[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

2G já está em desligamento.

Eu não sei se dá pra bater nessa tecla com certeza. Devem manter o 2G compartilhado. A menos que as coisas mudaram, está mais fácil mudar o 3G antes do 2G.
 
Eu não sei se dá pra bater nessa tecla com certeza. Devem manter o 2G compartilhado. A menos que as coisas mudaram, está mais fácil mudar o 3G antes do 2G.

Desligamento 100% do 3G vai acontecer antes do 2G por conta das máquinas M2M.
 
Desligamento 100% do 3G vai acontecer antes do 2G por conta das máquinas M2M.
O 3G não seria mais viável, já que tem maior capacidade de transmissão de dados e pode servir como backup caso o 4G fique indisponível por alguma razão?
 
O 3G não seria mais viável, já que tem maior capacidade de transmissão de dados e pode servir como backup caso o 4G fique indisponível por alguma razão?
Pra usuário sim, pra máquinas m2m não.

Conta quantas máquinas de cartão gsm tem ae na sua região, outros equipamentos utilizados por empresas que são 2g.
Basicamente essas máquinas não usam tráfego dados elevado, é coisa mínima.
Vai rolar de 2g ficar ativo para bk de voz e m2m.

3g ficar ativo, só se a base de clientes(dispositivos na rede da operadora) ainda representar algum número expressivo.

E quando vier o 5g então, capaz de morrer de vez 3g e o 2g. Vai ficar 4g bk por conta da distância de cobertura e 5g pra grandes aglomerações de dispositivos.
 
Pra usuário sim, pra máquinas m2m não.

Conta quantas máquinas de cartão gsm tem ae na sua região, outros equipamentos utilizados por empresas que são 2g.
Basicamente essas máquinas não usam tráfego dados elevado, é coisa mínima.
Vai rolar de 2g ficar ativo para bk de voz e m2m.

3g ficar ativo, só se a base de clientes(dispositivos na rede da operadora) ainda representar algum número expressivo.

E quando vier o 5g então, capaz de morrer de vez 3g e o 2g. Vai ficar 4g bk por conta da distância de cobertura e 5g pra grandes aglomerações de dispositivos.
Eu não sabia que a receita das operadoras era tão relevante assim com contratos M2M ao ponto delas preferirem manter uma rede com menor capacidade só para esses equipamentos. Acho que muitos usuários aqui do fórum acabam entrando em uma bolha e começam a pensar que o VoLTE já é uma realidade massificada... Não é a percepção que eu tenho, na verdade a presença de uma rede de dados estável e de maior capacidade é muito mais requerida nos dias de hoje, em que cada vez mais usuários fazem ligações via WhatsApp e apps de mensagens similares.

Eu já testei, e uma ligação via internet em uma rede 2G é simplesmente terrível, tanto via WhatsApp como via Telegram. O 5G ainda não é uma realidade viável no exterior, quem dirá aqui... Todas as redes de 5G ativas até agora ainda estão em estágio experimental e já estão falando aqui em desligar o 3G que a maioria das operadoras brasileiras usam como canal de voz principal... É difícil imaginar esse cenário a curto ou médio prazo.
 
Se uma operadora desliga o 3g, no mínimo libera na hora 5mhz para 4g.
Já cada canal 2g (gsm) usa uma largura de banda de 200khz. Dá para apertar 12 canais naqueles pedaços de 2,5mhz na B8 (900mhz).
Além disso, é possível colocar alguns canais nas bandas de guarda do 4g na B3 e B5.
Assim, uma tecnologia de quase 30 anos vai sobrevivendo...
 
Última edição:
Pessoal, trago novidades. Consegui conversar novamente com o engenheiro, vou tentar postar tudo aqui, pois ele falou tanto que quase esqueci tudo kkk ficamos meia hora conversando, vou tentar colocar aqui da mesma forma que ele falou comigo.
As perguntas foram:

Eu: Sobre os testes de velocidade, são confiáveis? Qual mais indicado:

Ele: Não são confiáveis, só servem para nos dar uma noção. A gente precisa entender 2 coisas, uma é a velocidade da rede da operadora, ou seja, rede interna, da antena até o roteador de borda da operadora, passando pelos switchs e backhaul interno da operadora, e a outra, é a velocidade da internet em si. Se você quiser saber se a rede da operadora de celular está lenta ou congestionada, te recomendo fazer um teste para um servidor da própria operadora, no aplicativo speedtest tem servidores da claro,vivo tim etc… Ai você vai saber como está a velocidade da antena até o roteador de borda, ou seja, rede interna, sem passar por nenhuma outra rota de outra operadora. Agora se você escolher outro servidor qualquer, você vai passar por toda internet, ou seja, da antena até o servidor de destino, passando por várias redes, de várias operadoras, vários roteadores e switchs, ou seja, se você passar por um roteador de outra operadora que esteja com problemas, sua conexão vai dar como lenta, mas o problema está em outro lugar, e não na sua operadora. De forma geral, é muito impreciso, o pessoal da área interna não leva em consideração devido a vários fatores. A anatel criou aplicativos para testes, mas nem eles mesmos levam em consideração.

Eu: E o VoLTE, quando a claro vai liberar para todo o país?

Ele: A questão do volte já está pronta técnicamente faz tempo, o core já está pronto há muito tempo, tanto da claro,vivo e tim. A liberação para cada ddd depende do departamento de marketing e diretoria, cada operadora faz o marketing de um jeito. Nós que trabalhamos na parte Técnica, não entendemos também por que demora tanto em liberar, se já está tudo pronto.

Eu: Pq em alguns aparelhos não dá pra ativar o VoLTE?

Ele: Isso envolve o fabricante do aparelho, praticamente todos aparelhos 4g são compatíveis com o VoLTE, porém o fabricante não habilita essa função. Pra funcionar, precisa da homologação das operadoras, é uma coisa burocrática, envolve dinheiro, compra de drives para ativação, é bem chato…

Eu: Sobre a agregação de portadoras, como funciona isso?

Ele: Para funcionar de forma correta, precisa de uma ótima otimização das enodb e todo o resto do sistema, pois se uma antena estiver fora de sincronia com a outra, vai causar uma instabilidade muito grande, e a conexão vai ficar pior que EDGE.
Não são todas antenas que tem isso ativo, justamente por causa desses problemas. Às vezes as operadoras preferem deixar desabilitado do que otimizar tudo para funcionar. Na maioria das vezes, o CA fica ativo em uma mesma antena com 2 ou mais bandas, do que ficar ficar ativo em 2 ou mais antenas de outras enodeb. Quando está na mesma antena, fica mais fácil de otimizar a sincronia. ( Não sei se ficou claro, mas ele quis dizer que é melhor configurar a agregação em uma antena só que irradia sinal de 2 ou mais frequências, do que agregar uma frequência de uma antena e outra frequência de outra antena que está mais longe).

Eu: Quantos quilômetros cada banda consegue chegar em campo aberto? Tem idéia?

Ele: Olha, em testes de laboratório, a banda 28 bem configurada e otimizada pode passar dos 30 km em campo totalmente aberto, enquanto a banda 7 consegue no máximo 6km. Na vida real, vai depender de vários fatores, mas as próprias operadoras nunca vão fazer isso, pois quanto mais km chegar um sinal, mais gente vai se conectar, ocasionando em uma saturação. Recentemente a Ericson, em testes, conseguiu fazer o 4G chegar em 200km de distância, mas isso na prática vai ser muito difícil.

Eu: As operadoras usam qual critério para habilitar determinadas bandas em cidades?

Ele: Se a operadora tiver licença para usar todas, ela vai usar. A não ser que for em uma cidade que não tem necessidade para usar todas, pois vai acabar ficando ociosa na maioria do tempo. Nesse caso só vai gerar custos com os rádios ligados a toa. Por isso a banda 28 em cidades pequenas é importante.
Outro ponto tbm, é que as operadoras colocam em primeiro lugar o lucro, onde mais vai ter retorno financeiro. Elas não ligam para o cliente, se o sinal está bom ou ruim, elas vão investir e melhorar o sinal onde tiver retorno financeiro. Por isso as pequenas cidades do interior acabam tendo a cobertura ruim. Com a banda 28 isso é pra melhorar.

Eu: O 2g será desligado quando, tem previsão?

Ele: O 2g já não recebe investimentos a anos, nem tem sentido tbm. As operadoras só estão segurando o 2g por conta de algumas máquinas m2m que envolve contratos. Mas acredito que com a chegada do 5G, o 2g morrerá de vez. Também existe a possibilidade do 3G ser desligado primeiro. O 3G só não foi desligado ainda por conta de ligações de voz.

Eu: E o 5G, tem alguma previsão?

Ele: Especula-se internamente que as operadoras brasileiras não estão nem um pouco a fim de investir milhões de reais nisso, pelo menos por enquanto. Outro fator é a dificuldade em conseguir licenças para instalação de torres/antenas, que é muito difícil, e o 5G vai precisar de muitas antenas. Acredito que no final de 2021 teremos novidades. Por enquanto o 4g está dando conta.

Eu: Para a instalação de uma torre nova, quais são os passos?

Ele: Primeiro a operadora aponta onde ela quer melhorar a cobertura e pede um projeto para a Huawei ou Ericson, então nós fazemos um estudo do local, de forma a otimizar o máximo possível. As vezes nem precisa instalar uma nova torre, fazendo alguns ajustes em antenas próxima, conseguimos melhorar a cobertura no local solicitado.
Mas quando vai de fato instalar uma nova torre, depois do projeto feito, vamos para o passo chamado " Site Survey", que é localizar o melhor ponto para fazer a instalação. As vezes é feito em um terreno, às vezes é feito em prédios. Quando se trata de prédios, demora mais, pois precisamos da autorização dos moradores, é necessário aguardar assembléia do condomínio para saber se os moradores aprovam ou não…. Depois de definido o local, vem a parte burocrática, que envolve autorização da prefeitura e Anatel, é aí que o negócio pega, leva meses, às vezes anos…. Depois de resolvido a parte burocrática, o pessoal de Engenharia vai a prepara o terreno e infraestrutura, depois o pessoal responsável pela instalação coloca os equipamentos e faz as ligações, depois é feita ativação dos equipamentos e ajustes técnicos… O que demora mais é a parte burocrática mesmo, pois a parte de instalação não costuma passar de 1 mês.

Eu: Você presta serviço somente para a claro atualmente?

Ele: Não, trabalho para a Huawei, que presta serviço para todas operadoras. Antes trabalhava para a Ericson, que também presta serviço para todas. Tenho amigos que trabalham para a Nokia, que presta bastante serviço para a Oi em outros estados.
Na real são todas amigas.

Eu: Como funciona os investimentos na rede? Quais critérios são levados em conta?

Ele: Por exemplo, aqui no ddd 11 podemos dizer que a vivo e a claro investem mais, enquanto no ddd 21 a tim costuma investir mais. Na verdade cada região do país tem um investimento diferente. Onde as operadoras investem mais, é no sudeste e sul, principalmente capitais e região metropolitana, é onde dá mais lucro, o resto do país, é meio esculhambado. Tenho amigos que trabalham em outros estados e eles mesmos dizem isso. Uns anos atrás, me enviaram para o rj para ajudar em um projeto da tim, e lá a coisa é feia, é gambiarra em cima de gambiarra, não por parte das operadoras, mas sim os técnicos, fazem de qualquer jeito o serviço… lá tem muito caso de vandalismo em sites, é bem comum, isso prejudica bastante as coisas.

Eu: Uma curiosidade minha, como é feito a manutenção das antenas, quanto tempo costuma levar?

Ele: Bom, os sites trabalham com alarmes, de temperatura,falha de energia, falha em banco de baterias, gabinete aberto etc… Sempre que dispara um alarme na central, em poucas horas o pessoal começa a fazer o acesso remoto para tentar resolver, quando é um problema lógico, na maioria das vezes é resolvido remotamente. Quando se trata de falhas em peças, é aberto uma ordem de serviço para que um técnico vá até o local para ver o que está acontecendo. Quando é em cidades próximas, no mesmo dia ou em até 24 horas é feita a visita técnica. Quando é em cidades longes ou interior, demora mais, tem casos que leva até 10 dias. Às vezes chegamos no site, e precisa ser trocada alguma peça que não temos no momento, aí precisamos voltar até a base e buscar a peça. As vezes nem na base tem, aí precisamos aguardar a chegada, leva alguns dias. Inclusive hoje estou cheio de alarmes para checar, só aqui em Atibaia tem mais 4 para verificar, depois vou pra zona norte de sp checar mais 2.

Eu: Você sabe se será instalado novas antenas aqui na cidade?

Ele: Sim, existe um plano de expansão e otimização que pega toda zona norte de sp incluindo Atibaia, guarulhos e mairiporã. Da última vez que vi o projeto, estava prevista a instalação de 17 novas antenas aqui na cidade, porém pode ser que esse número tenha alterado. A última instalação foi na avenida Lucas Nogueira, ao lado do burguer king. Provavelmente as próximas instalações estão em processo burocrático.

Eu: Muita gente me pergunta qual a melhor operadora, eu sempre digo que não tem melhor, tem a menos pior, qual sua opinião sobre isso?

Ele: Olha, eu presto serviço para todas, e posso te dizer com toda certeza que não existe melhor operadora em todo o lugar, cada região uma vai ser melhor que a outra. Por isso eu falo, quer trocar de operadora? Compra um chip pré pago de cada uma e testa por uma semana nos lugares que você mais usa, com isso você vai descobrir qual tem o melhor sinal nos locais que você vai usar. Depois é só pegar as que tem o melhor sinal, e comparar os planos, a que for do seu agrado, você usa.
O que posso dizer, é que em termos de infraestrutura e estabilidade sistêmica, vem a claro seguida pela vivo. A tim funciona bem em vários locais, mas é igual restaurante chinês, custa barato, mas a cozinha é uma nojeira. ( Nesse caso, a cozinha seria a parte de infraestrutura ).

Eu: Cara, muito obrigado por ter respondido, a maioria dos técnicos não quer papo.

Ele: Disponha, sempre que puder ajudar estou a disposição. Na verdade essas informações são confidenciais, por isso a maioria dos técnicos não falam. Tem também a turma que não entende nada, só sabem apertar parafuso e mudar o tilt das antenas.

Eu: Participo do fórum adrenaline, o pessoal lá sempre tem dúvidas, você poderia entrar lá e conversar com o pessoal.

Ele: Não, to fora, já participei de grupos e fórum tempos atrás. É difícil, sempre tem o povo especialista em YouTube, baseado em achismo, não tenho mais paciência pra isso, e nem tempo.

Bom pessoal, pelo que me lembro foi isso, caso me lembre de alguma coisa a mais, posto aqui. Percebi que ele estava com 2 Notebooks da lenovo, aquela linha thinkpad empresarial, e varios cabos de rede e um cabo parecido com serial, provavelmente para ligar nos equipamentos e fazer ajustes.
 
Final desse mês estou me mudando para Atibaia, e realmente vi uma nova torre ao lado do burguer king (vou me mudar para 2 ruas acima) então meu chip da claro vai funcionar normalmente.

Agora, fiquei curioso sobre esse lance do pessoal de marketing, qual será a estratégia deles?
 
Estou com problemas de sinal na vivo, ta horrivel, basicamente um 3g em locais onde teoricamente o sinal é bom, competindo com a claro que ja usei e sei que é bem bom, será problema no chip? Configuração? Celular? Como proceder?
 
Estou com problemas de sinal na vivo, ta horrivel, basicamente um 3g em locais onde teoricamente o sinal é bom, competindo com a claro que ja usei e sei que é bem bom, será problema no chip? Configuração? Celular? Como proceder?

Provavelmente problema na rede, você até pode reclamar na anatel, mas dificilmente vão fazer algo.
O melhor é portar seu número para outra operadora.
 
Pessoal, trago novidades. Consegui conversar novamente com o engenheiro, vou tentar postar tudo aqui, pois ele falou tanto que quase esqueci tudo kkk ficamos meia hora conversando, vou tentar colocar aqui da mesma forma que ele falou comigo.

E que fim será que deram com a rede da Nextel? Será que começaram integrar? As linhas já estão conseguindo usar a rede da claro e vice-versa?
 
Aqui no Rio vi anúncios em lojas da Claro para clientes Nextel migrarem sem multa para a Claro.
Desconfio que vão abrir a Rede da Claro para a Nextel, e na sequência desativar sites sobrepostos.
Só que isso deve demorar pois depende de várias análises.

E que fim será que deram com a rede da Nextel? Será que começaram integrar? As linhas já estão conseguindo usar a rede da claro e vice-versa?
 
Pessoal, trago novidades. Consegui conversar novamente com o engenheiro, vou tentar postar tudo aqui, pois ele falou tanto que quase esqueci tudo kkk ficamos meia hora conversando, vou tentar colocar aqui da mesma forma que ele falou comigo.
As perguntas foram:

Eu: Sobre os testes de velocidade, são confiáveis? Qual mais indicado:

Ele: Não são confiáveis, só servem para nos dar uma noção. A gente precisa entender 2 coisas, uma é a velocidade da rede da operadora, ou seja, rede interna, da antena até o roteador de borda da operadora, passando pelos switchs e backhaul interno da operadora, e a outra, é a velocidade da internet em si. Se você quiser saber se a rede da operadora de celular está lenta ou congestionada, te recomendo fazer um teste para um servidor da própria operadora, no aplicativo speedtest tem servidores da claro,vivo tim etc… Ai você vai saber como está a velocidade da antena até o roteador de borda, ou seja, rede interna, sem passar por nenhuma outra rota de outra operadora. Agora se você escolher outro servidor qualquer, você vai passar por toda internet, ou seja, da antena até o servidor de destino, passando por várias redes, de várias operadoras, vários roteadores e switchs, ou seja, se você passar por um roteador de outra operadora que esteja com problemas, sua conexão vai dar como lenta, mas o problema está em outro lugar, e não na sua operadora. De forma geral, é muito impreciso, o pessoal da área interna não leva em consideração devido a vários fatores. A anatel criou aplicativos para testes, mas nem eles mesmos levam em consideração.

Eu: E o VoLTE, quando a claro vai liberar para todo o país?

Ele: A questão do volte já está pronta técnicamente faz tempo, o core já está pronto há muito tempo, tanto da claro,vivo e tim. A liberação para cada ddd depende do departamento de marketing e diretoria, cada operadora faz o marketing de um jeito. Nós que trabalhamos na parte Técnica, não entendemos também por que demora tanto em liberar, se já está tudo pronto.

Eu: Pq em alguns aparelhos não dá pra ativar o VoLTE?

Ele: Isso envolve o fabricante do aparelho, praticamente todos aparelhos 4g são compatíveis com o VoLTE, porém o fabricante não habilita essa função. Pra funcionar, precisa da homologação das operadoras, é uma coisa burocrática, envolve dinheiro, compra de drives para ativação, é bem chato…

Eu: Sobre a agregação de portadoras, como funciona isso?

Ele: Para funcionar de forma correta, precisa de uma ótima otimização das enodb e todo o resto do sistema, pois se uma antena estiver fora de sincronia com a outra, vai causar uma instabilidade muito grande, e a conexão vai ficar pior que EDGE.
Não são todas antenas que tem isso ativo, justamente por causa desses problemas. Às vezes as operadoras preferem deixar desabilitado do que otimizar tudo para funcionar. Na maioria das vezes, o CA fica ativo em uma mesma antena com 2 ou mais bandas, do que ficar ficar ativo em 2 ou mais antenas de outras enodeb. Quando está na mesma antena, fica mais fácil de otimizar a sincronia. ( Não sei se ficou claro, mas ele quis dizer que é melhor configurar a agregação em uma antena só que irradia sinal de 2 ou mais frequências, do que agregar uma frequência de uma antena e outra frequência de outra antena que está mais longe).

Eu: Quantos quilômetros cada banda consegue chegar em campo aberto? Tem idéia?

Ele: Olha, em testes de laboratório, a banda 28 bem configurada e otimizada pode passar dos 30 km em campo totalmente aberto, enquanto a banda 7 consegue no máximo 6km. Na vida real, vai depender de vários fatores, mas as próprias operadoras nunca vão fazer isso, pois quanto mais km chegar um sinal, mais gente vai se conectar, ocasionando em uma saturação. Recentemente a Ericson, em testes, conseguiu fazer o 4G chegar em 200km de distância, mas isso na prática vai ser muito difícil.

Eu: As operadoras usam qual critério para habilitar determinadas bandas em cidades?

Ele: Se a operadora tiver licença para usar todas, ela vai usar. A não ser que for em uma cidade que não tem necessidade para usar todas, pois vai acabar ficando ociosa na maioria do tempo. Nesse caso só vai gerar custos com os rádios ligados a toa. Por isso a banda 28 em cidades pequenas é importante.
Outro ponto tbm, é que as operadoras colocam em primeiro lugar o lucro, onde mais vai ter retorno financeiro. Elas não ligam para o cliente, se o sinal está bom ou ruim, elas vão investir e melhorar o sinal onde tiver retorno financeiro. Por isso as pequenas cidades do interior acabam tendo a cobertura ruim. Com a banda 28 isso é pra melhorar.

Eu: O 2g será desligado quando, tem previsão?

Ele: O 2g já não recebe investimentos a anos, nem tem sentido tbm. As operadoras só estão segurando o 2g por conta de algumas máquinas m2m que envolve contratos. Mas acredito que com a chegada do 5G, o 2g morrerá de vez. Também existe a possibilidade do 3G ser desligado primeiro. O 3G só não foi desligado ainda por conta de ligações de voz.

Eu: E o 5G, tem alguma previsão?

Ele: Especula-se internamente que as operadoras brasileiras não estão nem um pouco a fim de investir milhões de reais nisso, pelo menos por enquanto. Outro fator é a dificuldade em conseguir licenças para instalação de torres/antenas, que é muito difícil, e o 5G vai precisar de muitas antenas. Acredito que no final de 2021 teremos novidades. Por enquanto o 4g está dando conta.

Eu: Para a instalação de uma torre nova, quais são os passos?

Ele: Primeiro a operadora aponta onde ela quer melhorar a cobertura e pede um projeto para a Huawei ou Ericson, então nós fazemos um estudo do local, de forma a otimizar o máximo possível. As vezes nem precisa instalar uma nova torre, fazendo alguns ajustes em antenas próxima, conseguimos melhorar a cobertura no local solicitado.
Mas quando vai de fato instalar uma nova torre, depois do projeto feito, vamos para o passo chamado " Site Survey", que é localizar o melhor ponto para fazer a instalação. As vezes é feito em um terreno, às vezes é feito em prédios. Quando se trata de prédios, demora mais, pois precisamos da autorização dos moradores, é necessário aguardar assembléia do condomínio para saber se os moradores aprovam ou não…. Depois de definido o local, vem a parte burocrática, que envolve autorização da prefeitura e Anatel, é aí que o negócio pega, leva meses, às vezes anos…. Depois de resolvido a parte burocrática, o pessoal de Engenharia vai a prepara o terreno e infraestrutura, depois o pessoal responsável pela instalação coloca os equipamentos e faz as ligações, depois é feita ativação dos equipamentos e ajustes técnicos… O que demora mais é a parte burocrática mesmo, pois a parte de instalação não costuma passar de 1 mês.

Eu: Você presta serviço somente para a claro atualmente?

Ele: Não, trabalho para a Huawei, que presta serviço para todas operadoras. Antes trabalhava para a Ericson, que também presta serviço para todas. Tenho amigos que trabalham para a Nokia, que presta bastante serviço para a Oi em outros estados.
Na real são todas amigas.

Eu: Como funciona os investimentos na rede? Quais critérios são levados em conta?

Ele: Por exemplo, aqui no ddd 11 podemos dizer que a vivo e a claro investem mais, enquanto no ddd 21 a tim costuma investir mais. Na verdade cada região do país tem um investimento diferente. Onde as operadoras investem mais, é no sudeste e sul, principalmente capitais e região metropolitana, é onde dá mais lucro, o resto do país, é meio esculhambado. Tenho amigos que trabalham em outros estados e eles mesmos dizem isso. Uns anos atrás, me enviaram para o rj para ajudar em um projeto da tim, e lá a coisa é feia, é gambiarra em cima de gambiarra, não por parte das operadoras, mas sim os técnicos, fazem de qualquer jeito o serviço… lá tem muito caso de vandalismo em sites, é bem comum, isso prejudica bastante as coisas.

Eu: Uma curiosidade minha, como é feito a manutenção das antenas, quanto tempo costuma levar?

Ele: Bom, os sites trabalham com alarmes, de temperatura,falha de energia, falha em banco de baterias, gabinete aberto etc… Sempre que dispara um alarme na central, em poucas horas o pessoal começa a fazer o acesso remoto para tentar resolver, quando é um problema lógico, na maioria das vezes é resolvido remotamente. Quando se trata de falhas em peças, é aberto uma ordem de serviço para que um técnico vá até o local para ver o que está acontecendo. Quando é em cidades próximas, no mesmo dia ou em até 24 horas é feita a visita técnica. Quando é em cidades longes ou interior, demora mais, tem casos que leva até 10 dias. Às vezes chegamos no site, e precisa ser trocada alguma peça que não temos no momento, aí precisamos voltar até a base e buscar a peça. As vezes nem na base tem, aí precisamos aguardar a chegada, leva alguns dias. Inclusive hoje estou cheio de alarmes para checar, só aqui em Atibaia tem mais 4 para verificar, depois vou pra zona norte de sp checar mais 2.

Eu: Você sabe se será instalado novas antenas aqui na cidade?

Ele: Sim, existe um plano de expansão e otimização que pega toda zona norte de sp incluindo Atibaia, guarulhos e mairiporã. Da última vez que vi o projeto, estava prevista a instalação de 17 novas antenas aqui na cidade, porém pode ser que esse número tenha alterado. A última instalação foi na avenida Lucas Nogueira, ao lado do burguer king. Provavelmente as próximas instalações estão em processo burocrático.

Eu: Muita gente me pergunta qual a melhor operadora, eu sempre digo que não tem melhor, tem a menos pior, qual sua opinião sobre isso?

Ele: Olha, eu presto serviço para todas, e posso te dizer com toda certeza que não existe melhor operadora em todo o lugar, cada região uma vai ser melhor que a outra. Por isso eu falo, quer trocar de operadora? Compra um chip pré pago de cada uma e testa por uma semana nos lugares que você mais usa, com isso você vai descobrir qual tem o melhor sinal nos locais que você vai usar. Depois é só pegar as que tem o melhor sinal, e comparar os planos, a que for do seu agrado, você usa.
O que posso dizer, é que em termos de infraestrutura e estabilidade sistêmica, vem a claro seguida pela vivo. A tim funciona bem em vários locais, mas é igual restaurante chinês, custa barato, mas a cozinha é uma nojeira. ( Nesse caso, a cozinha seria a parte de infraestrutura ).

Eu: Cara, muito obrigado por ter respondido, a maioria dos técnicos não quer papo.

Ele: Disponha, sempre que puder ajudar estou a disposição. Na verdade essas informações são confidenciais, por isso a maioria dos técnicos não falam. Tem também a turma que não entende nada, só sabem apertar parafuso e mudar o tilt das antenas.

Eu: Participo do fórum adrenaline, o pessoal lá sempre tem dúvidas, você poderia entrar lá e conversar com o pessoal.

Ele: Não, to fora, já participei de grupos e fórum tempos atrás. É difícil, sempre tem o povo especialista em YouTube, baseado em achismo, não tenho mais paciência pra isso, e nem tempo.

Bom pessoal, pelo que me lembro foi isso, caso me lembre de alguma coisa a mais, posto aqui. Percebi que ele estava com 2 Notebooks da lenovo, aquela linha thinkpad empresarial, e varios cabos de rede e um cabo parecido com serial, provavelmente para ligar nos equipamentos e fazer ajustes.

O cara confirmou que o que eu suspeitava... VoLTE em massa está muito atrasado, enquanto não tiver VoLTE em massa, pode esquecer desligamento de 2G e/ou 3G em massa.

É uma mistura de interesses e deficiências das operadoras e fabricantes.

Exemplos:

A Claro está "elitizando" o VoLTE ao fornecer só no Pós-pago (mesma coisa com o VoWiFi).
A Vivo não consegue fornecer VoLTE no Vivo Easy pois a interface de gerenciamento do plano não tem o "botão habilitar", tanto que se você tiver um plano pré/controle/pós, habilitar o VoLTE e posteriormente migrar para o Easy, o VoLTE continua funcionando normalmente.
A TIM está de parabéns nesse quesito (embora eu não tenha conhecimento de VoWiFi na TIM).
A Oi está muito atrasada, até hoje nenhum aparelho que eu vi tinha as configurações IMS e XCAP da Oi no firmware do fabricante.

Quanto aos fabricantes, os que tem maior preocupação com isso no Brasil são Apple e Samsung.

Motorola e LG tem melhorado bastante de 2019 para cá, antes disso eram bem poucos aparelhos com o recurso (só top de linha).

Sony ignora completamente o mercado brasileiro, na lista de aparelhos compatíveis da Vivo e TIM ela nem aparece.

Xiaomi, Huawei e as outras trocentas chinesas, bem.... São empresas com foco em aparelhos baratos, esse processo custa dinheiro, então tá explicado o fato deste aparelhos não terem suporte.
 
Última edição:
Por aqui (RJ) os clientes da Nextel já conseguem utilizar a rede da Claro, inclusive aparece como "Nextel BR". Porém, eu como cliente da Claro ainda não consigo utilizar a rede da Nextel.
Obs: Nextel tem cobertura 4G própria na B3 e B1. No estado em geral, a cobertura dela é maior que a Oi.
 
  • Curtir
Reações: dgf
Puts, esqueci de perguntar da Nextel, mas me lembro que quando ele falou que o core já estava pronto para o VoLTE, ele disse rapidamente que já tinham integrado com o core da nextel... Mas acabei esquecendo de perguntar mais a fundo sobre isso....
Se algum dia encontrar novamente com ele, vou perguntar. Parece que agora falta o pessoal da infraestrutura vim instalar um outro mastro que ficou faltando.
 
  • Curtir
Reações: dgf
Alguém sabe dizer se a Vivo ainda dá desconto nos planos pós-pago?
Faz anos que moro fora e voltei recentemente e na época eu possuía 25% de desconto.

Atualmente uso Claro, pós-pago também.
 
Alguém sabe dizer se a Vivo ainda dá desconto nos planos pós-pago?
Faz anos que moro fora e voltei recentemente e na época eu possuía 25% de desconto.

Atualmente uso Claro, pós-pago também.

De desconto não sei mas quem tem Vivo fibra ganha bonus de franquia no controle (5GB), no pós individual (10GB) e no pós família (50GB).
 
A TIM está de parabéns nesse quesito (embora eu não tenha conhecimento de VoWiFi na TIM).
A Oi está muito atrasada, até hoje nenhum aparelho que eu vi tinha as configurações IMS e XCAP da Oi no firmware do fabricante.

Quanto aos fabricantes, os que tem maior preocupação com isso no Brasil são Apple e Samsung.

Xiaomi, Huawei e as outras trocentas chinesas, bem.... São empresas com foco em aparelhos baratos, esse processo custa dinheiro, então tá explicado o fato deste aparelhos não terem suporte.


o VoLTE da TIM funciona perfeitamente, tanto ligando de TIM para TIM ou para outra operadora, telefone fixo ou até 0800, mas de vez em quando as vezes dá um bug que o VoLTE cai durante a chamada que ele derruba pro 3G para realizar a chamada, até agora a TIM ainda não está utilizando o VoWIFI, em nenhum local vi isso.

Não sei como é a ligação TIM VoLTE para Vivo VoLTE, sei que de TIM pra TIM a qualidade da chamada fica excelente.

Sobre a Oi, só resta torcer para se recuperarem e adquirirem a banda 28 restante que sobrou do leilão.

Essa questão da Xiaomi e Hauawei acho que não vale a muito a pena comprar, isto é se você estiver pensando em um aparelho compatível 100% com as frequências brasileiras, as vezes não tem o VoLTE ou não suporta uma das bandas usada no 4G, ou nem faz agregação das bandas disponíveis.
 
Saiu matéria ontem na Folha de São Paulo. A Oi pediu revisão da concordata, isso vai permitir a venda da parte móvel. Eles querem focar em rede fixa e ajudar vender capacidade para 5G.
A depender desta decisão judicial e do conselho da empresa, pode-se embolar o leilão de 5G, postergando ainda mais.
Envolve a questão da frequência de satélite que talvez não seja mais necessária, o lote de 700mhz que seria para a o OI, etc.
Aparentemente Vivo e TIM seriam as principais interessadas no negócio, a Claro seria mais complexo devido ao cap de frequência.
Outra possibilidade ventilada foi dividir entre as três, mas essa opção é a menos provável.
Enfim, acho que o destino da OI já está meio que encaminhado.
 
Eu: Muita gente me pergunta qual a melhor operadora, eu sempre digo que não tem melhor, tem a menos pior, qual sua opinião sobre isso?

Ele: Olha, eu presto serviço para todas, e posso te dizer com toda certeza que não existe melhor operadora em todo o lugar, cada região uma vai ser melhor que a outra. Por isso eu falo, quer trocar de operadora? Compra um chip pré pago de cada uma e testa por uma semana nos lugares que você mais usa, com isso você vai descobrir qual tem o melhor sinal nos locais que você vai usar. Depois é só pegar as que tem o melhor sinal, e comparar os planos, a que for do seu agrado, você usa.
O que posso dizer, é que em termos de infraestrutura e estabilidade sistêmica, vem a claro seguida pela vivo. A tim funciona bem em vários locais, mas é igual restaurante chinês, custa barato, mas a cozinha é uma nojeira. ( Nesse caso, a cozinha seria a parte de infraestrutura ).
Imagina se ele ver a infraestrutura aqui na minha localidade da TIM e ver que usam link satélite para atender o 4G. 😂
 
Saiu matéria ontem na Folha de São Paulo. A Oi pediu revisão da concordata, isso vai permitir a venda da parte móvel. Eles querem focar em rede fixa e ajudar vender capacidade para 5G.
A depender desta decisão judicial e do conselho da empresa, pode-se embolar o leilão de 5G, postergando ainda mais.
Envolve a questão da frequência de satélite que talvez não seja mais necessária, o lote de 700mhz que seria para a o OI, etc.
Aparentemente Vivo e TIM seriam as principais interessadas no negócio, a Claro seria mais complexo devido ao cap de frequência.
Outra possibilidade ventilada foi dividir entre as três, mas essa opção é a menos provável.
Enfim, acho que o destino da OI já está meio que encaminhado.

Claro é carta folha do baralho por conta da aquisição da Nextel. Ela está impedida até 2022 (se não me engano) de comprar outra tele. E tem também o impedimento que você citou de cap de frequência.

Mercado Brasileiro caminha para um oligopólio mais fechado ainda...

O melhor cenário seria um estrangeiro adquirir mas os americanos não tem interesse, de fora quem tem interesse é os chineses, mas nosso governo vai por impedimentos por serem chineses?

Até pouco tempo atrás estava incerto se a Huawei entraria ou não na infraestrutura 5G do país (por conta da pressão dos EUA).

A "proteção dos interesses nacionais" vai na prática "proteger os interesses do cartel de telefonia" e prejudicar a nós consumidores que ficaremos restritos a três opções, Claro, TIM e Vivo.
 
Última edição:
Estou com problemas de sinal na vivo, ta horrivel, basicamente um 3g em locais onde teoricamente o sinal é bom, competindo com a claro que ja usei e sei que é bem bom, será problema no chip? Configuração? Celular? Como proceder?
Aqui onde moro o 3G da VIVO era excelente, a velocidade da internet tinha uma média de 15Mb de down no 3G.
é uma cidade relativamente pequena, mas a vivo tinha duas torres, uma que foi instalada em 2008 assim que a VIVO iniciou as operações em 2008 e uma torre instalada em 2015 para reforçar o sinal na área inclusive era com 4G na B7 e 3G B1, mas parece que não quiseram manter a segunda torre e e em 2017 desmontaram ela.

Agora o sinal ficou mais fraco e péssimo de usar em ambientes fechados(banda 1) e o pior, a velocidade não passa de 3 a 4Mb em horário de pico.

Já reclamei na anatel e nada foi resolvido, nesse caso eu já aceitei, mas por pior que seja, ainda assim esse sinal da VIVO da B1 bate de frente com a Claro na B5, TIM e Oi é de se desconsiderar já que o sinal de ambas são terríveis
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Claro é carta folha do baralho por conta da aquisição da Nextel. Ela está impedida até 2022 (se não me engano) de comprar outra tele. E tem também o impedimento que você citou de cap de frequência.
A propósito, com a compra da nextel, a claro vai ganhar mais espectro em quais frequências?
Banda 1? Banda 3?
 
Última edição:
Claro é carta folha do baralho por conta da aquisição da Nextel. Ela está impedida até 2022 (se não me engano) de comprar outra tele. E tem também o impedimento que você citou de cap de frequência.

Mercado Brasileiro caminha para um oligopólio mais fechado ainda...

O melhor cenário seria um estrangeiro adquirir mas os americanos não tem interesse, de fora quem tem interesse é os chineses, mas nosso governo vai por impedimentos por serem chineses?

Até pouco tempo atrás estava incerto se a Huawei entraria ou não na infraestrutura 5G do país (por conta da pressão dos EUA).

A "proteção dos interesses nacionais" vai na prática "proteger os interesses do cartel de telefonia" e prejudicar a nós consumidores que ficaremos restritos a três opções, Claro, TIM e Vivo.

notícia do dia 20/02
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo