[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Aqui no ES, quem vai assumir a OI é a Claro. Péssimo. A Claro aqui não navega no 3G, só no 4G. Como não tem VoLte, toda vez que recebe ligação tem que ficar torcendo pra voltar pro 4G logo.

Sobre o plano da OI valer quando houver migração, acredito que vão manter (é um requisito da autorização, mas não vi nada sobre prazo). Quem pegar o plano só deve ter cuidado, pois é previsto no contrato que eles podem cancelar o plano por vários motivos (inclusive por usar o chip em modem). Eu mesmo tive 2 chips da OI cancelados pq eu usava o pré pago no rastreador GPS e outro em Modem. Agora, quem quer pra usar no cel, vale muito a pena, inclusive com a iminência do 5G.
 
Eu mesmo tive 2 chips da OI cancelados pq eu usava o pré pago no rastreador GPS e outro em Modem. Agora, quem quer pra usar no cel, vale muito a pena, inclusive com a iminência do 5G.

Qual seu consumo de trafego no modem? Acredito que o cancelamento ocorreu mais por essa questão.

Quem pegar o plano só deve ter cuidado, pois é previsto no contrato que eles podem cancelar o plano por vários motivos (inclusive por usar o chip em modem). Eu mesmo tive 2 chips da OI cancelados pq eu usava o pré pago no rastreador GPS e outro em Modem. Agora, quem quer pra usar no cel, vale muito a pena, inclusive com a iminência do 5G.

Eu não me aprofundei nos termos de uso do serviço, mas tem sim pontos que o pessoal deve prestar atenção

4.5.3 A Oi, dentro das determinações legais e normativas aplicáveis, poderá suspender ou cancelar, imediatamente, o serviço contratado, bem como os benefícios desta oferta, caso constate consumo ou utilização fraudulenta e/ou indevida dos mesmos.

4.5.4.21 Utilização com intuito comercial em bridges, roteadores e modems com roteamento, ou seja, qualquer equipamento que não seja um equipamento celular;

4.5.4.22 Consumo de dados incompatível com a tecnologia do aparelho utilizador.

Há 3 pontos que chamam a atenção, quando fala-se em "utilização indevida" a prestadora elenca entre os pontos o consumo. O segundo ponto vai justamente ao encontro dessa premissa e cita: "Consumo de dados incompatível com a tecnologia do aparelho utilizador". O uso pesado em PC pode recair nessa hipótese, não estou dizendo que vai recair, mas eu não acredito em rede de dados móveis ilimitada sem acompanhamento! Um plano sem limite de dados presumiria a possibilidade de ser roteado para outros dispositivos, dispositivos móveis, não creio que o plano esteja liberado para uso nos moldes da banda larga fixa, ou seja, a vontade em PC, Notebook e todos dispositivos onde o roteamento for possível! A OI pode entender que a partir de um determinado volume de dados o cliente deve contratar um plano adequado a esse perfil, ou seja, banda larga fixa. O terceiro e último ponto fala no uso de roteador e modem com roteamento com intuito comercial. Se o cliente contrata a OI Ilimitado, e em 30 dias puxa da ERB 2TB-3TB eu acho muito pouco provável que o chip não seja derrubado e digo mais, acho que não precisa ir tão longe! Com 1TB ou menos talvez já fique em monitoramento, a maioria das pessoas não chegam nesse volume de dados na banda larga fixa, quem dirá na móvel!

Eu não tenho dúvida que o plano Oi Ilimitado permite um volume de trafego grande, porém, contudo, todavia, não creio que signifique "a la vontê".
 
Última edição:
Eu mesmo tive 2 chips da OI cancelados pq eu usava o pré pago no rastreador GPS e outro em Modem. Agora, quem quer pra usar no cel, vale muito a pena, inclusive com a iminência do 5G.
Digo por experiencia própria que já usei o plano de 50GB com redes ilimitadas no roteador, e não tive problemas, inclusive roteando, o tráfego dos apps não era descontado. Com redes sociais de vídeos é perfeitamente normal consumir mais de 100GB/mês em uso normal no celular, então acredito que esse seja o razoável, mas mesmo na época que usei o plano de 50GB cheguei a consumir 300GB no total pelo medidor do roteador e como boa parte desse tráfego foi gerado por YouTube/Instagram/WhatsApp, ainda sobravam entre 20-30GB do mês anterior que acumulavam... Depois que a Oi mudou o sistema, acho que acabou a mamata de acumular dados nos planos contratados recentemente.

Acho que pra quem tem um perfil heavy user é loucura usar 4G... 1TB/mês nem forçando com torrent eu consegui um dia na minha vida inteira, meu recorde foi 800GB num mês que eu tava zoando meu provedor porco de fibra
 
Última edição:
Aqui no ES, quem vai assumir a OI é a Claro. Péssimo. A Claro aqui não navega no 3G, só no 4G. Como não tem VoLte, toda vez que recebe ligação tem que ficar torcendo pra voltar pro 4G logo.

Sobre o plano da OI valer quando houver migração, acredito que vão manter (é um requisito da autorização, mas não vi nada sobre prazo). Quem pegar o plano só deve ter cuidado, pois é previsto no contrato que eles podem cancelar o plano por vários motivos (inclusive por usar o chip em modem). Eu mesmo tive 2 chips da OI cancelados pq eu usava o pré pago no rastreador GPS e outro em Modem. Agora, quem quer pra usar no cel, vale muito a pena, inclusive com a iminência do 5G.
Aqui em Santos (DDD13) a Claro que vai assumir. É a que tem melhor cobertura, até 5G já tem.
 
Aqui quem vai assumir a Oi é a Vivo.

Mudando de assunto: parece que a Claro vai me deixar pagando barato mesmo pelo plano pós sabe-se lá até quando :haha:

Tava pagando 54 e agora aumentou 10 pila, ficando 64 por 60GB (40 normal + 20 pra vídeos). Desde 2018 que tô pegando garapa na Claro. :sefu:
 
E nas raras cidades onde só existia uma torre da Oi, eles vão manter o sinal ativo com a nova operadora ou vão desligar assim como a Claro fez com a Nextel?
aqui pro nordeste acho que o maior benefício da VIVO foi só a questão de clientes, pq em questão de torres a VIVO já havia investido bem mais que a Oi e já tinha uma cobertura bem superior.

Quero ver o que a TIM vai fazer com as torres da Oi de alguns lugares remotos da região norte e algumas cidades do RS, tinha lugar que só tinha sinal da Oi, ou que pelo menos a Oi tinha a melhor cobertura.
 
Última edição:
Pessoal bom dia, há tempos vinha pensando em migrar pro Vivo EASY já sabia da incompatibilidade do VoLTE e VoWifi (que inclusive preciso o tempo todo). Nesta semana fiz o padrão, cancelei o controle fui para o pré. No pré parou de funcionar na hora o VoLTE, dai liguei na ouvidoria e ativaram. Fiz 1 dia de testes e tanto no 4g e Wifi funcionou (n era fake), sendo assim migrei pro EASY e adivinhem kkkkkk, o celular registra o IMS somente no 4G, quando vou para rede WIFI não consigo realizar ligações. imaginem uma pessoa com ódio. Já aconteceu com algum de vcs? Não sei o que fazer.
 
E nas raras cidades onde só existia uma torre da Oi, eles vão manter o sinal ativo com a nova operadora ou vão desligar assim como a Claro fez com a Nextel?
aqui pro nordeste acho que o maior benefício da VIVO foi só a questão de clientes, pq em questão de torres a VIVO já havia investido bem mais que a Oi e já tinha uma cobertura bem superior.

Quero ver o que a TIM vai fazer com as torres da Oi de alguns lugares remotos da região norte e algumas cidades do RS, tinha lugar que só tinha sinal da Oi, ou que pelo menos a Oi tinha a melhor cobertura.
Depende se o local ou a região que estiver localizada ja tiver erb dessa operadora, obvio que vão desligar. So vão manter em locais onde não possui torre e o sinal chega fraco. Na minha região, é a Claro que vai assumir, onde antes tinha torre da nextel e não tinha sinal da claro, continuaram utilizando as erb's e a claro passou a ter cobertura nesses municipios. Em outros casos, desligaram por haver sobreposição e não haver necessidade de manter, seja da cobertura do municipio onde a erb da claro ja atende bem ou possuir erb proximo.
No municipio que trabalho a oi so tem uma erb e so 3G e na mesma torre a claro ja atende com 4.5G, então obvio que desligarão.
 
É uma pena a Highline não ter levado o leilão na epoca.
 
Quero vê como vai ficar os preços dos clientes da Oi, nenhuma operada oferece os preços nem próximos ao da Oi.
 
Quero vê como vai ficar os preços dos clientes da Oi, nenhuma operada oferece os preços nem próximos ao da Oi.
Mais não vão ficar mesmo e outra que esses planos mágicos de 100GB por 50 reais ou ilimitado por 99,90 só existem na Boi precisamente porque ela está vendendo a divisão móvel, ou seja, esses planos foram uma jogada para sugar o máximo de dinheiro das pessoas antes da venda! Porque a Boi sabe que as outras operadoras não iriam tentar competir nesse nível e portanto se a oi movel não estivesse em processo de venda, esse planos não existiriam.
 
Mais não vão ficar mesmo e outra que esses planos mágicos de 100GB por 50 reais ou ilimitado por 99,90 só existem na Boi precisamente porque ela está vendendo a divisão móvel, ou seja, esses planos foram uma jogada para sugar o máximo de dinheiro das pessoas antes da venda! Porque a Boi sabe que as outras operadoras não iriam tentar competir nesse nível e portanto se a oi movel não estivesse em processo de venda, esse planos não existiriam.
Exatamente. A rede já está toda ferrada, muitos lugares só tem 2G... Enfim, mete logo um plano ilimitado pra sugar o máximo possível já que não faz diferença alguma pois "vamos vender mesmo" :shrug:
 
Exatamente. A rede já está toda ferrada, muitos lugares só tem 2G... Enfim, mete logo um plano ilimitado pra sugar o máximo possível já que não faz diferença alguma pois "vamos vender mesmo" :shrug:
É isso ai mesmo, mais foi engraçado ver um monte de gente que não possui Quociente de inteligência elogiando a Oi pelos planos kkkkkkk Inclusive nego fazendo video e elogiando ela e as pessoas nos comentários tbm kkkk Eu ri alto quando vi esse tipo de coisa.
 
Aqui na localidade temos duas torres de telefonia, uma da TIM, Claro e Oi(3 operadoras numa torre), e uma da VIVO(uma operadora só numa torre) distante uns 300m, ambas ficam no campo de visão de qualquer lugar da cidade, um ponto para a da VIVO que é bem mais alta, e provavelmente por isso a cobertura é bem melhor.

A dúvida é a seguinte, aqui em PE pelo menos no DDD81 quem vai assumir a Oi é a VIVO, se essa torre que tem Claro, TIM e Oi pertencer a Oi, quem se tornará dona da torre é a VIVO, certo?
nesse caso a VIVO vai ter a opção sustentar essa torre ou podem fazer uma alteração no contrato do aluguel fazendo com que a CLARO e TIM fiquem responsável pelo contrato?

Ou a VIVO vai desativar e desmontar a torre e caso a CLARO e TIM queiram continuar com cobertura nessa localidade, eles teriam que mudar seus equipamentos para a outra torre distante uns 300m pertencente a VIVO fazendo um novo contrato de aluguel?
 
Última edição:
Aqui na localidade temos duas torres de telefonia, uma da TIM, Claro e Oi(3 operadoras numa torre), e uma da VIVO(uma operadora só numa torre) distante uns 300m, ambas ficam no campo de visão de qualquer lugar da cidade, um ponto para a da VIVO que é bem mais alta, e provavelmente por isso a cobertura é bem melhor.

A dúvida é a seguinte, aqui em PE pelo menos no DDD81 quem vai assumir a Oi é a VIVO, se essa torre que tem Claro, TIM e Oi pertencer a Oi, quem se tornará dona da torre é a VIVO, certo?
nesse caso a VIVO vai ter a opção sustentar essa torre ou podem fazer uma alteração no contrato do aluguel fazendo com que a CLARO e TIM fiquem responsável pelo contrato?

Ou a VIVO vai desativar e desmontar a torre e caso a CLARO e TIM queiram continuar com cobertura nessa localidade, eles teriam que mudar seus equipamentos para a outra torre distante uns 300m pertencente a VIVO?
Aí tem duas questões: o trio vai ser obrigado, pelo que eu entendi, a passar adiante algumas ERBs da Oi (não ficou claro pra mim na reunião do CADE se inclui o equipamento ativo, aka os transmissores) ANTES de concluírem a transação, e o fato de que existe legislação que obriga a torres tão próximas a serem consolidadas.

E a torre em si (a parte metálica) provavelmente não é de nenhuma delas, mas de uma das empresas de torres (American Tower, etc).
 
Plano 5G da T-Mobile nos EUA, com a venda do chip e do router 5G como um ponto de acesso, relato de uso após alguns meses: consumo mensal, preço, velocidade de download e upload e dispositivos conectados.





T-Mobile.jpg
 
Última edição:
Plano 5G da T-Mobile nos EUA, com a venda do chip e do router 5G como um ponto de acesso, relato de uso após alguns meses: consumo mensal, preço, velocidade de download e upload e dispositivos conectados.





T-Mobile.jpg

Sendo muito otimista, sabe quando um plano desses com equipamento + franquia + preço equivalente vai chegar aqui?


NUNCA

Principalmente com o mercado móvel concentrado com as 3 patetas agora.
 
Sendo muito otimista, sabe quando um plano desses com equipamento + franquia + preço equivalente vai chegar aqui?


NUNCA

Principalmente com o mercado móvel concentrado com as 3 patetas agora.
3 patetas por 3 patetas, os EUA também só tem 3 agora.

Mas francamente, com a penetração alta de fibra no Brasil, nem vejo tanta utilidade pra um plano desses.
E a própria T-Mobile não vende adoidado esse plano, só onde eles julgam ter capacidade excedente (acho que a TIM faz isso com o "Live" via 4G).
 
Sendo muito otimista, sabe quando um plano desses com equipamento + franquia + preço equivalente vai chegar aqui?


NUNCA

Principalmente com o mercado móvel concentrado com as 3 patetas agora.
E lá concentrado em duas... Não diria três, pois a T Mobile só começou ter alguma relevância depois da compra da Sprint.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Home Internet tem como objetivo brigar com as Cablecom, não a toa que tá expandido pra todo os estados... E já começou a dar dor de cabeça pra's Cablecom.
 
Última edição:
Mercado de internet fixa é ainda mais concentrado que o móvel por lá.

Aqui, fixo (internet fixa, não telefonia, que ninguém se importa mais) tem concorrência forte.
A Banda Larga fixa lá cai em duas também... Comcast e Charter que possui quase 80% do mercado banda larga fixa... As Cablecom são tão fortes que nem se incomodam com as fibras da Verizon e AT&T.... Mas acendeu o alerta com o Home Internet da T-Mobile... Lá tem zero concorrência... Enquanto que o Brasil sempre foi visto como um país que tem uma concorrência acirrada no mercado de Telecomunicações.
 
Sendo muito otimista, sabe quando um plano desses com equipamento + franquia + preço equivalente vai chegar aqui?


NUNCA

Principalmente com o mercado móvel concentrado com as 3 patetas agora.

Eu não diria isso, concentração de mercado também existe nos EUA, com 3 players basicamente dominando o 5G, agora não espere no primeiro momento ofertas de planos 5G ilimitados ao mesmo custo da banda larga fixa, haverá uma janela de tempo para as operadoras acelerarem a recuperação do investimento inicial. Antes da chegada do 5G nos Estados Unidos, faça uma analise e pondere o custo por giga na internet móvel 4G deles, veja se era "barato". Eu imagino que a discussão pode ser levada para o lado do poder aquisitivo...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo