[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Engraçado que dizem não per rede no Pará, mas pelo que eu saiba eles já tem rede lá e tanto é que eles vendem lá tim live.
Estranho pq tudo era da FiberCo(I-Systems) e foi vendida pela Tim, esse mapa deles é atualizado eu creio pois inclui até cidades daqui que foi fibradas do ano passado para esse, talvez possa ser apenas cobertura própria da Tim nas suas Erbs, se continuaram na expansão da fibra por conta própria não falaram disso. Ou essa cobertura no Pará da FiberCo seja algo muito recente.
 
Última edição:
Sobre o Acordo da TIM com a Vtal, saiu uma notícia hoje no Tecnoblog informando que Curitiba será a primeira cidade a receber o serviço e informam mais detalhes:

São previstos dois modelos iniciais. Um deles é o fim a fim: a V.tal ativa o cliente e a TIM Live utiliza toda a rede da V.tal, não somente a última milha mas também o backbone e conectividade com a internet.

Também haverá outro modelo, com backbone e conexão de internet que será fornecida pela TIM, e a V.tal continua responsável pela última milha.

No começo, iremos utilizar o modelo fim a fim, e devemos evoluir para a conexão própria sob demanda. Em cidades com poucos clientes não vale a pena desenvolver parte da nossa rede, é melhor utilizar a rede completa da V.tal.

 
Pena que se a tim continuar "capando" os usuários que passam de 2 tb, eu não tenho a mínima vontade de testar, sou de Curitiba, 1 gb na tim (atualmente) custa 151,90 e na oi 199,90
 
Sobre o Acordo da TIM com a Vtal, saiu uma notícia hoje no Tecnoblog informando que Curitiba será a primeira cidade a receber o serviço e informam mais detalhes:

São previstos dois modelos iniciais. Um deles é o fim a fim: a V.tal ativa o cliente e a TIM Live utiliza toda a rede da V.tal, não somente a última milha mas também o backbone e conectividade com a internet.

Também haverá outro modelo, com backbone e conexão de internet que será fornecida pela TIM, e a V.tal continua responsável pela última milha.

No começo, iremos utilizar o modelo fim a fim, e devemos evoluir para a conexão própria sob demanda. Em cidades com poucos clientes não vale a pena desenvolver parte da nossa rede, é melhor utilizar a rede completa da V.tal.

Péssima escolha TIM. E aqui termina o tão querido no passado, produto chamado Live TIM. Foi bom enquanto durou, mais uma empresa sai de cena. Funcionar assim é tipo você pegar uma banda famosa, trocar todos os membros famosos e continuar existindo com o mesmo nome. Não é a mesma coisa.
Pena que se a tim continuar "capando" os usuários que passam de 2 tb, eu não tenho a mínima vontade de testar, sou de Curitiba, 1 gb na tim (atualmente) custa 151,90 e na oi 199,90
Com certeza as políticas continuarão as mesmas.
 
Sobre o Acordo da TIM com a Vtal, saiu uma notícia hoje no Tecnoblog informando que Curitiba será a primeira cidade a receber o serviço e informam mais detalhes:

São previstos dois modelos iniciais. Um deles é o fim a fim: a V.tal ativa o cliente e a TIM Live utiliza toda a rede da V.tal, não somente a última milha mas também o backbone e conectividade com a internet.

Também haverá outro modelo, com backbone e conexão de internet que será fornecida pela TIM, e a V.tal continua responsável pela última milha.

No começo, iremos utilizar o modelo fim a fim, e devemos evoluir para a conexão própria sob demanda. Em cidades com poucos clientes não vale a pena desenvolver parte da nossa rede, é melhor utilizar a rede completa da V.tal.

Gostei de confirmarem a parte da última milha, tinha comentado essa ideia já que aqui precisa justamente disso, ta enrolado só meu bairro pq na própria cidade e cidade vizinha tem, tenho Oi fibra e uns 100 metros tem a torre da Tim que possui fibra, basta fazerem uma conexão simples da fibra existente na torre da Tim com a fibra da V.tal na última milha, aí no sistema eles regulam a rota pela faixa de IP reservadas para Tim para pegar a rota da FiberCo, assim aproveita todo cabeamento da V.tal e só colocam o CTO.
 
Mas não justifica ter ping muito alto mesmo morando mais longe de SP pois da Tim e Vivo são menores, o problema é as rotas da Oi até lá, mas a rota de conexão dele até a NordVPN em SP seria ditada pela Oi e não configurada pela própria Nord?
Quando você se conectar ao VPN da Nord, a rota vai ser ditada pela BOI, porém depois que você estiver conectado, quem vai ditar as rotas é o provedor do Nord em qual está conectado.
Aqui o @Skydrive pode ver qual servidor o Warp está conectando, se é em SP ou no Rio, aqui pra mim a BOI conecta o Warp no Rio.


Sobre o Acordo da TIM com a Vtal, saiu uma notícia hoje no Tecnoblog informando que Curitiba será a primeira cidade a receber o serviço e informam mais detalhes:

São previstos dois modelos iniciais. Um deles é o fim a fim: a V.tal ativa o cliente e a TIM Live utiliza toda a rede da V.tal, não somente a última milha mas também o backbone e conectividade com a internet.

Também haverá outro modelo, com backbone e conexão de internet que será fornecida pela TIM, e a V.tal continua responsável pela última milha.

No começo, iremos utilizar o modelo fim a fim, e devemos evoluir para a conexão própria sob demanda. Em cidades com poucos clientes não vale a pena desenvolver parte da nossa rede, é melhor utilizar a rede completa da V.tal.

Bem, então nem preciso mais me fazer de cobaia pra contratar esse LIXO :limo:


Gostei de confirmarem a parte da última milha, tinha comentado essa ideia já que aqui precisa justamente disso, ta enrolado só meu bairro pq na própria cidade e cidade vizinha tem, tenho Oi fibra e uns 100 metros tem a torre da Tim que possui fibra, basta fazerem uma conexão simples da fibra existente na torre da Tim com a fibra da V.tal na última milha, aí no sistema eles regulam a rota pela faixa de IP reservadas para Tim para pegar a rota da FiberCo, assim aproveita todo cabeamento da V.tal e só colocam o CTO.
A pergunta que não quer calar é... quando diabos eles vão conectar a ultima milha no backbone deles? Quando os backbones da V.talascado estiver peidando?
 
Última edição:
Quando você se conectar ao VPN da Nord, a rota vai ser ditada pela BOI, porém depois que você estiver conectado, quem vai ditar as rotas é o provedor do Nord em qual está conectado.
Mas aí a propria Nord não pode criar uma rota melhor de ida e volta até o cliente da Oi? Tipo um caminho direto na medida do possível.
A pergunta que não quer calar é... quando diabos eles vão conectar a ultima milha no backbone deles? Quando os backbones da V.talascado estiver peidando?
Pelo o que entendi onde não tem backbone é 100% V.tal até destino final, onde tem backbone Fibrasil a ligação ao backbone é feita antes de disponibilizarem o FTTH, então não teria que esperar, pelo menos deveria ser assim. A dúvida que tenho é se a Tim vai conseguir autorização para fundir a última milha da V.tal com backbone Fibrasil, e ela terá que fazer isso por conta própria ou pagar a mais para uma das empresas fazer isso.
 
Mas aí a propria Nord não pode criar uma rota melhor de ida e volta até o cliente da Oi? Tipo um caminho direto na medida do possível.
Sim, ambos os lados podem ajustar as rotas!

Por isso que eu consigo ping 10 para os servidores da nord enquanto outros destinos em SP tem ping maior na boi\v.tal, ou seja, a nord tenta otimizar as rotas deles para poder entregar uma coisa descente para o cliente! Ta certo que é impossivel ter 100% das rotas no modo perfeito ou no mais otimizado possivel, porém, no geral as rotas da nord são bem otimizadas!

O problema de vpn conhecida e paga é que muitos serviços começaram a encher o saco com o uso dos mesmos, ainda mais com a nord que resolveu criar um ASN próprio e comprar blocos de IP, com isso fica muito facil de bloquear esses servidores da nord! Solução? Usar ips de parceiros, pois a nord parece ter tanta demanda tão grande que fora os servidores com ips do ASN próprio deles, tem servidores com ips de empresas parceiras e esses ips tem bem menos bloqueios por serviços de terceiros!

Outra solução e vc criar uma vpn propria usando servidores da amazon, microsoft, google e etc por exemplo, ou ter um roteador descente que consiga rotear o trafego por dentro ou por fora da vpn de acordo com as suas configs, ou seja, os serviços que ficam de frescuras não passam pela vpn e todo o resto sim!

Outro exemplo é esse aqui:

3BDel3u.png


Era a rota para um servidor de discord gringo da época que eu jogava um rts europeu com uns gringos, na rota antiga era impossível de usar o discord pois tinha muita perda de pacote e ping alto e com isso a voz ficava toda falhando o e robotizada, porém, entrei em contato diretamente com a empresa responsável por hostear os servidores do discord que é a i3d.net e abri um ticket lá, mandei os testes e o meu ip para eles, no dia seguinte eles avisaram que iriam mudar a rota pelo lado deles e foi dito e feito! Com isso temos a rota nova da imagem na direita aonde acabou a perda de pacote e diminuiu o ping em 70 ms.
 
Sim, ambos os lados podem ajustar as rotas!

Por isso que eu consigo ping 10 para os servidores da nord enquanto outros destinos em SP tem ping maior na boi\v.tal, ou seja, a nord tenta otimizar as rotas deles para poder entregar uma coisa descente para o cliente! Ta certo que é impossivel ter 100% das rotas no modo perfeito ou no mais otimizado possivel, porém, no geral as rotas da nord são bem otimizadas!

O problema de vpn conhecida e paga é que muitos serviços começaram a encher o saco com o uso dos mesmos, ainda mais com a nord que resolveu criar um ASN próprio e comprar blocos de IP, com isso fica muito facil de bloquear esses servidores da nord! Solução? Usar ips de parceiros, pois a nord parece ter tanta demanda tão grande que fora os servidores com ips do ASN próprio deles, tem servidores com ips de empresas parceiras e esses ips tem bem menos bloqueios por serviços de terceiros!

Outra solução e vc criar uma vpn propria usando servidores da amazon, microsoft, google e etc por exemplo, ou ter um roteador descente que consiga rotear o trafego por dentro ou por fora da vpn de acordo com as suas configs, ou seja, os serviços que ficam de frescuras não passam pela vpn e todo o resto sim!

Outro exemplo é esse aqui:

3BDel3u.png


Era a rota para um servidor de discord gringo da época que eu jogava um rts europeu com uns gringos, na rota antiga era impossível de usar o discord pois tinha muita perda de pacote e ping alto e com isso a voz ficava toda falhando o e robotizada, porém, entrei em contato diretamente com a empresa responsável por hostear os servidores do discord que é a i3d.net e abri um ticket lá, mandei os testes e o meu ip para eles, no dia seguinte eles avisaram que iriam mudar a rota pelo lado deles e foi dito e feito! Com isso temos a rota nova da imagem na direita aonde acabou a perda de pacote e diminuiu o ping em 70 ms.
Então nem precisa assinar para saber como seria o melhor tempo de resposta até a Nord, pensei que só após assinar iriam criar uma rota otimizada da Nord até o cliente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@xShARkx a Nord já tem configurada as melhores rotas dela para qualquer lugar do Brasil?
 
Última edição:
Então nem precisa assinar para saber como seria o melhor tempo de resposta até a Nord, pensei que só após assinar iriam criar uma rota otimizada da Nord até o cliente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@xShARkx a Nord já tem configurada as melhores rotas dela para qualquer lugar do Brasil?
Sim, você pode pegar o IP no site do Nord e testar sem ter que pagar nada.

ZNbFweG.png
 
Sim, você pode pegar o IP no site do Nord e testar sem ter que pagar nada.

ZNbFweG.png
Isso eu sabia, meu questionamento era se só após assinar teria uma rota otimizada até a Nord. Essa sua tá ruim mesmo. Talvez após assinar melhoraria, senão poderia pedir para eles ajeitar.
 
Isso eu sabia, meu questionamento era se só após assinar teria uma rota otimizada até a Nord. Essa sua tá ruim mesmo. Talvez após assinar melhoraria, senão poderia pedir para eles ajeitar.
O provedor local aqui está fazendo alguma bosta manutenção nesse momento, porém mesmo estando ruim, ainda ganha da BOI que fica entre 70 a 90ms pra SP.

E pra não perder o costume, perda de pacote na BOi :bem:
mALiiVS.png
 
Isso eu sabia, meu questionamento era se só após assinar teria uma rota otimizada até a Nord. Essa sua tá ruim mesmo. Talvez após assinar melhoraria, senão poderia pedir para eles ajeitar.
Ele mora em belém, e todos os servidores de vpn ficam em SP praticamente! Tem alguns no rio tbm, ou seja, no caso do @FelipeSS, não tem mágica e o ping dele no minimo vai ser uns 45 ms para os servidores da nord.
 
Não disse que fará ou não diferença, mas é melhor vc contratar uma operadora e aparecer o nome dela quando fizer os testes do que o nome da rede neutra, imagina a confusão na cabeça dos clientes mais leigos, enfim por isso espero que continue dessa forma.
Verdade, você contrata uma Oi, Obvious, TIM aí aparece no Speedtest V.tal ou IHS, o cliente vai ficar tipo, wtf?

Aqui no Speedtest Desktop voltou a ser a Oi:
13da8bc2-6552-48bb-817d-5ed52d6de846.png
 
Não disse que fará ou não diferença, mas é melhor vc contratar uma operadora e aparecer o nome dela quando fizer os testes do que o nome da rede neutra, imagina a confusão na cabeça dos clientes mais leigos, enfim por isso espero que continue dessa forma.
se a empresa contratante da rede da vtal utilizar a estrutura 100% da vtal incluindo o asn dela, vai aparecer vtal em todos os lugares.
na tabela de BGP já alteraram quase todos os blocos para esse nome.

única forma de não acontecer isso seria a empresa contratante ao invés de usar o asn da vtal ter o seu próprio e ter seus blocos de ip próprios, inclusive da pra separar o trafego na rede gpon por vlan por contratante dessa forma tb, mas não tenho nem uma ideia de a vtal já suporta esse tipo de separação na rede neutra ainda.
talvez com a tim agora entrando a gente saiba, pq ela tem asn próprio, backbone nacional próprio e porrada de blocos ips proprios.
 
É, parece estar investindo pesado na experiência do usuário… Pena que vai demorar pra chegar esses Edge Data Center em todas as regiões do Brasil… Não sei vocês mas creio que 1 por região seria uma boa, mas se isso de fato acontecer já vai estar vendendo internet de 10gb! 😂😂😂

 
É, parece estar investindo pesado na experiência do usuário… Pena que vai demorar pra chegar esses Edge Data Center em todas as regiões do Brasil… Não sei vocês mas creio que 1 por região seria uma boa, mas se isso de fato acontecer já vai estar vendendo internet de 10gb! 😂😂😂

Nesse cenário, ela está mirando no papel que a Cirion e a Equinix fazem no Brasil, e que a Oi usa pesadamente até hoje.
Essas empresas entregam a infraestrutura para que pontos de presença de provedores de transporte ("operadoras de internet") e provedores de conteúdo se encontrem, troquem tráfego de forma privada e façam computação de borda (autenticação, WAF, cache de conteúdo, acesso, anycast, balanceamento de carga).
Ao oferecer essa infraestrutura, ela permite que a rede chegue mais rápido aos provedores de conteúdo (conjunto Amazon (AWS, Twitch...), Netflix, Google, Microsoft, Apple, Fastly, Akamai, Cloudfare...), dando menos saltos e onerando menos a rede. Com a própria massa crítica, ela vai atrair os provedores de conteúdo. Depois, como linha auxiliar de faturamento, ela pode atrair outros provedores de transporte.
Só que já existe uma infraestrutura similar já montada e operando, a custos potencialmente mais barato, os pontos públicos (IX-BR) administrados pelo NIC.BR e ramificado. Está certo que nem todos fazem sucesso (São Paulo e Rio, por exemplo, estão entre os cinco maiores do planeta), mas Fortaleza e Brasília também já ganharam tração e estão fora do eixo econômico principal do país. Para ganhar essas operadoras, eles terão de oferecer preço de infraestrutura menor que o preço do transporte nacional até São Paulo ou Rio. Não é barato hoje, mas temos grandes players no mercado, como Eletronet, Eletrobras, Cirion, SAMM, Internexa, Algar...
 
É, parece estar investindo pesado na experiência do usuário… Pena que vai demorar pra chegar esses Edge Data Center em todas as regiões do Brasil… Não sei vocês mas creio que 1 por região seria uma boa, mas se isso de fato acontecer já vai estar vendendo internet de 10gb! 😂😂😂

Vai demorar décadas até ter em todas, mas não é o problema de hoje apesar de que resolveria, o mais barato que é arrumar as rotas não fazem, o que mais vai melhorar agora com esses 3 datacenters estrategicamente localizados são as rotas internacionais, mas ainda estão em construção.
 
Última edição:
É, parece estar investindo pesado na experiência do usuário… Pena que vai demorar pra chegar esses Edge Data Center em todas as regiões do Brasil… Não sei vocês mas creio que 1 por região seria uma boa, mas se isso de fato acontecer já vai estar vendendo internet de 10gb! 😂😂😂

O que significa esse datacenter? Seria uma central? Em todas as cidades tem a central de telefone da oi, seria isso?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo