago os 129,90 (no combo) com prazer. Na região só tem vivo ex-gvt 15mb e Oi acho q nem vendem mais o velox adsl 5mb.
 
3x WD Gold 18TB

images-2021-08-16-T132253-007.jpg
 
Galera dps q a claro libera as vendas na região o site atualiza lá?
Sim. Aqui na minha cidade quando começaram as vendas o site saiu do "Em breve" para o site completo com todos os serviços disponíveis.
 
Meu irmão começou a reclamar de queda na internet na sexta-feira.
Segundo ele, os aparelhos dele perdem a conexão por alguns segundos e voltam logo em seguida.
O Ping Plotter que ele me enviou:




Alguém pode me ajudar a entender o está acontecendo. Suspeitei de CGNAT num primeiro momento, já que os sinais dele estão dentro do padrão.
 
2 semanas sem quedas.

Só teve uma micro oscilação, como a descrita acima, na sexta-feira. Ou quinta, não lembro. Foi de madrugada, 2 e meia.

Reclamações e conhecimento compartilhado no fórum ajudaram muito.
 
E mais, deve estar deixando o PC ligado DIRETO, gastando uma puta duma energia.
Esse é um pensamento meio 1930. Meu pc ligado direto não deve gastar nem 15 pila de energia direito, já experimentei deixar desligado e tive ganhos inexpressivos na conta de luz
 
Meu PC sem placa de vídeo consome em torno de 100W.
Ou tá em load, ou é um pc bem antigo. O meu em Idle com uma 1070 8GB na época que medi com o wattimetro mal chegava a 45w, imagina 100.
 
Meu PC sem placa de vídeo consome em torno de 100W.
Isso equivale a uns R$ 80,00/mês.

Se aí onde vc mora a energia elétrica é barata, bom pra vc.
Aqui na área da RGE/CPFL é caríssimo.

Cara, sem querer falar que é choro, mas aqui onde moro (belém - PA) tem uma das maiores tarifas nacionais de energia elétrica (70 centavos/kwh). O PC que deixo ligado aqui na tomada smart pra calcular o consumo fica 24/7 ligado que em IDLE não chega a consumir nem 10KWh no mês inteiro. Só fazer a matemática básica aí que já dá pra perceber não tem nem fundamento isso daí de 80 pila por mês.

<<< EDITADO: Comentário político fora da área correta. >>>
 
Editado por um moderador:
Cara, sem querer falar que é choro, mas aqui onde moro (belém - PA) tem uma das maiores tarifas nacionais de energia elétrica (70 centavos/kwh). O PC que deixo ligado aqui na tomada smart pra calcular o consumo fica 24/7 ligado que em IDLE não chega a consumir nem 10KWh no mês inteiro. Só fazer a matemática básica aí que já dá pra perceber não tem nem fundamento isso daí de 80 pila por mês.

0,70 era a tarifa daqui em 2015
agora é em torno de ~ R$ 1,40/KWh
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ou tá em load, ou é um pc bem antigo. O meu em Idle com uma 1070 8GB na época que medi com o wattimetro mal chegava a 45w, imagina 100.
mas se vai deixar o pc rodando serviços, conforme comentado anteriormente, com escrita e leitura constante de discoS ,não irá ficar em IDLE. Deixar um PC ligado fazendo nada é claro que irá gastar menos.
 
aqui é em torno de ~ R$ 1,40/KWh
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


mas se vai deixar o pc rodando serviços, conforme comentado anteriormente, com escrita e leitura constante de discoS ,não irá ficar em IDLE. Deixar um PC ligado fazendo nada é claro que irá gastar menos.
Mesmo assim, 100w é muita coisa. Embora no meu caso eu tenha alguns TBs de armazenamento, é tudo SSD, logo vai gastar bem menos.
 
Queria entender a tal fibra que a Claro me ofereceu

500 megas
  • WiFi Plus Grátis R$ 0,00
  • NOW R$ 0,00
  • Claro Fibra R$ 0,00
  • Claro Vídeo R$ 0,00
  • SKEELO R$ 0,00
  • McAfee R$ 0,00
  • CINEDOCS R$ 0,00
  • BUSUU R$ 0,00
No entanto:
Down 500
UP 35 :shrug:
Franquia 2000GB

R$ 150,00

Pra eu, não compensa, tenho 250 de down, 25 de up + fone ilimitado br tudo por R$ 120,00
 
0,70 era a tarifa daqui em 2015
agora é em torno de ~ R$ 1,40/KWh
Cara, não to querendo chamar ninguém de mentiroso ou chorão, mas se tu tirou esses R$1,40 do mesmo lugar que tu tirou os outros 80 reais (não vou nem falar pra não baixar o nível) tá tudo errado. Não sei qual foi a última vez que tu pegou a conta de energia pra olhar, mas tá precisando dar uma olhada melhor.

Só pra não falar que to dizendo coisa errada, só olhar no ranking da ANEEL (https://www.aneel.gov.br/relatorio-ranking-tarifas)
O teu estado quase nem aparece lá no top do ranking.

Cada desculpa esfarrada... Eu hein.
 
Queria entender a tal fibra que a Claro me ofereceu

500 megas
  • WiFi Plus Grátis R$ 0,00
  • NOW R$ 0,00
  • Claro Fibra R$ 0,00
  • Claro Vídeo R$ 0,00
  • SKEELO R$ 0,00
  • McAfee R$ 0,00
  • CINEDOCS R$ 0,00
  • BUSUU R$ 0,00
No entanto:
Down 500
UP 35 :shrug:
Franquia 2000GB

R$ 150,00

Pra eu, não compensa, tenho 250 de down, 25 de up + fone ilimitado br tudo por R$ 120,00
pra variar, essa empresa vagabunda esta te enganando, isso não é fibra, é HFC.
 
Cara, não to querendo chamar ninguém de mentiroso ou chorão, mas se tu tirou esses R$1,40 do mesmo lugar que tu tirou os outros 80 reais (não vou nem falar pra não baixar o nível) tá tudo errado. Não sei qual foi a última vez que tu pegou a conta de energia pra olhar, mas tá precisando dar uma olhada melhor.

Só pra não falar que to dizendo coisa errada, só olhar no ranking da ANEEL (https://www.aneel.gov.br/relatorio-ranking-tarifas)
O teu estado quase nem aparece lá no top do ranking.

Cada desculpa esfarrada... Eu hein.
Ok.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo