[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Já era fato que um dia esses planos iriam acabar. Ainda tenho um chip migrado da Oi pra Claro e já aceitei que um dia, eles vão acabar com ele. Foi bom enquanto durou.
 
Já era fato que um dia esses planos iriam acabar. Ainda tenho um chip migrado da Oi pra Claro e já aceitei que um dia, eles vão acabar com ele. Foi bom enquanto durou.
Sim sabemos que não seria eterno, mas as operadoras não podem simplesmente cortar o plano de maneira "suja" falam que TU precisa de um chip novo e aí tu vai lá todo inocente e perde o plano, era só serem diretos e cancelarem o plano sem cerimônia, aí ficam de maneira suja tentando te enganar até tu nem perceber que perdeu aquele plano.
 
Já era fato que um dia esses planos iriam acabar. Ainda tenho um chip migrado da Oi pra Claro e já aceitei que um dia, eles vão acabar com ele. Foi bom enquanto durou.
O acordo das compradoras da Oi Móvel com o CADE previa manter os planos dos antigos clientes da Oi por 18 meses.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma coisa que percebi era que a imagem canais VHF eram melhores que as do canais UHF, a imagem do canal 13 comparada com a do canal 14 ambos estando com bom sinal tinham uma certa diferença, a sensação era que imagem era velha como se fosse de uma fita VHS antiga no canal 14, outra coisa é a imagem dos canais 2 ao 7 eram inferiores as do canal 9 ao 13, não sei o motivo disso(alguém aqui com certeza deve saber), a menos que o problema real seja os equipamentos velhos que as emissoras usavam.

A capital de SP tem alguns canais digitais usando a faixa dos canais VHF, RBTV que usa o canal físico 10 VHF e o virtual 14.1, e a TV FL que usa o físico 12 e o virtual 58.1.
Nesses casos a diferença aí era na qualidade dos equipamentos das emissoras mesmo, não a banda de transmissão.
Aqui na época do analógico, duas emissoras transmitiam sinal no UHF com equipamento muito bom e transmissor bem potente, e a qualidade da imagem não diferia das emissoras no VHF analógico.
Quanto à SP, lá começaram a usar o VHF alto digital por falta de espaço no UHF. Tem muita emissora aberta digital na Grande São Paulo.
 
Última edição:
Como já me manifestei aqui, tenho tanto Oi -> Tim como um Oi -> Claro, e recebi hoje a seguinte mensagem da Claro:

a 'ATENCAO: por motivos tecnicos seu chip precisa ser trocado em ate 30 dias. Ligue para 1052 e receba um novo chip GRATIS em seu endereco. Eh rapido e facil.

Tá na cara que vem tentativa de migrar plano. Vou esperar o chip atual pifar, depois vou atrás de trocar e brigar pra manter o plano.
O chip da sua linha que foi migrado pra Claro foi atualizado pra virar um chip claro já ou continua 724-31? Pergunto porque o meu atualizou, então se for o caso, não faz sentido esse SMS.

Se não atualizou, é possível que a claro vá desligar o roaming dos Oi na rede dela, e aí pararia de funcionar.
 
O chip da sua linha que foi migrado pra Claro foi atualizado pra virar um chip claro já ou continua 724-31? Pergunto porque o meu atualizou, então se for o caso, não faz sentido esse SMS.

Se não atualizou, é possível que a claro vá desligar o roaming dos Oi na rede dela, e aí pararia de funcionar.
Verifiquei agora, foi migrado sim. Logo, não vou trocar esse chip

Enquanto durar vou aproveitar
 
Verifiquei agora, foi migrado sim. Logo, não vou trocar esse chip

Enquanto durar vou aproveitar
Ano passado, troquei meu chip da OI pelo da TIM. Fiquei até surpreso com a conduta dos atendentes da loja própria.

Empenharam-se em conseguir um chip do DDD 11 (moro no 31), ofereceram até e-SIM e, o que me deixou mais desconfiado: em nenhum momento, falaram de migrar de plano, ou colocaram empecilhos no processo.

Mas pode ser que isso já tenha mudado e os funcionários que me atenderam, demitidos kkkkk.

Quando fui na Claro fazer a mesma coisa, trocaram o chip, mas tentaram empurrar algum plano.

Depois de eu falar que eram obrigados a fazer a troca e mostrar o site da Anatel e o da própria operadora, desistiram de empurrar a migração pro pós.
 
Ano passado, troquei meu chip da OI pelo da TIM. Fiquei até surpreso com a conduta dos atendentes da loja própria.

Empenharam-se em conseguir um chip do DDD 11 (moro no 31), ofereceram até e-SIM e, o que me deixou mais desconfiado: em nenhum momento, falaram de migrar de plano, ou colocaram empecilhos no processo.

Mas pode ser que isso já tenha mudado e os funcionários que me atenderam, demitidos kkkkk.
A explicação para isso é: loja própria, funcionários próprios, não terceirizados, em geral o atendimento é bom. Quando fiz a troca do chip, também foi tranquilo. Funcionário próprio não costuma ter tanta rotatividade.

No entanto, eu ainda tenho uma linha que foi pra tim com um chip oi, justamente pelo fato de conectar na rede da claro.
 
Eu penso que com a 5G ja se pode rivalizar com uma banda larga de 300 megas, caramba dependendo da região, 5G poderia ser uma legitima solução par quem mora aonde não tem nenhuma fibra nem mesmo cabo coaxial, mas infelizmente ainda estamos presos a planos idiotas de 7gb de limite de dados.
a internet mobile ta evoluindo mas não os planos, e pior navegar na internet mesmo sem fazer downloads grandes esta ficando cada vez mais caro em consumo de dados, sites agora tem 1 milhão de coisas que precisam ser baixados para mostrar.
 
Eu penso que com a 5G ja se pode rivalizar com uma banda larga de 300 megas, caramba dependendo da região, 5G poderia ser uma legitima solução par quem mora aonde não tem nenhuma fibra nem mesmo cabo coaxial, mas infelizmente ainda estamos presos a planos idiotas de 7gb de limite de dados.
a internet mobile ta evoluindo mas não os planos, e pior navegar na internet mesmo sem fazer downloads grandes esta ficando cada vez mais caro em consumo de dados, sites agora tem 1 milhão de coisas que precisam ser baixados para mostrar.
Nunca que uma conexão móvel(pode ser 5G,6G,90G,1000G G redondo G quadrado) vai ter a mesma estabilidade de uma conexão fixa por fibra ótica.
 
Eu penso que com a 5G ja se pode rivalizar com uma banda larga de 300 megas, caramba dependendo da região, 5G poderia ser uma legitima solução par quem mora aonde não tem nenhuma fibra nem mesmo cabo coaxial, mas infelizmente ainda estamos presos a planos idiotas de 7gb de limite de dados.
a internet mobile ta evoluindo mas não os planos, e pior navegar na internet mesmo sem fazer downloads grandes esta ficando cada vez mais caro em consumo de dados, sites agora tem 1 milhão de coisas que precisam ser baixados para mostrar.
Podia lançar internet móvel 10G com 500 Giga de velocidade, que uma fibra óptica ponta a ponta com 500 Mega seria uma melhor escolha por conta da estabilidade e latência. Móvel sempre vai ter variação, você faz medição e cada medição algo muda.
Mas numa coisa você tem razão, onde não houver cobertura de fibra ou cabo, usar 5G como banda larga fixa hoje ajudará muito, por conta da velocidade, mesmo variando, vai ajudar a fazer as tarefas mais rápido ou consumir streaming.
 
Como já me manifestei aqui, tenho tanto Oi -> Tim como um Oi -> Claro, e recebi hoje a seguinte mensagem da Claro:

a 'ATENCAO: por motivos tecnicos seu chip precisa ser trocado em ate 30 dias. Ligue para 1052 e receba um novo chip GRATIS em seu endereco. Eh rapido e facil.

Tá na cara que vem tentativa de migrar plano. Vou esperar o chip atual pifar, depois vou atrás de trocar e brigar pra manter o plano.
eu como era pos pago, ja falei para voltar o que era, e deu certo. estou querendo trocar de celular e pegar um que tenha e-sim e ver se vai dar b.o. dinovo na troca de plano.
 
Nunca que uma conexão móvel(pode ser 5G,6G,90G,1000G G redondo G quadrado) vai ter a mesma estabilidade de uma conexão fixa por fibra ótica.
Fora que o espectro é limitado, para ter tamanha capacidade numa região, precisa trabalhar com células pequenas de cobertura.
E para trabalhar com células menores precisa de mais rádio e nisso mais custo (implantação x operação).
O 5G pode ser sim uma opção (mais não a princípal) de acesso em algumas regiões.
 
eu como era pos pago, ja falei para voltar o que era, e deu certo. estou querendo trocar de celular e pegar um que tenha e-sim e ver se vai dar b.o. dinovo na troca de plano.
Dá uma olhada nos modelos da Motorola, tem motorola G54 que tem E sim e custa barato
 
Qual a diferença dessas antenas aí? O que muda?
Vou dizer pelo que vi nos vídeos em que o pessoal dos EUA faziam testes:

Muito mais velocidade podendo ultrapassar os 4Gbps de download devido a sua alta largura de banda e menor ping. Mas tem um lado bem ruim nelas também, se tiver uma árvore na frente dessas antenas aí, já interfere no sinal, fora que o alcance de sinal é muito menor, sendo assim, necessário várias antenas dessa pra poder ter uma cobertura legal.

Quanto maior a frequência, menor a cobertura.
 
Talvez recebem suporte via atualização de software?
Os aparelhos vendidos aqui não têm a antena necessária

necessário várias antenas dessa pra poder ter uma cobertura legal.
basicamente teria que ter uma antena a cada esquina e ainda assim só serviria pra quem está na frente dela. esse tipo de cobertura só é útil em lugares que costumam concentrar muita gente (estádios, pontos turísticos ou um pavilhão de eventos, como esse onde a Claro instalou)
 
Vi hoje no https://erbs.tech/ que a Claro registrou uma antena mmWave (AIR 5322 B258 Ericsson - n258) em São Paulo. Segue localização: https://erbs.tech/?lat=-23.64564&lng=-46.62943&zoom=17



Fico me perguntando, se somente os dispositivos comprados nos EUA possuem suporte a mmWave, como que ficam os nacionais já vendidos por aqui? Talvez recebem suporte via atualização de software? 🤔

Só espero que essa potência de 999 W seja um erro.
Se for verdade a Claro deve ter parceria com algum serviço de oncologia :nelson:

Edit: não é erro, a potência máxima é absurda mesmo!
image-4-1024x308.png
 
Vi hoje no https://erbs.tech/ que a Claro registrou uma antena mmWave (AIR 5322 B258 Ericsson - n258) em São Paulo. Segue localização: https://erbs.tech/?lat=-23.64564&lng=-46.62943&zoom=17



Fico me perguntando, se somente os dispositivos comprados nos EUA possuem suporte a mmWave, como que ficam os nacionais já vendidos por aqui? Talvez recebem suporte via atualização de software? 🤔

1000 watts!!!! Deve ser por causa da frequência altíssima dessa banda.
 
Boa noite
Alguém já testou o 5G da brisanet no aparelho Samsung A54 5G?
Cara essa Brisanet móvel está uma incógnita. Não entendi os critérios de ativação de suas redes e não se tem notícias de quem usa a operadora. Acredito que nesse ano de 2024 a coisa alavanque porque tá muito em off as coisas. E acredito que todo celular autorizado pela anatel vai pegar, porque se não vai ser só prejuízo para Brisanet.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Afinal a rede da brisa já está ativada na Fortaleza? Alguém de Fortaleza pode fazer uma pesquisa de rede para ver se tem? Ou atrasou os planos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

mmWave tem que ter potência alta mesmo.
E se duvidar, mesmo assim o alcance dessa célula aí é baixíssimo.
Certas coisas acho que nem compensa.
 
Abrindo o aplicativo de telefone padrão da Samsung > três pontinhos > Configurações > Sobre o Telefone, aparece "Transferência de chip versão 15.0.00.83". Obs.: Só aparece em aparelhos com o Android 14.

photo-2024-01-13-16-56-15.jpg


Seria um indicativo que será possível transferir um eSIM de um Galaxy para outro como acontece no iPhone?

Estou atrasado ou já comentaram sobre isso?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo