Acho curioso essa suposta diferenciação se é cobre, fibra ou coaxial. Eu acho que em todo caso, até entrar na sua residência, o cabo é da operadora, independentemente do material. Se for em um prédio, é a mesma coisa, o prédio só precisa ter a tubulação disponível para poder passar o cabo, mas a responsabilidade do cabo deve (ou pelo menos deveria) ser da operadora.
Logo quando a GVT veio fazer a instalação aqui, isso lá em 2008, não tinha ninguém aqui no meu prédio com eles. O técnico então disse que o edifício não tinha "adequação". O que eles fizeram então? Abriram um pequeno buraco na parede externa do prédio, correspondente à localização da tomada telefônica da sala e puxaram o cabo FE diretamente do poste até a referida tomada. Daí fizeram a instalação em dois pontos, em um ficou o modem e o outro o telefone. Um dos pontos inclusive foi feito de uma forma bastante armengada, porque na época estávamos com telefone e internet da Boi e minha mãe não queria que mexesse naquele ponto, mas quis botar o ponto da GVT junto, daí ele puxou um cabo e uma ficha telefônica pra fora da parede.
Bom, ficamos com essa configuração pelos últimos 7 anos. Até que no início desse ano eu comecei a ter problema com quedas recorrentes de sinal, daí abri uma reclamação no 103 25 a respeito. O técnico olhou o DSLAM, depois veio aqui em casa, ficou reticente pelo fato do modem estar conectado em uma tomada de dentro daqui de casa, criticou o cabeamento interno, disse que os fios eram muito finos, olhou as tomadas e tirou a gambiarra que tinham deixado em 2008.. Daí pediu para testar na entrada, perguntou se eu poderia deixar o modem lá caso funcionasse, dando a entender que não era da competência dele resolver problema de cabeamento interno. Daí mostrei a tomada lá da sala, o cabo FE que puxavam diretamente do poste (que ele não tinha notado), testou, mas ao olhar os parâmetros de sinal alegou que ainda estavam ruins. Testou com outro modem. Sinal igualmente ruim. Quando examinou o cabo FE notou que ele estava totalmente desgastado. Daí disse que iria deixar um chamado em aberto para vir outro técnico no dia seguinte substituir o cabo. Ou seja, o problema estava sendo causado pelo cabo FE que não prestava mais, mas se ele tivesse testado na tomada da sala e tivesse saído tudo OK (o que não ocorreu) ele iria dar o caso por encerrado e eu teria que deixar o modem por lá para pegar o sinal diretamente do cabo.
Bom,mas no dia seguinte veio o outro técnico aqui. Daí pegou e repetiu os testes, checou todas as tomadas telefônicas daqui , daí eu comentei sobre o que o colega dele disse a respeito no dia anterior, ele discordou, disse que não tinha problema com o cabeamento interno. Mas a parte surpreendente da história foi que ele resolveu checar pela rede de telefonia daqui do prédio, e não é daí ele nota que lá no térreo, ao lado da caixa de medidores de energia, está lá uma caixa com inscrição da própria GVT? Curioso, eu nunca tinha prestado atenção em tal caixa e nem pensava que nesse meio tempo apareceu alguém e arrumou aquilo.
Daí ele pega e faz as conexões lá na caixa e na tomada daqui de casa com os cabos que passam pela tubulação interna do prédio, e pronto, problema resolvido. Deixou a conexão sem quedas e os parâmetros de sinal redondinhos, e no final das contas nem precisou deslocar o modem pra tomada da sala, ele continua em um dos quartos daqui. E eles tiveram o cuidado de deixar tudo liso mesmo. Aqui a conexão é de 5 megas, a sincronização está toda certa, em 7680/1023 e SNR de 28.2.
Por isso que acho que se deveria tentar argumentar nesse sentido, de que eles deviam ao menos tomar responsabilidade sobre o cabo até ele chegar na primeira tomada. Agora, eles trocarem cabeamento interno por conta própria, aí me parece mais complicado.
A operadora só precisa fazer a fiação de algo que é fora do "padrão" residencial. Ninguem constrói casas ou apartamentos com fiação de fibra óptica pronta, no máximo um coaxial no caso de apartamento pra compartilhar a antena que esta no topo.
Alem dos casos onde edifícios não tem tubulação disponível e vc mora la no 10o andar, ninguém vai fazer um VARAL do poste até a parede do 10o andar.
Casas, principalmente essas construídas a mais de 10~15 anos, NUNCA terá cabeamento de fibra óptica pronta, e não é comum ter coaxial também. Já cabos telefônicos todos fazem. Faz parte do projeto a fiação/central telefônica em casa e só recentemente estão incluindo em projetos fiação coaxial. Mas NADA de fibra óptica.
Você não pode exigir que o técnico/operadora seja responsável por uma fiação que esta no local a 10 15 20 anos, ele não tem obrigação alguma de passar fios novos também. A pessoa que contrate um eletricista, refaça todo cabeamento interno que vai ate o poste na frente da casa.
O par metálico aqui de casa mesmo tem 30 anos, e nunca foi trocado =]
Edit: Em construçao de condominio existem normas e leis, uma delas é o cabeamento telefonico (par metalico somente)
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