[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Vc diz esses dados?
cf3dc84d107552db707e5fbb02b61577.png

Isso, caso vc tente mexer novamente e fique sem IP, mude para estático e bota esses dados aí: endereço, gateway (porta de entrada) e dns.

alguém que tenha o roteador deco m4? ele tá limitando minha internet em mais de 50%, no wifi do próprio modem pega 550mb, quando uso o wifi dele só pega 200mb

já tentei configurar o qos dele e nada, alguém sabe se tem como desativa-lo?
Você usa mais de um M4 em mesh? se sim é possivel que seja limitação da conexão entre os M4, já que uma stream fica exclusiva pra comunicação entre as unidades e sobra só uma pra conectar os dispositivos (se não me engano ele só tem 2 streams/antenas).
Isso, caso vc tente mexer novamente e fique sem IP, mude para estático e bota esses dados aí: endereço, gateway (porta de entrada) e dns.
Se eu fosse ele, nem mexia mais nisso :pepe:.

o seu mapa antes marcava "sobreposição" aqui em rio claro, agora é só hfc, será que bugou? :bem:
não, é carregamento assíncrono das marcações, a sobreposição ficou por baixo.

da um f5 ou desmarca e marca no controle de layer que vai colocar por cima a marcação da sobreposição.

Você usa mais de um M4 em mesh? se sim é possivel que seja limitação da conexão entre os M4, já que uma stream fica exclusiva pra comunicação entre as unidades e sobra só uma pra conectar os dispositivos (se não me engano ele só tem 2 streams/antenas).

Se eu fosse ele, nem mexia mais nisso :pepe:.
uso 3, todos cabeados, não deveria ter uma limitação tão grande

uso 3, todos cabeados, não deveria ter uma limitação tão grande
Aí complicou.. se estão cabeados, não deveria existir essa limitação. Eu li pessoas na internet reclamando a muito tempo atrás que aqueles twibi da intelbras tinham um bug, onde mesmo conectados por cabo, eles as vezes não entendiam que estavam cabeados, e usavam a conexão por wifi para se comunicarem entre si, mas não creio que possa ser esse problema.

Tem um tópico pinado só sobre redes Mesh aqui no fórum:

Acho que vale perguntar lá também.

Eu estou pensando em comprar uns metros de cabo coaxial e passar o cabo da sala pro meu quarto e usar o Load Balance enquanto espero a FIBRA ser liberada. Alguém teria uma sugestão de marca de cabo?

O cabo vai ficar dentro de casa, ou seja, nao vai pegar sol chuva poeira?
Compra qualquer marca mesmo, importante que seja bem grimpado.
SIM, eu tenho as ferramentas para grimpar. Tinha isso como hobby na época do HDTV em 2010.

Eu estou pensando em comprar uns metros de cabo coaxial e passar o cabo da sala pro meu quarto e usar o Load Balance enquanto espero a FIBRA ser liberada. Alguém teria uma sugestão de marca de cabo?
Tem que ser cabo com boa proteção a interferências, não pode ser qualquer um.
A Claro usa cabo RG6 trishield (3 blindagens) da Amphenol.

RG6_tri_shield.jpg

Se vc usar qualquer um, talvez a sua internet nem funcione, e se funcionar vai funcionar mau.
Além disso, vc vai introduzir muita interferência na rede prejudicando outros assinantes.

Infelizmente esses cabos são dificeis de achar no varejo, da uma procurado no MercadoLivre, talvez vc ache.

Última edição:
Tem que ser cabo com boa proteção a interferências, não pode ser qualquer um.
A Claro usa cabo RG6 trishield (3 blindagens) da Amphenol.

RG6_tri_shield.jpg

Se vc usar qualquer um, talvez a sua internet nem funcione, e se funcionar vai funcionar mal.
Além disso, vc vai introduzir muita interferência na rede prejudicando outros assinantes.

Infelizmente esses cabos são dificeis de achar no varejo, da uma procurado no MercadoLivre, talvez vc ache.
Seria esse?

o cabo que o pessoal ae falou, ou ve o cabo rg6 que a sky usa na tv satélite dela.

e pontas feitas com conectores de pressão apenas.

Última edição:
Seria esse?
Segundo o datasheet na página 8, o T660-VC é Standard, blindagem simples com 60% de malha.
Não serve!

Esse aqui é o cabo:
Marca Cabletech (também utilizado pela Claro) Trishield.

Última edição:
coloca o seu cep e numero
se no plano de 300 for 150 de upload e fibra.
500, 250 upload, é fibra.
1000, upload 500 é fibra.
complicado.
se clico nesse banner diz q tá disponível

filters:quality(75)

se clico pra montar o combo, ao colocar o CEP dá como disponível 500/50

Tentei estático uma vez, aceitou (e funcionou!) qualquer IP na range /23... Perigo de qquer um colocar IP duplicado...

Aliás, a toda hora o servidor da Claro fica fazendo broadcast desse tipo de mensagem (achei estranho, não sei dizer se é normal):

Tentei estático uma vez, aceitou (e funcionou!) qualquer IP na range /23... Perigo de qquer um colocar IP duplicado...

Aliás, a toda hora o servidor da Claro fica fazendo broadcast desse tipo de mensagem (achei estranho, não sei dizer se é normal):

Normal, no dhcp, e isso é em qual quer rede não é coisa da claro, antes do dhcp server mandar uma numeração para o cliente, ele manda um broadcast na rede pra ver se não tem ninguém usando aquele IP, se tiver ele consulta outro número até achar um vazio e alocar pro device que pediu ip.

A questão do servidor da claro mandar muito broadcast, é pq é muito device pedindo ip na rede, a parte cable modem, a parte de voip no hfc e o decoder tv, todos esses pegam um ip individual na rede pra operar.

Voip e tv pegam ip privados no caso, mas a estrutura de entrega de ip deles é a mesma da internet.

alguém que tenha o roteador deco m4? ele tá limitando minha internet em mais de 50%, no wifi do próprio modem pega 550mb, quando uso o wifi dele só pega 200mb

já tentei configurar o qos dele e nada, alguém sabe se tem como desativa-lo? Mesmo sem o qos não pega a internet no máximo, já tentei colocar no modo ap e no modo router, sem sucesso.... que droga viu...
processamento fraco como ta o cenário ai?

As especificações que vem no cabo da NET são: RG6 75Ohms 95%.
Os 95% devem ser referentes a malha de blindagem

O cabo mais comum a venda no mercado é o rg59, que é mais fino que o da Claro/Net. Pode até funcionar por ser só um pedaço pequeno, mas nem perca tempo e dinheiro. Pega logo um RG6 mesmo.

Se não achar na sua cidade, só jogar no mercadolivre 'coaxial NET claro sky' já deve aparecer cabos com essas especificações, geralmente da Megatron.

Esse aqui aparentemente tem as mesmas specs:
Lembro de uma época a Sky e Claro utilizarem cabo da Cabletech.
Sim, os da NET/Claro eram Cabletech. Inclusive fui olhar um pedaço que ficou sobrando aqui de uma instalação refeita meses atrás e não precisou mais por causa da fibra e era Cabletech ainda.

Pelo visto eu nao estou em NAT ne?
cf3dc84d107552db707e5fbb02b61577.png
A principio não. IP CGNAT da claro costuma começar com 100.

Faz um teste aí: vai no site meuip.com.br, copia o seu ip mostrado por ele, aí abre o prompt de comando do windows (CMD) e digita tracert 'seu ip' (no lugar de seu ip, voce coloca o ip fornecido no site) e da enter. Se mostrar mais de um salto, é pq vc pode estar dentro de uma subrede da claro e este IP não é seu ip unico, significando possivel cgnat.

Última edição:
nao esquenta a cabeça aqui no RJ tem ruas premiadas a nao ter o que poderia resolver esse problema de degradação... sao engenheiros do século XXI
Pior que no Rio de Janeiro (e também em São paulo), existem ruas "premiadas" que só tem disponibilidade de tv, pq a rede é do tempo dos afonsinhos e não tem canal de retorno (e por vezes a rede nem HFC é, por vezes é rede 100% coaxial branch and tree hehehehe)

Normal, no dhcp, e isso é em qual quer rede não é coisa da claro, antes do dhcp server mandar uma numeração para o cliente, ele manda um broadcast na rede pra ver se não tem ninguém usando aquele IP, se tiver ele consulta outro número até achar um vazio e alocar pro device que pediu ip.

A questão do servidor da claro mandar muito broadcast, é pq é muito device pedindo ip na rede, a parte cable modem, a parte de voip no hfc e o decoder tv, todos esses pegam um ip individual na rede pra operar.

Voip e tv pegam ip privados no caso, mas a estrutura de entrega de ip deles é a mesma da internet.

Bem, até onde eu sei o servidor DHCP não manda esse tipo de pacote. O mesmo mantém uma tabela local com os MAC addresses e os IPs alocados. Por exemplo:

Código:
root@router:/# cat /tmp/dhcp.leases
1691577282 xx:xx:xx:xx:xx:xx 192.168.1.151 opi5 xx:xx:xx:xx:xx:xx
1691574875 xx:xx:xx:xx:xx:xx 192.168.1.166 * xx:xx:xx:xx:xx:xx
1691573061 xx:xx:xx:xx:xx:xx 192.168.1.97 ESP_69F477 *
1691570707 xx:xx:xx:xx:xx:xx 192.168.1.232 TIZEN xx:xx:xx:xx:xx:xx
(...)

Quem faz broadcast é o cliente quanto pede um endereço para o DHCP server (sequência de pacotes abaixo, apenas o DHCPDISCOVER enviado pelo cliente é com broadcast):

Código:
Tue Aug  8 18:53:11 2023 daemon.info dnsmasq-dhcp[1]: DHCPDISCOVER(br-lan) xx:xx:xx:xx:xx:xx
Tue Aug  8 18:53:11 2023 daemon.info dnsmasq-dhcp[1]: DHCPOFFER(br-lan) 192.168.1.140 xx:xx:xx:xx:xx:xx
Tue Aug  8 18:53:11 2023 daemon.info dnsmasq-dhcp[1]: DHCPREQUEST(br-lan) 192.168.1.140 xx:xx:xx:xx:xx:xx
Tue Aug  8 18:53:11 2023 daemon.info dnsmasq-dhcp[1]: DHCPACK(br-lan) 192.168.1.140 xx:xx:xx:xx:xx:xx mibox-cozinha

Esses broadcasts da Claro estão mais parecendo requisições ARP para resolução de endereços IP (não seria normal pois o servidor de DHCP como mencionado acima deveria ter o mapeamento de todos endereços IP que o mesmo distribui):

Address Resolution Protocol (ARP) is a procedure for mapping a dynamic IP address to a permanent physical machine address in a local area network (LAN). The physical machine address is also known as a media access control (MAC) address.

The job of ARP is essentially to translate 32-bit addresses to 48-bit addresses and vice versa. This is necessary because IP addresses in IP version 4 (IPv4) are 32 bits, but MAC addresses are 48 bits.

ARP works between Layers 2 and 3 of the Open Systems Interconnection model (OSI model). The MAC address exists on Layer 2 of the OSI model, the data link layer. The IP address exists on Layer 3, the network layer.

ARP can also be used for IP over other LAN technologies, such as token ring, fiber distributed data interface (FDDI) and IP over ATM.

Última edição:
Bem, até onde eu sei o servidor DHCP não manda esse tipo de pacote. O mesmo mantém uma tabela local com os MAC addresses e os IPs alocados. Por exemplo:

Código:
root@router:/# cat /tmp/dhcp.leases
1691577282 xx:xx:xx:xx:xx:xx 192.168.1.151 opi5 xx:xx:xx:xx:xx:xx
1691574875 xx:xx:xx:xx:xx:xx 192.168.1.166 * xx:xx:xx:xx:xx:xx
1691573061 xx:xx:xx:xx:xx:xx 192.168.1.97 ESP_69F477 *
1691570707 xx:xx:xx:xx:xx:xx 192.168.1.232 TIZEN xx:xx:xx:xx:xx:xx
(...)

Quem faz broadcast é o cliente quanto pede um endereço para o DHCP server (sequência de pacotes abaixo, apenas o DHCPDISCOVER enviado pelo cliente é com broadcast):

Código:
Tue Aug  8 18:53:11 2023 daemon.info dnsmasq-dhcp[1]: DHCPDISCOVER(br-lan) xx:xx:xx:xx:xx:xx
Tue Aug  8 18:53:11 2023 daemon.info dnsmasq-dhcp[1]: DHCPOFFER(br-lan) 192.168.1.140 xx:xx:xx:xx:xx:xx
Tue Aug  8 18:53:11 2023 daemon.info dnsmasq-dhcp[1]: DHCPREQUEST(br-lan) 192.168.1.140 xx:xx:xx:xx:xx:xx
Tue Aug  8 18:53:11 2023 daemon.info dnsmasq-dhcp[1]: DHCPACK(br-lan) 192.168.1.140 xx:xx:xx:xx:xx:xx mibox-cozinha

Esses broadcasts da Claro estão mais parecendo uma das situações referenciadas na RFC919, por isso acho que tem alguma coisa estranha:
não somente o cliente envia, o servidor dhcp tb envia broadcast, a resposta dele pro cliente tb é via broadcast.

tava pensando aqui, pode ser outra coisa que esta gerando esses broadcast de "who has ip", se o dispositivo do cliente morrer(não estiver respondendo no mac vinculado na tabela arp) ou ate msm a própria montagem do descobrimento da tabela arp do dispositivo(no caso ae dessa zte).
sem vinculo de ip com endereço mac, não acontece rola encaminhamento de trafego.

Users who are viewing this thread

Voltar