Eu acho que não tem, informações muito técnicas assim acho quase impossível tu falar com alguém lá dentro que entenda.E como vou entrar em contato com alguém especializado da Oi se a opção que me passam é o suporte telefônico e aqueles bot do WhatsApp ? Reclame aqui ? Consumidor.gov ?
Tu mesmo viu que o suporte telefone as pessoas não entendem nada, pois elas são pessoas normais e não técnicos em redes. Só sabem falar o que ta no script passado pela oi.
Só um engenheiro poderia ajudar nisso, mas é impossível. Pois a oi não vai aplicar uma regra especifica no sistema interno só para tua conexão passar por outra rota.
E isso não é regra só para oi, isso vale para todas as empresas de internet do mercado. Inclusive os pequenos, a não ser que tu seja um amigo muito próximo do dono de um provedor regional que ele possa tentar melhorar tua rota.
Tu abrir reclamação não vai adiantar de nada, como eu te disse, o atendimento da oi são pessoas normais, que só fazem o que a oi manda. Tu vai conversar com elas esses assuntos e vai ser o mesmo que tu ta falando chinês com uma pessoa que não sabe nada de chinês.