• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Melhor comentário!

O povo fica competindo pra ver quem tem mais velocidade. A operadora X dá 200Mbps no 4G, 1,5Gbps no 5G e etc etc etc.
O que me interessa na verdade é ser cliente da operadora que me permite enviar um whatsapp naquele bairro/distrito de um município localizado no fim do mundo, me interessa fazer pix onde eu quiser, que eu possa pedir guincho em qualquer ponto da rodovia.
O problema e quando estou subindo a serra nao funciona nem uma kkk.

Jeito e vai ser operadora por satélite kkk
 
Melhor comentário!

O povo fica competindo pra ver quem tem mais velocidade. A operadora X dá 200Mbps no 4G, 1,5Gbps no 5G e etc etc etc.
O que me interessa na verdade é ser cliente da operadora que me permite enviar um whatsapp naquele bairro/distrito de um município localizado no fim do mundo, me interessa fazer pix onde eu quiser, que eu possa pedir guincho em qualquer ponto da rodovia.
Exato. Porém note que não sou contra 5G, muito antes pelo contrário. Acho excelentes as velocidades e o potencial que o 5G oferece.

Mas o que estamos concordando é que deveria ter um investimento maior em tornar o sinal 4G universal, funcionando 100% em todas ERBs, o que está longe de ser uma realidade.

Pelo "hype" as operadoras acabam investindo muito no 5G nos grandes centros, e basta sair um pouco dessas áreas que a conectividade de internet via por água abaixo. Numa emergência até dá para usar o 3G (ou até 2G) para fazer uma chamada de voz, mas cá entre nós, a conectividade de internet atualmente tem mais importância que chamada de voz para muita gente...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O problema e quando estou subindo a serra nao funciona nem uma kkk.

Jeito e vai ser operadora por satélite kkk

Eu com frequência pego a BR290 saindo de Porto Alegre em direção a Arroio dos Ratos, ˜50Km da região metropolitana de Porto Alegre. Tenho sinal em 100% do trajeto, mas na maior parte é sinal 3G (tanto Claro quanto Vivo) que só funciona para ligação de voz. Escutar Spotify e Google Maps no carro nessa estrada só fazendo download antes, e WhatsApp demora uma eternidade para mandar ou receber uma simples mensagem de texto. Mensagens de voz ou imagens via WhatsApp nem pensar...
 
Última edição:
Eu tive péssimas experiências com a Claro nos últimos anos. Assinei o Flex em 2019 e 2021 e o celular ficava mais tempo no 3G que no 4G. Lembro que quando eu me deslocava ficava alternando entre H+, 4G e 4G+ direto, o que fazia a bateria drenar muito rápido. Isso sem falar nas chamadas que não completavam. Fiquei 10 anos na TIM, desses uns 7 já na época do 4G e o sinal era infinitamente mais estável. Desde o final de 2019 estou com o Vivo Easy e nada a reclamar do 4G, porém a implementação do 5G tá a passos de tartaruga. A impressão que tenho é que desde a inauguração em agosto do ano passado a Vivo não ativou o 5G em nenhum bairro novo.

Enfim, há 2 semanas comecei a usar esse test drive da TIM e nesse meio tempo fiz uma viagem pro Espírito Santo. O celular fica no 5G quase o tempo todo com algumas quedas pro 4G em ambientes internos. Como esperado nunca aconteceu de cair pro 3G aqui na cidade. O lugar que percebi uma clara desvantagem da TIM em relação à Vivo foi na rodovia dentro do Espírito Santo. A TIM entra em roaming e usa o sinal da própria Vivo. Pra mim isso é irrelevante porque foi uma situação excepcional

Estou muito inclinado a fazer portabilidade da Vivo pra TIM e assinar um plano Controle. Hoje com o Vivo Easy me sinto culpado quando uso coisas que consomem muita franquia (como vídeos no YouTube). Na TIM consigo 3 vezes mais dados pelo mesmo valor que seria na Vivo. Também penso em ter uma segunda linha linha de backup na Vivo pra alguma situação que a TIM não tenha sinal.

Sou do Rio, capital, e os bairros que mais frequento são Tijuca, Maracanã, Méier e Botafogo. Desses, só Botafogo conta com cobertura 5G da Vivo.
Eu uso Claro Flex o tempo todo e ele fica no 4G o tempo todo
 
Uso TIM no interior de SP, 4G conectado praticamente 100% do tempo (700 Mhz massivo) pelas cidades por aqui, Claro se salva com seu 3G em 850 Mhz, não me importo com velocidade também, priorizo disponibilidade e estabilidade. Pra mim o 5G vai fazer sentido em locais com uma densidade muito grande de aparelhos conectados às ERBs, por exemplo em eventos que o 4G fica inavegável na maioria dos casos ou para desafogar as redes 4G saturadas nos grandes centros independente da velocidade.
 
Eu queria que comigo também ficasse, porque plano mais barato não há kkkk mas infelizmente é o que relatei
uma "choradinha" na operadora você consegue um plano legal, eu mesmo consegui 68gb por 36 reais no tim controle.
 
Apenas por curiosidade, de tempos em tempos eu faço busca para ver quais redes estão disponíveis na cidade. Notei que faz mais de um mês que o sinal 2G da TIM sumiu.

Será que ela desligou o 2G aqui? :pensa:
 
Apenas por curiosidade, de tempos em tempos eu faço busca para ver quais redes estão disponíveis na cidade. Notei que faz mais de um mês que o sinal 2G da TIM sumiu.

Será que ela desligou o 2G aqui? :pensa:
Existe um acordo entre Vivo e Tim. Existem cidades onde clientes Vivo usam redes 2G da Tim e vice versa. Ou seja, muitas cidades passaram a ter apenas rede 2G TIM ou Vivo.
 
Existe um acordo entre Vivo e Tim. Existem cidades onde clientes Vivo usam redes 2G da Tim e vice versa. Ou seja, muitas cidades passaram a ter apenas rede 2G TIM ou Vivo.
Bem interessante isso, porque tava numa estrada da serra de Brotas no interior de SP, e em dado momento a rede da Vivo sumiu, mas no lugar apareceu a da Tim com a sinalização GPRS. Ficou por um bom tempo e só bem pra frente a Vivo voltou a aparecer.
 
Apenas por curiosidade, de tempos em tempos eu faço busca para ver quais redes estão disponíveis na cidade. Notei que faz mais de um mês que o sinal 2G da TIM sumiu.

Será que ela desligou o 2G aqui? :pensa:
Só por curiosidade: será que a rede funciona aí no roaming? Como o amigo comentou embaixo, isso deve estar relacionado ao ran-sharing da Vivo com a TIM. Antes era só um acordo para ampliar cobertura, agora já passa a ser o switch off do 2G mesmo, a começar pela criação de uma rede single grid que estamos vendo agora.
 
Bem interessante isso, porque tava numa estrada da serra de Brotas no interior de SP, e em dado momento a rede da Vivo sumiu, mas no lugar apareceu a da Tim com a sinalização GPRS. Ficou por um bom tempo e só bem pra frente a Vivo voltou a aparecer.
Só por curiosidade: será que a rede funciona aí no roaming? Como o amigo comentou embaixo, isso deve estar relacionado ao ran-sharing da Vivo com a TIM. Antes era só um acordo para ampliar cobertura, agora já passa a ser o switch off do 2G mesmo, a começar pela criação de uma rede single grid que estamos vendo agora.
Existe um acordo entre Vivo e Tim. Existem cidades onde clientes Vivo usam redes 2G da Tim e vice versa. Ou seja, muitas cidades passaram a ter apenas rede 2G TIM ou Vivo.
Só não sei como esse acordo funciona, pois a TIM desligou o sinal 2G e se eu deixar o aparelho somente no 2G ele fica somente em chamada de emergência, alternando entre o GSM da VIVO ou CLARO, mas somente para emergência.
 
Só não sei como esse acordo funciona, pois a TIM desligou o sinal 2G e se eu deixar o aparelho somente no 2G ele fica somente em chamada de emergência, alternando entre o GSM da VIVO ou CLARO, mas somente para emergência.
Se houvesse uma lista de cidades onde isso já foi feito seria mais fácil de saber o que se trata (talvez nos mapas de roaming dê para ver)... ou é coisa mal feita ou o lugar ainda não faz parte do acordo.
 
Só por curiosidade: será que a rede funciona aí no roaming? Como o amigo comentou embaixo, isso deve estar relacionado ao ran-sharing da Vivo com a TIM. Antes era só um acordo para ampliar cobertura, agora já passa a ser o switch off do 2G mesmo, a começar pela criação de uma rede single grid que estamos vendo agora.

Como não tenho número da TIM, não consigo testar.
:/
 
Só por curiosidade: será que a rede funciona aí no roaming? Como o amigo comentou embaixo, isso deve estar relacionado ao ran-sharing da Vivo com a TIM. Antes era só um acordo para ampliar cobertura, agora já passa a ser o switch off do 2G mesmo, a começar pela criação de uma rede single grid que estamos vendo agora.
Quando viajei para uma cidade do interior do AM, precisei ativar o roaming para usar a rede da outra operadora.
 
Se houvesse uma lista de cidades onde isso já foi feito seria mais fácil de saber o que se trata (talvez nos mapas de roaming dê para ver)... ou é coisa mal feita ou o lugar ainda não faz parte do acordo.
Antigamente ainda existia uma listinha que a Vivo disponibilizava aos revendedores, porém agora nem isso mais.

Os relatos de cidades onde o 2G (Vivo ou TIM) somem do nada estão cada vez mais frequentes, então acho que estão desligando o 2G a todo vapor, embora não termos notícias sobre.

Tem até um vídeo de um técnico mostrando uma BSS da Vivo com um dos setores do GSM propositalmente removido e ele até comenta que estão fazendo bastante isso (possivelmente pra já ir capando a rede).
 


o pessoal de taboão da serra querendo correr atrás da expansão do 5G por aqui (só acredito se aparecer no erbs.tech e funcionar normalmente), por enquanto só a tim tem cobertura decente na cidade, claro e vivo só tem cobertura na região central/shopping
 
Aqui onde moro a Claro herdou o DDD da oi, quando era oi, mesmo sem cobertura 4g, o sinal era cheio e conseguia navegar e ver vídeos de boa, foi a Claro assumir que começou os problemas na rede, do 3g ficar oscilando pra 2g pq ela diminuiu a potência na torre e tal, aí entrei lá nos sites das erbs da Anatel e vi que ela registrou equipamentos 4G pra essa erb herdada da oi, por volta do dia 15 do mês passado ela tirou os equipamentos antigos e uns dias depois colocou os novos dela, até aí seria algo a se comemorar, mas encontrei com os técnicos que fizeram a instalação e um representante da Claro que estava junto, perguntei pra esse representante quando iam ligar a torre e ele me solta que a Claro só instalou o equipamento mas que não tem interesse nesse momento em ativar a erb, pq no entendimento deles a outra já supre a cidade.
Resultado disso? METADE da cidade tá sem sinal da operadora que antes tinha sinal na cidade toda graças a torre herdada da oi... Bastante gente reclamando e eles soltam essa, a Claro pode até ter promoções boas e tal, mas em interesse de cobertura ela pelo visto não está nem aí pra cidades médias e pequenas, chega a ser frustrante uma coisa dessas

A vivo pode ser careira e a tim ter seus problemas, mas ambas pelo menos colocam torres até em estradas de interior, a Claro tá merecendo perder o segundo lugar pra ver se acorda pra vida...
 
Aqui onde moro a Claro herdou o DDD da oi, quando era oi, mesmo sem cobertura 4g, o sinal era cheio e conseguia navegar e ver vídeos de boa, foi a Claro assumir que começou os problemas na rede, do 3g ficar oscilando pra 2g pq ela diminuiu a potência na torre e tal, aí entrei lá nos sites das erbs da Anatel e vi que ela registrou equipamentos 4G pra essa erb herdada da oi, por volta do dia 15 do mês passado ela tirou os equipamentos antigos e uns dias depois colocou os novos dela, até aí seria algo a se comemorar, mas encontrei com os técnicos que fizeram a instalação e um representante da Claro que estava junto, perguntei pra esse representante quando iam ligar a torre e ele me solta que a Claro só instalou o equipamento mas que não tem interesse nesse momento em ativar a erb, pq no entendimento deles a outra já supre a cidade.
Resultado disso? METADE da cidade tá sem sinal da operadora que antes tinha sinal na cidade toda graças a torre herdada da oi... Bastante gente reclamando e eles soltam essa, a Claro pode até ter promoções boas e tal, mas em interesse de cobertura ela pelo visto não está nem aí pra cidades médias e pequenas, chega a ser frustrante uma coisa dessas

A vivo pode ser careira e a tim ter seus problemas, mas ambas pelo menos colocam torres até em estradas de interior, a Claro tá merecendo perder o segundo lugar pra ver se acorda pra vida...
Aqui em Magé - RJ, moro a cerca de 900, 800 metros de duas torres da Claro, ambas com B28, mas basta entrar em casa que o sinal cai pro 3G, não sei o motivo da Claro ser assim, mas por conta disso, saí da Claro e migrei meu segundo número pra Vivo, tenho Tim (principal) e Vivo (backup) e não tenho problemaa de rede com nenhuma das duas, principalmente com a Tim, fica no 5G, ou 4G na maioria dos lugares que vou, raramente cai pro 3G, ou 2G da mesma.
 
moro a cerca de 900, 800 metros de duas torres da Claro, ambas com B28, mas basta entrar em casa que o sinal cai pro 3G

Passo por uma situação parecida, inclusive já relatei aqui que basta eu entrar dentro de qualquer ambiente fechado que o sinal da Claro parece não conseguir se manter no 4G, ainda que os 700 MHz estejam disponíveis. Uma ERB (com B28) dela fica a 500 metros da minha casa, por exemplo. A torre é compartilhada com a Vivo e com a TIM e em ambas o 4G segue firme indoor.

Parece ser algo característico da parte técnica da operadora, pois outras tantas pessoas têm a mesma reclamação. Parece que ela reduz a potência, sei lá.
 
Imagino que essa situação é bem típica da Claro em vários lugares com sinal deficiente... Não deve ser o único exemplo.
Sim... Mas a torre da oi estava lá quieta, tudo bem eles trocarem os equipamentos pra algo mais moderno e com 4g, mas deixar lá de enfeite sem ativar é sacanagem, ainda mais metade da cidade dependendo desse sinal, aqui tinha muita gente que tem aquela promoção da oi no pré que é 1gb por real carregado, eu tenho ela, ganho mt gigas mas nem da pra usar onde estou, só qd saio pro centro ou outras cidades...

Aqui em Magé - RJ, moro a cerca de 900, 800 metros de duas torres da Claro, ambas com B28, mas basta entrar em casa que o sinal cai pro 3G, não sei o motivo da Claro ser assim, mas por conta disso, saí da Claro e migrei meu segundo número pra Vivo, tenho Tim (principal) e Vivo (backup) e não tenho problemaa de rede com nenhuma das duas, principalmente com a Tim, fica no 5G, ou 4G na maioria dos lugares que vou, raramente cai pro 3G, ou 2G da mesma.
Aqui a Claro divide a torre com a vivo, em casa o sinal dessa torre (não a herdada da oi) dela só navega no 4g, mas o 4g so pega um pontinho estando na rua, dentro de casa cai pra um H+ em 850mhz ou até em gprs, ai adeus navegação. O da vivo mesmo estando em 3/4g com um pontinho, consegue navegar normalmente e não fica caindo.

Passo por uma situação parecida, inclusive já relatei aqui que basta eu entrar dentro de qualquer ambiente fechado que o sinal da Claro parece não conseguir se manter no 4G, ainda que os 700 MHz estejam disponíveis. Uma ERB (com B28) dela fica a 500 metros da minha casa, por exemplo. A torre é compartilhada com a Vivo e com a TIM e em ambas o 4G segue firme indoor.

Parece ser algo característico da parte técnica da operadora, pois outras tantas pessoas têm a mesma reclamação. Parece que ela reduz a potência, sei lá.

Isso da potência é um fato, só olhar no site das erbs que geralmente vê as torres da tim com o dobro da potência e até o triplo em alguns casos, as da vivo idem, a claro pelo visto não foca no móvel mesmo, ela é mais a fibra e wifi, ela só mantém o móvel pq ela está em 2 lugar em clientes, se a tim passasse ela era capaz dela vender a parte móvel só pra não ter o trabalho de melhorar a rede kkkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo