[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Via Rádio / Satélite

Mosqueteirors

Equipe Adrenaline
Administrador


Pessoal,

Vamos discutir neste tópico a questão da banda larga via rádio, algo tão importante quanto adsl, fibra, pois tira muitos consumidores do ostracismo, em muitas localidades se não fossem elas, as rádios, não haveria outra solução a não ser a discada.

A internet banda larga via radio funciona assim, um rádio é conectado no topo de sua casa ou empresa, e recebe os sinais das ondas de radio, repassando assim para o seu computador. E a grande vantagem é que a via radio quase nunca cai por estar sendo conectada a ondas de radio, então o serviço é garantido 24 horas por 7 dias da semana.
Mas para fazer uma conexão como essa você tem que procurar por técnicos responsáveis e por pessoas que saibam fazer o serviço.


Instalação

Com a instalação da antena em seu telhado ou laje para a recepção do sinal, um cabo é ligado na antena e interligado em um aparelho modem, para que esse sinal seja convertido e transformado em sinal de internet via banda larga rádio, o que muitas vezes pode ser uma boa opção para quem não conta com a internet via banda larga por telefone em seu endereço.



Desvantagens

Existem algumas desvantagens na utilização da internet via banda larga rádio, uma delas é o número do IP, que sempre permanece fixo independente das vezes em que você conecta ao modem, pois a conexão é feita através do site do provedor, ou então de uma conexão local que faz esse serviço para você, sendo assim, alguns servidores de download exigem certa espera para fazer download parelhos.

IP Fixo

Além do IP ser fixo para você, o mesmo IP é designado a uma certa quantidade de pessoas dentro de uma área limite, ou seja, dentro de um mesmo bairro ou na mesma rua que a sua, caso tenham mais computadores conectados por internet via banda larga rádio, e a pessoa esteja fazendo um download em algum servidor, você somente conseguirá baixar seu arquivo após essa pessoa concluir o download em seu computador.



Crédito: alienado.net

----------------------------------------------------------------------------------------------

Internet via satélite

Internet via satélite é um método de acesso à Internet que, na teoria, pode ser oferecido em qualquer parte do planeta. Possibilita altas taxas de transferências de dados, sendo sua comunicação feita do cliente, para o satélite e deste para o servidor (ou podendo passar o sinal por outros satélites interligados). Como a maioria dos serviços de banda larga, a transmissão por satélite se faz de modo bidirecional (recebimento e envio de dados). Atualmente, a velocidade da conexão via satélite está entre 200 e 600 Kbps pela Embratel

É de referir que este tipo de ligação tem latências altas, ou seja, não é aconselhada por exemplo, para quem a pretende usar para jogar online.


Com o advento da banda KA, as coisas devem melhorar um pouco para quem precisar se conectar via satélite:

Banda Ka é a parte do espectro eletromagnético, na faixa de micro-ondas, compreendida entre as frequências de 27 e 40 GHz. O termo Ka refere-se à porção superior da banda K (K-above band).

Também é chamada de banda 30/20 GHz em virtude de frequência de transmissão situar-se na frequência de 30 GHz e a de recepção na faixa de 20 GHz.

É utilizada na comunicação por satélites, sondas espaciais e na comunicação da Estação Espacial Internacional com a Terra.

 
Excelente iniciativa, Mosqueteirors, e ótima explicação sobre estas formas de acesso à Internet!:)

Continuando a discussão anterior do tópico sobre "latência":

Como disse, a atendente da empresa Jet informou que as vendas de novas assinaturas estavam suspensas em Teresina em razão do grande número de clientes no link e da ampliação de capacidade e cobertura que pretendem fazer.

Ainda ontem, liguei para o provedor Portal New Infor. Informaram que atuam na região do Grande Dirceu, mas estão expandindo a cobertura para a Zona Sul. Disseram que em aproximadamente dois meses vão iniciar vendas aqui. Os planos vão de 300 Kb/s a 4 Mb/s. Perguntei o valor de 1 Mb/s e o atendente informou que custa em torno de R$ 59,00 (sem franquia nem redução de velocidade).
 
Última edição:
Excelente iniciativa, Mosqueteirors, e ótima explicação sobre estas formas de acesso à Internet!:)

Continuando a discussão anterior do tópico sobre "latência":

Como disse, a atendente da empresa Jet informou que as vendas de novas assinaturas estavam suspensas em Teresina em razão do grande número de clientes no link e da ampliação de capacidade e cobertura que pretendem fazer.

Ainda ontem, liguei para o provedor Portal New Infor. Informaram que atuam na região do Grande Dirceu, mas estão expandindo a cobertura para a Zona Sul. Disseram que em aproximadamente dois meses vão iniciar vendas aqui. Os planos vão de 300 Kb/s a 4 Mb/s. Perguntei o valor de 1 Mb/s e o atendente informou que custa em torno de R$ 59,00 (sem franquia nem redução de velocidade).

Qual é a empresa que presta serviço para ti? Qual é o teu parecer sobre o serviço?
 
Qual é a empresa que presta serviço para ti? Qual é o teu parecer sobre o serviço?

Meu provedor chama-se Portal Net, é pequeno, atua somente no bairro e vizinhos. Fica a três ruas abaixo da minha. Usa link da Embratel. Começou com link da Oi, mas caía muito. Hoje, está bem melhor: é estável e a velocidade fica quase no máximo. Poderia abaixar o preço e aumentar a velocidade. Pago R$ 50,00 por 400 Kb/s. Se quiser 600 Kb/s, o valor é R$ 60,00.

Teste feito agora:

 
Meu provedor chama-se Portal Net, é pequeno, atua somente no bairro e vizinhos. Fica a três ruas abaixo da minha. Usa link da Embratel. Começou com link da Oi, mas caía muito. Hoje, está bem melhor: é estável e a velocidade fica quase no máximo. Poderia abaixar o preço e aumentar a velocidade. Pago R$ 50,00 por 400 Kb/s. Se quiser 600 Kb/s, o valor é R$ 60,00.

Teste feito agora:

[url]http://www.speedtest.net/result/2571630650.png[/URL]

Como fica um ping para: www.miami.com
 
Como fica um ping para: www.miami.com

Deu altíssimo::forever:

Microsoft Windows [versão 6.1.7601]

Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\>ping miami.com

Disparando miami.com [152.52.20.134] com 32 bytes de dados:
Resposta de 152.52.20.134: bytes=32 tempo=1049ms TTL=237
Resposta de 152.52.20.134: bytes=32 tempo=1007ms TTL=237
Resposta de 152.52.20.134: bytes=32 tempo=812ms TTL=237
Resposta de 152.52.20.134: bytes=32 tempo=513ms TTL=237

Estatísticas do Ping para 152.52.20.134:

Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda),

Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 513ms, Máximo = 1049ms, Média = 845ms

Baixou muito agora:

Microsoft Windows [versão 6.1.7601]

Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\>ping www.miami.com

Disparando a1650.b.akamai.net [200.123.194.154] com 32 bytes de dados:
Resposta de 200.123.194.154: bytes=32 tempo=220ms TTL=57
Resposta de 200.123.194.154: bytes=32 tempo=222ms TTL=57
Resposta de 200.123.194.154: bytes=32 tempo=213ms TTL=57
Resposta de 200.123.194.154: bytes=32 tempo=283ms TTL=57

Estatísticas do Ping para 200.123.194.154:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda),

Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 213ms, Máximo = 283ms, Média = 234ms

Faz diferença quando inclui "www"?:hmm:
 
Deu altíssimo::forever:



Baixou muito agora:



Faz diferença quando inclui "www"?:hmm:

O www não faz diferença nenhuma.

A diferença de latências está se dando por conta de que se reparar, os ips estão diferentes, o 2º ping se deu em um servidor Akamai, provavelmente um cache dentro do Brasil ou nas proximidades.
 
Ótimo tópico mosqueteirors! Aquela antena aquário é a mais fraquinha kkk, a minha é essa:

Nano_M2__FP__04950_zoom.jpg

Não lembro qual foi a ultima vez que caiu.. mas é difícil cair.






Essa história de cair com chuva, é MITO.
 
Última edição:
Muito bom o tópico, @MosqueteiroRS.

Agora vieram as lembranças dos meus tempo de via rádio/cabo.
Um único Ip (200.217.232.115)
Quando os sites de compartilhamento estavam com os slots esgotados para tal IP, tinha que esperar até acabar o download, uma espécie de fila e disputa pelo download ocorria aqui.
Eu odiava quando eu esperava, e o maldito entrava na frente com outro download no mesmo servidor, uma vez peguei premium do RapidShare por 6 meses, alegria total. :D

Acreditem se quiser, mas pessoas de cidades vizinhas vinham aqui, e o download a apenas 18~20kb/s, e eles achando a maior vantagem do mundo, pois nas cidades deles não passavam dos 10kb/s kkkkk.
Tempo bom que eu pegava os logins / senhas mais rápidos do provedor, Jogos em LAN também.
Tantas recordações, passei 1 mês para descobrir que o EasyPHP não funcionava por eu usar net com ip compartilhado e portas bloqueadas kkkk.
Link Oi de apenas 8mb, imagina aí a saturação pela tarde, nesse tempo eu não sabia dar tracert.
Jogava num SV dos EUA e meu ping era um dos mais baixos, mas só até as 10h, depois disso era um lag horrível
E eu reclamando da minha conexão atual, depois que nos acostumamos a um nível e vemos os outros níveis, sempre queremos mais...
 
Última edição:
Aqui onde eu moro as via radio estao tomando conta do mercado, todas usam link da Copel. Eu estou na minha terceira via radio " tbm tenho adsl aqui em casa", a primeira troquei pq depois de 2 anos o link deles a noite sempre ficava saturado, latencia de 10ms subia para mais de 100ms e havia muita perdas de pacotes, a segunda troquei pq eles nao davam assistencia direito, agora na minha atual nao tenho do que reclamar estou a 300metros do POP(visada perfeita) as latencia estao boas velocidade ao meu ver esta bom nao tenho perdas de pacotes a noite o link nao satura e de madrugada a a velocidade fica mais rapida.

Teste feito agora

 
Aqui onde eu moro as via radio estao tomando conta do mercado, todas usam link da Copel. Eu estou na minha terceira via radio " tbm tenho adsl aqui em casa", a primeira troquei pq depois de 2 anos o link deles a noite sempre ficava saturado, latencia de 10ms subia para mais de 100ms e havia muita perdas de pacotes, a segunda troquei pq eles nao davam assistencia direito, agora na minha atual nao tenho do que reclamar estou a 300metros do POP(visada perfeita) as latencia estao boas velocidade ao meu ver esta bom nao tenho perdas de pacotes a noite o link nao satura e de madrugada a a velocidade fica mais rapida.

Teste feito agora

[url]http://www.speedtest.net/result/2573088801.png[/URL]


quanto que voce esta pagando amigo ?
 
Eu moro a menos de 1km da torre, ter um sinal bom é indispensável. Meu sinal é topado.. As vezes eu até esqueço que uso via rádio :bwahaha:
 
pelo menos a minha rádio nunca cai :awesome:
 
quanto que voce esta pagando amigo ?


R$60,00 pelo menos ate o fim desse ano o preço continua esse
------------
Ótimo tópico mosqueteirors! Aquela antena aquário é a mais fraquinha kkk, a minha é essa:

http://www.comrede.com.br/product_images/e/427/Nano_M2__FP__04950_zoom.jpg
Não lembro qual foi a ultima vez que caiu.. mas é difícil cair.

http://www.speedtest.net/result/2572363109.png
http://www.speedtest.net/result/2572365943.png
http://www.speedtest.net/result/2572368289.png
http://www.pingtest.net/result/78377629.png

Essa história de cair com chuva, é MITO.


Aqui a minha é uma nano loco m5
------------
E sobre ip fixo , aqui as empresas te fornecem ip valido pela bagatela de R$50,00, antes eu usava ip valido, fica melhor para se jogar online ( no meu caso criar salas para jogar no ps3). Agora nem to mais usando e mesmo assim ta rolando online de boa a nat aqui no ps3 fica tipo2.
 
Excelente iniciativa, Mosqueteirors, e ótima explicação sobre estas formas de acesso à Internet!:)

Continuando a discussão anterior do tópico sobre "latência":

Como disse, a atendente da empresa Jet informou que as vendas de novas assinaturas estavam suspensas em Teresina em razão do grande número de clientes no link e da ampliação de capacidade e cobertura que pretendem fazer.

Ainda ontem, liguei para o provedor Portal New Infor. Informaram que atuam na região do Grande Dirceu, mas estão expandindo a cobertura para a Zona Sul. Disseram que em aproximadamente dois meses vão iniciar vendas aqui. Os planos vão de 300 Kb/s a 4 Mb/s. Perguntei o valor de 1 Mb/s e o atendente informou que custa em torno de R$ 59,00 (sem franquia nem redução de velocidade).

Vê se o link é da Oi ou Embratel. E pergunta sobre a antena deles também. (nanostation :awesome:)
 

Rapaz, você usa essa antena no telhado? Não é grande? Aqui, são os provedores que têm esses modelos...:haha:

Eu uso a mais comum mesmo, que eles vendem e instalam, quando a gente assina. São aqueles modelos de grade, da Aquário. A minha é 2.4 GHz, 24dbi com conexão USB. E também minha conexão não cai quando chove. :)

antena+de+grade+aquario+24dbi+com+cabo+de+10+metros+em+perfeito+estado+porto+alegre+rs+brasil__6E599E_1.jpg

------------
Vê se o link é da Oi ou Embratel. E pergunta sobre a antena deles também. (nanostation :awesome:)

Parece que é da Embratel. Depois que ela chegou aqui, a maioria dos provedores saiu da Velox. Como é a antena "nanostation"?
Sei que a Jet usa aqueles modelos redondos, parece miniparabólica, pouco maior que um prato.
 
Rapaz, você usa essa antena no telhado? Não é grande? Aqui, são os provedores que têm esses modelos...:haha:Eu uso a mais comum mesmo, que eles vendem e instalam, quando a gente assina. São aqueles modelos de grade, da Aquário. A minha é 2.4 GHz, 24dbi com conexão USB. E também minha conexão não cai quando chove. :)http://images.quebarato.com.br/T440...o+estado+porto+alegre+rs+brasil__6E599E_1.jpg------------Parece que é da Embratel. Depois que ela chegou aqui, a maioria dos provedores saiu da Velox. Como é a antena "nanostation"?Sei que a Jet usa aqueles modelos redondos, parece miniparabólica, pouco maior que um prato.
Uso no telhado mesmo, é bem pequena, simples e charmosa. Eu usava essa aquário, mas tem uns 2 anos que os provedores aqui não vendem mais essa, por ser sensível à interferências.
 
Parece que é da Embratel. Depois que ela chegou aqui, a maioria dos provedores saiu da Velox. Como é a antena "nanostation"?
Sei que a Jet usa aqueles modelos redondos, parece miniparabólica, pouco maior que um prato.

Se não me engano essa do Marcos é Nanostation.
 
Tambem tenho via radio, pois moro em um sitio de frente para a br, e não tem adsl passando por ali.
Fico bem de frente para a torre (visada perfeita)
Estou pagando 60 reais por 750 Kbps de down e up.
Mas já fiz o pedido, vão trocar minha antena para uma de 4.8 ghz e vou ficar com 2 megas.
 
A internet que uso em casa também é via rádio.

Tem boa latência, em sites como uol, globo, google, a média é 50ms. Para o PTT de Salvador a latência é de 19ms.
Eles tem link com a GVT, Minasmaistelecom e IBTelecom.

2575643869.png


2575668980.png


2575672118.png


Teste do Simet:
Servidor Utilizado: PTT Metro de Salvador
TCP Download: 3.56 Mbit/s
TCP Upload: 3.29 Mbit/s
UDP Download: 3.59 Mbit/s
UDP Upload: 3.18 Mbit/s
Jitter Download: 3.29 ms
Jitter Upload: 6.92 ms
Latência: 19.7 ms
Perda de Pacotes: 0.71 %

Aqui coloca a Oi no bolso.
 
só via radio bolada
 
Tambem tenho via radio, pois moro em um sitio de frente para a br, e não tem adsl passando por ali.
Fico bem de frente para a torre (visada perfeita)
Estou pagando 60 reais por 750 Kbps de down e up.
Mas já fiz o pedido, vão trocar minha antena para uma de 4.8 ghz e vou ficar com 2 megas.


Nao seria 5.8
 
pago 3 Mb e me vem isso:
2577000308.png
:feelbad:

to pensando em abaixa pra 2 Mb.
o isp que ta no teste é do BB que eles usam aqui na radio(provernet.net o site deles), eles sempre ficam mudando entre esse, uol diveo e uma tal de century telecom.
e a antena e o AP é 2.4Ghz e a antena que me serve ta a 300 ~ 400m de mim.
Rastreando a rota para drummond.pop-mg.rnp.br [200.131.1.80]com no máximo 30 saltos:


1 1 ms 1 ms 1 ms 192.168.2.1
2 4 ms 4 ms 4 ms 10.5.0.1
3 9 ms 9 ms 11 ms 186-250-106-193.redeminastelecom.com.br [186.250.106.193]
4 11 ms 9 ms 15 ms 10.13.1.1
5 9 ms 9 ms 12 ms 10.24.0.1
6 9 ms 11 ms 15 ms 187-072-004-182.static.ctbctelecom.com.br [187.72.4.182]
7 31 ms 20 ms 18 ms te4-2.2126.gvt.net.br [186.215.103.141]
8 43 ms 30 ms 35 ms 187.115.220.182.static.host.gvt.net.br [187.115.220.182]
9 22 ms 37 ms 21 ms 187.115.215.45.static.host.gvt.net.br [187.115.215.45]
10 27 ms 27 ms 26 ms as1916.mg.ptt.br [200.219.139.101]
11 29 ms 24 ms 55 ms lanmg-mxmg-10g-int.bkb.rnp.br [200.143.255.174]
12 31 ms 28 ms 37 ms brigadeiro.pop-mg.rnp.br [200.131.0.1]
13 24 ms 20 ms 32 ms drummond.pop-mg.rnp.br [200.131.1.80]


Rastreamento concluído.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo