• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Fala mano jaciaum da massa, meio off, como foi fazer a portabilidade do v-easy para o c-flex? Fez pelo app do flex ou por SMS? Queria recuperar duas linhas inativas e fico num pé atrás com o feedback da claro, sempre me preocupa.
Fala Tiago, então, comprei o chip Pré da Claro e cadastrei, depois solicitei a portabilidade por SMS, aconteceu hoje ao meio-dia. Vou migrar para o Flex agora depois da conclusão. Eu podia ter feito tudo pelo Flex, mas tem uma questão.
Chip da Claro vem pré cadastrado na promoção mensal de 29,99. Já aconteceu duas vezes de eu migrar linha de amigo e familiar pro Flex e na hora que coloca o valor da assinatura, desconta esses 29,99 e não ativa o Flex, tendo que colocar mais recarga.
Então eu fiz o acesso da linha no Minha Claro primeiro e fui cancelar essa promoção, deixando no Pré Diário. Coloquei uma recarga de 12 pelo Claro Pay, ganhei o dobro e descontou só os 2 do Pré Diário. Agora que a portabilidade concluiu, ainda tenho 22 reais pra ativar o Flex, que vai descontar só 19 reais no primeiro mês.
 
Uma coisa que percebi era que a imagem canais VHF eram melhores que as do canais UHF, a imagem do canal 13 comparada com a do canal 14 ambos estando com bom sinal tinham uma certa diferença, a sensação era que imagem era velha como se fosse de uma fita VHS antiga no canal 14, outra coisa é a imagem dos canais 2 ao 7 eram inferiores as do canal 9 ao 13, não sei o motivo disso(alguém aqui com certeza deve saber), a menos que o problema real seja os equipamentos velhos que as emissoras usavam.

A capital de SP tem alguns canais digitais usando a faixa dos canais VHF, RBTV que usa o canal físico 10 VHF e o virtual 14.1, e a TV FL que usa o físico 12 e o virtual 58.1.
Isso é simples cara, *Equipamentos diferentes!*
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nunca que uma conexão móvel(pode ser 5G,6G,90G,1000G G redondo G quadrado) vai ter a mesma estabilidade de uma conexão fixa por fibra ótica.
5G ate nao pode ter tanta estabilidade mas em compensação o Sinal é muito melhor que Wi-Fi, tu pode fazer uma caminhada que tu tem internet, podendo enviar vídeos por YouTube e fazer uma caminhada sem se preocupar com sinal, ja com Wi-Fi? Ate saindo do lado de fora fica ruim!
 
Última edição:
5G ate nao pode ter tanta estabilidade mas em compensação o Sinal é muito melhor que Wi-Fi, tu pode fazer uma caminhada que tu tem internet, podendo enviar vídeos por YouTube e fazer uma caminhada sem se preocupar com sinal, ja com Wi-Fi? Ate saindo do lado de fora fica ruim!
Se fosse melhor que o 5G em potência, pode ter certeza que a fiscalização da Anatel bateria na casa do sujeito que tem esse Wi-Fi, pois os equipamentos liberados para Wi-Fi doméstico usam frequências livres e não licenciadas, e isso obrigatoriamente implica em potências menores.
Apenas frequências licenciadas podem usar potência de transmissão acima de 1000 mW no Brasil, segundo a portaria mais recente da Anatel que regula o assunto, que é de 2021.
Na União Europeia o rigor é maior ainda, sendo o limite 250 mW.
 
A Claro vai investir MENOS em 4G então? Orra, isso é possível? Porque o sinal de Internet dela aqui é horrendo, não abre nem o Google. Só fica decente no centro da cidade, que aí fica em 4G constante, mas chegou em casa já era, cai pra 3G e as vezes até pra 2G.
Eu só boto crédito no chip de 3 em 3 meses mesmo, que é pra não perder o número, porque não vale a pena gastar dinheiro em algo que nem se consegue usar.
 
A Claro tem uns métodos bem dracônicos sobre consistência e estabilidade dos seus serviços(fora o atendimento que é treinado a convencer seus clientes que são burros e incompetentes ou algo similar a isso), eu tenho duas linhas inativas pra portar e a claro detém uma delas, mas fico tão receoso que prefiro deixar elas no limbo mesmo...
 
A Claro vai investir MENOS em 4G então? Orra, isso é possível? Porque o sinal de Internet dela aqui é horrendo, não abre nem o Google. Só fica decente no centro da cidade, que aí fica em 4G constante, mas chegou em casa já era, cai pra 3G e as vezes até pra 2G.
Eu só boto crédito no chip de 3 em 3 meses mesmo, que é pra não perder o número, porque não vale a pena gastar dinheiro em algo que nem se consegue usar.
Mais as operadoras são sempre assim, se surgir algo mais novo, querem investir no novo, o problema que esse investimento só faz nas capitais. Porque nos interiores mesmo fica na m***da. Para ter uma ideia, onde moro a claro veio colocar o 4g 10 anos depois de ter colocado o 3g e já estamos com 5g então eu espero daqui mais 10 anos quando já vai existir outros Gs rsrs. O problema é colocar novas tecnologias sem ao menos ter a antiga decentemente. Qual pressa irei ter em trocar de celular sendo que não irei usufruir do 5g tão cedo? Sempre será somente nas capitais e nada mais.
 
Enquanto sistema de telefonia móvel estiver sob o guarda chuva do marketing ostensivo não tem geração que faça mudança que se prove eficiente, infelizmente.
 
Vocês notaram uma piora no serviço da Vivo no Rio de Janeiro capital? O 4G de uns tempos pra cá parece que ficou bem lento. Aliás, alguém notou alguma instabilidade na semana passada entre quinta e sexta-feira? Ficou quase o dia todo fora do ar aqui...
 
Mais as operadoras são sempre assim, se surgir algo mais novo, querem investir no novo, o problema que esse investimento só faz nas capitais. Porque nos interiores mesmo fica na m***da. Para ter uma ideia, onde moro a claro veio colocar o 4g 10 anos depois de ter colocado o 3g e já estamos com 5g então eu espero daqui mais 10 anos quando já vai existir outros Gs rsrs. O problema é colocar novas tecnologias sem ao menos ter a antiga decentemente. Qual pressa irei ter em trocar de celular sendo que não irei usufruir do 5g tão cedo? Sempre será somente nas capitais e nada mais.
Os investimentos não são apenas em capitais, mas também em cidades de médio porte.

Em cidades mais afastadas, sempre vai ser um desafio maior implantar o 5g, devido a necessidade de um backhaul bom. Não adianta nada a empresa ir e colocar uma antena 5g sem backhaul adequado, única coisa que vai acontecer é que aonde se vê um ícone de 4g, se verá 5g, mas a velocidade será a mesma.

Adicionalmente, faz mais sentido instalar 5g aonde tem uma concentração maior de gente do que em locais com menos pessoas, ajudando a "desafogar" a rede.

Vou alem: a TIM é a única operadora que [supostamente] tem 4g em todas as cidades do país. Aí dependendo da cidade, de fato, tem 4g, mas é uma torre LTE B28 (700MHz) em máxima potência (para entrar nos 80% de área urbana exigidos pela Anatel para considerar uma cidade coberta), e com um um backhaul via satelite, que faz com a velocidade seja de 2mb com um ping de 900ms (ou com um enlace de radio completamente zoado). Obviamente que é melhor que nada, mas na prática continua ruim...
 
Vocês notaram uma piora no serviço da Vivo no Rio de Janeiro capital? O 4G de uns tempos pra cá parece que ficou bem lento. Aliás, alguém notou alguma instabilidade na semana passada entre quinta e sexta-feira? Ficou quase o dia todo fora do ar aqui...
Já tem uns 2/3 meses que essas falhas são frequentes e eu tenho percebido mais na Zona Norte, pois é a região que mais transito.
E até o momento na ZN do Rio de Janeiro a cobertura 5G (n78) se limita a meia dúzia de gNBs.
 
Achei essas antenas 4G da Vivo em um poste de energia em Porto de Galinhas.
20240123-084454.jpg

20240123-084422.jpg

20240123-084532.jpg


20240123-084528.jpg


20240123-084417.jpg

20240123-084444.jpg

20240123-084428.jpg

20240123-084504.jpg


Screenshot-20240123-084605-Net-Monster.jpg

Screenshot-20240123-084702-Speedtest.jpg
 
Última edição:
Já tem uns 2/3 meses que essas falhas são frequentes e eu tenho percebido mais na Zona Norte, pois é a região que mais transito.
E até o momento na ZN do Rio de Janeiro a cobertura 5G (n78) se limita a meia dúzia de gNBs.
Sou da Zona Norte também. A Vivo tem falhado tanto por aqui que tô cogitando a mudança de operadora. E o 5G, conforme citado por você, aqui é raridade.
 
Sou da Zona Norte também. A Vivo tem falhado tanto por aqui que tô cogitando a mudança de operadora. E o 5G, conforme citado por você, aqui é raridade.
Eu venho abrindo reclamações na ANATEL e Consumidor.gov.br reportando as falhas dessas regiões, aparentemente não tem dado resultado.
Mais acredito que quanto mais reclamações as falhas vão ser escaladas para resolução.
 
Tenho um Pixel 8 Pro com um eSim da Vivo e consegui ativar nele a chamada por wifi. Só da Tim que ainda não. Tive sorte por não ser homologado pela anatel e mesmo assim ativar o VoWIFI
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguem pode confirmar se o VoWIFI está ativo na Veek?

Entrei em contato com eles pelo suporte e negaram que esteja ativo, mas vejo diversos relatos que de funciona sim.
Bom dia. Eu tenho a veek e as 2 tecnologias estão ativas. E funciona muito bem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sou da Zona Norte também. A Vivo tem falhado tanto por aqui que tô cogitando a mudança de operadora. E o 5G, conforme citado por você, aqui é raridade.
Sai da vivo mês passado e estou na claro, sinal da vivo aqui no RJ Zona norte esta uma bosta. As vezes a conexão trava e para de navegar por alguns minutos e depois volta, mesmo tendo sinal cheio no celular.
 
Última edição:
Bom dia. Eu tenho a veek e as 2 tecnologias estão ativas. E funciona muito bem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sai da vivo mês passado e estou na claro, sinal da vivo aqui no RJ Zona norte esta uma bosta. As vezes a conexão trava e para de navegar por alguns minutos e depois volta, mesmo tendo sinal cheio no celular.
Como está o serviço 5G/4G da Claro pela Zona Norte??
 
O problema é colocar novas tecnologias sem ao menos ter a antiga decentemente. Qual pressa irei ter em trocar de celular sendo que não irei usufruir do 5g tão cedo? Sempre será somente nas capitais e nada mais.
Exatamente. Por exemplo, se a nossa estrutura de 4G fosse boa, ninguém estaria ansioso por 5G ainda, porque o 4 seria o suficiente pra maioria das coisas que precisamos. Mas temos um 4G ruim que se der bobeira tem nível de um 3G bom de outro país.
Fora o nosso problema com franquias, adianta nada instalar um 5G com 43761Gbps de velocidade se a franquia é 5GB.
 
Para os q estavam comemorando a devolução do espectro da Winity: https://teletime.com.br/24/01/2024/...olvido-pela-winity-em-2025-ou-inicio-de-2026/

A Anatel ainda vai tomar subsídios e, só no final de 2025 ou início de 2026, haverá outro leilão e torcer para que alguma (além das gigantes), arrematem.

Enquanto isso, os 700MHz ficarão ociosos.

Nem a Winity e nem ninguém.
Não sei porque essa demora toda…
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Exatamente. Por exemplo, se a nossa estrutura de 4G fosse boa, ninguém estaria ansioso por 5G ainda, porque o 4 seria o suficiente pra maioria das coisas que precisamos. Mas temos um 4G ruim que se der bobeira tem nível de um 3G bom de outro país.
Fora o nosso problema com franquias, adianta nada instalar um 5G com 43761Gbps de velocidade se a franquia é 5GB.
Falou em um ponto forte. Se realmente os serviços 4g fosse bom não tinham esse desespero no 5g. Pior que agora as operadoras vão esquecer o 4g e focar no 5g. Desesperadamente querendo entregar um serviço 5g de qualidade e deixar o 4g virar lixo. Que acompanhando as reclamações é o que está acontecendo.
 
Vocês notaram uma piora no serviço da Vivo no Rio de Janeiro capital? O 4G de uns tempos pra cá parece que ficou bem lento. Aliás, alguém notou alguma instabilidade na semana passada entre quinta e sexta-feira? Ficou quase o dia todo fora do ar aqui...
Notei na Zona Norte. O sinal dentro de casa ficou horrível. Durante os apagões de segunda-feira, só tinha chamadas de voz e SMS disponíveis, mesmo com o sinal 4G "disponível".
 
Não se ja falaram aqui, mas viram que pelo App da Vivo para Android dá para converter seu chip para e-sim?
Ou até instalar um e-sim em outro aparelho caso vc já use em outro celular, e também da para ativar o e-sim no seu relogio caso tenha.
Eu fiz isso aqui e deu certo, tinha o chip fisico e mudei para e-sim no próprio app, eu fiz pelo meu S23 Ultra.
Não sei se esse recurso funciona só para Samsung na linha S também, mas interessante agora estarem evoluindo essa opção de e-sim no Android, as outras operadoras poderiam aderir isso
 
Pessoal, algum de vocês tem o link de algum plano controle barato na Vivo?
Cheguei a ver um link postado aqui por um colega ano passado, mas acabei não salvando.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo