[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

A sim, falha minha! Tu olha por alto ambos os ips com mesmo inicio e final e não vai vê a diferença já que é apenas 1-2 números no meio e acaba passando batido... No final das contas não muda nada, pelo menos não no meu caso... Já que a rota é mesma para ambos e ambos tem perda em horário de pico e fora dele fica normal...

Agora eu pergunto, qual a conclusão que tu tem ao ver esse winmtr:

Rd1BUtg.png

Mesmo endereço na Vivo:

ztHmKiL.jpg


Hoje o pessoal instalou a Vivo fibra aqui, adeus perda de pacotes.
 
pelo que eu entendi é da mesma forma que a vivo já faz com a atc hoje.
a atc leva o backbone, constrói a rede na cidade, a vivo simplesmente vai na caixa no poste/armário no prédio liga o drop e paga à atc por acesso.
se tiver qualquer b.o. fora o drop, hgu ou central da própria vivo, ou seja, na malha da rua, o técnico da vivo tem que acionar uma equipe da atc pra mexer.
é meio engessado por serem duas empresas diferentes mas a oi poderia usar rede neutra dos outros (que já prevêem várias empresas operando juntas), onde já tem rede construida e a infraco não. aqui em minas tem vários casos assim. se bobear a atc já tem mais cidades cobertas com lastmile do que a oi (infraco). mas eu duvido a oi fazer isso.

A InfraCO não tem nada com o cliente final.
Ela fornece capacidade no atacado. Vai atender tanto a Oi quanto qualquer outra operadora que precisar.
Essa reportagem acho que vai te ajudar a entender mais
Redes Neutras
Acabei de ler todo o texto sobre redes neutras. Achei bem interessante. Então se esse tipo de rede der certo, onde uma empresa passou a fibra dela, sendo que tem essa característica de rede neutra, outra grande empresa pode alugar esse espaço pra fornecer serviço no mesmo lugar, trazendo mais competitividade e mais opções pro cliente também. Bem legal.
 
Acabei de ler todo o texto sobre redes neutras. Achei bem interessante. Então se esse tipo de rede der certo, onde uma empresa passou a fibra dela, sendo que tem essa característica de rede neutra, outra grande empresa pode alugar esse espaço pra fornecer serviço no mesmo lugar, trazendo mais competitividade e mais opções pro cliente também. Bem legal.
inclusive a oi já alugou a rede infraco pra um provedor regional: https://tecnoblog.net/422624/rede-neutra-da-oi-fibra-tera-vero-internet-como-primeira-cliente/
 
Aqui todos que assinam só elogiam. Quem joga então fica muito feliz em ter contratado o serviço. E quem usa para outras coisas idem.
Que bom, que na sua região ou para seu uso a Oi não está tendo problemas... Agora você não pode assumir que é o mesmo caso para todas a regiões e todos os usos já que a rede da oi é enorme...

Outra coisa, que eu acho necessário falar é que nenhum uso da internet é menos importante do que o outro quando o assunto é lazer e entretenimento, ou seja, quem usa para streaming não é menos importante do que quem joga ou faz download e vice-versa.

Dizer que a oi não se preocupa com a qualidade do serviço é ser muito leviano nessa afirmação.
Quando a gente tem o mesmo problema, todo o santo dia e durante meses e é só com a Oi, não é leviano não...

Se de fato não tivesse nem ai para qualidade, então ela sairia fibrando de qualquer jeito as cidades, sem passar qualquer treinamento para técnicos (igual fazem os provedores regionais). Aqui na minha cidade o treinamento na época dos novos técnicos durou quase 1 ano. Sério. E fizeram os trabalhos primeiro em um bairro pequeno, para mitigar os erros e acertos das equipes. Depois disso que partiu com os caralh*s para toda a cidade.
A oi acertou na qualidade do "frontend" deles e é sobre isso que você fala e eu não discuto também afinal de contas, eu já sou usuário a 3 anos e só fiquei sem conexão durante 1 dia, porém, no caso as reclamações aqui é quanto ao "backend" e como usuário de 3 anos posso afirmar de que desde do inicio ele nunca foi melhor e sim levemente pior do que os outros provedores de fibra que eu usei(ping maior e rota pior geralmente) e agora piorou devido as esses problemas constantes(que apontam para uma rede saturada) e vergonhosos que só tem acontecido na Oi(conforme testes que eu fiz ao usar outros provedores no mesmo horário que eu tenho problemas com a oi).

Não parece ser o caso. Até porque mesmo no Estado de São Paulo a Oi tem rede de fibra lá já pra atendimento corporativo.
Usa então rede legada/reuso de fibra.
Pois pra imensa maioria do universo de clientes a rede fibra dela funciona bem obrigado.
Dificilmente você vai ver algum elogio a prestação de serviços na internet.
E sempre queixas e muitas até mesmo improcedente.
Dificilmente é alguma questão de saturação de rede ou porta PON pois a rede dela é bem dimensionada pra não extrapolar os limites.
Porém lembre-se que a Oi vendeu a InfraCO que cuida dessa parte de infra de rede ativa, roteadores, links e etc e tem um investimento pesado da BTG Pactual na ordem de mais de 20 bilhões pra deixar a InfraCO parruda é entrar pesado no mercado de redes neutras e atender a Oi no seu projeto de expansão.

Espero que realmente aconteça essa melhora devido a nova rede neutra e a seu enorme investimento, agora só o tempo dirá! O problema é que a paciência já acabou faz tempos depois de passar meses com os mesmos problemas kkkkk

Agora eu pergunto, se isso aqui não é "saturação" é o que? Se só acontece em horário de pico e na Oi? Quando comparamos outros provedores da mesma localidade?

Rd1BUtg.png


Horário de pico:
GCIBMB6.png


Fora do horário de pico:
jsIfu2f.png


Porque até o momento, ninguém pegou os testes postados e falaram suas conclusões sobre trocentos prints que eu e outras pessoas postaram aqui mostrando os problemas e eu realmente quero saber... Qual a conclusão que o pessoal tem dos testes?

Não querendo ser chato ou parecer agressivo ou algo do tipo, porém, a impressão que eu tenho é que os testes postados por quem está tendo problemas, estão sendo ignorados enquanto o resto do post(a parte escrita e não a demonstrada) da pessoas que estão reclamando, estão sendo respondidos de uma maneira que da impressão de que essas pessoas que estão reclamando estão falando "demais", estão reclamando "sem necessidade" e etc

Mesmo endereço na Vivo:

ztHmKiL.jpg


Hoje o pessoal instalou a Vivo fibra aqui, adeus perda de pacotes.
Ai está liso nesse teste rápido que tu fez, o certo é deixar rolar pelo menos uns 200-300! Aqui não dá nem 5 pacotes antes de ter a primeira perda...

Queria ter essa opção da vivo, infelizmente na minha cidade e no endereço que eu estou, só tem sumicity ou essa vergonha da Oi.
 
Acabei de ler todo o texto sobre redes neutras. Achei bem interessante. Então se esse tipo de rede der certo, onde uma empresa passou a fibra dela, sendo que tem essa característica de rede neutra, outra grande empresa pode alugar esse espaço pra fornecer serviço no mesmo lugar, trazendo mais competitividade e mais opções pro cliente também. Bem legal.
Vivo já usa solução de rede neutra em Minas Gerais(O @Flávio FP ) pode trazer mais detalhes pois ele conhece bem os serviços da ATC.
A InfraCO também já vende capacidade pra Vero Internet acho que também em Minas Gerais.
E em SP a Oi vai entrar usando essa solução também.
 
Que bom, que na sua região ou para seu uso a Oi não está tendo problemas... Agora você não pode assumir que é o mesmo caso para todas a regiões e todos os usos já que a rede da oi é enorme...

Outra coisa, que eu acho necessário falar é que nenhum uso da internet é menos importante do que o outro quando o assunto é lazer e entretenimento, ou seja, quem usa para streaming não é menos importante do que quem joga ou faz download e vice-versa.


Quando a gente tem o mesmo problema, todo o santo dia e durante meses e é só com a Oi, não é leviano não...


A oi acertou na qualidade do "frontend" deles e é sobre isso que você fala e eu não discuto também afinal de contas, eu já sou usuário a 3 anos e só fiquei sem conexão durante 1 dia, porém, no caso as reclamações aqui é quanto ao "backend" e como usuário de 3 anos posso afirmar de que desde do inicio ele nunca foi melhor e sim levemente pior do que os outros provedores de fibra que eu usei(ping maior e rota pior geralmente) e agora piorou devido as esses problemas constantes(que apontam para uma rede saturada) e vergonhosos que só tem acontecido na Oi(conforme testes que eu fiz ao usar outros provedores no mesmo horário que eu tenho problemas com a oi).



Espero que realmente aconteça essa melhora devido a nova rede neutra e a seu enorme investimento, agora só o tempo dirá! O problema é que a paciência já acabou faz tempos depois de passar meses com os mesmos problemas kkkkk

Agora eu pergunto, se isso aqui não é "saturação" é o que? Se só acontece em horário de pico e na Oi? Quando comparamos outros provedores da mesma localidade?

Rd1BUtg.png


Horário de pico:
GCIBMB6.png


Fora do horário de pico:
jsIfu2f.png


Porque até o momento, ninguém pegou os testes postados e falaram suas conclusões sobre trocentos prints que eu e outras pessoas postaram aqui mostrando os problemas e eu realmente quero saber... Qual a conclusão que o pessoal tem dos testes?

Não querendo ser chato ou parecer agressivo ou algo do tipo, porém, a impressão que eu tenho é que os testes postados por quem está tendo problemas, estão sendo ignorados enquanto o resto do post(a parte escrita e não a demonstrada) da pessoas que estão reclamando, estão sendo respondidos de uma maneira que da impressão de que essas pessoas que estão reclamando estão falando "demais", estão reclamando "sem necessidade" e etc


Ai está liso nesse teste rápido que tu fez, o certo é deixar rolar pelo menos uns 200-300! Aqui não dá nem 5 pacotes antes de ter a primeira perda...

Queria ter essa opção da vivo, infelizmente na minha cidade e no endereço que eu estou, só tem sumicity ou essa vergonha da Oi.
Amigo no seu lugar eu estaria ligando pro suporte da Oi literalmente TODOS os dias! A Anatel obriga ao menos 40% de velocidade instantânea, independente se são 3 da manha ou 7 da noite! É difícil provar pros caras a questão de perda de pacotes, mas velocidade? Não tem jeito dos caras negarem! Tá ali! É bem mais "visual".
 
Amigo no seu lugar eu estaria ligando pro suporte da Oi literalmente TODOS os dias! A Anatel obriga ao menos 40% de velocidade instantânea, independente se são 3 da manha ou 7 da noite! É difícil provar pros caras a questão de perda de pacotes, mas velocidade? Não tem jeito dos caras negarem! Tá ali! É bem mais "visual".
Adianta nada, o jeito é apenas esperar porque o problema não é só comigo! Tenho mais 3 amigos da mesma cidade com oi fibra reclamando dos mesmos problemas, 2 deles ja foram no consumidor.gov, na anatel e os carai e não adianta!

O que eu vou fazer e aguardar mais um pouco, senão vou pular fora para sumicity mesmo do mesmo jeito que 1 desses 3 amigos já fez ontem, ele saiu da oi e foi para net mesmo com upload menor :D
 
Que bom, que na sua região ou para seu uso a Oi não está tendo problemas... Agora você não pode assumir que é o mesmo caso para todas a regiões e todos os usos já que a rede da oi é enorme...

Outra coisa, que eu acho necessário falar é que nenhum uso da internet é menos importante do que o outro quando o assunto é lazer e entretenimento, ou seja, quem usa para streaming não é menos importante do que quem joga ou faz download e vice-versa.


Quando a gente tem o mesmo problema, todo o santo dia e durante meses e é só com a Oi, não é leviano não...


A oi acertou na qualidade do "frontend" deles e é sobre isso que você fala e eu não discuto também afinal de contas, eu já sou usuário a 3 anos e só fiquei sem conexão durante 1 dia, porém, no caso as reclamações aqui é quanto ao "backend" e como usuário de 3 anos posso afirmar de que desde do inicio ele nunca foi melhor e sim levemente pior do que os outros provedores de fibra que eu usei(ping maior e rota pior geralmente) e agora piorou devido as esses problemas constantes(que apontam para uma rede saturada) e vergonhosos que só tem acontecido na Oi(conforme testes que eu fiz ao usar outros provedores no mesmo horário que eu tenho problemas com a oi).



Espero que realmente aconteça essa melhora devido a nova rede neutra e a seu enorme investimento, agora só o tempo dirá! O problema é que a paciência já acabou faz tempos depois de passar meses com os mesmos problemas kkkkk

Agora eu pergunto, se isso aqui não é "saturação" é o que? Se só acontece em horário de pico e na Oi? Quando comparamos outros provedores da mesma localidade?

Rd1BUtg.png


Horário de pico:
GCIBMB6.png


Fora do horário de pico:
jsIfu2f.png


Porque até o momento, ninguém pegou os testes postados e falaram suas conclusões sobre trocentos prints que eu e outras pessoas postaram aqui mostrando os problemas e eu realmente quero saber... Qual a conclusão que o pessoal tem dos testes?

Não querendo ser chato ou parecer agressivo ou algo do tipo, porém, a impressão que eu tenho é que os testes postados por quem está tendo problemas, estão sendo ignorados enquanto o resto do post(a parte escrita e não a demonstrada) da pessoas que estão reclamando, estão sendo respondidos de uma maneira que da impressão de que essas pessoas que estão reclamando estão falando "demais", estão reclamando "sem necessidade" e etc


Ai está liso nesse teste rápido que tu fez, o certo é deixar rolar pelo menos uns 200-300! Aqui não dá nem 5 pacotes antes de ter a primeira perda...

Queria ter essa opção da vivo, infelizmente na minha cidade e no endereço que eu estou, só tem sumicity ou essa vergonha da Oi.
Cara você ta tirando uma conclusão com base uma experiência sua é de outros usuários aqui do fórum. Universo de clientes da Oi é muito maior.
Ela atende empresas, órgãos governamentais, outras operadoras e outra dezena de milhares de clientes pessoa física.
Forma como está colocando é como se o Backbone estivesse saturado. Mas não é o caso pois você ta relatando algo muito especifico.
Claro Fibra // Vivo Fibra
5e0YPwS.png
 
Adianta nada, o jeito é apenas esperar porque o problema não é só comigo! Tenho mais 3 amigos da mesma cidade com oi fibra reclamando dos mesmos problemas, 2 deles ja foram no consumidor.gov, na anatel e os carai e não adianta!

O que eu vou fazer e aguardar mais um pouco, senão vou pular fora para sumicity mesmo do mesmo jeito que 1 desses 3 amigos já fez ontem, ele saiu da oi e foi para net mesmo com upload menor :D
É o jeito amigo! Boa Sorte pra vc cara!
 
Cara você ta tirando uma conclusão com base uma experiência sua é de outros usuários aqui do fórum. Universo de clientes da Oi é muito maior.
A que conclusão precipitada você se refere? Como que é precipitado se os testes estão ai e falam por si só? Lembrando que eu nunca generalizei a rede da Oi inteira e sim sempre falei da minha região e localidade. Apesar de que não é só aqui, né? Tem outras regiões com problemas também! Afinal de contas outros usuários aqui do fórum e de outras regiões também reclamaram.
Ela atende empresas, órgãos governamentais, outras operadoras e outra dezena de milhares de clientes pessoa física.
Empresas, órgãos governamentais, outras operadoras e etc, são irrelevantes no contexto da discussão, afinal de contas eu sou pessoa física com um link residencial que não se compara com essas lista de links dedicados com qualidade e atendimento diferenciados...

Forma como está colocando é como se o Backbone estivesse saturado. Mas não é o caso pois você ta relatando algo muito especifico.
O backbone inteiro não! Agora o da região aqui para certos destinos e em horário de pico sim, ele está! E já tem meses...

Como mágica, vai terminando o horário de pico ai para a perda e depois vai normalizando o ping:

ObpCMg9.png
 
Última edição:
.
Sou de Teresina, PI e queria saber se tem algum jeito de mudar o IP? Deixei o modem desligado várias horas e nada de mudar de IP.
 
.
Sou de Teresina, PI e queria saber se tem algum jeito de mudar o IP? Deixei o modem desligado várias horas e nada de mudar de IP.
hehe oque vc aprontou pra querer mudar ip fez alguma coisa ilicita ?

oi aqui ta meio esquizita hora acha servidor dns hora nao acha entao as veses alguma pagina carrega as veses nao rede da oi ta zoneada com vcs acontece isso tb? é a famosa perda de pacote?
 
Última edição:
hehe oque vc aprontou pra querer mudar ip fez alguma coisa ilicita ?

oi aqui ta meio esquizita hora acha servidor dns hora nao acha entao as veses alguma pagina carrega as veses nao rede da oi ta zoneada com vcs acontece isso tb? é a famosa perda de pacote?
Aqui vez ou outra acontece também. Vez ou outra alguns aplicativos não abrem pela rede Oi.
 
IPV6, aqui na minha OI em Salvador, voltou!
 
IPV6, aqui na minha OI em Salvador, voltou!
Aqui também. Mais cedo hoje eu liguei no atendimento para informar sobre alguns aplicativos que não estavam abrindo pela rede da Oi. Hoje a tarde o tecnico ligou informando que iria fazer uns procedimentos no suporte avançado... logo depois o ipv6 retornou aqui e os aplicativos também.
 
Quase 2 meses com a Oi e hoje o primeiro problema.

Poa ZN.
O ping que costuma ficar em 2/ms e a taxa de Download sempre chegava a contratada, ou seja, os 400 megas.



11321596804.png

11321603659.png
 
Quase 2 meses com a Oi e hoje o primeiro problema.

Poa ZN.
O ping que costuma ficar em 2/ms e a taxa de Download sempre chegava a contratada, ou seja, os 400 megas.



11321596804.png

11321603659.png
hj a tarde estava terrivel nao consguia asssistir filme sem travar paginas hora carregavam hora nao ia dns parecia q ia quando queria tava pésimo agora ta ok por enquanto
 
hj a tarde estava terrivel nao consguia asssistir filme sem travar paginas hora carregavam hora nao ia dns parecia q ia quando queria tava pésimo agora ta ok por enquanto

Liguei no att e falaram que a região está com problema. Previsão até as 12hrs de amanhã.

Aqui não tive travamentos. Inclusive no site de teste da Netflix, a velocidade chegou.

Problema era abrir sites e fazer algum download no pc.
 
Diferença bizarra entre a Vivo e a Oi no Reddit...
Parece que a Vivo tem algum peer aqui no Brasil enquanto a rota da Oi joga lá pra fora.

Vivo Fibra SP
PING reddit.com (151.101.65.140): 56 data bytes
64 bytes from 151.101.65.140: icmp_seq=0 ttl=57 time=4.394 ms
64 bytes from 151.101.65.140: icmp_seq=1 ttl=57 time=4.126 ms
64 bytes from 151.101.65.140: icmp_seq=2 ttl=57 time=4.096 ms
64 bytes from 151.101.65.140: icmp_seq=3 ttl=57 time=4.217 ms

Oi Fibra RJ
PING reddit.com (151.101.65.140) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 151.101.65.140 (151.101.65.140): icmp_seq=1 ttl=55 time=120 ms
64 bytes from 151.101.65.140 (151.101.65.140): icmp_seq=2 ttl=55 time=121 ms
64 bytes from 151.101.65.140 (151.101.65.140): icmp_seq=3 ttl=55 time=120 ms
64 bytes from 151.101.65.140 (151.101.65.140): icmp_seq=4 ttl=55 time=121 ms
 
Diferença bizarra entre a Vivo e a Oi no Reddit...
Parece que a Vivo tem algum peer aqui no Brasil enquanto a rota da Oi joga lá pra fora.

Vivo Fibra SP
PING reddit.com (151.101.65.140): 56 data bytes
64 bytes from 151.101.65.140: icmp_seq=0 ttl=57 time=4.394 ms
64 bytes from 151.101.65.140: icmp_seq=1 ttl=57 time=4.126 ms
64 bytes from 151.101.65.140: icmp_seq=2 ttl=57 time=4.096 ms
64 bytes from 151.101.65.140: icmp_seq=3 ttl=57 time=4.217 ms

Oi Fibra RJ
PING reddit.com (151.101.65.140) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 151.101.65.140 (151.101.65.140): icmp_seq=1 ttl=55 time=120 ms
64 bytes from 151.101.65.140 (151.101.65.140): icmp_seq=2 ttl=55 time=121 ms
64 bytes from 151.101.65.140 (151.101.65.140): icmp_seq=3 ttl=55 time=120 ms
64 bytes from 151.101.65.140 (151.101.65.140): icmp_seq=4 ttl=55 time=121 ms
provedor local
Disparando reddit.com [151.101.193.140] com 32 bytes de dados:
Resposta de 151.101.193.140: bytes=32 tempo=4ms TTL=59
Resposta de 151.101.193.140: bytes=32 tempo=5ms TTL=59
Resposta de 151.101.193.140: bytes=32 tempo=6ms TTL=59
Resposta de 151.101.193.140: bytes=32 tempo=3ms TTL=59
 
e ae, já tem alguém que conseguiu assinar os plano de 1Gb? :mao:
 
Aqui ta de boa
Disparando 151.101.193.14 com 32 bytes de dados:
Resposta de 151.101.193.14: bytes=32 tempo=56ms TTL=54
Resposta de 151.101.193.14: bytes=32 tempo=56ms TTL=54
Resposta de 151.101.193.14: bytes=32 tempo=55ms TTL=54
Resposta de 151.101.193.14: bytes=32 tempo=56ms TTL=54

Estatísticas do Ping para 151.101.193.14:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 55ms, Máximo = 56ms, Média = 55ms
 
e ae, já tem alguém que conseguiu assinar os plano de 1Gb? :mao:
to esperando alguem faze uns testes, sera q na black friday desse ano a oi vai fazer 1gb por 120 reais ? tomara q sim né
 
Diferença bizarra entre a Vivo e a Oi no Reddit...
Parece que a Vivo tem algum peer aqui no Brasil enquanto a rota da Oi joga lá pra fora.

Vivo Fibra SP
PING reddit.com (151.101.65.140): 56 data bytes
64 bytes from 151.101.65.140: icmp_seq=0 ttl=57 time=4.394 ms
64 bytes from 151.101.65.140: icmp_seq=1 ttl=57 time=4.126 ms
64 bytes from 151.101.65.140: icmp_seq=2 ttl=57 time=4.096 ms
64 bytes from 151.101.65.140: icmp_seq=3 ttl=57 time=4.217 ms

Oi Fibra RJ
PING reddit.com (151.101.65.140) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 151.101.65.140 (151.101.65.140): icmp_seq=1 ttl=55 time=120 ms
64 bytes from 151.101.65.140 (151.101.65.140): icmp_seq=2 ttl=55 time=121 ms
64 bytes from 151.101.65.140 (151.101.65.140): icmp_seq=3 ttl=55 time=120 ms
64 bytes from 151.101.65.140 (151.101.65.140): icmp_seq=4 ttl=55 time=121 ms
Aqui ta de boa
Disparando 151.101.193.14 com 32 bytes de dados:
Resposta de 151.101.193.14: bytes=32 tempo=56ms TTL=54
Resposta de 151.101.193.14: bytes=32 tempo=56ms TTL=54
Resposta de 151.101.193.14: bytes=32 tempo=55ms TTL=54
Resposta de 151.101.193.14: bytes=32 tempo=56ms TTL=54

Estatísticas do Ping para 151.101.193.14:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 55ms, Máximo = 56ms, Média = 55ms

Aqui também está tranquilo (Belo Horizonte)

Código:
Disparando 151.101.65.140 com 32 bytes de dados:
Resposta de 151.101.65.140: bytes=32 tempo=13ms TTL=55
Resposta de 151.101.65.140: bytes=32 tempo=14ms TTL=55
Resposta de 151.101.65.140: bytes=32 tempo=14ms TTL=55
Resposta de 151.101.65.140: bytes=32 tempo=13ms TTL=55

Estatísticas do Ping para 151.101.65.140:
    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
             perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 13ms, Máximo = 14ms, Média = 13ms
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo