[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

o caminho é "Status > Conexão DSL"

Na tela de Conexão DSL não aparece nenhum desses valores que estou vendo, como SNR, Attenuation, etc.

Como chego nesses valores?
 
Olá pessoal.

Sou cliente da Oi Velox 10MBs e possuo um Modem Wi-Fi oferecido por eles. Dando uma olhada nas redes disponíveis por aqui, encontro uma chamada "OI_WIFI_FON", exatamente o mesmo nome dos Hotspots da OI que ficam espalhados pela cidade: Olha aqui (PS: Leandro é minha rede Wi-Fi):

cPoKKbn.png


Desconfiado, clico nessa OI_WIFI_FON e nela aparece exatamente a mesma tela de login da OI pra você colocar suas informações de login da rede. Coloco meus dados corretamente e fico conectado. Faço um teste de velocidade e dá exatamente a mesma velocidade da minha conexão Wi-Fi, ou seja, minha rede "Leandro". Se digito informações erradas de propósito, ele recusa meu login. Desliguei meu modem e a rede "OI_WIFI_FON" também apagou!

Será que a OI tá usando nossos modens Wi-Fi pra oferecer Wi-Fi grátis pra seus clientes assim na cara de pau, tirando da nossa banda?

Existe algum software para ver quem está na minha rede Wi-Fi ou algo parecido?
Tenho que averiguar isso direitinho.
 
Na verdade, todo Modem Wi-Fi cedido pela Oi tem o Oi Fon embarcado. E sim, "a Oi está usando nossos modens Wi-Fi pra oferecer Wi-Fi grátis pra seus clientes assim na cara de pau, tirando da nossa banda."

O foco do Fon é que o usuário compartilhe até 1Mbps de sua conexão através da Rede criada (OI_WIFI_FON) com demais clientes da Oi. Pode notar que ao se contar a uma rede dessa, é solicitado seus dados pessoais para logar e ter acesso a internet.

Mais é possível desativar. Digite no browser: http://192.168.1.1/fon e marque a opção "Não quero ter acesso grátis aos milhões de pontos Wi-Fi da Rede Fon." Pode ser que dê um erro (Dependendo do modem, é apresentada uma mensagem de erro, porém ignore-a). Em seguida, reinicie seu Modem. A rede Fon deve sumir da sua busca. Caso não suma, repita o processo ou informe o modelo de seu modem, pois em raros os casos, a desativação só funciona corretamente ao desativar a rede Fon no setup do modem.

bOi, simples assim.

Olha, acontece isso na casa de uma amiga minha também. O modem/roteador dela é da Oi mesmo, recebeu há alguns meses. Antes não aparecia a rede na casa dela, mas agora é sempre. Não sei como é o Fon, mas se for assim, isso é a maior roubada. Eu tenho Velox também, mas com modem e roteador comprado por mim e não aparece nada de Oi Fon.
 

Agora sim, apareceram estes valores:

Código:
- System Information -
Vendor: Linksys
ModelName: WAG120N
Firmware Version: A1.00.16 , 2010-08-06T14:08:04
GUI Version: A1.00.16_007
Boot Version: 1.0.37-5.4
Hardware Version: 0.01

--- DSL Information ---
DSL Driver Version:  3.4.4.10.0.1
DSL VPI/VCI:         0/33
DSL Status:          Up
DSL Mode:            ADSL2+
DSL Channel:         0
DSL Upstream Rate:   572 kbps
DSL Downstream Rate: 11289 kbps

                      Down         up    
DSL Noise Margin:     220 dB       161 dB
DSL Attenuation:      138 dB       244 dB
DSL Transmit Power:  -380 dBm     -425 dBm

--- Wireless Information ---
Wireless Driver Version: "2.2.0.5"
Wireless Tools Version: 
Wireless Status: Enabled
Wireless Wide Channel: 
Wireless Standard Channel: 11- 2.462GHZ
Wireless SSID: palheta

--- Dynamic Information ---
LAN Mac Address: 00:25:9C:81:56:AA
WAN Mac Address: 00:25:9C:81:56:AC
Wireless Mac Address: 00:25:9C:81:56:AB

São bons ou ruins?
 
Agora sim, apareceram estes valores:

Código:
- System Information -
Vendor: Linksys
ModelName: WAG120N
Firmware Version: A1.00.16 , 2010-08-06T14:08:04
GUI Version: A1.00.16_007
Boot Version: 1.0.37-5.4
Hardware Version: 0.01

--- DSL Information ---
DSL Driver Version:  3.4.4.10.0.1
DSL VPI/VCI:         0/33
DSL Status:          Up
DSL Mode:            ADSL2+
DSL Channel:         0
DSL Upstream Rate:   572 kbps
DSL Downstream Rate: 11289 kbps

                      Down         up    
DSL Noise Margin:     220 dB       161 dB
DSL Attenuation:      138 dB       244 dB
DSL Transmit Power:  -380 dBm     -425 dBm

--- Wireless Information ---
Wireless Driver Version: "2.2.0.5"
Wireless Tools Version: 
Wireless Status: Enabled
Wireless Wide Channel: 
Wireless Standard Channel: 11- 2.462GHZ
Wireless SSID: palheta

--- Dynamic Information ---
LAN Mac Address: 00:25:9C:81:56:AA
WAN Mac Address: 00:25:9C:81:56:AC
Wireless Mac Address: 00:25:9C:81:56:AB

São bons ou ruins?

parâmetros ótimos, suporta até um upgrade pra 15mb(se a oi vender essa velocidade na sua cidade).

Olha, acontece isso na casa de uma amiga minha também. O modem/roteador dela é da Oi mesmo, recebeu há alguns meses. Antes não aparecia a rede na casa dela, mas agora é sempre. Não sei como é o Fon, mas se for assim, isso é a maior roubada. Eu tenho Velox também, mas com modem e roteador comprado por mim e não aparece nada de Oi Fon.

é por isso que agora a OI "cede" o modem pro assinante.
 
Última edição:
Snr na chuva e atenuação na chuva são melhores que no seco.Só que a net fica lenta.Mode: G.DMT Type: Interleave Line Coding: Trellis On Status: No Defect Link Power State: L0 Downstream UpstreamSNR Margin (dB): 20.9 30.0 Attenuation (dB): 28.0 18.0 Output Power (dBm): 12.3 19.7 Attainable Rate (Kbps): 7744 1396 Rate (Kbps): 4192 448 K (number of bytes in DMT frame): 132 15 R (number of check bytes in RS code word): 14 16 S (RS code word size in DMT frame): 1 8 D (interleaver depth): 64 8 Delay (msec): 16 16 Super Frames: 1216283 1216322 Super Frame Errors: 8190 24 RS Words: 82707310 10337734 RS Correctable Errors: 1816791 3238 RS Uncorrectable Errors: 169369 N/A HEC Errors: 7175 16 OCD Errors: 203 1 LCD Errors: 2 2 Total Cells: 204254976 0 Data Cells: 30348565 0 Bit Errors: 0 0 Total ES: 1175 0 Total SES: 116 0 Total UAS: 19 0
 
Snr na chuva e atenuação na chuva são melhores que no seco.Só que a net fica lenta.Mode: G.DMT Type: Interleave Line Coding: Trellis On Status: No Defect Link Power State: L0 Downstream UpstreamSNR Margin (dB): 20.9 30.0 Attenuation (dB): 28.0 18.0 Output Power (dBm): 12.3 19.7 Attainable Rate (Kbps): 7744 1396 Rate (Kbps): 4192 448 K (number of bytes in DMT frame): 132 15 R (number of check bytes in RS code word): 14 16 S (RS code word size in DMT frame): 1 8 D (interleaver depth): 64 8 Delay (msec): 16 16 Super Frames: 1216283 1216322 Super Frame Errors: 8190 24 RS Words: 82707310 10337734 RS Correctable Errors: 1816791 3238 RS Uncorrectable Errors: 169369 N/A HEC Errors: 7175 16 OCD Errors: 203 1 LCD Errors: 2 2 Total Cells: 204254976 0 Data Cells: 30348565 0 Bit Errors: 0 0 Total ES: 1175 0 Total SES: 116 0 Total UAS: 19 0

ok, a redução ocorre em todas modulações, o jeito é chamar um técnico pra corrigir.
 
parâmetros ótimos, suporta até um upgrade pra 15mb(se a oi vender essa velocidade na sua cidade).

Vou pesquisar, mas o Linksys esta rateando. Desliga sozinho e esta dando outros problemas, que até agora pensava que eram da Velox e agora não estou certo disso.

Eu tinha um Dlink que era muito inferior, e quando aparecia um problema dava para sacar se o problema era da minha rede ou problema do Velox. Mas sempre voltava para o Linksys. Acho que agora não da mais.

Não é problema da fonte, porque já troquei e continua desligando sozinho. Duvido que seja alguma proteção do Linksys.

Por via das dúvidas já comprei um TP-Link W8968, que muita gente aqui no Adrenalina recomenda. Amanhá vou instalar e ver no que da.
 
Na verdade, todo Modem Wi-Fi cedido pela Oi tem o Oi Fon embarcado. E sim, "a Oi está usando nossos modens Wi-Fi pra oferecer Wi-Fi grátis pra seus clientes assim na cara de pau, tirando da nossa banda."

O foco do Fon é que o usuário compartilhe até 1Mbps de sua conexão através da Rede criada (OI_WIFI_FON) com demais clientes da Oi. Pode notar que ao se contar a uma rede dessa, é solicitado seus dados pessoais para logar e ter acesso a internet.

Mais é possível desativar. Digite no browser: http://192.168.1.1/fon e marque a opção "Não quero ter acesso grátis aos milhões de pontos Wi-Fi da Rede Fon." Pode ser que dê um erro (Dependendo do modem, é apresentada uma mensagem de erro, porém ignore-a). Em seguida, reinicie seu Modem. A rede Fon deve sumir da sua busca. Caso não suma, repita o processo ou informe o modelo de seu modem, pois em raros os casos, a desativação só funciona corretamente ao desativar a rede Fon no setup do modem.

bOi, simples assim.

Maior sacanagem isso. Oferecem um serviço porco e ainda querem que eu compartilhe a minha internet publicamente. FDPs mesmo.
O link que você enviou me leva à tela de login. Mesmo logando, ele não me leva a essa tela de configuração. Mas encontrei isso aqui.
Aquele caixa de seleção na imagem 2 não é clicável.

http://imgur.com/XvBlJGk,rosuu09#0

Lendo o texto até me parece uma ideia interessante. Mas eu raramente encontro uma rede FON por aí. Além disso, assisto em SOURCE várias livestreams do TwitchTV e 1080P do YouTube. As vezes eles dão umas travadinhas. Não vou ficar com uma consciência tranquila sabendo que aquele travamento pode estar sendo ocasionado por alguém fuçando na minha rede.

Uns dias atrás, tinha um carinha coladinho aqui perto de casa, com o smartphone sempre à postos. Acho que já saquei aquele malandro. AHhahahah!

Acho que vou ter que ligar pra lá pra desativar.
Sério, você já utilizaram alguma rede FON?

PS: Se é só uma parte da rede, porquê no speedtest a rede FON deu a mesma velocidade que a minha?
 
Última edição:
Se os meus parâmetros são ótimos, porque no teste da Copel o meu ping é de 383ms e a minha velocidade de download de 1.15Mbps com upload de 36kbps?

Onde esta engasgando?
 
Agora sim, apareceram estes valores:

Código:
- System Information -
Vendor: Linksys
ModelName: WAG120N
Firmware Version: A1.00.16 , 2010-08-06T14:08:04
GUI Version: A1.00.16_007
Boot Version: 1.0.37-5.4
Hardware Version: 0.01

--- DSL Information ---
DSL Driver Version:  3.4.4.10.0.1
DSL VPI/VCI:         0/33
DSL Status:          Up
DSL Mode:            ADSL2+
DSL Channel:         0
DSL Upstream Rate:   572 kbps
DSL Downstream Rate: 11289 kbps

                      Down         up    
DSL Noise Margin:     220 dB       161 dB
DSL Attenuation:      138 dB       244 dB
DSL Transmit Power:  -380 dBm     -425 dBm

--- Wireless Information ---
Wireless Driver Version: "2.2.0.5"
Wireless Tools Version: 
Wireless Status: Enabled
Wireless Wide Channel: 
Wireless Standard Channel: 11- 2.462GHZ
Wireless SSID: palheta

--- Dynamic Information ---
LAN Mac Address: 00:25:9C:81:56:AA
WAN Mac Address: 00:25:9C:81:56:AC
Wireless Mac Address: 00:25:9C:81:56:AB

São bons ou ruins?

Sao ótimos, 22 de SNR com 10Mbps, pode pedir 15Mbps ai que vai sobrar SNR tanto de down como de up.
 
Até quanto de internet eu posso pedir nessa linha?

Tenho 5megabostas.



Mode:ADSL2+
Line Coding:Trellis On
Status:No Defect
Link Power State:L0
DownstreamUpstream
SNR Margin (dB):13.2 31.7
Attenuation (dB):29.5 17.8
Output Power (dBm):12.6 19.7
Attainable Rate (Kbps):10920 947
Rate (Kbps):4191 447
MSGc (number of bytes in overhead channel message):84 11
B (number of bytes in Mux Data Frame):18 13
M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame):1 16
T (Mux Data Frames over sync bytes):5 4
R (number of check bytes in FEC Data Frame):16 16
S (ratio of FEC over PMD Data Frame length):0.1435 15.7377
L (number of bits in PMD Data Frame):1951 122
D (interleaver depth):384 4
Delay (msec):13 15
Super Frames:0 0
Super Frame Errors:0 0
RS Words:0 0
RS Correctable Errors:0 0
RS Uncorrectable Errors:0 N/A
HEC Errors:0 0
OCD Errors:0 0
LCD Errors:0 0
Total Cells:10214 0
Data Cells:180 0
Bit Errors:0 0
Total ES:1192 0
Total SES:118 0
Total UAS:105 0

 
Até quanto de internet eu posso pedir nessa linha?

Tenho 5megabostas.



Mode:ADSL2+
Line Coding:Trellis On
Status:No Defect
Link Power State:L0
DownstreamUpstream
SNR Margin (dB):13.231.7
Attenuation (dB):29.517.8
Output Power (dBm):12.619.7
Attainable Rate (Kbps):10920947
Rate (Kbps):4191447
MSGc (number of bytes in overhead channel message):8411
B (number of bytes in Mux Data Frame):1813
M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame):116
T (Mux Data Frames over sync bytes):54
R (number of check bytes in FEC Data Frame):1616
S (ratio of FEC over PMD Data Frame length):0.143515.7377
L (number of bits in PMD Data Frame):1951122
D (interleaver depth):3844
Delay (msec):1315
Super Frames:00
Super Frame Errors:00
RS Words:00
RS Correctable Errors:00
RS Uncorrectable Errors:0N/A
HEC Errors:00
OCD Errors:00
LCD Errors:00
Total Cells:102140
Data Cells:1800
Bit Errors:00
Total ES:11920
Total SES:1180
Total UAS:1050

Sua linha não está levando nem 5, pois seu perfil está errado, mas antes de ligar para a Oi, verifique o estado da sua linha (usando as dicas do mosqueteriors, por exemplo, pois 13.2 dB é um SNR no limiar do tolerável pela Oi) e reinicialize seu modem.
 
No modem da Huawei, eles removeram essa opção. Uma vez marcada o Aceito na primeira configuração, não há como mais mudar.

Acredito que se você resetar ele e reconfigurar, dê para marcar a opção que falei.

Outra solução é seguir o Tutorial feito pelo user byunderline.

1 - Salve a configuração do modem em um arquivo.
Vá em Manutenção -> Dispositivo -> Arquivo de configuração e clica em "Baixar arquivo de configuração" e salve o arquivo.

2 - Abra o arquivo com um editor de texto.
A configuração dele é um arquivo XML.

3 - Altere a linha da rede OI_WIFI_FON.

<WLANConfigurationInstance InstanceID="4" SSIDAdvertisementEnabled="0" Enable="1" MaxBitRate="Auto" Channel="6" AutoChannelEnable="1" RegulatoryDomain="BR" SSID="OI_WIFI_FON" BeaconType="Basic" ...

Esse modem é capaz de operar 4 redes sem fio paralelas. Procure OI_WIFI_FON é a rede 4. Então mude o parâmetro

Enable de 1 para 0.

4 - Carregue a configuração no modem em Manutenção -> Dispositivo -> Arquivo de configuração e clica em "Selecionar arquivo", depois em "Carregar arquivo de configuração", e espere reiniciar.


Ou se preferir algo que remova de vez o recurso, instale uma FW limpa (Por sua conta e risco) ou de alguma outra operadora. Se for o HG521, localizei duas FW:

http://www.forthnetgroup.gr/media/texniki_ypostiriksi_new/data/firmwares/HG521_B021_forthnet.rar

http://www.multiupload.nl/1ZQ4HZPG7M

Se for outro Modem, diga o modelo que vamos localizar.

Ligar para lá e pedir para desativar, não vai resultar em nada. O Fon é "enfiado goela abaixo" dos usuários.

Por aqui tem bastante Fon dos usuários do Velox. Já me conectei a algumas e até quebram um galho quando você precisa de um Wi-Fi esperto para enviar ou receber um e-mail e o 3G não coopera. Mais acho errada a forma que a Oi "disponibiliza/implanta" o Fon. O usuário deve autorizar. Mais os usuários mais leigos, quando recebem um modem Wi-Fi da Oi só fazem Next, Next e Finish, nem olham o que estão aceitando e marcando. E quando os "tecos" da Velox que vão instalar, é a mesma coisa. Fora que, imagina se um pedófilo usa sua rede, ele vai usar o mesmo IP válido que você, pois o Fon só compartilha sua conexão criando uma "segunda rede" com um segundo SSID. Até provar que foi um marginal que usou o Tal do Fon(isso se o Fon tiver um controle bem efetivo e sólido de quem usou a rede, visto que ela não é usada somente por clientes da Oi)..... Enfim.

Valeu a força cara.
O único editor que não deu treta foi o WordPad. Encontrei a linha.
Tenho que editar aquele parâmetro que está selecionado? PS: É um HG521 mesmo.

Gyg4Zrt.jpg


Muito obrigado mesmo. :)
 
Opa. Sim, é essa mesmo! Quando for salvar o arquivo, mantenha-o com a mesma extensão, senão pode dar erro.

Tentou editar no Notepad ou no Notepad++? Edite nele caso dê erro. Clique no arquivo de configuração que você baixou, vá em abrir com e se o Bloco de Notas (Notepad) não aparecer, selecione-o manualmente.

Ou, abra o Notepad, e arraste o arquivo para dentro dele(área branca).

Depois, é só upar novamente e reiniciar! :joia:

Upei o arquivo e cliquei em carregar. Depois disso ele reiniciou sozinho. A OI_WIFI_FON não está mais aqui.

Muito obrigado mesmo, cara! :)
 
Olha o ping do meu primo p/ o Gateway, será se foi da internet cair tanto, aí desconfigurou a porta e ficou assim?
Há anos venho tentando ter um ping melhor que 48ms para o Gateway e não consigo.
41do.png
 
Ping melhor que 48ms? Não esta querendo muito?

O meu é de 374ms, medido agora na Copel, e não consigo abaixar.
 
Tem algum jeito de mudar a rota? A oi ta me jogando la pro RJ e eu moro em MG. Aumentou em 30ms meu ping no lol
 
Vamos por partes, pois você está confundindo as coisas.

O xitzmejunior está falando do Ping dele para o Gateway da Conexão, que geralmente fica no DSLAM que o atende ou na chegada do link na cidade ou ainda em alguns casos, em outra cidade, compartilhando a banda entre as demais cidades quando próximas(O que pode explicar o Ping alto para o Gateway). Mais considerando o fato que geralmente o Gateway de sua conexão fica no DSLAM que te atende, 48ms é relativamente alto(Aqui fica em 33, pois o Link chega em outra cidade e é enviado para minha cidade por rádio digital), pois se no primeiro salto já está assim, chega no UOL por exemplo acima de 90ms facilmente.


Outra coisa é seu ping para a COPEL. Primeiro, o servidor da Copel está fora da rede da Oi e não se sabe a rota que sua conexão faz para chegar até lá(O Server da Copel fica no Paraná e dependendo de onde você mora a distância será considerável, aumentando assim a latência até lá). Segundo, para analisar corretamente seu Ping, só com um tracert para algum destino pretendido. Posta um tracert para o UOL ou para algum servidor que seja de seu uso para analisarmos.

Concordo que devo estar confundido, e é aqui que a gente vem para os esclarecimentos, não é?

Como faço para salvar o texto do tracert e postar aqui?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo