[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga LIGGA / COPEL - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Alguem pode me responder que tipo de mandinga eu preciso fazer pra esses desgraçados liberarem IPV6 pra mim? To irritado com esse monte de porta fechada.
 
Alguem pode me responder que tipo de mandinga eu preciso fazer pra esses desgraçados liberarem IPV6 pra mim? To irritado com esse monte de porta fechada.

Grava e liga para o suporte.
Muito provavelmente é um problema no modem.
 


Se eu não me engano eles não estão dando não.

Como assim? Que eu saiba, a Copel entrega IPv6 por padrão, ainda mais por conta do CGNAT no IPv4. Se estiver usando o roteador como lhe deram, deveria estar funcionando.
Aliás, aqui está um link que indica isso.

Única coisa que você precisaria fazer, seria conectar um computador diretamente no roteador da Copel e ativar os serviços de IPv6. Se entrar neste site e ele lhe indicar que está tudo certo, pronto, você tem IPv6.

Mas atenção! Você conseguirá abrir um servidor do que quiser, assim como era com o IPv4 público, porém somente sob duas condições:
  1. A aplicação deve ter suporte ao IPv6, se for apenas IPv4 provável que não funcione.
  2. As pessoas que irão conectar em você PRECISAM TER o IPv6 configurado também. Se tiverem apenas IPv4, não funcionará por padrão.
 
Vocês trocaram o roteador que a Copel dá (aquele branco huamey sei la oq) por esses mais parrudos (to de olho no ac5300 ou 2300)? Vale a pena? Nota-se alguma diferença na velocidade, ping, etc?
 
Sim, os leds desligam no modem como se ele tivesse sido resetado.
Cara, certeza que há alguma coisa no cabeamento ou autenticação (mais provável), abre protocolo para eles verificarem in-loco ou remotamente.

Vocês trocaram o roteador que a Copel dá (aquele branco huamey sei la oq) por esses mais parrudos (to de olho no ac5300 ou 2300)? Vale a pena? Nota-se alguma diferença na velocidade, ping, etc?
Via de regra velocidade e ping não devem ser afetados por uma mudança no roteador, a menos que o da Copel seja muito ruim, não sei se é o caso.

Mas abro uma exceção:

Não sou assinante Copel e sim VIVO (Fibra) e tive o desprazer de trazer um Archer C3150 v2 do exterior e o fato dele ter um QOS sempre ativo estranhamente fazia minha conexão ter alguns gargalos, sem falar na gerência que é terrível e a estabilidade duvidosa.

A velocidade contratada nunca era atingida (tenho 100/50) e eu sabia que não tinha nada a ver com a operadora pois tinha outros 2 roteadores para testar, em jogos online também observei alguns comportamentos "estranhos".

Pra resumir: Não consegui ficar por um mês com o TP-Link, fiz um bom dinheiro vendendo-o e voltei para meu Asus AC66U que mais rápido, estável e tem uma gerência bem mais completa, mesmo sendo alguns anos mais velho.

Recomendo um roteador da Asus ou um AP dedicado, eu acabei optando por um Unifi UAP-AC-LR que está pra chegar.

[]´s
 
Vocês trocaram o roteador que a Copel dá (aquele branco huamey sei la oq) por esses mais parrudos (to de olho no ac5300 ou 2300)? Vale a pena? Nota-se alguma diferença na velocidade, ping, etc?

Tenho um TP-Link N600. Como ele não é um ONT, o máximo que já fiz foi deixar o da Copel apenas como um conversor de mídia e fazer tudo no TP-Link. Não houve diferença nesse caso.

Mas há uma coisa a ser levada em conta:
As opções de controle de rede do ONT da Copel são bem básicas. Então se colocasse um outro roteador (no lugar ou em conjunto) para fazer o controle do tráfego da rede, dando prioridade para o que for necessário, negando acessos, limitando banda... Pensando dessa forma, sim, você poderia ter uma melhoria em momentos que há concorrência no tráfego de dados (seja por diferentes dispositivos ou aplicativos), mas não iria além do que a Copel te dá (velocidade/ping).
 
Como assim? Que eu saiba, a Copel entrega IPv6 por padrão, ainda mais por conta do CGNAT no IPv4. Se estiver usando o roteador como lhe deram, deveria estar funcionando.
Aliás, aqui está um link que indica isso.

Única coisa que você precisaria fazer, seria conectar um computador diretamente no roteador da Copel e ativar os serviços de IPv6. Se entrar neste site e ele lhe indicar que está tudo certo, pronto, você tem IPv6.

Mas atenção! Você conseguirá abrir um servidor do que quiser, assim como era com o IPv4 público, porém somente sob duas condições:
  1. A aplicação deve ter suporte ao IPv6, se for apenas IPv4 provável que não funcione.
  2. As pessoas que irão conectar em você PRECISAM TER o IPv6 configurado também. Se tiverem apenas IPv4, não funcionará por padrão.

Modem estava com problema, fizeram a troca e agora estou com IPV4 CGNAT + IPV6, ja está de bom tamanho, agora é esperar o mundo se atualizar hehehe
 
Outra dúvida pessoal: eu não consigo ter acesso a rede gigabit entre o huawei e o meu roteador (n600), apesar de todos ter porta gigabit. Alguém sabe se precisa de alguma configuração especial? E aproveitando, há grande influência entre 100 e 1000mb?
Os cabos são CAT5e, só que eu fiz a crimpagem e não segui padrão 568a/b. será que não seguir o padrão, será que foi isso?
 
Última edição:
Outra dúvida pessoal: eu não consigo ter acesso a rede gigabit entre o huawei e o meu roteador (n600), apesar de todos ter porta gigabit. Alguém sabe se precisa de alguma configuração especial? E aproveitando, há grande influência entre 100 e 1000mb?
Os cabos são CAT5e, só que eu fiz a crimpagem e não segui padrão 568a/b. será que não seguir o padrão, será que foi isso?
Cara, Cat5e ou 6 não fazem diferença desde que o padrão esteja correto e igual nas duas pontas. Provavelmente você errou pares ou deixou com algum mal contato mas suas afirmações ficaram meio confusas pra mim.

Você sabe que gigabit = 1000Mbps, certo? Então 100Mbps seria 10% disso, logo, a "grande influência" é meio obvia :D

Como você testou o cabo/conexão? Não conheço os equipamentos que você tem mas um teste simples é plugar num computador com porta gigabit e verificar a velocidade do link nas Configurações de Rede e Internet:

Capturar.png


Alguns roteadores também exibem isso em alguma aba da gerência, um exemplo do meu (Asus):

Capturar.png


Um testador de cabo simples custa menos de 20 reais e te permite conferir os pares sem a necessidade de um computador.

hqdefault.jpg


[]'s
 
Mais alguém com problema de DNS ai? Desde ontem o DNS da conexão só fica caindo...então volta depois de alguns minutos... e não adianta nada usar um DNS de terceiro porque não funciona.. :mad:
 
Pessoal, meu plano é 75/75 e meu modem é o 2428A1, e com cabo não passa de 15mb de upload. Nos testes geralmente dá 75/15. Já testei tanto no desk quanto no note, e o resultado é o mesmo. Já com WiFi, mesmo do lado do modem geralmente fica 30/15. Não mexi em nada, tá do jeito que instalaram. Não entendo muito, mas sempre tive internet GVT/Vivo 15mb e dava os 15mb por wifi normalmente, O que eu posso fazer a respeito desses problemas?
 
Mais alguém com problema de DNS ai? Desde ontem o DNS da conexão só fica caindo...então volta depois de alguns minutos... e não adianta nada usar um DNS de terceiro porque não funciona.. :mad:

DNS da Copel é horrível eu fiz uns testes e atualmente uso o da Cloudflare.
 
Como assim? Que eu saiba, a Copel entrega IPv6 por padrão, ainda mais por conta do CGNAT no IPv4. Se estiver usando o roteador como lhe deram, deveria estar funcionando.
Aliás, aqui está um link que indica isso.

Única coisa que você precisaria fazer, seria conectar um computador diretamente no roteador da Copel e ativar os serviços de IPv6. Se entrar neste site e ele lhe indicar que está tudo certo, pronto, você tem IPv6.

Mas atenção! Você conseguirá abrir um servidor do que quiser, assim como era com o IPv4 público, porém somente sob duas condições:
  1. A aplicação deve ter suporte ao IPv6, se for apenas IPv4 provável que não funcione.
  2. As pessoas que irão conectar em você PRECISAM TER o IPv6 configurado também. Se tiverem apenas IPv4, não funcionará por padrão.

Erro meu. Era ipv4 que eu tinha entendido
 
Pessoal, meu plano é 75/75 e meu modem é o 2428A1, e com cabo não passa de 15mb de upload. Nos testes geralmente dá 75/15. Já testei tanto no desk quanto no note, e o resultado é o mesmo. Já com WiFi, mesmo do lado do modem geralmente fica 30/15. Não mexi em nada, tá do jeito que instalaram. Não entendo muito, mas sempre tive internet GVT/Vivo 15mb e dava os 15mb por wifi normalmente, O que eu posso fazer a respeito desses problemas?

Meu modem é outro e tenho sentido a mesma velocidade no wifi e no cabo.
 
Pessoal, meu plano é 75/75 e meu modem é o 2428A1, e com cabo não passa de 15mb de upload. Nos testes geralmente dá 75/15. Já testei tanto no desk quanto no note, e o resultado é o mesmo. Já com WiFi, mesmo do lado do modem geralmente fica 30/15. Não mexi em nada, tá do jeito que instalaram. Não entendo muito, mas sempre tive internet GVT/Vivo 15mb e dava os 15mb por wifi normalmente, O que eu posso fazer a respeito desses problemas?

Liga no copel e faz o teste de velocidade junto ao atendente, após constar o problema ele vai abrir um chamado interno os técnicos irão refazer suas configurações na central, assim meu problema foi resolvido, alias no WIFI tanto o modem quanto ao aparelho tem suas limitações de velocidade, eu sei das limitações mas não como funcionam, quando sua internet era 15mb chegava tudo porque era pouca, 75mb em transferência WIFI não é qualquer aparelho que suporta.

O que posso dizer é que para altas velocidades você tem que utilizar o 5G deste modem, porem o seu aparelho deve suportar a banda 5g, o que é raro ainda, mas tenta configurar como eu fiz, pode ser que melhore, lembrando deixei opção "Support 802.11n Client Only:" ON" que é o protocolo mais recente da tecnologia 2.4ghz, ou seja se algum aparelho wifi seu não funcionar você deve desativar esta opção, pois somente aparelhos com suporte a 802.11n irão funcionar, os demais 802.11b,11a,11g não funcionarão, mas isso lhe da uma vantagem enorme quanto a qualidade de sinal, caso seu sinal esteja estranho mude tambem o Bandwidth para 20mhz que é o padrão.

Para saber quais bandas seu aparelho suporta no Windows é simples,
https://buffered.com/blog/check-computer-supports-5ghz-wifi/

Esta é do meu DESKTOP na placa WIFI,
a6IXMEM.png


No Noote ja deu coisa de 46/59, com as mesmas configurações do modem, a variação depende muito do dispositivo utilizado, no meu smatphone deu 40/56.




XcT806C.png

FwFGjys
 
Última edição:
Outra dúvida pessoal: eu não consigo ter acesso a rede gigabit entre o huawei e o meu roteador (n600), apesar de todos ter porta gigabit. Alguém sabe se precisa de alguma configuração especial? E aproveitando, há grande influência entre 100 e 1000mb?
Os cabos são CAT5e, só que eu fiz a crimpagem e não segui padrão 568a/b. será que não seguir o padrão, será que foi isso?
Como nosso colega respondeu, isso pode ser um problema na crimpagem dos pares, mas o cabo ser Cat5E ou 6, não faz diferença na velocidade. Ele apenas é mais resistente à interferências magnéticas, o que causaria perda de pacotes, mas não exibiria uma velocidade menor na interface do Windows.
Agora pra você entender melhor como funciona, para uma conexão 100 Mbps você apenas precisa de 2 pares de fios dos 4, enquanto pra de 1 Gbps precisa de todos. Se algum dos fios do Megabit estiver errado o cabo não funcionará para nenhuma das velocidades, enquanto se o problema estiver num dos fios da Gigabit o cabo funcionará com velocidade de 100 Mbps.

O bom é você verificar e corrigir, pois isso pode causar interferência ou dar problemas nos equipamentos. Agora, com relação a velocidade, se estiver usando o Huawei apenas pra te prover internet e não a rede, a menos que sua banda seja maior que 100 Mbps, ser Gigabit não faz diferença. Afinal, se sua internet for de 50 Mbps (exemplo), nessa conexão entre os roteadores só passará 50 Mbps no máximo.

Edit:
Como o @perubira indicou, aqui eu editei errado algo que estava correto antes.
As velocidades de Download e Upload só compartilham a velocidade no caso do Half-Duplex. Hoje em dia o padrão é o Full-Duplex, que permite que o Download e Upload sejam feitos simultaneamente cada um com 100 Mbps (No caso do Gigabit, 1 Gbps).

Mais alguém com problema de DNS ai? Desde ontem o DNS da conexão só fica caindo...então volta depois de alguns minutos... e não adianta nada usar um DNS de terceiro porque não funciona.. :mad:
Não, aqui está normal. Inclusive isso de não funcionar DNS de terceiro é bem estranho, faço isso sem problemas. Está com muita cara de ser algo no seu ONT da Copel.

Pessoal, meu plano é 75/75 e meu modem é o 2428A1, e com cabo não passa de 15mb de upload. Nos testes geralmente dá 75/15. Já testei tanto no desk quanto no note, e o resultado é o mesmo. Já com WiFi, mesmo do lado do modem geralmente fica 30/15. Não mexi em nada, tá do jeito que instalaram. Não entendo muito, mas sempre tive internet GVT/Vivo 15mb e dava os 15mb por wifi normalmente, O que eu posso fazer a respeito desses problemas?

Pra começar, você consegue ver a velocidade da conexão Wifi no status do adaptador de rede.
Exemplo: Digamos que esteja 72,2 Mbps. Essa será a velocidade máxima (teórica) de tráfego que você conseguirá transferir ao mesmo tempo, contanto o Download e Upload. Como assim? Se estiver fazendo apenas Download, a velocidade dele será 72,2 Mbps. Se estiver tentando fazer Download e Upload ao mesmo tempo, ficaria metade pra cada, logo 36,1 Mbps.
Como os testes de velocidade são feitos cada um de cada vez e seu link é de 75 Mbps, deveria estar batendo próximo de 70 Mbps para ambas as velocidades.

Com relação ao cabo, supondo que esteja em 100 Mbps, sua velocidade deveria estar correta, supondo que você estivesse fazendo o teste sem ninguém mais utilizando a internet.

Pode ser que algo no seu notebook ou desktop esteja enviando algo pra fora, matando seu Upload. Se quiser fazer um teste, tire tudo da rede, coloque apenas seu celular e faça um teste de velocidade. Caso o Upload fique maior, aí já é um indício pra tentar ir atrás. Se der o mesmo resultado, ou menor, vale o que outro colega te respondeu, entrar em contato com a Copel e fazer todos os testes que eles pedirem, porque é cara de problema com o ONT ou com eles.
 
Última edição:
Edit: Uma pequena correção. Se estiver usando o máximo do link, somando o Download e Upload, numa conexão de 50 Mbps você usaria 100 Mbps, por conta do Upload ser igual ao Download. Então qualquer velocidade maior que 50 Mbps, para não ter limitações por conta disso, seria bom a Gigabit.

100Mbps operando em Full Duplex suporta o plano de 75/75 sem problemas. Essa soma que vc fez só vale para um enlace half duplex.
 
Só aqui que o roteador da umas reiniciadas aleatorias? as vezes a noite, as vezes meio da tarde ele "reinicia"..
Mesmo sendo o modelo novo dual-band... Não sei se são resets automatizados via copel ou se ele só está cansando e reiniciando de forma defeituosa
 
Só aqui que o roteador da umas reiniciadas aleatorias? as vezes a noite, as vezes meio da tarde ele "reinicia"..
Mesmo sendo o modelo novo dual-band... Não sei se são resets automatizados via copel ou se ele só está cansando e reiniciando de forma defeituosa

Tenho o modem antigo mas acho que é o mesmo caso que aqui. Abri chamado mas não me disseram nada a respeito.
edit: ja reiniciou uma 3 vezes agora de noite
 
Última edição:
Só aqui que o roteador da umas reiniciadas aleatorias? as vezes a noite, as vezes meio da tarde ele "reinicia"..
Mesmo sendo o modelo novo dual-band... Não sei se são resets automatizados via copel ou se ele só está cansando e reiniciando de forma defeituosa

O meu é Huawei HG8245H. Nunca presenciei ele reiniciando sozinho.
Sei que a Copel e outros serviços de internet possuem um controle e monitoramento dos equipamentos, isso pra auxiliar no suporte. Então sim, poderia ser algum problema interno da Copel, mas acho mais provável que seja um defeito no ONT ou no fornecimento de energia a ele (Sua rede elétrica, tomada ou fonte de alimentação do ONT).
Já percebeu se quando ele reinicia, mais algum equipamento tem algum sintoma de queda?
Também dá pra testar, substituindo a fonte do ONT por outra compatível e assim eliminar uma das possibilidades. Claro, caso queira testar por conta.
 
Alguém pode tentar assistir algum live stream no https://www.openrec.tv/ ?
Costuma rodar mal bagarai aqui, com o Auto jogando pra 144p e ainda assim travando. Com vídeo arquivado é ruim igual, mas pra assistir esses precisa criar conta (e só pode ver dois por dia) e aí já seria pedir demais.

Tudo bem que o serviço fica no Japão, mas nem o NicoNico roda tão mal.

Grato!
 
Alguém pode tentar assistir algum live stream no https://www.openrec.tv/ ?
Costuma rodar mal bagarai aqui, com o Auto jogando pra 144p e ainda assim travando. Com vídeo arquivado é ruim igual, mas pra assistir esses precisa criar conta (e só pode ver dois por dia) e aí já seria pedir demais.

Tudo bem que o serviço fica no Japão, mas nem o NicoNico roda tão mal.

Grato!

No momento não estou em casa, porém testei com 2 links dedicados corporativos (Algar 100 Mbps e Vivo 40 Mbps) e em ambos ele demora pra carregar as coisas e só carrega em 144p. Além disso, ao pingar esse site, tenho um tempo de resposta de algo em torno de 15 ms.

Pode ser que as operadoras utilizem a mesma rota para chegar à esse site e que talvez ela possua um Traffic Shaping. Podem dizer que outros sites internacionais não tem esse problema, porém pode ser que sejam usadas outras rotas, ou então, o Traffic Shaping esteja sendo imposto com relação ao destino. Uma forma de testar isso seria utilizar VPNs, testando a saída através de outros países.

VPN geralmente tem latência alta e banda baixa, além de ter um limite de tráfego. Porém, se durante os testes alguma delas tiver um desempenho superior ao uso sem, então já é um indício. Enfim, boa sorte. :joia:
 
Alguém pode tentar assistir algum live stream no https://www.openrec.tv/ ?
Costuma rodar mal bagarai aqui, com o Auto jogando pra 144p e ainda assim travando. Com vídeo arquivado é ruim igual, mas pra assistir esses precisa criar conta (e só pode ver dois por dia) e aí já seria pedir demais.

Tudo bem que o serviço fica no Japão, mas nem o NicoNico roda tão mal.

Grato!

No momento não estou em casa, porém testei com 2 links dedicados corporativos (Algar 100 Mbps e Vivo 40 Mbps) e em ambos ele demora pra carregar as coisas e só carrega em 144p. Além disso, ao pingar esse site, tenho um tempo de resposta de algo em torno de 15 ms.

Pode ser que as operadoras utilizem a mesma rota para chegar à esse site e que talvez ela possua um Traffic Shaping. Podem dizer que outros sites internacionais não tem esse problema, porém pode ser que sejam usadas outras rotas, ou então, o Traffic Shaping esteja sendo imposto com relação ao destino. Uma forma de testar isso seria utilizar VPNs, testando a saída através de outros países.

VPN geralmente tem latência alta e banda baixa, além de ter um limite de tráfego. Porém, se durante os testes alguma delas tiver um desempenho superior ao uso sem, então já é um indício. Enfim, boa sorte. :joia:
Definitivamente não tem nada a ver com a operadora e nem com o fato do site "ficar" no Japão.

Também fiz alguns testes aqui e não passou de 144p e ainda assim com engasgos, o CDN usado é o Cloudfront (AWS) e os fluxos de dados estavam vindo de SP (*.gru1.r.cloudfront.net) com resposta de menos de 10ms.

Provavelmente é alguma restrição regional feita pelo site que contrata o serviço para distribuir o conteúdo para os viewers, eles são os responsáveis por isso e não provedor de acesso.

[]´s
 
Alguém pode tentar assistir algum live stream no https://www.openrec.tv/ ?
Costuma rodar mal bagarai aqui, com o Auto jogando pra 144p e ainda assim travando. Com vídeo arquivado é ruim igual, mas pra assistir esses precisa criar conta (e só pode ver dois por dia) e aí já seria pedir demais.

Tudo bem que o serviço fica no Japão, mas nem o NicoNico roda tão mal.

Grato!

Testei aqui, nem rodou direito também.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo