[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Eu tive péssimas experiências com a Claro nos últimos anos. Assinei o Flex em 2019 e 2021 e o celular ficava mais tempo no 3G que no 4G. Lembro que quando eu me deslocava ficava alternando entre H+, 4G e 4G+ direto, o que fazia a bateria drenar muito rápido. Isso sem falar nas chamadas que não completavam. Fiquei 10 anos na TIM, desses uns 7 já na época do 4G e o sinal era infinitamente mais estável. Desde o final de 2019 estou com o Vivo Easy e nada a reclamar do 4G, porém a implementação do 5G tá a passos de tartaruga. A impressão que tenho é que desde a inauguração em agosto do ano passado a Vivo não ativou o 5G em nenhum bairro novo.

Enfim, há 2 semanas comecei a usar esse test drive da TIM e nesse meio tempo fiz uma viagem pro Espírito Santo. O celular fica no 5G quase o tempo todo com algumas quedas pro 4G em ambientes internos. Como esperado nunca aconteceu de cair pro 3G aqui na cidade. O lugar que percebi uma clara desvantagem da TIM em relação à Vivo foi na rodovia dentro do Espírito Santo. A TIM entra em roaming e usa o sinal da própria Vivo. Pra mim isso é irrelevante porque foi uma situação excepcional

Estou muito inclinado a fazer portabilidade da Vivo pra TIM e assinar um plano Controle. Hoje com o Vivo Easy me sinto culpado quando uso coisas que consomem muita franquia (como vídeos no YouTube). Na TIM consigo 3 vezes mais dados pelo mesmo valor que seria na Vivo. Também penso em ter uma segunda linha linha de backup na Vivo pra alguma situação que a TIM não tenha sinal.

Sou do Rio, capital, e os bairros que mais frequento são Tijuca, Maracanã, Méier e Botafogo. Desses, só Botafogo conta com cobertura 5G da Vivo.
 
Alguém mais com problemas no serviço StandAlone da Vivo? Especificamente sem conexão de dados? Aqui para mim está sem nenhuma conexão desde por volta de 11h:30. SP capital
 
Última edição:
Pessoal, não adianta brigar por operadora A, B ou C. Cada local pode ter uma operadora melhor, e derepente você anda 2km e essa operadora melhor tem um buraco na cobertura!

Nas minhas andaças pelo Brasil, já estive em cidades onde as três eram um merd@ e a finada OI funcionava maravilhosamente. Isso tudo acontece por estratégicas comerciais, investimento, e principalmente porque RF (radiofrequência) é a coisa mais complexa do mundo!
 
Pessoal, percebi que meu número depois que portado pra esim (Tim) tem obtido um Ping muito auto nos testes de conexão (aqui em Fortaleza fica 80ms), sendo que com meu chip físico da vivo eu chego tranquilo nos 15ms.

Alguém já passou por esse problema? Será que rola de eu reclamar e eles conseguirem corrigir isso? Fora esse "problema" de Ping (que na verdade acaba travando um pouco os acessos às páginas), eu gosto do meu plano da Tim e as velocidades que ela atinge em Fortaleza-CE.
 
Boa noite, alguém aqui com o redmi agregando no 4G?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A vivo oferece o 4.5G, só que não conecta, fala que é a fabricante, só que a fabricante fala que é a operadora. Uma luta pra ter um 4G minimamente prestável
 
Boa noite, alguém aqui com o redmi agregando no 4G?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A vivo oferece o 4.5G, só que não conecta, fala que é a fabricante, só que a fabricante fala que é a operadora. Uma luta pra ter um 4G minimamente prestável
Xiaomi tem dificuldade para agregrar frequências, a solução é trocar de aparelho por um nacional homologado.
 
existe algum comando enviado remotamente pela central de telefone telemarketing que consegue desativar o botão de desligar de uma ligação antes mesmo da gente atender?

aqui quando liga esses números 0300 não da a opção de desligar a chamada sem atender, sou obrigado a esperar terminar de tocar.
 
Expansão do 5G no Brasil retardada em no mínimo uns 10 anos...
Isso que vc falou é de um exagero sem tamanho.

Ok, a faixa de 600mhz é útil, mas não são todos os aparelhos que suportam, e salvo engano, não tem tanta capacidade... Sim, seria útil para indoor, para interior, mas no momento não vai facilitar a implantação.

E antes que pergunte, sim, eu acho que a faixa dos 600mhz devia ser usada para 5g e que manter essa faixa para canais de televisão (muitos dos quais sem a mínima audiência ou conteúdo) é desperdício de espectro. Mas de toda forma, a faixa dos 600mhz não adiantaria nem atrasaria a implantação em 10 anos.
 
Pessoal, percebi que meu número depois que portado pra esim (Tim) tem obtido um Ping muito auto nos testes de conexão (aqui em Fortaleza fica 80ms), sendo que com meu chip físico da vivo eu chego tranquilo nos 15ms.

Alguém já passou por esse problema? Será que rola de eu reclamar e eles conseguirem corrigir isso? Fora esse "problema" de Ping (que na verdade acaba travando um pouco os acessos às páginas), eu gosto do meu plano da Tim e as velocidades que ela atinge em Fortaleza-CE.
Cara, tu tá fazendo teste com rede de duas operadoras diferentes. Como tu quer que dê a mesma coisa?

:haa:

E esim/chip físico darão a mesma coisa. E não adianta entrar em contato, pois a Tim não fará nada a respeito disso, visto que a conexão está funcionando e está dentro dos "padrões mínimos estabelecidos" por eles.
 
Isso que vc falou é de um exagero sem tamanho.

Ok, a faixa de 600mhz é útil, mas não são todos os aparelhos que suportam, e salvo engano, não tem tanta capacidade... Sim, seria útil para indoor, para interior, mas no momento não vai facilitar a implantação.

E antes que pergunte, sim, eu acho que a faixa dos 600mhz devia ser usada para 5g e que manter essa faixa para canais de televisão (muitos dos quais sem a mínima audiência ou conteúdo) é desperdício de espectro. Mas de toda forma, a faixa dos 600mhz não adiantaria nem atrasaria a implantação em 10 anos.
A necessidade de bandas baixas nao é para capacidade, é para cobertura, dado que duplicar a quantidade de sites para 5G nas proximas decadas para resolver esse problema é algo praticamente inviavel num país continental como o nosso. Questões como suporte a novas bandas e tecnologias (desde que acordadas entre a indústria e reguladores) sempre foram e sempre serão vencidas com o tempo, os exemplos disso são vários, como o proprio exemplo das bandas APT.

Talvez eu não me expressei de forma precisa mas é isso aí: A falta de uma banda sub 1 GHz vai cobrar seu preço no desligamento de tecnologias legadas (e nisso embarca-se todo um universo) e na penetração do 5G. Quem diz isso é a própria GSM Americas e outros orgaos do setor. Não sei o que vão fazer (talvez refarming da b5 e usar pro 5G?) Mas de qualquer forma é mais um passo pra trás do Brasil.
 
A necessidade de bandas baixas nao é para capacidade, é para cobertura, dado que duplicar a quantidade de sites para 5G nas proximas decadas para resolver esse problema é algo praticamente inviavel num país continental como o nosso. Questões como suporte a novas bandas e tecnologias (desde que acordadas entre a indústria e reguladores) sempre foram e sempre serão vencidas com o tempo, os exemplos disso são vários, como o proprio exemplo das bandas APT.

Talvez eu não me expressei de forma precisa mas é isso aí: A falta de uma banda sub 1 GHz vai cobrar seu preço no desligamento de tecnologias legadas (e nisso embarca-se todo um universo) e na penetração do 5G. Quem diz isso é a própria GSM Americas e outros orgaos do setor. Não sei o que vão fazer (talvez refarming da b5 e usar pro 5G?) Mas de qualquer forma é mais um passo pra trás do Brasil.
a Anatel já abriu consulta sobre o desligamento de 2G e 3G, podemos inferir que essas bandas vão pra 5G, sobretudo.
 
A necessidade de bandas baixas nao é para capacidade, é para cobertura, dado que duplicar a quantidade de sites para 5G nas proximas decadas para resolver esse problema é algo praticamente inviavel num país continental como o nosso. Questões como suporte a novas bandas e tecnologias (desde que acordadas entre a indústria e reguladores) sempre foram e sempre serão vencidas com o tempo, os exemplos disso são vários, como o proprio exemplo das bandas APT.

Talvez eu não me expressei de forma precisa mas é isso aí: A falta de uma banda sub 1 GHz vai cobrar seu preço no desligamento de tecnologias legadas (e nisso embarca-se todo um universo) e na penetração do 5G. Quem diz isso é a própria GSM Americas e outros orgaos do setor. Não sei o que vão fazer (talvez refarming da b5 e usar pro 5G?) Mas de qualquer forma é mais um passo pra trás do Brasil.
B5 é quase uso secundário e somente operadoras A e B tem concessão, é mais fácil usar B1(N1) e B3(N3) para complemento do 5G(agregação) pois são frequências a nível nacional e o trio ternura tem.
 
Cara, tu tá fazendo teste com rede de duas operadoras diferentes. Como tu quer que dê a mesma coisa?

:haa:

E esim/chip físico darão a mesma coisa. E não adianta entrar em contato, pois a Tim não fará nada a respeito disso, visto que a conexão está funcionando e está dentro dos "padrões mínimos estabelecidos" por eles.
Só um detalhe a mais: o Ping tbm fica alto quando eu faço o teste dentro da rede da Tim (tbm fica 90ms+).

O que estava acontecendo no começo era que o servidor que era selecionado era sempre o de Salvador (mesmo eu morando em Fortaleza). Me parece um bug de rotas do 5g da Tim aqui no Ceará...

Enfim, se continuar desse jeito vou acabar migrando pra vivo ano que vem, ou topando continuar na Tim se ela oferecer algum plano pós com plug-in 5g por 50 reais ou menos
 
B5 é quase uso secundário e somente operadoras A e B tem concessão, é mais fácil usar B1(N1) e B3(N3) para complemento do 5G(agregação) pois são frequências a nível nacional e o trio ternura tem.
Complemento para agregação talvez, mas não será para cobertura... B1 e b3 não farão diferença na cobertura indoor.
a Anatel já abriu consulta sobre o desligamento de 2G e 3G, podemos inferir que essas bandas vão pra 5G, sobretudo.
Parece mesmo, mas vamos estar bem atras na largada. O que só será feito daqui em no minimo 6-7 anos se tudo correr bem. Enquanto isso na America latina ja canalizaram os 600mhz ou mesmo os 900 mhz na europa (que está adiantada no desligamento do 3g). Aos que falam que ainda nao existe ecossistema agora e por isso não vale a pena, deem uma olhada nos nossos vizinhos daqui a 10 anos.
 
Última edição:
Só um detalhe a mais: o Ping tbm fica alto quando eu faço o teste dentro da rede da Tim (tbm fica 90ms+).

O que estava acontecendo no começo era que o servidor que era selecionado era sempre o de Salvador (mesmo eu morando em Fortaleza). Me parece um bug de rotas do 5g da Tim aqui no Ceará...

Enfim, se continuar desse jeito vou acabar migrando pra vivo ano que vem, ou topando continuar na Tim se ela oferecer algum plano pós com plug-in 5g por 50 reais ou menos
Só uma pergunta: tu tá fazendo os testes no 5G? Caso sim, é no SA ou NSA?
 
Só uma pergunta: tu tá fazendo os testes no 5G? Caso sim, é no SA ou NSA?

O ping não é uma coisa estática, cada operadora vai ter sua rota definida internamente.
Como o colega falou ali em cima, nada muda com a situação de ser chip ou e-sim...
 
Colegas que reclamaram da rede da VIVO lenta após absorverem os clientes da Oi, ainda tem algo a reclamar sobre?
aparentemente no DDD81 a VIVO resolveu o problema, locais onde a velocidade não passava de 15Mb voltaram a ter uma média de mais de 40Mb em horário de pico e mais de 90 Mb fora do horário de pico, e acredito que vai melhorar muito mais quando habilitarem o 5G N78 nessas Erbs.


A propósito, muita gente aqui já reclamou da Claro sobre o seu sinal 4G ridículo, mas com super velocidades quando funciona, será que essas super velocidades só acontecem justamente porquê são poucos dispositivos conectados ao 4G dela?
Se a TIM ou VIVO tivessem suas erbs com poucos aparelhos conectados, certamente veríamos super velocidades, mas isso não acontece com a CLARO porque o sinal é tão RUIM a ponto de poucos dispositivos conseguirem se conectar.
 
Última edição:
Pessoal, alguém utilizando algum plano 5G da Flix para passar um feedback? Vi no site oficial que não há limite de utilização e os preços são bons.

 
Alguém aqui já testou o Voz-Wifi pela Veek e poderia me dar um parecer?
Funciona mesmo? Já vem ativo, ou precisa entrar em contato para ativar?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo