[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Tenho o "frankstein" Oi DDD 19, que será TIM mas está na rede da Claro. Em comparação com o Claro Pós que tive até o começo desse ano, percebo uma queda de performance da rede, alguns engasgos e queda de velocidade. Dá impressão que os clientes de outras operadoras estão limitados ou com baixa prioridade no sistema (talvez devido ao redirecionamento, tunelamento, etc). O Oi da mimha esposa, que migrou pra Claro, não apresenta esse travamentos, funciona igual um Claro nativo.

Isso acontece porque o QCI padrão pros planos da Claro é 8, na vivo, Tim e Oi é 9.

Quanto menor o QCI, mais prioridade o tráfego tem, então você usar uma linha com QCI 9 na rede da claro vai ficar com menos prioridade no tráfego, qualquer cliente da claro, mesmo pré, vai ter preferência.

O inverso é verdadeiro também pra quem está usando um chip migrado pra claro, mas sem ter trocado o chip da Oi, em regiões que vão pra vivo ou Tim. Você fica com acesso QCI 8 em um local que quase todas outras linhas são QCI 9, então você acaba tendo prioridade no tráfego.
 
pessoal fiz a portabilidade para vivo plano Selfie mas percebi 1 problema, não sei se é normal mas as vezes o sinal esta 4G+ cheio mas a navegacao nao vai, sou obrigado a colocar no modo aviao e retirar pra voltar a navegacao
 
pessoal fiz a portabilidade para vivo plano Selfie mas percebi 1 problema, não sei se é normal mas as vezes o sinal esta 4G+ cheio mas a navegacao nao vai, sou obrigado a colocar no modo aviao e retirar pra voltar a navegacao
tá em roaming? já tive problema similar, porque eu estava usando a linha em um outro ddd e umas opções de roaming no cadastro não estavam ativas
 
Última edição:
Relato estranho que aconteceu hoje comigo ao fazer uma ligação pela operadora Vivo, usando o VoLTE.

Liguei pra um numero que era 2226-xxxx, creio que seja um fixo da Brisanet. A ligação não completava, aparecia "chamada encerrada".

Como nos Samsung a opção de desativar o VoLTE não é mais selecionável, tive que ir nas configurações e setar manualmente pra que o aparelho ficasse em rede 3G, aí a ligação completou. Que estranho isso...
urQOrXa.png
 
Última edição:
Relato estranho que aconteceu hoje comigo ao fazer uma ligação pela operadora Vivo, usando o VoLTE.

Liguei pra um numero que era 2226-xxxx, creio que seja um fixo da Brisanet. A ligação não completava, aparecia "chamada encerrada".

Como nos Samsung a opção de desativar o VoLTE não é mais selecionável, tive que ir nas configurações e setar manualmente pra que o aparelho ficasse em rede 3G, aí a ligação completou. Que estranho isso...
já reparei que volte/vowifi é bugado mesmo, vez ou outra acontece isso, eu derrubo o sinal com modo avião e já resolve quando volta.
parece que ele tem algum vício de começar a bugar depois de x tempo ativo.
 
Relato estranho que aconteceu hoje comigo ao fazer uma ligação pela operadora Vivo, usando o VoLTE.

Liguei pra um numero que era 2226-xxxx, creio que seja um fixo da Brisanet. A ligação não completava, aparecia "chamada encerrada".

Como nos Samsung a opção de desativar o VoLTE não é mais selecionável, tive que ir nas configurações e setar manualmente pra que o aparelho ficasse em rede 3G, aí a ligação completou. Que estranho isso...
urQOrXa.png
Se você colocar no 4G a opção de desativar o VoLTE volta a ser selecionável
 
tá em roaming? já tive problema similar, porque eu estava usando a linha em um outro ddd e umas opções de roaming no cadastro não estavam ativas
Não estou não 😞
 
Isso acontece porque o QCI padrão pros planos da Claro é 8, na vivo, Tim e Oi é 9.

Quanto menor o QCI, mais prioridade o tráfego tem, então você usar uma linha com QCI 9 na rede da claro vai ficar com menos prioridade no tráfego, qualquer cliente da claro, mesmo pré, vai ter preferência.

O inverso é verdadeiro também pra quem está usando um chip migrado pra claro, mas sem ter trocado o chip da Oi, em regiões que vão pra vivo ou Tim. Você fica com acesso QCI 8 em um local que quase todas outras linhas são QCI 9, então você acaba tendo prioridade no tráfego.
É pra isso que pago internet! Excelente explicação!

Fui pesquisar sobre QCI, e é interessante como essa função organiza a capacidade da rede.
Se não me falha a memória, algumas emissoras de televisão possuem um contrato de prioridade nas redes LTE, pra transmissão de imagens em reportagens externas. Eles transmitem 1080i com baixa latências e raros travamentos. Já não precisam mais daquele caminhão com link microondas.
 
Motivos pelos quais ainda não saio da Claro: apesar da cobertura consideravelmente menor, os mexicanos têm um 4G muito robusto, na maior parte do tempo. Como mal saio da capital, tá ótimo. 4G com medições superiores ao 5G NSA da TIM.

 
SA da Vivo voltou parece que no BR todo.

Screenshot-20230123-072331-Net-Monster.png
 
Motivos pelos quais ainda não saio da Claro: apesar da cobertura consideravelmente menor, os mexicanos têm um 4G muito robusto, na maior parte do tempo. Como mal saio da capital, tá ótimo. 4G com medições superiores ao 5G NSA da TIM.


Essa é a impressão que tenho por aqui também.
Embora com cobertura deficiente, onde dentro de casa mal segura o 4g e cai pro 3g, a Claro tem um excelente custo/benefício, no qual carrego 12 pelo Claro Pay, dobra pra 24. Com isso, pago os 19,99 do prezão mensal do meu DDD e tenho 7gb todo mês.

Melhor custo benefício não há.
 
A Claro foi a pior operadora que eu já usei na minha vida.

Além da cobertura ter mais buraco que musquiteiro, o telemarketing é abusivo.

Aqui no CE é operadora pra quem não sai da capital, e até aqui dentro tem verdadeiros rombos na cobertura da zona oeste de Fortaleza.

Acabei parando na VIVO, mesmo sendo mais cara.
É de longe a melhor cobertura do CE, posso ir tranquilo pra qualquer buraco no Estado que sempre tem cobertura.

Meu pai tá na Claro por causa do preço do Tal prézão.
Mas sinceramente, pra mim não vale a raiva de ter que ligar 3 a 4 vezes pra completar uma ligação por aqui.
 
Isso acontece porque o QCI padrão pros planos da Claro é 8, na vivo, Tim e Oi é 9.

Quanto menor o QCI, mais prioridade o tráfego tem, então você usar uma linha com QCI 9 na rede da claro vai ficar com menos prioridade no tráfego, qualquer cliente da claro, mesmo pré, vai ter preferência.

O inverso é verdadeiro também pra quem está usando um chip migrado pra claro, mas sem ter trocado o chip da Oi, em regiões que vão pra vivo ou Tim. Você fica com acesso QCI 8 em um local que quase todas outras linhas são QCI 9, então você acaba tendo prioridade no tráfego.
Tem como ver esse QCI em algum canto? No service mode não mostra.
 
A Vivo não está respeitando o plano ilimitado. Outros colegas do fórum já reportaram o mesmo problema.

Até então, só a TIM e a Claro estão seguindo o combinado.

Você pode reclamar no consumidor.gov.br, Anatel, Procon, etc...
Segundo alguns relatos, a Vivo está irredutível até mesmo no consumidor.gov.br e Anatel.
Já abri reclamação na Anatel, consumidor.gov e ouvidoria. Nada desde o dia 19 até sem sinal
 
SA da Vivo voltou parece que no BR todo.

Screenshot-20230123-072331-Net-Monster.png

Isso é muito bom.

Me tira uma dúvida, o 5G NSA pelo que entendi gasta mais bateria pois o modem do celular precisa operar em 4G (núcleo da rede) e nas frequências/padrão 5G.

Enquanto o 5G SA é 5G Puro.
 
Isso é muito bom.

Me tira uma dúvida, o 5G NSA pelo que entendi gasta mais bateria pois o modem do celular precisa operar em 4G (núcleo da rede) e nas frequências/padrão 5G.

Enquanto o 5G SA é 5G Puro.
Aproveitando a sua pergunta, pra emendar outra: o VoLTE realmente gasta menos energia do que o 3G/2G?

Alguém já notou alguma diferença prática, além da qualidade de chamadas superior?
 
Isso é muito bom.

Me tira uma dúvida, o 5G NSA pelo que entendi gasta mais bateria pois o modem do celular precisa operar em 4G (núcleo da rede) e nas frequências/padrão 5G.

Enquanto o 5G SA é 5G Puro.
Sim, NSA gasta mais bateria principalmente na troca e busca de frequências.
Aproveitando a sua pergunta, pra emendar outra: o VoLTE realmente gasta menos energia do que o 3G/2G?

Alguém já notou alguma diferença prática, além da qualidade de chamadas superior?
Cara, o VoLTE é apenas um protocolo presente no 4G. O que você precisa medir é se o 2G/3G gastará mais energia durante uma chamada comparando ao 4G, independente do VoLTE.
 
Aproveitando a sua pergunta, pra emendar outra: o VoLTE realmente gasta menos energia do que o 3G/2G?

Alguém já notou alguma diferença prática, além da qualidade de chamadas superior?

Segundo as operadoras, as ligações pelo voLTE e voWIFI gastam menos bateria.
Na prática não percebi nada, raras são as vezes em que faço ligações.

Em fóruns internacionais, a percepção varia muito de usuário para usuário, entre aparelhos etc.
 
To em contato com a Vivo nesse momento. Não funciona no meu aqui nem a pau. 5G SA, eles dizem que está tudo provisionado mas não funciona. Fica com status da rede móvel suspenso. Mandei imagem.

No meu vivo em Brasília só nsa também, já reiniciei, fiz o procedimento de suporte técnico em que eles dizem que reiniciam a linha mas continua da mesma forma ... SA foi só no início em jullho/agosto
 
No meu vivo em Brasília só nsa também, já reiniciei, fiz o procedimento de suporte técnico em que eles dizem que reiniciam a linha mas continua da mesma forma ... SA foi só no início em jullho/agosto
O buraco é mais embaixo, foi desativado lá na raiz do sistema, nem os pobres coitados dos atendentes técnicos sabem disso, só os engenheiros reesposáveis podem habilitar pra geral novamente e pelo visto não querem, podem ter algum bom motivo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

SA da Vivo voltou parece que no BR todo.

Screenshot-20230123-072331-Net-Monster.png
Agora que fui ler isso, pode estar apenas em teste e estavam, ou estão, corrigindo algum problema no SA. Ou já desativaram novamente ou aqui em Brasília que não esta funcionando ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

To em contato com a Vivo nesse momento. Não funciona no meu aqui nem a pau. 5G SA, eles dizem que está tudo provisionado mas não funciona. Fica com status da rede móvel suspenso. Mandei imagem.

Mas em Brasília por exemplo não está funcionando mesmo.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo