• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

esse modem suporta criação de redes virtuais, uma delas na banda 2g deve estar ativa indevidamente, basta acessar o modem nas configurações avançadas e desativar, se precisar de ajuda chama no privado que tento dar uma olhada, tenho o mesmo aparelho.
Não consegui encontrar aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

esse modem suporta criação de redes virtuais, uma delas na banda 2g deve estar ativa indevidamente, basta acessar o modem nas configurações avançadas e desativar, se precisar de ajuda chama no privado que tento dar uma olhada, tenho o mesmo aparelho.
Não consegui encontrar aqui
 
Esse caso não tem ligação com TR069, já que ele disse que o modem da Tim Live fica em bridge, o acesso na central é perdido, não é ninguém resetando, pode ser problema na Msan//TAR ou no modem mesmo.
Bizarro, pq qndo eu tinha colocado a primeira vez o meu em Bridge, ele ficava resetando e voltando pro 'de fábrica' (fora ter o firmware atualizado uma vez). Aí eu desabilitei o TR069 e nunca mais aconteceu isso.
 
Não consegui encontrar aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não consegui encontrar aqui
Network > Wlan Settings > SSID choice > existem 4 opções > olhe cada uma e verá um nome diferente > desative a desejada e salve!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bizarro, pq qndo eu tinha colocado a primeira vez o meu em Bridge, ele ficava resetando e voltando pro 'de fábrica' (fora ter o firmware atualizado uma vez). Aí eu desabilitei o TR069 e nunca mais aconteceu isso.
Bom, para não falar que é impossível, existem 2 CPEs antigos que você conseguia acessar, mas não te liberava opção alguma, mesmo se fosse usuário developer ou sistema.
Como eu disse, pode ser problema no CPE (modem) ou nos equipamentos externos, se for no CPE, é defeito, se for nos equipamentos externos, algo está com curto ou ligação está com problemas e afins.
 
Última edição:
Network > Wlan Settings > SSID choice > existem 4 opções > olhe cada uma e verá um nome diferente > desative a desejada e salve!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Bom, para não falar que é impossível, existem 2 CPEs antigos que você conseguia acessar, mas não te liberava opção alguma, mesmo se fosse usuário developer ou sistema.
Como eu disse, pode ser problema no CPE (modem) ou nos equipamentos externos, se for no CPE, é defeito, se for nos equipamentos externos, algo está com curto ou ligação está com problemas e afins.
Consegui, obrigado.
Pensei que a internet estava limitada a 100/100 por conta disso, mas pelo visto não é.
 
Pensei que a internet estava limitada a 100/100 por conta disso, mas pelo visto não é.
tim-live-1.png
Pelo seu relato sua placa é giga.
Verifica se a configuração não foi alterada. Deveria estar em auto ou 1000 e deve estar em 100.
Se não me falha a memória essa configuração é bem detalhes ou propriedades.
 
Esse caso não tem ligação com TR069, já que ele disse que o modem da Tim Live fica em bridge, o acesso na central é perdido, não é ninguém resetando, pode ser problema na Msan//TAR ou no modem mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Falaram se existia alguma manutenção em aberto?
Como está a OTT? Tem o número?

A atendente disse que ia fazer uma configuração e não conseguiu e ia mandar um técnico que nunca veio.
Não sei o que é OTT. :(
 
A atendente disse que ia fazer uma configuração e não conseguiu e ia mandar um técnico que nunca veio.
Não sei o que é OTT. :(
Você religou para checar se a ordem continua aberta?
OTT (Operation Trouble Ticket) = "Ordem de Serviço".
 
Última edição:
topologia.gif

Vamos pegar esse exemplo (da rede em anel) ^

Agora, imagine que tem caixas em ruas aleatórias, ainda assim, todas continuam "juntas" nesse modelo de exemplo.

Se a caixa "B" perder "comunicação" com a "A" e a "C" ela fica sem sinal.

Se a caixa "B" perder o sinal só da "A" ela continua UP devido a "C" continuar alimentando o sinal.

Se fosse em estrela, por exemplo, seria pior, (pegue a imagem de exemplo), se um ponto cair, a rede criada ali caíra junto, já que não possuí a redundância da anel/malha/afins.


No seu caso, existiu uma MSAN (antes da sua) com status de "queimada", além dos cabos que ligavam (a "sua") estavam cortados, assim, a redundância falhou e por tal motivo você fica sem disponibilidade do sinal, no caso, se a TIM Live entendesse que deveria paralisar a área, ela poderia fazer, mas normalmente é quando um agregador dá problema crítico, acidente com postes, MSANs furtada e afins.




Que sorte, não sou de confirmar nesses ETA da Tim Live. :haha::haha:

Nossa, cara, que tenso, já passou da época de eu ficar nervoso, só fico puto mesmo. Espero que esteja melhor!
Rapaz, 8 dias não é nada, quem mora em "área de risco" a TIM Live deixa massiva/OTT aberta para sempre.. Para ter ideia, até ano passado existam massivas/OTTs abertas desde 2017 :melior:.
Ser enforcado é demais, acho que só derrubar da escada ou esperar ser eletrocutado já basta :mj:.


Sinceramente, você acha que faz algum sentido, pô, a empresa sabe que o local estava sem conexão, mas se quiser desconto tem que ligar para informar? :kidding:
Eu não vejo isso em outras operadoras (mas deve ter), tem vez que vem desconto na conta de luz e eu nem sabia que teve falta de luz no período.



Talvez seja possível fazer downgrade (p/ 5Mb) depois de assinar, mas não sei como está essa questão depois da fusão da Net/Claro.



Disponha! Abraços!


Caramba, até salvei a explicação aqui... adoro saber como funciona. Agora interessante, é que o endereço onde houve o relato de incêndio está aproximadamente 12 km bem longe de mim, e cá entre nós... um buraco quente do c@*****... :medo:

Em compensação, aqui que é o centro, a fibra ainda nada. Algumas ruas secundárias já oferecem 150 megas, mas deve ser aquela história do 35b pois não vi até agora as CTO's em postes... ano passado em pleno feriado de Corpus Christi várias equipes passaram cabo de fibra na minha cara, etiquetaram com etiquetinha amarela e foram embora levando o cabo mais ao centro. Até agora nenhuma CTO que indique pontos, toda semana passo pelos postes e nada. Se bem que a história de o cabo só passar assim indo embora de poste em poste não me cheira bem, não tinha que interromper de trechos em trechos para enfiarem depois as caixas? Acho que me deram uma banana, "fica aí nos teus 60 e não enche"... :haha:



Maneiro é que a Tim erra na escolha das terceirizadas, não dá a mínima para fiscalizar o serviço delas e coloca culpa em "roubo de cabos" quando na verdade são os técnicos das duas terceirizadas sabotando uma a outra. Aqui msm tem relato de gente que saiu de casa vendo um caminhão da Tim e quando voltou não tinha mais os Tars nem cto nem msans e ligando pra lá diziam que foi "roubo de cabo". Técnico porco que deixa cto de fibra toda aberta e pendurada no poste, de metálico então.... O mais curioso é que na mesma área que davam roubo de cabo da Tim, já existia gvt/vivo, net, oi e nunca nenhuma delas sofreu com esses problemas. Muito estranho bandido roubar cabo só da Tim né?! Aqui na minha área foi parecido. Vários relatos de gente sem internet por semanas pq levaram só as caixas dos postes e com delicadeza a ponto de só desconectar e não arrebentar nenhum cabo(nossa, que ladrão delicado) e a tim não conseguia repor. Estranho, pq eu sigo numa boa com a gvt, os vizinhos de NET a mesma tranquilidade e da oi tbm. Realmente existem áreas que os usuários de droga escalam pra roubar e talz mas a maioria cheirava a coisa interna. A TIM no Rio que é complicado e não "o Rio é complicado pra Tim". Algo me diz que a fibra da Oi não vai chegar nem perto dessas palhaçadas da Tim. Outro fato curioso é que depois de ler relatos da unificação do serviço terceirizado, os relatos de gente sem internet por """""roubo de cabos""""" caiu drasticamente aqui.

Edit. Uma curiosidade que vi aqui e ilustra bem essa história de """roubo de cabos""" Um usuário do fórum relatou que um caminhão bateu no poste em frente ao ap dele. Ele ligou pra tim pra avisar do problema já que não via movimentação dela. Advinha qual foi a resposta da atendente.... "Está registrado aqui no sistema como "roubo de cabos", o senhor vai precisar a reposição". Quantos "roubos de cabo" não foram registrados no lugar de outro problemas?

Pior que aqui fora roubo mesmo, e na malha da Tim, aparentemente foi a primeira vez (pelo menos aqui). Mas não foi só ela que dançou, a Oi também entrou nessa... e eu não sabia, mas segundo um senhor meu vizinho esta não é a primeira vez que a Oi dança em trechos diferentes. Neste último ele ficou 1 semana sem telefone. Agora, se são funcionários de diferentes empresas, um f**** o outro aí eu não sei... tudo é muito estranho.

Enfim, pedi um ponto da NET com 10 megas para redundância aqui... garantiram que na quarta entre 12 e 18:00 instalam, só quero ver :sei:. E é deveras "interessante" mesmo de como só Oi e Tim sofrem com pilhagem de seus cabos, a NET tem o corpo fechado. Infelizmente adotei essa medida que vai me onerar mais:fuu:, mas por outro lado para não passar literalmente mal e parar no médico por ficar sem internet, com o trabalho todo trancado... é o preço de tentar ter paz. E também, se a patifaria aumentar ao ponto de se tornar insustentável as falhas, ir embora de vez para NET (mas que NENHUMA parede ouça isso... batendo na madeira).

É aquele negócio: a Tim quando está lisa é maravilhosa... imagina a fibra (nem sei se um dia terei). Precisou de qualquer coisinha fora desta curva, você está f**** de verde, amarelo, azul e branco. Os caras tem que acordar e parar de fazer tanta merda nessa gerência.
 
Pessoal, tenho Live Tim em casa, mas é o link de 60mbps (par metálico). Sempre me atendeu bem, apesar da pouca velocidade (eu usava Vivo de 300mbps), mas desde o dia 10/02 o modem não sincronizava mais. De repente começou a sincronizar, mas com muito custo. Mas meu roteador continuava sem internet. Falei com a Tim e abriram chamado. 48 horas para retorno, mas nada ainda, 4 dias depois! Já abri reclamação na Anatel. No sábado me deu coragem para checar as configurações e vi que ele tinha resetado para a configurações de fábrica. Reconfigurei para bridge e tudo voltou a funcionar. Horas depois eu vi que ele reiniciou sozinho e, quando voltou, estava de novo em modo router, com as configurações resetadas. Reconfigurei de novo para bridge e isso está acontecendo umas duas vezes por dia. Que negócio chato! Alguém mais passando por isso? Preciso impedir de alguma maneira que ele fique reiniciando as configurações passadas algumas horas.
É possível sim mesmo em mOdo bridge acessarem o roteador pelo TR069. Eles nunca mandavam técnico em casa, até que desabilitei isso e numa ligação na central a pessoa disse, realmente não tô conseguindo acessar seu modem, aí mandaram técnico quase 20 dias depois.
 
É possível sim mesmo em mOdo bridge acessarem o roteador pelo TR069. Eles nunca mandavam técnico em casa, até que desabilitei isso e numa ligação na central a pessoa disse, realmente não tô conseguindo acessar seu modem, aí mandaram técnico quase 20 dias depois.
Qual é/era o CPE em questão?
 
Você religou para checar se a ordem continua aberta?
OTT (Operation Trouble Ticket) = "Ordem de Serviço".

Não liguei porque perco um tempo grande e minha paciência nesse processo. Abri reclamação na Anatel que demora menos e é mais eficaz. Mas o atendimento deve demorar mais. Contornei a situação configurando meu roteador para ip dinâmico e refiz as rotas. Não está da maneira que eu quero, mas mesmo o roteador da TIM resetando de tempos em tempos, minha rede só cai pelo período que está reconfigurando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É possível sim mesmo em mOdo bridge acessarem o roteador pelo TR069. Eles nunca mandavam técnico em casa, até que desabilitei isso e numa ligação na central a pessoa disse, realmente não tô conseguindo acessar seu modem, aí mandaram técnico quase 20 dias depois.

Jacias, como desabilito esse TR069. Imagino que seja a permissão root para terem acesso ao roteador. Talvez resolva meu problema. O tópico é grande mais, deve ter explicação em algum lugar, mas se puder me indicar o caminho das pedras, melhor e agradeço muito!
 
Não liguei porque perco um tempo grande e minha paciência nesse processo. Abri reclamação na Anatel que demora menos e é mais eficaz. Mas o atendimento deve demorar mais. Contornei a situação configurando meu roteador para ip dinâmico e refiz as rotas. Não está da maneira que eu quero, mas mesmo o roteador da TIM resetando de tempos em tempos, minha rede só cai pelo período que está reconfigurando.
Entendi, espero que resolva-se o quanto antes!

como desabilito esse TR069.

Qual o seu modem da Tim Live?
 
É possível sim mesmo em mOdo bridge acessarem o roteador pelo TR069. Eles nunca mandavam técnico em casa, até que desabilitei isso e numa ligação na central a pessoa disse, realmente não tô conseguindo acessar seu modem, aí mandaram técnico quase 20 dias depois.

Eu de início usava um modem TD5336 da Technicolor, e depois de um tempo que eu alterava o DNS para um de minha escolha, eles metiam a mão e zeravam para o automático pelo menos 1 ou 2 vezes na semana. Eu fiquei puto com isso, essa história de que "eu sei o que é melhor para você, não vai mexer em porra nenhuma" é nojento.

Não sei depois quando trocaram para o Sagemcom 5360 se isso parou, porque larguei de mão. É igual a história do "Oi Wifi Fon" da Oi que tu desabilita e eles cutucam e ligam de novo. Haja paciência.
 
Eu de início usava um modem TD5336 da Technicolor, e depois de um tempo que eu alterava o DNS para um de minha escolha, eles metiam a mão e zeravam para o automático pelo menos 1 ou 2 vezes na semana. Eu fiquei puto com isso, essa história de que "eu sei o que é melhor para você, não vai mexer em porra nenhuma" é nojento.

Não sei depois quando trocaram para o Sagemcom 5360 se isso parou, porque larguei de mão. É igual a história do "Oi Wifi Fon" da Oi que tu desabilita e eles cutucam e ligam de novo. Haja paciência.
Lá na região onde moro não tenho esse tipo de problema ao alterar o DNS, ele permanece intacto. Pena que o meu ZyXel está dando sinal de fadiga, agora a luz do Wi-Fi 5Ghz não acende mais, pelo menos continua funcionando. Esse Sagemcom 5360 seria uma boa troca, penso eu. Só que acredito que a TIM não é obrigada a trocar modem de banda dupla por outro de Banda Dupla.
 
Qual o seu modem da Tim Live?

Technicolor DGA4130

Andei procurando algum firmware para regravá-lo e tirar todos os acessos do provedor, mas ainda não encontrei.
 
Technicolor DGA4130

Andei procurando alguém firmware para regravá-lo e tirar todos os acessos do provedor, mas ainda não encontrei.
Salvo engano, esse é um dos CPEs que tem B.O com a ferramenta de acesso remoto (é 8 ou 80).

Se quiser desativar:
Abra a página de configuração dele > Assistance (ou assistência) > passe de ON para OFF.
Talvez você precisaria até apagar contas "externas", mas não posso afirmar.

A questão do firmware, se quiser testar a sorte e souber o que está fazendo (não me responsabilizo):
 
Qual é/era o CPE em questão?

Sou leigo, o que seria CPE?

Não liguei porque perco um tempo grande e minha paciência nesse processo. Abri reclamação na Anatel que demora menos e é mais eficaz. Mas o atendimento deve demorar mais. Contornei a situação configurando meu roteador para ip dinâmico e refiz as rotas. Não está da maneira que eu quero, mas mesmo o roteador da TIM resetando de tempos em tempos, minha rede só cai pelo período que está reconfigurando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Jacias, como desabilito esse TR069. Imagino que seja a permissão root para terem acesso ao roteador. Talvez resolva meu problema. O tópico é grande mais, deve ter explicação em algum lugar, mas se puder me indicar o caminho das pedras, melhor e agradeço muito!

Depende do modelo. E só tem acesso com a senha avançada que todos os modelos tem.

Eu de início usava um modem TD5336 da Technicolor, e depois de um tempo que eu alterava o DNS para um de minha escolha, eles metiam a mão e zeravam para o automático pelo menos 1 ou 2 vezes na semana. Eu fiquei puto com isso, essa história de que "eu sei o que é melhor para você, não vai mexer em porra nenhuma" é nojento.

Não sei depois quando trocaram para o Sagemcom 5360 se isso parou, porque larguei de mão. É igual a história do "Oi Wifi Fon" da Oi que tu desabilita e eles cutucam e ligam de novo. Haja paciência.

Já reclamaram até de eu usar outro router na rede, só querem que use o deles. E disseram que eu não poderia comprar outro router VDSL2 porque eles não permitiriam o uso. Tem que ser o deles.
 
Sou leigo, o que seria CPE?
Modem ou CPE (customer-provided equipment).

Já reclamaram até de eu usar outro router na rede, só querem que use o deles. E disseram que eu não poderia comprar outro router VDSL2 porque eles não permitiriam o uso. Tem que ser o deles.
Conversa fiada. Se fosse assim, nem o modo bridge seria permitido, visto que já tem outro equipamento na rede.
Além disso, o próprio suporte "agendado" (a.k.a N2) auxilia nesses casos (de usar outro equipamento na rede).
 
Salvo engano, esse é um dos CPEs que tem B.O com a ferramenta de acesso remoto (é 8 ou 80).

Se quiser desativar:
Abra a página de configuração dele > Assistance (ou assistência) > passe de ON para OFF.
Talvez você precisaria até apagar contas "externas", mas não posso afirmar.

A questão do firmware, se quiser testar a sorte e souber o que está fazendo (não me responsabilizo):

Não tem essas opções que você informou, mas tem o CWMP settings, porém sem poder desativar. Está enabled e não tem como desativar.

Liguei na TIM enquanto fazia outras coisas e me confirmaram que não tinha chamado aberto. Abriram novamente, mesmo prazo de 48 horas, para troca do modem.
 
Não tem essas opções que você informou, mas tem o CWMP settings, porém sem poder desativar. Está enabled e não tem como desativar.
Ué, deveria existir, eu peguei do manual do DGA4130, se estiver desativado (CWMP settings) só editando via código ou logando com superadmin.

Liguei na TIM enquanto fazia outras coisas e me confirmaram que não tinha chamado aberto. Abriram novamente, mesmo prazo de 48 horas, para troca do modem.
Mas e a reclamação da Anatel, o que deu?
Pô, 48 horas nada, deveriam ter agendado para amanhã pela manhã, já que não abriram a ordem anteriormente.
 
Ué, deveria existir, eu peguei do manual do DGA4130, se estiver desativado (CWMP settings) só editando via código ou logando com superadmin.


Mas e a reclamação da Anatel, o que deu?
Pô, 48 horas nada, deveriam ter agendado para amanhã pela manhã, já que não abriram a ordem anteriormente.
A TIM deve editar o firmware e bloquear certas opções.

Como logo como superadmin? Loguei como admin, a senha está em uma etiqueta impressa no próprio roteador, mas essa contas admin é uma conta do perfil guest, ou seja, deve ter restrições.

OBS.: enquanto eu respondia essa mensagem, o roteador reiniciou e voltou novamente com as configurações de fábrica. Coisa chata do kct! O pior é que ele demora muito para sincronizar quando acontece isso.
 
A TIM deve editar o firmware e bloquear certas opções.

Como logo como superadmin? Loguei como admin, a senha está em uma etiqueta impressa no próprio roteador, mas essa contas admin é uma conta do perfil guest, ou seja, deve ter restrições.
Você pode fazer o backup das configurações e procurar pelo usuário e senha, você pode fazer root ou editar via código mesmo, mudando disabled para enabled e salvar.
 
Você pode fazer o backup das configurações e procurar pelo usuário e senha, você pode fazer root ou editar via código mesmo, mudando disabled para enabled e salvar.
Vou dar uma pesquisada para ver como entro e edito em modo texto. Deve ser telnet ou SSH.
 
Modem ou CPE (customer-provided equipment).


Conversa fiada. Se fosse assim, nem o modo bridge seria permitido, visto que já tem outro equipamento na rede.
Além disso, o próprio suporte "agendado" (a.k.a N2) auxilia nesses casos (de usar outro equipamento na rede).
Então, o modelo era Sagemcom 5310, acabou sendo trocado porque ele não sincronizava mais os parâmetros.
Sobre não poder usar um router próprio eu sei que é conversa, mas acredito que eles não querem incentivar pra poder tentar resolver a maioria dos problemas à distância. Acham que quem contrata o serviço é leigo, a maioria das pessoas que contratam TIM Live tem conhecimento razoável em configurações de internet, já que a operadora não divulga o produto na mídia. Não passa nem comercial na TV. É um produto conhecido mais entre o pessoal que já acompanha os principais fóruns e portais sobre tecnologia.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo