Prezado Cliente,
Atuamos em seu link realizando reconfiguração, atualização, análise e diagnóstico a fim de identificar e resolver
quaisquer problemas que possam causar lentidão, quedas ou instabilidade. No momento o link encontra-se funcionando
normalmente.
A Copel Telecom possui uma infraestrutura projetada para atender a velocidade de todos os clientes, porém no momento dos
testes de velocidade, é importante seguir algumas orientações para obter um resultado preciso.
Procure desabilitar (apenas durante o teste de velocidade):
a) Plugins de sites de bancos (outras informações no link);
b) Firewall e antivirus dos demais sistemas operacionais;
c) Windows Defender (Windows 10).
Os testes de velocidade somente são válidos quando realizado por cabo, e com a rede isolada, conectando o computador
direto em nossa ONT. Os testes de velocidade são desconsiderados quando realizados através da rede sem fio devido a
potencial interferência sofrida de outras fontes eletromagnéticas, ou a rede não sendo isolada. A velocidade da rede sem
fio varia de acordo com a distância entre o roteador/ONT e o dispositivo, da potência da antena dos dispositivos, da
quantidade de equipamentos conectados na rede sem fio e do modelo/marca dos equipamentos.
PARA VELOCIDADES DE 100 Mbps OU ACIMA, O TESTE DEVERÁ SER REALIZADO COM PLACA DE REDE GIGABIT (1000 Mbps).
Para perceber a diferença de desempenho entre a conexão wireless (sem fio) e wired (cabeada), por gentileza leia com
atenção todas as linhas e siga os passos abaixo:
Siga os passos abaixo para testar a velocidade:
1. Conecte o computador por cabo diretamente na porta 1 no dispositivo da Copel (ONT);
2. Desative ou desconecte-se da rede sem fio;
3. Acesse os sites abaixo para teste de banda e clique em Iniciar ou Iniciar o teste:
http://speedtest.copel.net/ (Serviço de medição de velocidade exclusivo da Copel Telecom);
https://www.nperf.com/pt/ (Serviço de medição de velocidade alternativo);
Agora realize novamente o teste desconectando o cabo de rede e conectando apenas na rede sem fio. Para perceber ainda
mais a oscilação, realize o teste em pontos diferentes da residência/empresa.
A velocidade contratada está sempre disponível para a Internet, porém a taxa de transferência depende diretamente dos
servidores aos quais é feita a conexão. Por exemplo, um link de Internet de 40 Mbps irá acessar um site que está
hospedado em um Servidor que possui outro link de Internet com velocidade de 10 Mbps. A página será carregada a somente
10 Mbps - isso se ninguém mais estiver acessando o site. E o que acontece com os outros 30 Mbps? O resto da velocidade
fica ainda disponível para o acesso a Internet ou para outros usuários conectados na mesma rede da sua casa/empresa.
Sendo assim, lentidão no acesso de páginas e sites não é um parâmetro para medir a velocidade, pois sempre depende da
velocidade do servidor e da quantidade de acessos simultâneos.
Para saber mais, sugerimos a leitura das FAQs do Simet e Brasil Banda Larga e o documento de Características de Serviço.
http://simet.nic.br/faq.html
http://brasilbandalarga.com.br/index.php/faq
Caraterísticas do Serviço Bel Fibra/Copel Fibra
Caso possua alguma dúvida, retorne o contato com nosso suporte no telefone 0800 414181 e informe o número de protocolo
no assunto do e-mail. Esclarecemos que a abertura de chamado é feita exclusivamente por telefone.
Atenciosamente,
Suporte Técnico de Internet - Copel Telecomunicações
0800 414181
suporte.internet@copel.com
www.copeltelecom.com
Os e-mails recebidos nesta conta,
suporte.internet@copel.com, são tratados em horário comercial.
Este e-mail e seus anexos são de caráter confidencial e pertencem à Copel. Esta mensagem é destinada exclusivamente ao
uso do indivíduo, ou da organização, a quem se dirige. Caso você não seja o destinatário dessa mensagem, pedimos que,
gentilmente, notifique quem o enviou via e-mail e que exclua o conteúdo de sua caixa postal. A sua divulgação, cópia,
alteração ou distribuição, exceto para os fins que se destinam, é terminantemente proibida.
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