[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Igual a TIM onde moro, só tem TIM Live metálico, não deve estar dando prejuízo, pra quem investir na fibra então né? Fibra só área nova pra eles.
TIM ou é área nova ou é área de alta incidência de furto de cabos de cobre. Se não tá dando prejuizo, mantém o que tem.
 
Será se está vindo alguma novidade aí?

opa tomara que estejam instalando XGSPON, ae vai rolar 1gb pra todos com preco menor, e vao pode vende 1/1 gbps
 
Última edição:
Alguém sabe se esses sinais estão bons?

Laser Bias Current (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements):
8950 uA
Optics Module Voltage (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements):
3281000 uV
Optics Module Temperature (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements):
41.20 °C
Rx Optics Signal Level at 1490 nm (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements):
-20.32 dBm
Tx Optics Signal Level at 1310 nm (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements):
1.92 dBm
Lower (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements-Optical Threshold):
-27.95 dBm
Upper (ONT ANI-ONT-Side Optical Measurements-Optical Threshold):
-7.00 dBm
 
Acessível por aqui. O nome está resolvendo para um IP diferente: 69.65.50.223.
Qual serviço DNS está usando? Pode ser que tenham atualizado o registro e seu servidor DNS não tenha atualizado a informação interna ou até mesmo seu computador não fez uma nova consulta e está usando uma informação desatualizada. Fiz um teste de resolução desse nome pelo dnschecker.org, vejo que globalmente ninguém está respondendo o IP que você forneceu, o que corrobora com minha teoria.
Normalizou no mesmo dia. O problema foi só na Oi mesmo, eu conseguia acessar (ainda naquele IP que forneci) pela rede móvel da TIM e também através de um servidor no exterior. Só achei estranho a rota acabar no meio da rede da Oi.
 
Será se está vindo alguma novidade aí?

Será se está vindo alguma novidade aí?

A minha já rolou:
Produto(s) afetado(s):
OI FIBRA
Previsão de início:
07/11/2022, 00:00 Horas
Previsão de término:
07/11/2022, 06:00 Horas

O que aconteceu foi que o Speedtest passou a informar que estou na rede VTAL e não mais na rede Oi
 
Normalizou no mesmo dia. O problema foi só na Oi mesmo, eu conseguia acessar (ainda naquele IP que forneci) pela rede móvel da TIM e também através de um servidor no exterior. Só achei estranho a rota acabar no meio da rede da Oi.
Sim. Rotas maiores dando a volta no Brasil inteiro antes de chegar no server que está no estado vizinho.
Essas manutenções apenas faz prejudicar o usuário, eles tipo desligam o link externo na OLT, assim causa a perda da rota após o IP local. Se não ocorrer isso, a internet fica com PING lá no alto + perda de pacote extremo, em ambas formas, a internet fica inutilizável.

A minha já rolou:
Produto(s) afetado(s):
OI FIBRA
Previsão de início:
07/11/2022, 00:00 Horas
Previsão de término:
07/11/2022, 06:00 Horas

O que aconteceu foi que o Speedtest passou a informar que estou na rede VTAL e não mais na rede Oi
O hostname Vtal já foi atualizado a muito tempo, só estava faltando o speedtest atualizar o nome, essa manutenção não tem nada ver com isso.
 
Essas manutenções apenas faz prejudicar o usuário, eles tipo desligam o link externo na OLT, assim causa a perda da rota após o IP local. Se não ocorrer isso, a internet fica com PING lá no alto + perda de pacote extremo, em ambas formas, a internet fica inutilizável.


O hostname Vtal já foi atualizado a muito tempo, só estava faltando o speedtest atualizar o nome, essa manutenção não tem nada ver com isso.
O meu foi o Speedtest e o hostname depois desta atualização
 
TIM ou é área nova ou é área de alta incidência de furto de cabos de cobre. Se não tá dando prejuizo, mantém o que tem.
Pois é, por isso que me perderam como cliente em 2021. Até meteram escada depois que choveu cancelamento de TIM live com a chegada da Oi Fibra pra tentar conter as perdas, me imploraram no telefone, até disseram que iriam puxar fibra do MSAN direto pra mim e me vender 400 Mega, só não aceitei porque a Oi estava instalada e fidelizada. Só que não voltaram mais pra atualizar a rede, já tem mais de 1 ano e tá lá o TAR da TIM perdendo cliente. Não vejo mais carro da TIM na rua faz tempo, só da Oi e das pequenas que chegaram.
 
Pois é, por isso que me perderam como cliente em 2021. Até meteram escada depois que choveu cancelamento de TIM live com a chegada da Oi Fibra pra tentar conter as perdas, me imploraram no telefone, até disseram que iriam puxar fibra do MSAN direto pra mim e me vender 400 Mega, só não aceitei porque a Oi estava instalada e fidelizada. Só que não voltaram mais pra atualizar a rede, já tem mais de 1 ano e tá lá o TAR da TIM perdendo cliente. Não vejo mais carro da TIM na rua faz tempo, só da Oi e das pequenas que chegaram.

A TIM nunca topou o projeto de fidelização do Cliente: pegar as áreas de cobre onde há maior permanencia de clientes e que estão lotadas, rejeitando novos pedidos, e fazer overlayer de fibra, mantendo as duas tecnologias sobrepostas até identificar que não haveria mais demanda para o cobre. Vacilou e perdeu.
 
A Oi sei que tem problemas com rotas e ping, mas com relação à p2p? (torrents)... se eu contratar por exemplo 500/250 irei conseguir usar os 250 de upload na situação ideal, com o arquivo com muitas pessoas baixando? Ou é lento e fica o upload/download baixo e sem conectar em muitos peers? Obrigado.
 
A Oi sei que tem problemas com rotas e ping, mas com relação à p2p? (torrents)... se eu contratar por exemplo 500/250 irei conseguir usar os 250 de upload na situação ideal, com o arquivo com muitas pessoas baixando? Ou é lento e fica o upload/download baixo e sem conectar em muitos peers? Obrigado.
Desde que não esteja baixando nada vai conseguir... caso contrário não, porque a BOI limita a velocidade certinho na velocidade contratada.

Exemplo: 500 de Download + 250 Upload equivale a 750 Mega, logo a BOI só deixará você usar 500 Mega, então se estiver usando 250 no Upload você não poderá fazer Download acima de 250 Mega, passando esse limite a internet vai ficar saturada e ambos vão ficar lutando pra ter prioridade na velocidade, sendo assim derrubando a velocidade entre o Download/Upload.
 
Desde que não esteja baixando nada vai conseguir... caso contrário não, porque a BOI limita a velocidade certinho na velocidade contratada.

Exemplo: 500 de Download + 250 Upload equivale a 750 Mega, logo a BOI só deixará você usar 500 Mega, então se estiver usando 250 no Upload você não poderá fazer Download acima de 250 Mega, passando esse limite a internet vai ficar saturada e ambos vão ficar lutando pra ter prioridade na velocidade, sendo assim derrubando a velocidade entre o Download/Upload.
Todos os provedores que usei até hoje eram assim.
 
A minha já rolou:
Produto(s) afetado(s):
OI FIBRA
Previsão de início:
07/11/2022, 00:00 Horas
Previsão de término:
07/11/2022, 06:00 Horas

O que aconteceu foi que o Speedtest passou a informar que estou na rede VTAL e não mais na rede Oi
Comigo também.
 
Mudou alguma coisa com essa manutenção pra pior ou melhor? Aqui só tenho acesso ao Oi_e que é uma tranqueira não informa nada e nem deixa fazer upgrade, acho que só vão liberar para os planos pré pago igual o meu quando passar os 12 meses, mas desse jeito aí pode oferecer 1GB por 99 que não quero, de jeito nenhum pego outra fidelidade com essas rotas zuadas e rede saturada, não cancelo por falta de coisa melhor.
 
Mudou alguma coisa com essa manutenção pra pior ou melhor? Aqui só tenho acesso ao Oi_e que é uma tranqueira não informa nada e nem deixa fazer upgrade, acho que só vão liberar para os planos pré pago igual o meu quando passar os 12 meses, mas desse jeito aí pode oferecer 1GB por 99 que não quero, de jeito nenhum pego outra fidelidade com essas rotas zuadas e rede saturada, não cancelo por falta de coisa melhor.
Aqui não rolou a manutenção ainda! Vai ser dia 10, porém, já mudou o AS para V.tal e para ser sincero notei uma melhora nas rotas(ping) e na qualidade(perda de pacote)!

Por exemplo, nesse site da hetzner de teste, se baixasse a 1 MB/s era muito antes:


Hoje botei para testar a tarde e em um momento estava baixando a 30MB/s e depois subiu para velocidade cheia + ou - 66 MB/s, fora que o ping diminuiu para esse destino.

E os sites do openwrt tbm estavam sem perda pacote e com isso eu estava conseguindo acessar eles normalmente sem precisar de vpn! Sendo que até pouco tempo era perda de pacote nesses sites 24/7/30, sendo a culpa da boi\v.tal sempre pois na vpn e no 4G da claro era 0 problemas.

Porém, 0 confiança de isso não ser algo temporário como eu já vi acontecer umas 5 vezes de 2020 para cá, por exemplo fui testar o hetzner agora novamente e:

GNh7a7m.png


/\ Ta ai, ou seja, velocidade baixa devido a perda de pacote.

Enquanto na VPN para variar:

8yJLXEr.png


No talo e sem perda.
 
Última edição:
Aqui não rolou a manutenção ainda! Vai ser dia 10, porém, já mudou o AS para V.tal e para ser sincero notei uma melhora nas rotas(ping) e na qualidade(perda de pacote)!

Por exemplo, nesse site da hetzner de teste, se baixasse a 1 MB/s era muito antes:


Hoje botei para testar a tarde e em um momento estava baixando a 30MB/s e depois subiu para velocidade cheia + ou - 66 MB/s, fora que o ping diminuiu para esse destino.

E os sites do openwrt tbm estavam sem perda e pacote e com isso eu estava conseguindo acessar eles normalmente sem precisar de vpn! Sendo que até pouco tempo era perda de pacote nesses sites 24/7/30 sendo a culpa da boi\v.tal mesmo sempre pois na vpn e no 4GB da claro era 0 problemas.

Porém, 0 confiança de isso não ser algo temporário como eu já vi acontecer umas 5 vezes de 2020 para cá, por exemplo fui testar o hetzner agora novamente e:

GNh7a7m.png


/\ Ta ai, ou seja, velocidade baixa devido a perda de pacote.

Enquanto na VPN para variar:

8yJLXEr.png


No talo e sem perda.
Aqui tanto o speed.hetzner.de e o speedtest.tele2.net estão com as velocidades no talo e com IPv6 ativo.
E pelo incrível que pareça, a perda de pacote no openwrt.org sumiu.
 
A TIM nunca topou o projeto de fidelização do Cliente: pegar as áreas de cobre onde há maior permanencia de clientes e que estão lotadas, rejeitando novos pedidos, e fazer overlayer de fibra, mantendo as duas tecnologias sobrepostas até identificar que não haveria mais demanda para o cobre. Vacilou e perdeu.
Por isso perdem muitos clientes. Antes da Oi e as pequenas provedoras chegarem no meu bairro, você via carros da TIM todos os dias rondando a área. Hoje não vejo mais. Só as pequenas na maioria das vezes e a Oi. Agora a Vivo chegou com Vivo Fibra aí de vez em quando você vê alguém instalando a Vivo, mas é bem menos que as pequenas provedoras também, elas tem a dominância onde moro.
Eu mesmo convenci vizinhos a irem pra TIM quando ela chegou em 2015 e já convenci todos que falo a mudarem pra Oi.
A TIM acho que vai acabar desistindo do TIM Live muito em breve. Parece não ser o foco da empresa. Ela ama o Móvel.
 
Então pelo visto essa manutenção é no Brasil inteiro... Oo Olha, é bem possível então estarem atualizando pra XGS Pon pra liberarem a promoção de 1GB por 149,90 na BlackFriday... Seria lindo hehe
Comigo também.
Aqui não teve nenhuma manutenção, e muito menos recebi algum e-mail, apenas houve uma coincidência sobre o nome Vtal nessa suposta manutenção no speedtest.

Aqui tanto o speed.hetzner.de e o speedtest.tele2.net estão com as velocidades no talo e com IPv6 ativo.
E pelo incrível que pareça, a perda de pacote no openwrt.org sumiu.
Bem teve uma pequena mudança nas rotas internacionais, a BOI está dando uma pequena "contenção" na perda de pacotes durante o horário de pico que notei agora, porém ainda permanece instável a latência, tirando isso, ainda continua mesma porcaria de sempre as rotas nacionais em 70ms aqui.
xnih1tR.png


Essa "atualização" ocorreu por aqui dia 04/11
ecf9rEr.png
 
Por isso perdem muitos clientes. Antes da Oi e as pequenas provedoras chegarem no meu bairro, você via carros da TIM todos os dias rondando a área. Hoje não vejo mais. Só as pequenas na maioria das vezes e a Oi. Agora a Vivo chegou com Vivo Fibra aí de vez em quando você vê alguém instalando a Vivo, mas é bem menos que as pequenas provedoras também, elas tem a dominância onde moro.
Eu mesmo convenci vizinhos a irem pra TIM quando ela chegou em 2015 e já convenci todos que falo a mudarem pra Oi.
A TIM acho que vai acabar desistindo do TIM Live muito em breve. Parece não ser o foco da empresa. Ela ama o Móvel.

Em 2015 ela fez toda movimentação para vender a Live (Parte da empresa que cuida da banda larga fixa), mas em 2016 resolveram ampliar a rede em fibra principalmente para suportar a demanda de fibra nas novas antenas de 5G (Móvel). O produto fibra foi uma linha secundária neste negócio principal. Em 2020 resolveram vender a infraestrutura fisica e manter apenas o produto (tipo Oi e Vtal).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo