[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

A Claro tem boa cobertura 3 e 4G nas capitais do Nordeste?

Estou quase portando para o Claro Flex, cuja oferta me dá mais 2 GB por ter TV NET.
 
A Claro tem boa cobertura 3 e 4G nas capitais do Nordeste?

Estou quase portando para o Claro Flex, cuja oferta me dá mais 2 GB por ter TV NET.
3G tem boa cobertura por causa dos 850Mhz, mas o 4G não, ainda estão utilizando a B28 aos poucos, então a maioria das ERBs é B7 e B3.
 
sem a config minima do IMS + APN não vai ter volte e nem vowifi.
a algumas dezenas de paginas a trás eu postei o arquivo extraído dos aparelhos samsung aqui no tópico com todas as configs de ims + apn de todas as operadora, boa sorte em encontrar o post com as configs pq não tenho como extrair de novo do aparelho o xml :bat:
e boa sorte tb em tentar colocar essas configs no aparelho, no samsung só a base de root e manipulando o xml.
Boa noite!
Eu tenho root no meu aparelho qual é o caminho para colocar as configs de ims + apn no arquivo xml?
 
3G tem boa cobertura por causa dos 850Mhz, mas o 4G não, ainda estão utilizando a B28 aos poucos, então a maioria das ERBs é B7 e B3.

Imagina a qualidade péssima de sinal 5G quando chegar, levando em conta a baixa densidade de antenas (em relação ao recomendado) e a frequência de 3500MHz...

Vai ser um fiasco, vai funcionar só na Paulista, na Faria Lima e Praia de Copacabana.
 
Boa noite!
Eu tenho root no meu aparelho qual é o caminho para colocar as configs de ims + apn no arquivo xml?

faça BK do teu arquivo xml.
e não edite o inicio do teu xml, esse inicio ->
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<CustomerData>
<GeneralInfo>
<CSCEdition>ED0009</CSCEdition>
<Country>Brazil</Country>
<CountryISO>BR</CountryISO>
<Region>LA</Region>
<SalesCode>ZTO</SalesCode>
<NbNetworkInfo>25</NbNetworkInfo>

começa a editar a partir do primeiro <NetworkInfo>

lembrando não sou responsável por nada no que ocorra com seu aparelho, se tu fizer teu aparelho virar um peso de papel o risco é totalmente seu :bat:

e tem mais infos minhas ae no tópico mostrando o procedimento que fiz, só que to sem tempo de procurar :haha:
 
Quase migrando para a Claro ou Vivo. A TIM anda péssima aqui na Zona Sul de SP. Pelo menos na minha experiência...
 
Bom dia pessoal. Sobre 4G+, realmente faz uma grande diferença um aparelho que tenha os protocolos mais recentes de agregação, além claro da banda 28. O iPhone 6S tinha as bandas 3, 7 e 28 além de fazer agregação normalmente, porém não era tão eficaz na captação de sinal, direto vivia sem sinal em alguns lugares que frequentava.

Minha namorada também enfrenta alguns problemas pois apesar de se conectar somente com as bandas 3 e 7 no 4G+, ela experimenta uma deficiência óbvia de sinal (Redmi Note 7 sem banda 28).

Pelo menos na minha parte, consegui liquidar essa questão usando um aparelho nacional homologado desses mais recentes, primeiro o P30 Lite e agora com o G7 Plus, pegam e seguram bem o 4G+ até nos piores lugares.
 
Alguém usa o Tim Live internet ? O plano 4g da Tim ?
Vi que e limitado a 5mb o 4g porém queria referência de alguém que tenha.
 
Quem está se saindo melhor em SP, Vivo ou Claro?
 
Quase migrando para a Claro ou Vivo. A TIM anda péssima aqui na Zona Sul de SP. Pelo menos na minha experiência...

Claro Flex vale muito a pena, pra mim melhor plano hoje em dia. Eu era TIM beta lab, sai fora da TIM faz uns 4 meses, na época por causa de 1 ponto, sim 1 ponto(que pra mim foi até mentiroso) a TIM me tirou o beta lab, na época já até estava pensando em cair fora e a TIM só me deu motivos.
 
Quem está se saindo melhor em SP, Vivo ou Claro?

Minha experiência:
Claro é mais rápida.
Vivo é mais estável, tráfego de dados melhor em locais lotados.

Cobertura/sinal é mesma coisa, tem um ou outro lugar que uma vai ser melhor, mas no geral é bem próximo.

Pra mim a Vivo é superior, pois mesmo não sendo a mais rápida, sua velocidade é o bastante pra garantir a mesma experiência do usuário.

Agora se você vive fazendo speedtest melhor ir de Claro.

Uma coisa que me incomodava na Claro é a lentidão em locais lotados, nos mesmos locais com a Vivo a navegação flui normal.
 
VoLTE e VozWiFi, na Claro, só funcionam em plano pós pago.
Não funcionam em Flex, controle, pré pago, etc
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Minha experiência:
Claro é mais rápida.
Vivo é mais estável, tráfego de dados melhor em locais lotados.

Cobertura/sinal é mesma coisa, tem um ou outro lugar que uma vai ser melhor, mas no geral é bem próximo.

Pra mim a Vivo é superior, pois mesmo não sendo a mais rápida, sua velocidade é o bastante pra garantir a mesma experiência do usuário.

Agora se você vive fazendo speedtest melhor ir de Claro.

Uma coisa que me incomodava na Claro é a lentidão em locais lotados, nos mesmos locais com a Vivo a navegação flui normal.
Depende do lugar.
Na minha residência a claro leva uma surra da Tim, Vivo, e (pasme!) da oi.
 
Quem está se saindo melhor em SP, Vivo ou Claro?
Sempre vai ter algum lugar que sua operadora vai falhar... Em geral, em SP vale a pena ficar na Vivo e Claro.
Antes de decidir, pegue um chip pré delas e teste na sua casa, no trabalho, na escola, na casa do namorado(a)...
Um diferencial é que tem operadora com cobertura no metrô, não me lembro qual...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera que usa o cellmapper... Tem um monte de antenas a serem posicionadas nos locais corretos.

Tim 724-99 (ran sharing) SP

Tim 724-4 DF

Vivo 724-11 RJ

Oi 724-31 PE
 
Última edição:
Como que posiciona?
até hoje não sei como posicionar o local correto das torres.
1. Vc precisa ser registrado e ter subido uma determinada quantidade de pontos.

2. No site ou no app vc clica na antena vermelha e arrasta para o local correto.

3. Para saber os locais das antenas vc pode usar o app da Anatel ou o site Telebrasil.

Para saber o local da antena, fica mais fácil se o cellmapper registrar pelo menos 3 setores de uma determinada frequência.

Por exemplo, na Vivo se o cellmapper tiver mapeado setores com finais 1, 2 e 3 a antena estará "no meio" deles.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por exemplo, a Oi PE tem uma antena com 3 setores (881247).

https://www.cellmapper.net/map?MCC=...Only=false&showBand=0&showSectorColours=true#

Provavelmente a antena está centralizada em relação aos 3 setores já mapeados.
 
Última edição:
Bom dia Pessoal, gostaria de compartilhar algumas informações com vocês.
Moro na região central de Atibaia SP, e no meu prédio, tem varias antenas instaladas. Pelo que eu sei, tem
da Claro, Tim, Nextel e links de comunicação.
Semana passada, estava saindo da garagem do prédio, quando chegou uma esquipe da Claro para descarrregar alguns equipamentos.
Eu acabei puxando conversa com um rapaz enquanto os outros descarregavam e subiam com os equipamentos. Esse rapaz é engenheiro
de RF da Huawei que estava a serviço da Claro. Por sinal, muito gente boa, conversamos por um tempo, e nessa conversa, fiz algumas perguntas a ele.
Vou colocar aqui as perguntas e respotas:

Eu: O que voces irão fazer hoje aqui?

Ele: Estamos aumentando a capacidade de um dos setores da eNodeB, pois está saturando em horários de picos.

Eu: Por que o sinal da claro na maioria das vezes cai quando entramos em um ambiente fechado?

Ele: Pode ser diversos fatores, desde seu aparelho celular, que influencia muito, até mesmo como está configurada a antena do setor que você está conectado. Sem falar das bandas, que quanto mais altas, mais fraco é o sinal para panetrar ambientes fechados. Não é um problema da claro, isso é uma caracteristica da tecnologia.

Eu: Quais aparelhos tem mais problemas com isso?

Ele: Quase todos tem uma antena muito pequena e sensível, mas os que são melhores, que inclusive usamos para testes na rede, são da Samsung seguido pela motorola. O resto é tudo extremamente sensível, até mesmo as mãos do usuário influenciam.

Eu: Sobre as bandas, pq a 28 é mais difícil de pegar?

Ele: Não é que seja difícil, mas vai depender de como a rede foi projetada. A banda 28, na maioria das operadoras, são planejadas para lugar mais longes
ou ambientes fechados, o proprio sistema de handoff (acho que é assim que escreve) gerencia isso conforme cada operadora configura. As bandas maiores são mais rápidas, então as operadoras dão
mais prioridade para elas.

Eu: Como as antenas da claro são conectadas com a central? Via fibra ou rádio?

Ele: O backhaul da Claro aqui em Atibaia é todo via fibra com redundância. Como o trafego aqui é alto, a claro fibrou a cidade toda já faz tempo. Tem um anel óptico da claro na rodovia fernão dias que leva direto para a central em SP. Antes era via rádio microondas, diretamente para SP, em linha reta, dá uns 40km.

Eu: Acompanho um forum pela internet, e o pessoal sempre reclama que o sinal da claro e vivo caem do nada, ou somente o 4g cai e depois de um tempo volta, ou quando coloca no modo avião e tira. O que pode ser?

Ele: Isso é característico do aparelho da pessoa. As vezes, por alguns segundos o celular fica com sinal fraco, e ja solicita o handoff para a central, que acaba
derrubando para outra tecnologia com sinal maior, na maioria das vezes, o 3G. Pode ser também que o plano da pessoa tem algum qos, que faz isso para tentar deixar o sinal mais estável, mas acaba atrapalhando mais ainda.

Eu: Então as operadoras fazem distinção pelo plano? Isso não é errado?

Ele: Todas fazem, errado é, mas ninguém vai conseguir provar, então elas fazem isso mesmo, principalmente a vivo e a Tim.


Eu: Já que você presta serviços para todas operadoras, de modo geral, qual é a melhor?

Ele: De modo geral, a Claro é a que acaba sendo a melhor, estão sempre investindo em equipamentos novos, em projetos de ampliação, e mão de obra qualificada, redes com capacidade de sobra, e estabilidade muito boa. O centro de gerenciamento de redes da claro, dá um show nas outras, com isso, eles conseguem prever e resolver possíveis problemas na rede antes que aconteça. Em segundo lugar a Vivo, depois Tim e Oi. A oi não tenho muito o que falar, pois estão cada vez mais sucateados.

Bom, foi essa mini entreveista que fiz com ele. No próximo fim de semana ele vai voltar para ativar os novos equipamentos, pois segundo ele, sempre precisa de ajustes técnicos. Se eu me lembrar de mais alguma coisa, posto aqui. No próximo fim de semana, vou tentar conversar com ele novamente, se vocês tiverem alguma pergunta, poste aqui que
vou fazer a ele. Lembrando que ele presta serviço para todo DDD 011.
 
Última edição:
Legal isso, com certeza você demonstrou ter um mínimo de interesse e conhecimento técnico, imagina um leigão de tudo perguntando essas coisas, ele respondendo tecnicamente da maneira que fez e o entrevistador não compreendendo nem metade das falas.

E como é terceirizado o cara tem um perfil menos encabrestado mesmo, certa altura cheguei na moral bem de boa num técnico próprio da Claro, fiz umas perguntas técnicas e o cara foi totalmente "no brain", daqueles que só sabia apertar parafuso e abraçadeira na antena ou tava sem saco no dia.
 
Bom dia Pessoal, gostaria de compartilhar algumas informações com vocês.
Gostaria de ter tido uma oportunidade como esta, uma vez eu estava indo pra casa e vi um cara fardado saindo de dentro de uma torre que é da Claro/TIM e Oi, perguntei se era técnico de alguma operadora e o mesmo negou, não deu detalhes, mas vi que estava com um taqueômetro/parquímetro, não sei exatamente oq planejam fazer nesta torre, deste então já fazem 2 meses e não vi mudança nenhuma.
 
Eu fiquei surpreso tbm, pois o cara foi muito gente boa, conversou numa boa. Lembro que com os técnicos da net era difícil conversar, os caras pareciam "pedreiros", só mexiam a cabeça.

Me lembrei também que ele falou sobre os projetos da tim, que basicamente eles ignoram quase tudo, não fazem estudo topográfico, e as vezes, um sinal que era pra chegar até "tal' local, chega na metade do caminho... Enquanto a claro e vivo, fazem estudo até do ph do solo, pois influência no sinal rf. Ele falou que as antenas da vivo e claro tem controle de "tilt" eletrônico, chamado de RET, ou seja, a distância, a central consegue mudar a inclinação do sinal, sem que o técnico tenha que ir até o local. Enquanto a tim, não utiliza esse recurso, fazendo com que toda alteração, ocorra de forma manual, o que demora muito.

Já estou separando algumas perguntas pra fazer para ele, caso encontre no fim de semana.
 
Uma sugestão de pergunta:
Em campo aberto (Sem obstáculos), qual é o alcance, em média,
Para 700 MHz (b28), 850 (b5), 1800 (b3), 2100 (b1) e 2600 (b7).
Ou resumindo, qual o alcance para cada banda.
 
Uma sugestão de pergunta:
Em campo aberto (Sem obstáculos), qual é o alcance, em média,
Para 700 MHz (b28), 850 (b5), 1800 (b3), 2100 (b1) e 2600 (b7).
Ou resumindo, qual o alcance para cada banda.
Outra interessante seria, qual o critério que a operadora usa para habilitar determinadas frequências?

A Claro vai começar usar VoLTE em outros estados quando?
 
Outra interessante seria, qual o critério que a operadora usa para habilitar determinadas frequências?

A Claro vai começar usar VoLTE em outros estados quando?

Eu diria que quando lançar o 5G.

Quando o 5G for lançado, o VoLTE e o VoWiFi serão tecnologias consolidadas, até porque o VoNR (Voice over New Radio, é o "VoLTE do 5G") é obrigatório, enquanto o VoLTE é opcional. Ambos funcionam com IMS e no futuro próximo a rede 2G será desligada, não pode depender só de uma rede (3G) para fazer chamadas convencionais.
 
Eu diria que quando lançar o 5G.

Quando o 5G for lançado, o VoLTE e o VoWiFi serão tecnologias consolidadas, até porque o VoNR (Voice over New Radio, é o "VoLTE do 5G") é obrigatório, enquanto o VoLTE é opcional. Ambos funcionam com IMS e no futuro próximo a rede 2G será desligada, não pode depender só de uma rede (3G) para fazer chamadas convencionais.
É IMPOSSÍVEL(isso na teoria) manter 2G 3G 4G 5G na mesma torre além do gasto absurdo de energia elétrica a torre vai desabar por causa do peso das antenas e fora que já tem alguns relatos que a TIM claro e vivo estão "desligando o 2G pelas bordas" deixando apenas o 3G ou 4G ou mesmo somente o 4G com VoLTE(TIM)
 
É IMPOSSÍVEL(isso na teoria) manter 2G 3G 4G 5G na mesma torre além do gasto absurdo de energia elétrica a torre vai desabar por causa do peso das antenas e fora que já tem alguns relatos que a TIM claro e vivo estão "desligando o 2G pelas bordas" deixando apenas o 3G ou 4G ou mesmo somente o 4G com VoLTE(TIM)
2G já está em desligamento.
 
Ok pessoal, vou tentar perguntar tudo pra ele amanhã.
Pedi pro síndico do prédio me avisar quando o engenheiro chegar. O síndico me disse que pra poder acessar as antenas do prédio, ele recebe uma ligação horas antes avisando que "tal" técnico está autorizado a entrar e acessar as antenas. Até mesmo quando precisa fazer alguma manutenção no prédio e precisa acessar a área das antenas, precisa comunicar o encarregado que cuida do acesso as antenas, pois eles são bem restrito.
Aproveitei pra perguntar quantas vezes eles fazem manutenção nas antenas, e o síndico disse que praticamente toda semana tem gente mexendo nelas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo