[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Bom, vim visitar a sogra em Igarapava e notei que a Claro tem sinal 4G beeeeem fraquinho (acaba só funcionando outdoor), e mesmo o 3G mostrando sinal no máx, a navegação beira o impossível (Pokemon GO demora tipo uns 10 segundos pra abrir o presente...) então estou ficando mais no WiFi (que é de uma tal de Link Net e é aquelas "fibras" de 10Mbps... então nem é grande coisa...)
Tanto o eSIM da Vivo como o eSIM da TIM ficam com 4G aqui dentro, sendo a TIM com o maior sinal...

Pq será que o 3G aqui é tão ruim com sinal no talo? Não consigo entender isso... (iPhone Xs norte americano).

Nao sei como ver detalhado no iPhone, mas tirei esses prints:
E até um momento que conectou no GPRS:
 
vim visitar a sogra em Igarapava e notei que a Claro tem sinal 4G beeeeem fraquinho
Isso pode ser por conta do seu celular ser americano. Geralmente o q mantém o sinal forte e permite funcionar mesmo dentro de casa é a B28, q pode ser que seu celular n seja compatível. A Apple tinha esse problema de frequências limitadas nos iPhones X, XS e similares...

Mesmo assim, n é de impressionar. Cobertura nunca foi o forte da Claro...

e mesmo o 3G mostrando sinal no máx, a navegação beira o impossível (Pokemon GO demora tipo uns 10 segundos pra abrir o presente...)
O 3G da Claro aqui também beira a isso. Na maioria das vezes, nem ativa mais e, quando funciona, mal consegue enviar mensagem no WhatsApp.

Acho que isso pode acontecer pq nenhuma operadora investe mais no 3G. Além da falta de manutenção, ele tbm está sendo pouco a pouco reduzido pra manter as frequências no 4G.
 
Isso pode ser por conta do seu celular ser americano. Geralmente o q mantém o sinal forte e permite funcionar mesmo dentro de casa é a B28, q pode ser que seu celular n seja compatível. A Apple tinha esse problema de frequências limitadas nos iPhones X, XS e similares...

Mesmo assim, n é de impressionar. Cobertura nunca foi o forte da Claro...


O 3G da Claro aqui também beira a isso. Na maioria das vezes, nem ativa mais e, quando funciona, mal consegue enviar mensagem no WhatsApp.

Acho que isso pode acontecer pq nenhuma operadora investe mais no 3G. Além da falta de manutenção, ele tbm está sendo pouco a pouco reduzido pra manter as frequências no 4G.
Então 3G ficou pro fallback de ligações HAHAHAHAHAHAHA, ainda bem que dentro de casa o wifi funciona em todos os comodos e saindo da casa da sogra já funciona o 4G...
Intensidade de sinal != qualidade de sinal. Além disso, seu iPhone XS é americano, e não tem LTE B28 pra ajudar
Sobre o celular ser americano, em Campinas não tenho problema com isso, nunca fica no 3G e o sinal só fica 1 pontinho no horario de pico, mas ainda assim super funcional e dentro do apartamento, além de a velocidade bater 100mbps pra mais quando não tem muita gente congestionando oeihaoiehaoieah. Lembro que quando eu fui comprar ele eu dei uma olhada e vi que pelo menos em Campinas e SP capitar, onde vou com mais frequencia, eu nao teria problemas, agora já no interior...... hahahahaha

edit: Vivo e TIM no eSIM ficam com sinal medio e alto, respectivamente.
 
Última edição:
Então 3G ficou pro fallback de ligações HAHAHAHAHAHAHA, ainda bem que dentro de casa o wifi funciona em todos os comodos e saindo da casa da sogra já funciona o 4G...

Sobre o celular ser americano, em Campinas não tenho problema com isso, nunca fica no 3G e o sinal só fica 1 pontinho no horario de pico, mas ainda assim super funcional e dentro do apartamento, além de a velocidade bater 100mbps pra mais quando não tem muita gente congestionando oeihaoiehaoieah. Lembro que quando eu fui comprar ele eu dei uma olhada e vi que pelo menos em Campinas e SP capitar, onde vou com mais frequencia, eu nao teria problemas, agora já no interior...... hahahahaha

edit: Vivo e TIM no eSIM ficam com sinal medio e alto, respectivamente.
Em Campinas a Claro usa como "palco de testes", foi uma das primeiras cidades em que eles colocaram geral B1/B3/B7/B28 na maioria das antenas. Assim como começaram o refarm da B1 pro 4G também. Eu diria que a Claro em campinas é superior do que qualquer outra operadora tanto em cobertura como velocidade, por conta da quantidade de frequências disponibilizadas para o 4G.
 
A Claro ativa ligações Wifi em clientes pré pago? E não faz distinção de DDD?
AFAIK: VoWIFI e VoLTE só pós pago, VoWIFI sem distinção de DDD e VoLTE só pra alguns ddd's (11,21...)
 
4G TIM - Anápolis - GO
7532082467.png


3G TIM - Anápolis - GO
7532085890.png

Aparelho: Poco M3
 
E tem outro detalhe: o vowifi da Claro só funciona se você estiver sem rede, ou seja, raramente irá funcionar.
 
E tem outro detalhe: o vowifi da Claro só funciona se você estiver sem rede, ou seja, raramente irá funcionar.
Dats not tru!
Ele sobe de acordo com a qualidade da rede, já testei exaustivamente aqui!

Mostly, se o seu sinal estiver fraco o VoWIFI sobe. Em Campinas durante o dia (quando fica todo mundo pendurado na antenta) o VoWifi sobe, e durante a noite quando da uma aliviada ele sai. Aqui em Igarapava (onde estou temporariamente) eu notei ele subir qnd o sinal ficava fraco no 4G, mas nunca subiu enquanto no 3G potente.
 
Até hoje na minha cabeça a conta não fecha de MVNO no Brasil, ainda mais com nossa carga tributária absurda.
Eu tenho o Veek em um android que uso pra debug (freemium, rede da TIM), que da 1Gb por mes, desde que assista a anuncios... também não sei como conseguem entregar isso... eu só vejo anuncio uma vez por semana pra nao perder a linha kkkkk
 
Até hoje na minha cabeça a conta não fecha de MVNO no Brasil, ainda mais com nossa carga tributária absurda.
:shrug:

Brasil tem bastante opção de pré-pago e "controle", que são planos pra faixas de menor renda e é onde as MVNOs (tirando as de M2M). Não entendo realmente se faz tanto sentido, talvez agora que as MNO (as 4 grandes) estão tentando levar a clientela pra planos maiores, talvez deixar os planos de menores margens pras MVNO...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu tenho o Veek em um android que uso pra debug (freemium, rede da TIM), que da 1Gb por mes, desde que assista a anuncios... também não sei como conseguem entregar isso... eu só vejo anuncio uma vez por semana pra nao perder a linha kkkkk
eu menos, já que, tirando uns quinze dias que tinham conseguido anunciante, é tudo anúncio próprio (calhau, no jargão).
 
eu menos, já que, tirando uns quinze dias que tinham conseguido anunciante, é tudo anúncio próprio (calhau, no jargão).
E agora mudaram de "2079" para "pra sempre" no texto hahaha
 
Meus amigos, não sei se é aqui o tópico

Mas como eu tiro aqueles blootwares da TIM que acende o celular e não apaga?
Tipo mensagem sem ser sms, aquelas que vem como popup mesmo
 
Meus amigos, não sei se é aqui o tópico

Mas como eu tiro aqueles blootwares da TIM que acende o celular e não apaga?
Tipo mensagem sem ser sms, aquelas que vem como popup mesmo
é sms classe 0, tem que ver como desativa no teu aparelho.

geralmente é esquema pra mensagens de "emergência"
 
Isso pode ser por conta do seu celular ser americano. Geralmente o q mantém o sinal forte e permite funcionar mesmo dentro de casa é a B28, q pode ser que seu celular n seja compatível. A Apple tinha esse problema de frequências limitadas nos iPhones X, XS e similares...

Mesmo assim, n é de impressionar. Cobertura nunca foi o forte da Claro...


O 3G da Claro aqui também beira a isso. Na maioria das vezes, nem ativa mais e, quando funciona, mal consegue enviar mensagem no WhatsApp.

Acho que isso pode acontecer pq nenhuma operadora investe mais no 3G. Além da falta de manutenção, ele tbm está sendo pouco a pouco reduzido pra manter as frequências no 4G.
Aqui o 3g chega a 20 megas com sinal cheio, acho que deve ser pelo fato da antena usar o backhaul de fibra pro 4g e 3g
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo