[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Mas pq eu comentei tudo isso? O que eu quero mostrar é que não adianta olhar apenas o 5g. Além de cada cidade ser de um jeito, penso que deve ser analisado o conjunto, não apenas o 5g. Depende também do uso do cliente, se ela quer ter o melhor 5g, se quer ter a melhor velocidade ou a melhor cobertura em geral. Não adianta generalizar.

Por exemplo, no meu caso, eu tenho linhas das três (sempre preciso ter sinal, e normalmente estou em locais com sinal ruim), mas se eu tivesse que escolher apenas uma, teria de ser a Claro, mesmo tendo lugar que ela seja mais lenta (embora tenha local que ela seja a mais rapida), aqui ela é a única que nunca me deixou na mão.
Entendo, mas o foco da postagem foi somente o 5G mesmo e não o conjunto inteiro. A Claro infelizmente está atrasada em relação as concorrentes em todas essas regiões citadas.

Em Santos - SP, testei TIM, CLARO e VIVO, se for levar o conjunto inteiro, diria que a TIM atualmente tem a melhor qualidade de rede na cidade. O sinal fica 70% 5G e 30% 4G do tempo na cidade, mesmo em locais fechados. Sempre entregando velocidades na faixa dos 500mb. Acho incrível a qualidade do 5G dela pela densidade de prédios na localidade. A Claro, muito pelo contrário, é uma variação gigantesca entre 3G e 4G, com uma instabilidade gigantesca. No bairro Gonzaga, ela não funciona na garagem subterrânea, mas a Vivo por exemplo alcança. Não posso generalizar porque tudo depende da localização da erb.

Porém, tenha uma visão diferente de você se for levar em conta os locais mais movimentados da cidade, como shoppings, comércios, centro e pontos turísticos. A Claro pode estar boa com sinal, mas em velocidade está péssima.

No shopping praiamar, que é o maior da cidade, por exemplo, nesta mesma semana a velocidade máxima alcançada em todos os cantos, lojas e praça de alimentação não passava de 1MB, o whatsapp ficava até mesmo no reloginho às vezes. Instagram? desiste! (uso básico hein) Estava assim no meu Iphone e um Android. Enquanto isso, o 4G da TIM alcançava entorno de 40mb e o 5G 800mb. Vivo não testei 4G, mas estava 5G full em todo shopping, velocidades acima dos 900mb.

Até mesmo de SP para o litoral, é uma troca absurda de 3G para 4G e isso influência diretamente na experiência, principalmente se estiver fazendo uso de streaming.

Essa semana vou percorrer novamente estradas do interior de SP e vou verificar como está a qualidade da Claro.
 
Eu fiz mês passado

A sim, estou perdido aqui no mes.

Esta joia a velocidade, as operadora esta ativando algo direferente pois esta velocidade aciama de 1500 mega ?

Aqui minha regiao a Tim aumento velocidade no mesmo periodo .

9593008112.png


Teste de hoje pessoal voltando do feriado kkk

9630433816.png
 
É só o aparelho ter 5G e a região ter 5G ativo.
O meu é um S23 Plus com eSIM (chip 5G convertido pra eSIM)
No netmonster por exemplo, só mostra eu conectado a redes NSA, porém com a indicação da rede ser LTE/NSA
Vejo alguns comentários aqui com pessoas conectadas a n77 e n78 NSA. (Onde moro tem cobertura dessas frequências nas 3 operadoras). Fortaleza-CE
 
O meu é um S23 Plus com eSIM (chip 5G convertido pra eSIM)
No netmonster por exemplo, só mostra eu conectado a redes NSA, porém com a indicação da rede ser LTE/NSA
Vejo alguns comentários aqui com pessoas conectadas a n77 e n78 NSA. (Onde moro tem cobertura dessas frequências nas 3 operadoras). Fortaleza-CE
5G no BR é em N78
 

Parece que a Claro vai ter que mudar a propaganda que diz que ela tem a internet móvel mais rápida segundo o Speedtest. :limo:


"A Vivo é a operadora com a internet móvel mais rápida do país. Ela bateu a velocidade mediana de 47,44 Mb/s no último trimestre. A diferença é pouca em relação à Claro, que aparece no segundo lugar, com conexão mediana de 46,67 Mb/s. Já a TIM figura na terceira posição, com rede de 43,34 Mb/s.".

"O levantamento também considera os smartphones a partir dos quais foram feitos os testes de velocidade. Com isso, a Ookla consegue calcular a velocidade mediana nos aparelhos mais populares. A Samsung sai na frente da Apple, conforme você vê abaixo.

  1. Galaxy S23 Ultra – 243,86 Mb/s
  2. Galaxy S22 Ultra – 220,92 Mb/s
  3. iPhone 14 Pro – 202,98 Mb/s
  4. iPhone 14 Pro Max – 193,59 Mb/s
  5. Galaxy A54 – 191,09 Mb/s
Não custa lembrar que o período do levantamento não inclui o lançamento do iPhone 15."
 

Parece que a Claro vai ter que mudar a propaganda que diz que ela tem a internet móvel mais rápida segundo o Speedtest. :limo:


"A Vivo é a operadora com a internet móvel mais rápida do país. Ela bateu a velocidade mediana de 47,44 Mb/s no último trimestre. A diferença é pouca em relação à Claro, que aparece no segundo lugar, com conexão mediana de 46,67 Mb/s. Já a TIM figura na terceira posição, com rede de 43,34 Mb/s.".

"O levantamento também considera os smartphones a partir dos quais foram feitos os testes de velocidade. Com isso, a Ookla consegue calcular a velocidade mediana nos aparelhos mais populares. A Samsung sai na frente da Apple, conforme você vê abaixo.

  1. Galaxy S23 Ultra – 243,86 Mb/s
  2. Galaxy S22 Ultra – 220,92 Mb/s
  3. iPhone 14 Pro – 202,98 Mb/s
  4. iPhone 14 Pro Max – 193,59 Mb/s
  5. Galaxy A54 – 191,09 Mb/s
Não custa lembrar que o período do levantamento não inclui o lançamento do iPhone 15."
Há de se reconhecer que a Claro tem uma retenção mão aberta, promoções boas e um marketing bem diferente do que a Vivo e Tim fazem, porque de resto...
 
Mais uma do Tecnoblog:


Exclusivo: 3 mil pessoas já fizeram o novo test drive da TIM​


"Ainda na fase de soft launch, o Test Drive da TIM alcançou mais de 3 mil usuários ativos após publicações segmentadas em redes sociais. O Tecnoblog conversou com Paulo Esperandio, diretor de marketing da TIM Brasil, para entender melhor a estratégia da operadora.

Colocando a cobertura à prova
O lançamento do Test Drive não começou de um dia para o outro. O executivo relata que a equipe da TIM desenvolve o produto no início de 2023, com estudos técnicos e mercadológicos que levaram 10 meses para viabilizar a solução.

“É um grande marco, algo muito valente da empresa em se dispor a fazer um test drive gratuito. É comum em alguns mercados evoluídos, mas na América Latina a TIM é pioneira. Já foi lançado nos Estados Unidos e alguns casos foram fonte de estudo para nós”."
 
Há de se reconhecer que a Claro tem uma retenção mão aberta, promoções boas e um marketing bem diferente do que a Vivo e Tim fazem, porque de resto...
Não adianta ter um ótimo Marketing, contratar gente famosa para mostrar o que a operadora oferece se o serviço em SI é péssimo...

Empresa que vive de marketing é por que o serviço prestado não é bom.
 
Parece que a partir de agora será possível solicitar o eSIM direto pelo aplicativo da Vivo. Algumas pessoas relataram a informação em um grupo, no entanto, deve estar ainda em fase de implementação, pois a opção aparece apenas para poucos e somente no app para iPhone.
Essa opção já está disponível para mim. Nada mais é que um atalho para o chat solicitando a ativação do eSIM.

O processo é bem manual (bastante similar ao processo de ativação do eSIM pelo WhatsApp do Vivo em Casa), rolando até biometria durante o atendimento. Mas, para mim que aparentemente sou categorizado como Vivo V, o atendimento pelo chat geralmente é bem mais rápido que pelo WhatsApp do Vivo em Casa.
 
Essa opção já está disponível para mim. Nada mais é que um atalho para o chat solicitando a ativação do eSIM.

O processo é bem manual (bastante similar ao processo de ativação do eSIM pelo WhatsApp do Vivo em Casa), rolando até biometria durante o atendimento. Mas, para mim que aparentemente sou categorizado como Vivo V, o atendimento pelo chat geralmente é bem mais rápido que pelo WhatsApp do Vivo em Casa.

Decepcionante.

Pensei que seria algo prático, um autoatendimento, sem precisar falar com ninguém.

Por exemplo, escolhe a opção, realiza a biometria para confirmar a identidade do cliente e, no aparelho compatível, já ativa de imediato o eSIM (algo similar ao Test Drive da TIM).
 
Última edição:
Decepcionante.

Pensei que seria algo prático, um autoatendimento, sem precisar falar com ninguém.

Por exemplo, escolhe a opção, realiza a biometria para confirmar a identidade do cliente e, no aparelho compatível, já ativa de imediato o eSIM (algo similar ao Test Drive da TIM).
Na TIM, para o test drive pode funcionar bem, mas para troca de chip por esim não.

Até existe a opção no site, mas pessoal reclamava que as vezes não funcionava, dava erro, o chip convencional parava de funcionar e eles não forneciam o esim.

Como o atendimento telefonico tambem nao pode mexer com esta historia de chip, a pessoa tinha que ir na loja física resolver.
 
Usando teste drive da Tim por 30 dias

Melhor teste da minha casa usando o Tim 5G primeira impressão foi deprimente mas vou testar em outras regiões

Aqui são paulo capital região central



Tim vivendo com fronteiras
 
Usando teste drive da Tim por 30 dias

Melhor teste da minha casa usando o Tim 5G primeira impressão foi deprimente mas vou testar em outras regiões

Aqui são paulo capital região central



Tim vivendo com fronteiras
Desconfio que esse plano tenha algum " Traffic shaping"...
 
Usando teste drive da Tim por 30 dias

Melhor teste da minha casa usando o Tim 5G primeira impressão foi deprimente mas vou testar em outras regiões

Aqui são paulo capital região central



Tim vivendo com fronteiras

Testando agora tim 5g parece que era rede sobrecarregada
mas não está 100%

 
Testando agora tim 5g parece que era rede sobrecarregada
mas não está 100%

900mb é uma boa velocidade de download para o 5g. Por mais que se veja pela Internet testes com velocidades maiores que 1gb, isso é exceção, e com o aumento progressivo de clientes com aparelhos 5g, a tendência é que no médio prazo as velocidades de download caiam para um patamar mais próximo de 500mb.

No entanto, pela velocidade do upload, e pelo ping do mesmo, arrisco dizer que vc estava em algum local que o sinal estava meio fraco... Talvez se o sinal fosse mais forte, o upload pudesse ser melhor.
 
Não tem traffic shaping menhum. É a rede lá onde ele mora que tá ruim.
rede ruim so de dia kkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui São Paulo esta normal dentro media 1600 a 1400 download.

Upload 100 a 150 mega.

9635283178.png
so na sua região que não deve ter ninguém usando ou pelo horario a rede esta vazia
@kill_dt que agora é os ---- monossílabo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

5G VIVO N78 NSA Campo Grande - MS

5775132704.png


IMG-8041.png


Device Iphone 13
a vivo da um banho na tim

nem esse lixo de volte da tim funciona.

não gostei felizmente é so pro 30 dias.. o meu plano da vivo bate 1GB qualquer horário

mais uma vez tim vivendo com fronteiras.
 
Última edição:
rede ruim so de dia kkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


so na sua região que não deve ter ninguém usando ou pelo horario a rede esta vazia
@kill_dt que agora é os ---- monossílabo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


a vivo da um banho na tim

nem esse lixo de volte da tim funciona.

não gostei felizmente é so pro 30 dias.. o meu plano da vivo bate 1GB qualquer horário

mais uma vez tim vivendo com fronteiras.
E complicado morar onde cobertura e ruim jeito e ficar com aquela que tem melhor sinal.

Mais como nao sou precavido tenhos as duas operadoras .

Agora a Vivo esta aquela m..erda .

Olha que estou 8 km da Matriz. Kkk

9635833121.png
 
E complicado morar onde cobertura e ruim jeito e ficar com aquela que tem melhor sinal.

Mais como nao sou precavido tenhos as duas operadoras .

Agora a Vivo esta aquela m..erda .

Olha que estou 8 km da Matriz. Kkk

9635833121.png
desde quando a matriz influencia em alguma coisa de sinal?

Se a TIM não funciona legal no centro de sp vai funcionar legal aonde?? a claro e a vivo são bem melhores

agora tentando fazer teste na rede da tim.. está aguardando rede kkkkk Q operadora piada... sumiu o sinal da internet

Agora parece que melhorou



E para ajudar recebendo diversas ligações para assinar a ultra mega fast tim live de 300mb por 98 reais no numero provisório
e no meu local não possui cobertura
 
Última edição:
desde quando a matriz influencia em alguma coisa de sinal?

Se a TIM não funciona legal no centro de sp vai funcionar legal aonde?? a claro e a vivo são bem melhores

agora tentando fazer teste na rede da tim.. está aguardando rede kkkkk Q operadora piada... sumiu o sinal da internet

Agora parece que melhorou



E para ajudar recebendo diversas ligações para assinar a ultra mega fast tim live de 300mb por 98 reais no numero provisório
e no meu local não possui cobertura
caracas 900 mega e diz que esta ruim kkkk

Se aqui chegase pelo menos 400 mega na vivo estaria pulando de alegria.

Estranho e minha regiao esta com cobertura roxa escuro kkkk.

Aqui eu recebo esta ligacoes direto ate da Vivo me oferencendo Vivo Fibra novamente sendo que sou cliente desde versao 256 kbps.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esta melhor que meu agora seu teste.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

9635812790.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Este meu teste aqui acho que é maior velocidade aqui no forum 5G que é Tim.

Este foi quando estava meu fusca 66 pela ruas kkk .

9593008112.png
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo