[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga LIGGA / COPEL - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Para transformar em bridge é:

login: telecomadmin
senha: admintelecom (ou essa nova telecomc0p3l)


Entrando com essa senha, vc altera todos os parametros.

Se vc fizer besteira, fique tranquilo, acione o reset e ele volta ao que era antes.

Faça o procedimento conectado via cabo.

Se não tiver telefone exclui a configuração do telefone, depois transforma em bridge a configuração da internet (não esqueça de anotar os dados de autenticação ppoe), depois desativa o remote access e pronto, seu modem esta em bridge e sem acesso da copel a ele, aí é só ligar o cabo na porta wlan do seu roteador preferido e ser feliz.

Caso você precise de suporte da copel, reinicie ele pelo botão reset que ele volta para as configurações anteriores.

Se vc acionar suporte com o modem assim, eles marcam visita na sua casa pois o modem vai aparecer com defeito pra eles, pq eles não conseguem mudar configuração.

A copel, por ser estatal tem algumas babaquices:

1) Monitoram torrent: sim, se vc baixar filmes piratas e aquelas entidades estrangeiras notificarem, eles repassam pra vc (ou seja, te deixam pré-identificado pros gringos). A dica é deixar tudo criptografado.

2) Se você xingar no telefone eles dizem que você será processado e que está tudo gravado.

3) Monitoram seu acesso a sites que eles achem "suspeitos".

A razão pra eles tornarem um inferno a vida de quem usa o modem em bridge é que o sistema deles é tão bom que dependem do modem pra ficarem te vigiando e limitando portas, por isso chegam a cancelar assinatura se vc disser ou deixar seu modem em bridge na visita tecnica.

Pq eles fazem isso? Pq são funcionários do estado do paraná (estatal) e se acham melhor do que os outros, criando regras e procedimentos absurdos. Só isso. Nenhuma outra operadora tem a postura deles ou invadem sua privacidade como eles, é como se eles fizessem o favor de te deixar acessar a internet pela fibra deles.

Eu tive copel pq a Net no meu bairro (agua verde) era terrível, caía, o ping em jogos variava demais, enfim, só prestava a TV e só tinha 15 mega da GVT disponível.

A conexão da Copel é estável e só presta pra dentro do brasil, foi usar coisa fora, danou-se pq as rotas são medonhas.

O primeiro modem que eles instalaram deu defeito, mas como estava em bridge, eles abriram 10 chamados pra engenharia tentando identificar, até que eu resetei e pedi a troca. Depois ficou estável.

O preço deles é caro, ou seja, só vale a pena se não tem opção, eu vivia ligando pra GVT pedindo 50 mega, pra sair dessas frescuras que estou relatando.

Hoje tenho vivo fibra (estou em sp) e pago por fidelização 59,90 por 50/25, mas o preço normal é 89,90 e é infinitamente melhor que a copel que cobra 139,90 40/40, pra vcs terem idéia na vivo o plano 100/50 custa 129,90 com 99,90 por 3 meses.

Bom, esse é meu resumo, espero que ajude e já aviso que não lembro mais como eram os menus internos do modem, mas que se procurar no google tem tudo explicado.

Obs.: em bridge todas as portas ficam liberadas, dá até pra hospedar site :awesome:

Onde desativo o remote access?
 
Ta na hora da copel aumentar as velocidades, meu primo que mora no parana tem a de 150 megas, a vivo ligou na casa dele e ofereceu fibra ótica de 300 megas pelo mesmo preço da 150 megas copel xD
 
Ta na hora da copel aumentar as velocidades, meu primo que mora no parana tem a de 150 megas, a vivo ligou na casa dele e ofereceu fibra ótica de 300 megas pelo mesmo preço da 150 megas copel xD
 
Galera da Copel,

Tomei a liberdade de criar o tópico que unifica apenas problemas de rede local (rede doméstica), onde não tem relação com a operadora, e vejo muita dificuldade de muitos usuários.

Unificar esse assunto faz parte de uma nova geração de assuntos a serem tratados com mais respeito a você que vem para o FÓRUM e também impulsiona o assunto a ser levado mais a lógica do que deduções.
Peço ajuda de vocês que são analíticos (analisa de verdade caso-a-caso) a participarem desse tópico, que só tende a crescer se você quiser realmente ajudar o usuário!

Parabéns a todos os amigos que ajudam de alguma forma em todos os tópicos de operadoras e se possível comecem a redirecionar o pessoal para o tópico de REDES DOMÉSTICAS, onde o foco é a casa do cliente, e esse tópico de operadora é para ver o problema apenas entre modem e operadora (sinais e etc...).

O tópico foi criado para ajudar o usuário (leigo) que culpa a operadora da internet estar lenta, e ás vezes é um uso agressivo na própria rede.


[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

https://adrenaline.uol.com.br/forum...iagnosticos-complexos.621752/#post-1073229657
 
Pessoal,

Li bastante o forum ai e vi o pessoal falando das amarras do modem fornecido pela copel (o meu é o Huawei HG8245). Bom.. eu não poderia comprar um modem roteador para fibra ótica e utilizar ele no lugar deste fornecido pela copel, um que aceitasse um firmware alternativo como o DD-WRT ou OpenWRT? Se sim, alguém poderia me indicar algum modelo?

Valeu!
 
Pessoal,

Li bastante o forum ai e vi o pessoal falando das amarras do modem fornecido pela copel (o meu é o Huawei HG8245). Bom.. eu não poderia comprar um modem roteador para fibra ótica e utilizar ele no lugar deste fornecido pela copel, um que aceitasse um firmware alternativo como o DD-WRT ou OpenWRT? Se sim, alguém poderia me indicar algum modelo?

Valeu!
As tais "amarras" te atrapalham em algo no dia à dia? Se sim, no que?

Em conexões GPON a liberação do equipamento na rede é feita de maneira individual, se você trocasse o equipamento precisaria acionar a Copel para autorizar o novo equipamento, e não sendo homologado por eles provavelmente seria negado.

O que você pode fazer é tentar colocar o Huawei em bridge e configurar um bom roteador atrás dele, mas em tempos de CGNAT e etc. não sei como está isso atualmente.

Aqui na empresa tenho um modem desses (se duvidar é do mesmo modelo) que era utilizado num circuito Bel Empresas que foi cancelado há algum tempo e nunca vieram recolher. Na época da contratação nós pedimos e ele foi colocado em bridge pela própria Copel, talvez por ser um circuito empresarial.

[]´s
 
As tais "amarras" te atrapalham em algo no dia à dia? Se sim, no que?

Em conexões GPON a liberação do equipamento na rede é feita de maneira individual, se você trocasse o equipamento precisaria acionar a Copel para autorizar o novo equipamento, e não sendo homologado por eles provavelmente seria negado.

O que você pode fazer é tentar colocar o Huawei em bridge e configurar um bom roteador atrás dele, mas em tempos de CGNAT e etc. não sei como está isso atualmente.

Aqui na empresa tenho um modem desses (se duvidar é do mesmo modelo) que era utilizado num circuito Bel Empresas que foi cancelado há algum tempo e nunca vieram recolher. Na época da contratação nós pedimos e ele foi colocado em bridge pela própria Copel, talvez por ser um circuito empresarial.

[]´s

Eu utilizo um serviço de DDNS, por exemplo, que não consigo fazer rodar neste roteadors. Eu tb não consigo designar os ips internos para os macs determinados, que teriam muita utilidade em minha rede doméstica, entre outras funcionalidades...
 
Eu utilizo um serviço de DDNS, por exemplo, que não consigo fazer rodar neste roteadors. Eu tb não consigo designar os ips internos para os macs determinados, que teriam muita utilidade em minha rede doméstica, entre outras funcionalidades...
Entendi.

Em seu lugar eu tentaria colocar o modem em Bridge para validar funcionamento, se ficar 100% basta sair atrás de um bom roteador (caso ainda não tenha) e tá feito.

Me antecipei um pouco e encontrei o manual desse carinha e parece ser relativamente tranquilo, dá uma olhada: http://enterprise.huawei.com/ilink/enenterprise/download/HW_U_149045, talvez precise apenas de alguns parâmetros de configuração e login/senha para acesso ao modem (caso a Copel utilize algo diferente).

De qualquer forma recomendo aguardar algum colega com mesmo cenário/modem validar essas informações.

OBS: Se sua conexão já estiver atrás de um CGNAT provavelmente DNS Dinâmico e conexões entrantes não irão funcionar, mas vc já deve estar ciente disso.

[]´s
 
Site do atendimento tá off? Preciso acessar minha conta para poder pagar a fatura e não consigo fazer o login
 
Li várias páginas do tópico mas não encontrei solução, só mais gente com o mesmo problema

Alguem tem solução para internet instável (fica caindo em skype, discord e jogos) ?

Cansei de falar com eles, só dizem que o lado deles está tudo perfeito e que se tiver visita técnica eu tenho que pagar.

Estou muito perto de voltar a usar a vivo(ex gvt)

-------------------------

por sinal, lembro do meu contrato prever que eu receberia um IPv4 real, mas parece que estou em cgnat, não se importam nem em arrumar o problema nem em cumprir o contrato pelo jeito
 
Última edição:
Mais alguém com super lentidão hoje? (25/10/2017 - @ 14h)

Sim aqui tbm, fiquei sabendo que estão com problema na algar telecom
+1, houve problema massivo na rede da Algar e a Copel entrou na bagunça.

Foi pela manhã, a Algar normalizou por volta das 13h mas a Copel continuou instável até pouco antes das 15h.

[]'s
 
Me ligaram da Copel hoje pra upar meu plano 20/20 pra 60/60.
Falei "blz", mas antes de confirmar mesmo a menina me perguntou se eu jogava online no PS4. Respondi que sim, e ela disse que a mudança de plano me jogaria pro IPv6, que costuma dar problemas com o online da Sony, e daí recusei o upgrade (especialmente porque ela não sabia dizer se o mesmo ocorria com o online da Nintendo, e hoje em dia jogo mais Splatoon 2 que qualquer outra coisa).

Não sei o quanto procede isso, mas achei super digno dela me avisar antes.
 
Ou não volta, já que vai estar sem internet :coolface:
Faz sentido... Mas não fui bloqueado e voltei. :vish:

Contrariando tudo o que li aqui no fórum, acabo de configurar meu Roteador para ser o "Godfather" da minha internet. haha
Porque fiz isso? Ah, sei lá, meio que tenho ódio mortal por esse Huawai e se possível ele não existiria. (Agora só estou usando como conversor Fibra-Ethernet)
Caso alguém esteja com vontade de fazer isto, deixo o que fiz abaixo:

Informações que devem ser obtidas ANTES de qualquer coisa:
- Usuário do PPPoE:
- Nas configurações da WAN1, é um e-mail.
- Prefixo do IPv6:
- Na tela de informações da WAN, selecione a WAN1.
- Nela terá "Prefix". É o número que está depois da /.

Faça backup das configurações do Huawai ANTES de qualquer coisa!

Configuração ONT Copel
- Entre nele com IP Fixo
- Desative todas as opções de Firewall, DHCP, Wireless e o que mais achar necessário.
WAN:
- Desative a WAN1 (Internet)
- Crie uma nova com as seguintes configurações:
- PPPoE
- IPv4/IPv6
- Route WAN
- INTERNET
- VLAN ID: 10
- Binding Options: LAN1 (Caso tenha problema com a internet, tente deixar todas desmarcadas)
- Demais configurações, deixe no padrão.
Instalação Firmware Custom
- DD-WRT (Kong) - JAMAIS USE O DO SITE OFICIAL! (Update 2008!)
Configuração:
WAN Setup:
- Configuration type: PPPoE
- Usuário: 123456@copeltelecom.com (Número do contrato)
- Senha: 123456 (Número do contrato)
- Demais configurações, deixe no padrão.
DHCP:
- Pode colocar a configuração que desejar.
IPv6:
- Enable
- Type: DHCPv6 with Prefix Delegation
- Prefix Length: 64
- MTU: 1492
- DHCP6s: Enable
- Radvd: Enable
- Demais configurações, deixe no padrão.
Reiniciar o roteador após aplicar configurações.

Se der ruim e a Copel bloquear a minha internet, volto aqui e informo vocês. :awesome:

Sobre isto, realmente funciona e fiquei por 1 semana usando desta forma. Entretanto...
Tive alguns problemas com o IPv6, de vez em quando ele "sumia" tanto dos computadores, quanto do meu TP-Link. Isso causava muita latência e problemas pra navegar, mas realizar uma nova discagem PPPOE ou reiniciar o TP-Link resolvia.

Também tive problemas de banda, acho que alguém comentou algo assim nas páginas anteriores... (Sim, li tudo, bjs.)
Minha banda de 50 Mbps, aleatoriamente ficava com 5 Mbps. Rediscar ou reiniciar, também resolvia o problema.

Agora, não sei se foi algum problema com a configuração que fiz (se faltou algo), ou se a copel faz algo contra "espertinhos", mas não dava pra usar daquele jeito.

Fica aqui minha tentativa e pra deixar claro, até agora, não houve bloqueio da internet ou contato da copel sobre o caso. Até logo. :fuckyeah:
 
[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos
https://adrenaline.uol.com.br/forum...oriais-e-diagnosticos-complexos.621752/unread

Galera,

Vejo algumas pessoas criando tópicos aleatórios e alguns colegas e amigos aqui do fórum acabam respondendo naturalmente, sem redirecionar o caso para o tópico REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos.

Hoje esses redirecionamentos são feitos naturalmente para o tópico:
PERGUNTE AQUI ANTES DE CRIAR UM TÓPICO>>>Lista dos melhores roteadores domésticos

Estou anunciando minha ausência no fórum devido a trabalhos particulares (vou conectar 1 vez por semana)! Pode ser que tenha semana que eu consiga conectar todos os dias, e outras semanas, apenas de sábado!

IMPORTANTE: Como vejo boa vontade de vários tentarem responder sobre redes domésticas, tentem focar lá no tópico dedicado. Eu não sou o dono da verdade e confesso que estou revisando muitas coisas antes de publicar cada tutorial básico lá! Claro que os tutoriais auxiliam bastante em configurações ou diagnóstico, porém, sei que cada um tem um conhecimento de alguma coisa da rede, e isso pode ajudar VOCÊ a repassar o conhecimento, e aprender ao mesmo tempo, caso seja necessário complementar.

FIM: O tópico é para aumentar o nível de solução de casos que antes ficavam perdidos nos tópicos de banda larga fixa, sem um diagnóstico preciso! Conheço o potencial de muitos usuários aqui, que ficam de prontidão para fazer diagnósticos e apresentar soluções... Você usuário básico até expert, corra para o REDES DOMÉSTICAS e ajude quem precisa!

Estou aqui como voluntário como cada um de vocês, e quem tiver interesse em criar algum tutorial para a página inicial do REDES DOMÉSTICAS, me envie inbox. Pode ser o tutorial mais básicão, o importante é focar no usuário final! Se entende de algo complexo, crie seu tutorial, e já crio o hyperlink lá na página inicial.
 
Quase 5 anos ainda estão com as mesmas velocidades, não querem aumentar para mais megas, acima de 500? xD
 
Quase 5 anos ainda estão com as mesmas velocidades, não querem aumentar para mais megas, acima de 500? xD
Prefiro achar que estão investindo na infraestrutura interna para suportar o pessoal que já é assinante das velocidades atuais e vez ou outra sofre com instabilidade.

150mbps na Copel está custando mais que 300mbps na VIVO (Fibra) ou 240mbps na NET dependendo do plano.

A Copel perdeu o timing de continuar na liderança como referência de velocidade e qualidade de atendimento e serviço, aparentemente está só seguindo o baile.

[]´s
 
Prefiro achar que estão investindo na infraestrutura interna para suportar o pessoal que já é assinante das velocidades atuais e vez ou outra sofre com instabilidade.

150mbps na Copel está custando mais que 300mbps na VIVO (Fibra) ou 240mbps na NET dependendo do plano.

A Copel perdeu o timing de continuar na liderança como referência de velocidade e qualidade de atendimento e serviço, aparentemente está só seguindo o baile.

[]´s
Isso tem razão, melhor investir na qualidade do que em velocidade aumentada, mas mesmo assim, é muito tempo sem novos planos...
 
Estou tendo problemas de acessos internacionais à alguns dias. Em determinados momentos os pacotes simplesmente não tem resposta, por um período de 10 segundos a um minuto.
Eu deixei um ping para um host de fora e vejo que enquanto está funcionando a latência é de 217 ms e 0% de perdas. Quando da o problema, perde 90% dos pacotes e quando responde a latência é muito superior a isto. Passando o período volta a funcionar normalmente.
Fiz um traceroute para esse mesmo host e mantive pings até o último roteador da Copel, não há perdas em nenhum momento. A infra-estrutura a seguir é da Algar e não parece responder a ICMP echo request.
Todos os acessos a hosts no Brasil estão funcionando perfeitamente, sem nenhuma oscilação. O problema é apenas para os acessos internacionais.
Alguém mais com o mesmo problema? Sabe sobre previsão de solução?
 
Estou com 15 mega da Vivo e pelo jeito tenho que cancelar o pedido da Copel 60MB, meu primo joga muito online no PC e PS4..
A vivo se recusa a oferecer acima de 15 mega aqui em Maringa, o ping também é alto e sofro com desconexões mas eu acho que não chega a ser tão trágico como a mudança pra IPV6/CGNAT

Não sei o que fazer..
 
Última edição:
Estou tendo problemas de acessos internacionais à alguns dias. Em determinados momentos os pacotes simplesmente não tem resposta, por um período de 10 segundos a um minuto.
Eu deixei um ping para um host de fora e vejo que enquanto está funcionando a latência é de 217 ms e 0% de perdas. Quando da o problema, perde 90% dos pacotes e quando responde a latência é muito superior a isto. Passando o período volta a funcionar normalmente.
Fiz um traceroute para esse mesmo host e mantive pings até o último roteador da Copel, não há perdas em nenhum momento. A infra-estrutura a seguir é da Algar e não parece responder a ICMP echo request.
Todos os acessos a hosts no Brasil estão funcionando perfeitamente, sem nenhuma oscilação. O problema é apenas para os acessos internacionais.
Alguém mais com o mesmo problema? Sabe sobre previsão de solução?
Vc é de Curitiba? Posta o destino internacional que está com dificuldade para chegar, tenho links da Algar, Copel e VIVO e posso te dar uma mão com testes para compararmos.

Ontem conversei com um amigo assinante da Copel aqui em Curitiba e ele disse que há bastante tempo o link dele não apresenta problemas.

Estou com 15 mega da Vivo e pelo jeito tenho cancelar o pedido da Copel 60MB, meu primo joga muito online no PC e PS4..
A vivo se recusa a oferecer acima de 15 mega aqui em Maringa, o ping também é alto e sofro com desconexões mas eu acho que não chega a ser tão trágico como a mudança pra IPV6/CGNAT

Não sei o que fazer..
IPV6+CGNAT não é trágico.

Em seu lugar eu já teria trocado há tempos, mesmo com CGNAT a diferença de uma conexão FTTH e uma ADSL é gritante.

SE de fato o CGNAT te atrapalhar muito há formas de solicitar a mudança para um IPv4 "real".

[]'s
 
Vc é de Curitiba? Posta o destino internacional que está com dificuldade para chegar, tenho links da Algar, Copel e VIVO e posso te dar uma mão com testes para compararmos.

Ontem conversei com um amigo assinante da Copel aqui em Curitiba e ele disse que há bastante tempo o link dele não apresenta problemas.
[]'s

Sim, sou de Curitiba. São todos os destinos internacionais que tento, mas o problema é intermitente. Pra evidenciar o problema, eu deixei uma ferramenta monitorando um host de exemplo.
Seguem os screenshots:

-- Ultimo roteador da infra-estrutura Copel:

FTxKJaR.jpg


-- Primeiro roteador da infra-estrutura Algar:

t9OT3qh.jpg


-- Host exemplo:

NrsKYFy.jpg



Outros hosts que apresentam as mesmas carecteristicas:

- 85.214.113.226;
- 79.137.115.185.

Lembrando que o problema é intermitente, então tem que testar por volta de uma hora para pegar algumas ocorrências.
Parece que a partir de 3 da manhã diminui bastante até as 7 da manhã.
Não tem nenhuma dificuldade para hosts dentro do Brasil. 0% de perda. É somente para hosts internacionais.
Por fim, pelo 4G da Vivo funciona perfeitamente.
 
Sim, sou de Curitiba. São todos os destinos internacionais que tento, mas o problema é intermitente. Pra evidenciar o problema, eu deixei uma ferramenta monitorando um host de exemplo.
Seguem os screenshots:

-- Ultimo roteador da infra-estrutura Copel:

FTxKJaR.jpg


-- Primeiro roteador da infra-estrutura Algar:

t9OT3qh.jpg


-- Host exemplo:

NrsKYFy.jpg



Outros hosts que apresentam as mesmas carecteristicas:

- 85.214.113.226;
- 79.137.115.185.

Lembrando que o problema é intermitente, então tem que testar por volta de uma hora para pegar algumas ocorrências.
Parece que a partir de 3 da manhã diminui bastante até as 7 da manhã.
Não tem nenhuma dificuldade para hosts dentro do Brasil. 0% de perda. É somente para hosts internacionais.
Por fim, pelo 4G da Vivo funciona perfeitamente.
Não conheço a ferramenta em questão mas já te adianto que não vale a pena monitorar um roteador isoladamente dessa forma.

Roteadores são configurados para baixa prioridade na resposta ICMP (ping), ou seja, é bem comum eles pararem de responder sem que isso signifique que ele está com problemas. O que importa mesmo é não haver perdas no destino (isso se ele também não tiver algum filtro ou bloqueio de ICMP).

Fiz um teste para os 2 destinos mencionados através de um link Copel que tenho aqui usando o MTR e à priori não encontrei problemas:

- 85.214.113.226
Código:
2. tengiga210-src1mcs-src1ace.copel.net                                                                          0.0%   112   11.3  11.2   1.7 103.7  19.6
3. trunk10-src1mcs-src1cos.copel.net                                                                             0.0%   112    4.7  14.6   2.2  82.7  19.2
4. trunk10-src1bte-src1cos.copel.net                                                                             0.0%   112    1.7   7.7   1.6  70.6  10.8
5. 200-233-138-202.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br                                                                0.0%   112    7.3   8.2   7.3  18.8   2.1
6. et-4-0-1-0.ptx-a.spo511.algartelecom.com.br                                                                   0.0%   112    7.9   8.3   7.7  36.9   3.3
7. et-10-0-1-0.ptx-a.rjo511.algartelecom.com.br                                                                  0.0%   111   14.6  19.6  13.5  78.7  10.5
8. et-0-0-0-0.border-a.rjo511.algartelecom.com.br                                                                0.0%   111   13.7  13.4  13.1  19.9   0.9
9. 200.16.70.209                                                                                                 0.0%   111   14.2  14.6  14.2  29.5   1.6
10. 200.16.69.44                                                                                                  0.0%   111   49.4  49.7  49.2  67.9   2.3
11. core01.tuckerton.globenet.net                                                                                 0.0%   111  117.3 118.5 117.2 155.3   5.6
12. atuin.rzone.de                                                                                                0.0%   111  242.9 243.1 242.8 252.8   1.1
13. ae10.0.core-b1.as6724.net                                                                                     0.0%   111  252.5 253.2 252.2 283.6   4.6
14. vl425.dcata-b9.as6724.net                                                                                     0.0%   111  252.6 261.0 252.3 338.3  20.0
15. ???
16. h2068198.stratoserver.net                                                                                     0.0%   111  230.9 230.9 230.8 231.7   0.0

- 79.137.115.185
Código:
2. tengiga210-src1mcs-src1ace.copel.net                                                                          0.0%    69    2.0   2.4   1.7   7.6   0.8
3. trunk10-src1mcs-src1cos.copel.net                                                                             0.0%    69  130.3  41.8   1.5 173.2  41.4
4. trunk10-src1bte-src1cos.copel.net                                                                             0.0%    69    1.8   2.8   1.6  31.6   4.2
5. 200-233-138-202.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br                                                                0.0%    69    7.5   7.7   7.2  25.9   2.2
6. et-3-0-1-0.core-a.spo511.algartelecom.com.br                                                                  0.0%    68    7.7   8.0   7.4  16.1   1.1
7. et-0-0-1-0.ptx-b.spo-piaf.algartelecom.com.br                                                                 0.0%    68    8.1   8.2   7.7  12.4   0.8
8. ae1-0.border-b.mia.algartelecom.com.br                                                                        0.0%    68  114.2 114.7 114.1 129.1   2.0
9. ???
10. be100-1263.chi-1-a9.il.us                                                                                     0.0%    68  165.0 165.2 164.8 170.0   0.6
11. ???
12. po5.bhs-vac1-a75.qc.ca                                                                                        0.0%    68  180.7 180.8 180.6 181.4   0.0
13. bhs-vac1-a75-1-firewall.qc.ca                                                                                 0.0%    68  180.7 180.7 180.6 181.9   0.1
14. bhs-vac1-a75-2-shield.qc.ca                                                                                   0.0%    68  180.9 180.8 180.6 185.7   0.6
15. bhs-vac1-a75-3.qc.ca                                                                                          0.0%    68  181.5 181.6 181.5 185.4   0.5
16. ???
17. vl1308.sbg-g1-a75.fr.eu                                                                                       1.5%    68  266.5 266.4 266.2 266.6   0.0
18. ???
19. ns3059566.ip-193-70-6.eu                                                                                      0.0%    68  265.7 265.6 265.5 265.9   0.0
20. ip185.ip-79-137-115.eu                                                                                        0.0%    68  263.3 263.4 263.2 264.5   0.1

Sua rota é parecida? As latências são similares? Fiz o mesmo teste por um link da Algar e um da VIVO e os resultados são bem parecidos.

[]´s
 
Não conheço a ferramenta em questão mas já te adianto que não vale a pena monitorar um roteador isoladamente dessa forma.

Roteadores são configurados para baixa prioridade na resposta ICMP (ping), ou seja, é bem comum eles pararem de responder sem que isso signifique que ele está com problemas. O que importa mesmo é não haver perdas no destino (isso se ele também não tiver algum filtro ou bloqueio de ICMP).

Fiz um teste para os 2 destinos mencionados através de um link Copel que tenho aqui usando o MTR e à priori não encontrei problemas:

- 85.214.113.226
Código:
2. tengiga210-src1mcs-src1ace.copel.net                                                                          0.0%   112   11.3  11.2   1.7 103.7  19.6
3. trunk10-src1mcs-src1cos.copel.net                                                                             0.0%   112    4.7  14.6   2.2  82.7  19.2
4. trunk10-src1bte-src1cos.copel.net                                                                             0.0%   112    1.7   7.7   1.6  70.6  10.8
5. 200-233-138-202.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br                                                                0.0%   112    7.3   8.2   7.3  18.8   2.1
6. et-4-0-1-0.ptx-a.spo511.algartelecom.com.br                                                                   0.0%   112    7.9   8.3   7.7  36.9   3.3
7. et-10-0-1-0.ptx-a.rjo511.algartelecom.com.br                                                                  0.0%   111   14.6  19.6  13.5  78.7  10.5
8. et-0-0-0-0.border-a.rjo511.algartelecom.com.br                                                                0.0%   111   13.7  13.4  13.1  19.9   0.9
9. 200.16.70.209                                                                                                 0.0%   111   14.2  14.6  14.2  29.5   1.6
10. 200.16.69.44                                                                                                  0.0%   111   49.4  49.7  49.2  67.9   2.3
11. core01.tuckerton.globenet.net                                                                                 0.0%   111  117.3 118.5 117.2 155.3   5.6
12. atuin.rzone.de                                                                                                0.0%   111  242.9 243.1 242.8 252.8   1.1
13. ae10.0.core-b1.as6724.net                                                                                     0.0%   111  252.5 253.2 252.2 283.6   4.6
14. vl425.dcata-b9.as6724.net                                                                                     0.0%   111  252.6 261.0 252.3 338.3  20.0
15. ???
16. h2068198.stratoserver.net                                                                                     0.0%   111  230.9 230.9 230.8 231.7   0.0

- 79.137.115.185
Código:
2. tengiga210-src1mcs-src1ace.copel.net                                                                          0.0%    69    2.0   2.4   1.7   7.6   0.8
3. trunk10-src1mcs-src1cos.copel.net                                                                             0.0%    69  130.3  41.8   1.5 173.2  41.4
4. trunk10-src1bte-src1cos.copel.net                                                                             0.0%    69    1.8   2.8   1.6  31.6   4.2
5. 200-233-138-202.xd-dynamic.ctbcnetsuper.com.br                                                                0.0%    69    7.5   7.7   7.2  25.9   2.2
6. et-3-0-1-0.core-a.spo511.algartelecom.com.br                                                                  0.0%    68    7.7   8.0   7.4  16.1   1.1
7. et-0-0-1-0.ptx-b.spo-piaf.algartelecom.com.br                                                                 0.0%    68    8.1   8.2   7.7  12.4   0.8
8. ae1-0.border-b.mia.algartelecom.com.br                                                                        0.0%    68  114.2 114.7 114.1 129.1   2.0
9. ???
10. be100-1263.chi-1-a9.il.us                                                                                     0.0%    68  165.0 165.2 164.8 170.0   0.6
11. ???
12. po5.bhs-vac1-a75.qc.ca                                                                                        0.0%    68  180.7 180.8 180.6 181.4   0.0
13. bhs-vac1-a75-1-firewall.qc.ca                                                                                 0.0%    68  180.7 180.7 180.6 181.9   0.1
14. bhs-vac1-a75-2-shield.qc.ca                                                                                   0.0%    68  180.9 180.8 180.6 185.7   0.6
15. bhs-vac1-a75-3.qc.ca                                                                                          0.0%    68  181.5 181.6 181.5 185.4   0.5
16. ???
17. vl1308.sbg-g1-a75.fr.eu                                                                                       1.5%    68  266.5 266.4 266.2 266.6   0.0
18. ???
19. ns3059566.ip-193-70-6.eu                                                                                      0.0%    68  265.7 265.6 265.5 265.9   0.0
20. ip185.ip-79-137-115.eu                                                                                        0.0%    68  263.3 263.4 263.2 264.5   0.1

Sua rota é parecida? As latências são similares? Fiz o mesmo teste por um link da Algar e um da VIVO e os resultados são bem parecidos.

[]´s

Oi neo666. Eu entendo que os pacotes que vão para o roteador são tratados diferentemente aos pacotes que passam por ele. Assim como não receber uma resposta de um destes roteadores não significa exatamente um problema.
No entanto, apesar de tudo isto, os roteadores responderam 100% do tempo. O problema era apresentando nos hosts finais.
O roteamento é o mesmo, apenas os saltos iniciais são diferentes, o que é esperado.
A última ocorrência que tive foi as 03:30, o que indica que é possível que o problema tenha sido resolvido.
 
Vc é de Curitiba? Posta o destino internacional que está com dificuldade para chegar, tenho links da Algar, Copel e VIVO e posso te dar uma mão com testes para compararmos.

Ontem conversei com um amigo assinante da Copel aqui em Curitiba e ele disse que há bastante tempo o link dele não apresenta problemas.


IPV6+CGNAT não é trágico.

Em seu lugar eu já teria trocado há tempos, mesmo com CGNAT a diferença de uma conexão FTTH e uma ADSL é gritante.

SE de fato o CGNAT te atrapalhar muito há formas de solicitar a mudança para um IPv4 "real".

[]'s
Eu pensava que IPv4 já estava esgotado
Como eu faria isso, eles falam que é só IPv6..
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo