[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

40MHz tende a ser pior em local com muitas outras redes 2.4GHz rolando...
Bem, tenho um amiga que mora em prédio o notebook que ela usa só tem rede 2.4ghz
Tem wi-fi para todo que é lá
Quando tava automático a velocidade batia de 40 a 50megas
Depois que fiz a mudança já aumentou a velocidade de 80 a 100 megas
Ela falou que ficou melhor para trabalhar e não ficava mais dando umas travadinha nas vídeos chamadas.
Ficou um tempão assim
Depois que fui lá denovo fixei o canal
Bem melhorou e muito a conexão de internet para ela na rede 2.4ghz
 
Bem, tenho um amiga que mora em prédio o notebook que ela usa só tem rede 2.4ghz
Tem wi-fi para todo que é lá
Quando tava automático a velocidade batia de 40 a 50megas
Depois que fiz a mudança já aumentou a velocidade de 80 a 100 megas
Ela falou que ficou melhor para trabalhar e não ficava mais dando umas travadinha nas vídeos chamadas.
Ficou um tempão assim
Depois que fui lá denovo fixei o canal
Bem melhorou e muito a conexão de internet para ela na rede 2.4ghz

Claro que com mais largura de banda vai conseguir mais velocidade, mas continua pior para ambientes com MUITAS redes.
Existe a explicação técnica/física, mas não cabe aqui, acho.

Se melhorou, ótimo.
Mas eu chutaria que a impressão de travadinha em vídeo-chamadas deve ter sido por algum outro motivo.
 
Última edição:
Claro que com mais largura de banda vai conseguir mais velocidade, mas continua pior para ambientes com MUITAS redes.
Existe a explicação técnica/física, mas não cabe aqui, acho.

Se melhorou, ótimo.
Mas eu chutaria que a impressão de travadinha em vídeo-chamadas deve ter sido por algum outro motivo.
Até que não porque no cabo funcionava de boa
Com a configuração do wi-fi toda no automático dava perda de pacotes de 5 a 10%
Mesmo desligado o modem, esperando uns 10 minutos o resultado eram o mesmo
Depois que só alterei para 40mhz já não deu perda de pacotes, que é meio estranha isto
Até que ela falou que era muito lento de abrir a página no notebook e no celular já era rápido isto desde quando instalar
Pode ser o equipamento, pode ser várias N motivos
Mais isto é a bizarrice da tecnologia
 
Fala pessoal, bom dia! Estou mudando da minha atual casa e no novo endereço não tem viabilidade para levar a minha Claro pra lá.
Acabei pedindo a Oi Fibra de 500Mb e gostaria de saber dos senhores se há algum modem que eu devo correr, afim de evitar problemas.
Há algum modem em específico que consigo colocar em modo bridge?
Valeu!!
 
Pessoal, desculpem se essa informação já foi comentada, mas procurei aqui no tópico e não consegui uma resposta definitiva para algumas perguntas.

O contexto é que finalmente a Oi liberou fibra no meu endereço (tenho Claro HFC e estou querendo fibra). Não sei se vão conseguir instalar, pois precisa passar fibra ótica do poste até o prédio onde moro. A Vivo já foi lá uma vez e não passaram (o técnico ficou com preguiça de passar cabos nos bueiros do prédio). Se eu tiver sorte a Oi vai com "mais vontade" e talvez eu tenha internet de fibra. As perguntas que tenho são:

  1. O IPv4 da Oi é público? Pelo que li a Oi não usa CGNAT, então só queria confirmar.
  2. É possível colocar a ONT em bridge? Vi alguns comentários que a ONT da Nokia não é possível, mas para mim não está claro se as outras ONTs permitem o modo bridge.
  3. Em caso seja possível colocar a ONT em bridge, a conexão no meu roteador será DHCP ou PPPoE? Se for PPPoE, onde posso achar os dados (usuário, senha, etc) da conexão PPPoE?
Obrigado e novamente desculpem caso essas informações já tenham sido postadas, de fato tentei pesquisar não fui capaz de achar uma resposta clara.

👍
 
Pessoal, desculpem se essa informação já foi comentada, mas procurei aqui no tópico e não consegui uma resposta definitiva para algumas perguntas.

O contexto é que finalmente a Oi liberou fibra no meu endereço (tenho Claro HFC e estou querendo fibra). Não sei se vão conseguir instalar, pois precisa passar fibra ótica do poste até o prédio onde moro. A Vivo já foi lá uma vez e não passaram (o técnico ficou com preguiça de passar cabos nos bueiros do prédio). Se eu tiver sorte a Oi vai com "mais vontade" e talvez eu tenha internet de fibra. As perguntas que tenho são:

  1. O IPv4 da Oi é público? Pelo que li a Oi não usa CGNAT, então só queria confirmar.
  2. É possível colocar a ONT em bridge? Vi alguns comentários que a ONT da Nokia não é possível, mas para mim não está claro se as outras ONTs permitem o modo bridge.
  3. Em caso seja possível colocar a ONT em bridge, a conexão no meu roteador será DHCP ou PPPoE? Se for PPPoE, onde posso achar os dados (usuário, senha, etc) da conexão PPPoE?
Obrigado e novamente desculpem caso essas informações já tenham sido postadas, de fato tentei pesquisar não fui capaz de achar uma resposta clara.

👍
  1. O IPv4 da Oi é público? Pelo que li a Oi não usa CGNAT, então só queria confirmar.
    R: Sim, a Oi disponibiliza um IPv4, dependendo do seu plano, fixo ou dinâmico.

  2. É possível colocar a ONT em bridge? Vi alguns comentários que a ONT da Nokia não é possível, mas para mim não está claro se as outras ONTs permitem o modo bridge.
    R: Depende da ONT. As Huawei sim, praticamente todos os modelos é possível usar o modo bridge. Já as Nokia, depende do modelo.

  3. Em caso seja possível colocar a ONT em bridge, a conexão no meu roteador será DHCP ou PPPoE? Se for PPPoE, onde posso achar os dados (usuário, senha, etc) da conexão PPPoE?
    R: IPoE. Na própria ONT.
 
Última edição:
Pessoal, desculpem se essa informação já foi comentada, mas procurei aqui no tópico e não consegui uma resposta definitiva para algumas perguntas.

O contexto é que finalmente a Oi liberou fibra no meu endereço (tenho Claro HFC e estou querendo fibra). Não sei se vão conseguir instalar, pois precisa passar fibra ótica do poste até o prédio onde moro. A Vivo já foi lá uma vez e não passaram (o técnico ficou com preguiça de passar cabos nos bueiros do prédio). Se eu tiver sorte a Oi vai com "mais vontade" e talvez eu tenha internet de fibra. As perguntas que tenho são:

  1. O IPv4 da Oi é público? Pelo que li a Oi não usa CGNAT, então só queria confirmar.
  2. É possível colocar a ONT em bridge? Vi alguns comentários que a ONT da Nokia não é possível, mas para mim não está claro se as outras ONTs permitem o modo bridge.
  3. Em caso seja possível colocar a ONT em bridge, a conexão no meu roteador será DHCP ou PPPoE? Se for PPPoE, onde posso achar os dados (usuário, senha, etc) da conexão PPPoE?
Obrigado e novamente desculpem caso essas informações já tenham sido postadas, de fato tentei pesquisar não fui capaz de achar uma resposta clara.

👍
A Oi liberou a instalação no seu endereço, ou na sua rua? Confirma com o síndico se houve a adequação da rede da Oi no prédio. Você não deve ter muitos problemas para instalação.

1. Sim, é IPv4 Público, a Oi ainda não trabalha com CGNAT em suas redes fixas.

2. Não é possível manter bridge na maioria das onts Nokia (Excessão ao G-2425G-A). Já nas onts Huawei, todas são possíveis, há um tutorial postado pelo @FelipeSS

3. A Oi trabalha somente com IPoE (Pelo que eu saiba)
 
  1. O IPv4 da Oi é público? Pelo que li a Oi não usa CGNAT, então só queria confirmar.
    R: Sim, a Oi disponibiliza um IPv4, dependendo do seu plano, fixo ou dinâmico.

  2. É possível colocar a ONT em bridge? Vi alguns comentários que a ONT da Nokia não é possível, mas para mim não está claro se as outras ONTs permitem o modo bridge.
    R: Depende da ONT. As Huawei sim, praticamente todos os modelos é possível usar o modo bridge. Já as Nokia, depende do modelo.

  3. Em caso seja possível colocar a ONT em bridge, a conexão no meu roteador será DHCP ou PPPoE? Se for PPPoE, onde posso achar os dados (usuário, senha, etc) da conexão PPPoE?
    R: PPPoE. Na própria ONT.
Oi fibra não Usa PPPoE é IPoE(DHCP). Tem pesquisar um pouco antes de dar informação errada, senão acaba confundindo quem pergunta.
Pessoal, desculpem se essa informação já foi comentada, mas procurei aqui no tópico e não consegui uma resposta definitiva para algumas perguntas.

O contexto é que finalmente a Oi liberou fibra no meu endereço (tenho Claro HFC e estou querendo fibra). Não sei se vão conseguir instalar, pois precisa passar fibra ótica do poste até o prédio onde moro. A Vivo já foi lá uma vez e não passaram (o técnico ficou com preguiça de passar cabos nos bueiros do prédio). Se eu tiver sorte a Oi vai com "mais vontade" e talvez eu tenha internet de fibra. As perguntas que tenho são:

  1. O IPv4 da Oi é público? Pelo que li a Oi não usa CGNAT, então só queria confirmar.
  2. É possível colocar a ONT em bridge? Vi alguns comentários que a ONT da Nokia não é possível, mas para mim não está claro se as outras ONTs permitem o modo bridge.
  3. Em caso seja possível colocar a ONT em bridge, a conexão no meu roteador será DHCP ou PPPoE? Se for PPPoE, onde posso achar os dados (usuário, senha, etc) da conexão PPPoE?
Obrigado e novamente desculpem caso essas informações já tenham sido postadas, de fato tentei pesquisar não fui capaz de achar uma resposta clara.

👍
1 - É publico, pelo menos por enquanto! Porém, no futuro isso pode mudar caso os IPv4 da Boi se esgotem o que tem tendencia de acontecer.
2 - Qualquer ONT huawei que a Oi usa da para colocar em bridge, agora as nokias só o modelo G-2425G-A devido ao tripleoxygen ter feito um firmware modificado que permite o bridge = https://ont-lab.tripleoxygen.net/nokia/firmwares/custom | Sendo a nokia G-240W-C a pior ONT da nokia que existe(pelo menos na Boi fibra), portanto se o técnico quiser instalar uma, não deixe e peça para ele trocar!
3 - DHCP já que a boi usa IPoE = DHCP! Portanto não precisa de usuário e senha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fala pessoal, bom dia! Estou mudando da minha atual casa e no novo endereço não tem viabilidade para levar a minha Claro pra lá.
Acabei pedindo a Oi Fibra de 500Mb e gostaria de saber dos senhores se há algum modem que eu devo correr, afim de evitar problemas.
Há algum modem em específico que consigo colocar em modo bridge?
Valeu!!
Respostas acima /\
 
A Oi liberou a instalação no seu endereço, ou na sua rua? Confirma com o síndico se houve a adequação da rede da Oi no prédio. Você não deve ter muitos problemas para instalação.

1. Sim, é IPv4 Público, a Oi ainda não trabalha com CGNAT em suas redes fixas.

2. Não é possível manter bridge na maioria das onts Nokia (Excessão ao G-2425G-A). Já nas onts Huawei, todas são possíveis, há um tutorial postado pelo @FelipeSS

3. A Oi trabalha somente com IPoE (Pelo que eu saiba)
Alguém tem a G-2425G-A rodando em bridge ? A mudança e pelo login normal da Oi ?
 
Oi fibra não Usa PPPoE é IPoE(DHCP). Tem pesquisar um pouco antes de dar informação errada, senão acaba confundindo quem pergunta.

1 - É publico, pelo menos por enquanto! Porém, no futuro isso pode mudar caso os IPv4 da Boi se esgotem o que tem tendencia de acontecer.
2 - Qualquer ONT huawei que a Oi usa da para colocar em bridge, agora as nokias só o modelo G-2425G-A devido ao tripleoxygen ter feito um firmware modificado que permite o bridge = https://ont-lab.tripleoxygen.net/nokia/firmwares/custom | Sendo a nokia G-240W-C a pior ONT da nokia que existe(pelo menos na Boi fibra), portanto se o técnico quiser instalar uma, não deixe e peça para ele trocar!
3 - DHCP já que a boi usa IPoE = DHCP! Portanto não precisa de usuário e senha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Respostas acima /\
Opa, valeu meu nobre!!!
 
A posição do aparelho de cabeça pra baixo não vai impactar muito o sinal do Wi-fi, porém as antenas dele encostados na parede já é palhaçada do técnico da BOI.
pior não foi isso, ele prendeu o modem apenas com pregos na parede. ai quando fui conectar um cabo de rede nele, o modem soltou e um dos pregos entrou para dentro do modem.
instalação muito porca a que foi feita.

deu sorte e não sabe, faz bridge mete um roteador decente e seja feliz. A não ser que não use para jogar ou pelo menos não divida internet com ninguém, pq nenhum modelo de operadora é bom nisso, se não se importa com isso os modelos novos tem sim sinal Wi-FI bem melhor, mas o seu da pra fazer bridge que a maioria aqui quer.
como não uso essa internet para fins de trabalho, e sim para uso domestico na casa dos meus pais, colocar em bridge não vai me trazer beneficio nenhum. apenas vou gastar dinheiro com outro roteador e mais consumo de energia. a questão como mencionei acima, é que nós tínhamos o plano da claro net, e o modem que usávamos era ótimo e o sinal chegava em todos os cômodos. esse modem da Oi so funciona bem em frente a ele.

Se está em posição esquisita, mude de posição... Operadora alguma garante wifi, wifi é apenas bonus para dizer que tem.
respondi acima.
Eu não sei se tem a ver
Mais faz um teste
Muda a certificação de Brasil para china, taiwan
Em 2.4ghz em 20/40mhz muda para 40mhz

Aqui quando eu usava tinha uma melhor no alcance
fiz essa alteração, inclusive usando um app para detectar a melhor largura de banda e canal para usar. mas o ganho foi nenhum.
 
pior não foi isso, ele prendeu o modem apenas com pregos na parede. ai quando fui conectar um cabo de rede nele, o modem soltou e um dos pregos entrou para dentro do modem.
instalação muito porca a que foi feita.


como não uso essa internet para fins de trabalho, e sim para uso domestico na casa dos meus pais, colocar em bridge não vai me trazer beneficio nenhum. apenas vou gastar dinheiro com outro roteador e mais consumo de energia. a questão como mencionei acima, é que nós tínhamos o plano da claro net, e o modem que usávamos era ótimo e o sinal chegava em todos os cômodos. esse modem da Oi so funciona bem em frente a ele.


respondi acima.

fiz essa alteração, inclusive usando um app para detectar a melhor largura de banda e canal para usar. mas o ganho foi nenhum.
Qual era o Cable Modem utilizado na Claro? Normalmente as ONTs oferecida pela Oi não tem lá muito alcance de Wi-Fi
A ONT está no mesmo local que o antigo Cable Modem?
E outra, a ONT foi instalada num local centralizado na casa?
 
Não entendi...

Porque lendo o que vc escreveu acima, não tem nenhum relato sobre colocar a ONT em outra posição e se melhorou ou não.

Vc tirou o aparelho da parede pelo menos? Botou ele na posição normal?
sim, depois que o prego que segurava ele soltou para dentro do modem, eu tirei ele do lugar e coloquei em cima do Rack da sala.
Qual era o Cable Modem utilizado na Claro? Normalmente as ONTs oferecida pela Oi não tem lá muito alcance de Wi-Fi
A ONT está no mesmo local que o antigo Cable Modem?
E outra, a ONT foi instalada num local centralizado na casa?
o modelo do Cable Modem da claro era um Arris TG1692A. e ele ficava no mesmo local que eu coloquei o modem da Oi Fibra.

e sim, esta instalado na sala que fica no centro da casa dos meus pais.
 
Oi fibra não Usa PPPoE é IPoE(DHCP). Tem pesquisar um pouco antes de dar informação errada, senão acaba confundindo quem pergunta.

1 - É publico, pelo menos por enquanto! Porém, no futuro isso pode mudar caso os IPv4 da Boi se esgotem o que tem tendencia de acontecer.
2 - Qualquer ONT huawei que a Oi usa da para colocar em bridge, agora as nokias só o modelo G-2425G-A devido ao tripleoxygen ter feito um firmware modificado que permite o bridge = https://ont-lab.tripleoxygen.net/nokia/firmwares/custom | Sendo a nokia G-240W-C a pior ONT da nokia que existe(pelo menos na Boi fibra), portanto se o técnico quiser instalar uma, não deixe e peça para ele trocar!
3 - DHCP já que a boi usa IPoE = DHCP! Portanto não precisa de usuário e senha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Respostas acima /\
Editado.

Valeu!
 
Galera, dúvida sobre a Oi. Tenho Vivo hoje e tenho muitos problemas com downloads de sites internacionais, como wetransfer e dropbox, minha internet de 300mb baixa a 500kbps e olhe la, mas sendo qualquer servidor no brasil fica no talo, como o Drive por exemplo. Isso faz com que acessar um pc remoto pelo Parsec por exemplo me dê uma latência muito alta. Aqui no brasil acessando um pc em Praga onde trabalho pego 265ms, e fica com um delay bem chato. Sabem me dizer se a OI tem esses problemas também? Alguem teria alguma experiência assim pra dizer se com eles é tranquilo? Senão troco de internet na hora.
 
Galera, dúvida sobre a Oi. Tenho Vivo hoje e tenho muitos problemas com downloads de sites internacionais, como wetransfer e dropbox, minha internet de 300mb baixa a 500kbps e olhe la, mas sendo qualquer servidor no brasil fica no talo, como o Drive por exemplo. Isso faz com que acessar um pc remoto pelo Parsec por exemplo me dê uma latência muito alta. Aqui no brasil acessando um pc em Praga onde trabalho pego 265ms, e fica com um delay bem chato. Sabem me dizer se a OI tem esses problemas também? Alguem teria alguma experiência assim pra dizer se com eles é tranquilo? Senão troco de internet na hora.
Sai da oi por ser muito ruim
Fiquei praticamente 2 meses com problema de ping
Ficava assim 1 semana tentando arruma o problema de ping quando arrumava ficava 1 semana de boa na outra semana já tava problema denovo, ficava 1 semana de boa e a outra semana uma bosta durante 2 meses assim
Desde quando eu contratei sempre teve problemas na entrada e recebimento de pacote
Download o único lugar que pegava a velocidade total era o Google drive, nos outros site não pegava
Para falar que o único lugar, no Xbox pega velocidade toda mais foi no começo depois de alguns meses a velocidade cai e ficava 40 a 80 megas só
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo