[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga PREDIALNET - FIBRA ÓPTICA/VIA RÁDIO

Migração para fibra feita.
O resultado foi esse:
15759951443.png

O teu é 500/500? Se for, melhorou mais ainda a qualidade pelo visto!!
Pelo visto então em breve vai pintar lançamento de plano de 1 gb no site :cool:
 
Mais uma medição:
15760017154.png


Uma terceira, só para ficar bonito:
15760024757.png


Me parece que a rota é melhor para a terceira do que para a segunda.
Como ficamos em SP?
15760032098.png


Interessante. Algo errado não está certo. Será que é algum link saturado? Não me parece ser o caso clássico de "latência alta teste via linha de comando", porque a latência está baixa e o upload está rápido.

Será que é traffic shaping? Se bem que meu plano é maior que 200Mb...
Sim, é algo nessas linhas. Baixei dois ISOs ao mesmo tempo (https://mirror.uepg.br//opensuse/distribution/leap/15.5/iso e https://opensuse.c3sl.ufpr.br/distribution/leap/15.5/iso). A velocidade total se manteve estável - mas quando um download era pausado, o outro acelerava.

O que eu não sei dizer é se é traffic shapping ou se é apenas o link externo saturado, fazendo uma distribuição de uso entre os usuários. Seriam coisas bem diferentes...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O teu é 500/500? Se for, melhorou mais ainda a qualidade pelo visto!!
Pelo visto então em breve vai pintar lançamento de plano de 1 gb no site :cool:
O meu, por incrível que pareça, é 400/400. Melhorou sem dúvida. Foi pouco, mas não adianta reclamar: essa velocidade é praticamente o limite do possível com PPPoE e gigabit. Antes ficava em coisa de 860. Agora foi para 910. A flutuação é pequena demais para tirarmos alguma espécie de conclusão.

O lado bom é que funciona. :D
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O teu é 500/500? Se for, melhorou mais ainda a qualidade pelo visto!!
Pelo visto então em breve vai pintar lançamento de plano de 1 gb no site :cool:
Eu acho que eles estão se preparando para quebrar a barreira do giga. Não acho que aconteça logo, já que eles precisam migrar gente o bastante para não criar insatisfação. Mas esse ano ainda eu acredito que lancem algo nessas linhas sim.

Chutando (com bola de cristal quebrada e chutômetro virado no 11), eu diria uns 6 meses até aparecerem planos novos.
 
Esqueci de dizer: os equipamentos no prédio para fibra vêm com bateria: quando falta luz, não cai a conexão.

Pergunta como eu sei...
Como tu sabe?
 
Opa pessoal ... quanto tempo né ?

Como vocês podem notar, estamos tendo bastante trabalho aqui na PredialNet e, infelizmente, não sobra muito tempo pra acompanhar tudo.

Agradeço ao @Paternot pelos testes com a nova tecnologia de fibra, inclusive o de elétrica. 🤣

Bom, na verdade, o trabalho de troca da rede UTP iniciou-se em 2021 quando todos os novos condomínios só fossem cabeados com fibra. Com isso, 12% de todos os clientes já estão funcionando em FTTA.

Como todos vocês aqui já opinaram na direção correta, a troca para fibra se deve basicamente a dois fatores: resiliência elétrica e facilidade de atualização tecnológica.

O nosso plano de 700 Mega não vende tanto e é claro que vocês sabem a razão, o plano de 500 Mega já entrega uma velocidade bem maior do que o número contratado, suficiente para boa parte das pessoas. Então, achamos que um plano de 1 Gbps é somente um número fictício que raríssimos usuários exigirão.

Além do mais, quem contrata o plano de 700 Mega, na prática, já tem velocidade muito próxima de 1 Gbps.

Seguindo essa lógica, pra viabilizar planos maiores, vou fazer uma proposta aqui, ok ? Vocês são meus clientes, confio que me dirão o que fazer afinal, eu trabalho pra vocês.

Afim de viabilizar planos maiores, a PredialNet vai fazer como todas as outras empresas do mercado fazem, entregar 520 Megabits no plano de 500 Mega, 630 Megabits no plano de 600 Mega e 730 Megabits no plano de 700 Mega. Com a redução das velocidades que já entregamos hoje, acho que surge uma janela de oportunidade para o plano de 1 Gbps.

E aí ? O que vocês acham da idéia ? ;)

(Calma aí gente, a pergunta é retórica ... eu sei que vocês vão me mandar pra puta que pariu)

Acho que vocês já entenderam como a gente pensa e nesse momento, não queremos fazer modificações nos planos. Os clientes estão felizes, por isso, a PredialNet está feliz.


Agora, vamos aos testes do Speedtest.

Assim como o @Paternot observou, alguns testes pra algumas localidades não saem dentro dos números esperados. Como a gente não controla o lado de lá, fica difícil saber a capacidade dos servidores. Na PredialNet, é uma máquina com bastante poder de processamento (Dual Xeon E5 2695 V4) conectada diretamente ao core principal com 100 Gbps. Isto é, muito raramente essa máquina não conseguirá processar testes com capacidade máxima, seja por CPU ou throughput de rede. Contudo, essa realidade é específica da PredialNet. Muitas empresas colocam traffic shapping nas interfaces do servidor, liberando a capacidade apenas para os IPs dos seus clientes. Posso garantir que isso não acontece aqui. Vencer com cheat só mostra o quão perdedor a pessoa é.

Bem, isto posto, afim de fugir deste comportamento detestável que virou "de facto standard" no Brasil, gostaria de convidá-los para fazer um teste de banda num servidor neutro, fora do país, mais especificamente em TOKYO (Japão).

Quando puderem, façam um teste para o servidor do Speedtest (de preferência via CLI porque os navegadores não aguentam essas velocidades) número 48463.

Posso propor diversos outros servidores reconhecidamente parrudos, todos fora do Brasil:

- Miami, Hivelocity (esse é um dos mais antigos do SpeedTest): 22361
- Amsterdam, Fiber NL: 60966
- Alemanha, Deustche Telekom (vish, esse aqui também é das antigas): 30906
- Nova Iorque, Spectrum (outro vovô da rede): 16976
- Los Angeles, Hivelocity (ok, ok, eu gosto de máquina velha): 19230

Enfim, senhores e senhoras ... a PredialNet não está preocupada em ter uma boa qualidade de conexão para empresas de baixa representatividade de tráfego, mas estamos olhando para o mundo. É de fora do país que vem a maior parte do conteúdo que consumimos. Tenho certeza que vocês ficarão surpresos com os resultados e pra quem for mais técnico e tiver curiosidade de rastrear os endereços IP dos servidores sugeridos, verão a diversidade de cabos submarinos que usamos pra levar vocês pra Internet.

Desculpem o longo post, mas fiquei animado com os comentários e resolvi me alongar. Prometo pegar leve nos próximos. 🤣

Minhas melhores recomendações a todos e um excelente 2024 fritando roteadores !
Neilson
 
Aqui eu uso o meu próprio roteador LOAD BALANCE que junto o LINK da Predialnet com o da Claro. Para ter um melhor controle de banda no meu ROUTER, prefiro por em BRIDGE os modem das duas operadoras. Consegui com o modem da CLARO mas com o de vocês, não consigo acesso e ao ligar pra central, me informaram que não seria possível (bridge) mas que me passaram o LOGIN & SENHA para eu configurar direto no meu ROUTER (deu certo), além de economizar energia elétrica pq desliguei o modem em comodato.
No caso da Claro, ela entrega 200MEGAS de bônus e vocês entregam 300MEGAS. De fato, estou satisfeito com a soma das duas e não vejo necessidade de mudar de velocidade, tendo em vista que juntar as duas, me dá o que eu queria, além da redundância, caso uma caia. Vou ver se amanhã eu consiga fazer esse teste via CLI.
 
Opa pessoal ... quanto tempo né ?

Como vocês podem notar, estamos tendo bastante trabalho aqui na PredialNet e, infelizmente, não sobra muito tempo pra acompanhar tudo.

Agradeço ao @Paternot pelos testes com a nova tecnologia de fibra, inclusive o de elétrica. 🤣

Bom, na verdade, o trabalho de troca da rede UTP iniciou-se em 2021 quando todos os novos condomínios só fossem cabeados com fibra. Com isso, 12% de todos os clientes já estão funcionando em FTTA.

Como todos vocês aqui já opinaram na direção correta, a troca para fibra se deve basicamente a dois fatores: resiliência elétrica e facilidade de atualização tecnológica.

O nosso plano de 700 Mega não vende tanto e é claro que vocês sabem a razão, o plano de 500 Mega já entrega uma velocidade bem maior do que o número contratado, suficiente para boa parte das pessoas. Então, achamos que um plano de 1 Gbps é somente um número fictício que raríssimos usuários exigirão.

Além do mais, quem contrata o plano de 700 Mega, na prática, já tem velocidade muito próxima de 1 Gbps.

Seguindo essa lógica, pra viabilizar planos maiores, vou fazer uma proposta aqui, ok ? Vocês são meus clientes, confio que me dirão o que fazer afinal, eu trabalho pra vocês.

Afim de viabilizar planos maiores, a PredialNet vai fazer como todas as outras empresas do mercado fazem, entregar 520 Megabits no plano de 500 Mega, 630 Megabits no plano de 600 Mega e 730 Megabits no plano de 700 Mega. Com a redução das velocidades que já entregamos hoje, acho que surge uma janela de oportunidade para o plano de 1 Gbps.

E aí ? O que vocês acham da idéia ? ;)

(Calma aí gente, a pergunta é retórica ... eu sei que vocês vão me mandar pra puta que pariu)

Acho que vocês já entenderam como a gente pensa e nesse momento, não queremos fazer modificações nos planos. Os clientes estão felizes, por isso, a PredialNet está feliz.


Agora, vamos aos testes do Speedtest.

Assim como o @Paternot observou, alguns testes pra algumas localidades não saem dentro dos números esperados. Como a gente não controla o lado de lá, fica difícil saber a capacidade dos servidores. Na PredialNet, é uma máquina com bastante poder de processamento (Dual Xeon E5 2695 V4) conectada diretamente ao core principal com 100 Gbps. Isto é, muito raramente essa máquina não conseguirá processar testes com capacidade máxima, seja por CPU ou throughput de rede. Contudo, essa realidade é específica da PredialNet. Muitas empresas colocam traffic shapping nas interfaces do servidor, liberando a capacidade apenas para os IPs dos seus clientes. Posso garantir que isso não acontece aqui. Vencer com cheat só mostra o quão perdedor a pessoa é.

Bem, isto posto, afim de fugir deste comportamento detestável que virou "de facto standard" no Brasil, gostaria de convidá-los para fazer um teste de banda num servidor neutro, fora do país, mais especificamente em TOKYO (Japão).

Quando puderem, façam um teste para o servidor do Speedtest (de preferência via CLI porque os navegadores não aguentam essas velocidades) número 48463.

Posso propor diversos outros servidores reconhecidamente parrudos, todos fora do Brasil:

- Miami, Hivelocity (esse é um dos mais antigos do SpeedTest): 22361
- Amsterdam, Fiber NL: 60966
- Alemanha, Deustche Telekom (vish, esse aqui também é das antigas): 30906
- Nova Iorque, Spectrum (outro vovô da rede): 16976
- Los Angeles, Hivelocity (ok, ok, eu gosto de máquina velha): 19230

Enfim, senhores e senhoras ... a PredialNet não está preocupada em ter uma boa qualidade de conexão para empresas de baixa representatividade de tráfego, mas estamos olhando para o mundo. É de fora do país que vem a maior parte do conteúdo que consumimos. Tenho certeza que vocês ficarão surpresos com os resultados e pra quem for mais técnico e tiver curiosidade de rastrear os endereços IP dos servidores sugeridos, verão a diversidade de cabos submarinos que usamos pra levar vocês pra Internet.

Desculpem o longo post, mas fiquei animado com os comentários e resolvi me alongar. Prometo pegar leve nos próximos. 🤣

Minhas melhores recomendações a todos e um excelente 2024 fritando roteadores !
Neilson
O cara está de volta!!! Hahahaha bom reve-lo aqui no forum, @neilsonhenriques 😆😆
Ver que a Predial está melhorando sua estrutura e qualidade da conexão de nós clientes.
Sobre o seu ponto relacioandos as velocidades da conexão, acho justo a sua proposta, eu como exemplo claro desse "extra" de velocidade fiz a redução do plano de 700 mb para o de 500 mb e se a Predial optar por limitar a velocidade para poder vender novos planos, nada mais justo.

Nos testes pedidos logo mais á noite postarei o resultado dos meus.

Um abraço.
 
Opa pessoal ... quanto tempo né ?

Como vocês podem notar, estamos tendo bastante trabalho aqui na PredialNet e, infelizmente, não sobra muito tempo pra acompanhar tudo.

Agradeço ao @Paternot pelos testes com a nova tecnologia de fibra, inclusive o de elétrica. 🤣

Bom, na verdade, o trabalho de troca da rede UTP iniciou-se em 2021 quando todos os novos condomínios só fossem cabeados com fibra. Com isso, 12% de todos os clientes já estão funcionando em FTTA.

Como todos vocês aqui já opinaram na direção correta, a troca para fibra se deve basicamente a dois fatores: resiliência elétrica e facilidade de atualização tecnológica.

O nosso plano de 700 Mega não vende tanto e é claro que vocês sabem a razão, o plano de 500 Mega já entrega uma velocidade bem maior do que o número contratado, suficiente para boa parte das pessoas. Então, achamos que um plano de 1 Gbps é somente um número fictício que raríssimos usuários exigirão.

Além do mais, quem contrata o plano de 700 Mega, na prática, já tem velocidade muito próxima de 1 Gbps.

Seguindo essa lógica, pra viabilizar planos maiores, vou fazer uma proposta aqui, ok ? Vocês são meus clientes, confio que me dirão o que fazer afinal, eu trabalho pra vocês.

Afim de viabilizar planos maiores, a PredialNet vai fazer como todas as outras empresas do mercado fazem, entregar 520 Megabits no plano de 500 Mega, 630 Megabits no plano de 600 Mega e 730 Megabits no plano de 700 Mega. Com a redução das velocidades que já entregamos hoje, acho que surge uma janela de oportunidade para o plano de 1 Gbps.

E aí ? O que vocês acham da idéia ? ;)

(Calma aí gente, a pergunta é retórica ... eu sei que vocês vão me mandar pra puta que pariu)

Acho que vocês já entenderam como a gente pensa e nesse momento, não queremos fazer modificações nos planos. Os clientes estão felizes, por isso, a PredialNet está feliz.


Agora, vamos aos testes do Speedtest.

Assim como o @Paternot observou, alguns testes pra algumas localidades não saem dentro dos números esperados. Como a gente não controla o lado de lá, fica difícil saber a capacidade dos servidores. Na PredialNet, é uma máquina com bastante poder de processamento (Dual Xeon E5 2695 V4) conectada diretamente ao core principal com 100 Gbps. Isto é, muito raramente essa máquina não conseguirá processar testes com capacidade máxima, seja por CPU ou throughput de rede. Contudo, essa realidade é específica da PredialNet. Muitas empresas colocam traffic shapping nas interfaces do servidor, liberando a capacidade apenas para os IPs dos seus clientes. Posso garantir que isso não acontece aqui. Vencer com cheat só mostra o quão perdedor a pessoa é.

Bem, isto posto, afim de fugir deste comportamento detestável que virou "de facto standard" no Brasil, gostaria de convidá-los para fazer um teste de banda num servidor neutro, fora do país, mais especificamente em TOKYO (Japão).

Quando puderem, façam um teste para o servidor do Speedtest (de preferência via CLI porque os navegadores não aguentam essas velocidades) número 48463.

Posso propor diversos outros servidores reconhecidamente parrudos, todos fora do Brasil:

- Miami, Hivelocity (esse é um dos mais antigos do SpeedTest): 22361
- Amsterdam, Fiber NL: 60966
- Alemanha, Deustche Telekom (vish, esse aqui também é das antigas): 30906
- Nova Iorque, Spectrum (outro vovô da rede): 16976
- Los Angeles, Hivelocity (ok, ok, eu gosto de máquina velha): 19230

Enfim, senhores e senhoras ... a PredialNet não está preocupada em ter uma boa qualidade de conexão para empresas de baixa representatividade de tráfego, mas estamos olhando para o mundo. É de fora do país que vem a maior parte do conteúdo que consumimos. Tenho certeza que vocês ficarão surpresos com os resultados e pra quem for mais técnico e tiver curiosidade de rastrear os endereços IP dos servidores sugeridos, verão a diversidade de cabos submarinos que usamos pra levar vocês pra Internet.

Desculpem o longo post, mas fiquei animado com os comentários e resolvi me alongar. Prometo pegar leve nos próximos. 🤣

Minhas melhores recomendações a todos e um excelente 2024 fritando roteadores !
Neilson
Curiosidade mórbida:
Admitindo que a rede já suporte a venda de um plano de (digamos) 1,5Gbps: existe alguma espécie de custo estático para criar isso? Porque existe demanda e existe marketing. Teria algum impacto financeiro negativo em anunciar? Nem importa se alguém compra - só para gerar comentário e mídia mesmo.

Quanto aos testes (feitos agora mesmo, 17:40)
4b90f877-f018-48ad-abed-97fef3df0528.png

8282c46f-bc05-4295-88f4-ced87777f1dc.png

852583b4-2295-42f4-adb4-eff78982c64d.png

c752a215-e86e-426b-8f58-5396a29c661f.png
afa4c435-fcac-4c19-90f2-a0d963c4463a.png


E contra a Predialnet de Niterói, para validar que a minha fibra até lá está ok:
ebea62b7-5dee-42b3-9417-5657f4f64f2c.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Testes feitos via linha de comando.
 
Consegui com o modem da CLARO mas com o de vocês, não consigo acesso e ao ligar pra central, me informaram que não seria possível (bridge) mas que me passaram o LOGIN & SENHA para eu configurar direto no meu ROUTER (deu certo), além de economizar energia elétrica pq desliguei o modem em comodato.
Se você ainda está na rede UTP, o que é provável, realmente usamos um roteador e não é possível colocá-lo em modo bridge, mas a solução no seu caso é o melhor dos mundos porque elimina um ativo, economiza energia e diminui a possibilidade de falha.

O cara está de volta!!! Hahahaha bom reve-lo aqui no forum, @neilsonhenriques 😆😆
Ver que a Predial está melhorando sua estrutura e qualidade da conexão de nós clientes.
Breno, obrigado, eu gostaria de participar mais vezes, mas o pau tá cantando aqui dentro já faz um tempo. 😂

Esse ano teremos mais novidades. 😉

Curiosidade mórbida:
Admitindo que a rede já suporte a venda de um plano de (digamos) 1,5Gbps: existe alguma espécie de custo estático para criar isso? Porque existe demanda e existe marketing. Teria algum impacto financeiro negativo em anunciar? Nem importa se alguém compra - só para gerar comentário e mídia mesmo.
Marcelo, é uma pergunta boa viu ?

Uma vez que a tecnologia esteja disponível (e ela está), tecnicamente, não há custos extras. A pior parte já entrou né ? 😂

O aumento dos planos é algo natural, toda empresa de telecom sabe disso, em algum momento isso precisa acontecer, devido a própria demanda.

Nesse momento, penso que o maior impeditivo pra um plano desses é ainda não haver muitos dispositivos capazes de mostrar esses números, principalmente no WiFi. O WiFi6 com 160 MHz de canal vai chegar, o negócio é o dispositivo do próprio cliente.

Realmente, 1,5 Gbps pra quem usa pra trabalho, faz sentido e é desejável. Talvez voltemos a falar sobre isso viu ?

Sobre os testes do SpeedTest, eu vou precisar da sua ajuda pra gente fazer algum ajuste em alguma coisa. Só me dá um tempo pra eu me organizar e já retornarei. A capacidade de transporte que chega no core da rede, pode (e deve) ser entregue aos clientes. Temos algum problema pra corrigir aqui com certeza. Obrigado pela ajuda !

Abraços a todos !
Neilson
 
Se você ainda está na rede UTP, o que é provável, realmente usamos um roteador e não é possível colocá-lo em modo bridge, mas a solução no seu caso é o melhor dos mundos porque elimina um ativo, economiza energia e diminui a possibilidade de falha.


Breno, obrigado, eu gostaria de participar mais vezes, mas o pau tá cantando aqui dentro já faz um tempo. 😂

Esse ano teremos mais novidades. 😉


Marcelo, é uma pergunta boa viu ?

Uma vez que a tecnologia esteja disponível (e ela está), tecnicamente, não há custos extras. A pior parte já entrou né ? 😂

O aumento dos planos é algo natural, toda empresa de telecom sabe disso, em algum momento isso precisa acontecer, devido a própria demanda.

Nesse momento, penso que o maior impeditivo pra um plano desses é ainda não haver muitos dispositivos capazes de mostrar esses números, principalmente no WiFi. O WiFi6 com 160 MHz de canal vai chegar, o negócio é o dispositivo do próprio cliente.

Realmente, 1,5 Gbps pra quem usa pra trabalho, faz sentido e é desejável. Talvez voltemos a falar sobre isso viu ?

Sobre os testes do SpeedTest, eu vou precisar da sua ajuda pra gente fazer algum ajuste em alguma coisa. Só me dá um tempo pra eu me organizar e já retornarei. A capacidade de transporte que chega no core da rede, pode (e deve) ser entregue aos clientes. Temos algum problema pra corrigir aqui com certeza. Obrigado pela ajuda !

Abraços a todos !
Neilson

Pessoalmente, não acho que a tecnologia atual permita vender 1Gbps via WiFi. Quero dizer, é tecnicamente possível na teoria. Na prática, com interferência, parede e usuário querendo empurrar 320 metros quadrados de apartamento como se o roteador estivesse do lado? Não.

Eu só teria coragem de vender um plano desses ressaltando que essas velocidades precisam com rede cabeada - e com uma tabela de verificação, para ver se o equipamento no lado do cliente está de acordo). Notebook eu não sei (acho que ainda não), mas os desktops estão começando a vir com placa de 2,5Gbps. Mesmo placas mais baratas - como as Prime da Asus - já possuem vários modelos com 2,5Gbps de rede. Se aceitar subir para as TUF da Asus, já encontramos placas com o chipset B450 (B550?) e rede de 2,5Gbps.

Mas WiFi? Teria coragem não.

E para constar nos autos: eu ODEIO essa história de 160MHz. Ninguém mais olha para a largura de espectro disponível? Esse povo acha que todo mundo mora em casas de 320 metros quadrados, com o dobro disso de terreno em volta? A interferência será insuportável. Mesmo com os AP coordenando entre si - a rede VAI saturar com todo mundo usando.

Se estivéssemos falando de redes de 60GHz - que não atravessam uma resma de papel - tudo bem. Mas 5 e 6 GHz? Insano.
 
É complicado para fazer o teste desta forma? Gostaria de colaborar, mas só sei fazer o teste na forma "burra" com o programa... hahaha... Se alguém quiser explicar...
Baixa o CLI conforme o amigo @Paternot informou abaixo e abre ele pelo CMD.. com a id dos servers vc roda o teste.
Por exemplo Speedtest -s 48463 (teste referente ao server do Japão)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opa pessoal ... quanto tempo né ?

Como vocês podem notar, estamos tendo bastante trabalho aqui na PredialNet e, infelizmente, não sobra muito tempo pra acompanhar tudo.

Agradeço ao @Paternot pelos testes com a nova tecnologia de fibra, inclusive o de elétrica. 🤣

Bom, na verdade, o trabalho de troca da rede UTP iniciou-se em 2021 quando todos os novos condomínios só fossem cabeados com fibra. Com isso, 12% de todos os clientes já estão funcionando em FTTA.

Como todos vocês aqui já opinaram na direção correta, a troca para fibra se deve basicamente a dois fatores: resiliência elétrica e facilidade de atualização tecnológica.

O nosso plano de 700 Mega não vende tanto e é claro que vocês sabem a razão, o plano de 500 Mega já entrega uma velocidade bem maior do que o número contratado, suficiente para boa parte das pessoas. Então, achamos que um plano de 1 Gbps é somente um número fictício que raríssimos usuários exigirão.

Além do mais, quem contrata o plano de 700 Mega, na prática, já tem velocidade muito próxima de 1 Gbps.

Seguindo essa lógica, pra viabilizar planos maiores, vou fazer uma proposta aqui, ok ? Vocês são meus clientes, confio que me dirão o que fazer afinal, eu trabalho pra vocês.

Afim de viabilizar planos maiores, a PredialNet vai fazer como todas as outras empresas do mercado fazem, entregar 520 Megabits no plano de 500 Mega, 630 Megabits no plano de 600 Mega e 730 Megabits no plano de 700 Mega. Com a redução das velocidades que já entregamos hoje, acho que surge uma janela de oportunidade para o plano de 1 Gbps.

E aí ? O que vocês acham da idéia ? ;)

(Calma aí gente, a pergunta é retórica ... eu sei que vocês vão me mandar pra puta que pariu)

Acho que vocês já entenderam como a gente pensa e nesse momento, não queremos fazer modificações nos planos. Os clientes estão felizes, por isso, a PredialNet está feliz.


Agora, vamos aos testes do Speedtest.

Assim como o @Paternot observou, alguns testes pra algumas localidades não saem dentro dos números esperados. Como a gente não controla o lado de lá, fica difícil saber a capacidade dos servidores. Na PredialNet, é uma máquina com bastante poder de processamento (Dual Xeon E5 2695 V4) conectada diretamente ao core principal com 100 Gbps. Isto é, muito raramente essa máquina não conseguirá processar testes com capacidade máxima, seja por CPU ou throughput de rede. Contudo, essa realidade é específica da PredialNet. Muitas empresas colocam traffic shapping nas interfaces do servidor, liberando a capacidade apenas para os IPs dos seus clientes. Posso garantir que isso não acontece aqui. Vencer com cheat só mostra o quão perdedor a pessoa é.

Bem, isto posto, afim de fugir deste comportamento detestável que virou "de facto standard" no Brasil, gostaria de convidá-los para fazer um teste de banda num servidor neutro, fora do país, mais especificamente em TOKYO (Japão).

Quando puderem, façam um teste para o servidor do Speedtest (de preferência via CLI porque os navegadores não aguentam essas velocidades) número 48463.

Posso propor diversos outros servidores reconhecidamente parrudos, todos fora do Brasil:

- Miami, Hivelocity (esse é um dos mais antigos do SpeedTest): 22361
- Amsterdam, Fiber NL: 60966
- Alemanha, Deustche Telekom (vish, esse aqui também é das antigas): 30906
- Nova Iorque, Spectrum (outro vovô da rede): 16976
- Los Angeles, Hivelocity (ok, ok, eu gosto de máquina velha): 19230

Enfim, senhores e senhoras ... a PredialNet não está preocupada em ter uma boa qualidade de conexão para empresas de baixa representatividade de tráfego, mas estamos olhando para o mundo. É de fora do país que vem a maior parte do conteúdo que consumimos. Tenho certeza que vocês ficarão surpresos com os resultados e pra quem for mais técnico e tiver curiosidade de rastrear os endereços IP dos servidores sugeridos, verão a diversidade de cabos submarinos que usamos pra levar vocês pra Internet.

Desculpem o longo post, mas fiquei animado com os comentários e resolvi me alongar. Prometo pegar leve nos próximos. 🤣

Minhas melhores recomendações a todos e um excelente 2024 fritando roteadores !
Neilson
Amigo @neilsonhenriques

Abaixo os resultados dos testes via CLI dos servers que vc pediu:

Japão
ef836c90-56ad-4a8a-bf08-08d97dd5161f.png


Miami
4301fc45-1f7f-40ef-9348-291364afa4ff.png


Amsterdam
b16cc773-1db7-472d-89f1-dcccf3b1d677.png


Alemanha
Deu erro no server 30906

Nova Iorque
c5a5380b-092e-4041-ac0b-70de121683bb.png


Los Angeles

f80b7bdf-8878-49f8-84ca-7f05656dbf06.png
 
Última edição:
Basta usar o programa versão linha de comando.
Aqui vc baixa ele:

Baixa o CLI conforme o amigo @Paternot informou abaixo e abre ele pelo CMD.. com a id dos servers vc roda o teste.
Por exemplo Speedtest -s 48463 (teste referente ao server do Japão)

Valeu, pessoal... vou fazer aqui e já posto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Falaê @neilsonhenriques

Segue meus testes.
Plano de 700mb em Niterói


58a2bdb5-3972-4cf2-9f29-11a6d2c5c9fd.png


7150de4b-47a2-4591-b5a5-93cb7e58c9fa.png


294d49a3-0194-4cad-afe5-8de064828032.png


f9b14a97-111d-4a19-9556-46a7b0ec2706.png


4a2433a1-4319-47e5-a27a-915d4a0549ca.png


Niterói só para não perder o costume de ver os números :)
94ca521b-fab4-4ea6-8082-93ed319aeb87.png
 
Última edição:
Fala com a gente @neilsonhenriques boa tarde e bom Domingo!
Nos diga como estão os seus projetos de migrar (rede UTP) para fibra?
Estou no condomínio Vila das Fontes em Vicente de Carvalho/Vila da Penha.
Grande abraço!
 
Sou um dos "beta testers" de novas tecnologia da Predial em Niterói.

Instalaram uma ONU que é roteador aqui da Zyxel. Como sou beta tester tenho a banda liberada.

Tá interessante hein. Talvez o @neilsonhenriques possa dar mais detalhes se isso vai ser comercializado mesmo, ou não.

Estou em um condomínio com a nova rede de fibra da Predial...



Teste feito em um celular negociado em 2400Mbps em WIFI6 ( 160 Mhz ) com a ONU.
 
Sou um dos "beta testers" de novas tecnologia da Predial em Niterói.

Instalaram uma ONU que é roteador aqui da Zyxel. Como sou beta tester tenho a banda liberada.

Tá interessante hein. Talvez o @neilsonhenriques possa dar mais detalhes se isso vai ser comercializado mesmo, ou não.

Estou em um condomínio com a nova rede de fibra da Predial...



Teste feito em um celular negociado em 2400Mbps em WIFI6 ( 160 Mhz ) com a ONU.
Tá raivoso o negócio. :D
 
Sou um dos "beta testers" de novas tecnologia da Predial em Niterói.

Instalaram uma ONU que é roteador aqui da Zyxel. Como sou beta tester tenho a banda liberada.

Tá interessante hein. Talvez o @neilsonhenriques possa dar mais detalhes se isso vai ser comercializado mesmo, ou não.

Estou em um condomínio com a nova rede de fibra da Predial...



Teste feito em um celular negociado em 2400Mbps em WIFI6 ( 160 Mhz ) com a ONU.
Parece até um plano de 2GB hein... Essa marca Zyxel é muito boa. O teste pelo Modem precisa ter LAN de 2,5Gbps e a placa de rede do Desktop também. rsrs
 
Tá raivoso o negócio. :D
É interessante o negócio. Pelo que andei sabendo, sem saber muito, essa HGU vai começar a ir para casa dos assinantes no lugar da ONU Bridge+Roteador.

Mas quem pode falar melhor, certamente é o @neilsonhenriques

Parece até um plano de 2GB hein... Essa marca Zyxel é muito boa. O teste pelo Modem precisa ter LAN de 2,5Gbps e a placa de rede do Desktop também. rsrs

É... aqui em casa não tenho placa de 2,5 e a HGU também não tem portas LAN de 2,5Gbps.
Quem diria que o WIFI fosse dar "mais banda" do que o cabo hein ? heheheheheh...

Até agora a HGU tá se comportando muito bem, tanto em throughput, como alcance e qualidade do sinal. Tenho bastante coisa WIFI em casa: Alexa, Tomadas, Interruptores, Cortinas. E tudo tá funcionando de boa.

Tomara que adotem mesmo essa HGU para a rede, vai dar um ganho muito grande de performance para eles.
 
É interessante o negócio. Pelo que andei sabendo, sem saber muito, essa HGU vai começar a ir para casa dos assinantes no lugar da ONU Bridge+Roteador.

Mas quem pode falar melhor, certamente é o @neilsonhenriques



É... aqui em casa não tenho placa de 2,5 e a HGU também não tem portas LAN de 2,5Gbps.
Quem diria que o WIFI fosse dar "mais banda" do que o cabo hein ? heheheheheh...

Até agora a HGU tá se comportando muito bem, tanto em throughput, como alcance e qualidade do sinal. Tenho bastante coisa WIFI em casa: Alexa, Tomadas, Interruptores, Cortinas. E tudo tá funcionando de boa.

Tomara que adotem mesmo essa HGU para a rede, vai dar um ganho muito grande de performance para eles.
Sim, é ela mesma que vai. Poderia ter vindo aqui para casa, mas o meu setup de rede é meio estranho - e não ia dar para fazer nela.
Aí mandaram uma ONUzinha mesmo, que limita a 1Gbps.
Não que faça diferença - meu roteador só tem porta gigabit mesmo...
 
Estou notando que o bônus que a Predialnet dava baixou significativamente @neilsonhenriques e demais colegas. Alguém mais notou?
 
Estou notando que o bônus que a Predialnet dava baixou significativamente @neilsonhenriques e demais colegas. Alguém mais notou?
Fiz um teste mais cedo, e deu uma baixada séria aqui mesmo. Dentro do vendido para o meu plano, mas baixou sensivelmente.

Será que é parte do processo de reorganização interna, para a fibra?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou notando que o bônus que a Predialnet dava baixou significativamente @neilsonhenriques e demais colegas. Alguém mais notou?
O que quer que seja, não parece ser limitação da rede interna deles. Olha o resultado daqui de Niterói para o SpeedTst deles no Rio:

15925915996.png


Parece que afeta mais link externo.
 
Sou um dos "beta testers" de novas tecnologia da Predial em Niterói.

Instalaram uma ONU que é roteador aqui da Zyxel. Como sou beta tester tenho a banda liberada.

Tá interessante hein. Talvez o @neilsonhenriques possa dar mais detalhes se isso vai ser comercializado mesmo, ou não.

Estou em um condomínio com a nova rede de fibra da Predial...



Teste feito em um celular negociado em 2400Mbps em WIFI6 ( 160 Mhz ) com a ONU.

Eiiiita.... queria ver como fica no computador cabeado... Minha placa de rede aceita 2.5GB, deve ser uma coisa linda!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo