[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Eu sei, é complicado mesmo. Me coloco no teu lugar e não deve ser fácil cara.

Lembro que até 2010 aqui era monopólio da Oi com 1Mbps apenas por conta da distância da central e pela infraestrutura mesmo velha, cabeamento da empresa de telefonia que era estatal ainda, cabos do início dos anos 90. Sucateado.

Em 2010 a GVT chegou e levou 95% dos assinantes da Oi logo no primeiro mês. Tanto que o armário da GVT ficou praticamente lotado logo nos primeiros 45 dias de panfletagem. Mas em 2016 a Vivo comprou a GVT e ficou meio ruim o serviço.

Hoje passa a NET aqui e a Oi ainda, não sei como a Oi anda, deve estar na mesma, pra pior. A NET oferece até 120Mbps mas não sei como está o node deles aqui na minha região, por isso não troquei ainda.

Basicamente tenho disponível Oi, NET e Vivo aqui, 50Mbps da Vivo uso. Em comparação quando os 50Mbps eram prestados pela GVT (em 2012 quando assinei) era perfeito. Hoje as rotas internacionais já estão mais saturadas e tal. Uma pena.

Mas boa sorte aí no seu bairro amigo. Tomara que a NET ou a Vivo atendam vocês o mais breve possível. A Vivo os lugares que não tem par metálico costuma colocar logo fibra, vamos torcer para que isso ocorra. ;)

Abraços.

Então, é bem isso. Obrigado pela sorte, kkkk. Acho que vai ser só isso mesmo por enquanto.

Vamos torcer que com a chegada da Vivo Fibra melhorem e pelo menos expandam... a VIVO já está fazendo uma central enorme aqui perto, próximo a Rodoviária.
Nesse mesmo local sai mais de 10 Fibras Ópticas para outras centrais, além de ter ERBS 2G/3G/4G e diversas antenas.
Acredito que seja um bom sinal, quero só ver como vai ficar para a NET agora.

Espero que escolham locais que não tenham cabeamento ainda.

Não sabia dessa da Vivo Fibra já tão adiantada. Vi que eles chagaram e iam começar o projeto, mas só isso mesmo. Muito bom saber, espero que se espalhe pela cidade de fato.

Ta melhor que a minha, aqui 15MB e mal consigo assistir um filme 720 ou 1080 sem ter que ficar dando pause.
Creio que seja a rota escolhida na região, nordeste sofre :-(

Você recebe a velocidade de 15 mesmo? Aqui são 4 pessoas com uso intenso e consigo assistir Twitch no source (720p - 60fps ou 1080p), e o pessoal assiste Netflix de boas também. O problema pra mim é o ping mesmo (se conseguisse aumentar pra 25 eu também não reclamaria):

6192022579.png


O speedtest é bom pra ter uma base, só isso mesmo. Ali diz 74 ms, mas na prática eu pego 90-95 pra SP no servidor da Blizzard, fora quando ocorre alguma variação. Mas não vou mentir, quando assinei Velox era 150-170 ms pra São Paulo, "melhorou" bastante de lá pra cá.
 
Última edição:
Então, é bem isso. Obrigado pela sorte, kkkk. Acho que vai ser só isso mesmo por enquanto.

Tenta organizar um abaixo assinado dos possíveis assinantes do teu bairro e encaminha para as regionais da Vivo e da NET, numa dessas eles cabeiam a tua região se tiver demanda...

Porque esperar a sorte não dá certo... aqui em 2010 tinha só a Oi e fiz um abaixo assinado para a GVT na época colocar um armário no bairro e deu certo, não sei se foi coincidência.
 
Vamos torcer que com a chegada da Vivo Fibra melhorem e pelo menos expandam... a VIVO já está fazendo uma central enorme aqui perto, próximo a Rodoviária.
Nesse mesmo local sai mais de 10 Fibras Ópticas para outras centrais, além de ter ERBS 2G/3G/4G e diversas antenas.
Acredito que seja um bom sinal, quero só ver como vai ficar para a NET agora.

Espero que escolham locais que não tenham cabeamento ainda.
Opa, excelente notícia! Sabia apenas que ela começaria os projetos apenas na metade do ano, mas se está tão avançado assim pelo visto irá começar muito mais rápido.

Quem sabe assim a bosta da oi comece a se mexer, junto com a lixenta da net, essa é outra porcaria, começou com a corda toda e sumiu do mapa.

Precisamos de uma nova operadora aqui no porto alegre, pois tá difícil conviver só com a oi e seus serviços precários.
 
Mas eu moro no Nordeste, minhas latências para SP-RJ ficam entre 50-65ms... Quanto está sua latência para o Gateway?
Aqui fica 6-8ms em ADSL, em ADSL2/ADSL2+ fica 18-20ms.

Poste mais informações sobre sua conexão.

6188987262.png
6188985868.png


Então, é bem isso. Obrigado pela sorte, kkkk. Acho que vai ser só isso mesmo por enquanto.

Não sabia dessa da Vivo Fibra já tão adiantada. Vi que eles chagaram e iam começar o projeto, mas só isso mesmo. Muito bom saber, espero que se espalhe pela cidade de fato.

Você recebe a velocidade de 15 mesmo? Aqui são 4 pessoas com uso intenso e consigo assistir Twitch no source (720p - 60fps ou 1080p), e o pessoal assiste Netflix de boas também. O problema pra mim é o ping mesmo (se conseguisse aumentar pra 25 eu também não reclamaria):

6192022579.png


O speedtest é bom pra ter uma base, só isso mesmo. Ali diz 74 ms, mas na prática eu pego 90-95 pra SP no servidor da Blizzard, fora quando ocorre alguma variação. Mas não vou mentir, quando assinei Velox era 150-170 ms pra São Paulo, "melhorou" bastante de lá pra cá.

Sim, estou solicitando ao tecnico a troca do FE para FEB que comprei, assim que chegar, e devo mudar para 25MB(porque do upload 3MB), ai vamos ver como vai ficar.
 
Não sabia dessa da Vivo Fibra já tão adiantada. Vi que eles chagaram e iam começar o projeto, mas só isso mesmo. Muito bom saber, espero que se espalhe pela cidade de fato.

O speedtest é bom pra ter uma base, só isso mesmo. Ali diz 74 ms, mas na prática eu pego 90-95 pra SP no servidor da Blizzard, fora quando ocorre alguma variação. Mas não vou mentir, quando assinei Velox era 150-170 ms pra São Paulo, "melhorou" bastante de lá pra cá.
Assim que começarem os cabeamentos, vou tentar tirar algumas fotos.

Lembro dessa época que o ping era 150-170ms para São Paulo, sofri demais, principalmente na minha cidade natal.
Hoje em dia lá o máximo é 110ms.

Opa, excelente notícia! Sabia apenas que ela começaria os projetos apenas na metade do ano, mas se está tão avançado assim pelo visto irá começar muito mais rápido.

Quem sabe assim a bosta da oi comece a se mexer, junto com a lixenta da net, essa é outra porcaria, começou com a corda toda e sumiu do mapa.

Precisamos de uma nova operadora aqui no porto alegre, pois tá difícil conviver só com a oi e seus serviços precários.
Vou tentar tirar a foto da central, tá bem bonita mesmo, ali deve ter equipamentos caríssimos, pois é um ponto que sai diversas Fibras...

Assim que a VIVO coloca a primeira Fibra, duvido se a NET e a Oi não vão melhorar suas coberturas...
Meu bairro mesmo vão a Oi vai colocar URAs nos armários que não tem e oferecer até 35Mbps, porque é bem próximo mesmo.

E ainda tem a Megavia que lançou 20 e 30 Mbps mas com franquia agora, deve ter ficado sabendo da VIVO Fibra e ficou com medo.
 
Boa tarde, venho acompanhando o fórum há tempos e gostaria da opinião de vocês.
Tenho Velox 10 mega instalado, na cidade de Jaguarão-RS. Foi constatado uma lentidão na única central que tem na cidade e que afeta todas as linhas existentes da Oi, ou seja, desde 2015 nunca consigo a velocidade de 10 mega. O técnico já baixou para 5, dizendo que iria "melhorar", mas devido a lentidão, eu mal recebia 1 mega. Retornei aos 10 mega com auxílio do site do consumidor e da ajuda de vocês.
Acredito que meus parâmetros (durante o dia) estão bons para os 10 mega, mas durante a noite, o SNR baixa muito.

Parâmetros as 14:05h:
wi6fde.png


Parâmetros as 20:50h:
123o37q.png


A noite, geralmente, o SNR fica em torno de 6 e cai, voltando com atenuação um pouco maior e Max Rate menor.

Normalmente sincroniza desse jeito:
5v7jg8.png


Essa variação toda de SNR poderia ser por causa da lentidão e de que todos acessam ao mesmo tempo? Existem BAs de PEM da Oi pra cidade, mas ninguém faz nada...

Não sei mais o que posso fazer, toda a vez que os técnicos chegam aqui eles me dizem que não há nada a ser feito. Como é uma cidade pequena e a Oi é a única prestadora de banda larga fixa, acredito que seja por isso que não fazem nada. Além da estrutura porca de 1976, claro... Obrigado.
 
E ainda tem a Megavia que lançou 20 e 30 Mbps mas com franquia agora, deve ter ficado sabendo da VIVO Fibra e ficou com medo.

20 Mega, franquia 100 GB
30 Mega, franquia 200GB

:haha::haha::haha::haha::haha::haha:

Propaganda:

"Assista Netflix despreocupado
Nossa franquia de dados é consideravelmente maior que a da concorrência. São 100GB de franquia para os planos de 5mb e 20mb e incríveis 200GB para o plano de 30mb: ideal para quem ama Netflix!"

Realmente é incrível.:wtf::wtf::wtf:
 
Boa tarde, venho acompanhando o fórum há tempos e gostaria da opinião de vocês.
Tenho Velox 10 mega instalado, na cidade de Jaguarão-RS. Foi constatado uma lentidão na única central que tem na cidade e que afeta todas as linhas existentes da Oi, ou seja, desde 2015 nunca consigo a velocidade de 10 mega. O técnico já baixou para 5, dizendo que iria "melhorar", mas devido a lentidão, eu mal recebia 1 mega. Retornei aos 10 mega com auxílio do site do consumidor e da ajuda de vocês.
Acredito que meus parâmetros (durante o dia) estão bons para os 10 mega, mas durante a noite, o SNR baixa muito.

Parâmetros as 14:05h:
wi6fde.png


Parâmetros as 20:50h:
123o37q.png


A noite, geralmente, o SNR fica em torno de 6 e cai, voltando com atenuação um pouco maior e Max Rate menor.

Normalmente sincroniza desse jeito:
5v7jg8.png


Essa variação toda de SNR poderia ser por causa da lentidão e de que todos acessam ao mesmo tempo? Existem BAs de PEM da Oi pra cidade, mas ninguém faz nada...

Não sei mais o que posso fazer, toda a vez que os técnicos chegam aqui eles me dizem que não há nada a ser feito. Como é uma cidade pequena e a Oi é a única prestadora de banda larga fixa, acredito que seja por isso que não fazem nada. Além da estrutura porca de 1976, claro... Obrigado.
Não dá pra tirar uma conclusão porque não mostra os CRCs (erros da linha) nesse modem.

Mas se o dia todo fica assim, está evidente que o problema é de saturação no DSLAM.
Melhor ir reclamando logo no PROCON, complicado.

20 Mega, franquia 100 GB
30 Mega, franquia 200GB

:haha::haha::haha::haha::haha::haha:

Propaganda:

"Assista Netflix despreocupado
Nossa franquia de dados é consideravelmente maior que a da concorrência. São 100GB de franquia para os planos de 5mb e 20mb e incríveis 200GB para o plano de 30mb: ideal para quem ama Netflix!"

Realmente é incrível.:wtf::wtf::wtf:
Só pode ser piada, os caras aumentam a velocidade dos planos e deixam a mesma franquia de antes.

Aí o pessoal leigo olha na NET, 15Mbps com franquia de 80 GB, mas mal sabem que há anos que não cobram e nem vão cobrar mais.
Aí acabam por assinar esse provedorzinho caro e com franquia.

Na Oi é do mesmo jeito, franquia em contrato mas nunca cobraram.

Agora não sei esse provedor, você tem alguma informação? Ou para qual velocidade reduzem? Nunca consegui tirar essas dúvidas.
 
Não dá pra tirar uma conclusão porque não mostra os CRCs (erros da linha) nesse modem.

Mas se o dia todo fica assim, está evidente que o problema é de saturação no DSLAM.
Melhor ir reclamando logo no PROCON, complicado.


Só pode ser piada, os caras aumentam a velocidade dos planos e deixam a mesma franquia de antes.

Aí o pessoal leigo olha na NET, 15Mbps com franquia de 80 GB, mas mal sabem que há anos que não cobram e nem vão cobrar mais.
Aí acabam por assinar esse provedorzinho caro e com franquia.

Na Oi é do mesmo jeito, franquia em contrato mas nunca cobraram.

Agora não sei esse provedor, você tem alguma informação? Ou para qual velocidade reduzem? Nunca consegui tirar essas dúvidas.

Ae xitz, você deixa o IPV6 ativo nesse modem?

Ele deu uma melhorada no meu SNR mas ainda mantem os erros FEC!
to usando ele como router mesmo!

O ping ficou idêntico ao do PACE e TECHNICOLOR, os parâmetros ficaram melhores que no da tp-link, pace e 1db abaixo do technicolor
agora vamos ver a estabilidade!
 
Não dá pra tirar uma conclusão porque não mostra os CRCs (erros da linha) nesse modem.

Mas se o dia todo fica assim, está evidente que o problema é de saturação no DSLAM.
Melhor ir reclamando logo no PROCON, complicado.


Só pode ser piada, os caras aumentam a velocidade dos planos e deixam a mesma franquia de antes.

Aí o pessoal leigo olha na NET, 15Mbps com franquia de 80 GB, mas mal sabem que há anos que não cobram e nem vão cobrar mais.
Aí acabam por assinar esse provedorzinho caro e com franquia.

Na Oi é do mesmo jeito, franquia em contrato mas nunca cobraram.

Agora não sei esse provedor, você tem alguma informação? Ou para qual velocidade reduzem? Nunca consegui tirar essas dúvidas.


Abaixo, mando o print da página do DSL Statistics, acredito ser essa a certa. Eles dizem que o DSLAM está super saturado e que não tem previsão de conserto...
O PROCON que tu dizes seria o site do consumidor/Anatel?

2yuwzm9.png
 
Ae xitz, você deixa o IPV6 ativo nesse modem?

Ele deu uma melhorada no meu SNR mas ainda mantem os erros FEC!
to usando ele como router mesmo!

O ping ficou idêntico ao do PACE e TECHNICOLOR, os parâmetros ficaram melhores que no da tp-link, pace e 1db abaixo do technicolor
agora vamos ver a estabilidade!
FEC não tem problema, o modem consegue corrigi-los.

Gostou do modem?

Pois ficou bom os parâmetros, pena que o ping não melhorou... mas estando estável está bom.

Eu não uso IPv6 ainda, tem alguns problemas, ative só daqui algum tempo mesmo.

E caso o mesmo esteja com o Fon ativo, acesse http://192.168.1.1/fon/
e desative sem maiores problemas.

Abaixo, mando o print da página do DSL Statistics, acredito ser essa a certa. Eles dizem que o DSLAM está super saturado e que não tem previsão de conserto...
O PROCON que tu dizes seria o site do consumidor/Anatel?

2yuwzm9.png
Esses CRCs aí não são capazes de causar lentidão, bem poucos não causam problema.

Como você já reclamou no Consumidor/Anatel, o próximo passo é no PROCON mesmo, diretamente sem intervenção dos sites citados.
Como a Oi está em recuperação judicial, acho difícil fazerem alguma coisa.
 
FEC não tem problema, o modem consegue corrigi-los.

Gostou do modem?

Pois ficou bom os parâmetros, pena que o ping não melhorou... mas estando estável está bom.

Eu não uso IPv6 ainda, tem alguns problemas, ative só daqui algum tempo mesmo.

E caso o mesmo esteja com o Fon ativo, acesse http://192.168.1.1/fon/
e desative sem maiores problemas.


Esses CRCs aí não são capazes de causar lentidão, bem poucos não causam problema.

Como você já reclamou no Consumidor/Anatel, o próximo passo é no PROCON mesmo, diretamente sem intervenção dos sites citados.
Como a Oi está em recuperação judicial, acho difícil fazerem alguma coisa.


Como eu desativo o IPV6 dele?
 
Alguém que tenha esse Zyxel amg1302-t15c, percebeu que mesmo mandando o wi-fi dele desligar, ele nao desliga?

Ao menos todos os dispositivos aqui em casa continuam mostrando que o sinal wi-fi dele está transmitindo.

Não vi jeito de desligar de vez. Nem na net. Alguma dica?

Acho que isso ta causando interferencia no meu roteador e fudeu com o sinal na smartv.
 
FEC não tem problema, o modem consegue corrigi-los.

Gostou do modem?

Pois ficou bom os parâmetros, pena que o ping não melhorou... mas estando estável está bom.

Eu não uso IPv6 ainda, tem alguns problemas, ative só daqui algum tempo mesmo.

E caso o mesmo esteja com o Fon ativo, acesse http://192.168.1.1/fon/
e desative sem maiores problemas.


Esses CRCs aí não são capazes de causar lentidão, bem poucos não causam problema.

Como você já reclamou no Consumidor/Anatel, o próximo passo é no PROCON mesmo, diretamente sem intervenção dos sites citados.
Como a Oi está em recuperação judicial, acho difícil fazerem alguma coisa.

Consegui desativar o IPV6
parece que a conexão ficou até mais rápida!

coloquei o filtro de linha que veio com ele e o cabo também mas vou trocar aqui para ver qual é
a minha caixinha onde prende o cabo FE ta quebrado e não segura direito, ainda coloquei um monte de silicone para evitar oxidação, não sei se atrapalharia
 
Só pode ser piada, os caras aumentam a velocidade dos planos e deixam a mesma franquia de antes.

Aí o pessoal leigo olha na NET, 15Mbps com franquia de 80 GB, mas mal sabem que há anos que não cobram e nem vão cobrar mais.
Aí acabam por assinar esse provedorzinho caro e com franquia.

Na Oi é do mesmo jeito, franquia em contrato mas nunca cobraram.

Agora não sei esse provedor, você tem alguma informação? Ou para qual velocidade reduzem? Nunca consegui tirar essas dúvidas.

Não sei de nada porque até uns dois meses atrás, nem as velocidades eles divulgavam direito. Como eu tenho 15 Mega da Oi, nunca liguei pra saber nada pra mim, só uma vez liguei pra saber se tinha cobertura na casa de uma amiga porque lá só pega via rádio mesmo, rsrs.
 
Consegui desativar o IPV6
parece que a conexão ficou até mais rápida!

coloquei o filtro de linha que veio com ele e o cabo também mas vou trocar aqui para ver qual é
a minha caixinha onde prende o cabo FE ta quebrado e não segura direito, ainda coloquei um monte de silicone para evitar oxidação, não sei se atrapalharia
IPv6 realmente atrapalha, não vejo tantos benefícios de manter ativado por enquanto.

Recomendo fazer uma tomada nova, e verificar se não está enferrujada por dentro nos contatos...

Como está se saindo o modem?
 
IPv6 realmente atrapalha, não vejo tantos benefícios de manter ativado por enquanto.

Recomendo fazer uma tomada nova, e verificar se não está enferrujada por dentro nos contatos...

Como está se saindo o modem?

Até agora está tudo tranquilo, to usando em modo router mesmo (em bridge quais vantagens eu poderia ter além do alcance do wifi?)

E no CS as vezes dá umas travadas muito estranhas, coisa que não acontecia com o tp-link :(

O ping sobe do nada e volta

Ta configurado certo?

fl3vjjt.jpg
 
Última edição:
Até agora está tudo tranquilo, to usando em modo router mesmo (em bridge quais vantagens eu poderia ter além do alcance do wifi?)

E no CS as vezes dá umas travadas muito estranhas, coisa que não acontecia com o tp-link :(

O ping sobe do nada e volta

Ta configurado certo?

fl3vjjt.jpg
Ativa o bitswap... Em capability e veja se melhora...

Mostra seus parâmetros também, tá ligado no cabo ou no WiFi o PC do print?
 
Para que serve o bitswap?
ta ligado no cabo direto!

bitswap desligado
SUjOBKV.jpg


bitswap ligado

W7k7u8p.jpg
Serve para diminuir/aumentar a potência de transmissão... Output Power que está ali, para as variações que tiver na linha.
Faça o teste e veja qual fica melhor.

Recomendo ativar o DMZ para o seu IP do PC para ter as portas liberadas e ver se há melhorias.

Veja como fazer:


Faça até sem a parte das portas, apenas o DMZ e veja como ficou.
 
Serve para diminuir/aumentar a potência de transmissão... Output Power que está ali, para as variações que tiver na linha.
Faça o teste e veja qual fica melhor.

Recomendo ativar o DMZ para o seu IP do PC para ter as portas liberadas e ver se há melhorias.

Veja como fazer:


Faça até sem a parte das portas, apenas o DMZ e veja como ficou.


O output power fica mais baixo com o bitswap ligado!
To usando ele em bridge com o meu roteador e o dmz ta ativo!
 
Cara parece mentira, mais minha velox estava perfeita a mais ou menos 1 ano, dai esses dias pensei caralho a velox nunca mais deu problema, muito bom. Foi dito e feito foi pensar sobre o caso, 3 dias depois começou a ficar um lixo.

Mais algo esta me intrigando, o youtube por exemplo está um lixo, as vezes nem carrega em 240p, as vezes carrega a 720p e do nada trava e não volta a não ser que eu de f5. Mais o mais engraçado é que se eu pegar o link do video que não carrega nem fodendo e jogar em um proxy vagabundo qualquer o video roda na boa em 720p sem travar.

Isso é traffic shaping ou o motivo pode ser outro?
 
Cara parece mentira, mais minha velox estava perfeita a mais ou menos 1 ano, dai esses dias pensei caralho a velox nunca mais deu problema, muito bom. Foi dito e feito foi pensar sobre o caso, 3 dias depois começou a ficar um lixo.

Mais algo esta me intrigando, o youtube por exemplo está um lixo, as vezes nem carrega em 240p, as vezes carrega a 720p e do nada trava e não volta a não ser que eu de f5. Mais o mais engraçado é que se eu pegar o link do video que não carrega nem fodendo e jogar em um proxy vagabundo qualquer o video roda na boa em 720p sem travar.

Isso é traffic shaping ou o motivo pode ser outro?
Você usa qual DNS em sua conexão?
Localidade?
 
Uso aquele do google, 8.8.8.8/8.8.4.4, eu moro no interior norte do Paraná.
Acesse o link e informe qual servidor está vindo...

Talvez seja problema temporário na sua área (Antiga Brasil Telecom).

http://redirector.c.youtube.com/report_mapping

Aqui está vindo: telemar-the1 (152.237.200.0/22)

PS: Interessante, não sabia que tinham cache aqui em Teresina, estou usando o DNS da Oi mesmo.

Outra dica é ficar trocando de IP até conseguir uma faixa que fique estável e venha de outro servidor.

Teste de ping:

Pinging www.google.com.br [200.216.56.42] with 64 bytes of data:

Reply from 200.216.56.42: bytes=64 time=13 TTL=59 seq=1
Reply from 200.216.56.42: bytes=64 time=12 TTL=59 seq=2
Reply from 200.216.56.42: bytes=64 time=13 TTL=59 seq=3
Reply from 200.216.56.42: bytes=64 time=15 TTL=59 seq=4

Ping statistics for www.google.com.br
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
Approximate round trip times in milliseconds:
Minimum = 12, Maximum = 15, Average = 13
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo