Banda Larga GVT - ADSL/VDSL/FIBRA

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Acho curioso essa suposta diferenciação se é cobre, fibra ou coaxial. Eu acho que em todo caso, até entrar na sua residência, o cabo é da operadora, independentemente do material. Se for em um prédio, é a mesma coisa, o prédio só precisa ter a tubulação disponível para poder passar o cabo, mas a responsabilidade do cabo deve (ou pelo menos deveria) ser da operadora.

Logo quando a GVT veio fazer a instalação aqui, isso lá em 2008, não tinha ninguém aqui no meu prédio com eles. O técnico então disse que o edifício não tinha "adequação". O que eles fizeram então? Abriram um pequeno buraco na parede externa do prédio, correspondente à localização da tomada telefônica da sala e puxaram o cabo FE diretamente do poste até a referida tomada. Daí fizeram a instalação em dois pontos, em um ficou o modem e o outro o telefone. Um dos pontos inclusive foi feito de uma forma bastante armengada, porque na época estávamos com telefone e internet da Boi e minha mãe não queria que mexesse naquele ponto, mas quis botar o ponto da GVT junto, daí ele puxou um cabo e uma ficha telefônica pra fora da parede.

Bom, ficamos com essa configuração pelos últimos 7 anos. Até que no início desse ano eu comecei a ter problema com quedas recorrentes de sinal, daí abri uma reclamação no 103 25 a respeito. O técnico olhou o DSLAM, depois veio aqui em casa, ficou reticente pelo fato do modem estar conectado em uma tomada de dentro daqui de casa, criticou o cabeamento interno, disse que os fios eram muito finos, olhou as tomadas e tirou a gambiarra que tinham deixado em 2008.. Daí pediu para testar na entrada, perguntou se eu poderia deixar o modem lá caso funcionasse, dando a entender que não era da competência dele resolver problema de cabeamento interno. Daí mostrei a tomada lá da sala, o cabo FE que puxavam diretamente do poste (que ele não tinha notado), testou, mas ao olhar os parâmetros de sinal alegou que ainda estavam ruins. Testou com outro modem. Sinal igualmente ruim. Quando examinou o cabo FE notou que ele estava totalmente desgastado. Daí disse que iria deixar um chamado em aberto para vir outro técnico no dia seguinte substituir o cabo. Ou seja, o problema estava sendo causado pelo cabo FE que não prestava mais, mas se ele tivesse testado na tomada da sala e tivesse saído tudo OK (o que não ocorreu) ele iria dar o caso por encerrado e eu teria que deixar o modem por lá para pegar o sinal diretamente do cabo.

Bom,mas no dia seguinte veio o outro técnico aqui. Daí pegou e repetiu os testes, checou todas as tomadas telefônicas daqui , daí eu comentei sobre o que o colega dele disse a respeito no dia anterior, ele discordou, disse que não tinha problema com o cabeamento interno. Mas a parte surpreendente da história foi que ele resolveu checar pela rede de telefonia daqui do prédio, e não é daí ele nota que lá no térreo, ao lado da caixa de medidores de energia, está lá uma caixa com inscrição da própria GVT? Curioso, eu nunca tinha prestado atenção em tal caixa e nem pensava que nesse meio tempo apareceu alguém e arrumou aquilo.

Daí ele pega e faz as conexões lá na caixa e na tomada daqui de casa com os cabos que passam pela tubulação interna do prédio, e pronto, problema resolvido. Deixou a conexão sem quedas e os parâmetros de sinal redondinhos, e no final das contas nem precisou deslocar o modem pra tomada da sala, ele continua em um dos quartos daqui. E eles tiveram o cuidado de deixar tudo liso mesmo. Aqui a conexão é de 5 megas, a sincronização está toda certa, em 7680/1023 e SNR de 28.2.

Por isso que acho que se deveria tentar argumentar nesse sentido, de que eles deviam ao menos tomar responsabilidade sobre o cabo até ele chegar na primeira tomada. Agora, eles trocarem cabeamento interno por conta própria, aí me parece mais complicado.

A operadora só precisa fazer a fiação de algo que é fora do "padrão" residencial. Ninguem constrói casas ou apartamentos com fiação de fibra óptica pronta, no máximo um coaxial no caso de apartamento pra compartilhar a antena que esta no topo.
Alem dos casos onde edifícios não tem tubulação disponível e vc mora la no 10o andar, ninguém vai fazer um VARAL do poste até a parede do 10o andar.
Casas, principalmente essas construídas a mais de 10~15 anos, NUNCA terá cabeamento de fibra óptica pronta, e não é comum ter coaxial também. Já cabos telefônicos todos fazem. Faz parte do projeto a fiação/central telefônica em casa e só recentemente estão incluindo em projetos fiação coaxial. Mas NADA de fibra óptica.

Você não pode exigir que o técnico/operadora seja responsável por uma fiação que esta no local a 10 15 20 anos, ele não tem obrigação alguma de passar fios novos também. A pessoa que contrate um eletricista, refaça todo cabeamento interno que vai ate o poste na frente da casa.
O par metálico aqui de casa mesmo tem 30 anos, e nunca foi trocado =]

Edit: Em construçao de condominio existem normas e leis, uma delas é o cabeamento telefonico (par metalico somente)
 
Última edição:
A operadora só precisa fazer a fiação de algo que é fora do "padrão" residencial. Ninguem constrói casas ou apartamentos com fiação de fibra óptica pronta, no máximo um coaxial no caso de apartamento pra compartilhar a antena que esta no topo.
Alem dos casos onde edifícios não tem tubulação disponível e vc mora la no 10o andar, ninguém vai fazer um VARAL do poste até a parede do 10o andar.
Casas, principalmente essas construídas a mais de 10~15 anos, NUNCA terá cabeamento de fibra óptica pronta, e não é comum ter coaxial também. Já cabos telefônicos todos fazem. Faz parte do projeto a fiação/central telefônica em casa e só recentemente estão incluindo em projetos fiação coaxial. Mas NADA de fibra óptica.

Você não pode exigir que o técnico/operadora seja responsável por uma fiação que esta no local a 10 15 20 anos, ele não tem obrigação alguma de passar fios novos também. A pessoa que contrate um eletricista, refaça todo cabeamento interno que vai ate o poste na frente da casa.
O par metálico aqui de casa mesmo tem 30 anos, e nunca foi trocado =]

Edit: Em construçao de condominio existem normas e leis, uma delas é o cabeamento telefonico (par metalico somente)

E muitas vezes pra economizar, as construtoras compram fios da "MAIS ABSOLUTA QUALIDADE". :confused:

Um técnico da GVT que foi no apartamento em Bauru me falou que o maior empecilho pro trabalho deles é a fiação do prédio que costuma ser de baixa qualidade e não há nada que eles possam fazer.
 
E muitas vezes pra economizar, as construtoras compram fios da "MAIS ABSOLUTA QUALIDADE". :confused:

Um técnico da GVT que foi no apartamento em Bauru me falou que o maior empecilho pro trabalho deles é a fiação do prédio que costuma ser de baixa qualidade e não há nada que eles possam fazer.

Como não há? Há sim. E é muito simples a operadora trocar todo o cabeamento até as tomadas dentro de casa do consumidor, cabo que é utilizado por ela pra prestar o serviço com o mínimo de qualidade. Simples assim. Só que a empresa prefere não se preocupar com a qualidade do seu serviço economizando nesse cabeamento final mas que é de extrema importância para a qualidade final do serviço.
 
A operadora só precisa fazer a fiação de algo que é fora do "padrão" residencial. Ninguem constrói casas ou apartamentos com fiação de fibra óptica pronta, no máximo um coaxial no caso de apartamento pra compartilhar a antena que esta no topo.
Alem dos casos onde edifícios não tem tubulação disponível e vc mora la no 10o andar, ninguém vai fazer um VARAL do poste até a parede do 10o andar.
Casas, principalmente essas construídas a mais de 10~15 anos, NUNCA terá cabeamento de fibra óptica pronta, e não é comum ter coaxial também. Já cabos telefônicos todos fazem. Faz parte do projeto a fiação/central telefônica em casa e só recentemente estão incluindo em projetos fiação coaxial. Mas NADA de fibra óptica.

Você não pode exigir que o técnico/operadora seja responsável por uma fiação que esta no local a 10 15 20 anos, ele não tem obrigação alguma de passar fios novos também. A pessoa que contrate um eletricista, refaça todo cabeamento interno que vai ate o poste na frente da casa.
O par metálico aqui de casa mesmo tem 30 anos, e nunca foi trocado =]

Edit: Em construçao de condominio existem normas e leis, uma delas é o cabeamento telefonico (par metalico somente)

Entendo o seu ponto, apesar de que eu acho que a coisa não deveria ser exatamente assim, acho que deve apenas existir previamente apenas a tubulação para passar os fios, mas os fios que chegam até ao seu apartamento deveriam ser instalados pela operadora, independentemente de ser cobre, fibra, coaxial ou qualquer outra coisa. Note que eu me refiro basicamente a edifícios, e não às casas.

De qualquer forma aí são apenas meus míseros 2 centavos.

Ah, e quanto ao cabo FE do poste no meu caso, isso foi simples de se fazer porque eu moro no segundo andar.
 
Última edição:
Como não há? Há sim. E é muito simples a operadora trocar todo o cabeamento até as tomadas dentro de casa do consumidor, cabo que é utilizado por ela pra prestar o serviço com o mínimo de qualidade. Simples assim. Só que a empresa prefere não se preocupar com a qualidade do seu serviço economizando nesse cabeamento final mas que é de extrema importância para a qualidade final do serviço.

Você não entendeu. Do quadro do andar até o AP até dá pra eles trocarem. Lá em Bauru, inclusive, passaram fio novo.

Mas do quadro do andar até o geral lá em baixo é do condomínio. Se for de baixa qualidade, não tem o que fazer.
 
dito e feito, os técnicos aqui emendaram o feriado, liguei hj la 13 da tarde e ja tava marcado pra dia 28/04.. ai ai

vou ter q procurar outra operadora pelo q parece...
 
E muitas vezes pra economizar, as construtoras compram fios da "MAIS ABSOLUTA QUALIDADE". :confused:

Um técnico da GVT que foi no apartamento em Bauru me falou que o maior empecilho pro trabalho deles é a fiação do prédio que costuma ser de baixa qualidade e não há nada que eles possam fazer.

Sim sim, quanto a qualidade, eu concordo.Eu VI isso de perto. Não é só parte eletrica, tudo é do mais barato. A unidade(casa), no caso de condominio horizontal, na epoca que eu estava na construtora custava em torno de 48mil reais +/-. Isso incluso todos os custo de infraestrutura do condominio dividido pelo numero de unidades. E a casa é revendida por 120~140mil reais. :bwahaha::lol2::bwahaha:

Aí vai os troxa no minha casa minha vida, financiar 140mil, numa casa que custou 48 pra construir e no final do financiamento pagou quase 300mil por causa dos juros.
 
vale apena mudar a velocidade da internet no momento ? que ainda estar com ilimitado ate o fim do ano?

A princípio, quem tem contrato anterior a 01/04/2016 não deve ter franquia NUNCA. Pelo menos, é o que a Vivo diz hoje.

Se mudar de plano, seu contrato é alterado pro novo e estará sujeito a franquia. Talvez ela nunca ocorra, mas se ocorrer não vai ter choro.
 
Você não entendeu. Do quadro do andar até o AP até dá pra eles trocarem. Lá em Bauru, inclusive, passaram fio novo.

Mas do quadro do andar até o geral lá em baixo é do condomínio. Se for de baixa qualidade, não tem o que fazer.

Isso não faz muito sentido e cria uma rede descontínua.

A rede da operadora só vai até a caixa de distribuição. Daí começa uma nova rede, que pertence ao edifício e vai até o seu andar. Depois disso recomeça a rede da operadora, que vai da caixa do seu andar até o seu apartamento. o_O

E imagine se a NET trabalhasse nessa mesma lógica: nós puxamos o cabo coaxial somente até a entrada do seu edifício, da caixa de distribuição até o seu apartamento (ou pelo menos até o seu andar) o problema é seu.

vale apena mudar a velocidade da internet no momento ? que ainda estar com ilimitado ate o fim do ano?

Não, não vale a pena mexer em plano algum no momento.

BTW, estão cuidando de colocar o anúncio da franquia nos detalhes. Antes só aparecia nos PDFs com os descritivos dos planos.
 
Isso não faz muito sentido e cria uma rede descontínua.

A rede da operadora só vai até a caixa de distribuição. Daí começa uma nova rede, que pertence ao edifício e vai até o seu andar. Depois disso recomeça a rede da operadora, que vai da caixa do seu andar até o seu apartamento. o_O

Mas é assim que funciona. Se entre o jumper da GVT e a sua tomada, tiver problema, o técnico não pode mexer porque é a parte de responsabilidade do condomínio.
 
A Anatel informou no twitter que a franquia na internet fixa esta proibida por tempo INDETERMINADO.

Na minha opinião é mais um golpe deles, estão na verdade esperando a poeira baixar devido a repercussão que tomou.
 
"tempo indeterminado", nada suspeito...

@Anatel_informa

Franquia de dados: Anatel proíbe limites na internet fixa por prazo indeterminado. Conselho decidirá sobre o tema

O Conselho Diretor da Anatel decidiu nesta sexta-feira, 22 – por meio de circuito deliberativo proposto pelo presidente da Agência, João Rezende –, examinar o tema das franquias na banda larga fixa, com base nas manifestações recebidas pelo órgão. Até a conclusão desse processo, sem prazo determinado, as prestadoras continuarão proibidas de reduzir a velocidade, suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente nos casos em que os consumidores utilizarem toda a franquia contratada, ainda que tais ações estejam previstas em contrato de adesão ou plano de serviço.

Na segunda-feira, 18, a Superintendência de Relações com Consumidores já havia proibido, em caráter preventivo, a limitação da internet fixa. Com a decisão desta sexta-feira, o processo foi avocado pelo Conselho Diretor da Agência, que passa a ser responsável pela sua análise e decisões relacionadas.

A Anatel acompanha constantemente o mercado de telecomunicações e considera que mudanças na forma de cobrança – mesmo as previstas na legislação – precisam ser feitas sem ferir os direitos do consumidor, razão pela qual proibiu qualquer alteração imediata na forma de as prestadoras cobrarem a banda larga fixa. A Agência, cabe destacar, não proíbe a oferta de planos ilimitados, que dependem exclusivamente do modelo de negócios de cada operadora.
 
Esse prazo indeterminado é malandragem. Proíbe essa merda ou cala a boca e continua fazendo papel de puta paga das operadoras.
 
Mas é assim que funciona. Se entre o jumper da GVT e a sua tomada, tiver problema, o técnico não pode mexer porque é a parte de responsabilidade do condomínio.

Então cobre é de responsabilidade do condomínio. Coaxial e fibra são de responsabilidade das operadoras.

Seria mais simples se as operadoras que trabalham com cobre usassem seus próprios cabos.

É sério, eu puxo esse comparativo aqui porque basicamente essa é uma questão de boa vontade da própria operadora. Como eu fui primeiro aqui do prédio e sabe-se lá porque não puxaram o cabo por dentro da tubulação, simplesmente trouxeram o FE direto do poste e botaram na tomada. Depois foi que fizeram a tal "adequação". Ou seja, quando o cliente realmente importa, eles vão lá e dão um jeito e fazem o que têm que fazer.

Se eu quiser contratar a NET (coaxial) aqui a lógica é mais ou menos a mesma: eles trazem o cabo até o meu apartamento (BTW, eles já têm o cabo na entrada do prédio) sem lero-lero de "você tem que puxar o cabo que está na entrada do seu prédio até seu apartamento por conta própria".
 
Então cobre é de responsabilidade do condomínio. Coaxial e fibra são de responsabilidade das operadoras.

Seria mais simples se as operadoras que trabalham com cobre usassem seus próprios cabos.

É sério, eu puxo esse comparativo aqui porque basicamente essa é uma questão de boa vontade da própria operadora. Como eu fui primeiro aqui do prédio e sabe-se lá porque não puxaram o cabo por dentro da tubulação, simplesmente trouxeram o FE direto do poste e botaram na tomada. Depois foi que fizeram a tal "adequação". Ou seja, quando o cliente realmente importa, eles vão lá e dão um jeito e fazem o que têm que fazer.

Se eu quiser contratar a NET (coaxial) aqui a lógica é mais ou menos a mesma: eles trazem o cabo até o meu apartamento (BTW, eles já têm o cabo na entrada do prédio) sem lero-lero de "você tem que puxar o cabo que está na entrada do seu prédio até seu apartamento por conta própria".

Sim, o coaxial e fibra eles passam mesmo ué. Aqui em arararaquara tem varios predios na regiao central que nao tem NET e nem GVT, e nem terá. Um cliente meu mora em um desses predios, durante as reunioes com sindico foi levantado os custos pra tubulaçao nova. A grande maioria dos moradores votou CONTRA. E tão la ainda no par metalico ADSL de 4mbps.
 
Sim, o coaxial e fibra eles passam mesmo ué. Aqui em arararaquara tem varios predios na regiao central que nao tem NET e nem GVT, e nem terá. Um cliente meu mora em um desses predios, durante as reunioes com sindico foi levantado os custos pra tubulaçao nova. A grande maioria dos moradores votou CONTRA. E tão la ainda no par metalico ADSL de 4mbps.

Aí é duro.
 
Tem edificios que se vc colocar um prego na parede sem autorizaçao, toma multa do condominio. No caso do @ignacho que furou a parede por fora, provavelmente tentariam expulsar ele do predio. hauehueauheahuea
 
Todo dia esse horário a internet cai e volta assim:
HVwV63U.png


WTF?
 
Alguém, pelo amor de Deus, conseguiu fazer o cadastro no Vivo Valoriza? Liguei pra Vivo ontem e me afirmaram categoricamente que basta ser cliente Vivo pra participar, mas tentei colocar meu CPF no campo de compras do ingresso.com e ele retorna um erro dizendo "código inválido"...

Quero muito ver Guerra Civil, mas pagar preço cheio pra ver um 3D forçado não dá... Sério que não tem ninguém que possa me dar um feedback disso? :feelbad:

Falouws :cool:
 
Alguém, pelo amor de Deus, conseguiu fazer o cadastro no Vivo Valoriza? Liguei pra Vivo ontem e me afirmaram categoricamente que basta ser cliente Vivo pra participar, mas tentei colocar meu CPF no campo de compras do ingresso.com e ele retorna um erro dizendo "código inválido"...

Quero muito ver Guerra Civil, mas pagar preço cheio pra ver um 3D forçado não dá... Sério que não tem ninguém que possa me dar um feedback disso? :feelbad:

Falouws :cool:

Testei aqui e funcionou. Apareceu a "Meia Vivo Valoriza".
Você já está cadastrado no Vivo Valoriza?

EDIT: Fui até a página de pagamento do PayPal e tava ok os preços.
 
Essa vivo é uma merda depois de tanto mudança de senha não consigo acessar meu dados pelo meu vivo no site que porcaria viu.
 
É, infelizmente é isso mesmo. A Vivo quer cobrar 99 e por serviço, apesar de não fazer sentido mencionar isso pra fixo, internet ou TV, achei que o cabo do fixo e da internet fossem os mesmos. Então provavelmente vão querer cobrar 99x2 (já que se reinstalar só a internet, não deve ter como deixar o fixo como está, funcionando pra sala e 2 quartos) e ainda querer cobrar mais por cada ponto. Aqui são 3 quartos e sala.

Vou monitorar aqui e espero não cair mais, eu nem faço questão de dar 51 ou 50 cravados, pode dar uns 47, 48 (o up nunca deu mesmo com defeito abaixo de 5), contanto que não caia mais. O técnico trocou alguns pedaços de fios dessas fotos, mas o principal mesmo evidente que não foi feito, a não ser que o SNR dê 6-7 não importa o que seja feito.

Também acho que o armário de 2012 pra cá teve alguma queda na performance, o quê exatamente eu não sei que aconteceu dentro dele, mas não dá pra descartar que o problema não seja só aqui.

Enfim, é isso... foi-se o tempo em que a GVT fazia tudo pra garantir uma velocidade ser fornecida pro cliente. E vcs aí sonhando com fibra. :mj:

Hehe... se nem o 50 Mega que tem uns 10 anos que está no portfolio os caras conseguem entregar direito, imagina 100 ou mais? :feelbad:

É apartamento (térreo), e fica uns 10 metros só distante da caixa, que aparece na 4ª. foto.


Fiação aí está feia heim... Vai ter que trocar, não vai ter jeito, mesmo estando bom agora, você está sem margem nenhuma pra alguns dias com a umidade relativa do ar muito alta, algum campo eletromagnético dando interferência no cabo...

Sua opções são:
Pagar pra GVT fazer;
Pagar para o cabista fazer "por fora";
Ou meter "as cara" e fazer você mesmo (seria minha opção, caso for a sua nesse tópico tem todas as dicas que vai precisar http://adrenaline.uol.com.br/forum/...r-para-melhorar-redes-telefonicas-snr.405219/ , com ajuda desse tópico saí de 8 mega ADSL da morto com 6~7 de SNR e 20~21 de ATT para: 10 mega(quando não congestiona) 14 de SNR e 16 ATT.

Abraços amigo, boa sorte!
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo