[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Unica pessoa aqui em casa que e cliente vivo é a minha mae e ela possui um iphone 6 e pelo visto nao e compativel com o 4G+.
Todas as operadoras que utilizao 4G+ aqui no Brasil estao utilizando a tecnologia LTE-A Cat6 ?

A Claro ja esta usando LTE-A ? E o que é essa Cat 15 ?

O iPhone 6 é Cat4, e só faz CA de 10+10Mhz. Não acho que tenha nenhuma operadora com esse perfil.

Cat6 é 2CA, ou seja, duas bandas (frequências diferentes), como 700MHz e 2600Mhz, 2600Mhz + 1800Mhz, etc.
Acho que nao vale a pena ficar falando de Categoria LTE.. Mais fácil ver o que cada operadora está oferecendo e os aparelhos compatíveis.

A Claro disse em outubro que teria LTE-Advanced Pro até o fim desse ano, mas muito restrito em aparelhos, pq precisa de 256-QAM e MIMO 4x4... https://oglobo.globo.com/economia/claro-diz-que-tera-servicos-45g-ate-final-do-ano-no-pais-21897360
 
O LTE Advanced agrega só a BW de download ou agrega a de upload também ?

Sim, depende da release 3GPP implementada pela operadora nos seus equipamentos.
LTE-Advanced Pro, na release 13, já suporta CA UL. Talvez a Claro consiga ativar? quem sabe né...
Agora volta ao ponto dos aparelhos compatíveis...

Mas acredito que nenhuma operadora deve implementar isso.. com 20Mhz já dá pra chegar a ~30mbits de upload...
 
O iPhone 6 é Cat4, e só faz CA de 10+10Mhz. Não acho que tenha nenhuma operadora com esse perfil.

Cat6 é 2CA, ou seja, duas bandas (frequências diferentes), como 700MHz e 2600Mhz, 2600Mhz + 1800Mhz, etc.
Acho que nao vale a pena ficar falando de Categoria LTE.. Mais fácil ver o que cada operadora está oferecendo e os aparelhos compatíveis.

A Claro disse em outubro que teria LTE-Advanced Pro até o fim desse ano, mas muito restrito em aparelhos, pq precisa de 256-QAM e MIMO 4x4... https://oglobo.globo.com/economia/claro-diz-que-tera-servicos-45g-ate-final-do-ano-no-pais-21897360
o Iphone 7 Plus tem essa config?
 
Unica pessoa aqui em casa que e cliente vivo é a minha mae e ela possui um iphone 6 e pelo visto nao e compativel com o 4G+.
Todas as operadoras que utilizao 4G+ aqui no Brasil estao utilizando a tecnologia LTE-A Cat6 ?

A Claro ja esta usando LTE-A ? E o que é essa Cat 15 ?

hBL1CHJ.png


Edit: To lendo esse report (em ingles) https://gsacom.com/paper/progress-gigabit-lte-networks/

https://www.docdroid.net/qPrJRSl/171005-gsa-gigabit-lte-networks-report-october-2017.pdf

Sim A Claro, Tim e Vivo já estão usando LTE-A em algumas cidades confira a lista de cidades nos sites das operadoras. A TIM que eu saiba está usando VOLTE no plano pós pago. o CAT é a velocidade máxima que a antena/modem suporta transmitir e receber, pelo que eu entendi :D, caso eu esteja errado favor corrigirem.
 
Sim A Claro, Tim e Vivo já estão usando LTE-A em algumas cidades confira a lista de cidades nos sites das operadoras. A TIM que eu saiba está usando VOLTE no plano pós pago. o CAT é a velocidade máxima que a antena/modem suporta transmitir e receber, pelo que eu entendi :D, caso eu esteja errado favor corrigirem.
A Tim ta usando VolTE pq meu pai e cliente tim e ele habilitou isso mas cara e meio ruim.
A Claro eu acho q nem disponibilizou uma lista com cidades com 4g+
 
Alguém que more no Recife poderia por favor fazer uma busca de rede 3G(apenas redes 3G) e postar uma screen da Tela por favor? Quero tirar uma dúvida a respeito da cobertura de uma operadora.
 
A Tim ta usando VolTE pq meu pai e cliente tim e ele habilitou isso mas cara e meio ruim.
A Claro eu acho q nem disponibilizou uma lista com cidades com 4g+

Não sabia que o VOLTE da Tim era tão ruim assim.

Vou deixar a lista das cidades das três operadoras aqui que liberaram o 4G+.

Vivo: https://www.vivo.com.br/portalweb/S...62.1534565931.1510235552-605584071.1510235552
TIM: http://www.tim.com.br/Portal_Conteu.../4g-mais/pdf/Lista de cidades 4Gmais_1008.pdf
Claro: https://canaltech.com.br/internet/c...-rio-ao-todo-serao-11-cidades-em-2017-101334/

A Claro realmente não tem uma lista de cidades com 4G+ ainda, deve ser porque são somente 11 cidades de acordo com o site canaltech. Vergonha é apelido, tim e Vivo ja liberaram e muitas cidades.

Fui!

Ps: A Oi nem vou comentar. kkkkkkk
 
A Claro realmente não tem uma lista de cidades com 4G+ ainda, deve ser porque são somente 11 cidades de acordo com o site canaltech. Vergonha é apelido, tim e Vivo ja liberaram e muitas cidades.

A Claro está indo de mal a pior. Acho que só não declararam falência como a Oi porque ainda tem a AmericaMovil para se manter funcionando no Brasil.

Ela no início do ano também prometeu, assim como a Vivo, cobertura 4G em 2.000 cidades, mas ainda está estagnada à 1.200 cidades. Fora isso venho percebendo que a qualidade da operadora parece estar diminuindo a cada dia. Recentemente relatei que agora quando faz/recebe uma ligação pelo 4G, ela cai automaticamente pra o 2G, sendo que antes ficava no 3G, além ligações estarem demorando séculos para se conectar e começar a chamar. Fora a internet 4G que está parando várias vezes no dia.
 
Olha, eu moro no rj capital e nao tenho do que reclamar da Claro. Logico q eu nao sou parametro pq eu nao moro no interior mas o 4g da claro quando eu estou na rua e muito bom.
O q eu posso perceber aqui no rj com a claro e q o 4G praticamente nao existe indoors.
 
Não sabia que o VOLTE da Tim era tão ruim assim.

Vou deixar a lista das cidades das três operadoras aqui que liberaram o 4G+.

Vivo: https://www.vivo.com.br/portalweb/S...62.1534565931.1510235552-605584071.1510235552
TIM: http://www.tim.com.br/Portal_Conteudo/_staticfiles/para-voce/cobertura-e-roaming/4g/4g-mais/pdf/Lista de cidades 4Gmais_1008.pdf
Claro: https://canaltech.com.br/internet/c...-rio-ao-todo-serao-11-cidades-em-2017-101334/

A Claro realmente não tem uma lista de cidades com 4G+ ainda, deve ser porque são somente 11 cidades de acordo com o site canaltech. Vergonha é apelido, tim e Vivo ja liberaram e muitas cidades.

Fui!

Ps: A Oi nem vou comentar. kkkkkkk
Eu li esse link do canaltech a respeito da claro e no texto nao consegui achar resposta para minha duvida.
 
A Claro está indo de mal a pior. Acho que só não declararam falência como a Oi porque ainda tem a AmericaMovil para se manter funcionando no Brasil.

Ela no início do ano também prometeu, assim como a Vivo, cobertura 4G em 2.000 cidades, mas ainda está estagnada à 1.200 cidades. Fora isso venho percebendo que a qualidade da operadora parece estar diminuindo a cada dia. Recentemente relatei que agora quando faz/recebe uma ligação pelo 4G, ela cai automaticamente pra o 2G, sendo que antes ficava no 3G, além ligações estarem demorando séculos para se conectar e começar a chamar. Fora a internet 4G que está parando várias vezes no dia.

Em relação a ir do 4G pra 2G em ligações, eu acho que ela faz isso por causa da rede 2G estar mais livre que a 3G para ligações telefonicas, agora realmente a cobertura 4G dela em relação a Tim e a Vivo deixa a desejar pelo numero de cidades cobertas, aqui em BH ela pega muito bem tanto 3G e 4G.
 
Tim 4 g+ em Salvador quando será que terá?
Dificilmente haverá 4G+ da Tim em Salvador. A banda 7 é provida pela Oi (RAN Sharing), o que impossibilita o carrier aggregation, e as bandas da Tim, com o atual espectro alocado para a tecnologia, não passam de 20 MHz (banda 28 tem 10 MHz e banda 3 pode ter, no máximo, mais 10). No entanto, se a Tim fizer o refarming de outra banda como a 1 (2100 MHz), por exemplo, poderá haver o 4G+ lá.
 
Não sabia que o VOLTE da Tim era tão ruim assim.

Vou deixar a lista das cidades das três operadoras aqui que liberaram o 4G+.

Vivo: https://www.vivo.com.br/portalweb/S...62.1534565931.1510235552-605584071.1510235552
TIM: http://www.tim.com.br/Portal_Conteudo/_staticfiles/para-voce/cobertura-e-roaming/4g/4g-mais/pdf/Lista de cidades 4Gmais_1008.pdf
Claro: https://canaltech.com.br/internet/c...-rio-ao-todo-serao-11-cidades-em-2017-101334/

A Claro realmente não tem uma lista de cidades com 4G+ ainda, deve ser porque são somente 11 cidades de acordo com o site canaltech. Vergonha é apelido, tim e Vivo ja liberaram e muitas cidades.

Fui!

Ps: A Oi nem vou comentar. kkkkkkk
Ainda estou esperando o VoLTE para pré-pago, que foi prometido para o mês de Outubro e até agora não chegou.
 
Boa tarde galera... Moro em Nova iguaçu RJ e aqui o meu moto Z PLAY pega 4G+.. o engraçado é que quando vou medir a velocidade... n.ao funciona.. oque seria isso. e poque acontece isso? quando esta no 4G puro o medidor funciona perfeitamente.. e outra o sinal fica entre 4 pontos e 5 fica oscilando porque a VIVO está assim? alguem que possa me ajudar ai nessas informações?
 
Dificilmente haverá 4G+ da Tim em Salvador. A banda 7 é provida pela Oi (RAN Sharing), o que impossibilita o carrier aggregation, e as bandas da Tim, com o atual espectro alocado para a tecnologia, não passam de 20 MHz (banda 28 tem 10 MHz e banda 3 pode ter, no máximo, mais 10). No entanto,
caramba, que vacilo, as principais cidades tendo o 4G provido pela oi, ainda sim que a tim tivesse a rede propria na B7 ainda seria 10MHz e na banda 3 ela tá operando com 5MHz , ou seja B3+B7=15MHz , e B7+B28=20MHz , se agregasse B3+B7+B28=25MHz ,ou seja pra conseguir algo só com as 3 portadoras , o que ainda não vi por aqui, e alguns aparelhos parece que só agrega com 2 portadoras , se alguem poder comprementar o que eu disse ou corrigir se estiber errado agradeço.
 
caramba, que vacilo, as principais cidades tendo o 4G provido pela oi, ainda sim que a tim tivesse a rede propria na B7 ainda seria 10MHz e na banda 3 ela tá operando com 5MHz , ou seja B3+B7=15MHz , e B7+B28=20MHz , se agregasse B3+B7+B28=25MHz ,ou seja pra conseguir algo só com as 3 portadoras , o que ainda não vi por aqui, e alguns aparelhos parece que só agrega com 2 portadoras , se alguem poder comprementar o que eu disse ou corrigir se estiber errado agradeço.

Me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho que a TIM pode sim colocar o 4G+ em Salvador, ela pode agregar a banda B3+B28, não pode? Acho que onde a rede é por RAN Sharing em 2600 Mhz, ela vai agregar as outras quando estiverem disponíveis. Tô errado?
 
caramba, que vacilo, as principais cidades tendo o 4G provido pela oi, ainda sim que a tim tivesse a rede propria na B7 ainda seria 10MHz e na banda 3 ela tá operando com 5MHz , ou seja B3+B7=15MHz , e B7+B28=20MHz , se agregasse B3+B7+B28=25MHz ,ou seja pra conseguir algo só com as 3 portadoras , o que ainda não vi por aqui, e alguns aparelhos parece que só agrega com 2 portadoras , se alguem poder comprementar o que eu disse ou corrigir se estiber errado agradeço.

Temporariamente 5Mhz na B3, aqui também começou assim e hoje já está com 15Mhz. Em outro locais ainda está em 10Mhz.

Me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho que a TIM pode sim colocar o 4G+ em Salvador, ela pode agregar a banda B3+B28, não pode? Acho que onde a rede é por RAN Sharing em 2600 Mhz, ela vai agregar as outras quando estiverem disponíveis. Tô errado?

Correto, vai agregar B3+B28
 
Alguém que more no Recife poderia por favor fazer uma busca de rede 3G(apenas redes 3G) e postar uma screen da Tela por favor? Quero tirar uma dúvida a respeito da cobertura de uma operadora.
Meu celular não consegue selecionar o modo somente 3G, e upar um screenshot do meu aparelho vai dar um trabalho danado, mas lembro bem das redes que apareciam quando eu fazia busca

TIM 2G/3G
Oi 2G/3G
Claro 2G/3G
Vivo 2G/3G
Nextel Brasil 3G

em alguns lugares raros a nextel brasil aparecia 2G/3G, mas na maior parte da cidade só aparece a rede 3G da nextel

amanha vou fazer o teste
 
Última edição:
Me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho que a TIM pode sim colocar o 4G+ em Salvador, ela pode agregar a banda B3+B28, não pode? Acho que onde a rede é por RAN Sharing em 2600 Mhz, ela vai agregar as outras quando estiverem disponíveis. Tô errado?
É mas pra dar de fato um 4G+ só se ela utilizar 15MHz na b3 pra ter mais de 20MHz , menos que isso até agrega , mas até 20MHz consideram como 4G normal , inclusive os celulares nem mostram 4G+
 
Coloquei no site da anatel a cidade de Salvador e só vi a lista de frequências com ERBs operando de 1825 a 1835/1730 a 1840 ,com isso da pra deduzir que ela só tem 10MHz ? O 4G tá operando em 1832.4 e 1737.4 fico na curiosidade no porque de ela não colocar com 5 no final como a claro (1842.5/1747.5)
zjMaiIY.png
 
Última edição:
Galera, através desses sites, como o da Anatel, tem como saber qual as frequências utilizadas nas torres que estão aqui no meu bairro ? Tomei um pau pra configurar um roteador 4g da claro, no 3g era uma maravilha ( 15mb de dow tudo responsivo) quando passava para 4g era ping de 1000 ms e download de 0,5mbs. Só consegui algo no 4g quando setei a frequência 2600mhz ( dow de 30mbs ). Mas até chegar aew :haha:. Assim as frequência de 1800 e 700 parece que a torre não as transmite por isso que queria saber quais as frequências dessa torre .
 
Meu celular não consegue selecionar o modo somente 3G, e upar um screenshot do meu aparelho vai dar um trabalho danado, mas lembro bem das redes que apareciam quando eu fazia busca

TIM 2G/3G
Oi 2G/3G
Claro 2G/3G
Vivo 2G/3G
Nextel Brasil 3G

em alguns lugares raros a nextel brasil aparecia 2G/3G, mas na maior parte da cidade só aparece a rede 3G da nextel

amanha vou fazer o teste
@KDIR0 aguardo um novo teste
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo