• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Na vdd a Tim ativa sozinho o VoLTE , e a vivo tbm começou a ativar sozinho o bom disso que não precisa fica explicando prós atendentes da vivo mais kkkkk
E o DDD 24 tbm funciona o VoLTE da claro
A vivo vai adicionando aparelhos a WhiteList aleatoriamente independente da marca?
 
A vivo vai adicionando aparelhos a WhiteList aleatoriamente independente da marca?
Até onde sei, eles só adicionam os telefones das marcas do site, tipo Samsung, Motorola, Positivo, Apple etc.

Até o momento, não ouvi nenhum relato de adicionar telefones de outras fabricantes, tipo Xiaomi.
 
Oh liguei do meu Cell para um telefone fixo da minha psicóloga que é da vivo eu acho pois começa com 36 e o curioso que funcionou o HD+ codec EVS SWB
N sabia que telefone fixo ja tem isso
 
Aqui no BR ja podiam falar em desligamento total do 3G nas capitais pelo menos.
Afinal a frequência 2100 (B1) mesma esta virando LTE em varias operadoras, algumas regiões esta ficando so a 850 (por enquanto).
 
Aqui no BR ja podiam falar em desligamento total do 3G nas capitais pelo menos.
Afinal a frequência 2100 (B1) mesma esta virando LTE em varias operadoras, algumas regiões esta ficando so a 850 (por enquanto).
Acho plausível. WCDMA é "espaçoso" (5MHz) e inflexível, e LTE é melhor, mais eficiente e boa parte do equipamento consegue migrar pra LTE anyway, só pagar a plaquinha e as licenças pra colocar no baseband unit. Por enquanto vão deixar alguma capacidade mínima (uma ou duas portadoras de 5MHz) pra manter clientes e equipamentos que não tem LTE.
Dependendo da demanda, poderiam usar algo como o Ericsson Spectrum Sharing pra compartilhar espectro entre tecnologias (a Claro já usa em SP, afaik, mas não sei se usam em WCDMA).
 
Acho plausível. WCDMA é "espaçoso" (5MHz) e inflexível, e LTE é melhor, mais eficiente e boa parte do equipamento consegue migrar pra LTE anyway, só pagar a plaquinha e as licenças pra colocar no baseband unit. Por enquanto vão deixar alguma capacidade mínima (uma ou duas portadoras de 5MHz) pra manter clientes e equipamentos que não tem LTE.
Dependendo da demanda, poderiam usar algo como o Ericsson Spectrum Sharing pra compartilhar espectro entre tecnologias (a Claro já usa em SP, afaik, mas não sei se usam em WCDMA).
Eu usaria o ESS pesadamente entre 5G/4G, pois o 3G hoje so serve em cidades menores (e que as vezes não tem 4G).
Algo me diz que pós leilão veremos o 5G forte em n28 e n7 nos primeiros anos, devido a base mais recente de equipamentos de rede dessas frequências que compraram para o 4G.
 
mas isso já estão fazendo, chama 5G DSS :)
Na verdade o ESS e um passo acima do DSS.
Mais no caso da CLARO aqui no RJ não houve ampliação de cobertura desde o lançamento.
Meio que esfriou por aqui o ESS/DSS.
Fora que pós leilão acredito que teremos 2 redes em algumas regiões uma NSA (ESS) e a SA (3.5), com a integração depois de tudo em SA.
 
Na verdade o ESS e um passo acima do DSS.
Mais no caso da CLARO aqui no RJ não houve ampliação de cobertura desde o lançamento.
Meio que esfriou por aqui o ESS/DSS.
:shrug:

Acho que a Claro está expandindo o DSS meio na surdina. Como de costume, lançam algo como primeiros (como fizeram com 3G* e 4G) e depois andam a passo de lesma.

*sim eu sei da Telemig. Ninguém se importa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Caras, que viagem é essa de o 3G só ser necessário em cidades pequenas? A maioria das chamadas ainda saem por 3G atualmente. O Brasil não se resume a essa bolha perfeita de VoLTE que o pessoal vive aqui no fórum!
Último caso CSFB funciona até via GSM. Não duvide nada que algum executivo decida podar WCDMA pra economizar nas licenças e pra fazer refarming e largue quem tem aparelho sem VoLTE no GSM pra voz.
 
Último caso CSFB funciona até via GSM. Não duvide nada que algum executivo decida podar WCDMA pra economizar nas licenças e pra fazer refarming e largue quem tem aparelho sem VoLTE no GSM pra voz.
Então é mais provável que façam isso primeiro nas cidades pequenas, já que a necessidade de redundância é menor, justamente como já estão fazendo com adoção em massa de B28, VoLTE only na TIM e afins.

Aqui vez ou outra a Vivo e a Claro ficam sem 4G, todo o tráfego de internet móvel vai pro 3G. Uma torre da Vivo a 100 metros não tem bateria nos aparelhos do 4G, quando cai a energia na rua, só o 3G em 850Mhz fica funcionando.
 
Última edição:
Caras, que viagem é essa de o 3G só ser necessário em cidades pequenas? A maioria das chamadas ainda saem por 3G atualmente. O Brasil não se resume a essa bolha perfeita de VoLTE que o pessoal vive aqui no fórum!
É só ligar pelo Whatsapp, como você mesmo disse anteriormente.

Mas ainda acho cedo desligarem o 3G assim, o sinal 4G mesmo com a B28 ainda é mais fraco que o 3G 2100 e 2G 1800, enquanto não utilizam o 4G com alta potência, melhor manter todas as outras tecnologias ativas mesmo, ainda não ficou claro que se o problema do 4G ser mais fraco é uma limitação da tecnologia ou as operadas que utilizam com baixa potência assim pq querem mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

só o 3G em 850Mhz fica funcionando.
Mas isso não é culpa da tecnologia 4G, e sim da VIVO que não fez o serviço necessário para manter o 3G e 4G funcionando.
 
Última edição:
É só ligar pelo Whatsapp, como você mesmo disse anteriormente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas isso não é culpa da tecnologia 4G, e sim da VIVO que não fez o serviço necessário para manter o 3G e 4G funcionando.
Eu faria isso provavelmente:limo:.

Sim a Vivo, uma das maiores operadoras do país... Se ela por um acaso decide desligar o 3G em uma capital da vida e o 4G morre por qualquer motivo, a multa vem!

Eu não acho que as outras operadoras com exceção da TIM estão com essa fome toda de espectro, nem a Claro tem fibra suficiente pra alimentar esse tanto de banda que eles ativam Brasil afora...
 
Na verdade o ESS e um passo acima do DSS.
Mais no caso da CLARO aqui no RJ não houve ampliação de cobertura desde o lançamento.
Meio que esfriou por aqui o ESS/DSS.
Fora que pós leilão acredito que teremos 2 redes em algumas regiões uma NSA (ESS) e a SA (3.5), com a integração depois de tudo em SA.
:shrug:

Acho que a Claro está expandindo o DSS meio na surdina. Como de costume, lançam algo como primeiros (como fizeram com 3G* e 4G) e depois andam a passo de lesma.

*sim eu sei da Telemig. Ninguém se importa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Último caso CSFB funciona até via GSM. Não duvide nada que algum executivo decida podar WCDMA pra economizar nas licenças e pra fazer refarming e largue quem tem aparelho sem VoLTE no GSM pra voz.
Vocês podem até considerar atraso, mas não estou nem um pouco preocupado com o 5G no momento, preferia que focassem no 4G(que ainda é bem precário) do que usar esse 5G fajuto, famoso DSS(que não deixa de ser tecnologia 5G)

Estão investindo no 5G DSS que só quem comprou telefone da ultima geração de 2020 pra cá consegue usar o serviço e depois sabemos que esses telefones não terão suporte ao 5G completo.
 
a não ser que você precise ligar pro sac de alguma empresa que é 4004 ou 0300 ou 0800.
Anatel vai ter que eventualmente botar ordem no barraco ou vai rolar chiadeira.
Acho que foi na Índia que tem operadora lançando Softphone para aparelhos sem VoLTE.
 
Vocês podem até considerar atraso, mas não estou nem um pouco preocupado com o 5G no momento, preferia que focassem no 4G(que ainda é bem precário) do que usar esse 5G fajuto, famoso DSS(que não deixa de ser tecnologia 5G)

Estão investindo no 5G DSS que só quem comprou telefone da ultima geração de 2020 pra cá consegue usar o serviço e depois sabemos que esses telefones não terão suporte ao 5G completo.
Meu aparelho tem suporte ao 5G, como saber se vai ter suporte ao 5G completo, sem ser o DSS.
 
Meu aparelho tem suporte ao 5G, como saber se vai ter suporte ao 5G completo, sem ser o DSS.
simples, hj no Brasil seu aparelho é totalmente DSS, não foi feito leilão das frequências dedicadas ainda.

ate se concretizar, e as operadoras tiverem as frequências definidas, teu aparelho só funcionara em DSS, e o pior de tudo, se trata da anatel e um leilão, eles podem mudar as frequências a qual quer momento ate baterem o martelo da venda.

no momento que for efetuado e efetivado a compra das frequências pelas operadoras, se alguma delas bater com o que teu aparelho suporta, vai bastar esperar tal operadora ativar a banda com 5G standalone.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

detalhe, ate então o edital valido com as frequências que vão pra leilão estão aqui: https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/anatel-aprova-o-edital-do-leilao-de-5g
 
simples, hj no Brasil seu aparelho é totalmente DSS, não foi feito leilão das frequências dedicadas ainda.

ate se concretizar, e as operadoras tiverem as frequências definidas, teu aparelho só funcionara em DSS, e o pior de tudo, se trata da anatel e um leilão, eles podem mudar as frequências a qual quer momento ate baterem o martelo da venda.

no momento que for efetuado e efetivado a compra das frequências pelas operadoras, se alguma delas bater com o que teu aparelho suporta, vai bastar esperar tal operadora ativar a banda com 5G standalone.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

detalhe, ate então o edital valido com as frequências que vão pra leilão estão aqui: https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/anatel-aprova-o-edital-do-leilao-de-5g
Então pelo que eu entendi, caso não haja mudanças, meu mi10T vai suportar as frequências de 700, e 3500, não achei 2300 mas especificações do meu aparelho e nem 26ghz, apenas 2600mhz.
 
Então pelo que eu entendi, caso não haja mudanças, meu mi10T vai suportar as frequências de 700, e 3500, não achei 2300 mas especificações do meu aparelho e nem 26ghz, apenas 2600mhz.
basicamente é isso.

a detalhe, as operadoras podem por exemplo pegar a LTE B1 desligar ela por completo e migrar pra 5G N1(que teu aparelho suporta), mas nada obriga a eles a fazerem isso.
talvez só no futuro quanto a maioria dos aparelhos forem 5g isso ocorra, igual agora que tão tirando o 3g dessa faixa e colocando 4g.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Oi supostamente tá usando 5G em espectro "dedicado", um naco de n1 em Brasília, mas acho que ainda é non-standalone e depende de LTE. Até por que duvido que a Oi tenha dinheiro pra atualizar o core de rede.
não só ela, tanto ela, claro, vivo e tim tem teste com espectro "dedicado", só que ficam literalmente presos no teste pela anatel :haha:

inclusive a timganei fez teste recente numa cidade do interior aqui em MG do 5g standalone com frequência dedicada 3,5GHz e tb na b7 que eles tem =p
 
Última edição:
Então pelo que eu entendi, caso não haja mudanças, meu mi10T vai suportar as frequências de 700, e 3500, não achei 2300 mas especificações do meu aparelho e nem 26ghz, apenas 2600mhz.
Se guie pelos números das bandas, não necessariamente pela frequência. A B/n7 por exemplo, vai de 2500 a 2690MHz, mas tem um buraco no meio.
2300MHz acho que, dependendo se for FDD ou TDD, é a banda 30 ou 40.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

não só ela, tanto ela, claro, vivo e tim tem teste com espectro "dedicado", só que ficam literalmente presos no teste pela anatel :haha:
Oi tá usando 1900/2100, que é espectro que eles já usavam pra 3G.
3,5GHz é tudo teste com autorização de uso temporário de espectro.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo